• Nenhum resultado encontrado

PROCEMPA Assembleia dos trabalhadores nesta 4ª feira (10/03), às 13h30min. Participe!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCEMPA Assembleia dos trabalhadores nesta 4ª feira (10/03), às 13h30min. Participe!"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

PROCEMPA – Assembleia dos

trabalhadores nesta 4ª feira

(10/03),

às

13h30min.

Participe!

Colegas da PROCEMPA,

nesta 4ª feira (10/03), às 13h30min, realizaremos uma ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES. Ocorrerá pelo Google Meet, divulgaremos o link no próprio dia de manhã.

Na pauta, o PLE 003/2021, e para este tema contaremos com a presença de um advogado que está assessorando o sindicato juntamente com a Projust. Trataremos também da abertura da Campanha Salarial 2021.

Contamos com a participação de todos e de todas!

ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DA PROCEMPA – PLE 003/21 e Campanha Salarial 2021

Nesta 4ª feira (10/03) – Às 13h30min em segunda chamada Pelo Google Meet (link será enviado por e-mail)

Participe!

(2)

PROCEMPA – Artigo em defesa

da Procempa Pública: Prefeito

Melo, retire a urgência do

PLE 003/2021!

O vereador Matheus Gomes (PSOL) publicou ontem (1/03), no jornal Zero Hora, artigo em que fala da importância da PROCEMPA e da TI pública (Tecnologia da Informação) e pede para que o prefeito tire a urgência do trâmite do PLE 003/2021 para fazermos o bom debate.

Divulgamos, abaixo, o artigo publicado no jornal nessa 2ª feira.

Curta e compartilhe nas redes sociais do Sindppd/RS para ajudar a divulgar! Marque seus amigos, apoiadores e outros parlamentares! Vamos pressionar para que o prefeito retire a urgência do PLE 003/2021!

(3)

Sindppd/RS

(4)

reúnem com presidente da

PROCEMPA em defesa da empresa

pública

A reunião realizada em 26 de Fevereiro foi solicitada pelo sindicato com o objetivo de conhecer a nova presidente e seus projetos para a PROCEMPA. Além da apresentação, o principal tema da reunião foi o PLE 003/21. O sindicato manifestou a preocupação dos trabalhadores a respeito dos riscos que o PLE traz ao permitir que informações sensíveis dos porto-alegrenses sejam gerenciadas por diferentes empresas privadas, as potenciais violações à LGPD, as dificuldades que serão geradas para integração entre sistemas e soluções de empresas diferentes e os prejuízos gerados por contratações realizadas sem assessoria técnica especializada.

Também foram abordados os prejuízos que o PLE traria ao exigir a participação em licitação para que uma empresa pública preste os serviços para os quais foi criada; isso, além de sem sentido ou amparo legal, acabaria por inviabilizar a continuidade da PROCEMPA. Ressaltamos ainda a falta de investimentos e valorização profissional, exemplificadas muito claramente pelos 4 anos sem recomposição salarial, e que faz com que a empresa perca trabalhadores que buscam melhores oportunidades de trabalho.

Lembramos que o prefeito Sebastião Melo chegou a firmar um compromisso de estabelecer amplo diálogo com os técnicos e trabalhadores da PROCEMPA antes de realizar mudanças tão drásticas para a companhia, mas isso acabou não acontecendo ao apresentar o PLE e solicitar regime de urgência.

A presidente se comprometeu a levar novamente, ao conhecimento da administração municipal, a demanda dos trabalhadores para

(5)

que seja retirada a urgência do PLE 003/21. A retirada da urgência possibilitaria tempo para avaliar alternativas e propor mudanças em conjunto com os trabalhadores, que conhecem tão bem a empresa.

Assim que tivermos novidades, divulgaremos a todos e a todas.

Sindppd/RS

PROCEMPA: Campanha “Prefeito

Melo, retire a urgência do

PLE 003/2021!”

É hora de fortalecer a PROCEMPA!

