• Nenhum resultado encontrado

Reconhecimento do curso de Educação Artística, com habilitação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Reconhecimento do curso de Educação Artística, com habilitação"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

De a c o r d o com as i n f o r m a ç õ e s c o n t i d a s no processo,a U n i v e r s i d a d e de Ijuí, r e c o n h e c i d a p e l a P o r t a r i a M i n i s t e r i a l nº 497, de 28 de j u n h o de de 1985, é r e g i d a pela L e g i s l a ç ã o F e d e r a l , pelo E s t a t u t o da m a n t e n e d o r a , pe l o seu p r ó p r i o Regi-m e n t o e pelas R e s o l u ç õ e s do C o n s e l h o U n i v e r s i t á r i o e do Conse

Pela P o r t a r i a nº 208/89/SESu/MEC foi d e s i g n a d a Co m i s s ã o Verificadora,Constituída p e l o s p r o f e s s o r e s Ana M a r i a Noro G r a n d e e B e r e n i c e V a l é r i a G o r i n i R o d r i g u e s , da U n i v e r s i - dade F e d e r a l de S a n t a M a r i a / R S , p a r a v e r i f i c a r "in loco" a e x i s t ê n c i a de c o n d i ç õ e s p a r a r e c o n h e c i m e n t o do c u r s o e apre-s e n t a r r e l a t ó r i o c o n c l u apre-s i v o .

Ouan to à h a b i l i t a ç ã o em Artes C ê n i c a s , a I n s t i t u i ção i n f o r m a que a mesma não e s t á send o o f e r e c i d a .

0 curso foi a u t o r i z a d o a f u n c i o n a r com as h a b i l i t a _ çóes em A r t e s P l á s t i c a s e A r t e s C ê n i c a s p e l o Parecer nº 01/85 do C o n s e l h o de E n s i n o , P e s q u i s a e E x t e n s ã o e pela R e s o l u ç ã o nº 01/85 do C o n s e l h o U n i v e r s i t á r i o , com 45 v a g a s a n u a i s . 0 R e i t o r da U n i v e r s i d a d e de Ijuí- RS/ e n c a m i n h a a este C o n s e l h o p e d i d o de r e c o n h e c i m e n t o do cu rso de E d u c a ç ã o A r t í s t i c a , com h a b i l i t a ç ã o em A r t e s P l á s t i c a s . I - RELATÓRIO Arnaldo Niskier

R e c o n h e c i m e n t o do curso de Educação A r t í s t i c a , com h a b i l i t a ç ã o

(2)

lho de E n s i n o , P e s q u i s a e Extensão.

A F u n d a ç ã o de I n t e g r a ç ã o , D e s e n v o l v i m e n t o e E d u c a ç ã o do Noroeste do E s t a d o - F I D E N E ê uma i n s t i t u i ç ã o de c a r á t e r técnico-edu-c a t i v o técnico-edu-c u l t u r a l e pessoa j u r í d i técnico-edu-c a de d i r e i t o p r i v a d o . Seus e s t a t u t o s f o r a m a p r o v a d o s p e l a P r o c u r a d o r i a do E s t a d o em 1969. Ê r e c o n h e c i d a de U t i l i d a d e P ú b l i c a F e d e r a l , E s t a d u a l e M u n i c i p a l e como e n t i d a d e de fins f i l a n t r ó p i c o s . Quanto a s u a s i t u a ç ã o f i s c a l , p a r a f i s c a l e c o n t á b i l c o n s t a que é r e g u l a r . Q u a n t o ãs c o n d i ç õ e s m a t e r i a i s , a i n s t i t u i ç ã o i n f o r m a gue a b i b l i o t e c a c e n t r a l p o s s u i um a c e r v o de 43.194 títulos com 73.445 e x e m p l a res, 1.062 t í t u l o s de p e r i ó d i c o s com 33.507 exemp1ares s e n d o 442 tulos e s p e c í f i c o s p a r a o curso de E d u c a ç ã o A r t í s t i c a , com 1.546 exem-p l a r e s e 09 exem-p e r i ó d i c o s .

A C o m i s s ã o V e r i f i c a d o r a sobre este i t e m i n f o r m a que:

"Bib1ioteca - t r a t a - s e de duas b i b l i o t e c a s , de fácil acesso. No q u e se r e f e r e ao a c e r v o b i b l i o _ g r á f i c o e s p e c í f i c o do curso, e x i s t e mater i a l s u f i c i e n t e , d e v e n d o o curso conti-n u a r e n r i q u e c e n d o e a t u a l izando constantem e n t e o a c e r v o e s p e c í f i c o de A r t e s V i s u a i s e r e f o r ç a n d o o de Arte-E d u c a ç ã o .

