• Nenhum resultado encontrado

O legado de Lou Ottens, o engenheiro holandês inventor da fita cassete PÁGINA 05. do Estado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O legado de Lou Ottens, o engenheiro holandês inventor da fita cassete PÁGINA 05. do Estado"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Segunda-feira

Goiânia, 15 de março de 2021

Ano 16 - Edição 4556

do Estado

gazetadoestado.com.br

TEMPO HOJE

Brasília Máxima 30ºC Mínima 17ºC Goiânia Palmas

Tendência Estável Máxima 32ºC Mínima 18ºC Tendência Estável Máxima 29ºC Mínima 22ºC Tendência Estável

1

R$

PÁGINA 03 PÁGINA 04 PÁGINA 05 PÁGINA 04 PÁGINA 05

gazetadoestado

62 3249-8883 www.gazetadoestado.com.br

O legado de Lou Ottens, o engenheiro

holandês inventor da fita cassete

PÁGINA 05

TOCANTINS SUSTENTÁVEL

Administração repõe

kits de EPIs para

unidades do É Pra Já

de Gurupi e Araguaína

DOAÇÃO BEM-VINDA

Governo do Tocantins recebe

120 mil testes rápidos doados

pela empresa Kenerson

à Polícia Militar

Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

Setor produtivo vai ajudar na

criação de novas UTIs

PARCERIA

ECONOMIA

Dada a largada para criação de

loterias e jogos no DF

Diário Oficial divulga nomes das empresas aptas a desenvolverem estudos sobre

operação dessas atividades

“Contágio é exponencial” e só lockdown impede

tragédia maior no Brasil, alertam cientistas

COVID-19

Com 2.286 mortes registradas, o Brasil atingiu um novo recorde de óbitos pela covid-19 — e, segundo

pesquisadores não será uma surpresa se os próximos dias forem atingidas novas marcas trágicas como essa

Getty Images / BBC News Brasil

(2)

JORNAL DA GAZETA -

EDIÇÃO DO ALMOÇO

ItátIla Moura - No

Jor-nal da Gazeta Edição do Almoço, sexta-feira,12, o apresentador Thiago Men-des conversou com o in-fluenciador digital Farley Mattos. O influenciador é

de Ipameri-Go e obteve o título de coreógrafo profis-sional a nível internacional, um importante título para jovens, chancelado pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São

Paulo (Sinddança). Thiago Mendes conversou tam-bém com a dupla Íkaro e Rodrigo. Para assistir esta entrevista e os destaques do Jornal, acesse o portal no youtube gazetaplay.

ESPORTE SAÚDE

n Silvio Souls

Tabuleiro Político

silviosousap@gmail.com 62 98579 6148

Jovair Arantes

O Ministério Público de Goiás (MPGO) investiga se o ex-deputado federal Jovair

Arantes (PTB) cometeu

pe-culato durante a vacinação contra a Covid-19. O órgão apura se o ex-parlamentar, que é dentista e não está exercendo a função, foi vaci-nado sem a observância das normas sanitárias de priori-dade da imunização.

Espertinho

Ex-secretário de saúde de São Miguel do Passa Quatro,

José Antônio Rodrigues, foi

indiciado por “furar fila” de vacinação contra Covid-19. Infelizmente, há outras 15 cidades goianas sendo inves-tigadas pelo MP sobre sus-peitas de irregularidades. Se a apuração continuar, a lista de espertinhos vai aumentar.

Política ambiental

Quem cometer crime ambiental poderá ter bens e recursos financeiros bloque-ados, se for aprovado Projeto de Lei 343/21 em tramitação na Câmara de autoria do de-putado federal David Soares (DEM-SP).

Pavimentação

O secretário municipal de Infraestrutura, Luiz

Bitten-court, garante que o prefeito Rogério Cruz (Republicanos)

deve concluir a pavimentação asfáltica de todos os bairros de Goiânia até o final do governo.

Revitalização

A Comissão Técnica Per-manente de Acessibilidade e Inclusão (CTPAI) propõe análise de projeto de revita-lização da praça localizada na Rua P-13-A, Setor dos Funcionários, em Goiânia. Os membros da comissão deliberam sobre política de acessibilidade em locais pú-blicos e privados.

Utilidade

O governador

Ronal-do CaiaRonal-do (DEM)

sancio-nou Projeto de Lei que declara utilidade pública ao Centro Espírita

Tra-balho e Progresso,

loca-lizado em Nerópolis. A matéria é de autoria do

deputado Coronel Adail-ton (Progressistas). A

entidade realiza atendi-mento farmacêutico, psi-cológico e ambulatorial.

“Carniça”

Sem citar o nome do ex-presidente Luiz Inácio

Lula da Silva, Bolsonaro atacou o líder petista e

seus ministros quando esteve à frente do Palácio do Planalto. O presidente se referiu a Lula como “o carniça e presidiário”. A polarização das elei-ções de 2022 já está em andamento.

Auxílio emergencial

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 186/19), aprovada pela Câmara dos Deputados, vai permitir ao governo federal pagar auxílio

emergencial de R$ 44 bilhões por fora do teto de

gastos. Os trabalhadores que foram afetados pela pandemia da covid-19 esperam que o dinheiro chegue realmente à população vulnerável.

Sócrates é meu amigo, mas sou

mais amigo da verdade”,

Aristóteles

Bastidores frenéticos

Pelo visto, a novela Lula Elegível deve continuar por mais alguns capítulos. A Procuradoria-Geral da República (PGR) já recorreu da decisão que anulou as condenações do ex-presidente na Lava Jato.

A PGR quer que o plenário do Supremo reveja a decisão do ministro Edson Fachin que declarou a incompetência da Justiça Federal de Curitiba para analisar processos envolvendo o ex-presidente. Sen-do assim, o caso deve ser levaSen-do para julgamento no plenário do Supremo.

Diante disso tudo, o que fica é a sensação do povo que não pode fazer quase nada em relação ao que se passa nos bastidores políticos e judiciários. Muitos que-rem o petista no páreo da disputa, outros não.

Na verdade, não sabemos o que ganharemos com a volta de Lula ao cenário político. Enquanto frenéticos já iniciam pré-campanhas de 2022, vidas continuam a morrer por falta de vacinação contra a Covid-19.

Fotos: Divulgação

Jogadas rápidas

n O filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro,

causou polêmica após publicar a carta suicida de um trabalhador endividado.

n Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal

(STF), afirmou que a maior circulação de armas aumenta a violência.

n Fachin considera inconstitucionais decretos do

presi-dente Jair Bolsonaro que aumenta as possibilidades de posse de arma.

n “Nós vamos ter que, infelizmente, aprender a conviver

com esse vírus”, disse o presidente Bolsonaro.

Jefferson DâMaso - Você já

ou-viu falar em PANC´s? Plantas alimentícias não conven-cionais, o termo criado pelo biólogo brasileiro Valdely Ki-nupp e diz respeito às plan-tas comestíveis que surgem de forma espontânea em quintais, terrenos baldios e canteiros, mas que não são consumidas por falta de costume ou conhecimento. Então conversamos com a Dra. Alessandra Cantalogo, fisioterapeuta e graduanda em nutrição, idealizadora do projeto Panc D’ajuda e o Chef Argentino, Matias Agui-lar, para entender melhor como funciona o consumo, suas formas de preparo e cultivo. Recebemos a nutri-cionista Camilla Alcântara para falar sobre a rotina em época de pandemia e lock-down, saber como equili-brar o gasto energético e não acabar ganhando uns quilos a mais nesse período. E se-guimos nas Trilhas do Brasil, desta vez a aventura foi uma corrida na mata junto com os idealizadores do Desafio das Montanhas Vulcânicas em Poços de Caldas-MG, Gustavo Bonafé e

Fernan-do Nafar. Veja e reveja esses destaques e muitas outras matérias pelo Youtube, PGM Esporte Saúde e/ou Gazeta-Play. Você ainda pode

parti-cipar interagindo através do nosso Instagram @pgmes-portesaude e pelo Whatsapp (62) 98427-2664, mandando fotos, vídeos e/ou sugestões.

