• Nenhum resultado encontrado

Esteróides Anabolizantes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Esteróides Anabolizantes"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Esteróides Anabolizantes

Os esteroides anabolizantes, suas funções e efeitos

Nessa unidade veremos um assunto polêmico e controverso.

Os esteroides anabolizantes são substâncias notoriamente utilizadas

por muitos que tem a vaidade física como um contraponto à musculação

enquanto atividade física para a manutenção de uma vida saudável.

A disfunção hormonal que ocorre, os efeitos que eles trazem para o

nosso organismo, a forma desmedida com que são utilizados, a diferença

entre eles e os suplementos alimentares, as pessoas e locais que vendem

sem a correta indicação e as consequências de todos essas atos, são alguns

dos assuntos abordados.

E por se tratar de um doping, iremos finalizar abordando também os

outros tipos de dopings que encontramos nos esportes de competição e o

que leva tantos atletas hoje em dia a se utilizarem desse artifício para obter

resultados positivos.

EDUCAÇÃO FÍSICA

(2)

Esteróides Anabolizantes

O que os são Esteróides Anabolizantes

O termo anabolizante significa substância que faz anabolismo, isto é, crescimento . No organismo humano, são hormônios derivados de hormônios, e o termo esteróide significa óleo sólido (origina-se do grego stereos , que significa sólido e do latim oléum , que significa óleo). A testosterona (hormônio masculino), o hormônio de crescimento e a insulina, são os anabolizantes considerados mais potentes. Os esteroides são drogas fabricadas para substituírem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa etc. (efeito androgênico).

São usados como medicamentos para tratamento de pacientes que não produzem quantidade suficientes de Testosterona. Os principais medicamentos esteróides anabolizantes utilizados no Brasil são: Durasteton® , Deca-Durabolin® , Androxon®.

Os esteróides anabolizantes, tem por finalidade agir na forma terapêutica para o tratamento de pacientes pós

operatórios, osteoporose, desnutrição, além de outras patologias. Eles podem ser usados na forma de comprimidos, cápsulas, ou como injeção intramuscular.

Os que utilizam essas drogas sem ser por problemas médicos, fazem esse uso para melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo.

 A Testoterona

Testosterona é o hormônio masculino fabricado pelos testículos do homem e em menor quantidade pelos ovários e glândulas supra-renais da mulher.

Ela tem basicamente duas funções: uma chamada anabólica e outra androgênica. Pela função anabólica ela atua, principalmente, sobre as zonas de crescimento dos ossos. Além disso, ela influencia o desenvolvimento de praticamente todos os órgãos do corpo humano. Pelo lado androgênico, ela é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas (órgãos sexuais, produção de espermatozóides, pelos, barba, voz, etc.). E mais: a

testosterona age também na distribuição da gordura corporal, dando a nítida diferença entre a silhueta masculina e feminina.

(3)

 Os usuários de Anabolizantes

Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não–atletas que buscam um corpo "sarado" (forte, desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres.

 Esteroides Anabolizantes são 100% Anabólicos?

Não, existem esteroides anabolizantes predominantemente anabólicos e outros predominantemente androgênicos.

Devido às leis básicas da bioquímica, até hoje não foi possível conseguir fabricar esteróides anabolizantes que produzissem somente efeitos anabólicos sem que causassem efeitos colaterais.

 Efeitos Androgênicos dos Esteroides Anabolizantes

Os efeitos androgênicos são aqueles que interferem com as características masculinas. Todo ser humano possui hormônios masculinos. Os homens saudáveis, naturalmente possuem em seus organismos muito mais que as mulheres. Quando é dada a uma pessoa normal quantidades extras de hormônios masculino, como os anabolizantes esteróides sintéticos, o corpo fica com excesso de hormônios e com isso, gradativamente, o organismo cessa a produção natural, passando a depender das drogas artificiais, ocasionando danos reversíveis ou irreversíveis.

(4)

 Efeitos dos Anabolizantes no Corpo a Curto e Longo Prazo

O uso indevido dessas drogas pode acarretar inúmeros problemas como:

 Homens e adolescentes: redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia).

 Mulheres e adolescentes: aparecimento de sinais masculinos como engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais (barba).

 Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os

sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento

deixando-os com estatura baixa para o resto de suas vidas.

 Em homens e mulheres de qualquer idade: aparecimento de tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade que pode manifestar-se em brigas.

 Usuários que injetam esteroides anabolizantes com técnicas inadequadas e não estéreis (livre de contaminação), ou dividem agulhas contaminadas com outros usuários, correm o risco de contrair infecções como HIV, hepatite B e C. Há ainda, o problema com preparações ilegais dessas drogas, as quais são elaboradas em condições não estéreis colocando em risco os que as utilizam.

 Efeitos dos Esteroides Anabolizantes Sobre o Comportamento e Mente

Essas drogas, principalmente em altas doses, aumentam a irritabilidade e agressividade. Esses usuários podem cometer atos agressivos como luta física, roubo, ou utilizar a força para obter alguma coisa.

Ainda em altas doses, os usuários podem desenvolver outros comportamentos como: euforia, aumento da energia, alteração de humor, distração, esquecimento e confusão.

Se o usuário chegar a desenvolver comportamentos violentos e/ou problemas de esquecimento ou confusão, fica difícil manter-se na escola ou no trabalho.

 Os Anabolizantes X Outras Drogas

Os esteróides anabolizantes não são consideradas drogas que induzem o uso de outras drogas ilícitas, ou seja, não são porta de entrada para uso de outras drogas. Porém, os usuários dessas drogas para fins estéticos chegam a utilizar de 10 a 100 vezes mais a dose médica recomendada e normalmente misturam dois ou mais diferentes anabolizantes, oral e/ou injetável e algumas vezes utilizam compostos veterinários.

(5)

Agem dessa forma porque acreditam que a mistura de vários compostos possa dar um efeito maior sobre os músculos.

Na tentativa totalmente errônea de prevenir o aparecimento de efeitos indesejáveis, alguns usuários tomam medicamentos antihipertensivos e também medicamentos anti-câncer.

 Anabolizantes X Dependência

Usuários de anabolizantes podem desenvolver dependência a essas drogas. Essa dependência pode ser percebida no usuário que continua tomando anabolizantes mesmo depois de ter tido conseqüências causadas pela droga como problemas físicos, nervosismo, irritabilidade, efeitos negativos com suas relações com as pessoas. Além disso, gastam grande quantidade de dinheiro e tempo para obter a droga e quando deixam de usá-las apresentam uma série de sintomas desagradáveis.

Para os que já vem tomando altas doses dessas drogas há muito tempo e com sintomas de dependência, nem sempre é fácil parar de usar. Quando param podem sentir fadiga, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual, e ainda uma grande vontade de continuar usando anabolizantes. O sintoma mais perigoso que pode surgir quando da parada dessas drogas é a depressão que em casos extremos pode levar à tentativa de suicídio. Nesses casos é necessária a ajuda de um profissional para parar de usar anabolizantes.

 O Uso de Anabolizantes sem indicação médica

Essas drogas são medicamentos, portanto, não são ilícitas no Brasil. Para utilizá-las é necessário existir uma receita médica. Os que fazem uso delas para fins estéticos, ou seja, sem indicação médica, se forem pegos utilizando podem sofrer conseqüências por isso.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) proíbe o uso dessas drogas por atletas. Realizam teste antidoping e caso seja detectado que o atleta está fazendo uso dessas drogas o mesmo poderá sofrer duras penas.

 O Uso e a Venda

Nos dois casos pode configurar-se em tráfico de drogas já que não existe a receita médica e a venda está sendo feita sem a mesma e em local que não a farmácia. A pessoa estará infringindo os seguintes artigos do nosso código penal: artigo 278 (venda de substâncias nocivas à saúde) e artigo 282 (falso exercício da medicina).

 Suplementos Alimentares

Os suplementos alimentares são substâncias químicas produzidas especialmente para complementar a alimentação. Geralmente são consumidos por pessoas com alguma carência nutricional ou por praticantes de desportos que precisam repor as perdas nutricionais durante suas atividades, ou mesmo, para melhorar o desempenho físico do mesmo. Eles podem ser compostos de todas as vitaminas e minerais e por isso são conhecidos como multivitamínicos ou

(6)

podem conter apenas determinadas substâncias, como ocorre no caso da Creatina e da Spirulina, que são indicados especialmente para quem pratica algum tipo de atividade física.

Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação saudável e não como forma de substituição e eles devem ser utilizados sob indicados de um médico ou nutricionista. Existem suplementos alimentares que contêm todos os nutrientes diários necessários (polivitamínico e minerais), como o Centrum e o Oneaday, e existem aqueles suplementos que contêm uma quantidade muito maior de proteínas, carboidratos ou outros componentes.

Os tipos de suplementos alimentares que existem são:  Suplemento alimentar hipercalórico: para engordar

 Suplemento alimentar proteicos: para ganhar massa muscular  Suplemento alimentar termogênico: para emagrecer

 Suplemento alimentar antioxidante: contra o envelhecimento  Suplemento alimentar hormonal: regularizar o sistema

hormonal

Para tomar os suplementos alimentares sem prejudicar à saúde é importante só tomar o suplemento indicado pelo médico ou nutricionista respeitando o tipo e a dose recomendada pelo profissional porque o excesso de vitaminas ou outras substâncias também podem prejudicar o fígado e os rins, causando intoxicação e até mesmo câncer.

 Doping no Esporte

Por definição é considerado doping o uso de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo e que estejam listados pela WADA-AMA/IOC (World Anti-Doping Agency/International Olympic Committee) sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou a de seus adversários, ou contrário ao espírito do jogo. Existem várias razões que levam um atleta ao uso de substâncias proibidas, que vão desde a desinformação e/ou falta de atenção médica especializada, até o consentimento visando interesses econômicos pessoais, cobrança de patrocinadores, vaidade, idade, etc.

