• Nenhum resultado encontrado

Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Diegho Cajaraville

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Diegho Cajaraville"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

LÍNGUA

PORTUGUESA

Prof. Diegho Cajaraville

w

ww.concurseir

o24ho

ra

s.com

.br

w

ww.concurseir

o24ho

ra

s.com

.br

01

Aula

01

(2)

AULA INAUGURAL

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS ... 3

2. QUESTÕES COMENTADAS ... 5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 21

Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

(3)

1.

Considerações Iniciais

Olá pessoal, muito prazer!

Meu nome é Diegho Cajaraville. Sou formado em letras (Português / Literatura) atuante em concursos públicos, pré-técnicos e pré-militares há vários anos. Atualmente sou servidor público federal e ministro aulas de Língua Portuguesa, Redação e Redação Oficial, para diversos concursos, e é claro, sempre ajudando os concurseiros a desvendar os mistérios da Língua Portuguesa e com isso a conquistar a tão sonhada no serviço público.

Nosso curso é do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Baseado em exercícos e focado na banca CESPE. Andei estudando esta banca, com a finalidade de levar para você, os tópicos mais cobrados e as famosas “pegadinhas” que as bancas adoram. Ao meu ver não é nenhum bicho de sete cabeças, comparado a outras bancas. Ao longo deste curso irei apontando as partes cobradas com mais ênfase por esta banca em suas provas e também alertarei você querido concurseiro, quanto algumas “maldades” ou “pegadinhas” que a banca tentará lhe induzir, mas é claro, que você estará ligadíssimo quanto a isso.

Meu amigo concurseiro e futuro servidor do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, prontos para irem em busca de seus salários.

Estarei sempre à disposição para qualquer esclarecimento. Não tenha inibição em expor suas dúvidas, pois só as tem quem estuda, não é mesmo?

Nos exercícios, o concurseiro será apresentado às questões da referida banca.

Neste curso também trataremos de questões relativas as novas regras ortográficas, e, em relação isso, cabe o seguinte aviso. O acordo já está em vigor e, por isso, nada impede que a banca exija do candidato conhecimento sobre o assunto. Além disso, as bancas já adaptaram suas provas à nova grafia.

(4)

Com a minha vasta experiência em concursos, sendo como concurseiro ou como professor, costumo citar aos meus alunos que dois elementos são fundamentais para a preparação de qualquer candidato são eles: DEDICAÇÃO e HUMILDADE.

Pois aquele que acha que sabe muito, e que não é preciso estudar, uma matéria ou outra, certamente será aquele que terá bastante dificuldade para conseguir a sua tão sonhada aprovação.

Nosso objetivo não é tornar-lhes especialistas em Língua Portuguesa, nosso objetivo é auxiliar os que aqui estão em busca de um melhor desempenho nas provas desta disciplina.

Não estude Língua Portuguesa só na última hora e estude pouco. Nossa disciplina tem sido o diferencial entre aprovação e não aprovação em concursos públicos. As bancas estão pegando cada vez mais pesado, por isso, estude com afinco e entusiasmo. Meu querido aluno, leia atentamente a frase motivacional logo abaixo:

“ Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu

machado”

Abraham Lincoln

É isso que você deve fazer, agora, futuro SERVIDOR ! Siga o nosso cronograma das aulas !

AULAS DATAS CONTEÚDO

AULA 01 15/06/2015 Redação das Correspondências Oficiais

AULA 02 22/06/2015 Tipologia Textual, Compreensão e Interpretação de Texto

AULA 03 29/07/2015 Pontuação

AULA 04 06/07/2015 Sintaxe de Oração (Coordenativas e Subordinativas)

(5)

AULA 07 17/08/2015 Emprego de Classes de Palavras

AULA 08 31/08/2015 Verbo, Flexão Verbal e Nominal

AULA 09 14/09/2015 Ortografia e Acentuação Gráfica

AULA 10 28/09/2015 Colocação Pronominal

Sem mais delongas, vamos ao que interessa, as questões !

Lembrando que a nossa aula hoje é sobre “ Redação das Correspondências Oficiais”.

2. Questões Comentadas

1) CESPE - 2014 – TJ-SE - Nas comunicações oficiais dirigidas a ministros de tribunais superiores, deve-se empregar a forma de tratamento Vossa Excelência. Caso possua o título de doutor, o ministro destinatário pode, ainda, ser designado como doutor.

Comentário: Para os Ministros dos Tribunais Superiores você deve empregar o pronome de tratamento

Vossa Excelência, em se tratando, de doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Evite

usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações.

Gabarito: Certo

2) CESPE - 2014 – TJ-SE - Os atributos da comunicação oficial, a exemplo da clareza, concisão, formalidade e uniformidade, estão associados aos princípios que, segundo a Constituição Federal, norteiam a administração pública, como os da publicidade e da impessoalidade.

Comentário: A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou

fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados,do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade,impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”. Sendo

a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

(6)

3) CESPE - 2014 - TJ-SE - No envelope de uma comunicação destinada a um juiz de direito, deve-se adotar o seguinte modelo de endereçamento:

Ao Senhor [nome do juiz] Juiz de Direito Rua Tal, n.º 456

49000-000 — Aracaju – SE

Comentário: A questão erra no primeiro tópico do endereçamento ao citar “ Ao Senhor”, como juiz de direito é uma autoridade o certo seria “ Sua Excelência o Senhor”

Gabarito: Errado

4) CESPE - 2014 – TJ-SE - A mensagem que tenha por finalidade recomendar autoridades para a ocupação de cargos deve ser acompanhada do curriculum vitae do indicado, devidamente assinado.

Comentário: As mensagens que submetem ao Senado Federal a indicação de pessoas para ocuparem determinados cargos (magistrados dos Tribunais Superiores, Ministros do TCU, Presidentes e Diretores

do Banco Central, Procurador-Geral da República, Chefes de Missão Diplomática, etc.), devem

acompanhar a mensagem, seu curriculum vitae devidamente assinado, têm em vista que a Constituição, no seu art. 52, incisos III e IV, atribui àquela Casa do Congresso Nacional competência privativa para aprovar a indicação.

Gabarito: Certo

5) CESPE - 2013 - STF - Analista Judiciário - Área Judiciária - Na indicação de nome ao cargo de ministro do STF, o presidente da República deverá fazer uso de uma mensagem, à qual deverá anexar curriculum vitae, devidamente assinado, do indicado.

Comentário: Olha ae de novo, repetida a questão. Não precisa nem comentar né. Então concluímos que nas indicações para cargos da alta administração federal, as mensagens deverão constar em anexo, o curriculum vitae do indicado ao cargo, devidamente assinado pelo mesmo.

(7)

6) CESPE - 2014 – TJ-SE - Embora aviso e ofício sigam o mesmo padrão formal — o padrão ofício —, as funções desses documentos são distintas.

Comentário: Aviso e Ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estados, para autoridades da mesma hierarquia, sendo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também como particulares. Preste a atenção, pois a banca que induzir o candidato ao erro e algumas vezes ela consegue.

Gabarito: Certo

7) CESPE - 2014 – TJ-SE - O trecho seguinte é adequado para constar de um memorando: Solicita-se a esse respeitável departamento, o envio, ao Setor de Limpeza e Conservação, dos materiais arrolados abaixo.

Comentário: Uma das características das comunicações oficias e sua formalidade, quando a questão cita em seu trecho “respeitável departamento” ela erroneamente usa-se da informalidade, tornando assim a questão incorreta.

Gabarito: Errado

8) CESPE - 2014 – TJ-SE - A redação oficial consiste na comunicação tanto do poder público quanto do particular, com o objetivo de transmitir mensagem de interesse público relevante.

Comentário: A questão erra quando cita que a redação oficial consiste na comunicação do particular. Porém o Ofício é correspondência destinada de assuntos oficiais pelos órgãos ou entidades de administração pública entre si ou com cidadãos em geral. Na minha humilde opinião a questão deveria ser ANULADA, pois seu enunciado peca em sua clareza, induzido as muitas pessoas a interpretações diferentes.

Gabarito: Errado

9) CESPE - 2014 – TJ-SE - O uso de uma forma específica de linguagem administrativa contraria as normas de redação das correspondências oficiais.

(8)

Comentário: Nas correspondências oficiais, deve-se obedecer à norma culta da língua, prescindindo-se (dispensando) de uma linguagem específica administrativa, embora prescindindo-se possa utilizar linguagem técnica quando necessário.

Gabarito: Certo

10) CESPE - 2014 – TJ-SE - Todo expediente oficial deve ser claro, qualidade para a qual concorrem a impessoalidade, a concisão e o uso do padrão culto da língua.

Comentário: Essa não precisa nem de comentário né, a questão citou todas as características da correspondência oficial.

Gabarito: Certo

11) CESPE - 2014 – TJ-SE - O uso do vocativo Excelentíssimo Senhor atende ao requisito da formalidade de tratamento nas comunicações oficiais dirigidas a reitores de universidades.

Comentário: O vocativo adequado para o tratamento do reitor de uma universidade é “Magnífico Reitor”.

Gabarito: Errado

12) CESPE - 2014 – TJ-SE - Os adjetivos empregados em referência aos pronomes de tratamento em uma comunicação oficial devem sempre estar flexionados no masculino, de maneira a resguardar o requisito da uniformidade na redação oficial.

Comentário: Adjetivos referidos ao pronome de tratamento empregado em expedientes oficiais devem ser flexionados quanto ao gênero de acordo com o sexo da pessoa a quem se destina a comunicação. Gabarito: Errado

13) CESPE - 2014 – TC-DF - Para encaminhar documentos ao Supremo Tribunal Federal, o TCDF deve utilizar a modalidade de comunicação oficial denominada memorando.

(9)

Comentário: O ofício é correspondência destinada a tratar de assuntos oficiais pelos órgãos ou entidades da administração pública entre si ou com cidadãos em geral. O Memorando é uma modalidade de comunicação oficial interna.

Gabarito: Errado

14) CESPE - 2014 – TC-DF - A regra da formalidade exigida nas comunicações oficiais está preservada no trecho a seguir: “Nos termos do plano geral de flexibilização da carga horária funcional, solicito a Vossa Senhoria verificar a possibilidade de que sejam alocados três novos funcionários neste Departamento”.

Comentário: É isso ae pessoal, o texto apresentado está super formal. A redação de documentos oficiais deve obedecer a determinadas regras formais, tais como impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem e formalidade de tratamento.

Gabarito: Certo

15) CESPE - 2014 – MEC - Nas comunicações endereçadas ao ministro da Educação, a forma de tratamento empregada deve ser Vossa Excelência, e o vocativo utilizado deve ser Excelentíssimo Senhor.

Comentário: A questão erra ao falar "vocativo utilizado deve ser Excelentíssimo Senhor.", o vocativo em questão é para chefes de poder. O certo seria o vocativo “ Senhor Ministro”

Gabarito: Errado

16) CESPE - 2014 – MEC - O ministro da Educação, caso precise submeter projeto de ato normativo à consideração do presidente da República, deverá redigir uma exposição de motivos.

Comentário: A exposição de motivos é o expediente dirigido ao presidente da República ou ao vice-presidente para informá-lo de determinado assunto, propor-lhe alguma medida ou submeter à sua consideração projeto de ato normativo. Nos casos em que o assunto tratado na exposição de motivos envolva mais de um ministério, o referido documento deverá ser assinado por todos os ministros concernidos.

(10)

17) CESPE - 2014 – MEC - Em comunicações de mero encaminhamento de documento, só deverá haver parágrafos de desenvolvimento se o autor desejar fazer observações a respeito do documento encaminhado.

Comentário: Questão bem objetiva Gabarito: Certo

18) CESPE - 2014 – MEC - Caso a autoridade competente do MEC pretenda enviar aviso ao ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação, sua comunicação deverá obedecer aos princípios de impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e formalidade.

Comentário: As características da redação oficial, o enunciado da questão já deixou bem explicita Gabarito: Certo

19) CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Nos avisos, o fecho adequado é Atenciosamente, visto que tal documento é emitido por ministros para autoridade de mesma hierarquia.

Comentário: O aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, lembrem-se da única diferença entre aviso e ofício

Gabarito: Certo

20) CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - A linguagem desse tipo de texto deve ser formal, impessoal, clara e concisa, características decorrentes da submissão dos documentos oficiais aos princípios da administração pública.

Comentário: As características da redação oficial referentes a uniformidade, formalidade, impessoalidade, clareza, concisão e uso do padrão culto de linguagem decorrem do mandamento constitucional segundo o qual a administração pública obedecerá aos princípios de impessoalidade, publicidade e eficiência, entre outros.

(11)

21) CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Em ofícios ou memorandos, o local e a data do documento devem ser informados logo abaixo da indicação do nome e do endereço do destinatário.

Comentário: Nas correspondências oficiais, tanto como ofício e memorando, a data deve ser colocada no alto, à direita.

Gabarito: Errado

22) CESPE - 2014 – MTE - No âmbito da administração pública, arquiva-se, se necessário, a cópia xérox do fax, meio de comunicação utilizado para transmissão de mensagens urgentes e para o envio de documentos que não possam ser encaminhados por meio eletrônico.

Comentário: O fax é utilizado para a transmissão de mensagens urgentes e para o envio antecipado de documentos, de cujo conhecimento há premência, quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico. Quando necessário o original, ele segue posteriormente pela via e na forma de praxe e se necessário o arquivamento, deve-se fazê-lo com cópia xerox do fax e não com o próprio fax, cujo papel, em certos modelos, se deteriora rapidamente.

Gabarito: Certo

23) CESPE - 2014 – MTE - A mensagem e o ofício possuem praticamente a mesma estrutura, mas suas finalidades são diferentes: a mensagem é usada para comunicação entre autoridades de mesma hierarquia, sendo dispensada a assinatura do seu signatário; o ofício é utilizado para comunicação com o público, sendo obrigatória a assinatura do seu signatário.

Comentário: A mensagem e o ofício não possuem a mesma forma e o que é usado por autoridades da mesma hierarquia é o aviso e não a mensagem, além disso não dispensada a assinatura.

Gabarito: Errado

24) CESPE - 2014 – Caixa - Em comunicações oficiais endereçadas a senador da República, deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Doutor.

Comentário: O vocativo “ Excelentíssimo Senhor” é para ser usado para endereçar comunicações aos chefes de poderes.

(12)

25) CESPE - 2014 – Caixa - Deve-se empregar o fecho Atenciosamente em comunicação oficial enviada a ministro de Estado pelo presidente da República

Comentário: O manual estabelece o emprego de dois fechos para comunicações oficiais: Respeitosamente, para autoridades superiores; e Atenciosamente, para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

Gabarito: Certo

26) CESPE - 2014 – Caixa - Uma das formas de se garantir a impessoalidade dos textos oficiais consiste na supressão do nome próprio do signatário de uma comunicação, que deve ser identificado apenas por meio da menção ao cargo que ele ocupa.

Comentário: Percebe-se a impessoalidade quando das comunicações oficiais decorrem: a) ausência de impressões individuais de quem comunica; b) da impessoalidade do próprio assunto tratado; c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado, além é claro da concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais.

Gabarito: Errado

27) CESPE - 2014 – FUB - Em correspondências internas assinadas pelo reitor e destinadas às autoridades universitárias da UnB, devem-se empregar o fecho Atenciosamente e o pronome de tratamento Vossa(s) Senhoria(s).

Comentário: Já deu para perceber que as questões são parecidas, a banca muda uma ou outra coisa, mas a essência da questão é sempre a mesma.

Gabarito: Certo

28) CESPE - 2014 – SUFRAMA - Caso quisesse conferir mais formalidade e polidez ao documento, o técnico deveria ter utilizado os tratamentos Doutor, Ilustríssimo ou Digníssimo, para se dirigir ao coordenador-geral.

(13)

Gabarito: Errado

29) CESPE - 2014 – SUFRAMA - Quando enviar documento de mesma natureza ao técnico, o coordenador-geral deverá empregar o fecho Atenciosamente

Comentário: Olha isso, repetição da questão apenas quando palavras diferentes. O manual estabelece o emprego de dois fechos para comunicações oficiais: Respeitosamente, para autoridades superiores; e Atenciosamente, para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

Gabarito: Certo

30) CESPE - 2014 – SUFRAMA - O servidor utilizou o memorando de maneira inadequada, uma vez que esse expediente, cujo caráter é meramente administrativo, não poderia ter sido empregado para a exposição de sugestão.

Comentário: O memorando pode ter caráter meramente administrativo ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.

Gabarito: Errado

31) CESPE –PC-ES – NÍVEL SUPERIOR 2011 - O fecho "Atenciosamente" deve ser empregado para saudar autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

Comentário: Exatamente, devemos usar esse fecho nestas duas hipóteses. Gabarito: Certo

32) CESPE –PC-ES – NÍVEL SUPERIOR 2011 - Embaixadores, secretários de estado dos governos estaduais e auditores da justiça militar estão entre as autoridades que devem ser tratadas por Vossa Excelência.

Comentário: Estude com afinco esses pronomes de tratamento, aparecem com freqüência em provas, principalmente neste tópico de redação oficial.

Veja o quadro abaixo

(14)

Pronomes de Tratamento

Abreviaturas

Usado Para

Singular Plural

Você v. vv. Pessoas familiares, íntimas

Senhor, Senhora Sr, Srª Srs, Srª(s) Pessoas com as quais se mantém

um certo distanciamento respeitoso

Vossa Senhoria V. Sª V. Sª(s) Pessoas de cerimônia,

principalmente em textos escritos como: correspondências comerciais, ofícios, requerimento etc.

Vossa Excelência V. Exª V. EXª(s) Altas autoridades: Presidente da

república, senadores, deputados, embaixadores etc.

Vossa Eminência V. Emª V. Em(s) Cardeais

Vossa Alteza V. A VV. AA Príncipes e Duques

Vossa Santidade V. S --- O Papa

Vossa Reverendíssima V. Rev()ª V. Em(s)ª(s) Sacerdotes e religiosos em geral

Vossa Paternidade V. P VV. PP Superiores de ordens religiosas

Vossa Magnificência V. Magª V. Magª(s) Reitores de universidades

(15)

Gabarito: Certo

36) (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) Ambas as construções serão tidas como corretas, se figurarem em um expediente oficial: 1. Esses são os recursos de que o Estado dispõe. 2. O Governo insiste que a negociação é importante.

Comentário: a escrita correta dos vocábulos e as construções sintáticas em conformidade com as normas gramaticais devem nortear a elaboração de qualquer texto.

O primeiro período apresentado no comando da questão está correto em todos os aspectos. Note o emprego da preposição "de" antes do pronome relativo "que". Ela surge para atender a regência da forma verbal "dispõe" (quem dispõe, dispõe de algo). Nas orações subordinadas adjetivas, a preposição exigida pelo verbo deve anteceder o pronome relativo, a exemplo do que ocorreu em "1". Correto também está o segundo período. Observe agora a ausência da preposição regida pela forma verbal "insiste" (quem insiste, insiste em algo). Ocorre que a preposição exigida pelo verbo da oração principal ("O governo insiste") tem seu emprego facultado diante de orações subordinadas substantivas objetivas indiretas ("que a negociação é importante).

Gabarito: Certo

34) (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) Considerando-se que a mesóclise é desaconselhável em expedientes oficiais, é preferível iniciar período com a construção "Lhe enviaremos mais informações oportunamente" a iniciá-lo com a construção "Enviar-lhe-emos mais informações oportunamente".

Comentário: Toda regra contida na gramática normativa emprega-se também nos documentos oficiais. As regras que tratam de colocação dos pronomes oblíquos átonos são exemplos disso. Lembre-se de que a mesóclise é o emprego do pronome oblíquo átono no interior do verbo, assinalado na escrita pela presença de dois hifens, um antes e outro depois ("Enviar-lhe-emos"). Ocorre com verbos flexionados no futuro do presente e no futuro do pretérito do modo indicativo, desde que não haja palavra atrativa que force o pronome a ocupar posição anterior ao verbo, isto é, posição proclítica

(Não lhe enviaremos...)

Gabarito: Errado

35) (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) Na elaboração de texto oficial, como norma geral, deve ser evitada a repetição de palavras, buscando-se sinônimo ou termo mais preciso para substituir a palavra repetida. No entanto, se a substituição comprometer a inteligibilidade e a coesão do texto, recomenda-se manter a repetição.

Comentário: Boa questão. A inteligibilidade do texto oficial diz respeito à clareza e à objetividade da linguagem usada. A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes

(16)

oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. As comunicações que partem dos órgãos públicos devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados

grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.

É importante ressaltar que a obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos. Lembre-se de que o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de

expressão.

A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil

entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.

Gabarito: Certo

37) (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) Estão corretamente empregados os homônimos destacados em negrito no seguinte período: A administração de um medicamento raramente prescrito no Brasil acabou de ser proscrita nos EUA.

Comentário: O vocábulo "prescrito" foi adequadamente empregado com a acepção de "ordenado explicitamente", "que se prescreveu". A expressão "proscrita" significa a qualidade daquilo que foi "proibido, censurado, interdito". Portanto, também é coerente com o significado do texto.

Faço aqui apenas uma observação. Essas palavras não são "homônimos", mas sim parônimos. Lembre-se de que homônimos têm a pronúncia ou a grafia iguais.

Parônimos são palavras que possuem tudo distinto: pronúncia, grafia e significado, exatamente como ocorre em relação às palavras em negrito no enunciado.

Gabarito: Certo

38) (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) Em ofício dirigido a uma senadora e cujo signatário seja um diretor de um órgão público, deverão ser empregados o vocativo "Senhora Senadora," e o pronome de tratamento "Vossa Excelência", devendo estar flexionados no feminino os adjetivos que se refiram

(17)

"Vossa Excelência ficará satisfeita ao saber que foi indicada para presidir a sessão."

Comentário: A pessoa ocupante de cargo de senador(a) da República também faz jus ao tratamento de Vossa ou Sua Excelência. No primeiro caso, a correspondência deve ser dirigida diretamente a ela (como no item que estamos analisando). Se a correspondência não for endereçada à própria pessoa, mas falar a respeito dela, a forma correta é Sua Excelência.

OBS: A respeito do vocativo, é importante dizer que ele consta tanto no ofício quanto no aviso, mas não aparece no memorando.

Gabarito: Certo

39) (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) - O envio de documentos, quando urgente, pode ser antecipado por fax ou por correio eletrônico, sendo recomendados o preenchimento de formulário apropriado (folha de rosto), no caso do fax, e a certificação digital, no caso do e-mail.

Comentário: Fax é a modalidade de comunicação que deve ser utilizada na transmissão e recebimento de assuntos oficiais de extrema urgência e para o envio antecipado de documentos, de cujo conhecimento há premência, quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico. Se necessário o arquivamento, deve-se fazê-lo com cópia Xerox do fax e não com o próprio fax, cujo papel, em certos modelos, se deteriora rapidamente.

É conveniente o envio, juntamente com o documento principal, de folha de rosto, ou seja, de pequeno formulário com os dados de identificação da mensagem a ser enviada. Quando necessário o original, ele segue posteriormente pela via e na forma de praxe.

Sobre o correio eletrônico, saiba que, nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental e para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

O campo assunto do formulário de correio eletrônico deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.

Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.

Não há estrutura definida para e-mail, entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

(18)

Considere que um servidor do Detran/DF tenha redigido um documento oficial para convidar um embaixador a proferir palestra no órgão e que o trecho abaixo componha tal documento.

Memo n.o 6/DIR

Em 8 de março de 2009. Excelentíssimo Senhor MARK JERTRUTZ,

Convido Vossa Excelência para proferir palestra na sede do DETRAN/DF sobre as medidas tomadas em vosso país para melhorar as condições de trânsito nas grandes cidades.

40) (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) Foi adequada a escolha da forma memorando, visto que o convite, geralmente, constitui uma comunicação curta.

Comentário: O memorando caracteriza-se, sobre tudo pela simplicidade e concisão na redação e também no trâmite. Não é de estranhar, portanto, que os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, em caso de falta de espaço, em uma folha de continuação. Todavia o memorando é um tipo de correspondência interna, empregada entre unidades administrativas de um mesmo órgão, sem restrições hierárquicas e temáticas.

Carta é forma de correspondência com personalidade pública ou particular, utilizada para fazer solicitações, convites, externar agradecimentos ou transmitir informações.

Gabarito: Errado

41) (Cespe/Detran-DF/Analista/2009) Atende às normas de elaboração do memorando o emprego do vocativo com o nome do embaixador.

Comentário: Quanto à sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Nele não há vocativo.

Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.

Gabarito: Errado

(19)

Comentário: Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige à comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. Ex:

Vossa Excelência conhece o cardápio. Gabarito: Errado

43) (DC / - Analista de Marte ) Desconsiderando-se as margens e os espaços adequados, respeitam as normas de redação de um documento oficial encaminhado por um chefe de seção a seu diretor. Comentário: Essa não preciso nem comentar né. Se você desconsiderar as margens e os espaços de um documento com certeza estarão em desacordo com os padrões das correspondências oficiais. Questão só para ver se você está atento.

Gabarto: Errado

44) (Cespe/Aneel/Especialista e Analista/2010) A impessoalidade que deve caracterizar a redação oficial é percebida, entre outros aspectos, no tratamento que é dado ao destinatário, o qual deve ser sempre concebido como homogêneo e impessoal, seja ele um cidadão ou um órgão público.

Comentário: A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade...".

Gabarito: Certo

45) (Cespe/Aneel/Especialista e Analista/2010) Na comunicação oficial, o emprego da língua em sua modalidade formal decorre da necessidade de se informar algo o mais claramente possível, de maneira concisa e não pessoal, sendo imprescindível, seja qual for o destinatário, o emprego dos termos técnicos próprios da área de que se trata.

Comentário: Diz o manual da Presidência que "A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos".

(20)

46) (Cespe/Aneel/Especialista e Analista/2010) O fecho das comunicações é obrigatório em qualquer tipo de documento oficial e restringe-se a apenas dois: Respeitosamente e Atenciosamente, a depender da relação hierárquica existente entre o remetente e o destinatário.

Comentário: Diz o manual da Presidência: "Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual

de Redação do Ministério das Relações Exteriores".

Gabarito: Errado

47) (Cespe/AGU/Administrador/2010) Entre as autoridades tratadas por Vossa Excelência, estão o presidente da República, os ministros de Estado e os juízes.

Comentário: Grave os pronomes de tratamento. De novo uma questão pedindo o emprego correto dos pronomes de tratamento. Veja o quadro que coloquei em comentário de uma questão anterior. Gabarito: Certo

48) (Cespe/AGU/Administrador/2010) As comunicações oficiais devem ser padronizadas e, para isso, o uso do padrão oficial de linguagem é imprescindível.

Comentário: não existe propriamente um "padrão oficial de linguagem"; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais.

Gabarito: Errado

49) (Cespe/AGU/Agente Administrativo/2010) Na redação de correspondências oficiais, deve-se levar em conta sua finalidade básica: comunicar com impessoalidade e máxima clareza.

Comentário: Questão bem objetiva Gabarito: Certo

50) (Cespe/AGU/Agente Administrativo/2010) Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, existe um padrão oficial de linguagem que deve ser usado na redação de correspondências oficiais.

(21)

Padrão culto é aquele em que se observam as regras da gramática formal e se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

Gabarito: Errado

3.Considerações Finais

Espero que tenha gostado da nossa aula 1 do Curso do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Até a próxima pessoal !!

Referências

Documentos relacionados

Finalmente, no Cap´ıtulo 5 (Teorema 5.13) mostramos que, quando o sistema linear fracion´ ario considerado ´ e limite de sistemas lineares “de fato” em uma fam´ılia de curvas

Neste caso, trata-se de uma política nacional humanizada onde esta venha atender a todos os serviços de saúde dando importância nas unidades de terapia intensiva

A opção por essas audiências deve-se a seguinte pergunta que se colocou: neste tipo de atividade (LEVINSON, 1992; SARANGI, 2000) por natureza formal e impessoal, será que

Em nosso estudo, no tocante à avaliação da mA, as medidas dentárias não se modificaram em qualquer uma delas, e nos implantes (CM ou HE), os valores de menor mA foram mais

Terramicina® (oxitetraciclina diidratada/lidocaína) solução intramuscular é indicada no tratamento de infecções por bactérias sucetíveis à oxitetraciclina, antibiótico presente

Gabarito: E.. Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Técnico Legislativo. 7) Na linha 8, o verbo ser está conjugado na terceira pessoa do singular — “É” —

Agora, o Novo SEAT Alhambra Style Advanced traz ainda mais novidades, incluindo um habitáculo renovado, segurança reforçada, mais tecnologia de infotenimento e um potente motor

 Quando este tempo for composto, isto é, o verbo auxiliar for “ter” ou “haver” no tempo futuro, seguido de outro verbo no particípio, por exemplo