Estado recebe mais de 84 mil doses de vacinas

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

São Gabriel da Palha, ES - Quinta-feira,18demarçode2021- Ano XI - Edição nºV 2722- Distribuição Gratuita Es1 - Hoje Notícias

Estado recebe mais de

84 mil doses de vacinas

contra a Covid-19

Da Vitória afirma

que Nova Lei do

Gás vai estimular

investimentos e

gerar empregos

no País

Pág. 02

Procidades disponibiliza crédito

para municípios capixabas

Pág. 05

Pág. 03

Asteroide

passará próximo

à Terra a mais

de 120 mil km/h

Momento de maior

aproximação será às

13 horas do dia

21 de março

Pág. 06

Novela paralisada:

Flamengo vive dilema

nas negociações

com Rafinha

Internamente, Rubro-Negro ainda

não chegou a um consenso para dar

concluir a volta do lateral-direito,

que não esconde o seu 'sim' em relação

aos termos oferecidos pelo clube

Pág. 07

Foto: divulgação

(2)

Reflexao

~

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre."

Refletindo: Viver em comunhão no lar, no

trabalho, na igreja e na sociedade deve ser nossa motivação diária. Precisamos nos relacionar bem com as pessoas ao nosso redor, ajudando uns aos outros, vivendo sempre em união, pois é na unidade que o Espirito Santo de Deus derrama seu óleo sobre nós. E ainda mais, é na unidade e na comunhão que o Senhor ordena Sua benção e a vida para sempre.

Oração: Pai querido, eu peço que o Senhor

ajude a me relacionar bem com a minha família, meus colegas e com meu próximo. Ajuda-me a entender que não há ninguém perfeito, e as pessoas cometem erros, e caso alguém falhe, e me cause alguma ofensa ou algum dano, que eu possa estar pronto para perdoar. Ajuda-me a não me deixar envolver em intrigas, discussões e confusão que causam inimizades e desunião. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

de

Momento

Salmos 133:1-3

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar

crônicas, escreva para o HN!

a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 - Jardim Passamani

São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo

Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação:Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO = ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

UMA CAMPANHA:

CORONAVÍRUS C O V I D - 1 9 MANTENHA

O DISTANCIAMENTOSOCIAL! Cuide de você e dos outros.

USE MÁSCARA!

#FiqueEmCasa Se puder!

Estado recebe mais de 84 mil doses

de vacinas contra a Covid-19

Mais 84.600 mil doses da vacina Corn a v a c ( S i Corn o-vac/Butantan) chega-ram ao Estado, na ma-drugada de ontem (17). As doses serão destina-das à continuidade da vacinação dos idosos de 75 a 79 anos e traba-lhadores da saúde.

O Estado fará o en-vio de imunizantes aos municípios com o quantitativo de 5% aos trabalhadores da saú-de, o que irá completar a p r ox i m a d a m e n t e 100% da D1 deste

pú-blico (com cobertura atual de 95%); e tam-bém mais o quantitati-vo de 50% de D1 para idosos de 75 a 79 anos. Para ambos os

públi-cos, também está ga-rantida a segunda dose. Os imunizantes fo-ram encaminhados à Central Estadual de Frio para organização

e cadastramento. A previsão é de que en-vio às regionais de saú-de Norte, Sul e Central seja a partir desta quin-ta-feira (18).

Pergaminho bíblico é descoberto no Deserto da Judeia

A intervenção arqueo-lógica da Autoridade de Antiguidades de Israel nas cavernas na região de Qumran, na Cisjordânia, revelou um espólio de artefatos raros. O cesto encontrado na gruta Mu-raba`at foi considerado o mais antigo do mundo, com 10.500 anos, depois de datado pelo método de Carbono 14.

Essas grutas guardam vivências de múltiplas cronologias. Foi também encontrado um esqueleto de criança datado de 6 mil anos. Diversas moe-das do período da Revolta de Bar Kochaba, entre 132 e 136 d.C., terão sido escondidas por judeus

durante uma fuga dos romanos e nunca foram resgatadas.

Pontas de seta, teci-dos, sandálias e um pente documentam alguns dos objetos do cotidiano de cerca de 2 mil anos. Entre os pergaminhos recupera-dos, a Autoridade de Anti-guidades de Israel revela a decodificação do grego antigo. Apenas o nome de Deus está em hebraico. “As montanhas estre-mecem por causa dele, e as colinas derretem. A terra eleva-se diante d`Ele, o mundo e todos os que nele habitam. Quem pode resistir à sua ira? Quem pode resistir à sua fúria? Sua raiva derrama como fogo, e as pedras são quebradas por causa

dele”. São esses os novos versículos que se juntam aos fragmentos encontra-dos em 1953.

As cavernas são lade-adas por desfiladeiros e, para chegar à entrada, é preciso descer em rapel.

