• Nenhum resultado encontrado

ATENÇÃO: Esta é uma atividade avaliativa e requer retorno para os professores. Veja acima o prazo e endereço de envio!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATENÇÃO: Esta é uma atividade avaliativa e requer retorno para os professores. Veja acima o prazo e endereço de envio!"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ESTUDOS DIRIGIDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA – SEMANA 31 Professores (as): Beth, Camila, Cristina, João e Ivan Turma: Todas do Ensino Médio Prazo para entrega: 15/11/2020

Contatos dos (as) professores (as) para dúvidas ou envio de tarefas:

Turma 101- Prof. Ivan: 00163013@ufrgs.br Whats 993248562 Turma 102- Profa. Cristina: ccafruni@hotmail.com Whats 999643375 Turma 201- Profa. Camila: profcamila.ef.cap@gmail.com Whats 992411745

Turma 202- Profa. Beth: betinharibeiro@hotmail.com Whats 999003101 Turmas 301 e 302- Prof. João: jvsouza64@gmail.com Whats 996838068

ATENÇÃO: Esta é uma atividade avaliativa e requer retorno

para os professores. Veja acima o prazo e endereço de envio!

1) Leia o texto abaixo.

O QUE É QUALIDADE DE VIDA?

Se você fosse questionado sobre o conceito de qualidade de vida, saberia nos explicar? Sem consultar a internet, procure responder para si mesmo: o que é qualidade de vida? Registre os primeiros aspectos que surgem em sua mente. Depois, faça a mesma pergunta para algum familiar. A sua resposta e a de seu familiar foram semelhantes? Observe as diferenças e/ou semelhanças.

Embora seja difícil de explicar em poucas palavras o que é qualidade de vida, provavelmente a sua resposta pode ter apresentado alguns aspectos em comum e outros divergentes da resposta de seu (s)familiar(es).

Isso ocorre porque o conceito de qualidade de vida pode variar para cada pessoa, pode mudar ao longo da vida e até conforme características culturais.

(2)

Para Minayo, Hartz e Buss (2000), qualidade de vida é uma representação social criada a partir de parâmetros subjetivos (bem-estar, felicidade, amor, prazer, realização pessoal) e também objetivos, cujas referencias são a satisfação das necessidades básicas e das necessidades criadas pelo grau de desenvolvimento econômico e social de determinada sociedade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto e na cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

Existem muitas definições de qualidade de vida, mas não existe um consenso sobre uma definição que seja amplamente aceita. Os conceitos mais aceitos consideram várias dimensões para descrever a qualidade de vida.

No modelo de Nahas (2013), fatores ambientais e individuais influenciam a percepção de bem estar do indivíduo, resultando em maior ou menor qualidade de vida (Figura abaixo).

Dentre os fatores socioambientais, o autor cita: moradia, transporte e segurança; assistência médica, condições de trabalho e remuneração, educação, opções de lazer, meio ambiente e cultura.

Nos fatores individuais, encontramos: hereditariedade e estilo de vida. O estilo de vida engloba fatores como hábitos alimentares, controle do estresse, atividade física habitual (diária), relacionamentos e comportamento preventivo (fumo, álcool, drogas).

2) Com base no modelo de Nahas (2013), faça uma reflexão sobre os diversos fatores que podem influenciar na sua qualidade de vida. a) Abaixo de cada fator, interprete/explique como você pode agir para fazer

com que essa relação seja positiva. Por exemplo, que opções na alimentação você pode fazer para melhorar a sua qualidade de vida? De que maneira isso pode melhorar a sua qualidade de vida?

(3)

b) Dos fatores explicados, quais dependem de suas escolhas e atitudes e quais não dependem de você? Explique.

Obs. Você pode acrescentar outros fatores que achar importante, ou riscar aqueles que não considera essenciais para a sua qualidade de vida, transformando o esquema no seu modelo de qualidade de vida. Também pode ficar livre para propor outro modelo, de acordo com suas crenças e percepções.

Na folha seguinte, fizemos um esquema para ficar mais fácil de visualizar a proposta de modelo de qualidade de vida, na qual você deverá refletir, explicar e complementar.

FONTES:

PEREIRA, Érico Felden; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; SANTOS, Anderlei dos. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Rev. bras. educ. fís. esporte, São Paulo, v.26, n.2, p. 241-250, 2012.

