• Nenhum resultado encontrado

Manual de Instruções Analisador de carbono orgânico total TOC2100

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Instruções Analisador de carbono orgânico total TOC2100"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Manual de Instruções

Analisador de carbono orgânico total TOC2100

Versão: 160316 Data: 15/02/2016

(2)
(3)

Índice

Introdução . . . . Forma de medida no TOC2100 . . . . Especificações técnicas . . . . Vista frontal do aparelho . . . . Vista traseira do aparelho . . . . 1. Entradas e saídas . . . Vista interna do aparelho . . . Controle digital do sistema . . . .

1. Operação em rotina convencional . . . 2. Operando o TOC na rotina de serviço - configurações . . . 3. Operando o TOC na rotina de serviço . . . Substituição lâmpada ultravioleta . . . .

1. Introdução . . . 2. Procedimento para substituição . . . Peças e partes . . . . Instalação . . . . Erros do TOC . . . . Parâmetros impressos . . . Termo de garantia . . . . 4 5 6 7 8 8 9 10 11 12 13 17 17 18 20 21 22 23 24

(4)

Introdução

O TOC2100 é um Sistema para medição e monitoramento da Condutividade e do Carbono Orgânico Total na água com grau farmacêutico PW e WFI.

Atende integralmente a norma USP adotada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. O TOC2100 permite o ajuste com Solução de Sacarose utilizando procedimento recomendado pela farmacopéia americana USP, tomando como referência o ensaio de uma de uma solução padrão de 500 ppb de carbono orgânico de fácil oxidação. Para que o equipamento seja Qualificado este deverá ser “desafiado” e retornar a leitura de 500 ppb de carbono orgânico de uma amostra de difícil oxidação como a benzoquinona.

Recursos do TOC2100 Farma:

Display de Cristal Líquido (LCD) que facilita a leitura. Dispõe caracteres alfanuméricos que facilitam a operação, pois interage com o operador todo o tempo, minimizando o tempo de treinamento.

Teclado composto por cinco teclas que permitem o total controle do TOC2100 de forma simples e intuitiva.

Metodologia da medida: oxidação fotocatalítica e detecção condutométrica.

Possui bomba peristáltica interna que facilita o procedimento de calibração, tornando o TOC 2100 autônomo.

Lâmpada UV de 185 nm. O sistema controla o número de medidas efetuadas com uma mesma lâmpada e o valor pode ser apagado no momento da substituição da mesma. Não há garantia para durabilidade da lâmpada, o número de medidas pode variar conforme cada regime de uso.

Dispoe de relógio de tempo real, fazendo parte dos relatórios: data, hora, número de série do aparelho, número da medida efetuada e versão do “Software” atendendo dessa forma as Boas Práticas de Laboratório (GLP).

(5)

Analisador de carbono orgânico total TOC2100 I 5

Forma de medida no TOC2100

Existem 2 formas de medida no TOC2100:

Média: Utilizando esta função é possível efetuar uma média de até cinco leituras. O número

de medidas que compõe a media pode ser ajustado de um a cinco. Cada medida dura cerca de 3 minutos.

Contínua: leituras com um intervalo de tempo programado, que pode ser ajustado de 5

a 55 minutos. Emite um relatório com os valores de condutividade, temperatura e TOC da amostra., que pode inclusive ser impresso continuamente.

Nesta opção a bomba acionará automaticamente para fazer a sucção das amostras no tempo determinado.

ATENÇÃO: Não utilizar em sistemas pressurizados. A sucção deve ocorrer diretamente de um recipiente apropriado.