O controle de doping é regulamentado pelo Comitê Olímpico Internacional, pelas Federações Internacionais e mais recentemente pela WADA-AMA. Anualmente a WADA divulga uma lista em que são oferecidas explicações a respeito das substâncias e métodos proibidos. A ideia básica é a de que os esportistas em geral conheçam a lista das drogas e dos métodos a serem evitados, assumindo a co-responsabilidade pelo processo de controle de uso na prática esportiva.

De acordo com a Agência Mundial Anti-Doping (WADA) as substâncias proibidas são divididas em classes citadas abaixo:

 Classe A – Estimulantes:anfetaminas, cocaína, efedrina, anfepramona entre outras.  Classe B - Narcóticos: morfina, heroína, etc

 Classe C - Agentes anabolizantes: oxandrolona, etc

 Classe D – Diuréticos: acetazolamida, amilorida, bumetanida, etc

 Classe E – Hormônios peptídicos, miméticos e análogos: horônio de crescimento (hGH), eritropotina (EPO), insulina (exceção aos atletas insulino-dependentes), etc.

DOPING é qualquer substância que ministrada ao organismo aumente artificialmente o seu rendimento ou desempenho em competições. Esta é a definição simples, resumida e moderna do Doping Esportivo.

Métodos Proibidos

Os seguintes métodos são proibidos:

(7)

Dopagem sanguínea ou doping sanguíneo é o ato em que um atleta retira uma quantidade de seu sangue e o guarda em

ambiente refrigerado. Assim seu sangue produzirá mais hemácias para repor as perdidas, e perto da hora de sua competição ele injeta o sangue guardado, havendo assim hemácias em excesso para transportar o oxigênio para o sangue, havendo assim uma melhora em seu rendimento.

O doping sanguineo pode ajudar a aumentar a capacidade do atleta para desempenho dos exercicios, ajudando a

reduzir a sensação fisiologica de esforço durante a realização de exercicios em altas temperatuas e e grandes altitudes.

Estes procedimentos ferem a ética da medicina e do esporte. Há também os riscos envolvidos na transfusão de sangue e produtos sanguíneos relacionados. Portanto a prática de doping sanguíneo no esporte é banida pela Comissão Médica do COI.

Doping Genético

É a preparação laboratorial de células humanas que permitem reações endógenas que ajudam a uma melhor

performance física. Por outras palavras, é fazer batota (como é sempre quando se fala de doping), mas desta vez sem ter, sequer, que recorrer a substâncias ilícitas. Como? Provocando a formação de uma substância dopante no próprio corpo. Como essa produção é fisiológica, não exigindo a ingestão ou injecção de substâncias proibidas, o doping genético é invisível e indetectável. Mas é ainda mais eficaz.

Manipulação Farmacológicas, Químicas e Físicas

A orientação básica para todos os atletas é evitar a AUTOMEDICAÇÃO. Toda medicação deve ter avaliada sua composição por médicos, de preferência, médicos com vinculação esportiva, pois grande parte de substâncias proibidas no esporte podem ser receitadas no dia-a-dia em doses terapêuticas vendidas livremente no Brasil. Os exemplos mais comuns são os antigripais e descongestionantes nasais.

Outro fator de perigo são os produtos ditos naturais e complementos vitamínicos que nas suas composições podem conter componentes proibidos. O entrosamento de atletas, treinadores, médicos esportivos e afins é de fundamental importância para o sucesso global na vida esportiva do ser humano.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Você não deve tomar mais do que a dose recomendada (superdose) para provocar maior alívio, pois pode causar sérios problemas de saúde.. Você deve consultar seu médico se a dor

Você não deve tomar mais do que a dose recomendada (superdose) para provocar maior alívio, pois pode causar sérios problemas de saúde.. Você deve consultar seu médico se a dor ou

Você não deve tomar mais do que a dose recomendada (superdose) para provocar maior alívio, pois pode causar sérios problemas de saúde.. Você deve consultar seu médico se a dor

( ) Nos processos não há cópia da matrícula, com registro especial efetivado ( ) De modo geral, os documentos apresentados não estão em ordem ( ) Os documentos apresentados

Você não deve tomar mais do que a dose recomendada (superdose) para provocar maior alívio, pois pode causar sérios problemas de saúde.. Você deve consultar seu médico se a dor

Você não deve tomar mais do que a dose recomendada (superdose) para provocar maior alívio, pois pode causar sérios problemas de saúde.. Você deve consultar seu médico se a dor ou

Você não deve tomar mais do que a dose recomendada (superdose) para provocar maior alívio, pois pode causar sérios problemas de saúde.. Você deve consultar seu médico se a dor

Todas as discussões de Valores religiosos e legislação no Brasil reiteram a tensão acerca do lugar e da importância modernamente aceitáveis que a religião pode ou deve possuir