• Nenhum resultado encontrado

PROVA OBJETIVA. Nutricionista

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA OBJETIVA. Nutricionista"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Unioeste

Diretoria de Concursos

Concurso Público

para o Provimento de Cargos Públicos para Atuação no Hospital

Universitário do Oeste do Paraná (HUOP)

PROVA OBJETIVA

Nutricionista

Instruções para a Prova

♦ Para a realização desta prova de 30 questões, você deve ler e reler cada questão, podendo fazer anotações e cálculos neste caderno mesmo, conforme melhor lhe convenha.

♦ Não basta fazer anotações e resolver a questão neste caderno. É indispensável transferir a resposta (A, B, C, D ou E) para a folha de respostas. Assinalar as respostas das questões na folha de respostas cabe exclusivamente a você, e deve ser feito dentro do horário da prova.

♦ Leia atentamente a proposição inicial de cada questão. Nela está delimitado o assunto abrangido. Uma vez percebido qual é, especificamente, o assunto que está sendo questionado, leia as alternativas apresentadas, ou seja, o que está escrito após as letras A, B, C, D e E. Escolha a alternativa mais correta em relação à proposição inicial. Se duas ou mais alternativas lhe parecem corretas, confira mais uma vez qual delas está mais correta e abrangente em relação à proposição inicial. É permitido lançar apenas uma resposta para cada questão.

Atenção: Caso duas ou mais alternativas estejam corretas e isto constar de uma alternativa

seguinte, então a única resposta correta é a alternativa seguinte, a mais abrangente.

♦ A interpretação das questões faz parte da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais durante a prova. Na dúvida, não deixe de lançar uma resposta na folha de respostas (lance uma resposta, a que mais lhe pareça correta em relação à proposição inicial da questão).

♦ Caso você encontre uma questão que lhe pareça errada ou com defeito, pare e reflita. Primeiro: Provavelmente a questão está certa. Segundo: Mesmo que haja erro ou defeito, nada pode ser feito durante o horário da prova. Reclamar ao fiscal é perda de tempo. A única providência produtiva sua será, após o horário da prova, hoje ou amanhã, dirigir-se à Reitoria da Unioeste, e fazer por escrito a sua reclamação. A Comissão de Concurso, diante da sua reclamação por escrito, tomará providências para que ninguém seja prejudicado no concurso por motivo de erro ou defeito na prova. Além disso, os gabaritos serão colocados à discussão pública antes de serem tornados definitivos.

♦ Na hipótese de falha na impressão do caderno de prova ou da folha de respostas, peça ao fiscal que substitua o seu material por outro sem defeitos de impressão.

♦ Não há substituição de folha de respostas se você cometer erros ou fizer rasuras. Por isso, preste atenção antes de começar a preencher as respostas..

♦ No horário destinado à prova (9.00 às 12.00 horas) está incluída a identificação dos candidatos pelos fiscais, a distribuição dos cadernos de provas e a marcação da folha de respostas. Ninguém pode ficar além do horário para preencher folha de respostas.

(2)

01. Considerando que o fator de correção de uma hortaliça C é de 1,4 e seu per capita é de 100g, a quantidade necessária em kg para atender à demanda de consumo de 120 comensais é:

(A) 15,8 (B) 14,3 (C) 20,2 (D) 16,8 (E) 26,2.

02. Para a previsão e compra de gêneros alimentícios a serem usados no cardápio elaborado, além do

per capita líquido há necessidade de outro indicador para calcular o per capita bruto, que é:

(A) custo previsto. (B) estoque existente. (C) fator de correção. (D) margem de segurança. (E) freqüência de cardápio.

03. Para a operacionalização do preparo de refeições balanceadas e nutritivas, garantindo cientificidade às atividades desenvolvidas pelo nutricionista, é necessário o uso de um instrumento contendo informações básicas sobre o valor nutritivo, índice de absorção e concentração de alimentos. Este instrumento é denominado de:

(A) curva ABC. (B) ficha de estoque. (C) requisição diária. (D) ficha de controle. (E) ficha técnica.