(6)

Especificações técnicas

Faixa de medição: 1 a 2000 ppb

Resolução: 1 ppb

Precisão: ±30 ppb

Tempo de análise: Inferior a 5 minutos até 500 ppb

Volume de amostra: Até 250ml

Reator: UV 185nm

Alarmes: Visual e Impresso

Display: Alfanumérico com 4 linhas e 16 caracteres

Potência: 100 Watts

Alimentação: 220 Volts – 50 a 60 Hz (Opcional 110 Volts)

Dimensões: L=16 X A=32 X P=36 cm

(7)

Analisador de carbono orgânico total TOC2100 I 7

Vista frontal do aparelho

1. Teclado de acesso às Funções

(8)

Vista traseira do aparelho

1. Botão Liga/ Desliga

2. Entrada do cabo de Alimentação de Tensão AC

3. Saída serial RS 232

4. Saída de Água do Processo de Análise de TOC (Descarte)

5. Entrada de Água para Análise de TOC

(9)

Analisador de carbono orgânico total TOC2100 I 9

Vista interna do aparelho

1. Câmara de TOC

2. Bomba Peristáltica Interna

3. Fonte de Tensão DC para Alimentação da Bomba

4. PCI principal Microprocessada

(10)

Controle digital do sistema

O TOC2100 para medição e monitoramento da Condutividade e do Carbono Orgânico Total na água grau farmacêutico PW e WFI possui controle digital microprocessado para avaliar continuamente todas as fases de análise da água, desde a entrada, recirculação e serviço. A tela abaixo está disponível na rotina de serviço e somente poderá ser acessada por um técnico especializado Gehaka.

(11)

Analisador de carbono orgânico total TOC2100 I 11

Menu 1- Mede TOC Medio: Faz uma carga de

água tratada e realiza até 5 medidas (dependendo do ajuste feito no Menu: (1C – Ajusta Nr. Medidas) fornecendo a média final das leituras de TOC. Pressionando a tecla “SIM” a Bomba Interna será acionada e a amostra será captada através da tubulação de entrada até a estabilização da condutividade, e em seguida iniciará a verificação do TOC imprimindo o resultado após alguns minutos.

Menu 2 - Mede TOC Continua: Faz a carga de

amostra a cada 5 ou até 55 minutos (dependendo do ajuste feito no Menu: 2C – Ajusta Intervalo

Med) Pressionando a tecla “SIM” a Bomba será

acionada e a amostra será captada através da tubulação de entrada até a estabilização da condutividade, e em seguida iniciará a verificação do TOC, emitindo o resultado após alguns minutos e então uma contagem regressiva para próxima medida se iniciará. Ao iniciar uma nova medida a leitura anterior permanecerá no mostrador digital até o inicio da oxidação.

O resultado será impresso em forma de tabela com número da medida, data, hora, valor de condutividade, TOC e Temperatura.

IMPORTANTE: O tubo de sucção de amostra deverá estar imerso em recipiente

adequado para análise com amostra suficiente. Não conectar em sistemas pressurizados como anel de distribuição ou saída de sistemas de água. Caso não haja mais água no recipiente o aparelho continuará as medidas.

(12)

Menu 3 - Lavar Reator: Executa uma rotina para

lavar o reator para retirada de água já analisada ou que tenha ficado muito tempo parada na câmara. Esta função é utilizada para ambientar o reator antes de uma determinada análise, principalmente na execução da Calibração do Aparelho ou no System Suitability Test, o período de lavagem do reator é de 30 segundos. Para executar a função pressione a tecla “SIM”.

As telas a seguir somente poderão ser acessadas em rotina de serviço (o acesso à rotina de serviço somente poderá ser feito por técnico especializado Gehaka). Ao ligar o aparelho na rotina de serviço e pressionando a tecla FUNÇÂO aparecerão telas que serão acompanhadas da letra C conforme abaixo:

MENU 1C – Ajusta Nr. Medidas: Neste Menu é

possível ajustar quantas medidas serão feitas na opção “Mede TOC Médio”. Para ajustar utilize a setas “Direita e Esquerda” e após pressione “Sim” para confirmar. Para sair do Menu e retornar para o Menu da Rotina de Serviço utilize a tecla “ESCAPE”. Para efetuar a Calibração do Aparelho de TOC recomenda-se deixar esta opção em 3 medidas.