(3)

Segunda-feira, 15 de março de 2021

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

Geral

3

ESPERANÇA

Mariana alviM/BBC - “Já em

janeiro, com a elevação do número de casos, prevía-mos a falência do sistema de saúde e o aumento de óbitos ainda neste mês (março). Se mantivermos essa curva, podemos chegar em agosto a 500 mil mortos no país”, re-sume o infectologista Marcos Boulos, professor da Facul-dade de Medicina da Univer-sidade de São Paulo (USP), referindo-se a estimativas internas de especialistas e ór-gãos assessorando o governo de São Paulo.

De acordo com o boletim mais recente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil tota-liza 270.656 vítimas fatais da covid-19. Em 10 de fevereiro, o Brasil registrou 1.330 mor-tes. Em comparação com os dados divulgados na quarta--feira, houve um aumento de 69% nos óbitos em um mês. A média móvel, que leva em conta os números dos sete dias imediatamente anterio-res, aumentou 56% no mes-mo período: de 1.041 para 1.626 mortes por dia.

Segundo o infectologista, de hoje para agosto, a curva de óbitos prevista só pode ser freada com um isolamen-to social cumprido rigoro-samente — se possível com fiscalização reforçada por polícias, ele sugere.

“Ano passado, quando o isolamento deu um pouqui-nho certo, as pessoas real-mente se isolaram e usaram máscaras. Hoje, essas medi-das estão absolutamente de-sacreditadas. Mesmo com fa-ses e decretos mais rígidos, o nível de isolamento é peque-no e a circulação está grande. A população está tendo um desapego à vida”, diz.

“Se você põe bandeiras mas a população não respei-ta, não vai adiantar nada. Já que não conseguimos que a população se conscientize, precisamos do castigo (com a fiscalização).”

O médico critica ainda que o endurecimento de medidas pelos governos lo-cais, como a atual fase ver-melha em São Paulo, veio tardiamente. Para ele, essas intervenções devem ser ain-da incrementaain-das por restri-ções ao turismo, aos cultos religiosos e às aulas

presen-ciais em escolas, além de li-mitações a encontros com mais de 10 pessoas.

O epidemiologista Paulo Lotufo, também professor da Faculdade de Medicina da USP, lembra que no pri-meiro semestre de 2020 foi justamente o isolamento que conseguiu impedir que se concretizassem as estima-tivas, de março daquele ano, de que em agosto o número de mortes chegaria a 1 mi-lhão no país. Em 31 de agosto de 2020, foram registrados 121.515 óbitos pela covid-19.

Lotufo concorda com a necessidade de restrições a viagens internas e denun-cia o risco de que medidas de isolamento rígidas im-postas por governos locais sejam logo relaxadas pela pressão pela abertura do comércio e de serviços não essenciais. Para ele, tais res-trições devem seguir pelo menos até a Semana Santa,

“Contágio é exponencial” e só lockdown impede

tragédia maior no Brasil, alertam cientistas

Fiocruz espera entregar 1 milhão de doses de vacinas nesta semana

Com 2.286 mortes, o Brasil atingiu um novo recorde de óbitos e, não será uma surpresa se os próximos dias forem atingidas novas marcas trágicas

COVID-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) espera entre-gar na semana que vem ao Programa Nacional de Imu-nizações (PNI) o primeiro milhão de doses de vacinas contra a covid-19 produzido no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio--Manguinhos). A expectativa já havia sido anunciada após a chegada do primeiro car-regamento do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), em fevereiro, e foi reforçada hoje (12), após a concessão do registro definitivo da vacina pela Agência Nacional de Vi-gilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a Fiocruz, com a concessão do registro, a expectativa é que a agência libere até o próximo domin-go (14) os primeiros lotes de vacinas produzidos no instituto, o que possibilitará a entrega do imunizante. A

presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, destacou que a concessão do registro defi-nitivo marca um dia históri-co para a instituição e para o Sistema Único de Saúde.

“Apenas seis meses após a assinatura do contrato de encomenda tecnológica, já iniciamos a, produção de uma vacina contra a co-vid-19, baseada em uma das

tecnologias mais avançadas no momento, e obtivemos o seu registro para ampla dis-tribuição no país. A urgên-cia que a gravidade da pan-demia nos impõe fez com

que todos os envolvidos trabalhassem incansavel-mente e pudessem realizar em meses um processo que, normalmente, dura anos”, disse Nísia.

Em texto divulgado pela Agência Fiocruz, Nísia ressal-tou que isso não seria possível sem o apoio técnico da Anvisa em cada etapa do processo de submissão contínua.

A Fiocruz anunciou ain-da que Bio-Manguinhos inaugurou nesta sexta-feira a segunda linha de produ-ção da vacina, aumentando a capacidade produtiva. A previsão é que, até o fim do mês, 1 milhão de doses se-jam preparadas por dia.

No texto, o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, reforçou a expecta-tiva de que as entregas ao Programa Nacional de Imu-nizações tenham início na

semana que vem, o que vai contribuir para o combate à pandemia no país.

“O registro definitivo da vacina [contra] covid-19 é resultado de intenso tra-balho, em estreita parceria com a Anvisa, desde junho do ano passado, por meio de reuniões e envio de in-formações de forma contí-nua para que tudo pudesse acontecer com a maior ce-leridade possível”, afirmou.

A vacina contra co-vid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Ox-ford é a 11ª vacina produ-zida em Bio-Manguinhos e fornecida ao PNI. Com o re-gistro definitivo, a Fiocruz assume a responsabilidade técnica pelo imunizante, que a fundação destaca como seguro e eficaz.

viníCius lisBoa/aBr

no início de abril.

“É importante entender que o contágio não é linear — ele é exponencial, como os juros compostos do car-tão de crédito. Quando você entra no cheque especial, é uma espiral. Com o contá-gio, também funciona assim, inclusive para o que você faz de positivo. Se você consegue reduzir substancialmente as infecções, o impacto no nú-mero de casos, internações e mortes é muito grande”, ex-plica o epidemiologista.

FALTA DE VACINAS E MAIOR RISCO DE VARIANTE

Idealmente, Lotufo diz que em uma fase crítica da pandemia como a atual no Brasil, o isolamento deveria ser associado à vacinação massiva e ao rastreamento de casos — ambas medidas timidamente aplicadas no Brasil até hoje.

Até esta terça-feira (9/3), 8,7 milhões de pessoas no Brasil — 4% da população — receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, segundo um consórcio de ve-ículos da imprensa formado por G1, O Globo, Extra, Esta-dão, Folha e UOL.

O país que mais vacinou em termos relativos no mun-do, Israel, chegou à metade da população imunizada com pelo menos uma dose em fevereiro.

Entretanto, Marcos Bou-los ressalva que as vacinas têm papel mais importante a médio e longo prazo no con-trole da pandemia — diferen-te da situação emergencial que estamos vivendo agora.

“Mesmo se tivéssemos vacinas o suficiente, não im-pactaria tanto nesse momen-to, porque elas começam a funcionar algumas semanas depois da aplicação. Mas ela vai ser extremamente impor-tante para atingirmos a imu-nidade coletiva, que permite acabar com a transmissão.”

O infectologista lembra que o isolamento é impor-tante não só para controle geral da doença, mas para frear o surgimento de novas variantes do vírus, como a P.1, originada em Manaus (AM). Ele explica que as variantes se formam a partir de “meca-nismos de fuga” do vírus para continuar se proliferando — quanto mais ele circular, ou seja, junto com as pessoas, mais variantes podem surgir.

Segundo pesquisa do Centro Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnósti-co, Genômica e

Epidemiolo-gia de Arbovírus (CADDE), a P.1 é de 1,4 a 2,2 vezes mais transmissível que as linha-gens anteriores.

“Vimos que em dezem-bro a variante foi responsá-vel por uma elevação nas transmissões em dezembro, e em janeiro acelerou de-mais. Ela ainda não predo-mina, mas já está no Brasil todo”, diz Marcos Boulos.

CURVAS AINDA EM TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO

De acordo com Mar-celo Gomes, pesquisador a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenador do InfoGripe (sistema de mo-nitoramento da covid-19 e de outras síndromes res-piratórias), a maior parte do país está com curvas de casos graves ainda em as-censão — sem sinais claros de arrefecimento.