04. A fórmula indicada para determinar o resto/ingestão como indicador de custo na UAN é: (A) kg total de restos x kg total servido x 100.

(B) kg total de restos ÷ kg total servido x 100. (C) kg total de resto – 100 ÷ kg total servido. (D) kg total de resto x kg total servido ÷ 100. (E) kg total de restos x kg total servido x 100.

05. Levando em consideração as principais operações, os perigos potenciais e os critérios utilizados na elaboração de manual de boas práticas para Unidades de Alimentação e Nutrição, assinale a opção referente às medidas de controle/monitoramento relacionadas com as compras.

(A) Visita aos fornecedores com preenchimento do relatório de visita. (B) Exclusão dos fornecedores que não atendam aos requisitos exigidos.

(C) Controle dos prazos de validade e armazenamento de produtos alimentícios isolados de produtos de outra natureza.

(D) Avaliação das condições de entrega do produto e anotação em formulário específico. (E) Aquisição de matéria-prima de fonte não segura.

(3)

06. São formas seguras para realizar o descongelamento de carnes:

1- sob refrigeração, não devendo a temperatura máxima na superfície do alimento ultrapassar 4ºC por até 72 horas.

2- em forno de convecção ou microondas.

3- em água corrente, com temperatura inferior a 21ºC, por 4 horas, sem embalagem para acelerar o descongelamento.

4- em água parada, com temperatura máxima de 16ºC, devendo o alimento ser preparado imediatamente.

5- em temperatura ambiente de, no máximo, 16ºC, com monitoramento de temperatura a cada hora, não devendo a temperatura na superfície do alimento ultrapassar 4ºC.

Estão corretos: (A) todos os itens.

(B) somente os itens 1, 2, 3 e 5. (C) somente os itens 2, 3 e 4. (D) somente os itens 1, 2 e 5. (E) somente os itens 1, 2, 3 e 4.

07. Diversos são os fatores que interferem no dimensionamento de pessoal para uma Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar. É correto afirmar que, entre estes fatores, estão:

(A) qualificação de pessoal técnico e subalterno disponível, número de refeições a serem servidas e tipo de comensais.

(B) padrão de atendimento, sistema de distribuição de refeições e quantidade de equipamentos. (C) tipo de pacientes, qualidade dos equipamentos disponíveis e jornada de trabalho.

(D) tipo de construção do serviço, qualidade das instalações e tipo de hospital. (E) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

08. Assinale a alternativa INCORRETA quanto às considerações gerais de um lactário: (A) Área calculada de aproximadamente 0,80 m²/berço ou leito de pediatria.

(B) Possuir sala de limpeza.

(C) Iluminação de 100 w para ante-sala.

(D) Sistema de exaustão junto com sistema de suprimento. (E) Equipamento embutido no piso.

09. A localização do lactário deve levar em consideração os seguintes fatores:

(A) Mais afastada possível das áreas infectocontagiosas, da circulação de pessoal, pacientes e visitantes.

(B) Próxima da Unidade de Alimentação e Nutrição.

(C) Máxima proteção contra a contaminação do ar, através de filtros nos exaustores e no ar condicionado.

(D) Próxima do berçário e da pediatria.

(4)

10. Quanto ao preparo caseiro de mamadeiras a partir do leite fluido de vaca, é correto afirmar que: (A) O leite de vaca in natura não necessita ser fervido, desde que seja de boa procedência.

(B) A diluição do leite de vaca fluido utilizada atualmente é a 2/3 até o final do terceiro mês e, a partir do quarto mês, oferecer leite integral, acrescido de carboidrato.

(C) O leite de vaca desnatado líquido pode ser utilizado para lactentes pequenos, pois não contém gorduras em excesso.

(D) Com o acréscimo de água ao leite, não há necessidade de se acrescentar mais nada para que o mesmo atenda às necessidades do lactente.