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092012000200007&lng=en&nrm=iso>.

NAHAS, Markus V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida:conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 6ª ed. Londrina: Midiograf, 2013. 335p.

(4)

Modelo de Qualidade de Vida (Adaptado de Nahas, 2013). 1- Moradia, transporte, segurança 2- Assistência médica 3- Condições de trabalho e remuneração 4- Educação 5- Opções de lazer 6- Meio ambiente 7- Cultura Outros: --- 1- Hereditariedade 2- Estilo de vida: a) Hábitos alimentares b) Controle do estresse c) Atividade física habitual d) Relacionamentos e) Comportamento preventivo Outros: --- ---

(5)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

.

QUEIMADAS A hidrografia

1- A atividade: Na semana 31 vamos abordar o tema das pequenas comunidades do Pantanal e os efeitos das queimadas em suas vidas. Falaremos também sobre bacias hidrográficas, considerando que como o pr prio nome sugere, o Pantanal é uma região com grande presença de rios e de áreas inundáveis. A atividade não precisa ser enviada para a professora. D vidas sobre a mesma devem ser encaminhadas para o e-mail dispon vel no cabeçalho.

2- A tarefa: Ler a reportagem e se poss vel assistir o v deo que traz o mesmo conte do Pantanal em chamas: as perdas afetivas e financeiras de três ribeirinhos que vivem às margens do Rio Cuiabá , realizada por Leandro Barbosa, Gabriel Schlickmann e Tobias Costa, do Projeto Solos em parceria com o Yahoo Not cias. O material está dispon vel no link abaixo:

https://br.noticias.yahoo.com/pantanal-em-chamas-as-perdas-afetivas-e- financeiras-de-tres-ribeirinhos-que-vivem-as-margens-do-rio-cuiaba-070058671.html

Ap s, realize o exerc cio solicitado.

3- Conte do: Na pr xima página.

Al no(a): P ofe o (a): Ana Cla a Com onen e c ic la : Geog afia

T ma: 301 e 302 Da a: emana de 03 a 06 de no emb o

(6)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Figura 1: Região do Pantanal no Brasil

Di el e : h ://e c laed caca .c .b /bacia-hid g afica-d - a ag ai-e e a -l cali aca - a a-ec ia-a ia-a ia-al/

1) E ai e ad b a ilei e l cali ada a egi d Pa a al?

... ... ...

(7)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Di el e : h ://ge g afia.hi7.c /a i idade-c - a a---bacia-hid g afica -b a ilei a -56c3cfc25f8a2.h l

2) Relaci e a Lege da c a Bacia Hid g fica B a ilei a . N h ece idade de i i i a i age .

(8)

Bom Trabalho! Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

TAREFA DA SEMANA 31: BILHETE ORIENTADOR DE REESCRITA DE TEXTOS 1. ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA TAREFA:

Considerando a atividade de escrita relacionada à obra São Bernardo, de Graciliano Ramos, atenta para as orientações a seguir.

2. TAREFA:

a) ACESSAR este link:

https://www.youtube.com/watch?v=3uALZwz-vX4&feature=youtu.be b) ASSISTIR à videoaula sobre bilhete orientador de reescrita.

c) ENVIAR e-mail para terceiro2020litportcapufrgs@gmail.com confirmando ter assistido à videoaula.

d) Para quem não realizou a atividade de escrita do texto sobre São Bernardo, realizar a atividade; para quem não realizou a atividade de reescrita de texto sobre São Bernardo, segundo o bilhete orientador, realizar a atividade de reescrita; para quem realizou ambas as atividades de escrita e de reescrita, basta assistir à videoaula e confirmar via e-mail.

3. MATERIAIS DE CONSULTA PARA REALIZAR A TAREFA (VÍDEOS, PÁGINAS DO LIVRO DIDÁTICO, PÁGINAS WEB, OUTROS RECURSOS AOS QUAIS OS/AS ESTUDANTES POSSAM TER ACESSO EM CASA):

a) Videoaula cujo link foi acima enviado.

Aluno(a):

Professor(a): ADAUTO LOCATELLI TAUFER

Componente curricular: LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA Turma: 301 e 302 Data:

(9)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

31.