Uma exceção é na re-gião amazônica, onde pi-cos foram atingidos na vira-da do ano e agora não estão crescendo mais.

“A curva de casos gra-ves antecipa a de óbitos, com uma diferença de uma a duas semanas en-tre as elas”, explica Gomes, indicando que se a curva de casos graves na maior parte do país está em ten-dência de crescimento, é de se esperar que a de óbi-tos deva crescer mais nas próximas semanas.

“Por isso, mesmo depois que os novos casos sejam controlados, a diminuição da curva de óbitos ainda leva certo tempo.”

Getty Images / BBC News Brasil

(4)

Segunda-feira, 15 de março de 2021

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

4

Social/Geral

n Maria Reis

Corte

mariareisjornalista6@gmail.com

Dois tempos

1. A Coca-Cola convida os brasileiros a se abrirem para o melhor de cada refeição, afinal, há mais de 100 anos a Coca-Cola ajuda a criar conexões verdadeiras em torno das refeições. Dando continuidade ao mo-vimento global “Abertos pro melhor”, nos próximos seis meses, a marca irá reforçar a importância de celebrarmos todos os dias junto de quem amamos, e a reconhecer as razões especiais do cotidiano para estar junto. Para assistir: https://www.youtube.com/ watch?v=wdz9XlFOGL4.

2. A campanha conta também com um calendá-rio festivo, que sugere a comemoração de pequenos momentos especiais, como o “Dia oficial da família que escolhemos”, “Dia do novo chefe no Comando” e “Dia de comer juntinhos à distância”. O intuito é que isso sirva de inspiração para que as pessoas criem suas próprias datas, reconhecendo os motivos para celebrar o que fazem parte de suas rotinas.

Em caráter permanente

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o presidente da Ceasa Goiás, engenheiro, Lineu Olímpio lançou a campanha “Deixe a mulher em paz da Ceasa Goiás”, em caráter permanente. Foram distribuídos panfletos e cartazes explicativos orientando o homem a não praticar o assédio, e a mulher sobre como se de-fender e onde buscar apoio e defesa, para que a mulher se sinta segura ao circular pelo entreposto na capital.

Vitrine

ESTREIA

Aos 72 anos, o design gráfico, Hans Donner que se diz um apaixonado por arquitetura, estreia no mercado imobiliário, em Goiânia. Hans ao lado das arquitetas goianas Ana Gabriela Lins e Iara Luiz Galvão, integra equipe da Séren Incorporadora, que irá desenvolver cinco residenciais de alto padrão, projetados para se destacar tanto no design quanto na tecnologia Cristiano Borges n VOCÊ SABIA? A banana é rica em vitaminas do complexo B, aliado do sistema nervoso. n MÚSICA CLÁSSICA- A nona edição da Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro - A Celebração do Encontro, que tem a direção artística de Simone Leitão, será pela primeira vez totalmente online, e acontece nos dias 15, 16, 17, 18 e 19 de março, sempre às 19 horas, pelo Canal Brasil Classical no YouTube.

n BRASILEIRA - Com abrangência nacional, na esteira do Dia da Mulher, o projeto Brasileira vai apresentar vozes plurais de mulheres de diferentes histórias e gerações do setor Cooperativista, no formato de revista online e física, com o apoio da SicoobUniCentroBrasileira. Brasileira apresentará perfis de dez mulheres de sucesso que se destacam em diferentes segmentos, confira na plataforma (https://www. projetobrasileira.com/) . Belkiss Lucas PONTO FIXO

O casal de empresários, Juliana Tartari e Thiago Tartari, proprietários da Misses Hanna, bateram o ponto, no Poema Café, que fica na Galeria My Broker, no Setor Nova Suíça, para uma reunião de negócios, na cafeteria que já se tornou ponto obrigatório do casal para lanches descontraídos com amigos e família, devido a variedades de cafés e chás quentes e gelados e do cardápio recheado de opções doces, salgadas e refeições leves. Os empresários tiveram atenção especial de uma das sócias, a empresária Juliana Prudente (E)

Arquivo n ALERTA - No começo de 2021, os planos de saúde sofreram reajustes retroativos, elevando em muito o valor das mensalidades e quem contava com assistência médica privada no Brasil se viu diante de uma grande barreira. Nesta situação, a advogada Ana Lúcia Amorim, que é especialista em Direito Médico, recomenda aos usuários averiguar e se informar sobre os reajustes abusivos de planos de saúde

Alameda do Contorno, 1508, Qd. 37, Lt. 05, Santo Antônio, CEP: 74.853-120, Goiânia-GO

DIRETOR PRESIDENTE

Adão dos Reis Gonçalves

adao@gazetadoestado.com.br COMERCIAL Tel: (62) 3249-8883 comercial@gazetadoestado.com.br PUBLICAÇÃO LEGAL Tel: (62) 3249-8883 editais@gazetadoestado.com.br REDAÇÃO redacao@gazetadoestado.com.br DISTRIBUIÇÃO go@gazetadoestado.com.br df@gazetadoestado.com.br DIREÇÃO GRÁFICA Érika Sandra DIAGRAMAÇÃO Gabriela Nunes DIREÇÃO DE JORNALISMO Adão Gonçalves MTB 3719/GO EDITOR DE REPORTAGEM

Luís Carlos Castro MTB 3697/GO

luisgazetadoestadogo@gmail.com

Matérias e artigos assinados não representam a opinião do jornal

Gazeta Multiplataforma LTDA CNPJ: 17.766.906/0001-14

Setor produtivo vai ajudar

na criação de novas UTIs

Empresários do DF se comprometem a financiar parte de unidade acoplada com cerca de 70 leitos no Hospital Regional de Samambaia

PARCERIA

AgênciA BrAsíliA - Após

reu-nião com parlamentares distritais e federais para dis-cutir as ações de combate ao coronavírus (Covid-19), o governador Ibaneis Rocha recebeu representantes do setor produtivo para apre-sentar as soluções e pedir solidariedade do segmento neste momento tão difícil da pandemia. Os empresários se comprometeram a cola-borar na construção, junto ao governo local, de uma unidade acoplada ao Hospi-tal Regional de Samambaia (HRSam) com capacidade para cerca de 70 leitos.

“Essa atitude coletiva vai nos ajudar no ambien-te de trabalho para que, até o final de março, todas as atividades estejam abertas com segurança”, disse o go-vernador. Ele explicou que o Governo do Distrito Federal (GDF) tem atuado intensa-mente na expansão do nú-mero de leitos para o aten-dimento de covid-19 e que, com a projeção feita para os próximos dias, será possível flexibilizar as medidas res-tritivas às atividades.

Também foi explicado aos dirigentes do setor pro-dutivo como será a habilita-ção de 300 leitos distribuídos em três hospitais de campa-nha. “Serão 150 leitos de UTI e 150 de enfermaria nas

uni-dades que vão ser construí-das no Ginásio Nilson Nelson [Plano Piloto], no Ginásio do Gama e no Sesi de Ceilândia”, detalhou Ibaneis.

“Da semana passada para cá, abrimos 230 leitos de UTI”, contabilizou o go-vernador. “Hoje, estamos abrindo mais 20 leitos e na próxima semana, mais 50. Estamos trabalhando tam-bém a abertura de um hos-pital da Rede Anchieta, em Taguatinga, para acolher mais leitos. São quatro mil metros quadrados, já com tubulações para oxigênio, onde queremos instalar de 200 a 300 leitos imediata-mente. A Secretaria de Saúde fará uma vistoria para ver a possibilidade de instalar ra-pidamente a estrutura”.

CORRENTE DO BEM

O GDF, por meio do Ban-co de Brasília, trabalha para construir o hospital acopla-do com capacidade para 63 leitos no Hospital Regional

de Samambaia (HRSam) nos moldes do que foi feito no Hospital Regional de Ceilân-dia (HRC), quando a empresa JBS doou toda a estrutura.

O valor para construção de um modelo igual a esse é de R$ 11 milhões, montante do qual o GDF já arrecadou R$ 7 milhões. “Esse valor é com o hospital pronto e equi-pado”, pontuou o presidente do BRB, Paulo Henrique Cos-ta. “As doações podem ser feitas na conta do Supera DF, dentro do Comitê Covid-19 montado pelo governo”. Após a fala do presidente da insti-tuição financeira, os repre-sentantes do setor produtivo se comprometeram a fazer doações para que a unidade seja erguida o quanto antes.