(E) A diluição do leite visa diminuir o excesso de calorias provenientes da lactose.

11. Em hospital, o setor de preparo de sondas é a área destinada ao preparo e distribuição de sondas enterais e nasogástricas. A recomendação é de que sua estrutura seja composta de:

(A) área de recebimento, área de estocagem, local de recebimento de frascos sujos.

(B) área de paramentação ou ante-sala, sala de higienização, sala de preparo e distribuição de sondas. (C) ante-sala, sala de higienização e distribuição de sondas.

(D) ante-sala, área de estocagem, sala de higienização e preparo de sondas. (E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

12. Identifique o grupo de requisitos que contém um item não aplicável no dimensionamento de equipamentos:

(A) número de refeições, padrão de cardápio, sistema de distribuição, tempo de cocção.

(B) número de refeições, padrão de cardápio, sistema de distribuição, tempo médio de distribuição. (C) número de refeições, padrão de cardápio, capacidade do recipiente.

(D) número de refeições, tempo de cocção, peso de cada preparação, capacidade do recipiente. (E) número de refeições, padrão do cardápio, grau de instrução dos funcionários, capacidade do

recipiente.

13. A temperatura e a umidade relativa consideradas compatíveis com as operações realizadas numa UAN são, respectivamente:

(A) 30° a 35°C / 30 a 50%. (B) 25° a 35°C / 50 a 60%. (C) 23° a 30°C / 50 a 60%. (D) 22° a 26°C / 50 a 60%. (E) 20° a 22°C /40 a 50%.

14. O tratamento do lixo hospitalar deve obedecer a determinadas especificações. Com relação aos restos alimentares dos pacientes, é correto afirmar que:

(A) é um lixo de natureza asséptica e deve ser eliminado por destruição mecânica, compactação, incineração ou remoção do local.

(5)

(B) é um lixo de natureza asséptica e deve ser tratado sempre por incineração, quando esta for permitida na região.

(C) é um lixo de natureza séptica e deve ser tratado sempre por incineração, quando esta for permitida na região.

(D) Nenhuma das afirmativas anteriores está correta. (E) As alternativas A e B estão corretas.

15. As etapas que devem ser seguidas para uma ótima higienização, controle e manutenção dos equipamentos e utensílios na UAN são:

(A) pré-lavagem, limpeza com detergente, nova lavagem ou enxágüe, desinfecção. (B) pré-lavagem, limpeza com detergente, nova lavagem ou enxágüe.

(C) lavagem com água fria, desinfecção com produtos bactericidas. (D) lavagem com água quente e detergente, posterior desinfecção. (E) pré-lavagem, limpeza com detergente, enxágüe com água quente.

16. Em relação às alterações orgânicas presentes no indivíduo desnutrido, podemos afirmar que: (A) as alterações de proteínas séricas são características do marasmo.

(B) no kwarshiorkor ocorre principalmente deficiência de reserva adiposa. (C) o depósito de potássio volta ao normal logo após a terapia nutricional. (D) ocorre atrofia da mucosa gástrica, hipocloridria e aumento de infecções. (E) ocorre depleção somente de proteínas.

17. No tratamento dietético do paciente com insuficiência renal aguda (IRA), é preconizado: I- 0,2 g/kg peso ideal/dia de proteínas, sendo 2/3 de alto valor biológico.

II- 20-25 calorias/kg/dia.

III- Aporte hídrico correspondendo à excreção urinária de 24 h, mais um adicional de 2000 ml. IV- Cuidado especial com o aporte de sódio e potássio, respectivamente, 30-35 mEq/dia e 15

mEq/dia.

Com relação itens preconizados acima, assinale a alternativa correta. (A) Nenhum dos itens está correto.

(B) Todos os itens estão corretos.

(C) Somente os itens I e IV estão corretos. (D) Somente os itens II, III e IV estão corretos. (E) Somente os itens II e IV estão corretos.

