• Nenhum resultado encontrado

Aeronave T-27 Tucano completa 30 anos na FAB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aeronave T-27 Tucano completa 30 anos na FAB"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Aeronave T-27 Tucano completa

30 anos na FAB

Vista por multidões nos céus do Brasil com a Esquadrilha da Fumaça, a aeronave T-27 Tucano completa, em 2013, três décadas voando na Força Aérea Brasileira (FAB). Desenvolvida pela Embraer em conjunto com a FAB, possui tecnologia da indústria nacional. O avião, que fez aniversário dia 29 de setembro, foi responsável pela formação de todos os aviadores que passaram pela Academia da Força Aérea (AFA), desde sua chegada em 1983, em Pirassununga (SP).

(2)

O Tucano surgiu da necessidade da FAB de substituir a antiga aeronave de treinamento T-37, que seria descontinuada pela fabricante Cessna. Nascia assim uma máquina com desempenho notório, reconhecido internacionalmente. As inúmeras características do T-27 fizeram com que o avião fosse exportado para países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras, Irã. No Reino Unido, foi escolhido para se tornar aeronave de treinamento básico, licenciado e produzido localmente.

(3)

O protótipo do treinador voou pela primeira vez em 19 de agosto de 1980, com um desenho avançado para a época. Suas características acabaram tornando-se padrão para outras aeronaves de treinamento, com trens de pouso retráteis, assentos em tandem (um a frente do outro, sendo o de trás mais alto), pontos para utilização de armamento e, inclusive, sendo a primeira aeronave do gênero com assentos ejetáveis. Possui grande autonomia de voo – quatro horas e meia somente com o tanque interno, robustez, comandos precisos, boa margem de manobra mesmo à baixa altitude, confiabilidade, visibilidade e capacidade de voo em diferentes condições climáticas.

Pensando no futuro do Tucano, está em curso a modernização de sua aviônica, permitindo a atualização da aeronave, tendo ainda mais de uma década de vida útil na instrução de novos pilotos.

(4)

Domingo Aéreo abriu Semana da

Asa em São Paulo

Foi realizado no fim de semana, no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, o tradicional Domingo Aéreo. O evento, uma parceria da Rede Globo com a Força Aérea Brasileira (FAB), possibilitou que a população de São Paulo e região tivessem um dia de festividades com seus familiares. Na abertura dos portões, foram distribuídas mais de seis mil mudas de plantas pelo projeto Verdejando. Durante todo o dia, os visitantes puderam conhecer Aeronaves da FAB, que ficaram em exposição, como os aviões F-5EM (Tiger II), C-105 (Amazonas), C-95 (Bandeirante), P-95 (Bandeirante Patrulha), T-27 (Tucano), helicópteros do Exército e da Polícia Militar, entre outros.

(5)

“Quando eu crescer vou ser Piloto de Avião”, disse Enrique Canônico, 4 anos, encantado com o ronco dos motores durante o sobrevoo das Aeronaves de Caça e de Transporte. Também ocorreram Lançamentos Múltiplos de Cargas, demonstrações do canil da Polícia Civil e exposição de material da Polícia Militar e de viaturas históricas. Nos estandes montados, diversas unidades militares divulgaram suas atividades: o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por intermédio do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), do Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Esquadrão Pelicano 2º/10º GAV, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), o Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG), o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), a Subdiretoria de Abastecimento (SDAB) e a Esquadrilha da Fumaça. As crianças entre 5 e 12 anos puderam fazer limpeza e aplicação de flúor na Unidade Móvel da Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont.

(6)

A festa contou ainda com apresentação da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo, do grupo Demônios da Garoa e do cantor Jorge Aragão, que concluiu o show agradecendo pela honra de cantar num evento como esse.

FONTE : Agencia Força Aérea

T-27 Tucano faz último voo

pela Esquadrilha da Fumaça

(7)

A aeronave T-27 Tucano está em operação na Esquadrilha da Fumaça desde 1983. De lá para cá, realizou apresentações pelo Brasil e pelo mundo e inspirou diversas gerações. No dia 28 de maio, o Parque de Material Aeronáutica de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais, recebeu as últimas duas unidades utilizadas pela Fumaça. A entrega encerra um capítulo da história do projeto que foi um marco na indústria aeroespacial e na aviação militar brasileira.

“Representa o final de uma era de quase trinta anos. Me recordo de cada uma das 150 apresentações que fiz no Brasil e pela América do Sul. Não tem como não se emocionar em ver a missão cumprida pelo avião”, disse o Major Aviador Álvaro Escobar, piloto da Esquadrilha.

“É um orgulho terminar a entrega da frota T-27 Tucano após trinta anos de operação. O T-27 na Fumaça foi um sucesso. O papel do PAMA-LS foi muito importante na manutenção da aeronave”, declarou o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Gobett, comandante da Esquadrilha.

(8)

O T-27 voou mais de 85 mil horas na Esquadrilha, sempre sob gerência do PAMA-LS. A partir do segundo semestre deste ano, a Fumaça irá se apresentar com o caça A-29 Super Tucano. “O nosso Parque está orgulhoso em saber que a Fumaça muda a sua plataforma e continua sendo cliente do PAMA-LS. Apoiamos durante três décadas e continuaremos a apoiar”, disse o Coronel Aviador Adalberto Gomes, Diretor do PAMA-LS.

“A aeronave ainda não é um ‘pássaro extinto’ nos céus brasileiros e seguirá operando na FAB por muito tempo, dedicada à instrução dos novos pilotos na Academia da Força Aérea”, afirmou o Capitão Aviado Alvim, gerente do projeto T-27.

(9)

Aviões Tucanos se despedem de

Curitiba

Esquadrilha da Fumaça vai usar novas aeronaves em suas novas apresentações.

A Esquadrilha da Fumaça fez na tarde deste domingo (10) a sua última apresentação em Curitiba utilizando os famosos T-27 Tucanos. A Esquadrilha vai substitui-los pelos Embraer A-29, o Super Tucano, que recentemente foi escolhido pela Força Aérea Americana para ser utiliado em um programa de treinamento e apoio aéreo.

Os Tucanos da Esquadrilha fazem suas últimas apresentações pelo País antes da troca. Em Curitiba, eles participaram do Domingo Aéreo, uma promoção do Aeroclube do Paraná.

(10)

O Domingo Aéreo começou às 10 horas no Aeroporto do Bacacheri, onde fica o Aeroclube. A apresentação dos Tucanos da Força Aérea Brasileira começou por volta das 14 horas.

Acidente com avião da FAB em

Pirassununga, no interior de

São Paulo - Nota Oficial

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, nesta segunda-feira (04/06), às 07h05, ocorreu um acidente com uma aeronave T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). No acidente faleceu o Cadete Aviador André Rodrigues Silva.

(11)

O acidente ocorreu próximo da cabeceira da pista de decolagem, no início de uma missão de treinamento.

O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente. Brasília, 04 de junho de 2012.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

FONTE: CECOMSAER

NOTA DO EDITOR: Segundo informações, o piloto teria sido

ejetado da aeronave quando se encontrava na cabeceira da pista para iniciar a decolagem.

Referências

Documentos relacionados

As sepulturas 119 e 166 estão entre as amostras observadas por apresentarem um perfil incomum em sítios com presença de fauna no nordeste do Brasil; em ambas as sepul- turas,

De comum acordo entre empregados e empregadores, poderá ser instituído regime de compensação horária, hipótese em que poderão ser ultrapassadas as durações

III) Para trabalhadores assalariados e servidor público: Cópia dos contracheques dos meses outubro, novembro e dezembro de 2020; ou cópia do recibo de pagamento de

O portal ClubeDelphi PLUS é a continuação, na Web, da revista ClubeDelphi. O portal recebe um conteú- do novo todo dia e hoje conta com: i) mais de 560 vídeo aulas; ii) 7 cursos

Trata-se de um estudo de revisão, na qual como objetivo principal é propor uma forma de um novo formato de doações para o Imposto de Renda, visando à

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

V ERIFIQUE SE O COMPUTADOR E A IMPRESSORA POSSUEM ENDEREÇOS IP VÁLIDOS PARA A REDE Se você estiver usando um laptop e possuir configurações de economia de energia ativadas,

Na avaliação dos estímulos presentes no domicílio, considerando o escore total do AHEMD, dois lactentes foram classificados como menos que adequado e um lactente