“O setor produtivo está unido, e vemos que o primei-ro hospital está nascendo aqui”, destacou Paulo Octá-vio, ao sinalizar que as asso-ciações e sindicatos poderão colaborar para a construção de mais de uma unidade.

Renato Alves/Agência Brasília

ECONOMIA

Dada a largada para criação

de loterias e jogos no DF

Por meio do Diário Oficial do Distrito Fede-ral (DODF) desta sexta--feira (12), a Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) publicou o nome das seis empresas aptas a desen-volver estudos de mode-lagem técnica, econômi-co-financeira e jurídica para criação e operação de loterias e jogos estadu-ais no DF.

“Oito empresas se mostraram interessadas nesse PMI [Procedimento de Manifestação de Inte-resse], mas só seis entre-garam toda a documen-tação necessária para o

desenvolvimento dos es-tudos”, explica o secretá-rio de Projetos Especiais, Roberto Andrade.

A partir de agora, com a publicação do termo de autorização, as empresas têm prazo de dois meses para desenvolver os estu-dos. A expectativa é que, até o final deste ano, o processo seja finalizado.

Esta é a segunda fase do processo que termina com a escolha da empre-sa encarregada de ope-rar as loterias e jogos no DF. “São os estudos que vão definir qual é a me-lhor maneira de explorar

a loteria”, resume o titular da Sepe. “Por enquanto, é uma questão embrioná-ria, mas em breve teremos um projeto detalhado”.

Segundo o secretário, os estados, assim como a União, necessitam de re-cursos para as diversas despesas que compõem a máquina pública, princi-palmente durante a pan-demia. “Esses valores po-dem ajudar entidades de assistência social, as áreas de cultura, desporto ama-dorista, segurança pública, entre tantas outras caren-tes de recursos”, analisa. DA reDAçãocom Ag. BrAsíliA

(5)

Segunda-feira, 15 de março de 2021

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

Geral

5

Além dos kits de EPI, também foi reforçado o estoque de insumos para limpeza e sanitização das dependências das sedes do É Pra Já

TOCANTINS SUSTENTÁVEL

DOAÇÃO BEM-VINDA

Administração repõe kits de

EPIs para unidades do É Pra Já

de Gurupi e Araguaína

Governo do Tocantins recebe 120

mil testes rápidos doados pela

empresa Kenerson à Polícia Militar

Secad/Governodo TocanTinS

- A prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus é prioridade para o Governo do Tocantins. Desta manei-ra, o Executivo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), realiza nesta sexta--feira, 12, a entrega de mais kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas unidades do Programa de Atendimento É Pra Já, dos municípios de Gurupi e Araguaína.

“O Governo do Tocan-tins sempre preza pelo bem--estar de seus servidores e cidadãos. A Secad é respon-sável por gerir as unidades de atendimento do É Pra Já. Pensando nisso, realizamos aquisições de vários EPIs para atender as demandas das Unidades, consequen-temente, prestar um serviço

seguro e de qualidade para todos os envolvidos, tanto servidores quanto a po-pulação que procurar por atendimento em uma das nossas unidades”, informou o secretário de Estado da Ad-ministração, Bruno Barreto.

Além dos kits de EPI, também foi reforçado o estoque de insumos para limpeza e sanitização das dependências das sedes do É Pra Já. Basílio Neto, dire-tor do É Pra Já de Aragua-ína, pontua que os

mate-riais entregues vão suprir as necessidades diárias de sanitização da unidade. “Atualmente, nossa unida-de apresenta uma média unida-de 400 atendimentos por dia, devido à pandemia, tivemos uma diminuição considerá-vel no número de pessoas atendidas. Contudo, é ne-cessário que sigamos todos os protocolos de segurança e a entrega desses materiais é primordial para nossa segu-rança e de todas as pessoas que atendemos”, ressaltou.

O governador do Es-tado do Tocantins, Mau-ro Carlesse, recebeu na manhã desta sexta-fei-ra, 12, 120 mil testes rá-pidos para detecção da Covid-19 doados pela empresa Kenerson In-dústria e Comércio de Produtos Ópticos Ltda, instalada em Palmas. A entrega ocorreu no Quar-tel do Comando Geral da Polícia Militar, que será responsável pela distri-buição dos mesmos aos municípios. A ação teve a articulação da deputada estadual Luana Ribeiro.

Para o governador Mauro Carlesse, toda do-ação é bem-vinda quando se trata de apoio às ações de enfrentamento à Co-vid-19. “Receber a doação de qualquer material, seja máscara, equipamento de proteção individual, testes rápidos, é fundamental para que cada vez mais te-nhamos o controle dessa doença e para que o mais rápido a gente saia dessa pandemia. Quero agrade-cer à empresa Kenerson e à deputada Luana por essa articulação”, destacou.

A representante da empresa Kenerson, Gicé-lia Valverde Santana,

res-saltou que a ação é uma forma de contribuir para o Estado onde atua há mais de 16 anos. “Aprou-ve Deus de nos instalar-mos no Tocantins e teinstalar-mos muito prazer e orgulho de contribuir para a popu-lação do Estado e ajudar aqueles que mais preci-sam”, afirmou.

O comandante-geral da PM, coronel Silva Neto, informou que todo o efe-tivo da PM que atua na linha de frente será tes-tado, além da população dos municípios com ca-sos em alta. “O Brasil e o Tocantins estão passando por essa fase difícil da Co-vid-19. A empresa Kener-son doou os 120 mil tes-tes e o governador Mauro Carlesse determinou que eles fossem distribuídos para testar a população e também 100% da nossa tropa que está à frente do policiamento ostensivo, da fiscalização de com-bate à Covid-19. Isso vai trazer a sensação de segu-rança da nossa tropa para cada vez mais colaborar com a sociedade no que-sito da saúde pública. A distribuição vai ser feita de acordo com a necessi-dade de cada município,

a gente vai fazer um le-vantamento e os municí-pios mais críticos vão ter prioridade”, informou.

Articuladora da ação, a deputada estadual Lua-na Ribeiro agradeceu à empresa e falou da im-portância de testar as co-munidades em vulnera-bilidade. “Muito grata à Kenerson, que doou esses testes, são 120 mil, é uma quantidade muito rele-vante e é uma empresa parceira do Estado do To-cantins que gera emprego e renda. Além dos testes rápidos, a empresa doou mais de 8 mil máscaras para o Hospital Dona Re-gina e eu me sinto mui-to honrada por ter sido o canal de ligação entre a empresa, o Estado e a população. Esses testes rápidos, por meio da Po-lícia Militar, vão chegar nas populações mais iso-ladas como os quilom-bolas, os residentes na Ilha do Bananal e todas as pessoas que testarem positivo serão encami-nhadas para as unidades de saúde”, destacou.

Laiane viLanova/

Governodo TocanTinScom coLaboração de vania machado

Lou Ottens,

inventor da fita cassete, morre aos 94 anos

O engenheiro holandês Lodewijk Frederik Ottens, conhecido como Lou Ot-tens, faleceu aos 94 anos no último dia 6 de março, segundo informações da agência de notícias NRC Handelsblad. Ottens foi responsável por comandar o time que inventou a fita cassete — a famosa K-7 —, além de integrar as equipes que criaram o Compact Disc (CD) e o Video 2000, formato de fita de vídeo que serviu de alternativa ao clássico VHS. Nascido em 1926, pode-se dizer que Ot-tens ingressou no mundo tecnológico no período da Segunda Guerra Mundial, quando construiu um rádio para sua família. Anos de-pois, ele desenvolveria um produto que revolucionaria a música, tornando-a mais acessível e democrática.

A fita cassete, primeira grande tecnologia criada por Ottens, surgiu no início da década de 1960, quan-do o engenheiro era che-fe de desenvolvimento de produtos na filial belga da empresa Philips. De acordo com o NPR, Ottens queria produzir uma maneira mais compacta e acessível para as pessoas ouvirem músi-ca, em vez de recorrerem a equipamentos pesados que usavam grandes fitas de cartucho ou discos de vinil naquela época.