MENU 2C – Ajusta Intervalo Med: Neste Menu é

possível ajustar qual será o intervalo em minutos entre as leituras de linha quando se utiliza a função “Mede TOC Continua”. Com as setas “Direita e Esquerda” pode-se fazer a mudança entre 5 e 55 minutos, após ajuste confirme com a tecla “SIM” e em seguida utilize a tecla “ESCAPE” para voltar ao Menu de Rotina de Serviço.

(13)

Analisador de carbono orgânico total TOC2100 I 13

MENU 3C – Imprime Parâmetros: Este Menu

é utilizado para imprimir dados referente ao equipamento de TOC: Número de série, versão do Firmware, número de medidas, intervalo de leituras, Fator K de Célula, Fator Cal.TOC, Set Point TOC e Set Point Condutividade. Para imprimir os parâmetros utilize a Tecla “SIM” em seguida a tela voltará para o MENU 3C. Para sair do Menu e retornar para o Menu de Rotina de Serviço utilize a tecla “ESCAPE”.

MENU 4C – Liga e Desliga Impressora: Usado

para ligar ou desligar a função de impressão o TOC, mantenha ligado sempre para obter seus registros.

As telas a seguir somente poderão ser acessadas em rotina de serviço (o acesso à rotina de serviço somente poderá ser feito por técnico especializado Gehaka). Ao ligar o aparelho na rotina de serviço e pressionando a tecla FUNÇÂO aparecerão telas que serão acompanhadas da letra C conforme abaixo:

MENU 1S – MEDE TOC E CONDUT. MANUAL:

Neste menu é possível visualizar e operar as funções do TOC manualmente, com a seta para a esquerda é possível acender a lâmpada UV manualmente o visor mostrará UV=ON/ UV=OFF, se a lâmpada estiver acesa UV=ON será possível observar no display o aumento da condutividade e o aumento do valor de TOC. Com a seta para a direita é possível ligar e desligar a bomba.

(14)

MENU 2S – AJUSTA CONDUT: Neste menu

é possível ajustar eletronicamente leitura de condutividade da célula do analisador de TOC, porém somente deverá ser utilizado por um técnico especializado Gehaka. O acesso a este menu sem a instrumentação adequada devidamente acoplada ao sistema eletrônico interno ocasionará mudanças irreparáveis o modo de leitura de condutividade do aparelho. NÃO ACESSAR ESSA FUNÇÃO SEM O DEVIDO CONHECIMENTO.

MENU 3S – AJUSTA TEMPERATURA: Neste

menu é possível ajustar eletronicamente leitura de temperatura da célula do analisador de TOC, porém somente deverá ser utilizado por um técnico especializado Gehaka. O acesso a este menu sem a instrumentação adequada devidamente acoplada ao sistema eletrônico interno ocasionará mudanças irreparáveis o modo de leitura de temperatura do aparelho. NÃO ACESSAR ESSA FUNÇÃO SEM O DEVIDO CONHECIMENTO.

MENU 4S – AJUSTA ROTAÇÃO MOTOR: Neste

menu é possível ajustar em percentuais o giro rotacional do motor da bomba. Com esse ajuste é possível modificar o volume de captação da bomba. O percentual de rotação pode ser modificado com as setas para a direita e para a esquerda. ESSA FUNÇÃO SOMENTE DEVERÁ SER ACESSADA ATRAVÉS DO TÉCNICO GEHAKA.

MENU 5S – DIGITA K DA CÉLULA: Neste menu

é possível ajustar a constante de célula do condutivimetro através das setas para a direita e para a esquerda e as teclas FUNÇAO e ESCAPE. ESSA FUNÇÃO SOMENTE DEVERÁ SER ACESSADA ATRAVÉS DO TÉCNICO GEHAKA.

