• Nenhum resultado encontrado

Assunto: Portaria 001/2017 suspensão do concurso público 001/ Encaminhada via pelo oficio 02/2017 de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Assunto: Portaria 001/2017 suspensão do concurso público 001/ Encaminhada via pelo oficio 02/2017 de"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NOVA RAZÃO SOCIAL:

Belo Horizonte, 5 de janeiro de 2017

Ilmo.Sr.

Presidente da

CÂMARA MUNICIPAL DE ELÓI MENDES Ver. SILVÉRIO RODRIGUES FELIX

Assunto: Portaria 001/2017 – suspensão do concurso público 001/2017 - Encaminhada via email pelo oficio 02/2017 de 03.01.17

Senhor Presidente,

Estando em mãos o oficio em destaque, acompanhado da Portaria 01/2017 de 03/01/17, ENCAMINHADO POR EMAIL, que nos determina a SUSPENSÃO dos trabalhos, não podemos deixar de alertá-lo de que são frágeis e improcedentes as considerações apontadas para motivar a suspensão de todo o planejamento do concurso 01/2016 desta Casa, senão vejamos:

1. “A nova administração da Câmara realizou análise do procedimento licitatório para contratação da empresa para realizar o concurso...”

- Trata-se de processo realizado em agosto de 2016 e do conhecimento geral, acreditando ter sido divulgado na Casa e na imprensa, nos termos da legislação, com todos os documentos disponíveis a qualquer cidadão interessado no seu conhecimento e análise, desde a sua concepção em agosto/2016, inclusive, pelo que fomos informados, com cópia encaminhada do Ministério Público da Comarca, para conhecimento.

2. “Considerando que foram detectadas algumas aparentes irregularidades no procedimento adotado, o que pode ser indício de favorecimento da empresa vencedora”

(2)

NOVA RAZÃO SOCIAL:

- Afirmação absurda e desconectada da realidade. É leviano fazer conjecturas sobre algo que não existe ou que não ocorreu. Citar “aparentes irregularidades”, sem ao menos apontar uma delas, não pode ser ético, tratando-se de meras suposições de quem, aparentemente não conhece da matéria ou age de má fé;

- Não conhecemos nenhum servidor ou agente político dessa ou de outras gestões da Câmara, NENHUM. Todos os contatos para consulta, orçamento e envio de propostas foram via telefone e/ou correios e nossa proposta foi expressivamente inferior à segunda colocada na disputa, dentre as 5 (cinco) empresas que disputaram a licitação. Portanto, falar em “favorecimento” para a nossa empresa só pode ser fantasia ou má fé desse perverso e inconsequente documento denominado Portaria 01/2017.

- Nossa empresa NÃO compactua com irregularidades e NÃO toleramos falsas suposições. Se essa Administração detectou alguma dúvida sobre a lisura e transparência no processo que deu origem à nossa contratação, tem a OBRIGAÇÃO de aponta-la, bem como o DEVER DE DENUNCIAR às autoridades competentes. DESAFIAMOS quem quer que seja, nessa Administração, a demonstrar qualquer mínima vantagem que supostamente tenhamos tido, bem como, que tenham a lealdade e coragem de vir a público desmentir essa mentirosa afirmativa de “suposto favorecimento”. Não se pode utilizar argumento FALSO para justificar medidas protelatórias de um processo de concurso planejado e organizado sob os olhos vigilantes do Ministério Público e do TCE.MG. Até agora tivemos uma relação de mútuo respeito para com essa Casa e seus dirigentes e é só isso o que exigimos dessa nova Administração.

3. “Considerando a necessidade de uma nova análise dos cargos necessários para o bom funcionamento do Poder Legislativo.... que poderá ser motivo de exclusão de alguns e inclusão de outros antes da definitiva realização do concurso para provimento”.

(3)

NOVA RAZÃO SOCIAL:

- Não encontramos razoabilidade em postergar um concurso para provimento de cargos criados a apenas 6 (seis) meses, em Lei de junho/2016. Por longa experiência na elaboração de Estruturas Administrativas, Planos de Cargos e de Concursos, para dezenas de Câmaras e Prefeituras, podemos afirmar, sem margem de erro, que a Lei Municipal 1502/16 criou cargos de incontestável necessidade para o pleno funcionamento do poder legislativo do município. Para os cargos de Advogado e Contador, há julgados do TCE.MG que os exigem, na forma de cargos efetivos, em qualquer estrutura de Câmaras Municipais.

- Para exclusões justificadas de cargos não há razão para suspensão do concurso, basta apenas um simples alteração no edital e Aviso aos interessados, com ampla publicidade.