O primeiro protótipo foi um compartimento de ma-deira que caberia dentro do bolso, mas o primeiro cas-sete realmente portátil sur-giu apenas em 1963. Ot-tens também convenceu a Philips a não guardar o pro-jeto apenas para si, permi-tindo que outras

fabrican-tes usassem gratuitamente a tecnologia licenciada pela empresa belga. Daquele ano até agora, foram vendi-das mais de 100 bilhões de unidades da fita K-7. A fita cassete também pavimen-tou o caminho para o icôni-co walkman, que permitia ouvir músicas em qualquer lugar ao colocar o forma-to dentro de uma caixinha que reproduzia os discos. Nos anos 1970, Ottens fez parte de outra revolução no formato musical: a cria-ção do CD. Com a ajuda da Sony, ele ajudou a es-tabelecer um padrão que é usado até hoje na indús-tria, mesmo com o avanço dos serviços de streaming. A própria fita cassete vol-tou a ganhar espaço no mercado uma vez que ar-tistas estão apostando no formato pela nostalgia.

Magistrado

derruba permissão

para importação

de vacinas por

entidades

O desembargador Fe-deral I’talo Fioravanti Sabo Mendes, do TRF da 1ª re-gião, suspendeu liminares que autorizaram entida-des a importarem vacinas regulamentadas por agên-cias internacionais. O Sin-dicato dos Motoristas do DF e Anamages obtiveram as autorizações.

O pedido para sus-pender as liminares foi fei-to pela União. Na decisão, o magistrado acatou ale-gação de que as decisões apresentam potencialida-de para causar grave le-são à saúde pública, pois podem comprometer o objetivo primário do PNO de concentrar todos os es-forços para a imunização de todas as pessoas inse-ridas no grupo prioritário. Segundo o desembarga-dor, as liminares podem, ainda, violar a equidade e a universalidade no aces-so à vacina, prejudicar a coordenação do PNO, uma vez que não será pos-sível que os órgãos com-petentes acompanhem e fiscalizem o processo de vacinação a ser levado a efeito pelo sindicato e comprometer a credibili-dade do Programa.

miGaLhaS

Magistrado lamenta ao negar pedido de

internação: “vivemos colapso”

Justiça Cidadania

n Braulio Duarte

braulio@ayresduarte.adv.br

Segundo o desembargador, o Poder Judiciário

não tem, no presente momento, “o ‘poder’ de

modificar a realidade fática da grave situação

que se instaurou e que, infelizmente, salvo algum

milagre, piorará nos próximos dias”

“Com profunda tristeza e angústia”, o desembarga-dor João Barcelos de Sou-za Junior, do TJ/RS, negou pedido de paciente com covid-19 que procurou a Justiça com o objetivo de conseguir um leito de UTI para tratamento da doen-ça. Segundo o magistrado, o Poder Judiciário não tem, no presente momento, “o ‘poder’ de modificar a rea-lidade fática da grave situa-ção que se instaurou e que, infelizmente, salvo algum milagre, piorará nos próxi-mos dias”.

Na ação, o paciente ale-gou que corre risco de vida e que aguarda uma vaga em UTI com suporte dialítico para tratar uma pneumonia decorrente da infecção pelo coronavírus. O juízo de ori-gem indeferiu o pedido de concessão de tutela de ur-gência. No TJ/RS, o pedido foi novamente negado.

Em sua decisão, o de-sembargador João Barcelos de Souza Junior afirmou:

“É com profunda triste-za e angústia que este recur-so é recebido neste plantão judicial de Segundo Grau. O drama humano aqui re-latado pode ser amanhã en-frentado por este Magistra-do plantonista, assim como por qualquer outro colega de toga, já que todos da ativa ainda não foram vacinados, visto que a imunização

ain-da não alcançou os que es-tão abaixo dos 75 anos (lem-brando que esta é a idade limite para a aposentado-ria compulsóaposentado-ria). Isso sem contar o que pode ser ainda pior para a maioria, ter de presenciar um ente querido nessa situação.”

Em seguida, o magis-trado pediu vênia por o Poder Judiciário não con-seguir modificar a realida-de fática da grave situação que se instaurou no Esta-do. “Não há vagas de UTIs, estamos diante do colap-so!”, lamentou.

O relator citou que a taxa de ocupação de leitos já ul-trapassa os 100%.

“Isso significa que quem está do lado de fora tem de rezar para que um leito de-socupe, mas o que parece pior ainda, está a depender dos critérios e protocolos de medicina para saber se a ocupará ou terá de ser pre-terido por outro paciente também em estado grave. Neste contexto, é de se ima-ginar o estresse e a angús-tia dos médicos de linha de frente, que diante de toda a sorte de preocupações e excesso de trabalho, há mais de um ano, podem agora estar enfrentando conflitos existenciais por ter de tomar decisão que somente de-veria ficar na mão de Deus, não de um ser humano.”

miGaLhaS

&

&

(6)

Segunda-feira, 15 de março de 2021

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

6

gazetadoestado.com.br

Classificados

&

Editais

(62) 3249-8883

editais@gazetadoestado.com.br

PREGÃO PRESENCIAL Nº006/2021

MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº006/2021 SRP Nº001/2021. DATA DE ABERTURA: 29 de Março de 2021. Horário: 09h00min. Objeto:

REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE CABEÇOTES, BOMBAS DOSADORAS E BOMBAS PERISTÁLTICAS PARA DOSAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA ETA E ETE DO DEMAE – DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO, CONFORME ESPECIFICADO NO TERMO DE REFERÊNCIA – (ANEXO I). LOCAL DA SESSÃO: Sala de Avaliação de Processos Licitatórios do DEMAE.

O Edital poderá ser retirado no Departamento de Licitações do DEMAE ou pelo site: https://www.demae.go.gov.br/pregao-presencial/. Informações adicionais podem ser obtidas junto a comissão permanente de licitações através dos telefones (64) 3454-7400 ou (64) 3454-7433 ou pelo email colaredemae@gmail.com

Caldas Novas 15 de Março de 2021.

FERNANDA CRISTE PEREIRA DE ARAÚJO PREGOEIRA

PREGÃO PRESENCIAL Nº007/2021

MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº007/2021.

DATA DE ABERTURA: 30 de Março de 2021. Horário: 09h00min. Objeto:

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE PÃES DESTINADOS AOS SERVIDORES DO DEMAE – DEPARTAMENTO

MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO, CONFORME ESPECIFICADO NO

TERMO DE REFERÊNCIA – (ANEXO I). LOCAL DA SESSÃO: Sala de

Avaliação de Processos Licitatórios do DEMAE.

O Edital poderá ser retirado no Departamento de Licitações do DEMAE ou pelo site: https://www.demae.go.gov.br/pregao-presencial/. Informações adicionais podem ser obtidas junto a comissão permanente de licitações através dos telefones (64) 3454-7400 ou (64) 3454-7433 ou pelo email colaredemae@gmail.com

Caldas Novas 15 de Março de 2021.

FERNANDA CRISTE PEREIRA DE ARAÚJO PREGOEIRA

EDITAL DE PREGÃO N° 008/2021 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS – SRP Nº 008/2021

O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE IPAMERI-GO, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ sob o n° 07.777.639/0001-27, com sede na cidade de Ipameri-Go, à Avenida Pandiá Calógeras n° 84, centro, Palácio Entre Rios, torna público para conhecimento de interessados, que fará licitação na modalidade pregão (presencial) para REGISTRO DE PREÇOS, do tipo proposta de

menor preço POR ITEM, no dia 31 de março de 2021 às 09h00min, no auditório Oedi Silva, no Prédio da Prefeitura

Municipal, Palácio Entre Rios, tendo por objeto Futura e eventual

aquisição de OXIGÊNIO MEDICINAL para atender as necessidades

do Fundo Municipal de Saúde de Ipameri. De acordo com as normas da Lei Federal nº 10.520/02, subsidiária a 8.666/93 e suas alterações posteriores e Lei Complementar 123/2006 e especificações do anexo I do edital normativo.

O edital estará à disposição dos interessados no endereço acima mencionado, em horário de expediente (de segunda a sexta das 08:00h as 12:00h), site (www.ipameri.go.gov.br) ou pelo fone (64) 3491 6000.

Prefeitura Municipal de Ipameri-GO, aos 11 (onze) dias do mês de março de 2021.

FRANCIELE ARAÚJO PEIXOTO Pregoeiro (em exercício) EDITAL DE PREGÃO N° 007/2021

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS – SRP Nº 007/2021

A PREFEITURA MUNICIPAL DE IPAMERI-GO, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ sob o n° 01.763.606/0001-41, com sede na cidade de Ipameri-Go, à Avenida Pandiá Calógeras n° 84, centro, Palácio Entre Rios, torna público para conhecimento de interessados, que fará licitação na modalidade pregão (presencial) para REGISTRO DE PREÇOS, do tipo proposta de menor preço POR

ITEM, no 29 de março de 2021 às 09h00min, no auditório Oedi

Silva, no Prédio da Prefeitura Municipal, Palácio Entre Rios, tendo por objeto Futura e eventual aquisição de MATERIAIS DE

ILUMINAÇÃO PÚBLICA para atender as necessidades do Prefeitura

Municipal de Ipameri. De acordo com as normas da Lei Federal nº 10.520/02, subsidiária a 8.666/93 e suas alterações posteriores e Lei Complementar 123/2006 e especificações do anexo I do edital normativo.

O edital estará à disposição dos interessados no endereço acima mencionado, em horário de expediente (de segunda a sexta das 8:00h as 12:00h), site (www.ipameri.go.gov.br) ou pelo fone (64) 3491 6000.

Prefeitura Municipal de Ipameri-GO, aos 11 (onze) dias do mês de março de 2021.

FRANCIELE ARAÚJO PEIXOTO Pregoeiro (em exercício)

NIVALDO GONÇALVES DE OLIVEIRA, CPF

589.831.986-72, torna público que REQUEREU

junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Verde – SEMMA, a LICENÇA DE INSTA-LAÇÃO AMPLIAÇÃO, para o empreendimento

com atividade em Bovinocultura leiteira – ordenha

mecânica, com área total de 8125,64 m²,

amplia-ção de 6503,37 m². Localizado na Fazenda Trio Aliança, ROD. GO 174, sentido Rio Verde – Ap. do Rio Doce, km 27, à direita, 1,5 km, Zona Rural, Município de Rio Verde – GO.

GUSTAVO MOTOS SUCATA EIRELI, CNPJ/CPF n° 37.744.362/0001-05, torna público que requereu SANEAGO a

autorização de lançamento de efluentes não domésticos na rede coletora de esgoto no endereço: Avenida Presidente Washington Luiz, Número 650, Quadra 60, Lote 03, Jardim Presidente, CEP: 74.353 - 500, Goiânia – GO

AVISO DE LICITAÇÃO EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2021

A Prefeitura Municipal de Guarani de Goiás/Secretaria Municipal da Educação, torna público aos interessados que realizará Chamada Pública para aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinados ao atendimento ao Programa de Alimentação Escolar. O recebimento dos envelopes refe-rentes à documentação e a proposta de preço dar-se-á na sede da Prefeitura Municipal de Guarani de Goiás, localizada na Av. Savagé Alves de Oliveira, s/n°, Qd. 16, Lt. 02, Centro Guarani de Goiás Tel: 62-34491239 até às 16:00 horas do dia 05/04/2021, na mesma data e local. O edital e maiores informações poderão ser obtidos na Secretaria Municipal da Educação, no horário de expediente.

Guarani de Goiás 15 de Março de 2021 JOSE DENIS XAVIER Presidente da Comissão de Licitação

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

1° OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS, CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS, INTERDIÇÕES E TUTELAS.

EDITAL DE DESMEMBRAMENTO Lei Federal nº6.766, de 19 de dezembro de 1979.

O SANDRO ALEXANDER FERREIRA, Oficial do 1° Ofício do Registro de Imóveis, da Comarca de Águas Lindas de Goiás-GO.

Goiás-GO, com a área de 600,00m², com frente para a Rua 15, com 30,00 metros; pelo fundo com o lote 03, com 30,00 metros; pelo lado direito com a Rua 13-A, com 20,00 metros e pelo lado esquerdo com o lote 37, com 20,00 metros, do Registro de Imóveis da Comarca de Águas Lindas de Goiás-GO, que será desmembrado em 02 (dois) lotes

menores que serão denominados: “Lote 01-A da Quadra 41, do

loteamento denominado

RESIDEN-CIAL CAMPING CLUBE, Águas

Lindas de Goiás-GO, com a área de 300,00m², com frente para a Rua 15, com 15,00 metros, fundo com parte do lote 03, com 15 metros, lado direito com a Rua 13-A, com 20,00 metros e lado esquerdo para o lote 01-B, com 20,00 metros” e “Lote 01-B da Quadra 41, do loteamento denominado

RESIDEN-CIAL CAMPING CLUBE, Águas

Lindas de Goiás-GO, com a área de 300,00m², com frente para a Rua 15, com 15,00 metros, fundo com o

lote 03, com 15 metros, lado direito com o lote 01-A, com 20,00 metros e lado esquerdo para o lote 37, com 20,00 metros”, conforme planta e memorial descritivo, que fazem par-te inpar-tegranpar-te da Certidão Municipal de Aprovação do Parcelamento ex-pedida em 18/11/2020, onde cons-ta o processo administrativo de n°

2020032716. Para que chegue ao

conhecimento de todos, expediu-se este edital que será publicado no jornal local, por 03 (três) dias con-secutivos, podendo o registro ser impugnado no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data da última pu-blicação, tudo nos termos do artigo 19 da citada Lei Federal n. 6.766.

FAZ SABER a todos os

in-teressados que EBENÉZER

REPRESENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO LTDA,

CNPJ-27.336.038/0001-96, com sede em Águas Claras, Brasília - DF, depositou nes-ta serventia os documentos necessários exigidos pelo

artigo 18 da Lei Federal n. 6.766, de 19 de dezembro de 1979, para registro de um

DESMEMBRAMENTO do

imóvel denominado Lote

01A da Quadra 41, situado

no Loteamento denominado

RESIDENCIAL CAMPING CLUBE, Águas Lindas de

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

1° OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS, CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS, INTERDIÇÕES E TUTELAS.

EDITAL DE DESMEMBRAMENTO Lei Federal nº6.766, de 19 de dezembro de 1979.

O SANDRO ALEXANDER FERREIRA, Oficial do 1° Ofício do Registro de Imóveis, da Comarca de Águas Lindas de Goiás-GO.

imóvel denominado Lote

674/675-A da Quadra 33, situado no

Lote-amento denominado CHÁCARAS

QUEDAS DO DESCOBERTO,

Águas Lindas de Goiás-GO, com a área de 1.500,00m², com frente para a Rua 33, com 30,00 metros; pelo fundo com o lote 658 e par-te do lopar-te 657, com 30,00 metros; pelo lado direito com o lote 675-B, com 50,00 metros e pelo lado es-querdo com o lote 673, com 50,00 metros, do Registro de Imóveis da Comarca de Águas Lindas de Goiás-GO, que será desmembrado em 02 (dois) lotes menores que serão denominados: “Lote 674-A

da Quadra 33, situado no

Lotea-mento denominado CHÁCARAS

QUEDAS DO DESCOBERTO,

Águas Lindas de GoiásGO, com a área de 735,00m², com frente para a Rua 33, com 14,70 metros; pelo fundo com o lote 658, com 14,70 metros; pelo lado direito com o lote 675-A1, com 50,00 metros e pelo lado esquerdo com o lote 673, com 50,00 metros” e “Lote 675-A1 da

Quadra 33, situado no Loteamento

denominado CHÁCARAS

QUE-DAS DO DESCOBERTO, Águas

Lindas de GoiásGO, com a área de 765,00m², com frente para a Rua 33, com 15,30 metros; pelo fundo com o lote 658 e parte do lote 657, com 15,30 metros; pelo lado direito com

o lote 675-B, com 50,00 metros e pelo lado esquerdo com o lote 674-A, com 50,00 metros”, conforme planta e memorial descritivo, que fazem parte integrante da Certidão Municipal de Aprovação do Parce-lamento expedida em 18/11/2020, onde consta o processo adminis-trativo de n° 2020032723. Para que chegue ao conhecimento de to-dos, expediu-se este edital que será publicado no jornal local, por 03 (três) dias consecutivos, podendo o registro ser impugnado no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data da última publicação, tudo nos termos do artigo 19 da citada Lei Federal n. 6.766.

FAZ SABER a todos os

interessados que PGM

CONSTRUTORA EIRELI,

CNPJ-12.855.948/0001-08, com sede em Ceilândia, Bra-sília - DF, depositou nesta

serventia os documentos necessários exigidos pelo artigo 18 da Lei Federal n. 6.766, de 19 de dezembro de 1979, para registro de um

(7)

Segunda-feira, 15 de março de 2021

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

Entretenimento

7

De segunda

a segunda

o melhor

local

para

seu

anúncio

Duas amigas loiras conversam

e uma pergunta para a outra:

- O que fica mais perto, a Lua

ou Nova Iorque?

- A Lua, é claro! - responde a outra loira.

- Por quê? - pergunta a segunda loira.

- Porque daqui conseguimos ver a Lua,

mas não dá pra ver Nova Iorque

TEIXEIRA MENDES CONTA

Chegou a Quaresma. Nessa época do ano o bacalhau rouba a cena nos pratos brasileiros. O processo de salga e secu-ra da espécie Cod (Gadus morhua), o Bacalhau do Porto, resulta no legíti-mo bacalhau. Além do Gadus macrocephalus, conhecido como Baca-lhau do Pacífico.

Mas muitas pesso-as consideram alguns peixes salgados e secos como bacalhau, são eles: o Saithe (Pollachius vi-rens) , o Ling (Ophio-don elongatus) e o Zar-bo (Brosmius brosme). Mesmo sendo peixes sal-gados, eles apresentam diferenças, não apenas no valor, como de textura e de sabor. Nas lojas Bre-tas, podem ser encontra-dos o Bacalhau do Porto, o Saithe e o Ling.

Segundo a coordena-dora de segurança ali-mentar do Bretas, Ada Machado, para sanar essa dúvida na hora da compra, o consumidor pode verificar o nome do peixe na etiqueta obri-gatória pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que é fixada junto ao produ-to. “Na rotulagem dos produtos as indústrias e supermercados são obri-gadas a informar o nome cientifico das espécies de peixes utilizados”.

Além disso, é impor-tante avaliar o estado do produto. “O consumidor deve verificar a condição física do produto, que não pode estar melado e com sal suficiente para o armazenamento e em uma temperatura mais amena”, pontua. Além disso, deve ter odor ca-racterístico e não fora dos padrões e não deve estar úmido e com apa-rência pegajosa.

Ada ainda explica que o consumidor deve verificar se peixe não apresenta manchas de coloração rosadas, que podem indicar proble-mas de conservação. “São um tipo de

bacté-ria”, explica. Também orienta a examinar se o produto não apresenta pontos pretos, simila-res à borra de café, que pode ser sinal de fungos.

DIFERENÇAS

A pergunta que não quer calar: quais as di-ferenças do bacalhau com o peixe salgado? A primeira é a coloração. O peixe salgado possui uma coloração mais es-cura não sai em lascas e nem em filé, já o baca-lhau possui uma colora-ção mais clara.

O Gadus morhua, o bacalhau, normalmen-te é maior e mais largo. Quando cozido, separa--se em pedaços unifor-mes - em lascas ou filés -, e, além disso, apre-senta linha lateral bem perceptível e cauda toda escura. “Ele tem o sabor mais suave. Já os outros possuem um sabor mais acentuado”, explica Ada.

O Saithe tem um sa-bor mais forte e cor mais escura e é mais utilizado para fazer bolinhos, sa-ladas e ensopados, pois sua carne desfia com facilidade. O peixe apre-senta ausência de ma-lhas, uma linha lateral esbranquiçada retilínea e barbatana caudal bi-furcada, com o vértice bem definido.

Já a carne do Ling é clara e mais estreita, sendo muito utilizada

para grelhados. A cor da carne varia do claro ao amarelo queimado. O corpo do peixe é quase retangular e a barbatana caudal é arredondada. Outra importan-te diferença é o preço. O quilo do bacalhau é R$99,90, já dos peixes salgados pode ser en-contrado por R$ 49,90 nas lojas do Bretas.

INGREDIENTES 3 xícaras de arroz parboilizado 700 gramas de lascas de bacalhau dessalgada 1 xícara de azeitonas verdes picadas 1 xícara de azeitonas pretas pitadas

1 lata de tomate pelado 3 tomates bem maduros picados tipo vinagrete 1 xícara de azeite de oliva extra virgem 4 xícaras de água 2 caldos de peixe (ou de legumes)

MODO DE PREPARO

Num refratário grande coloque o arroz, o bacalhau, as azeitonas

e a lata de tomates pelados desmanchados com a ajuda de uma colher. Pique os tomates maduros bem pequenos, tipo vinagrete e misture ao arroz. Misture tudo delicadamente. Acrescente o azeite e misture mais. Dissolva o caldo de peixe nas xícaras de água e junte também ao arroz. Se você achar que o seu bacalhau ficou muito sem sal, acrescente, mais cuidado, lembre-se que também estamos usando azeitonas, que são salgadas. Leve ao forno baixo com papel alumínio e observe quando começar a cheirar. Se você deixar mais no forno vai ficar mais sequinho, se deixar até quando o arroz cozinhar, ele vai ficar mais molhadinho. Eu gostei mais deste ponto, mais molhadinho. E pra servir, vai bem regar com mais azeite!

ARROZ DE BACALHAU

RECEITAS PRÁTICAS E FÁCEIS

Mari descobre que está grávida, e Jeff a apoia. Karina flagra Bianca contando so-bre o elogio que fez a Pedro e se enfurece com a irmã. Bianca afirma a Pedro que Karina gosta dele. Jeff beija Mari. Nando convida Rober-ta para janRober-tar no resRober-taurante de Delma. Jade e Bianca trocam ofensas. Mari não

consegue contar sobre a gravidez para Franz. Cobra recebe uma notificação ofi-cial pelo assédio a BB. Jade tenta seduzir Duca, mas o menino afirma que ama Bi-anca. Gael convida Karina para assistir ao show de Sol e Pedro no Perfeitão com Dandara. Lincoln conversa com Jeff sobre Mari.

Malhação “Sonhos”

A Vida da Gente

Gênesis

Haja Coração

A Força do Querer

resumo de novelas

Rodrigo deixa Jonas soz-inho e vai ao hospital falar com Celina. Ana diz a Man-uela que assumirá sua vida com Júlia. Wilson conversa com Laudelino sobre Moe-ma. Iná pede para Laudeli-no fazer um berço para Júlia, mas os dois acabam se desentendendo. Marcos convida Dora e Olívia para passar o sábado com ele,

Sofia e Bárbara. Rodrigo co-menta com Lourenço que desconfia que Júlia seja sua filha. Laudelino fica indig-nado quando Iná avisa que já comprou um berço para sua bisneta. Cris leva Jonas para uma boate. Rodrigo vê Manuela com Júlia e pede para segurá-la. Ana é fria ao falar com Vitória. Sofia corta o clima entre Marcos e Dora.

Apolo e Tancinha têm uma discussão, mas aca-bam se beijando. Francesca se desespera ao ver Guido. Carmela se emociona em conversa com Shirlei. Apolo confessa a Nair que está di-vidido. Fedora e Lucrécia de-cidem se mudar da mansão. Giovanni ataca Bruna, que

desmaia. Giovanni tenta fu-gir do chalé. Camila pede ajuda a Enéas para encontrar Giovanni. Leozinho e Agil-son fazem confusão na feira. Teodora aceita ajudar Re-beca. Dulce sequestra Bia. Carmela é assaltada. Camila encontra documentos sobre a explosão do Grand Bazzar.