A CT PROCEMPA e o Sindppd/RS, junto com os trabalhadores, estão colocando na rua a campanha pela retirada da urgência do PLE 003/2021 e em defesa da PROCEMPA pública.

Várias ações estão sendo encaminhadas. Precisamos que os trabalhadores ajudem a divulgá-las em massa nas redes sociais e junto aos vereadores de Porto Alegre (lista no final do texto), a fim de mostrar nossa insatisfação com o novo projeto de lei do Executivo que coloca em risco a existência da PROCEMPA.

Também já estão marcadas a Tribuna Popular e a Audiência Pública da Câmara de Vereadores, que ocorrerão de forma virtual no mês de Março. Comunicaremos a todos e a todas, quando soubermos, o procedimento para se inscrever. Estejam

(6)

atentos e inscrevam-se para participar!

Abaixo, elencamos as ações que estamos tomando:

# OFÍCIOS AO PREFEITO E AO SECRETÁRIO CEZAR SCHIRMER:

Em 19 de Fevereiro, o Sindppd/RS enviou ofício ao prefeito Sebastião Melo e ao secretário Cezar Schirmer pedindo que seja retirada a urgência do trâmite do PLE 003/2021. O sindicato ainda evoca o compromisso de debate, antes de tomar qualquer encaminhamento em relação à PROCEMPA, firmado pelo prefeito e pelo secretário em reunião realizada há um mês atrás com a representação dos trabalhadores e do Sindppd/RS – encontro intermediado pelo vereador Matheus Gomes.

CLIQUE AQUI para ver o ofício enviado ao prefeito. O mesmo texto foi remetido ao secretário Schirmer

# NOVO BOLETIM PARA SER ENTREGUE AOS VEREADORES:

A CT (comissão de trabalhadores) e o Sindppd/RS fizeram novo material para subsidiar as visitas e conversas com os vereadores, buscando apoio para rejeitar o PLE 003/2021. Este boletim aborda a importância da PROCEMPA, os riscos de reduzir a atuação da empresa pública municipal de TI para o próprio governo e a população e esclarece algumas questões que vêm sendo repetidas de forma errada, como a afirmação que a empresa teria o monopólio de TI no município de Porto Alegre (RS). Assim que estiver pronto, divulgaremos a todos.

(7)

# CARD e FILTRO PARA FACEBOOK:

Segue abaixo o card da campanha. Também estamos fazendo um filtro para colocar no Facebook, em breve divulgaremos.

# OUTDOOR

A partir de 1º de Março, estaremos divulgando, durante 15 dias, a campanha em 10 outdoors localizados em pontos estratégicos:

– da região Central (avenida Perimetral e rua José do Patrocínio);

(8)

– na Ipiranga (Av. Ipiranga esquina com a Rua Silva Só, frente ao Mc Donald’s), na Cidade Baixa (Av. Érico Veríssimo esquina Rua José de Alencar) e na Azenha (Av. Bento Gonçalves, esquina Av. Princesa Isabel);

– da zona Sul (Padre Cacique, próximo ao Estádio Beira Rio; na Wenceslau Escobar, próximo à entrada da Vila Conceição, no bairro Tristeza);

– zona Norte (Av. Assis Brasil, lado Shopping Lindóia, e Av. Nilo Peçanha, lado Savarauto, próximo ao Shopping Iguatemi); – entrada da Capital (Av. Presidente Castelo Branco, ao lado da vila Santa Teresinha)

Veja a arte do outdoor:

Se alguém tirar foto, mande para o e-mail imprensa@sindppd-rs.org.br

(9)

# AGENDA CONTRA O PLE 003/2021 E EM DEFESA DA PROCEMPA PÚBLICA:

8 de Março (2ª feira): Tribuna Popular da Câmara de Vereadores 18 de Março (5ª feira): Audiência Pública da Câmara de Vereadores

Ajude a botar a campanha na rua, colega da PROCEMPA. Vamos divulgar muito e fazer com que chegue aos vereadores e prefeitura. À luta!

Sindppd/RS

PROCEMPA – Assembleia dos

trabalhadores na 2ª feira

(22/02), às 10h, para debater

sobre a organização da greve

sanitária. Participe!

(10)

na 2ª feira (22/02), às 10h, realizaremos mais uma ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES. Será pelo Google Meet, o link será enviado no próprio dia. Nesta ocasião, teremos a presença da assessoria jurídica do sindicato para ajudar no debate.

Na assembleia desta 6ª feira (19/02), os cerca de 120 trabalhadores que estavam presentes já iniciaram a discussão sobre o retorno ao trabalho presencial. A CT (comissão dos trabalhadores) e o sindicato repassaram um breve informe sobre a mediação que ocorreu em 11 de Fevereiro no TRT (Tribunal R e g i o n a l d o T r a b a l h o ), e m q u e a e m p r e s a m a n t e v e o encaminhamento da prefeitura municipal de retornar presencialmente, de forma escalonada. Mesmo frente aos argumentos da representação dos trabalhadores de que a produtividade prossegue alta no trabalho remoto e que, portanto, não há justificativa para que a TI deixe o home office neste momento de agravamento da pandemia, a direção da PROCEMPA segue irredutível em cumprir a posição da prefeitura de Porto Alegre (RS).

Sendo assim, os trabalhadores debateram a situação nesta 6ª feira (22/02). Comentaram sobre greves sanitárias, como a que ocorre com os servidores das justiças do Trabalho e Federal de Minas Gerais (MG), e sobre outras categorias que estão se mobilizando, como o setor de Educação em São Paulo (SP). Ficamos de debater sobre o tema da greve sanitária frente à gravidade da situação da pandemia e pelos vários casos de infectados na companhia na assembleia de 2ª feira (22/02). O setor jurídico do Sindppd/RS estará presente para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos.

Os trabalhadores também reclamaram da falta de transparência da direção da empresa e da prefeitura por não informarem os casos confirmados de colegas infectados com COVID-19. Foi decidido conjuntamente, na assembleia, que os trabalhadores infectados avisem a CT PROCEMPA, por e-mail ou WhatsApp, para que possamos ter um controle da situação de saúde dos colegas e, assim, tomar as medidas cabíveis e necessárias para exigir

(11)

medidas de prevenção da direção da PROCEMPA, bem como poder ajudá-los no que for possível. Os nomes dos trabalhadores infectados NÃO SERÃO divulgados.

ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DA PROCEMPA Nesta 2ª feira (22/02) – Às 10h

Pelo Google Meet (link da sala será enviado por email)

PAUTA DA ASSEMBLEIA:

Esclarecimentos e debate sobre organização da greve sanitária em defesa do teletrabalho para salvar vidas;

– Ações contra o PLE 003/2021;

– Assuntos gerais referente aos temas acima

Contamos com todos e com todas! Participem!

Sindppd/RS

(12)

(19/02), às 13h30min, tem

ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES.

Participe!

Colegas da PROCEMPA,

nesta 6ª feira (19/02), às 13h30min, realizaremos uma

ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES. Ocorrerá pelo Google Meet, o link será enviado no dia por e-mail.

Nesta assembleia, a CT (comissão de trabalhadores) e o sindicato darão um relato mais detalhado sobre a mediação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) na semana passada, que tratou do retorno ao trabalho presencial.

Também iremos debater e deliberar, com os colegas presentes na assembleia, sobre ações de mobilização caso não haja nenhuma mudança na posição da empresa em relação ao trabalho presencial neste momento tão grave da pandemia.

É muito importante a participação de todos e de todas, pois se trata da nossa saúde, dos nossos familiares e da sociedade em geral. Afinal, não há motivo que justifique o retorno ao trabalho presencial da área da TI (Tecnologia da Informação), que pode manter boa parte de suas funções de forma remota em p l e n o a t e n d i m e n t o d o s s e r v i ç o s e d e m a i s t a r e f a s – especialmente neste momento de urgência sanitária. Muitas empresas de TI, inclusive do setor privado, seguem em trabalho remoto, por que na PROCEMPA tem que ser diferente?

Venham debater com a gente e vamos organizar, juntos, nossa mobilização. Quem tem que lutar pelos nossos direitos somos nós! Pela direção da empresa e a prefeitura de Porto Alegre, os trabalhadores já teriam voltado ao presencial!

(13)

À luta!

ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DA PROCEMPA – Retorno ao trabalho presencial

Nesta 6ª feira (19/02) – Às 13h30min

Pelo Google Meet (link será enviado por e-mail)

ATENÇÃO: pedimos que faça o login com o e-mail próprio OU nome completo; NÃO AUTORIZAREMOS a entrada de pessoas que tenham logado com apelidos ou e-mails de parentes. Por favor, divulgue o link da sala APENAS aos trabalhadores da PROCEMPA, a fim de evitar a invasão da sala por terceiros.

Sindppd/RS

PROCEMPA – Mediação no TRT

debate retorno ao trabalho

presencial

Representantes da PROCEMPA e do Sindppd/RS se encontraram na reunião realizada ontem (11/02) à tarde, mediada pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho), para tratar do retorno presencial determinado pela prefeitura. Além da empresa e do sindicato, estiveram presentes o vice-presidente do tribunal,

(14)

Francisco Rossal, e a procuradora do MPT (Ministério Público do Trabalho), Silvana Ribeiro Martins.

A representação dos trabalhadores, juntamente com a assessoria jurídica do Sindppd/RS, levou, para conhecimento do TRT e do MPT, todos os graves problemas de ter acontecido um retorno ao trabalho presencial desnecessário, feito às pressas e sem sequer levar em conta protocolos sanitários básicos. O Sindppd/RS relatou que mandou ofício para a PROCEMPA no dia 5 de Fevereiro sobre o assunto e, até ontem, não tinha recebido resposta. É uma falta de respeito para com os trabalhadores, que têm familiares ou que são do grupo de risco!

O motivo apresentado pela representação da PROCEMPA na reunião para o retorno ao trabalho presencial foi: “Orientação da Prefeitura a qual a direção da empresa está alinhada”. Sim, este foi o principal motivo para o retorno à sede da empresa. Os representantes da PROCEMPA ainda disseram que não há nenhuma avaliação de que a produtividade se manteve ou aumentou com o trabalho em home office.

A representação do MPT fez uma fala firme sobre a gravidade da pandemia, argumentando que Porto Alegre está em bandeira vermelha e, frente a isso, o quanto é desnecessário uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) estar em trabalho presencial. A procuradora do MPT afirmou ter notícias da manutenção, e até melhora da produtividade com o trabalho remoto no caso da PROCEMPA. Ao final de sua manifestação, ele pediu para que a empresa reveja este retorno.

O mediador, desembargador Francisco Rossal, também deu exemplos positivos comprovados de dentro do TRT com a manutenção do trabalho em home office. Ele propôs que o sindicato fizesse uma petição ainda nesta sexta-feira (12/02) anexando o ofício que foi enviado para a empresa, apontando os principais problemas no protocolo sanitário da PROCEMPA e demais temas que achasse necessário. A empresa terá um prazo até a próxima quinta-feira, 18 de Fevereiro, para se

(15)

posicionar em relação aos temas levantados pelo sindicato via petição no processo de mediação. Outra proposta do mediador foi criar uma comissão paritária entre representantes dos trabalhadores e da empresa para discutir propostas de trabalho em home office e debater na campanha salarial, a partir de Maio. A próxima mediação ficou para o dia 2 de Março.

Importante lembrar que solicitamos a presença da direção da empresa e, inclusive, da representação do governo na próxima mediação.

Também comentamos que a PROCEMPA, com este retorno presencial em bandeira vermelha, está provocando debates e, inclusive, uma possível mobilização dos trabalhadores frente à indignação que esta decisão causou.

Avisaremos a todos e a todas quando tivermos novidades. Fiquem atentos!

Sindppd/RS

Trabalhadores retomam luta em

defesa da PROCEMPA pública.

Não ao PLE 003/2021!

Assembleia dos trabalhadores tratou do novo projeto de lei que ataca a empresa pública de TI, agora encaminhado pelo prefeito Sebastião Melo. Tribuna Popular na Câmara Municipal para

(16)

discutir o tema está marcada para 22 de Fevereiro, agende-se! Reunião também abordou o retorno ao trabalho presencial.

Cerca de 120 colegas participaram da assembleia realizada na tarde desta 4ª feira (10/12) pelo Google Meet. A CT (comissão de trabalhadores) e diretores do sindicato iniciaram a reunião tratando do Projeto de Lei do Executivo (PLE 003/21) enviado pelo prefeito no início de Fevereiro para ser apreciado pela Câmara de Vereadores.

O PLE 003/2021 é um pouco diferente do apresentado pela gestão anterior (PLE 032/2019). Ao invés de questionar a capacidade a PROCEMPA, este projeto retira da empresa a função de assessoria técnica na contratação de tecnologias da prefeitura e repassa ao CTIC (Comitê Municipal das Tecnologias da Informação, Comunicação e Geoprocessamento) – comitê do qual a PROCEMPA não faz parte. O PLE 003/2021 ainda prevê que a PROCEMPA tenha que participar de licitação, junto com as demais empresas de TI, para poder ser contratada pela prefeitura de Porto Alegre.

Embora trate de um outro aspecto legal, o PLE 003/2021 tem o mesmo objetivo que o anterior: escantear a PROCEMPA, abrindo o nicho da TI junto à prefeitura e aos seus órgãos para exploração e lucro da iniciativa privada. É de conhecimento público que esta questão esteve entre as promessas de campanha da chapa do atual prefeito e que o vice, Ricardo Gomes, tem relação bem estreita com os empresários do setor.

A CT e o Sindppd/RS relembraram, na assembleia, os movimentos que já foram feitos neste 1 mês de nova gestão da prefeitura: – Reunião com presidente da Câmara, Márcio Bins Ely (CLIQUE AQUI para relembrar);

(17)

– Reunião com o próprio prefeito, Sebastião Melo, e secretários (CLIQUE AQUI para relembrar);

– Retomada dos contatos com os vereadores para que REJEITEM o PLE 003/2021. Iremos preparar um documento para entregar a todos os vereadores sobre a importância da PROCEMPA;

– Marcação da Tribuna Popular virtual, na Câmara Municipal, para o dia 22 de Fevereiro para debater o assunto;

– Pedimos a marcação da audiência pública também na Câmara Municipal, ainda sem data confirmada;

– Reunião com a nova presidente da PROCEMPA marcada para 26 de Fevereiro;

– Iremos preparar um ofício para a administração da empresa, relacionando os fatos da PROCEMPA e as denúncias que fizemos no MPC (Ministério Público de Contas), as quais já foram encaminhadas ao TCE/RS (Tribunal de Contas).

Na assembleia, os colegas presentes ressaltaram também a necessidade de ter uma avaliação aprofundada da assessoria jurídica, o que será feito pela CT e pelo sindicato.

A luta contra o PLE 003/2021 deverá ser ainda mais dura, colegas. Portanto, a união e a mobilização dos trabalhadores é fundamental! Em breve, teremos material da campanha contra o PLE, precisamos que todos e todas ajudem a divulgar nas redes sociais, chamem amigos e apoiadores para a defesa da PROCEMPA. Entrem em contato com parlamentares que tenham relação.

A participação ATIVA de todos e de todas os TRABALHADORES e o apoio que conseguirmos poderão pender a balança pro nosso

(18)

lado. Então, vamos à luta!

MEDIAÇÃO NO TRT IRÁ TRATAR DO RETORNO AO TRABALHO PRESENCIAL

Este assunto também foi bastante debatido na assembleia. Os trabalhadores estão muito indignados com o retorno porque a produtividade em home office continua alta e, com isso, é completamente desnecessário o retorno presencial frente à pandemia, que segue intensa. A imunização da população ainda recém começou. Além disso, a estrutura física da PROCEMPA, com salas grandes com bastante trabalhadores e ar central, pode vir a contribuir para uma disseminação do vírus. Outras várias empresas de TI, inclusive do setor privado, seguem trabalhando e produzindo em home office. Por que voltar agora?

Amanhã (11/02), representantes da direção da empresa e o Sindppd/RS participarão de uma mediação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para tratar do assunto. Os trabalhadores não descartam mobilização.

Fique atento aos comunicados da CT e do sindicato! Qualquer novidade, avisaremos a todos e a todas!

(19)

PLE 003/21 do prefeito Melo

coloca em risco, mais uma

vez, a existência da PROCEMPA

e a segurança da TI da nossa

cidade

Quando a expectativa de todos os trabalhadores era de ter tranquilidade para manter os projetos em andamento e buscar novas soluções de TI para Porto Alegre em meio a maior pandemia em 100 anos, mais uma vez foram surpreendidos com um novo projeto de lei que ataca a empresa e seus funcionários. Mais um ano pode ser perdido em discussões infindáveis, enquanto poderíamos estar focados em solução para a crise sanitária e econômica que assola nossa cidade.

O prefeito Sebastião Melo, com esta medida, estaria rompendo um acordo feito com a representação dos trabalhadores em reunião no dia 19 de Janeiro, quando tinha se comprometido em abrir um amplo debate com o corpo técnico da PROCEMPA antes de tomar medidas que tivessem impacto profundo na empresa. Agora em 1º de Fevereiro, o prefeito enviou, em regime de urgência, um novo PL (projeto de lei) que, em sua justificativa, traz profundas contradições. A primeira é dizer que na lei 8.666 de 1993 prevê processo licitatório, mas não informa que a mesma lei afirma que empresas já existentes poderão continuar prestando serviços sem licitação, como é o caso da PROCEMPA, que tem mais de 40 anos, da PROCERGS, do SERPRO e tantas outras empresas de TI públicas pelo país.

Outra contradição se refere ao fato de, na justificativa do PLE 003/21, dizer que haverá a supervisão da PROCEMPA, mas no

(20)

corpo do projeto NÃO CITA a empresa, apenas o CTIC.

Prefeito Melo: se prezas pelo diálogo, retira a urgência do PLE 003/21 e vamos debater de verdade!

Exigimos do prefeito Sebastião Melo que cumpra o compromisso assumido e confirmado pelos secretários Cezar Schirmer (Planejamento e Assuntos Estratégicos), André Barbosa (Administração e Patrimônio), Roberto Rocha (Procuradoria-Geral do Município), Fernando Mattos (Inovação) e Cássio Trogildo (Governança Local e Coordenação Política). O diálogo aberto e franco, sem o regime de urgência do projeto na Câmara de Vereadores, pode mostrar a verdade sobre a PROCEMPA, derrubando informações fakes que circulam na esfera da prefeitura e que servem para interesses privados, os quais não colocam a nossa cidade em primeiro lugar e, sim, os lucros. Não podemos compactuar com interesses escusos que querem destruir uma empresa pública que presta serviços ao município com excelência em vários serviços, auxiliando a prefeitura de Porto Alegre na contratação de outros quando necessário, sempre levando em conta a qualidade e a economicidade.

Não há espaço para tergiversações: ou estamos todos e todas pelo diálogo, ou o projeto da administração é o da imposição, seguindo os passos do prefeito anterior, que tantos prejuízos trouxe para o município e a população.

Prefeito Melo, retira o regime de urgência!

Mesa de diálogo com o corpo técnico da companhia e a prefeitura imediatamente!

A PROCEMPA é um bem construído com o suor de seu corpo técnico e com dinheiro dos cidadãos, que não pode ser jogado na

(21)

sarjeta para privilegiar interesses escusos!

Sindppd/RS

Prefeito

Melo

aceita

compromisso de estabelecer

debate

amplo

antes

de

qualquer medida em relação à

Procempa

feito

pelo

Sindppd/RS

Em reunião com o prefeito Sebastião Melo, o Sindppd/RS solicitou compromisso de debate amplo antes de qualquer medida em relação à Procempa, o que foi aceito por ele.

