• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Instituto de Ciências Agrárias

COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

PLANO DE ENSINO (MÓDULO TEÓRICO) 1. IDENTIFICAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL UNIDADE OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CÓDIGO: GAG504 PERÍODO/SÉRIE: 1º TURMA:

CARGA HORÁRIA NATUREZA

TEÓRICA: 30 PRÁTICA: 30 TOTAL: 60 OBRIGATÓRIA: ( X ) OPTATIVA: ( )

PROFESSOR(A): IZABELE DOMINGUES SOARES MIRANDA ANO/SEMESTRE: 2020/1 OBSERVAÇÕES:

a) E-mail da docente: izabele.soares@gmail.com

b) Disciplina ministrada conforme resolução 25/2020 do CONSELHO DE GRADUAÇÃO, que dispõe sobre o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos letivos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 em todos os campi da Universidade Federal de Uberlândia.

c) O material para estudo durante as atividades remotas será disponibilizado de forma digital. d) Questões relativas ao ambiente de estudo do(a) discente, bem como , equipamentos, softwares,

energia elétrica e afins são de exclusiva responsabilidade do(a) discente.

e) Ao se matricular na disciplina, o(a) discente declara-se ciente das normas estabelecidas nesse plano e na resolução 25/2020 do CONGRAD.

f) Os (a) discentes estão sujeitos às penalidades expostas no Regimento Geral da UFU

(http://www0.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf) em caso de fraudes ou comportamento fraudulento, observado o Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar.

2. EMENTA

Estrutura geral da célula animal e vegetal; Métodos de estudo em citologia e histologia; Trocas entre a célula e o meio extracelular; Armazenamento e transmissão da informação genética; Transformação e armazenamento de energia; Processos de síntese na célula; Digestão intracelular; Citoesqueleto e movimentos celulares; Aspectos gerais dos tecidos animais.

(2)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

3. JUSTIFICATIVA

O estudo da Biologia Celular e Tecidual se faz necessário para permitir ao aluno um embasamento teórico-prático que facilite a compreensão dos mecanismos celulares que suportam as diversas funções orgânicas em animais e plantas, bem como permitir ao aluno a aplicação do conhecimento adquirido em outras disciplinas afins, que serão importantes para sua formação.

4. OBJETIVO

Objetivo Geral: Ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de caracterizar as estruturas celulares eucarióticas animais e vegetais; desenvolver mecanismos práticos e teóricos para análise de estruturas celulares e; ser agente do ensino-aprendizagem através de conceitos aplicados em biologia celular e tecidual. Objetivos Específicos: O aluno deverá conhecer a estrutura e funções da membrana plasmática; das endomembranas; a estrutura e funções das organelas celulares; caracterizar o núcleo e o material genético; reconhecer a morfologia e fisiologia das células animal e vegetal; entender a estruturação e funcionamento básicos dos tecidos animais.

5. PROGRAMA

MÓDULO TEÓRICO

1. INTRODUÇÃO À BIOLOGIA CELULAR

1.1 Importância do estudo da Biologia Celular para a Agronomia 1.2 História e Conceitos básicos da Biologia Celular

1.3 Métodos para o estudo das células 1.4 Célula vegetal e Célula animal 2. ENVOLTÓRIOS CELULARES

2.1 Membrana plasmática: estrutura e organização; trocas entre a célula e o meio extracelular 2.2 Parede celular: função; composição química; estrutura; origem e crescimento

3. METABOLISMO CELULAR 3.1 Respiração

3.2 Fotossíntese 4. GENÉTICA CELULAR

4.1 Expressão genética: Síntese de proteínas

4.2 Hereditariedade: Divisão celular (mitose e meiose) 5. INTRODUÇÃO À BIOLOGIA TECIDUAL

(3)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

6. METODOLOGIA

▪ O componente curricular será ofertado em módulos (teórico e prático). Cada módulo terá uma carga horária de 30 horas-aula, totalizando 60 h. O módulo prático deverá ser ofertado quando as atividades presenciais forem autorizadas pela UFU e Unidade Acadêmica.

▪ O módulo teórico será trabalhado de forma remota, com aulas síncronas distribuídas ao longo de dezesseis semanas letivas previstas no calendário acadêmico do período de AARE, resolução 25/2020 do CONGRAD.

▪ As aulas serão expositivas e dialogadas, as quais também serão utilizadas algumas metodologias ativas como a “Aprendizagem Baseada em Problemas” e a “Sala de Aula Invertida (flipped

classroom)” em alguns conteúdos da disciplina.

▪ O cronograma de desenvolvimento do conteúdo proposto deste módulo teórico pode ser observado no Quadro 1, podendo sofrer adaptações/alterações conforme necessidade na organização do ensino.

Quadro 1. Cronograma de desenvolvimento do conteúdo proposto para o módulo teórico da disciplina de Biologia Celular e Tecidual para o período especial das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE)

Cronograma de desenvolvimento do conteúdo proposto

Semana Data Horário Aula Forma Ensino Conteúdo

1 01/03

09h50-11h30 Síncrona Expositiva

Recepção aos ingressantes Apresentação da disciplina 2 08/03

09h50-11h30 Síncrona Expositiva Introdução à Biologia Celular 3 15/03

09h50-11h30 Síncrona

Expositiva

Atividade 1 Introdução à Biologia Celular 4 22/03

09h50-11h30 Síncrona Teste 1 Teste 1: Citologia

5 29/03

09h50-11h30 Síncrona Expositiva Envoltórios Celulares 6 05/04

09h50-11h30 Síncrona

Expositiva

Atividade 2 Envoltórios Celulares 7 12/04

09h50-11h30 Síncrona Expositiva Metabolismo Celular 8 19/04

09h50-11h30 Síncrona Expositiva Metabolismo Celular 9 26/04

09h50-11h30 Síncrona Atividade 3 Metabolismo Celular 10 03/05

(4)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Envoltórios e Metabolismo Celulares 11 10/05

09h50-11h30 Síncrona Expositiva Genética Celular 12 17/05

09h50-11h30 Síncrona Expositiva Genética Celular 13 24/05 09h50-11h30 Síncrona Aprendizagem baseada em problemas Genética Celular 14 31/05

09h50-11h30 Síncrona Atividade 4 Genética Celular 15 07/06

09h50-11h30 Síncrona

Flipped

classrooom Introdução à Biologia Tecidual

16 14/06

09h50-11h30 Síncrona Prova 2 Avaliação teórica: Genética Celular

a. Carga horária de atividades síncronas (módulo teórico)

- A carga horária total do módulo teórico (30 horas-aula) corresponderá às atividades síncronas, assim, não terão aulas assíncronas.

- Carga horária semanal: Semanalmente serão duas aulas de 50 minutos. - Segunda-feira (09h50-11h30).

b. Identificação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

- Será utilizada a plataforma da Microsoft Teams como ferramenta oficial. Outras plataformas poderão ser utilizadas mediante acordo prévio com os discentes.

- As atividades propostas na disciplina demandarão de computador com webcam e microfone, além de acesso à internet e conversor de PDF. Problemas decorrentes de falta de internet e energia ou qualquer impedimento ao acesso às aulas serão de inteira responsabilidade dos discentes e não deverão ser utilizados como justificativa para solicitação de reposição das atividades.

c. Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas e material de apoio

- Base de dados disponível no site da Biblioteca da UFU ( https://www.bibliotecas.ufu.br/portal-da-pesquisa/base-de-dados).

- Artigos disponíveis na Plataforma Periódicos Capes (http://www.periodicos.capes.gov.br/ ) acesso remoto via CAFe.

- Microsoft Teams (materiais disponibilizados pela professora). - E-books (https://www.bibliotecas.ufu.br/tags/e-book ).

7. AVALIAÇÃO

▪ Mínimo para aprovação na disciplina: 60,0 pontos e 75 % de frequência.

▪ Serão realizadas duas avaliações com questões de múltipla-escolha e dissertativas no valor de 50 pontos (25 pontos cada) e 5 atividades avaliativas (sendo 4 no valor de 2,5 totalizando 10 pontos e outra no valor de 10 pontos).

(5)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

▪ A pontuação total (100,0 pontos) da disciplina será completada com o módulo prático da disciplina que corresponderá a 30,0 pontos.

▪ As avaliações e todas as atividades avaliativas deverão ser enviadas na plataforma utilizada dentro do prazo estipulado e resolvidas de forma manuscrita pelo aluno e inseridas em formato PDF, exceto se a resolução for realizada diretamente na plataforma.

▪ A frequência dos discentes será computada, nessa modalidade de ensino remoto, mediante a verificação da lista de entrada do aluno na plataforma utilizada e pela participação do aluno em discussões em tempo real realizadas no chat da plataforma, bem como de formulário de presença a ser disponibilizados no decorrer das atividades.

8. BIBLIOGRAFIA Básica

ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto alegre: Artmed, 2010. ALBERTS, B. et al. Fundamentos da biologia celular. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2011. RAVEN, P. H. Biologia vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

Complementar

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. ROBERTIS, E. D.; DE ROBERTS JUNIOR., E. M. P. Bases da biologia celular e molecular. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

LEBOFFE, M. J. Atlas fotográfico de histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. OLLAVE, W. K. et al. Netter: bases da histologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

9. APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/______/______ Coordenação do Curso de Graduação em Agronomia.

Referências

Documentos relacionados

O novo edital do Programa Mais Médicos, lançado nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Saúde, prevê mais duas vagas para o município de Candiota - o único de cobertura do

Apesar de a indústria de construção não se restringir somente ao edificado, incluindo também a engenharia civil referente às infraestruturas, não deixa de ser característico que

Os colocados e coligações supracitados são os mais frequentes no âmbito dos corpora disponibilizados para o processamento das linhas de concordância, isto é, WebCorp, BNC e

preensão do efeito que diversos factores, tais como condições de tempo, temperatura, pH e actividade da água, têm no comportamento destes microrganismos é de uma importância

A Figura 17 mostra que os sinais amperométricos obtidos na detecção amperometria de pulso diferencial (APD) são bem maiores. Entretanto, a detecção APD apresenta um ruído

Extinção do crédito tributário: pagamento, compensação, transação, remissão, conversão do depósito em renda, consignação em pagamento, decisão administrativa e

E, realmente, Utopia é um não-lugar; o rio chama-se Anidro, que significa rio sem água; a cidade chama-se Amaurota, cidade sem habitantes, e o príncipe Adamus, príncipe sem

O objetivo deste estudo foi realizar a equivalência transcultural de escalas empregadas para a avaliação do nível de atividade física e que são utilizadas como estimativas