- Para inclusões há que se fazer um novo edital, o que pode ser feito ainda nesse contrato, sendo injusto para com os interessados protelar o atual concurso, considerando que já estão se preparando a meses, nessa expectativa. Aliás, ao suspender o concurso, essa Câmara se expõe ao risco de possíveis processos por danos morais e materiais, de candidatos que investiram na sua preparação, com proporções incalculáveis.

4. “Considerando a necessidade de praticar os atos administrativos com plena observância dos princípios constitucionais de nosso ordenamento, especialmente o da legalidade e o da eficiência (art.37 da CF)”

- Essa mesma consideração pode ser utilizada para a compreensão da necessidade

de se cumprir o cronograma estabelecido no edital do concurso, em especial o princípio da eficiência. Ambos os princípios foram plenamente observados na execução dos trabalhos até esse momento.

No artigo 2° da Portaria 01/2017 invoca-se o prazo de 60 dias para análise do processo licitatório que culminou na contratação da nossa empresa. Tal medida, ao que nos parece, só faz expor o desinteresse na realização do concurso, já que a análise do processo licitatório não leva mais que 4 (quatro) horas ou, no máximo, 01

(4)

NOVA RAZÃO SOCIAL:

(um) dia, quando efetuada por profissional da área. Injustificável, portanto, suspender o concurso com essa fantasiosa alegação e nesse prazo.

Devemos lembrar, por dever de lealdade a essa Casa, que nos contratou, que a realização desse trabalho faz parte do escopo do Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre essa Câmara e o MPE em 23.11.16 e que são severas as penalidades pelo descumprimento de itens nele previsto.

Isto posto, manifestamos nossa discordância quanto a suspensão determinada e alertamos para as graves consequências desse ato.

É importante destacar que tal decisão de suspensão afeta diretamente a relação contratual e que haverá ônus financeiros, devido a necessidade de revisão do edital, alteração no cronograma, novas informações ao TCE-MG, mais horas técnicas de consultores, readequações no sistema, atendimento/respostas a candidatos e outros desdobramentos, lembrando que toda a infraestrutura desse concurso (inclusive provas) já se encontra preparada para conclusão dos trabalhos.

Assim que possível, enviaremos planilha com o reequilíbrio financeiro necessário à continuidade do contrato, mas, por oportuno, sugerimos analisar a possibilidade de pedirem a rescisão contratual e assim evitar maiores desgastes a todos. Engana-se quem pensa que este foi um bom contrato para nossa empresa, ao contrário. O valor contratado não nos é favorável e o volume de trabalho aguardado nos leva a sérios riscos de prejuízo. Uma parcela contratual, já quitada, foi utilizada para cobrir custos de licitação, estudo da legislação, elaboração de edital, preparação de documentos, elaboração de provas e outras rotinas de planejamento do concurso. Se ainda estamos trabalhando no projeto é por respeito ao município e em honra à nossa proposta e contrato.

(5)

NOVA RAZÃO SOCIAL:

exige. Faremos publicar a PORTARIA DE SUSPENSÃO em nosso site e aguardaremos vossa decisão de cancelamento/continuidade do concurso ou rescisão contratual. É só o que nos resta nesse momento.

Nos reservamos o direito de exigir reparações por possíveis prejuízos causados à imagem da empresa, face aos termos da Portaria 001/2017.

Atenciosamente,

JOBERT MACARIO DE OLIVEIRA Sócio diretor

Cópia para

Ministério Público do Estado de Minas Gerais - Comarca de Elói Mendes Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais

Referências

Documentos relacionados

Pueden consultar la dirección de su servicio técnico más cercano poniéndose en contacto con la oficina local de Black & Decker en la dirección que se indica en este manual.

Nota: Não deverá misturar pilhas novas com pilhas usadas nem pilhas de

Pueden consultar la dirección de su servicio técnico más cercano poniéndose en contacto con la oficina local de Black & Decker en la dirección que se indica en este manual.

MATEMATICA Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) B2 ENSINO DE CIÊNCIAS E. MATEMATICA Encontro Nacional de Engenharia de

tupi, that's the question".. do MAC da USP. O modernismo no Brasil tem como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922, e considerada

7 ­  MANUSEIO E ARMAZENAGEM  Medidas de prevenção de acidentes e precauções

sabe que a Inglaterra também está em atrito com o Brasil, de modo que tanto por esse motivo, como pela falta de instruções de meu governo, não poderia fazer nada de

16 A classificação no Processo Seletivo não assegura ao candidato direito de contratação automática pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, mas apenas a expectativa