• Nenhum resultado encontrado

Jubileu dos 70 anos do Carisma Guanelliano no Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jubileu dos 70 anos do Carisma Guanelliano no Brasil"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página - 1 - CELEBRAÇÃO DOS 60 ANOS DA CRB, RS

O Papa Francisco disse aos Religiosos e Religiosas: “Queria dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria. Onde quer que haja Consagrados/as, aí está a alegria”! E segue dizendo: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Com Ele, nasce e renasce sem cessar a alegria”.

Nestes 60 anos de CRB/RS, muitos Consagrados e Consagradas ofereceram seus talentos, seu tempo, doando-se aos trabalhos das equipes de Reflexão, na organização de encontros e assembleias, e mantiveram acesa a chama da esperança na Vida Religiosa Consagrada. Muitos motivos nos unem em ação de graças, neste ano jubilar.

Celebramos a fidelidade de tantos Religiosos/as que, pela doação de sua vida, são testemunhas proféticas dos valores vividos por Jesus de Nazaré, nas periferias existenciais e geográficas, onde desejamos ser presença de Deus junto aos mais pobres, comprometidas/os com o cuidado da casa comum.

No dia 20 de maio o Núcleo de Religiosos de Porto Alegre, realizou a Celebração Jubilar dos 60 anos da CRB, RS. A celebração Eucarística aconteceu no Santuário Mãe de Deus, lembrando o Ano Mariano, presidida pelo Padre Anésio Ferla (SDP), concebrada pelo Pe Marcos Sandrini (Salesiano), com a participação de, aproximadamente, 150 religiosas/os.

Na Alegria do encontro, motivadas/os pelo Ano Jubilar, após a celebração, houve um momento de confraternização, de partilha e convivência.

Jubileu dos 70 anos do Carisma

Guanelliano no Brasil

A Congregação dos Servos da Caridade foi fundada, oficialmente, em 1908, na cidade de Como, no norte da Itália, por São Luís Guanella (1842-1915). O carisma: “Revelar

CRBCRBCRB RSRS RS

(2)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página 2 ao mundo a ternura e o amor providente e

misericordioso do Pai”, para com todos, especialmente, para com os idosos (as), os menores em estado de vulnerabilidade e as pessoas com deficiência, que eram chamados carinhosamente, pelo Fundador, como “buoni figli” – “bons filhos”.

As paróquias guanellianas devem ter uma característica profundamente ‘samaritana’, privilegiando os destinatários do carisma, acima referidos, levando-os a se sentirem, existencialmente filhos (as) queridos e amados (as) de Deus. De fato, a finalidade de toda a ação educativa e evangelizadora dos Servos da Caridade e demais ramos da ‘Família Guanelliana’, as Irmãs Filhas de Santa Maria de Providência e os Guanellianos Cooperadores (leigos que partilham o carisma).

Os Servos da Caridade chegaram ao Brasil, em Santa Maria, a 24 de outubro de 1947, quando assumiram a ‘Cidade dos Meninos’, em Camobi.

Hoje estamos presentes em seis estados do Brasil, mais o Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro; Itaguaí – RJ; Brasília; Santa Terezinha de Itaipu e Piraquara – PR; Água Boa e Canarana – MT; Salgueiro – PE; Porto Alegre, Capão da Canoa, Carazinho, Santa Maria e Canela – RS.

A expressão feminina do carisma chegou, em 1960, em Santa Maria – RS, com as Irmãs Filhas de Santa Maria da Providência. Elas estão presentes também nos estados do Ceará e do Amazonas.

Hoje temos 34 coirmãos perpétuos, dos quais 4 Irmãos Religiosos e 7 de votos temporários, 3 noviços, 4 postulantes e 3 aspirantes.

Atendemos 10 paróquias, e temos 10 comunidades religiosas com obras assistenciais nos estados referidos.

Dia 16 do próximo mês de outubro, na Basílica da Medianeira, em Santa Maria, em celebração eucarística transmitida ao vivo pela Rede Vida, concluiremos o ano jubilar.

Parabéns aos Servos da Caridade!

Núcleo de Religiosos da Diocese

de Santa Maria

A assembleia eletiva do Núcleo da CRB/RS da Diocese de Santa Maria aconteceu dia 12 de março, no Convento São Francisco de Assis, com a temática de reflexão: Mística e Profecia da VRC no mundo de hoje, coordenada pela Ir. Márcia de Oliveira, membro da coordenação da CRB/RS. Ela enfatizou que a vida religiosa consagrada, por natureza é um chamamento à vivência da mística e ao exercício da profecia. Trata-se de uma opção pessoal e comunitária de seguimento de Jesus e da configuração com Ele. “Uma espiritualidade autêntica se alimenta da mística dos olhos abertos e dos ouvidos atentos, a exemplo de Jesus, Bom Pastor”. A profecia tem seu sustento na Palavra de Deus, na oração contemplativa e no serviço aos irmãos.