Atividade de Matemática - SEMANA 31 Olá meus queridos!

Esta semana continuaremos estudando Geometria Espacial, mantenham essas atividades em dia para não precisar fazer recuperação mais tarde.

As recuperações do 1º semestre já foram enviadas e deverão ser entregues até o dia 03/11 (terça-feira).

A partir do dia 05/11 será enviada a Recuperação de Análise Combinatória e Probabilidade com prazo de entrega até o dia 24/11 (terça-feira).

DEVOLUÇÃO:

Resoluções dos exercícios detalhadas.

MATERIAL DE CONSULTA:

Texto a seguir e o canal em construção:

https://www.youtube.com/channel/UCg50JHDd2cISNWEdy-7KOIA

GEOMETRIA ESPACIAL – PARTE 3 - CILINDROS

Definição 1: Considerando 𝛾 e 𝜎 planos paralelos, 𝐶 um círculo de

raio 𝑟 contido em 𝛾, e 𝑠 uma reta secante aos planos 𝛾 e 𝜎, chamamos de cilindro circular, ou apenas cilindro, a figura geométrica formada pela reunião de todos os segmentos de reta paralelos à reta 𝑠, com uma extremidade em um ponto de 𝐶 e a outra em um ponto de 𝜎.

Elementos de um Cilindro:

Considerando o cilindro desenhado ao lado, definimos: • Bases: os círculos C e C’ de raio r e centros O e O’. • Eixo: a reta Oo’.

• Geratrizes: os segmentos paralelos ao eixo do cilindro cujas extremidades são os pontos correspondentes das circunferências das bases do cilindro. Indicaremos por 𝑔 o comprimento da geratriz. • Altura do cilindro: a distância h entre os planos que contêm as bases.

Aluno(a): Professora: Simone Dias Cruz Componente curricular: MATEMÁTICA

(10)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Classificação dos cilindros:

Podemos classificar um cilindro de acordo com a inclinação da reta 𝑠 em relação aos planos 𝛾 e 𝜎 que contêm as bases.

Se a reta 𝑠 é perpendicular aos planos Se a reta 𝑠 não é perpendicular aos planos 𝛾 e 𝜎, então o cilindro é reto. Nesse 𝛾 e 𝜎, então o cilindro é oblíquo. Nesse

caso 𝑔 ℎ. caso 𝑔 ℎ.

Secção meridiana de um cilindro:

Uma secção meridiana de um cilindro é determinada pela intersecção do cilindro com um plano que contenha seu eixo.

Cilindro de revolução:

Um cilindro circular reto é também denominado cilindro de revolução, pois pode ser obtido pela rotação de uma superfície retangular em torno da reta que contém um dos lados dessa superfície, de medida igual à altura ℎ do cilindro, sendo o outro lado (perpendicular) de medida igual ao raio 𝑟 da base do cilindro.

Definição 2: Se um cilindro reto tem altura igual ao dobro do raio da base (ℎ 2𝑟), ele é chamado cilindro equilátero.

Área da superfície de um cilindro reto:

Imagine que a superfície de um cilindro reto seja revestida de papel.

Recortando o papel nas bases e, ao longo de uma geratriz, obtemos a planificação da superfície do cilindro.

A planificação é composta de dois círculos e de uma superfície retangular, em que a medida de um dos lados é igual ao comprimento da circunferência da base (2𝜋𝑟) e a medida do outro lado é igual à altura do cilindro (ℎ).

(11)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Considerando um cilindro reto de altura ℎ e raio da base 𝑟, definimos: • Área da base é a área de um círculo de raio 𝑟, dada por: 𝐴 𝜋𝑟

Área lateral é a área do retângulo de lados 2𝜋𝑟 e ℎ, dada por: 𝐴 2𝜋𝑟ℎ

Área total da superfície do cilindro é a soma das áreas das bases com a área lateral, dada por: 𝐴 2. 𝐴 𝐴

Exemplo 1: Calcule a área total do cilindro representado abaixo. Altura: ℎ 3 𝑐𝑚 Raio da base: 𝑟 5 𝑐𝑚 Área da base: 𝐴 𝜋𝑟 𝜋. 5 25𝜋 𝑐𝑚 Área lateral: 𝐴 2𝜋𝑟. ℎ 2𝜋. 5.3 30𝜋 𝑐𝑚 Área total: 𝐴 2. 𝐴 𝐴 2.25𝜋 30𝜋 50𝜋 30𝜋 80𝜋 𝑐𝑚

Volume de um cilindro:

O volume de um cilindro: Á 𝑨

Observação: note que essa é a mesma fórmula para calcular o volume de um prisma. Exemplo 2: Calcule o volume do cilindro representado abaixo.