18. Em indivíduos hipercolesterolêmicos, a prescrição dietética recomendada pelo Consenso Brasileiro sobre Dislipidemias (1996) é:

(A) Os lipídios da dieta devem ser reduzidos a ≤ 30% do total calórico ingerido, com gorduras saturadas não ultrapassando 15% do total calórico e colesterol dietético < 100 mg/dia.

(B) Os lipídios da dieta devem ser reduzidos a ≤ 30% do total calórico ingerido, com gordura saturada < 5% do total calórico no início do tratamento e colesterol dietético inicial < 300 mg.

(6)

(D) Os lipídios da dieta devem ser reduzidos a ≤ 30% do total calórico ingerido, com gordura saturada < 7% do total calórico e colesterol dietético < 200 mg/dia na segunda etapa do tratamento.

(E) Não há necessidade de se preocupar com a quantidade e tipo de gordura dietética, exceto no que se relaciona ao colesterol, que deve ser inferior a 200 mg/dia.

19. A avaliação subjetiva global pode ser definida como:

(A) Uma técnica clínica utilizada para avaliar o estado nutricional de pacientes com base na antropometria, nos exames bioquímicos e na dieta usual.

(B) Uma técnica utilizada para avaliar o estado nutricional com base na história do paciente, perda de gordura subcutânea, depleção muscular e presença de edema ou ascite.

(C) Uma técnica clínica utilizada para avaliar o estado nutricional de pacientes sem a possibilidade de aferir graus de desnutrição.

(D) Uma técnica clínica utilizada para avaliar o estado nutricional do paciente com base somente na história de perda recente de peso e capacidade funcional.

(E) Uma técnica clínica utilizada para avaliar o estado nutricional de pacientes sem a exigência de um observador muito treinado.

20. Em relação ao pré- e pós-operatório de cirurgias do trato gastrintestinal, responda (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:

1. ( ) É sabido que tanto a desnutrição pode aumentar os riscos de complicações de pacientes cirúrgicos, como também as cirurgias devido aos seus efeitos locais e sistêmicos podem acarretar em desnutrição.

2. ( ) Para o preparo de cirurgias eletivas, recomenda-se dieta leve 15 horas antes da cirurgia, jejum para sólidos de 8 a 12 horas antes da cirurgia, e os líquidos ficam liberados até o momento da cirurgia, tendo em vista tratarem-se de cirurgias eletivas.

3. ( ) A evolução de dieta recomendada para pacientes que necessitam de preparo de cólon no pré-operatório segue a seguinte recomendação: iniciar três dias antes da cirurgia com dieta branda – 2º dia dieta leve – 3º dia dieta líquida, todas ricas em fibras para favorecer a eliminação rápida dos resíduos intestinais. Além disso, recomenda-se jejum por 12 horas antes do ato cirúrgico.

4. ( ) Pacientes no pós-operatório do trato gastrintestinal superior ou inferior que necessitam fazer jejum transitório por até 5 dias, podem ser mantidos apenas com hidratação,

fornecimento dos principais eletrólitos e pequenas quantidades de glicose sendo administradas via endovenosa, não sendo necessário terapia nutricional específica. 5. ( ) Após liberação da dieta em pacientes com cirurgia do trato gastrintestinal, faz-se a

progressão da dieta padrão hospitalar, inicia-se com dieta de líquido claros ou líquida completa (dependendo do tipo da cirurgia) e sua evolução deve ser conforme tolerância individual de cada paciente.

6. ( ) As ressecções intestinais de pequenas porções do íleo e do jejuno geralmente acarretam deficiências de dissacaridases. Devido a isso, na dieta destes pacientes, faz-se necessário um cuidado especial com alimentos contendo gorduras.

Assinale a alternativa correta: (A) V, F, V, V, V, F.

(B) V, F, F, V, V, F. (C) V, F, F, V, V, V. (D) V, V, F, V, V, F. (E) V, V, V, V, F, V.