A operação arqueoló-gica destinava-se a evitar

o saque por ladrões de antiguidades no deserto da Judeia. Depois da des-coberta dos Manuscritos do Mar Morto, há 70 anos, no deserto da Jude-ia, esses lugares torna-ram-se muito procurados para contrabandistas de tesouros arqueológicos. Agência Brasil Sesa Foto: divulgação Foto: divulgação

(3)

Da Vitória afirma que Nova Lei do Gás vai

estimular investimentos e gerar empregos no País

O deputado federal Da Vitória, afirmou que a aprovação no novo marco legal do setor do gás vai estimu-lar investimentos e a geração de empregos no Brasil. A Câmara dos Deputados rejei-tou todas as emendas do Senado e aprovou, na madrugada desta quarta-feira (17), o no-vo marco regulatório do setor de gás (PL 4476/20). Entre outras medidas, o texto prevê a desconcentração do mercado, ao impedir uma mesma empresa de atuar em todas as f a s e s , d a p r o d u-ção/extração até a dis-tribuição. A proposta será enviada à sanção presidencial.

“A Câmara restabe-leceu o texto original do projeto e garantiu a aprovação da proposta inicial. A expectativa é

de aumento de R$ 150 bilhões de investimen-tos da indústria nos próximos 10 anos, ge-rando mais de 4 mi-lhões de empregos em todo o País. Além da redução do custo do gás. Este projeto é um incentivo importante à retomada econômica do Brasil nesse mo-mento difícil de enfren-tamento à pandemia do novo coronavírus”, afirmou Da Vitória.

Atualmente, a Pe-trobras participa com 100% da importação e processamento e cerca de 80% da produção (gás de petróleo). A empresa tem vendido suas participações nas cadeias de transporta-doras e distribuitransporta-doras após celebrar Termo de Compromisso de Ces-sação de Prática (TCC) com o Conselho Admi-nistrativo de Defesa Econômica (Cade).

Com as novas

re-gras, será usada a auto-rização em vez da con-cessão para a explora-ção do transporte de gás natural pela inicia-tiva privada.

Se houver mais de um interessado para a construção de um gaso-duto, a Agência Nacio-nal do Petróleo, Gás Natural e Biocombus-tíveis (ANP) deverá realizar processo sele-tivo público. As autori-zações não terão tem-po definido de vigên-cia, podendo ser revo-gadas somente a pedi-do da empresa, se ela falir ou descumprir obrigações de forma grave, se o gasoduto for desativado ou se a em-presa interferir ou so-frer interferência de outros agentes da in-dústria do gás.

Acompanhamento

Segundo o projeto, a ANP deverá

acompa-nhar o mercado de gás natural para estimular a competitividade e reduzir a concentra-ção, usando mecanis-mos como a cessão compulsória de capaci-dade de transporte, escoamento da produ-ção e processamento; obrigação de venda, em leilão, de parte dos volumes de comerciali-zação detidos por em-presas com elevada participação no merca-do; e restrição à venda de gás natural entre produtores nas áreas de produção.

Antes de adotar essas medidas, a ANP deverá ouvir o Cade.

Ainda de acordo com o texto, os gasodu-tos e outros bens não reverterão à União, ou seja, não serão proprie-dade federal e não cabe-rá indenização, deven-do ocorrer a venda deven-dos

ativos para novo opera-dor, quando for o caso.

O texto também acaba com a exclusivi-dade dos estados na atividade de distribui-ção de gás natural, seja diretamente ou por concessão, permitindo ainda sua exploração pelas concessionárias

privadas de energia elétrica.

Permanece, entre-tanto, a exclusividade dos estados para a dis-tribuição de gás canali-zado ao consumidor cativo (residencial e comercial, por exem-plo), garantida pela Constituição.

Vacinação de grávidas contra covid-19 pode proteger bebês

Mulheres grávidas vacinadas contra a co-vid-19 podem passar a proteção aos bebês,

se-gundo um novo estudo desenvolvido em Israel. De acordo com pes-quisa conduzida em fevereiro, anticorpos foram detectados em

todas as 20 mulheres que receberam as duas doses da vacina da Pfi-zer/BioNTech durante o terceiro trimestre de gravidez, e em todos os seus recém-nascidos, por meio de transferên-cia placentária.

“Nossas descober-tas ressaltam que a vaci-nação de mulheres grá-vidas pode providenci-ar proteção maternal e neonatal da infecção pelo SARS-CoV-2”, diz o estudo. As conclusões dos pesquisadores do Cen-tro Médico da Univer-sidade de Hadassah, em Jerusalém, foram publicadas neste mês no medRxiv – um ser-viço de distribuição online para manuscri-tos de pesquisas não publicadas que ainda não passaram pela revi-são por pares – e divul-gadas pela imprensa israelense nessa terça-feira.

Os autores

destaca-ram o tamanho peque-no do estudo e disse-ram que pesquisas adi-cionais seriam necessá-rias para medir o efeito da vacinação em dife-rentes estágios da gra-videz, além da seguran-ça e eficácia das dife-rentes vacinas disponí-veis.

Uma das pesquisa-doras, Dana Wolf, afir-mou ao jornal Jerusa-lem Post que o grupo irá agora pesquisar quanto tempo os

anti-corpos provocados pe-las vacinações vão du-rar nos bebês.

A Pfizer e a BioN-Tech disseram, no mês passado, que haviam começado estudo inter-nacional com 4 mil vo-luntárias para avaliar a eficácia de sua vacina contra a covid-19 em mulheres grávidas sau-dáveis. O estudo tam-bém vai avaliar se as grávidas transferem os anticorpos protetivos aos filhos. Agência Brasil Foto: divulgação Foto: divulgação Assessoria

(4)

Iniciativa do Sebrae reúne especialistas para

debaterem novas perspectivas do agronegócio

O objetivo é traçar estratégias inovadoras para aumentar a produtividade

e a conectividade entres os micro e pequenos produtores do setor

O Sebrae realiza na próxima segunda-feira (22/3) o Prospera Agro, evento total-mente dedicado a deba-ter questões prioritári-as para o desenvolvi-mento do agronegócio entre os pequenos pro-dutores nacionais. O presidente do Sebrae, Carlos Melles, fará a abertura junto ao dire-tor técnico, Bruno Qu-ick. A iniciativa conta-rá com a presença de grandes especialistas no assunto e represen-tantes de instituições como o Ministério da Agricultura, Pecuária e A b a s t e c i m e n t o (MAPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embra-pa), Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), Ser-v i ç o N a c i o n a l d e Aprendizagem Rural (Senar), entre outras.

A programação do Prospera Agro terá início às 8h30 e prosse-gue até as 12h30, com palestras abertas dis-ponibilizadas gratuita-mente no Youtube. O p e s q u i s a d o r d a Embrapa, Zander Na-varro, vai tratar sobre aplicação da Inteligên-cia Estratégica no Agro, a partir das 9h. Cleber Soares, diretor d e i n o v a ç ã o d o

MAPA, apresentará as principais perspectivas de inovação no setor, às 9h55. O superinten-dente da CNA, Bruno Lucchi, trará os princi-pais desafios para a agropecuária no atual cenário, às 10h45. Na sequência, haverá um painel com perguntas e respostas aberto ao público.

Durante a tarde, as equipes técnicas do Sebrae se reunirão em grupos de trabalho pa-ra criar estpa-ratégias de atuação de fomento ao empreendedorismo dentro do agronegó-cio. A analista de com-petitividade, Newman Costa, explica que a

pandemia trouxe no-vos desafios e novas oportunidades para os pequenos negócios que atuam no campo, por isso, o Sebrae pre-cisa estabelecer um planejamento para que sua atuação e incenti-ve, cada vez mais, o crescimento dos micro e pequenos negócios desse segmento.

“Quando falamos em Agro, estamos tra-tando de um setor de grande impacto na eco-nomia brasileira. Te-mos uma cadeia de mi-cro e pequeno negóci-os que atuam dentro de grandes commodities, mantendo linhas de produção de alimentos

nacionais e internacio-nais. A pandemia trou-xe um momento extre-mamente provocativo no sentido da digitali-zação e da conectivi-dade. Nesse sentido, o Sebrae espera traçar novas estratégias de atuação para que o Agro seja cada vez ma-is impactado com a inovação. O Prospera Agro vem da necessi-dade de democratizar o acesso as informa-ções e conhecimento de novas tecnologias, para que os pequenos negócios possam po-tencializar sua produ-ção e sua competitivi-dade no mercado”, observa a analista.

Newman afirma que o evento também trará reflexões sobre a importância de tornar as produções cada vez mais sustentáveis. “O Sebrae entende que a sustentabilidade, a bio-economia são temas extremamente relevan-tes para os micro e pe-quenos negócios. A meta é produzir cada vez mais desenvolven-do a responsabilidade socioambiental. A ino-vação que nós propo-mos é exatamente nes-se nes-sentido, de usar a tecnologia para o em-prego de meios susten-táveis de geração de produtos e serviços”, diz.

Procon-ES suspende atendimento

presencial durante a quarentena

Devido à quarente-na, medida adotada pelo Governo do Estado para prevenção e controle do novo Coronavírus (Co-vid-19), o Instituto Esta-dual de Proteção e Defe-sa do Consumidor (Pro-con-ES) estará suspen-dendo temporariamente os atendimentos presen-ciais na sede em Vitória a partir de hoje (18), até o dia 31 de março.

Durante esse perío-do, os consumidores deverão formalizar as suas denúncias, dúvidas e reclamações exclusiva-mente pelo App Procon-ES, disponível para Android, ou pelo e-mail a t e n d i m e n t o-app@procon.es.gov.br, para usuários da tecno-logia iOS.

Durante o registro de reclamação, é importan-te informar o nome com-pleto, CPF, endereço, telefone de contato e os dados da empresa. É fundamental anexar

có-pia dos documentos pes-soais e de documentos que comprovem a rela-ção de consumo como, por exemplo, nota fiscal, ordem de serviço, bole-tos, faturas e/ou contra-to etc.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, informou que os atendimentos agen-dados para os próximos dias serão remarcados sem prejuízo para o con-sumidor. “A equipe de atendimento vai conta-tar os consumidores pa-ra um novo agendamen-to”, ressaltou.

Durante a quarente-na, está mantida a con-tagem dos prazos recur-sais, de defesa e de im-pugnações dos proces-sos administrativos que tramitam no órgão e, também, os prazos admin i s t r a t i v o s p r é -processuais referentes às notificações enviadas por meio da Carta de Informações Prelimina-res (CIP) e de autos de constatação, de infração e de notificação. Os pro-tocolos devem ser reali-zados exclusivamente pelo e-mail protoco-lo@procon.es.gov.br.

Procon-ES

Foto: divulgação

Sebrae

Pré-sal atinge recorde

de 73% da produção

nacional de petróleo e gás

A participação do pré-sal na produção nacional de petróleo e gás natural atingiu em fevereiro o patamar recorde de 73,14%, segundo divulgou on-tem (17) a Agência Na-cional de Petróleo, Gás Natural e Biocombus-tíveis (ANP). De acordo com a agência reguladora, foram produzidos no pré-sal no mês passado 2,6 milhões de barris de óleo equivalente por dia, medida que consi-dera tanto a produção de petróleo quanto a de gás. Já a produção to-tal brasileira foi de 3,55 milhões de barris por dia.

Segundo a ANP, somente o Campo de

Tupi, o maior produtor nacional, respondeu por 32,8% da produ-ção brasileira, com 1,2 milhão de barris de óleo equivalente por dia.

Já o Campo de Búzi-os, o maior da Cessão Onerosa, correspon-deu a 19% da produ-ção nacional, com 673 mil barris de óleo equi-valente por dia.

Agência Brasil

(5)

Procidades disponibiliza crédito

para municípios capixabas

O Governo do Esta-do, por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Ban-des), lança, a partir des-ta semana, um novo edital para a contrata-ção de recursos do Pro-g r a m a B a n d e s d e Investimento nos Muni-cípios do Espírito San-to (Procidades). A li-nha de financiamento é destinada à administra-ção pública municipal e é uma das alternati-vas criadas pelo banco para acelerar o desen-volvimento regional.

O programa conta com orçamento de R$ 50 milhões para que as prefeituras financiem obras e serviços. Os municípios interessa-dos devem consultar as condições do edital, publicado no site do banco. O secretário de Estado da Ciência, Tec-nologia, Inovação, Edu-cação Profissional e Desenvolvimento Eco-nômico, Tyago Hoff-mann, destaca que o

programa possibilita o desenvolvimento regio-nalmente equilibrado.

"O programa Proci-dades está em sintonia com o conjunto de ini-ciativas que o Governo vem colocando em prá-tica para a retomada do desenvolvimento em todas as regiões do Esta-do. Será mais uma ação relevante que

benefici-ará os capixabas, ge-rando oportunidades, empregos ao movi-mentar a economia das cidades", disse Tyago Hoffmann.

Pa r a o d i r e t o r -presidente do Bandes, Munir Abud de Olivei-ra, o programa reforça a possibilidade de am-pliar investimentos em todos os municípios do

Estado. “A necessida-de necessida-de acelerar o investi-mento em infraestrutu-ra, como pavimenta-ção de estradas, ilumi-nação pública e sanea-mento, aliados à priori-zação dos recursos go-vernamentais, vem con-tribuindo para que os municípios busquem alternativas para o de-senvolvimento”, afir-mou. S e g u n d o M u n i r Abud de Oliveira, os financiamentos são soluções importantes para que os municípios possam viabilizar pro-jetos de interesse da região. “Esses recur-sos, muitas vezes, são limitados para despe-sas fixas, como manu-tenção de Saúde e

Edu-cação. Sendo assim, a capacidade de investi-mento em obras acaba sendo reduzida. Com acesso ao financia-mento do Bandes, im-portantes intervenções municipais podem sair do papel e trazer mais qualidade de vida à população”, enfati-zou.

O Procidades tem como objetivo promo-ver recursos aos muni-cípios para a moderni-zação da gestão, inclu-sive de melhorias feitas até seis meses antes da data do protocolo da operação no Bandes. Podem ser submetidos projetos que contribu-am para viabilizar in-vestimentos em infra-estrutura urbana, rural e turística, segurança pública, construção de pavilhões industriais, ginásios de esportes, centros administrati-vos, postos de saúde, escolas, creches, má-quinas, equipamentos rodoviários, centro de eventos, revitalização de praças, entre outros.

Incaper fará atendimento remoto ao agricultor

Em razão das medi-das restritivas para en-frentamento da Covid-19 anunciadas pelo Go-verno do Estado do Espírito Santo, nessa

terça-feira (16), o Insti-tuto Capixaba de Pes-quisa, Assistência Téc-nica e Extensão Rural (Incaper) atenderá o agricultor de forma 100% remota. A adap-tação do atendimento

começa hoje (18) e vai até o próximo dia 31, conforme prevê o De-creto 4838-R, publica-do na quarta-feira (17), no Diário Oficial do Estado. De acordo com o Decreto, as medidas qualificadas para o en-frentamento do novo Coronavírus (Covid-19) são válidas para to-dos os municípios do Estado. Tendo em vista as restrições de abertura de estabelecimentos, a prestação de serviço do Incaper à população se dará por meio de telefo-nemas, e-mails, aplica-tivos de mensagens, videochamadas, entre outros recursos virtua-is.

Para facilitar a comu-nicação com extensio-nistas, técnicos, pesqui-sadores, administrati-vos e demais servidores do Instituto, serão

dis-ponibilizados os conta-tos telefônicos e e-mails em cartaz afixado nas entradas das unidades do Incaper de todo o Estado.

O diretor-presidente do Instituto, Antônio Carlos Machado, des-tacou a importância da determinação de qua-rentena feita pelo Go-verno do Estado com o objetivo de salvar vidas, bem como garantir o bem-estar dos servido-res do Instituto e de agri-cultores que recebem atendimento. Ele asse-gurou ainda que as ati-vidades desenvolvidas pelo Instituto terão to-tal continuidade por

meio do atendimento remoto.

Nosso trabalho será continuado com aten-dimentos pelo celular, e-mails, videochama-das e outras ferramen-tas que estiverem ao alcance. Não vamos medir esforços em auxi-liar o agricultor famiauxi-liar e continuar promoven-do o desenvolvimento do trabalho da agrope-cuária no Espírito San-to. Esperamos um cená-rio melhor daqui a 14 dias, mas a normaliza-ção do atendimento presencial será feita so-mente com a decisão do Governo do Esta-do”, disse Machado.

Incaper

Foto: divulgação

Bandes

Foto: divulgação

A prestação de serviço do Incaper à população se dará por meio de telefonemas, e-mails, aplicativos de mensagens, videochamadas, entre outros recursos virtuais.

(6)

Senado aprova medidas

para evitar vacinação falsa

O Senado aprovou na terça-feira (16) um projeto de lei (PL) que garante que a pessoa, no ato da vacinação, seja informado sobre o lote da vacina aplicada. O projeto também ga-rante a presença de um acompanhante no mo-mento da vacinação. O texto segue para análise da Câmara.

A informação sobre o lote da vacina deverá ser registrada no cartão de vacinação da pes-soa. O projeto também garante à pessoa o dire-ito de registrar sua

vaci-nação, seja por foto ou vídeo, desde que não atrapalhe o trabalho dos profissionais de saúde. Segundo o pro-jeto, é crime a obstru-ção desses direitos, seja pelos profissionais en-carregados do procedi-mento de vacinação ou por qualquer outra pes-soa.

O projeto é motiva-do por episódios de fal-sa vacinação contra covid-19 ocorridos re-centemente. “Tem sido observados e investiga-dos casos até mesmo de vacinação forjada, com desvio dos imunizan-tes. A edição da norma,

portanto, tem a possibi-lidade de evitar esses problemas e tranquili-zar a população”, afir-mou o relator do proje-to, Álvaro Dias (Pode-mos-PR).

Ainda segundo Di-as, os direitos expressos no projeto dão mais segurança ao cidadão de ter sido vacinado corretamente. “A previ-são de se garantir a pre-sença de um acompa-nhante durante a vaci-nação, o registro desse ato, bem como o acom-panhamento da marca-ção do lote da vacina no cartão de vacinação respectivo, é

providên-cia bastante razoável, sobretudo em tempos de pandemia, pois são

direitos que conferem maior segurança de que a vacina aplicada está

correta e a inoculação do imunizante foi feita de modo adequado”.

Asteroide passará próximo à Terra a mais de 120 mil km/h

Momento de maior aproximação será às 13 horas do dia 21 de março

Uma rocha forma-da nos primórdios do Sistema Solar, com cerca de 1 quilômetro (km) de diâmetro e 550 metros de largura, passará, segundo os padrões astronômi-cos, muito perto da Terra, a uma velocida-de velocida-de aproximada-mente 124 mil km/h.

Apesar de classifi-car o objeto como “po-tencialmente perigo-so”, a agência espacial

norte-americana (Na-sa) garante: “não há risco de colisão dele com nosso planeta nem agora, nem nos próximos séculos”.

C h a m a d o 2 0 0 1 FO32, esse asteroide descoberto em março de 2001 atingirá seu ponto de maior proxi-midade com a Terra no dia 21 de março, por volta das 13h (ho-rário de Brasília). De acordo com a Nasa, ele estará a uma dis-tância de cerca de 2

milhões de km: o equi-valente a pouco mais do que cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua. Segundo a agência, o F032 é o maior, entre os asteroides que se aproximarão da Terra em 2021 – o que pro-porcionará, aos astrô-nomos, “uma rara oportunidade de se observar uma relíquia rochosa que se formou no início do nosso Sis-tema Solar”.

“Essa distância é

próxima em termos astronômicos, e é por isso que o 2001 FO32 foi designado um ‘as-teroide potencialmen-te perigoso’ ”, explica o diretor do Centro de Estudos de Objetos da Terra Próximo, da Na-sa, Paul Chodas, refe-rindo-se ao asteroide cuja órbita ao redor do Sol ocorre a cada 810 dias.

A próxima visita do asteroide às vizi-nhanças da Terra está prevista para 2052,

quando ele passará a cerca de sete distânci-as lunares, ou 2,8 mi-lhões de quilômetros do planeta.

De acordo com a Nasa, mais de 95% dos asteroides próxi-mos à Terra, com tama-nho similar ou maior ao do F032 já foram descobertos, rastrea-dos e catalogarastrea-dos. Ne-nhum deles tem qual-quer chance de impac-tar a Terra. Pelo me-nos “no próximo sécu-lo”, conforme diz, em

seu site, a agência espa-cial dos Estados Uni-dos.

“Ainda assim, os esforços continuam para descobrir todos os asteroides que po-dem representar um risco de impacto. Qu-anto mais informa-ções puderem ser reu-nidas sobre esses obje-tos, melhor os projetis-tas de missões podem se preparar para des-viá-los se algum amea-çar a Terra no futuro”, destaca a agência.

Agência Brasil

Foto: divulgação

Agência Brasil

(7)

Esportes

MPES mantém atendimento virtual

ao público e reforça medidas para

evitar contaminação pela Covid-19

Diante do agrava-mento da pandemia de Covid-19 no Espíri-to SanEspíri-to e do anúncio do Governo do Estado de implementação de medidas restritivas para o enfrentamento da doença a partir de hoje (18), a procura-dora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Lucia-na Andrade, adotou, na terça-feira (16/03), uma série de providên-cias visando à preser-vação da saúde e do bem-estar de mem-bros, servidores, fun-cionários e estagiári-os, além da população em geral que busca os serviços da

institui-ção. O MPES retoma a fase 01 prevista na Portaria PGJ/CGMP nº 9 e no Plano de Bios-segurança da institui-ção, com o atendimen-to ao público sendo realizado preferenci-almente de forma vir-tual. As medidas insti-tuídas até 05 de abril de 2021 preveem tam-bém que a participa-ção de membros em audiências judiciais será exclusivamente por meio de videocon-ferência.

De acordo com as orientações da PGJ, seguindo a Portaria PGJ/CGMP nº 10, nos municípios classi-ficados como de Risco Extremo ou Alto, se-guindo o mapeamento de risco instituído pelo

D e c r e t o E s t a d u a l 4.636-R, em todas as unidades ministeriais as atividades devem ser realizadas em regi-me integral de traba-lho remoto, de segun-da a sexta-feira, segun-das 12h às 18 horas, com a utilização de recursos tecnológicos, permi-tindo-se apenas em caráter excepcional atividades presenciais essenciais, em prol da precaução à contami-nação pela Covid-19.

Na retomada da fase 01, o atendimento ao público continuará sendo realizado prefrencialmente pelo e-mail da respectiva pro-motoria de Justiça, afixado na entrada das unidades ministeriais, e já informado ao

Judi-ciário, à Defensoria Pública Estadual, à Ordem dos Advoga-dos do Brasil, seccio-nal Espírito Santo (OAB-ES), ao Conse-lho Tutela, à Delega-cia de PolíDelega-cia, às uni-dades locais da Polícia Militar e Bombeiro Militar, à Prefeitura e à Câmara Municipal.

O cidadão deverá buscar atendimento também pelo telefone 127 (segunda a sexta-feira, das 12h às 18h), p e l o s i t e http://ouvidoria.mpe s.mp.br, pelo e-mail o u v i d o-ria@mpes.mp.br ou pelo App MPES Cida-dão, disponível gratui-tamente nas versões Android e iOs. Audiências A participação de membras e membros em audiências judicia-is será exclusivamente por meio de videocon-ferência, nos termos do art. 1º do Ato Nor-mativo nº 21/2021 do presidente do Tribu-nal de Justiça do Espí-rito Santo (TJES). Em caso de manutenção da realização de au-diências presencias pelo(a) magistrado(a), o(a) membro(a) pode deixar de comparecer ao ato presencial de-signado pelo juízo. Nesse caso, será ne-cessário justificar for-malmente a ausência por e-mail endereçado ao juízo, indicando a disponibilidade para

participar por via re-mota, devendo, inclu-sive, comunicar o fato à procuradora-geral de Justiça e à correge-dora-geral, mediante o preenchimento de formulário próprio constante do Sei!. Quarentena O Governo do Esta-do publicou ontem (17/03) o Decreto nº 4838-R, que dispõe sobre medidas qualifi-cadas extraordinárias pelo prazo de 14 dias para o enfrentamento da emergência de saú-de pública saú-decorrente do novo coronavírus (Covid-19) em todos os municípios capixa-bas, e dá outras provi-dências.

Novela paralisada: Flamengo vive dilema nas negociações com Rafinha

Internamente, Rubro-Negro ainda não chegou a um consenso para dar concluir a volta do

lateral-direito, que não esconde o seu 'sim' em relação aos termos oferecidos pelo clube

Uma nova novela cujo os cenários são o Ninho do Urubu e a Gávea está paralisada. Enquanto o departa-mento de futebol de-monstrava otimismo por um acerto breve, membros que dirigem o clube, capitaneado por Rodolfo Landim, di-vergem a respeito das negociações envolven-do Rafinha.

A repatriação indi-cava iminência quando Rafinha desembarcou no Rio de Janeiro, no dia 8 de fevereiro. "Eu sempre deixei claro, todo mundo sabe o cari-nho que eu tecari-nho pelo

Flamengo. Mas não vou me precipitar. […] É cedo ainda, não vou me precipitar, falar na-da, não. Porque tem tempo ainda. Vamos conversar, mas não tem nada decidido ain-da"falou Rafinha, à época.

E, após mais de um mês, o “tempo ainda” se faz correr sem defini-ção. Rafinha já exter-nou publicamente que aceitou o que o Fla-mengo lhe propôs, in-cluindo bonificações contratuais. O lateral-direito chegou até a pro-jetar a concorrência com Isla no setor em 2021.

Contudo, o

Flamen-go lida com o seguinte dilema: o investimento vale a pena, tendo em vista que Isla possui, na CLT, o salário mais ele-vado de um lateral-direito no país, por exemplo? O planeja-mento financeiro pro-voca reticências na alta cúpula da diretoria ru-bro-negra, sobretudo sem previsão para que a receita oriunda das bi-lheterias retorne – no início do ano, o Fla pre-viu R$ 100 milhões de arrecadação com bilhe-tes, para se ter uma ide-ia.

S e g u n d o o LANCE! apurou, em fevereiro, alguns funci-onários que trabalham

no Ninho do Urubu diariamente já lidavam como certa a volta de Rafinha.

Agora, há uma in-cógnita que não parecia prevista, enquanto,

son-dado por outros clubes do futebol brasileiro, que é onde ele quer jo-gar em 2021, Rafinha mantém uma rotina de treinos no Rio de Janei-ro, inclusive na praia.

Espera-se que a no-vela seja retomada dire-tamente para o capítulo derradeiro, aguardado por ambos (e torcida do Flamengo) até o fim desta semana.

Lance

Mpes

Foto: divulgação

(8)

Visitas sociais suspensas

em todas as unidades

prisionais do Estado

a partir de hoje (18)

As visitas sociais nas 35 unidades prisionais do Estado estarão suspensas entre esta quinta-feira (18) e o dia 31 de março. A medida tomada pela Secretaria da Justiça (Se-jus) atende às novas res-trições estabelecidas pelo Governo do Estado de combate ao novo Coro-navírus (Covid-19). A decisão considera a alta ocupação de leitos de UTI nas redes hospitala-res devido à alta taxa de transmissão da Covid-19.

As aulas realizadas nas unidades seguem suspensas, assim como as atividades laborais de presos trabalhadores do regime semiaberto. Ape-nas os projetos desenvol-vidos dentro das unida-des prisionais estarão em vigor durante este perío-do.

Desde o início da pan-demia, a Sejus adotou

medidas para prevenir o contágio da Covid-19 entre internos e servido-res. Além disso, a limpe-za das unidades e de equi-pamentos operacionais tem sido reforçada.

Como protocolo sani-tário, servidores da saúde que atuam no sistema prisional, realizam a afe-rição de temperatura de quem adentra as unida-des, como visitantes, ser-vidores e demais colabo-radores. Quem está com sintomas da doença tem o reagendamento da visi-ta realizado e é orienvisi-tado a buscar atendimento de saúde.

Todas as unidades prisionais contam com atendimento médico e celas de isolamento para o acompanhamento dos apenados com sintomas gripais. O mesmo ocorre quando há nova entrada ou movimentação de presos no sistema prisio-nal.

Sejus

Professores já podem fazer adesão

para 7ª edição da “Olimpíada de Língua

Portuguesa Escrevendo o Futuro”

Alunos e professores já podem se preparar para a 7ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”. Os professo-res apaixonados pela língua oficial do Brasil têm até o dia 30 de abril para se inscreverem na disputa, acessando o e n d e r e ç o : https://www.escrevend o o f u t u r o-.org.br/concurso.

Podem par ticipar professores que estejam lecionando em 2021 pa-ra estudantes de escolas da Rede Estadual matri-culados nas seguintes etapas escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensi-no Fundamental (inclu-sive, classes de acelera-ção que atendem estu-dantes com defasagem entre idade e série), e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

Para se inscrever, o professor deverá

comu-nicar e obter anuência da direção da escola em que leciona com objetivo específico para partici-par da Olimpíada. Os inscritos devem desen-volver e documentar, ao longo do primeiro se-mestre as atividades pro-postas nos “Cadernos Docentes”, por meio de relato escrito e produção multimídia (fotos, víde-os, áudios), com a parti-cipação de todos os estu-dantes envolvidos no registro do trabalho

rea-lizado.

O professor poderá se inscrever em uma ou mais categorias, de acor-do com os anos escolares em que lecionam. Em uma mesma escola pode-rão se inscrever quantos professores desejarem. Caso o professor lecione em mais de uma escola deverá especificar na inscrição as informa-ções de cada uma delas, para garantir a participa-ção de todos os

estudan-tes. Foto: divulgação

Sedu

CLA$$IFICADOS

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco

jornalhojenoticias@hotmail.com

27 3117-1030

EDITAL DE PROCLAMAS Nº

MATRÍCULA: 0237050155 2021 6 00007 050 0004147 55 CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E NOTAS DA SEDE DE VILA VALÉRIO ES

Faço saber que pretendem casar-se:

[WILLIAN SCHWANZ e ISABELA QUIUQUI CRUZ]

Ele, natural de São Gabriel da Palha-ES, nascido em 09 de novembro de 1999, estado civil solteiro, profissão MECANICO, residente na Córrego Solidão, Zona Rural em Vila Valério-ES, filho de JAIR SCHWANZ e ROSICLEIA LUIZ AZEVEDO SCHWANZ.

Nome a adotar após o casamento: WILLIAN SCHWANZ.

Ela, natural de São Gabriel da Palha-ES, nascida em 16 de agosto de 2000, estado civil solteira, profissão repositora, residente na Rua Herminio Vieira da Silva, 35, Boa Vista em Vila Valério-ES, filha de JOSE RAIMUNDO CRUZ e LUCILENE QUIUQUI CRUZ.

Nome a adotar após o casamento: ISABELA QUIUQUI CRUZ SCHWANZ. E, juntamente declaram que vão adotar o regime de Comunhão parcial de bens. E para que chegue ao conhecimento de todos lavrei o presente edital para ser fixado na forma da lei e lugar de costume.

Vila Valerio -ES, 17/03/2021 MONIQUE SPERANDIO DA SILVA

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DA SEDE DE SÃO GABRIEL DA PALHA – ES

Faço saber que pretendem casar-se:

1. MARCOS VICENTE FERNANDES e LORRAINE MANZIOLI PRATTI

MARCOS VICENTE FERNANDES, nacionalidade brasileira, profissão lavrador, com vinte e sete (27) anos de idade, estado civil solteiro, natural de Barra de São Francisco-ES, residente na Rua Francisco Ludgero Neto, s/n, Aimorés em São Gabriel da Palha-ES e LORRAINE MANZIOLI PRATTI, nacionalidade brasileira, profissão Auxiliar de costureira, com vinte e seis (26) anos de idade, estado civil solteira, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente na Rua Francisco Ludgero Neto, s/n,Aimorés em São Gabriel da Palha-ES.

2. JÚLIO CEZAR DALPIERO e CLARA DIAS ANCHIETA

JÚLIO CEZAR DALPIERO, nacionalidade brasileira, profissão Carimbador, com quarenta e três (43) anos de idade, estado civil solteiro, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente na Rua Jose Piambini, Santa Helena em São Gabriel da Palha-ES e CLARA DIAS ANCHIETA, nacionalidade brasileira, profissão autônoma, com quarenta (40) anos de idade, estado civil solteira, natural de Linhares-ES, residente na Rua Jose Piambini, Santa Helena em São Gabriel da Palha-ES.

3. ANTONIO VALDO COSTA e MARIA JOSÉ SEDESANTONIO VALDO COSTA, nacionalidade brasileira, profissão lavrador, com cinquenta e oito (58) anos de idade, , estado civil divorciado, natural de São Sebastião do Maranhão-MG, residente na Rua Elias Lovo, 253, Santa Helena em São Gabriel da Palha-ES e

MARIA JOSÉ SEDES, nacionalidade brasileira, profissão empregada doméstica, com cinquenta e nove (59) anos de idade, , estado civil divorciada, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente na Rua Elias Lovo, 253, Santa Helena em São Gabriel da Palha-ES.

4. DIENISON MANSKI DA CUNHA e IULY MARIA COSTA PERIS

DIENISON MANSKI DA CUNHA, nacionalidade brasileira, profissão produtor rural, com trinta e cinco (35) anos de idade, estado civil divorciado, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente no Córrego Dureba, Zona Rural em São Gabriel da Palha-ES e IULY MARIA COSTA PERIS, nacionalidade brasileira, profissão professora, com vinte e sete (27) anos de idade, estado civil solteira, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente no Córrego Dureba, Zona Rural em São Gabriel da Palha-ES.

17 de março de 2021 ELOIR CARLOS AHNERT

Imagem

Referências

temas relacionados :