Espaço F í s i c o - 0 espaço f í s i c o d i s p o n í v e l a t e n d e as ne-c e s s i d a d e s b á s i ne-c a s do ne-curso, devendo no fu-t u r o ser a m p l i a d o p a r a o f i c i n a s .

Equipamento - 0 e q u i p a m e n t o b á s i c o e m o b i l i á r i o são sa-t i s f a sa-t ó r i o s " .

0 curso de Educação A r t í s t i c a com h a b i l i t a ç õ e s em A r t e s P l á s t i c a s e A r t e s C ê n i c a s f o i a u t o r i z a d o a f u n c i o n a r pelo P a r e c e r nº 01/85 do C o n s e l h o de E n s i n o , P e s q u i s a e E x t e n s ã o e pela Resolução 01/85 do C o n s e l h o U n i v e r s i t á r i o , com 45 v a g a s t o t a i s a n u a i s , para f u n c i o n a r n o t u r n o n o t u r n o . 0 c u r s o começou a f u n c i o n a r a p a r t i r de agos-to de 1985. A h a b i l i t a ç ã o A r t e s C ê n i c a s não e s t á sendo o f e r e c i d a .

Pela g r a d e c u r r i c u l a r a p r e s e n t a d a o curso tem uma c a r g a h o r á r i a de 2.730 h/a,, a c r e s c i d a s de 60 h/a de E s t u d o s de P r o b l e m a s B r a s i l e i r o s e 30 h o r a s / a u l a s de E d u c a ç ã o F í s i c a , p e r f a z e n d o um total de 2.820 h o r a s / a u l a

(3)

S o b r e e s t e i t e m a C o m i s s ã o faz o s e g u i n t e c o m e n t á r i o : "0 c u r r í c u l o está conforme a l e g i s l a ç ã o e x i g i d a pela Re-s o l u ç ã o nº 23, de 23 de o u t u b r o de 1973, do C o n Re-s e l h o F e d e r a l de Educação que fixa o c u r r í c u l o m í n i m o do curso, q u a n t o ao e l e n c o de maté-rias e c a r g a s h o r á r i a s . "

A c o l h e n d o a s o l i c i t a ç ã o da Comissão V e r i f i c a d o r a , a ins-t i ins-t u i ç ã o a n e x o u ao processo o c o n ins-t e ú d o p r o g r a m á ins-t i c o que é desenvolvido em cada uma das d i s c i p l i n a s do c u r r í c u l o .

S o b r e o E s t á g i o S u p e r v i s i o n a d o , a C o m i s s ã o i n f o r m a que "estão s e n d o d e s e n v o l v i d o s i n t e g r a m e n t e com a c o m u n i d a d e , b u s c a n d o ' a i n d a a l t e r n a t i v a s fora da rede e s c o l a r .

Pela a n á l i s e dos r e l a t ó r i o s e documentação c o m p r o b a t ó r i a a p r e s e n t a d a c o n s t a t a - s e um e f e t i v o i n t e r c â m b i o Arte/Educacao/fcomuni-dade."

Q u a n t o ao corpo d o c e n t e gue m i n i s t r a o cur so, este é in- t e g r a d o por p r o f e s s o r e s , a saber:

A - Em exercício nas disciplinas do 1º Ciclo das Áreas Fundamentais e Instrumen-tais:

1 - Professor Danilo Lazzarotto Disciplina: Antropologia

Qualificação: Mestre em História Antiga e História do Brasil pela PUC do Rio Grande do Sul desde 31.11. 82 ACEITO

2 - Professor Luiz Alberto Hebeche Disciplina: Filosofia

Qualificação: Mestre em Filosofia pela

UFRGS - Rio Grande do Sul desde 01.09.87

3 - Professor José Olavo Neis Disciplina: Lingua Portuguesa

Qualificação: Especialização em Lingua Inglesa e Literatura nos E.U.A em 15.08.80

Especialização em Educação pela FUNDAMES - Rio Grande do Sul em 1980

(4)

04 - Professor Darcísio Corrêa Disciplina: Lógica Qualificação: Graduado em

Filosofia

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina desde

Maio/1990. Decisão: Aceito para este curso.

Ob - Professora Denise Galeazzi

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Qualificação: Mestre em Educação pela

UFRGS - Rio Grande do Sul desde 01.09.76

Decisão: Pode ser aceito. 06 - Professor Argemiro Jacob Brum

Disciplina: Estudo de Problemas Brasileiros

Qualificação: Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Ijui (1969) em em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1974). Especialista em Educação pela UNIJUI e História Política pela UNICAMP. Autor de várias obras publicadas como "Desenvolvi -mento Econômico Brasileiro" em sua 4º edição pela Editora VOZES.

Já indicado e aceito como professor em processos de outros cursos da UNIJUI, para a mesma disciplina. Decisão: Pode ser aceito.

07 - Professor Wilton O. Trapp

Disciplina: Educação Fisica e Desportos

Qualificação: Mestre em Educação Fisica e Desportos pela UFSM - Rio Grande do Sul desde

dezembro/82 Decisão: Pode ser aceito.

08 - Professor José Augusto Avancini

Disciplina: Estética/História da Arte Qualificação: Mestre em Filosofia pela

USP - São Paulo desde maio/83 Doutorando em Filosofia pela

USP - São Paulo desde agosto/86 Decisão: Pode ser aceito

(5)

09 - Professor Sérgio Miola

Disciplina; História da Arte III

Recursos Audiovisuais/Técnicas de Expressão e Comunicação Visual Qualificação: Graduação em Pedagogia e Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Ijui.

Mestrando em Crítica da Arte na América Latina pe la USP/SP, com os créditos concluídos e em fase de dissertação.

Experiência em Arte e Fotografia junto ã Universi dade de Louvaine em Bruxelas. Decisão: Aceito para este curso

10 - Professora Eliane Sales

Disciplina: Técnicas de Expressão Vocal e Técnicas de Expressão Musical

Qualificação: Licenciatura Curta e Plena em Educação Artística, habilitação em Música e Bacharel em Música pela UFRGS - 1987.

Aperfeiçoamento em Canto Coral e História Musical Universal na Universidade de Brasília.

Aperfeiçoamento em Composição, Interpretação, Musi calização e Percussão na Universidade Federal de Minas Gerais - 1988 - Carga Horária 350 horas. Realizando em 1990 especialização na área, junto à Universidade Federal de Santa Maria.

Decisão: Aceita para este curso. 11 - Professora Lala Catarina Nodari

Disciplina: Psicologia da Educação: Infância e Adolescência Qualificação: Mestre em Psicologia da Educação pela UFRGS - Rio

Grande do Sul desde 29.06.87. Decisão: Pode ser aceita.

12 - Professor José Crippa

Disciplina: Linguagem Instrumental das Técnicas -e Instrumentação Gráfica Qualificação: Graduação em Letras (1973) e Filosofia (1971) pela

Faculdade de Ijui.

Graduação em Arquítetura e Urbanismo pela UNISINOS Rio Grande do Sul (1981).

(6)

Aperfeiçoamento em Linguística (1974),Cinema Educativo (1975) e Serigrafia e Cartasismo (1982). Pós-Graduação Lato Sensu em nivel de Especializa -ção em Teorias e Estratégias de Ensino para uma Me todologia de Ensino Superior em Artes-UNIJUI-1987. É professor em regime de trabalho em Tempo Inte gral na UNIJUI. Decisão:

Aceito para este Curso.

13 - Professora Normandia Cristian Giles

Disciplina: Psicologia da Educação - Aprendizagem.

Qualificação: Bacharel em Psicologia pela UFRGS (1980).

Experiência como professora e psicóloga no Ministé rio da Educação da Bolivia (1984).

Aperfeiçoamento em Neurofisiologia e Genética do Comportamento e Neuro Anatomia e Histologia do Sis tema Nervoso na UFRGS (1986) Carga Horária 200 ho-ras.

É professora em regime de trabalho em Tempo Inte -gral na UNIJUÍ.

Decisão: Aceita para este curso. 14 - Professora Lori Grison

Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus. Qualificação: Lic. em Pedagogia-Fac. Filos.Ijuí/1978. Especializa ção em Educação: Supervisão Escolar-FIDENE/RS/1979. Decisão:

Aceita para este curso.

15 - Professsora Claudete I. Kronbauer

Disciplina: Evolução das Artes Visuais

Qualificação: Graduada em Filosofia pela UNIJUÍ (1986)

Pós-Graduação "Lato Sensu" em Filosofia Politica (fev/1990) - UNIJUÍ

Como Bolsista do CNPq integra atualmente equipe de docentes da USP que realiza pesquisa sobre Artes Visuais e História da Arte. Retorno previsto para março de 1992. Decisão: Aceita para este curso.

16 - Professor Arnildo Pommer Disciplina: Estética

(7)

Mestrado em Filosofia pela UFRS, com créditos concluídos e em fase de dissertação. Decisão: Aceito para este curso

B - Em exercício nas disciplinas de formação específica de Arte, Arte-Educação e Arte-Educação Artística:

1 - Professora Irene Lorenzoni

Disciplinas: Técnicas de Expressão Plástica

Fundamentos Psico-Pedagógicos da Arte-Educação I Didática

Qualificação: Graduação em Pedagogia, habilitação Orientação Edu cacional - 1979 - Faculdade de Ijuí

Pós-Graduação Lato Sensu em Eduação, especialização

em Arte Educação 1985 - UNIJUÍ

Experiências de Oficinas de Arte desde 196 8.

Experiência de 26 anos no Magistério de Eduacação Ar tísticas em Escolas de 1º, 2º e 3º Graus, na coorde nação de Projetos de Atualização de Professores da Área na Região e de Projetos Artisticos da Secreta-ria de Educação do Município e da Universidade. Integrou Comissão Verificadora para reconhecimento de curso similar em Santa Catarina, por designação de Portaria Ministerial em janeiro de 1990

Decisão: Aceita para este curso 2. - Professora Marlene Ramires François

Disciplinas: Fundamentos da Linguagem Visual

Analise e Exercicio de Técnicas e Materiais Expres-sivos .

Técnicas de Expressão, e Comunicação Visual.

Qualificação: Graduação em Desenho e Plástica - FEEVALE, Novo Hamburgo/RS.

Aperfeiçoamento em Educação Artística na Secretaria de Educação/RS - 1980.

Aperfeiçoamento em Serigrafia na UFRGS - 1987.

PósGraduação Lato Sensu em Educação, especializa -ção em Arte-Educa-ção, 1987 - UNIJUl..

Experiência de Oficinas de Amte desde 1979.

Experiência de 20 anos de magistério de 1º, 2º e

3º graus em Educação Artística: Desenho e Artes

(8)

Integrou Comissão yerificadora para reconhecimento de curso similar em Santa Catarina, por designação de Portaria Ministerial em Janeiro/1990. Realizou várias exposições individuais na Região e coordenou

exposições coletivas. 03 - Professora Gudrun Ingeborg Jost Mafra

Disciplinas: Historia da Arte Desenho

Análise e Exercício de Técnicas e Materiais Expres sivos Qualificação:Bacharel

em Artes Plásticas

Licenciada em Desenho na UFRGS

Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Artes Plásticas e Praxis - PUC/RS 1984

Especialização em Arte-Educação na Escolinha de Arte do Brasil/RJ 1961

Experiência de 30 anos de magistério no 1º, 2º e 3º graus em Educação Artística

Experiência em Ateliê de Arte e Escolinhas de Arte POA e Ijuí. Decisão:

Aceita para este curso. 04 - Professora Marívone Rist

Disciplinas: Formação de Expressão e Comunicação Artística Evolução das Artes Visuais Folclore Brasileiro Qualificação: Bacharel em Desenho e Plástica - UFMS/RS 1987

Experiência de 3 anos de monitoria em Fundamentos da Linguagem Visual na UFSM

Experiência com Arte-Educação Infantil e Arte Mural junto à Associação Pro Arte de Santa Maria/RS Decisão: Aceita para este curso.

05 - Professor Carlos Roberto Botti

Disciplinas: Fundamento da Expressão e Comunicação Humanas Recursos Audio-Visuais Qualificação: Bacharel em Comunicação Visual - UFSM/RS 1986

Experiência de monitoria em Teoria das Técnicas e dos Materiais na UFSM

(9)

Experiência como Instrutor de Trabalhos em Madeira na UFSM

Professor auxiliar da UFSM em 1986 e orientador de alunos do setor gráfico.

Decisão: Aceito para este curso. 06 - Prof. Juarez Bonamigo

Disciplinas: Técnica de Expressão Corporal Qualificação: Graduado em Artes Plásticas

Curso de Especialização em Artes Dramáticas na UFRGS Experiência profissional no magistério de 1º e 2º graus

Experiência com laboratórios de teatro o grupos teatrais.

Decisão : ACEITO

II-VOTO DO RELATOR

Vota o Relator favoravelmente ao reconhecimento do curso de Educação Artística,con habilitação em Artes Plásticas, ministrado pela universidade de Ijuí,mantida pela Fundação de Inte-gração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado-FIDBNE

III-CONCLUSÃO DA CÂMARA

A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.

(10)

IV - DECISÃO DE PLENÁRIO

O plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade. a Conclusão da Câmara.

Referências

Documentos relacionados

Assim, ao longo deste relatório estão descritas as responsabilidades do farmacêutico hospitalar e mais precisamente a realidade do Hospital Privado da Boa Nova, tais como, a

Resultado: Ranking de Educação conforme pesquisa do Observatório Social do Brasil.. Ranking- EDUCAÇÃO

Na tentativa de reduzir este comprometimento, alguns artifícios são utilizados, como a adição de enzimas exógenas, probióticos, prebióticos, simbióticos e

A psicanálise foi acusada de normatizadora (FOUCAULT, 1996) por haver mantido o modelo familiar burguês nuclear como o centro de sua teoria como é manifestado

discussion and trials of research evaluation strategies. Bibliometry has been regarded as an interesting tool and applied mainly as.. simple counts of published papers or

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

For a better performance comparison, and due to the difficulty in categorizing ML approaches in a simple way, we began by characterizing them in agreement with Caret’s

Sylvia L. F. Reis 1 , Arlene M. S. Freitas 2 * , Geraldo D. de Paula 3  Marcílio S. R.  Freitas 4