(7)

21. Na fase aguda da esofagite, qual destes alimentos pode ser considerado irritante: (A) leite. (B) sorvete. (C) suco de tomate. (D) purê de batatas. (E) pão.

22. Na prevenção da osteoporose na população, especialmente a idosa, é importante que, além da presença de Cálcio, alguns fatores estejam presentes. São eles:

(A) a presença de vitamina D, dieta rica em proteína e pH ácido. (B) pH ácido, presença de ácido fítico e dieta rica em gordura.

(C) presença de vitamina D, dieta rica em proteína e lactose, ácido oxálico. (D) dieta rica em gordura, pH neutro, presença de ácido fítico e oxálico. (E) presença de ácido oxálico, dieta rica em gorduras, pH alcalino.

23. A prescrição de dieta hiperglicídica para pacientes com cirrose hepática avançada, com intolerância protéica justifica-se, entre outras razões, por:

(A) aumentar a amonemia. (B) diminuir a gliconeogênese. (C) inibir a glicogênese.

(D) aumentar a secreção de glucagon. (E) diminuir a secreção de insulina.

24. É importante a restrição de sódio na dieta para insuficiência cardíaca leve para: (A) aumento do líquido extracelular.

(B) aumento do líquido intracelular. (C) redução do líquido extracelular. (D) redução do líquido intracelular. (E) manutenção do líquido extracelular.

25. Na fase inicial da realimentação do desnutrido grave, recomenda-se baixo aporte energético devido a:

(A) baixo peso.

(B) diminuição do metabolismo basal. (C) balanço energético positivo. (D) menor área de superfície corporal. (E) anorexia.

26. Nas síndromes disabsortivas, as conseqüências da esteatorréia a longo prazo podem ser: (A) desnutrição, anemia megaloblastica, anemia hipocrômica.

(8)

(D) glossite, osteomalácia, perda de peso.

(E) anemia hipocromica, perda de peso, hemorragias.

27. O edema na desnutrição tem como principal causa: (A) diminuição da secreção de insulina.

(B) aumento do volume sanguíneo. (C) diminuição de albumina plasmática. (D) aumento da albumina sérica. (E) diminuição do volume sanguíneo.

28. No paciente com SIDA que apresenta estomatite e colite, o nutricionista deve recomendar administração de alimentos:

(A) secos, hiperglicídicos e pobres em sulfatos. (B) úmidos, não irritantes e isentos de cafeína. (C) cozidos, fibrosos e isentos de cafeína. (D) crus, hiperprotéicos e ricos em lactose. (E) crus, ácidos e de fácil digestão.

29. A elevação dos níveis séricos de homocisteína é um fator de risco significativo para o desenvolvimento da aterosclerose. Concentrações elevadas deste aminoácido estão relacionadas à deficiência de quais vitaminas:

(A) B1, B6, C. (B) C, B2, B12. (C) B1, B2, folato. (D) Folato, B6, B12. (E) C, A, folato.

30. Os melhores parâmetros para análise da massa protéica visceral são: (A) albumina e transferrina.

(B) índice creatinina-altura e pré-albumina. (C) albumina e proteína fixadora de retinol. (D) altura e proteína fixadora de retinol. (E) pré-albumina e transferrina.

Referências

Documentos relacionados

Em se tratando do acervo literário traduzido e adaptado por Monteiro Lobato, dentre essas intenções o que se encontra, predominantemente, é a segunda, visto que, tanto nas obras

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

“Arquivos deslocados”, termos em inglês extraídos da terminografia arquivística: alienated records, captured archives, conflicting archival claims, custody, displaced

Nos termos do artigo 24 da Instrução CVM 400, a quantidade de Ações inicialmente ofertada (sem considerar as Ações Adicionais) poderia ter sido, mas não foi, acrescida em até

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

In line with these findings, this dissertation further explores the investigation and measure of effects of different visual representations concerning an e-commerce