Participaram cerca de 100 irmãs religiosas de diversas congregações e um frei capuchinho. D. Hélio Rupert, arcebispo, presente no final da manhã,

acompanhou a

(3)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página 3

abençoou o grupo eleito que, ficou assim

constituído:

Ir. Maria Kreutz, PCC – coord.; Ir.

Ana Rosa Gil, FPCC - vice-Coord., Ir.

Sintea Reuse - Secr. Norte Dame, Fr.

Vood Lubin - 2º Secretário, Cap.; Ir.

Arlete Alves

– Tesoureira, FSMP, Ir.

Janice Leal

– 2ª Tesoureira, Coração

de Maria e Ir. Ana Bisognin - Coração

de Maria.

A assembleia foi encerrada com

avaliação, agradecimento para a Ir.

Márcia, ao grupo cessante e ao novo

grupo pelo sim ao serviço de

coordenação do Núcleo de Religiosos

da diocese de Santa Maria.

Louvamos e agradecemos a

Deus pela presença de cada irmã, do

frei Vood Lubin, do bispo diocesano e

pela reflexão que nos fortaleceu na

vivência da mística e profecia. Foi um

encontro alegre e fraterno finalizado

com almoço de confraternização.

RELIGIOSAS SE REÚNEM PARA CONFRATERNIZAÇÃO

O dia 23 de abril foi um marco significativo para as Religiosas que residem na região do Morro Moinhos de Vento, Porto Alegre, pois neste dia aconteceu o primeiro

encontro de confraternização entre as 12 comunidades com o objetivo de promover a cultura do encontro: conhecer-se e conviver. O evento aconteceu na Casa das Salesianas, na Rua Gonçalo de Carvalho. Estiveram presentes 37 Irmãs pertencentes as Congregações: Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Imaculado Coração de Maria, Scalabrinianas, Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, São José Chambery, Irmãs do Apostolado Católico- Palotinas e as Filhas de Maria Auxiliadora.

No primeiro momento foi feita a apresentação de cada participante formando uma rede. Esta pode ser interpretada de diversas formas: rede de comunidades, de fraternidade, de solidariedade, de consagradas que promovem e fazem acontecer a vida.

Após as apresentações, foi realizada a celebração Mariana a partir do subsídio de Leitura Orante da Palavra de Deus, elaborado em vista do Ano Nacional Mariano. Para finalizar bem este encontro houve um delicioso lanche partilhado.

As Irmãs estavam muito contentes com esta oportunidade. “Moramos perto, mas cada comunidade tem a sua missão e não nos conhecemos”, afirmou uma das participantes. Certamente surgirão outras oportunidades para continuar promovendo a cultura do encontro entre as comunidades “vizinhas”.

Assembleia do Núcleo de Bagé

No dia 29 de abril de 2017, nas dependências do Colégio São Benedito, com a presença de 36 Religiosas/os da diocese

(4)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página 4 de Bagé, realizou-se a Assembleia eletiva do

Núcleo.

Contamos com a assessoria de Ir. Márcia Regina de Oliveira, Filhas do Sagrado Coração de Jesus, Vice-Coordenadora da CRB, Regional RS. Falou-nos com sabedoria sobre Vida Consagrada Mística e Profética.

A experiência de Deus na pessoa humana é essencialmente profética.

 O verdadeiro profeta é um místico e da mística autêntica deve derivar a profecia.

 Compromete a própria pessoa.

 Tem como fruto o compromisso, o testemunho e o anúncio.

 A mística profética é o rosto sempre atual do seguimento de Cristo e de todo discípulo/a missionário/a

 É pessoa inserida numa comunidade de referência e na missão evangelizadora da igreja.

1º - ANUNCIAR a comunhão com Deus e com a humanidade e das pessoas entre si, em Jesus Cristo que é o rosto humano de Deus.

2º - DENUNCIAR as injustiças, produto do pecado pessoal e social.

3º - DISCERNIR os "sinais dos tempos" - mística dos "olhos abertos" e "ouvidos atentos.

4º - ACOMPANHAR as desesperanças e desalentos.

A equipe agradece a contribuição de Ir. Márcia que enriqueceu a todos os participantes.

