• Nenhum resultado encontrado

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO PROJETO DE AR CONDICIONADO ASSUNTO: MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES E ESPEFIFICAÇÕES TÉCNICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PALÁCIO DA ABOLIÇÃO PROJETO DE AR CONDICIONADO ASSUNTO: MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES E ESPEFIFICAÇÕES TÉCNICAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO

PROJETO DE AR CONDICIONADO

ASSUNTO:

MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES E

ESPEFIFICAÇÕES TÉCNICAS

AUTOR : COMARU PROJETOS E CONSULTORIA

(2)

ÍNDICE:

1.0 – Relação de desenhos

2.0 – Objetivo

3.0 – Descrição geral do sistema

4.0 – Bases de cálculo do projeto

5.0 – Especificações de equipamentos e materiais

6.0 – Testes, ajustes e balanceamento

(3)

1.0 – RELAÇÃO DE DESENHOS

2.0 – OBJETIVO

O presente memorial refere-se ao projeto das instalações de ar condicionado e

exaustão mecânica destinadas a atender os vários ambientes que compõem o Palácio da

Abolição, o anexo e a passarela que os interliga.

Destina-se o mesmo a apresentar a descrição do sistema a ser utilizado, bases de cálculo e dimensionamento, normas adotadas, descrição dos equipamentos e materiais que serão utilizados, bem como os serviços que deverão ser executados.

3.0 – DESCRIÇÃO GERAL DO SISTEMA

3.1 – AR CONDICIONADO

O sistema de ar condicionado projetado contempla utilização de evaporadores do tipo cassete, em 13 grupos, cada grupo englobando várias unidades evaporadoras e um conjunto condensador.

. Cada grupo será dotado de condensador do tipo VRF (Variable Refrigerant Flow). A adoção pelo sistema escolhido considerou as longas distâncias envolvidas entre evaporadores e condensadores, o rendimento energético, o consumo de energia e o retorno do investimento.

As unidades condensadoras dos equipamentos serão montadas na laje de coberta de cada edificação, apoiadas em calços de borracha.

A interligação entre as unidades evaporadoras e condensadoras será por meio de tubulação frigorífica, linhas de líquido e sucção e eletrodutos com cabeamento de força e

DESCRIMINAÇÃO

01/09

PLANTA BAIXA - PAVTº TÉRREO - ANEXO

02/09

PLANTA BAIXA - 1º PAVTº - ANEXO

03/09

PLANTA BAIXA - 2º PAVTº - ANEXO

04/09

PLANTA BAIXA - COBERTA - ANEXO

05/09

PLANTA BAIXA - PASSARELA

06/09

PLANTA BAIXA - SUBSOLO - PALÁCIO

07/09

PLANTA BAIXA - PAVTº TÉRREO - PALÁCIO

08/09

PLANTA BAIXA - 1º PAVTº - PALÁCIO

(4)

Para cada unidade condicionadora de ar (composta de uma até quatro condensadores básicos), haverá um ponto de força para cada condensador básico, junto à condensadora, nos locais indicados, detalhado pelo projetista das instalações elétricas. O projeto de instalações contempla a alimentação, pela empresa responsável pelas instalações elétricas, de todos os alimentadores dos diversos condensadores.

Para cada unidade evaporadora haverá um ponto de força monofásico, junto à evaporadora. Tal ponto é independente e terá proteção prevista pelo projeto de instalações, sendo, igualmente aos pontos dos condensadores, de responsabilidade da empresa responsável pelas instalações elétricas.

Haverá uma tubulação de lógica interligando, em cada grupo, condensadores básicos e evaporadores.

3.2 – Exaustão / Ventilação

Para banheiros, cozinhas, refeitório e almoxarifado, haverá exaustão mecânica, de modo a propiciar a renovação de ar necessária para manter a qualidade do ar nesses ambientes.

4.0 – BASES DE CÁLCULO DO PROJETO 4.1 – NORMAS ADOTADAS

O presente projeto foi elaborado com base nas seguintes normas.

NBR 6401 Instalações centrais de ar condicionado para conforto – parâmetros básicos de projeto – ABNT

NBR 5410 Instalações Elétricas de Baixa Tensão ARI Air Conditioning and Refrigerating Institute

ASHRAE American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers

SMACMA Sheet Metal and Air Conditioning Contractor’s National Association

ASTM American Society for Testing Materials

NEMA National Electrical Manufacturers Association ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária

4.2 – PARÂMETROS DE CÁLCULO DO PROJETO

4.2.2 – Condições externas Bulbo Seco: 32ºC Bulbo Úmido: 26ºC 4.2.3 – Condições internas Bulbo Seco: 24ºC Umidade relativa: 55% 4.2.4 – Pessoas, iluminação

(5)

5 m2/pessoa 30 W/m2

4.2.5 – Taxa de renovação de ar

27m3/h/pessoa

4.2.6 – Calor dissipado por pessoa

Calor sensível: 61kcal/h-pessoa Calor latente: 52kcal/h-pessoa

5.0 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

5.1 - ESPECIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE AR CONDICIONADO:

5.1.1 Unidades Condicionadoras de Ar.

5.1.1.1 - Para Instalação Embutida no Teto – Cassete - Evaporadores (Unidades Internas) As unidades serão do tipo de instalação no forro (cassete 4 vias), executados em estrutura metálica de chapa estampada ou perfis de alumínio, com tratamento contra corrosão por decapagem ou por galvanoplastia, e acabamento com esmalte sobre demão de base anti-oxidante, com as características básicas e componentes a seguir:

- Gabinete

De construção robusta, em perfis de plástico de engenharia injetado e de alta resistência, com painéis removíveis para manutenção, providos de guarnições de borracha coladas, proporcionando perfeita vedação dos painéis. O gabinete deverá ainda ser provido de armações para bandejas para recolhimento de condensado, filtros de ar possuir revestimento termo-acústico em espessura adequada e material incombustível.

- Trocador de Calor

Serpentina de evaporação e desumidificação, construída em tubos de cobre aletados, ranhurados internamente, aletas em alumínio corrugado, cabeceiras em chapa de aço galvanizadas. Os tubos serão ligados as aletas, por expansão mecânica, conferindo ao conjunto tubo/ aleta, elevada eficiência na troca de calor. A serpentina deverá ser dimensionada para uma velocidade de face inferior a 2,5 m/s.

- Ventiladores e Motor de Acionamento

Os centrifugo dupla aspiração com pás curvadas para a frente (sirocco) . Serão de construção robusta, em plástico de engenharia injetado de alta resistência, balanceados estática e dinamicamente, proporcionando alta eficiência e baixo nível de ruído, tendo os rotores diretamente acoplados ao eixo do motor de acionamento. Os ventiladores deverão ser dimensionados circular as vazões de ar suficientes e previstas para cada ambiente, porém com descarga a velocidades inferiores a 8,0 m/s.

Os motores elétricos de acionamento deverão ser de corrente contínua, classificação IP-55, monofásico 220v/60Hz, rotor ferro magnético dividido, próprio para operar em três velocidades, possuindo eixo montado em mancais de deslizamento com lubrificação permanente.

(6)

Bandeja para recolhimento de água condensada, construída em chapas de aço com tratamento anti-corrosivo, possuindo caimento apropriado, devendo ser dotados de bombas de transferência de condensado, em alguns modelos de evaporadores.

- Filtros de Ar

Serão do tipo lavável, permanente executado em moldura metálica e malha em nylon e, montado em estrutura incorporada ao gabinete do condicionador, permitindo fácil remoção e colocação. A velocidades nos filtros, não deverá ser superior a 3,0 m/s.

Os filtros serão montados nas entradas de ar dos evaporadores, de modo a proteger o trocador de calor contra eventuais sujeiras e detritos que possam causar entupimento precoce da serpentina.

5.1.1.2 Características Gerais dos Evaporadores.

As características e capacidades de cada unidade evaporadora, estão indicadas nos desenhos contendo a planta de distribuição de cada pavimento e/ ou local a ser condicionado.

Todas as unidades evaporadoras serão providas de caixa de comando, em chapa de aço galvanizado, contendo todos os componentes elétricos de comando e interface de rede de alimentação e comunicação com sua respectiva unidade condensadora.

A caixa de comando será instalada internamente no gabinete, em local de fácil acesso em casos de manutenção corretiva ou preventiva.

5.1.1.3 Condensadores (Unidades Externas).

O ciclo frigorífico destes equipamentos será composto somente de compressores do tipo "Duplo rotativo" com inverter (de velocidade variável) em todos o módulos. Não serão aceitos compressores com velocidade fixa. Completam o ciclo, um acumulador de sucção, um separador de óleo, tanque de líquido, válvulas ON/ OFF.

Deverão ser dotadas de:

- alimentação e proteção elétrica individual de cada módulo ou par de compressores, permitindo a realização de manutenções sem a necessidade de paralisação de toda a unidade condensadora de cada sistema;

- isolamento elétrico e eletrônico de cada módulo ou par de compressores em caso de falha, sem comprometimento do funcionamento da unidade condensadora de cada sistema;

- controles eletrônicos (placas eletrônicas de gerenciamento) individualizados de pelo menos metade dos módulos ou compressores;

Gabinete Metálico.

De construção robusta em chapas e perfis de aço, com tratamento anticorrosivo e pintura de acabamento a base de epóxi, na cor padrão do fabricante, possuindo painéis frontais e laterais removíveis para manutenção.

- Compressores.

Do tipo "Duplo rotativo Inverter", hermético, projetados e desenvolvidos para operar eficientemente utilizando o refrigerante R 410, com proteção interna contra o superaquecimento do enrolamento, motor de corrente contínua (CC), empregando um

(7)

variador de freqüência do tipo "inverter", que operando na faixa de 30 a 115 Hz, permite um ajuste constante da velocidade, controlando e adequando desta forma, o fluxo de refrigerante necessário à variação da carga térmica de resfriamento dos recintos condicionados.

As capacidades dos compressores “Duplos Rotativo Inverter” de cada condensadora não poderá ser inferior a 100% da sua capacidade total, visando maior confiabilidade do sistema e alta eficiência energética. Não serão aceitos condensadores dotados de compressores On/Off (velocidade fixa) devida sua baixa eficiência, elevado esforço mecânico e baixa confiabilidade.

O COP médio das unidades condensadoras especificadas para este projeto, calculado simultaneamente não poderá ser inferior a 3,4.

Os compressores serão montados em bases antivibratória, sendo conectados as linhas de sucção e descarga por intermédio de porcas curtas. Devem ser pré-carregados com óleo, e ter proteção contra inversão de fases, resistência para aquecimento do óleo no carter, sensores de pressão e temperatura de descarga além de temporizador retardo anti-reciclagem.

Pressostato de alta, sensores de alta e baixa pressão, válvulas de serviço na sucção e descarga e aquecedor de óleo acionado pelo variador de frequência, devem complementar a proteção do compressor e circuito frigorífico.

O sistema deverá possuir com proteções pressostato de alta pressão com desarme em 4,8MPa e rearme em 37MPa (falha no controle normal). Controle de pressão normal deverá ser via sensores temperatura de condensação e temperatura externa que combinados no microprocessador do equipamento resultarão em variação da rotação (velocidade) do ventilador axial controlada por mini-inversor (IPM) de baixa potência e em caso de sobrecarga sobre a rotação do compressor via alteração da freqüência no inversor de freqüência principal.

O controle de capacidade geral será realizado no modo de refrigeração e aquecimento através da análise das temperaturas internas de evaporação de cada evaporador, sendo selecionada a menor como referência para definição da rotação do compressor (deslocamento volumétrico necessário). O controle de capacidade individual de cada unidade interna será realizado pelo cálculo do superaquecimento, considerada a diferença entre a temperatura de evaporação detectada em cada evaporador e a temperatura de retorno de cada circuito no retorno para o condensador. A temperatura de evaporação é obtida em sensor interno do evaporador e a temperatura de retorno superaquecida nos sensores individuais das entradas de sucção do condensador. O resultado será utilizado para operação individualizada de cada atuador proporcional (Motor de Passo) encaixado na cabeça das válvulas de expansão eletrônicas lineares seladas (PMV) com circuito de controle a seis fios com acionamento por pulsos de 12VCC.

(8)

- Trocador de Calor.

Serpentina para condensação de gás, construída em tubos de cobre/alumínio, com ranhurado interno, com aletas em chapas de alumínio corrugado, montada sobre cabeceiras em chapa de aço galvanizado. A perfeita aderência entre os tubos e aletas deverá ser obtida por expansão mecânica dos tubos, conferindo ao conjunto, elevada eficiência na troca de calor. Todo o trocador deverá ser recoberto com uma película acrílica para proteção anticorrosiva.

- Ventiladores e Motores de Acionamento.

As unidades condensadoras deverão ser dotadas de um sistema de ventilação forçada, para promover a passagem do ar de condensação, pelo trocador de calor constituído de hélices de quatro pás, em plástico de engenharia injetado de alta resistência, deverão ser balanceadas estática e dinamicamente. As hélices serão acopladas e travadas por parafusos, diretamente ao eixo dos motores de acionamento.

Os motores de acionamento dos ventiladores, serão de corrente contínua, trifásico 380v/ 60Hz, de alta eficiência, controlados por inversor, para variação da rotação do ventilador em função da massa de gás refrigerante a ser condensada.