Morabi chega à Ur. Naor é punido. Sharur revela a verdade para Sa-rai sobre seu verdadeiro pai. Dnin-Sim escuta a conversa. Terá aplica um castigo severo em Naor. Morabi e Oguedi tramam um plano mortal contra Kissare. Eles pretendem

por a culpa em Jeriba-li. Adália cuida de Naor. Abrão descobre quem é o pai de Sarai. Nadi tem um ataque de raiva. Naor e Adália se beijam. De-pois de ajudar o vilão, Shakia se mostra arre-pendida. Terá é aconsel-hado por Kissare.

Lurdes grava um vídeo pedindo ajuda para encon-trar Domênico. Magno, Ryan e Érica se preocupam com a saúde da mãe por conta da pandemia de COVID-19. Thelma discute com Camila por conta de uma foto de Rita. Danilo e Camila pens-am em se mudar da casa de Thelma. Na cadeia, Ál-varo sela um acordo com Marconi. Leila questiona Be-lizário sobre Penha. Vitória se preocupa com o alcoolis-mo de Lídia. Érica e Davi se

conhecem. Álvaro liga pra Verena. Betina anuncia que voltará a trabalhar como en-fermeira por conta da pan-demia. Jane descobre que Thelma atropelou Rita. Thel-ma responde ao vídeo de Lurdes com uma história fal-sa sobre Domênico. Thelma comete mais um crime. Thel-ma se Thel-martiriza por crime. Magno comenta com Lurdes que acredita que a resposta a seu vídeo seja falsa. Álvaro descobre que foi Raul quem denunciou Marconi à polícia.

(8)

Segunda-feira, 15 de março de 2021

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

8

Entretenimento/Diversão

PASSATEMPO

Solução

32

CAÇA-PALAVRA

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

M E C A N I S M O B A N C O P E S A T S I T N E I C A C I O B A L G I S S S N R N O O O A F R I C A V P C T M S E S R C I U I I N D I A S A O U T T S L T I J P A A T I C E U M T A M N T L O S S E T N E G R E M E E O A L E N T S S P S O I P I C N I R P T O I B L O C O O P D H E M M E C A N I S M O N B A N C O N P I E D S A T S I T N E I C M F N N F N A L S C F N S T L L R C R D M Y M L N N I T D H O N L B L F T N G A L G I S B T S D T M S N E F R N N R L T N L B N G N E F N T O O O F T A F R I C A F C M V N G L P A F C T M N L S F C R N N T G B E S S F R T C I U I R M I N D I A G N D N S D A N O D U T T S T N L L R I C R S T F T C I N J R P A A T C T M R R T Y S G R G I S C G E R U M T A T N F N D D L R T T L M R N L T B L O S D B D S E T N E G R E M E F E L O F A L E C M L N S T F N M D D T N C T T S G S P M L S O I P I C N I R P D T Y O D D L L I N O B H Y B L O C O C E E O Y P N L S G D Y

O que são os BRICS?

Em 2001, o ECONOMISTA Jim O’Neill cunhou o termo BRICs (com a letra “s” ainda em minúscula, servindo apenas como plural) para designar qua­ tro países EMERGENTES que teriam potencial econômico e capacidade de INVESTIMENTO para superar as grandes POTÊNCIAS mundiais num prazo de cinquenta anos. Ele se referia a BRASIL, Rússia, ÍNDIA e China. A partir de 2006, o que antes era apenas uma classificação informal utilizada por econo­ mistas e CIENTISTAS políticos passou a ser um MECANISMO internacional. Alguns anos depois, em 2011, a ÁFRICA do Sul também foi incorporada, e o “s” da SIGLA passou a maiúsculo, em referência ao nome do PAÍS em inglês (South Africa).

Tendo caráter DIPLOMÁTICO, os BRICS – que representam 40% da população mundial – não configuram um BLOCO econômico nem possuem ESTATUTOS ou carta de PRINCÍPIOS. No entanto, realizam CÚPULAS e empreendem ações conjuntas, sendo uma das mais recentes a fundação do Novo BANCO de Desenvolvimento, instalado desde fevereiro de 2016, em Xangai. O obje­ tivo é financiar PROJETOS de infraestrutura e fortalecer a cooperação finan­ ceira entre os BRICS.

BESTEIROL DO SEU DEDÉ

QUADRINHOS

HORÓSCOPO

Você aí procurando

o amor da sua vida,

e eu nem estou

me escondendo

A Lua Nova no

setor de crise do signo de Áries vem trazendo boas no-vas, ariane! Coisas que esta-vam te bloqueando devem se resolver, e você redescobrirá seu próprio potencial como pessoa, visto que a Lua en-contra Sol, Vênus e Netuno.

É tempo de renovar seu olhar sobre as pessoas e valorizar a solidariedade, taurine! É o que chega pedindo a Lua Nova no setor de amizades do signo de Touro que encon-tra Vênus, Sol e Netuno. Mas é preciso lidar com as limitações causadas pela pandemia.

O encontro da Lua Nova com Vênus, Sol e Netuno no se-tor profissional sugere um mo-mento de renovação de suas vo-cações, geminiane. A gente sabe que seu desejo de se abrir às oportunidades é grande, só evite agir precipitadamente, devido a Marte estar tensionado no signo.

A Lua Nova faz aspectos com Vênus, Sol e Ne-tuno no setor espiritual do signo de Câncer, promovendo uma renovação de valores pessoais. Sabe aquele sentimento de so-nhar/acreditar que tudo vai ser melhor? Bingo! Mas não fique só esperando, viu?

O momento é de redescobrir re-cursos que você tem aí dentro e nem sabia (ou esqueceu) para enfrentar os desafios com otimismo! É o que indica Lua Nova no setor íntimo do signo de Leão em conjunção comcom Vênus, Sol e Netuno.

É tempo de re-novação, vir-giniane! A Lua Nova unida a Vênus, Sol e Netuno no setor de relaciona-mentos do signo de Virgem pode fazer com que você passe a enxergar qualidades que nem notava nas pessoas, renovando o convívio.

Ideias renova-das e inovado-ras! É o que está trazendo o encontro da Lua Nova com Vênus, Sol e Ne-tuno no setor do cotidiano do signo de Libra, deixando tudo mais prazeroso. A dica é ten-tar conciliar o desejo de sair da rotina com ações seguras.

Olha ela, toda jo-venzinha! É a con-junção da Lua Nova com Vênus, Sol e Netuno no setor social do signo do Es-corpião que traz essa reno-vação para sua vida, inclusive te deixando mais receptiva nas redes virtuais e com as pessoas à sua volta.

A Lua Nova unida a Vênus, Sol e Netuno traz leveza para sua vida e te leva a valorizar em casa tudo aquilo que lhe reconec-ta com seu lado mais otimisreconec-ta. Procure não deixar que os dra-mas das pessoas à sua volta lhe desestabilizem, como alerta a tensão Lua-Marte para o signo.

Otimismo e solida-riedade! Essas pa-lavras devem mar-car o seu #sextou de Lua Nova conjunta a Vênus, Sol e Netuno no setor comunicativo do signo de Capricórnio. Sua mediação nos conflitos vai ser super impor-tante para minimizar o estresse que aponta a tensão Lua-Marte.

Sua criatividade vai às alturas com a Lua Nova em con-junção a Vênus, Sol e Netuno no setor material do signo de Aquário. Sabe aquele toque original aquariano aos recursos que estão ao seu re-dor? Além disso, você tende a ficar mais generosa.

Você tende a buscar situações inovadoras para sua vida e tam-bém a investir em uma aparên-cia mais jovial, pois a Lua Nova encontra Vênus, Sol e Netuno no signo de Peixes. Priorize-se, mas não negligencie os desafios que demandam enfrentamento da vida doméstica.

Calvin e Haroldo

QUADRINHOS

Referências

Documentos relacionados

Ao ampliarmos um pouco mais a reflexão, poderemos retomar novamen- te a importância do professor no desenvolvimento de relações mais próximas com as famílias, fato que nos remete a

Partindo dos elementos focais que se apresentam nesse trabalho como, o absenteísmo docente nas escolas da rede municipal de ensino; a falta de controle dessas

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Para casos específicos, os contadores são procurados, como por exemplo a declaração do imposto de renda no qual muitos alegaram se tornar o período de maior contato, pois os