(15)

Analisador de carbono orgânico total TOC2100 I 15

MENU 6S – DIGITA Nr DE SÉRIE: Neste

menu é possível ajustar o número de série do condutivimetro através das setas para a direita e para a esquerda e as teclas FUNÇAO e ESCAPE. ESSA FUNÇÃO SOMENTE DEVERÁ SER ACESSADA ATRAVÉS DO TÉCNICO GEHAKA.

MENU 7S – RELATO DATALOGGER: Neste

menu ao pressionar a tecla SIM o menu emitirá um relatório com as alterações e mudanças de parâmetros realizadas no TOC e suas respectivas datas.

MENU 8S – AJUSTA DATA E HORA: Neste Menu

é possível ajustar a data e hora atual para que estes dados sejam impressos nas análises. Para ajustar utilize a setas “Direita e Esquerda” e após pressione “Sim” para alternar entre os números até que o cursor chegue no último número, então a tela voltará para o Menu 8S.

MENU 9S – ZERAR Nr MEDIDAS: Utilizado para

zerar o número de medidas, este processo deve ser executado após uma substituição de lâmpada Ultravioleta – veja “SUBSTITUINDO LÂMPADA ULTRAVIOLETA” para um melhor controle do número de medidas que uma lâmpada é capaz de executar. Para zerar as medidas pressione a Tecla “SIM”, o mostrador exibirá a informação “Confirma Zerar?”, faça a confirmação pressionando a Tecla Seta para Direita ou pressione “ESCAPE” para sair.

(16)

MENU 10S – CALIBRA TOC: Utilizado para se

fazer o ajuste do aparelho de TOC com os valores de leitura de solução de Sacarose, seguindo o procedimento de verificação do Protocolo de Qualificação Item 6 – Preparando TOC. Pressione a tecla “SIM” e o mostrador exibirá “Confirma

Ajuste?”, caso queira prosseguir pressione a seta

“Direita” ou “ESCAPE” para sair. Confirmando a opção aparecerá no mostrador “500 ppb – Valor

Padrão” utilize as teclas conforme abaixo para

mudar o valor:

O valor que deverá ser inserido será a soma de 500 ppb + o valor do TOC da água utilizado no preparo do Padrão nas instruções de (veja no Documento de Qualificação, na seção "Verificação e Ajuste"). Ao terminar o ajuste do valor pressione SIM e o mostrador exibirá "500 ppb – Valor Respost".

Utilizando as instruções acima, insira o valor da média obtida nas leituras do padrão nas instruções de (veja no Documento de Qualificação, na seção "Verificação e Ajuste") e confirme o valor utilizando a tecla SIM.

Neste momento o aparelho efetuará o ajuste interno comparando os valores e emitirá a informação no mostrador "Sucesso no Ajuste".

Um pequeno relatório será impresso com as informações de valores do Padrão, valores de Resposta e Fator de Calibração.

Tecla FUNÇÃO: Acrescenta casas decimais

(17)

Analisador de carbono orgânico total TOC2100 I 17

Substituindo lâmpada ultravioleta

A Lâmpada UV do Analisador de TOC 2100 não possui um número exato de medidas (o usuário deverá ter a lâmpada UV em estoque para substituição - não há garantia de número de medidas por se tratar de um ítem consumível), para verificar o número de medidas efetuadas, deve-se seguir o procedimento do "MENU 3C - Imprime Parâmetros".

Caso o aparelho alcance o número máximo de medidas, uma informação conforme abaixo, será impressa em todas as medidas de TOC sem no entanto deixar de realizar a análise. Por se tratar de um item de desgaste e uso contínuo, a lâmpada pode eventualmente queimar antes deste prazo.

Neste caso o mostrador exibirá a informação "Erro 30 - Lâmpada UV Inoperante", informando que ela deverá ser substituída.