5.1.1.4 – Garantia

A CONTRATADA deverá fornecer carta do FABRICANTE dos equipamentos de refrigeração com o compromisso de manter garantia pelo prazo de 5 (cinco) anos para os compressores e de 3 (três) anos para os demais equipamentos, contatos a partir do recebimento definitivo das instalações. Em caso de defeito neste período, o FABRICANTE deverá fornecer, sem ônus para o Palácio da Abolição, as peças de reposição necessárias para a sua substituição e retorno do sistema à normalidade.

5.2 – EXAUSTORES E VENTILADORES

5.2.1 - Exaustor centrífugo, Sirocco, de simples aspiração, tratado contra a corrosão,

pintado com pintura epóxica com 150 mícrons, na cor cinza.

O acoplamento será por meio de polia motora regulável, polia ventiladora fixa e correias trapezoidais. Motor de acionamento trifásico, de indução, de alto rendimento, IV ou IV pólos, proteção IP-55, com ventilação externa, para 380V/60Hz. O ventilador será fixado sobre calços de borracha e montado juntamente com o motor em base única de ferro tratada e pintada contra a corrosão.

Fabricantes: Projelmec, Berliner, Otam ou Torim. 5.2.2 – EXAUSTÃO DE SANITÁRIOS

Axial, composto por bloco motor acoplado diretamente ao ventilador,

confeccionado em plástico resistente. Deverá ser equipado com protetor térmico do motor.

(9)

5.3 – REDE FRIGORÍFICA

As tubulações deverão ser fornecidas em cobre específico para refrigeração nas bitolas recomendadas em projeto e instaladas com todos os critérios de limpeza e desumidificação.

Deverá ser observada a total estanqueidade nas tubulações e a aplicação de vácuo deverá ser feita dentro do maior rigor, com auxílio de vacuômetro e conforme as exigências do fabricante dos condicionadores no que diz respeito ao START-UP das máquinas.

As curvas de 90º serão com raio curto pré-fabricadas, não sendo aceitas curvas estranguladas, enrugadas ou com ângulos diferentes de 90º.

Os tubos deverão ser específicos para refrigeração, com paredes capazes de suportar as pressões de teste e trabalho dos sistemas a serem instalados.

As linhas de sucção deverão ser isoladas com tubos de borracha elastomérica da ARMAFLEX ou similar, parede 13 mm de espessura.

Até diâmetro de 5/8”, inclusive, a espessura será de 1/32” e, a partir de ¾”, inclusive, será de 1/16”.

5.4 – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Será de responsabilidade da empresa instaladora do sistema de ar condicionado a execução:

- das ligações finais às unidades evaporadoras e condensadoras, a partir de alimentadores deixados juntos às unidades pela empresa responsável pelasinstalações elétricas;

- rede de lógica interligando unidades evaporadoras e condensadoras.

Os serviços de instalações elétricas deverão ser executados conforme projeto fornecido, e deverão obedecer as prescrições da ABNT, aos regulamentos das empresas concessionárias de fornecimento de energia elétrica e as especificações dos fabricantes.

6.0 – TESTES, AJUSTES, BALANCEAMENTO

Deverão ser executadas pelo fornecedor da instalação de ar condicionado, as seguintes verificações para aceitação de sistemas, como sejam:

- Teste de estanqueidade das redes frigoríficas; - Ajustes das vazões de ar nos equipamentos;

- Ajustes dos dispositivos de controles e sistemas de proteção dos equipamentos; - Verificação e levantamento dos dados operacionais e de desempenho dos equipamentos;

- Levantamento dos dados ambientais relativos à temperatura e umidade; - Desempenho de equipamentos;

- Atuação de controles e dispositivos de segurança;

Todas as operações de testes, ajustes e balanceamento, deverão seguir as instruções do manual HVAC SYSTEMS – TESTING, ADJUSTING & BALANCING, da SMACNA.

(10)

O fornecedor da instalação deverá garantir o seu funcionamento pelo prazo mínimo de 12 (doze) meses, contados da data do recebimento da instalação, pelo cliente, ou seja, a partir da data de expedição do Certificado de Aceitação da Instalação.

A garantia abrangerá todos os materiais e serviços integrantes das instalações, devendo ser anexados ao fornecimento, todos os Certificados de Garantia expedidos pelos fabricantes dos equipamentos. Serão observados os prazos de garantia específicos dos equipamentos de ar condicionado, descritos no item 5.1.1.3.

O Palácio da Abolição se compromete a providenciar manutenção por empresa

credenciada pelo fabricante, de modo a manter a garantia estipulada.

Fortaleza, 24 de julho de 2008.

COMARU PROJETOS E CONSULTORIA Engº Pedro Comaru

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Antes de se apresentar as ações de melhoria que dizem respeito ao sistema pull e tendo em consideração que o planeamento da UI de Lamas combina a tipologia

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan