• Nenhum resultado encontrado

Questão 3. Questão 4. Questão 2. 3 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 3º bimestre. Aluno(a):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 3. Questão 4. Questão 2. 3 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 3º bimestre. Aluno(a):"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

3 ª série Ensino Médio

Tarefão – BIOLOGIA – 3º bimestre

Aluno(a): ____________________________________

Questão - 1

Em relação aos conceitos básicos de Ecologia, marque a alternativa incorreta.

.

a) Os níveis de organização são utilizados para identificar as interações entre os seres vivos e o ambiente e facilitar a compreensão dos estudos de Ecologia.

b) O conceito de população biológica caracteriza-se pelo conjunto de seres vivos de uma mesma espécie que habitam determinada área. Assim, os indivíduos da população podem cruzar entre si e gerar descendentes férteis.

c) Diferentes populações de seres vivos que habitam determinado local constituem uma comunidade biológica, que também pode ser chamada de biocenose, biota ou biótopo.

d) Os biomas diferenciam-se dos domínios

morfoclimáticos, pois consideram em sua

classificação o relevo, o clima, o tipo de solo, entre outros aspectos.

e) Hábitat e nicho ecológico são conceitos que englobam aspectos diferentes da vida dos seres vivos em um ambiente

Questão – 2

O ambiente representado na imagem pode ser considerado um ecossistema? Justifique sua resposta.

_______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________

Questão – 3

(UNICAMP – SP) O uso indiscriminado da palavra ecologia tem levado a acentuado desgaste de seu significado original, às vezes por grupos interessados apenas em tirar proveito da situação, sem interesse científico e sem a seriedade que o assunto requer. Dê o conceito biológico da palavra ecologia e apresente um argumento favorável e outro contrário às atividades dos grupos acima referidos.

__________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________

(IFS – SE) Devido à sua grande extensão territorial, o Brasil apresenta um dos mais complexos quadros de paisagens e sistemas ecológicos do planeta. Acerca destes biomas são feitas algumas afirmativas, assinale a incorreta. a) A Caatinga é o único bioma comum em várias partes do mundo, com vegetação adaptada às condições de aridez (xerófila).

b) A Mata de Araucária é um bioma típico de regiões com clima subtropical, predominando o pinheiro-do-paraná.

c) Os Campos do Sul são formados principalmente pelos pampas gaúchos, com clima subtropical, região plana de vegetação aberta e de pequeno porte. d) A Mata de Cocais ocupa uma área de transição entre a Amazônia e as terras semiáridas do Nordeste

(2)

brasileiro, sua vegetação é formada por

palmeiras, como o buriti, oiticica, babaçu e carnaúba. e) A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos do mundo em espécies da flora e da fauna. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas.

(UNESP – SP)

A extração de madeira, especialmente do pau-brasil, os ciclos do açúcar e café e o desmatamento para instalação de indústrias são eventos de nossa história que contribuíram para a degradação desse bioma.

(www.eco.ib.usp.br)

O texto refere-se ao bioma a) Pantanal.

b) Floresta Amazônica. c) Mata Atlântica. d) Cerrado. e) Caatinga.

Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada às condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc.) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

Fonte: <http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm>.

Nesse sentido, assinale a alternativa correta. a) A diversidade biológica é maior nos ecossistemas que nos biomas.

b) Biomas e ecossistemas são sinônimos, com características distintas.

c) Pelo que se depreende do texto, nos diferentes biomas encontramos ecossistemas diversos, isto é, cada bioma pode conter vários ecossistemas.

d) Os ecossistemas brasileiros apresentam maior diversidade biológica que os biomas.

(FUVEST – SP) A cobra-coral – Erythrolamprus

aesculapii – tem hábito diurno, alimenta-se de outras

cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca – Bothrops jararaca – tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira.

Essas serpentes

a) disputam o mesmo nicho ecológico. b) constituem uma população.

c) compartilham o mesmo hábitat. d) realizam competição intraespecífica. e) são comensais.

(ENEM) Se a exploração descontrolada e predatória verificada atualmente continuar por mais alguns anos, pode-se antecipar a extinção do mogno. Essa madeira já desapareceu de extensas áreas do Pará, de Mato Grosso, de Rondônia, e há indícios de que a diversidade e o número de indivíduos existentes podem não ser suficientes para garantir a sobrevivência da espécie a longo prazo. A diversidade é um elemento fundamental na sobrevivência de qualquer ser vivo. Sem ela, perde-se a capacidade de adaptação ao ambiente, que muda tanto por interferência humana como por causas naturais.

Internet: <www.greenpeace.org.br> (com adaptações).

Com relação ao problema descrito no texto, é correto afirmar que

a) a baixa adaptação do mogno ao ambiente amazônico é causa da extinção dessa madeira.

Questão – 5

Questão – 6

Questão – 7

(3)

b) a extração predatória do mogno pode reduzir o número de indivíduos dessa espécie e prejudicar sua diversidade genética.

c) as causas naturais decorrentes das mudanças climáticas globais contribuem mais para a extinção do mogno que a interferência humana. d) a redução do número de árvores de mogno ocorre

na mesma medida em que aumenta a diversidade biológica dessa madeira na região amazônica.

e) o desinteresse do mercado madeireiro

internacional pelo mogno contribuiu para a redução da exploração predatória dessa espécie.

(CESGRANRIO – RJ) Um ecossistema tanto terrestre como aquático se define

a) exclusivamente por todas as associações de seres vivos.

b) pelos fatores ambientais, especialmente

climáticos.

c) pela interação de todos os seres vivos. d) pela interação dos fatores físicos e químicos. e) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.

(FUVEST – SP)

Os biomas do Brasil, cujas condições ambientais estão representadas no gráfico pelas regiões demarcadas I, II, III e IV, correspondem, respectivamente, a

a) Cerrado, Caatinga, Floresta Amazônica e Floresta Atlântica.

b) Pampa, Cerrado, Floresta Amazônica e Complexo Pantaneiro.

c) Cerrado, Pampa, Floresta Atlântica e Complexo Pantaneiro.

d) Caatinga, Cerrado, Pampa e Complexo

Pantaneiro.

e) Caatinga, Cerrado, Floresta Atlântica e Floresta Amazônica.

(ENEM) Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no Cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares.

As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais de referido ecossistema são:

a) cascas finas e sem sulcos ou fendas. b) caules estreitos e retilíneos.

c) folhas estreitas e membranosas. d) gemas apicais com densa pilosidade. e) raízes superficiais, em geral, aéreas.

(UNIFESP) Leia o texto para responder as questões

12 e 13.

É uma floresta em pedaços. Segundo estimativas recentes, restam de 11% a 16% de sua cobertura original, a maior parte na forma de fragmentos

com menos de 50 hectares de vegetação contínua, cercados de plantações, pastagens e cidades. Há tempos se sabe que essa arquitetura desarticulada dificulta a recuperação da floresta,

uma das 10 mais ameaçadas do mundo. Pesquisadores coletaram informações sobre a abundância e a diversidade de anfíbios, aves e pequenos mamíferos em dezenas de trechos no Planalto Ocidental Paulista, as terras em declive

Questão – 9

Questão – 10

Questão – 11

(4)

que se estendem da Serra do Mar rumo a oeste e ocupam quase a metade do estado. Ao comparar os dados, os pesquisadores observaram quedas

dramáticas na biodiversidade dos fragmentos. (Pesquisa Fapesp, maio de 2011. Adaptado.)

Responda:

Qual o nome do bioma brasileiro a que se refere o texto? Cite uma característica deste bioma quanto ao regime hídrico e uma característica relativa aos aspectos da flora. _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________

O texto faz referência às terras em declive que se

estendem da Serra do Mar rumo a oeste. Rumo a leste,

quais são os outros dois ecossistemas terrestres que estão presentes?

_______________________________________________ _______________________________________________

(UNESP – SP) Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado.

O texto refere-se ao bioma

a) Cerrado. b) Mata Atlântica. c) Pampa.

d) Caatinga. e) Amazônico.

(VUNESP – SP) A capacidade de certos organismos realizarem a fotossíntese possibilita.

a) a ocorrência de vida no fundo escuro dos oceanos, uma vez que as algas ali existentes realizam a fotossíntese.

b) o acúmulo de CO2 na atmosfera, uma vez que a

fotossíntese é um processo produtor desse gás.

c) a existência dos vários ecossistemas, uma vez que os níveis tróficos das cadeias alimentares dependem direta ou indiretamente dos produtores.

d) a liberação de O2 durante a noite, pois é na fase escura

da fotossíntese que esse gás é produzido.

e) a quebra de moléculas orgânicas com liberação da energia contida nas ligações químicas.

(VUNESP – SP) Leia as afirmações seguintes.

I. Ambiente aquático continental, com densidade baixa de plâncton. Grande parte das cadeias alimentares é sustentada pela entrada de matéria orgânica proveniente do ambiente terrestre.

II. Ambiente aquático continental, com densidade elevada de plâncton. Grande parte das cadeias alimentares é sustentada pela produção primária do fitoplâncton.

Escolha a alternativa que relaciona corretamente as afirmações ao tipo de ambiente.

a) I: Rio, pois a correnteza existente nesses ambientes não permite, por muito tempo, o estabelecimento de populações planctônicas. II: Lago, pois a água parada

permite às comunidades planctônicas se

estabelecerem e aí permanecerem.

b) I: Rio, pois as comunidades fluviais são muito pobres, sendo que os animais precisam se alimentar de

Questão – 13

Questão – 14

Questão – 15

(5)

matéria orgânica que cai no rio. II: Oceano, que apresenta rica biodiversidade.

c) I: Lago, pois a situação da água parada faz com que esse ambiente seja pobre em nutrientes e em organismos. II: Rio, cuja correnteza faz com que o ambiente seja rico e sustente uma diversificada comunidade planctônica.

d) I: Oceano, cuja elevada profundidade faz com que os nutrientes fiquem concentrados no fundo, não permitindo o estabelecimento das comunidades planctônicas. II: Lago, que normalmente é raso, o que faz com que os nutrientes estejam disponíveis às comunidades planctônicas que aí se estabelecem. e) I: Rio, pois o sombreamento das matas ciliares não

permite o estabelecimento do fitoplâncton. II: Lago, pois a baixa densidade de peixes fluviais nesses locais permite que o plâncton se estabeleça.

(UFMS) Quanto aos ecossistemas, é correto afirmar que 01) se referem ao conjunto dos componentes

exclusivamente bióticos.

02) produtores, consumidores e decompositores são as três categorias de seus componentes abióticos. 04) se referem ao conjunto dos componentes

exclusivamente abióticos.

08) um aquário, um lago e uma floresta são exemplos de ecossistemas, embora possuam tamanhos diferentes. 16) se referem ao conjunto dos componentes bióticos e

abióticos.

32) sua extensão não é percorrida por um fluxo de energia e matéria, não estabelecendo diferentes níveis tróficos.

64) pode ser definido como biocenose + biótopo, sendo biocenose sua comunidade e biótopo o conjunto de elementos abióticos do ambiente.

(UERN) Uma característica inerente às teias alimentares é

a) o aumento da energia na passagem de um nível trófico para outro.

b) a transferência cíclica de energia ao longo das cadeias alimentares.

c) um mesmo organismo pode ocupar mais de um nível trófico.

d) quanto mais elevado o nível trófico, maior o número de organismos que os ocupam.

e) o ciclo da matéria é desvinculado da ação de decompositores.

(UNIFOR – CE) As figuras seguintes são três tipos de pirâmides ecológicas.

A pirâmide de números e a pirâmide de energia que representam a cadeia alimentar

capim → bois → carrapatos

são semelhantes, respectivamente, a

a) I e II. b) I e III. c) II e I. d) II e III. e) III e II.

Os ecossistemas apresentam diferentes níveis tróficos, em que se estabelece uma rede de consumo de energia entre os seres vivos. Em relação a esse processo, explique a importância dos produtores para a manutenção dos ecossistemas.

Questão – 17

Questão – 18

Questão – 19

(6)

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

“Descobri que quanto mais eu estudo,

mais sorte eu pareço ter nas provas”

Referências

Documentos relacionados

Na verdade, é preciso ressaltar a dimensão do emprego e importância da Atividade de Inteligência para um Esta do Democrático de Direito, como ferramenta à disposição dos

Abertura de valas para análises tátil visuais dos elementos das fundações, compostas de sapatas corridas, com elementos em forma trapezoidal de concreto, com suas

Trata-se do relato de um professor e não de um aluno, como é possível perceber na frase “verlos sin rostro nos hace sentirlos incompletos, lo mismo que ellos percibirán al mirar

Dois casos foram apresentados para avaliar o efeito da substituição do pellet coarse por pellet feed e similar no processo de sinterização em escala piloto. Em termos de processo

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

OneSight envolve médicos e voluntários qualificados de toda a organização global da Luxottica para dar pessoalmente cuidados de qualidade à visão e óculos a

O estudante deverá ainda comprovar mensalmente os gastos referentes a essa despesa, via recibos, os quais deverão ser apresentados à Coordenadoria Sociopedagógica, até o dia 05

Durante a necropsia observou-se que a cavidade abdominal estava parcialmente vazia, com parte das alças intestinais, omento, fígado e baço dispostos na cavidade torácica