(18)

3. Internamente solte o prendedor indicado na figura abaixo da câmara do reator que prende a lâmpada, girando-o para a esquerda:

1. Desligue no botão LIGA/DESLIGA e em seguida a fonte de energia, desconectando

o cabo VAC da parte traseira do aparelho;

2. Coloque o aparelho na posição horizontal e retire as duas tampas laterais, soltando

os 4 prendedores girando-os para esquerda (conforme abaixo).

(19)

Analisador de carbono orgânico total TOC2100 I 19

5. Insira uma lâmpada nova pela abertura inferior e prenda novamente o soquete.

6. Fixe o prendedor do item 2.3 girando-o para a direita.

7. Prenda novamente o soquete da lâmpada, retirado no item 2.4.

8. Recoloque a tampa do item 2.2 - fixando os 4 prendedores girando-os para a direita.

9. Ligue o cabo de alimentação AC;

10. Certifique-se de que existe outra lâmpada em estoque, caso contrário proceda nova solicitação.

4. Solte o soquete da lâmpada ultravioleta e puxe-a para fora lentamente, até que a

lâmpada saia pela furação do gabinete logo abaixo (conforme indicado na sequência abaixo):

(20)

CÓDIGO DESCRIÇÃO

3AT19332 IMPRESSORA THERMAL - TOC 2100 / 2200

3AT69836 CXA BOB. PAPEL TÉRMICO 49X22MT SP 1000 3AT12500-0002 LAMPADA UV PARA OXIDAÇÃO TOC 185 NM

Peças e partes

(21)

Analisador de carbono orgânico total TOC2100 I 21

Instalação

O aparelho deverá ser instalado no laboratório sob uma bancada e próximo a uma pia para descarte da água analisada. Deve ser posicionado perto de uma tomada de rede elétrica 220 volts.

Procedimento:

1. Cortar o tubo flexível no comprimento conveniente para conduzir a amostra de água à entrada localizada na parte traseira do TOC 2100.

2. Cortar o tubo flexível no comprimento conveniente para conduzir o descarte da água analisada a uma pia ou recipiente de descarte.

3. Conectar o cabo de alimentação elétrica AC a tomada e ao TOC 2100.

4. Ligar o aparelho no botão LIGA/DESLIGA localizado na parte traseira.

5. Verificar se o display acende e se o aparelho entra no Menu 1 - Mede TOC Médio". 6. Realizar o "Ajuste e Verificação" e o "System Suitability Test" conforme orientações

do Documento de Qualificação.

(22)

Crítico:

SIM - Para a operação do TOC2x00 e imprime. NÃO - Não para a operação, mas imprime.

ERRO DESCRIÇÃO CRÍTICO

1 Condutividade acima do Set PoinT NÃO

2 Condutividade acima de 20uS/cM NÃO

3 Condutividade não Estabilizou SIM

10 Temperatura Abaixo de 5'C SIM

11 Temperatura Acima de 70'C SIM

12 Temperatura não Estabilizou SIM

20 TOC acima do Set Point NÃO

21 TOC maior que 2.000ppb NÃO

22 TOC igual a zero, chame AT! SIM

30 Lâmpada UV inoperante SIM

31 Substituir Lâmpada UV NÃO

50 RTC Não está operante SIM

51 Memória não está operante SIM

(23)

Analisador de carbono orgânico total TOC2100 I 23

PARÃMETROS DESCRIÇÃO FAIXA

Número de Série

Número de série do equipamento que se encontra gravado na memória

interna do aparelho N/A

Versão Firmware Versão do programa utilizado pelo aparelho N/A

Número de

Medidas Número de medidas efetuadaspelo equipamento

0 a 65.000

Este valor pode ser zerado quando necessário seguindo as

recomendações do MENU 9S / Zerar Nr. Medidas (Em rotina de serviço. Acessado somente por técnico autorizado). Caso o procedimento não seja executado e o valor alcance 65.000, o contador voltará para (0) zero.

Intervalo de Leitura

Intervalo em minutos em que o aparelho executa leitura na função

MEDE TOC CONTINUA 5 a 55 minutos

Fator K Célula Fator interno da constante decélula para condutividade 0,1 a 0,4

Fator Cal. TOC Fator gerado pelo aparelho após a última calibração com Sacarose 0,1 a 2,0

Parâmetros impressos

(24)

As informações contidas neste manual são tidas como corretas até a data de sua publicação e constante da nota fiscal de venda do produto.

A Gehaka não assume quaisquer responsabilidades resultantes do uso incorreto ou mau uso do produto, tampouco se responsabiliza pela inobservância das informações constantes deste manual, reservando-se o direito de alterá-lo sem prévio aviso.

A Gehaka não se responsabiliza, direta ou indiretamente, por acidentes, danos, perdas ou ganhos, bons ou maus resultados de análises, processamento, compra ou venda de mercadorias com base nesse instrumento.

Os aparelhos vendidos são garantidos contra defeitos causados por materiais ou acabamentos defeituosos, por um período de um ano da data de fabricação ou venda.

As responsabilidades da Gehaka, nos limites desta garantia, estão limitadas à reparação, à substituição ou ao lançamento a crédito opcional, de qualquer um de seus produtos que forem devolvidos pelo usuário/comprador, durante o período de garantia.

Esta garantia não se estende a cobertura de danos ou mau funcionamento causado por fogo, acidente, alteração, desleixo, uso incorreto, reparação ou recalibração sem autorização do fabricante, ou ainda por negligência, imperícia e imprudência no uso.

A Gehaka não se responsabiliza, expressa ou implicitamente, exceto pelo que foi aqui estabelecido. A Gehaka não garante a continuidade da comercialização do produto ou adequação para algum uso particular.

A responsabilidade da Gehaka será limitada ao preço unitário de venda, declarado na nota fiscal ou lista de preços, de qualquer mercadoria defeituosa, e não incluirá a reparação de perdas e danos materiais e/ou morais, lucros cessantes, ou algum outro dano resultante do uso do equipamento, que não os acima previstos.

A validade da garantia deste produto é de um ano, tomando como base a data de emissão da nota fiscal. Contudo, a garantia da pintura do produto é de trinta dias contados da data de emissão da nota fiscal.

(25)

Analisador de carbono orgânico total TOC2100 I 25

O produto que necessitar de assistência técnica durante o período de garantia terá o frete para envio do produto para a Gehaka e para sua devolução por conta do Cliente.

Vendedores ou representantes da Gehaka não estão autorizados a oferecer qualquer garantia adicional à que foi explicitamente prevista neste Manual.

(26)
(27)
(28)

Ind. e Com. Eletro Eletrônica Gehaka Ltda.

Linha de Equipamentos para Laboratório

Analisadores de TOC Analisadores de Umidade Balanças Analíticas e Semianalíticas Buretas

Caladores e Amostradores Central de Purificação de Água Colorímetros Condutivímetros Eletrodeionização Espectrofotômetros Homogeneizadores Medidor de DBO Medidores de Densidade Medidores de Ponto de Fusão Medidores de Oxigênio Dissolvido Moinhos de Bancada

Osmose Reversa pHmetro Pipetas

Placa Polarizadora de Arroz Placas Aquecedoras Processadores Estatísticos Purificadores de Água Quarteadores Refratômetros Sonda a Vácuo Turbidímetros

Ultrapurificadores Master System Viscosímetros

Referências

Documentos relacionados

[r]

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

1 — O provimento dos cargos de comandante regional, metropolitano, distrital de polícia e da UEP, é feito em co- missão de serviço por um período de três anos, renovável,

Effects of the bite splint 15-day treatment termination in patients with temporomandibular disorder with a clinical history of sleep bruxism: a longitudinal single-cohort