Houve um momento forte sobre o Ano Nacional Mariano-300 anos da aparição de N. S. Aparecida, preparado com muito carinho pela Ir. Carmem, salesiana. Que Maria, mulher mística e profética seja sempre nossa companheira na caminhada e missão. A celebração Eucarística foi celebrada pelo padre José del Carmem Peres Mota, dos Missionários Servos da Palavra. Em seguida, saboreamos um gostoso almoço, preparado pelas Irmãs do Coração de Maria.

Houve a apresentação do relatório das atividades, da prestação de contas e dos agradecimentos pelo serviço de animação do Núcleo. A área pastoral de Bagé passou a coordenação do Núcleo (2017 a 2019) para a área de Santana do Livramento.

A coordenação, ficou assim constituída:

 Coordenadora - Luzia Schwanck Leffa - Teresiana

 Vice-Coordenadora-Ir Rita Schneider

 1ª Secretária - Ir. Inês Finatto

 2ª Secretária - Ir. Ilca Welter

 Tesoureira - Ir. Antônia Brustolin Desejamos a todas e todos os Religiosos/as, muita vida mística e profética. Ficamos felizes com a presença de todos/as.

Ir. Ir. Lenézia Dambrósio - FPCC.

Seminário Interregional da Rede

“Um Grito pela Vida e JPIC

Lages – SC, 28 a 30 de abril de 2017

Nos dias 28 a 30 de abril aconteceu em Lages- SC o encontro Inter Regional do Sul (PR, SC e RS) da Rede um Grito pela Vida, juntamente com o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação- JPIC da CRB. Participaram cerca de 45 pessoas entre

(5)

CRB – Rio Grande do Sul / Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98 – Porto Alegre Página 5 religiosos (as), leigos engajados,

representante do Conselho Tutelar, do Grupo de Apoio aos Familiares de Desaparecidos (GAFAD), representante do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas- NETP/PR.

Foram dias de reflexão, oração e provocações, o que reanimou nosso compromisso com a vida, sobretudo a vida machucada, sofrida e explorada. O encontro celebrou os 10 anos da Rede “Um Grito pela Vida” - que através da informação, prevenção e incidência política, vem ao longo dos anos colaborando para proteger crianças, adolescentes, jovens e adultos das garras desumanas do Tráfico de Pessoas. Ir. Eurides, ICM, assessorou o encontro e ajudou a provocar reflexões que iluminarão nossas ações recordando a missão profética da VRC na atual conjuntura sócio eclesial, em que somos chamados (as) a ser o povo das Bem - aventuranças. Criamos comunidades alternativas ao sistema de morte que está posto. Somos convidados (as) a ser sal, luz e fermento e para isso, mais do que nunca se faz necessário o testemunho e a profecia.

A assessora também ajudou a perceber os processos de esgotamento, criminalização, fundamentalismos, fragmentação e retração de direitos que vivemos na atual conjuntura latino-americana e, sobretudo brasileira. Isso requer a volta à radicalidade do seguimento de Jesus, vivendo a partir da força inspiradora dos carismas, a opção pelos pobres, o cuidado com a casa comum, reconfigurando as estruturas e as formas de exercício de poder, bem como aprender a trabalhar em rede em torno de causas comuns.

Foi um encontro rico em luzes, provocações e desafios para pensar e articular nossa missão. Nosso compromisso é com a vida!!! Com a Criação!!!

II SEMINÁRIO INTER-REGIONAL DE PARTILHA DE CARISMAS – Lages/SC

5 a 7 de maio 2017

Com os corações alegres, cheios de esperança e inspirados/as na 4ª Prioridade da CRB Nacional: “Fomentar a partilha de Carismas dos/as Consagrados entre si e com os leigos/as, numa eclesiologia sinodal de comunhão e de corresponsabilidade, incentivando ações intercongregacionais em redes, a CRB Regional de Florianópolis juntamente com a (CRB/RS e CRB/PR), promoveram o II Seminário Inter-Regional Sul de Partilha de Carismas à luz do Documento 105 da CNBB. Participaram 72 pessoas: leigos/as e Religiosos/as.

O Seminário teve os seguintes objetivos:

 Continuar a aprofundar a missão dos/as leigos/as à luz do Documento 105 da CNBB;

 Fortalecer a dimensão profética dos carismas laicos, numa relação de comunhão entre leigos/as e Vida Religiosa Consagrada;

 Articular ações e cultivar diálogo entre as Associações laicas nascidas dos carismas, levando em consideração o Plano de Pastoral das Dioceses.

TEMA: “Ação transformadora na Igreja

e no mundo” (Doc. 105 da CNBB.

ASSESSOR: Laudelino Augusto dos

Referências

Documentos relacionados

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

Foi possível concluir que a classe de uma engrenagem forjada a frio, obtida após o seu processo de conformação mecânica, possui origem nas características das matrizes,

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma