• Nenhum resultado encontrado

Colégio Planeta. Profs.: Pedro e Sostag. Data: 29 / 06 / Lista de Física. Valor: Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Planeta. Profs.: Pedro e Sostag. Data: 29 / 06 / Lista de Física. Valor: Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Colégio Planeta

Valor:

Profs.: Pedro e

Sostag

Lista de Física

Data: 29 / 06 / 2018

Nota:

Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

Questão 01)

Dois corpos de massas mA = 6 kg e mB = 4 kg estão sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa. Uma força horizontal de intensidade constante igual a 25 N é aplicada de forma a empurrar os dois corpos:

Calcule a aceleração adquirida pelo conjunto.

Questão 02)

Dois blocos de massas mA = 0,35 kg e mB = 1,15 kg estão sobre

uma superfície horizontal perfeitamente lisa, os blocos estão ligados por uma corda ideal. Uma força horizontal de intensidade constante igual a 15 N é aplicada puxando os dois blocos:

De acordo com as informações calcule A) a aceleração adquirida pelo conjunto. B) a tensão na corda que liga os blocos.

Questão 03)

No sistema da figura, o corpo A desliza sobre um plano horizontal sem atrito, arrastado por B que desce segundo a vertical. A e B estão presos entre si por um fio inextensível, paralelo ao plano, e que passa pela polia. Desprezam-se as massas do fio e da polia e os atritos na polia e no plano. As massas de A e B valem respectivamente 32 kg e 8 kg:

Determine a aceleração do conjunto e a intensidade da força de tração no fio.

Questão 04)

Um homem de massa m = 70 kg está num elevador, este se move com aceleração a = 2 m/s2. Determine a força de

reação ao apoio do chão do elevador sobre o homem se o elevador estiver descendo acelerado.

Questão 05)

Um corpo de massa 3 kg, inicialmente em repouso, está sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa. Uma força horizontal de intensidade constante igual a 4,5 N atua no corpo durante 20 s. De acordo com as informações calcule

A) a aceleração adquirida pelo corpo durante o tempo em que a força atua.

B) a velocidade do corpo quando a força deixa de atuar.

Questão 06)

A imagem ilustra uma bola de ferro após ser disparada por um canhão antigo que dispara o projétil com uma velocidade inicial de V0 = 200 m/s formando um ângulo de Θ = 600 com a horizontal:

Determine a componente horizontal (v0x) e a

componente vertical (v0y) da velocidade inicial deste projétil. Questão 07)

Na modalidade esportiva do salto à distância, o esportista, para fazer o melhor salto, deve atingir a velocidade máxima antes de saltar, aliando-a ao melhor ângulo de entrada no momento do salto que, nessa modalidade, é 450. Considere uma situação hipotética

em que um atleta, no momento do salto, alcance a velocidade “inicial” de V0 = 12 m/s no início do salto como mostra a figura:

Desprezando o atrito com o ar enquanto ele está em “vôo”, responda.

A) Qual o valor da componente horizontal da velocidade no início do salto?

B) Se o tempo de “vôo” do salto foi de 1,68 s calcule o alcance horizontal D deste salto.

Questão 08)

Em um jogo de handebol, o goleiro, para aproveitar um contra-ataque, arremessa a bola no sentido do campo adversário, com um alcance horizontal de 60 m conforme representado na figura.

Desprezando a resistência do ar e considerando que a velocidade inicial da bola é V = 2 5 m/s e sabendo que sen = 0,8 e cos = 0,6, determine

A) a componente horizontal da velocidade inicial da bola. B) o tempo que essa bola gastou para percorrer a trajetória

indicada na figura. Adote g = 10 m/s2. Sendo cos 600 = (1/2) e sen 600 = (√3/2) se necessário use: sen 450 = cos 450 = 0,7

(2)

Questão 09)

A figura mostra uma das cenas vistas em uma manifestação no Brasil. Os policiais militares responderam às ações dos manifestantes com bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha em uma região totalmente plana onde era possível avistar a todos:

Suponha que o projétil disparado pela arma do PM tenha uma velocidade inicial de 300 m/s ao sair da arma e sob um ângulo de 300 com a horizontal, calcule

A) a componente vertical (v0y) da velocidade inicial deste

projétil.

B) o tempo que este projétil gasta para alcançar o ponto mais alto da sua trajetória parabólica.

Questão 10)

Uma partícula é lançada do solo a uma velocidade inicial de V0 = 10 m/s, com um ângulo de 600 acima da horizontal,

atingindo o alto de um penhasco que encontra-se a 4,5 m de distância do lançamento, caindo em uma superfície plana e horizontal em 1,0 segundo, exatamente no ponto B, conforme figura:

Desprezando a resistência do ar e considerando a aceleração da gravidade no local como sendo g = -10,0 m/s2 use

cos 60º = 0,5 e sen 60º = 0,8 e determine

A) a altura máxima que partícula atinge em relação ao solo. B) a distância AB, da borda do penhasco ao ponto onde a

partícula caiu, em metros.

Questão 11)

Um objeto move-se em uma trajetória circular com módulo da velocidade constante. O trabalho realizado pela força centrípeta é zero por que

A) a força centrípeta é perpendicular à velocidade. B) a força média para cada revolução é zero. C) não há atrito.

D) a magnitude da aceleração é zero.

E) o deslocamento para cada revolução é zero.

Questão 12)

A figura representa o instante em que um carro de massa M, passa por uma lombada existente em uma estrada:

Considerando o raio da lombada igual a R, o módulo da velocidade do carro igual a V, e a aceleração da gravidade local

g, a força exercida pela pista sobre o carro, nesse ponto, pode

ser calculada por

A) Mg R MV2 . B) R MV Mg 2  . C) V MR Mg 2  . D) mg V MR2 . E) Mg. Questão 13)

A figura mostra um garoto balançando numa corda passando pelo ponto A no sentido anti-horário. Um observador, parado no solo, observa o garoto e supõe existir quatro forças atuando sobre ele nesse momento.

1. Uma força vertical para baixo, exercida pela Terra. 2. Uma força apontando de A para O, exercida pela corda. 3. Uma força na direção do movimento do garoto, exercida

pela velocidade.

4. Uma força apontando de O para A, exercida pelo garoto. Do ponto de vista deste observador, as forças que estão atuando sobre o garoto na posição A, são apenas

A) 1, 2 e 3. B) 1, 2 e 4. C) 2 e 3. D) 1 e 2. E) 1, 3 e 4. (Dados: sen300=0,5 e cos300≈0,85)

(3)

Questão 14)

A enxada

A figura mostra o deslocamento horizontal de um bloco preso a uma mola, a partir da posição A, e até atingir a posição C:

(www.mundoeducacao.bol.uol.br. Adaptado.)

O gráfico representa o módulo da força que a mola exerce sobre o bloco em função da posição deste:

O trabalho realizado pela força elástica aplicada pela mola sobre o bloco, quando este se desloca da posição A até a posição B, é de A) 0,60 Joules. B) – 0,60 Joules. C) – 0,30 Joules. D) 0,80 Joules. E) 0,30 Joules. Questão 15)

O gráfico indica a variação da força resultante F, que atua em um objeto de massa m, em uma trajetória retilínea ao longo de um deslocamento de 12 m:

Calcule o trabalho realizado por F, nesse deslocamento. A) 2 Joules. B) 5 Joules. C) 6 Joules. D) 8 Joules. E) 10 Joules. Questão 16)

Em um carrossel um “cavalinho” executa um movimento circular uniforme, descrevendo uma circunferência de raio R = 5 m com uma velocidade angular de ω = 0,6/s:

Podemos afirmar que a velocidade linear deste “cavalinho” é de A) 2 m/s. B) 3 m/s. C) 4 m/s. D) 5 m/s. E) 6 m/s. Questão 17)

Em uma apresentação os aviões da esquadrilha da fumaça efetuam um “looping” completo (círculo realizado na vertical):

Sendo o raio da trajetória 250 m, e sabendo que cada avião, para que o “looping” seja efetuado com sucesso, deve fazer esta manobra com uma velocidade mínima 180 km/h equivalentes a 50 m/s, determine o módulo da aceleração centrípeta nos pilotos destes aviões. A) 4 m/s2. B) 6 m/s2. C) 8 m/s2. D) 10 m/s2. E) 12 m/s2. Questão 18)

Uma partícula executa um movimento circular uniforme, descrevendo uma circunferência de raio R = 1,0 m e aceleração de 0,25 m/s2. Determine o período do movimento, em segundos.

A) 2 . B) 4 . C) 8 . D) /2. E) 3 .

(4)

Questão 19)

O raio da roda de uma bicicleta é de 35 cm. No centro da roda há uma engrenagem cujo raio é de 4 cm. Essa engrenagem, por meio de uma corrente, é acionada por outra engrenagem com raio de 8 cm, movimentada pelo pedal da bicicleta. Um ciclista desloca-se fazendo uso dessa bicicleta, sendo gastos 2 s a cada três voltas do pedal:

Podemos afirmar que a velocidade com que a bicicleta se desloca no solo é de A) 5,1 m/s. B) 5,4 m/s. C) 5,7 m/s. D) 6,0 m/s. E) 6,3 m/s. Questão 20)

A invenção e o acoplamento entre engrenagens revolucionaram a ciência na época e propiciaram a invenção de várias tecnologias, como os relógios. Ao construir um pequeno cronômetro, um relojoeiro usa o sistema de engrenagens mostrado. De acordo com a figura, um motor é ligado ao eixo e movimenta as engrenagens fazendo o ponteiro girar. A frequência do motor é de 18 RPM, e o número de dentes das engrenagens está apresentado no quadro:

A frequência de giro do ponteiro, em RPM, é igual a A) 1. B) 2. C) 4. D) 81. E) 162. Questão 21)

Uma partícula está em movimento uniforme com frequência 2,0 Hz sobre uma circunferência de raio 1,0 m. É correto afirmar que

A) a velocidade tangencial da partícula é de 4 m/s B) a velocidade angular da partícula é de

rad

/

s

. C) a aceleração da partícula é nula.

D) o período do movimento da partícula é de 1 s.

E) a linha de ação da força resultante sobre a partícula não passa pelo centro da circunferência.

Questão 22)

Um objeto de pequenas dimensões gira sobre uma superfície plana e horizontal, em movimento circular e uniforme, preso por um fio ideal a um ponto fixo O, conforme a figura. Nesse movimento, o atrito e a resistência do ar são considerados desprezíveis:

Considere que o raio da trajetória circular seja 20 cm e que o objeto percorra um arco de comprimento 40 cm em 2 s.

É correto afirmar que a frequência de rotação do objeto é de A) 2  Hz. B)  2 1 Hz. C)  3 1 Hz. D)  1 Hz. E) 3  Hz. Questão 23)

“No jogo de futebol o gol também é chamado de meta, por isso quando a bola passa pela linha final do campo e não é gol e nem é escanteio, então é tiro de meta, ou seja, a bola será reposta ao jogo pelo time que se defende deste lado do campo com um tiro livre feito dentro dos limites da pequena área em direção ao campo adversário, e nenhum jogador pode tocar a bola antes que a mesma saia da grande área…”:

Um goleiro de futebol “bate” um tiro de meta no qual a

bola descreve uma trajetória parabólica e alcança uma distância horizontal de 60 m do ponto em que a bola se encontrava no momento do chute. A velocidade inicial da bola no instante

imediatamente após o chute é de V0 = 90 km/h, formando um

ângulo de 45º com a horizontal.

Desprezando a resistência do ar, calcule a altura máxima alcançada pela bola.

(Use ≈ 3)

(dado: cos 45º = sen 45 = 0,71, aceleração da gravidade g = 10 m/s2.)

(5)

Questão 24)

A figura representa, esquematicamente, o instante em que um jogador chutou a bola para o gol adversário:

No momento do chute, a bola encontrava-se parada sobre o solo, a uma distância de 32 m da linha do gol e, quando partiu, um cronômetro zerado foi ligado, e sua velocidade inicial tinha módulo de 20 m/s e estava inclinada de um ângulo α em relação à horizontal. Calcule instante em que a bola passou sobre o gol.

Questão 25)

A figura representa o movimento do centro de massa de um atleta que realiza um salto à distância:

Desprezando-se o efeito da resistência do ar, considerando-se que a velocidade inicial do salto foi de 10 m/s formando um ângulo de 450 com a horizontal, use sen 450 = cos 450 = √2/2, g = -10 m/s2 e

determine

A) a componente vertical da velocidade inicial. B) o tempo de subida neste salto.

Questão 26)

Uma máquina de Atwood possui massas mA = 6,25 kg e mB = 6,75 kg

ligadas por uma corda ideal, inextensível e de massa desprezível, através de uma polia também ideal. Dada a aceleração da gravidade g = 10 m/s2:

Determine a aceleração do sistema.

Questão 27)

No sistema da figura ao lado, o corpo B desliza sobre um plano horizontal sem atrito, ele está ligado através de um sistema de cordas e polias ideais a dois corpos A e C que s e deslocam verticalmente. As massas de A, B e C valem respectivamente 5 kg, 2 kg e 3 kg. Adotar g = 10 m/s2:

De acordo com as informações, determine A) a aceleração do conjunto.

B) a intensidade das forças de tração nas cordas.

Questão 28)

O gráfico mostra como varia uma força que é aplicada sobre um corpo de massa 31 kg, inicialmente em repouso, em função do deslocamento:

Sabendo que o trabalho dessa força totaliza 2.000 J, qual seria a energia cinética desse corpo, em unidades do Sistema Internacional, ao final desse deslocamento, se a força (F), aplicada no início do movimento, fosse mantida constante? A) 500. B) 5.000. C) 15.500. D) 62.000. E) 30.000. Questão 29)

Investigações feitas a partir das dimensões do buraco de uma parede, onde uma bala se alojou, permitem obter informações sobre a velocidade da bala no momento do disparo. Considere-se uma bala de 10,0 g, que atinge, perpendicularmente, uma parede, penetrando 10,0 cm, sem mudar de direção, até se alojar no interior da parede.

Admitindo-se a intensidade da força média de resistência oposta pela parede igual a 8.000,0 N, constante, é correto afirmar que a bala abandonou a arma com velocidade, em m/s, igual a

A) 300. B) 350. C) 400. D) 450. E) 500. Considere g =10 m/s2, sen α = 0,60 e cos α = 0,80

(6)

Questão 30)

Um elevador de carga de uma obra tem massa total de 100 kg. Ele desce preso por uma corda a partir de uma altura de 12 m do nível do solo com velocidade constante de 1,0 m/s. Ao chegar ao nível do solo, a corda é liberada, e o elevador é freado por uma mola apoiada num suporte abaixo do nível do solo. A mola pode ser considerada ideal, com constante elástica k, e ela afunda uma distância de 50 cm até frear completamente o elevador.

Considerando que a aceleração da gravidade seja 10 m/s2, e que todos os atritos sejam desprezíveis, o trabalho da

força de tração na corda durante a descida dos 12 metros e o valor da constante da mola na frenagem valem, respectivamente, em kilojoules e em newtons por metro

A) 0; 400. B) 12; 400. C) – 12; 4.400. D) – 12; 400. E) 12; 4.400.

Referências

Documentos relacionados

um local seguro de descarte, como aterros sanitários e depósitos específicos; um destino não seguro, sendo descartado na natureza, poluindo o ambiente; ou por

França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada

Tabela VIII – Número de doses recomendadas de vacina contra o sarampo de pessoas não vacinadas corretamente (VAS/VASPR), e sem história credível de sarampo, em

O principal desafio encontrado no curso pelos professores foi incentivar os alunos a vencerem os problemas encontrados e persistirem no curso e ratificam a importância da

O trabalho cooperativo entre docentes objetiva-se também na análise dos resultados dos alunos, na identificação das dificuldades de aprendizagem, na operacionalização das medidas

Texto: Jorge Louraço Figueira Direção: Isabel Craveiro Assistência de Direção: João Santos (projeto pedagógico d’O Teatrão) Desenho de Luz: Jonathan Azevedo Cenografia

E dura há 38 anos porque a equipa se manteve, decorrente de uma união dos médicos na sua formação e na sua escolha, pois na altura os médicos que vinham para

Sendo assim, ao contrário da situação encontrada na Europa – mercado estagnado há alguns anos, onde nitidamente o número de plataformas vem reduzindo – verificou-se