Altura: ℎ 3 𝑐𝑚 Raio da base: 𝑟 5 𝑐𝑚

Área da base: 𝐴 𝜋𝑟 𝜋. 5 25𝜋 𝑐𝑚 Volume: 𝐴 ℎ 25𝜋. 3 75𝜋 𝑐𝑚

(12)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

EXERCÍCIOS PARA ENTREGAR (resolução DETALHADA):

01- Determine a área lateral e a área total da superfície de um cilindro equilátero cuja base tem 26 cm de raio.

Dica: ver definição de cilindro equilátero acima

02- Em um cilindro circular reto de altura 7 cm, o raio da base mede 4 cm. Calcular desse cilindro:

a) a área de uma base; b) a área lateral; c) a área total; d) o volume V. Dica:

03- Um cilindro equilátero tem 8 cm de altura. Calcule desse cilindro: a) a área lateral;

b) a área de uma base; c) a área total;

d) o volume V.

04- Um botijão de gás de cozinha tem a forma cilíndrica com 40 cm de diâmetro e 60 cm de altura. Quantos dias o gás de um botijão cheio durará se forem consumidos diariamente 3,1 litros? (Considere 𝜋 3,1.)

Dicas: (1) raio mede metade do diâmetro; (2) transforme as unidades para decímetro pois 1𝐿 1𝑑𝑚 ; (3) 1𝑑𝑚 10𝑐𝑚 – dividindo as unidades em cm por 10, obtemos unidades em decímetros.

Respostas Semana 29 01) 21√3 m2

02) 140 cm3

03) a) 8 cm3 b) 24 cm2

04) a

Conteúdo e exercícios extraídos do Livro Conexões com a Matemática Manual do Professor, Volume 2, editora responsável: Juliane Matsubara Barroso, 1ª edição, São Paulo 2010, Editora Moderna e do Livro Matemática Paiva Manual do Professor, Volume 2, 1ª edição, São Paulo 2009, Editora Moderna.

(13)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

Tarefa: Questões de ENEM (Parte 2)

Eixo temático: Temas de Sociologia/Ciência Política em questões de ENEM

Apresentação da tarefa:

A tarefa 31 solicita que você responda a 17 questões de ENEM, com temáticas da Sociologia (e Ciências Política), em um formulário digital (Google Forms).

A próxima tarefa (nº 33) também será um link com outras questões de ENEM.

A proposta é que você faça o exercício sem auxílio para testar sua compreensão e interpretação geral das questões. Ainda que você seja novata/o no CAp, tente fazer, pois pode ter estudado os assuntos em sua escola anterior.

Mesmo que você não tenha estudado especificamente os livros e autores citados nas questões, isso não será impeditivo para respondê-las. Na maior parte das vezes, o que importa, é a leitura atenta do enunciado da pergunta, a sua compreensão e interpretação em relação a um conteúdo amplo (movimentos sociais, democracia, mídias, etc), e a capacidade de relacioná-lo com as opções de resposta, e não ter em mente conteúdos decorados. Não é necessário ter lido especialmente o livro ou autor referido. Conteúdos similares estudados ou lidos nas tarefas remotas ajudam a responder as questões.

Em razão do contexto do ensino remoto, a avaliação da tarefa será pelo registro de realização do formulário/questões e não pelo número de acertos. Basta fazer para ser considerada tarefa realizada.

Separe um tempo para iniciar e concluir a tarefa de uma vez só, pois o link direciona para um formulário único que, uma vez enviado, não poderá ser refeito.

O link será enviado para os e-mails de todas e todos estudantes do terceiro ano. Bastará clicar no link, se identificar, responder cada questão de múltipla escolha e, ao final, enviar. Se não receber o link até 30/10 ou tiver dificuldade em acessá-lo, entre em contato.

Atenção ao prazo desta tarefa: 13/11. Depois desta data, será enviado o gabarito. Por isso,

não tem sentido entregar fora do prazo.

1. Orientações para a realização da tarefa: 2. Tarefa:

- Responder questões de ENEM em formulário digital (Google Forms).

3. Material de consulta: Link que direciona para formulário digital, a ser enviado para o email de cada estudante no dia 29/10.

Aluno(a): Professora: Kelly Correa da Silva Componente curricular: Sociologia

(14)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

Atividade de Tópicos Especiais III - SEMANA 31 Olá meus queridos!

Aqui tem exercícios extras que não precisam ser entregues. Dúvidas desses exercícios podem e devem ser perguntadas por e-mail, Messenger ou Facebook.

EXERCÍCIOS EXTRAS:

ENEM – 2018 UFRGS - 2019

RESPOSTAS: ENEM) B UFRGS) D

Aluno(a): Profª: Simone Dias Cruz Componente curricular: Tópicos Especiais III Turma: Data: E-mail da professora: simone.cruz@ufrgs.br

(15)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

1.

Título ou conteúdo da tarefa: Força Magnética em campos magnéticos uniformes.

1. É conhecido por vocês, desde o primeiro ano, que a interação entre campos de mesma natureza gera um par de forças, de natureza igual à dos campos. Dois corpos com massa geram campos gravitacionais que interagem através de um par (ação e reação) de forças gravitacionais – o Sol puxa a Terra e a Terra puxa o Sol. Duas cargas elétricas geram campos elétricos que interagem através de um par de forças elétricas – um elétron atrai um próton e o próton atrai o elétron. Da mesma forma, duas cargas elétricas (livres ou confinadas em condutores) em movimento geram campos magnéticos que interagem através de uma força magnética.

Cálculos envolvendo o campo magnético gerado por imãs naturais ou cargas elétricas movendo-se livremente pelo espaço (ou até dentro de condutores não retilíneos) nos levam a equações extremamente complexas, até mesmo para as cadeiras de física geral 3 nos cursos de física ou engenharia. Portanto, vamos nos limitar ao cálculo da força magnética proveniente da interação entre:

Carga elétrica viajando num campo magnético constante (mesma intensidade, direção e sentido em todo o espaço);

Carga elétrica viajando próxima a um fio condutor (retilíneo, espira e solenoide); Fio condutor dentro de um campo magnético constante;

Fio condutor próximo de outro fio condutor. Vamos focar essa aula nos dois primeiros casos.

Carga elétrica viajando num campo magnético constante

Falar em campo constante implica em abrir mão dos casos onde qualquer característica do campo mude conforme viajamos pelo espaço. Isso exclui o campo magnético gerado por um imã de barra, já que ele tem maiores intensidades nas proximidades dos polos e diferentes direções pelo espaço, conforme a figura abaixo.

Precisamos que o campo tenha o mesmo valor em qualquer ponto, assim como a mesma direção e sentido. Isso nos limita a casos muito específicos como as pequenas regiões entre os extremos dos polos de imãs no formato de ferradura.

Aluno(a): Professor: Willian T. Prants Componente curricular: Física

(16)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

A representação gráfica mais comum para campos constantes (uniformes) consiste em um conjunto de linhas de campo paralelas, igualmente espaçadas e com mesmo sentido.

Dentro dessas regiões podemos garantir um valor constante para o campo 𝐵 assim como ângulos 𝜃 constantes entre as linhas de campo e qualquer direção de propagação de uma carga elétrica 𝑞 em movimento com velocidade 𝑣, conforme ilustrado abaixo.

Como comentado anteriormente, o campo magnético constante 𝐵 agirá mutualmente sobre o campo magnético gerado pelo movimento da carga elétrica 𝑞, resultando numa força magnética 𝐹 . A quantidade (módulo) da força magnética pode ser determinada através da expressão matemática a seguir.

𝐹

|𝑞| . 𝑣 . 𝐵 . 𝑠𝑒𝑛 𝜃

O ângulo 𝜃 mede a inclinação entre a velocidade (direção e sentido do movimento da carga elétrica) e o campo magnético. A unidade de medida para a força magnética é a unidade padrão para forças, o Newton 𝑁.

Como a força magnética depende do seno do ângulo teremos dois casos especiais que merecem ser destacados. Quando a carga elétrica se move paralela ao campo o ângulo entre a velocidade e o campo será de 0° (sentidos iguais) ou 180° (sentidos opostos), para ambos os casos o 𝑠𝑒𝑛𝑜0° 𝑠𝑒𝑛𝑜180° 0 e, portanto, a força magnética será nula.

Como a força magnética é uma grandeza vetorial precisamos determinar a direção e o sentido dessa força. A direção da força magnética (veja a figura a seguir) será sempre simultaneamente perpendicular (forma ângulo de 90°) ao campo e a velocidade.

A determinação do sentido da força magnética (para cima ou para baixo, na figura acima) devemos usar a chamada “regra da mão direita . Para isso posicionamos a mão direita com o dedão acompanhando a velocidade da carga enquanto os demais dedos acompanham o campo magnético. Veja a figura abaixo.

(17)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

O último passo envolve observar se a carga elétrica em questão é positiva ou negativa. Sendo a carga positiva, o sentido da força magnética será o mesmo apontado pela palma da mão, como na figura acima. Sendo a carga negativa, o sentido da força magnética será o mesmo apontado pelas costas da mão (contrário a palma), conforme a figura abaixo.

Carga elétrica viajando próxima a um fio condutor

Resolvi separar esse tópico apenas para prepara-los psicologicamente para problemas envolvendo forças magnéticas e fios condutores. Porém, não há nada de novo aqui, a expressão matemática para a força magnética e as regras para a direção e o sentido são exatamente as mesmas do caso anterior. Continuamos com:

𝐹

|𝑞| . 𝑣 . 𝐵 . 𝑠𝑒𝑛 𝜃

Também manteremos a regra da mão direita, a única alteração está na forma como obteremos o campo magnético 𝐵. Nos exercícios de campo constante esse valor será dado (assim como a direção e o sentido do campo), já nas questões envolvendo fio condutores teremos que determinar o valor, direção e sentido do campo através das informações do problema.

2. Tarefa –Faça a lista de exercícios em anexo.

3. 01 - https://youtu.be/0okeV_UvTb4 - Videoaula força magnética (até 7:48 de vídeo). 02 - https://youtu.be/k9NBJXy4AVc - Segunda opção de videoaula.

(18)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

Anexo – Lista de exercícios

I – Uma quantidade de carga elétrica 𝑞 4 . 10 𝐶 percorre, com velocidade igual a 15𝑚/𝑠, uma trajetória paralela e distante 0,2𝑚 de um fio condutor retilíneo. Determine o módulo, a direção e o sentido da força magnética que atua sobre a carga se sobre o fio passa uma carga elétrica de 2 . 10 𝐴 no mesmo sentido que a velocidade da carga.

II – Considere uma partícula carregada com carga elétrica 𝑞 0 e uma região onde há um campo magnético uniforme, cujas linhas de campo estão orientadas perpendicularmente a esta página e entrando nela. Suponha três situações (observe os esquemas): (1) a partícula é colocada em repouso no interior do campo. (2) a partícula é lançada paralelamente às linhas de campo. (3) a partícula é lançada perpendicularmente às linhas de campo. Assinale a opção que representa CORRETAMENTE o vetor força magnética 𝐹 que agirá sobre a partícula em cada caso.

(a) : (b) : (c) : (d) : (e) :

III – Uma partícula de massa 𝑚 9,1. 10 1𝐾𝑔 e carga 𝑞 1,6. 10 1 𝐶 penetra com velocidade 𝑣 4,4. 10 𝑚/𝑠, numa região onde existe um campo magnético 𝐵 1,0. 10 𝑇 uniforme, perpendicular à trajetória da partícula e sentido para fora do papel (ver figura).

a) Calcule a força que B exerce sobre a partícula.

b) Qual é a direção dessa força em relação à trajetória da partícula? c) Que tipo de trajetória a partícula descreve? Justifique.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Para outras obras intimadas pela Câmara Municipal (adicional de 100%, correspondente taxa de.. licença inicial

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

De forma específica, esclarecer o conceito de morte digna, trazer importantes elucidações acerca da autonomia, enquanto direito, e sopesar a possibilidade de que