O Sindppd/RS solicitou uma reunião com o prefeito Sebastião Melo, que foi agendada via vereador Matheus Gomes para a tarde dessa 3ª feira (19/01). O objetivo era pautar a necessidade de diálogo entre os trabalhadores da Procempa e o novo governo.

(22)

Participaram do encontro, além do prefeito, os secretários Cezar Schirmer (Planejamento e Assuntos Estratégicos), André Barbosa (Administração e Patrimônio), Roberto Rocha (Procuradoria-Geral do Município), Fernando Mattos (Inovação) e Cássio Trogildo (Governança Local e Coordenação Política). Durante a reunião, o prefeito Melo e secretários levantaram pontos como “monopólio” da Procempa, custo, qualidade dos serviços entregues, produtividade em home office, desatualização tecnológica da empresa e dos empregados, dificuldades para atender todas as demandas da prefeitura municipal (PMPA) e falta de integração entre os sistemas utilizados pela PMPA. Três diretores do sindicato, sendo dois trabalhadores da Procempa e também um técnico, entregaram um documento com temas relevantes (CLIQUE AQUI para acessar) e, também, a lista de serviços realizados em meio à pandemia (VEJA AQUI).

Junto com o vereador Matheus Gomes, a representação do Sindppd/RS e dos trabalhadores da Procempa forneceram informações para todos os aspectos levantados. Por exemplo: – Explicaram que a Procempa não detém o monopólio dos serviços de TI municipais, apenas fornece assessoria técnica;

– Salientaram a reconhecida qualidade dos produtos e serviços entregues pela Procempa, como é o caso dos sistemas que fazem parte do complexo regulador da saúde;

– Esclareceram algumas situações. O mencionado custo do ponto de rede está relacionado ao fato de que a Procempa comercializa o ponto de rede como um pacote de serviços, tornando impossível a comparação direta com preços praticados pela iniciativa privada. Também foram apresentados casos de serviços em que o preço cobrado pela Procempa foi inferior aos praticados por empresas da iniciativa privada e dados sobre a saúde financeira da empresa, que teve resultados positivos nos

(23)

últimos 3 anos;

– Listaram as entregas realizadas pela Procempa durante a pandemia, mostrando a produtividade e a importância dessas entregas para facilitar o acesso da população aos serviços públicos;

– Esclareceram que há integração entre os sistemas e que uma das tarefas executadas pela Procempa é justamente integrar algumas das soluções adquiridas de empresas privadas aos sistemas que já estão em uso pela PMPA;

– Defenderam a qualificação técnica dos empregados da Procempa e sua a capacidade de atualização. O quadro de empregados combina a experiência de profissionais, que estão há décadas trabalhando na empresa com as mudanças trazidas por trabalhadores que estão entre 10 e 5 anos na empresa; – Ressaltaram o fato de que a Procempa trabalha para atender às demandas da PMPA até o limite de sua capacidade de atendimento, o que é definido principalmente pelo número de empregados, e que segue priorizando demandas definidas pela própria administração municipal.

O sindicato, juntamente com o vereador, fez uma solicitação fundamental ao prefeito: que não tome nenhuma medida drástica que altere a lei de criação da Procempa antes de fazer um amplo debate com o corpo técnico e com a representação dos trabalhadores, pois qualquer medida abrupta pode significar mais problemas do que soluções. Licitar serviços em TI, colocando uma empresa pública de TI como parte da disputa, ainda não aconteceu em nenhum lugar do país, e os impactos podem ser avassaladores para o governo e para o município.

O prefeito Melo mencionou que o governo está analisando p r o j e t o q u e e s t a b e l e c e r i a o f u t u r o d a P r o c e m p a n a administração municipal e fez a promessa de estabelecer amplo

(24)

diálogo com a empresa e com o seu corpo técnico. A promessa também foi reforçada pelo secretário Cézar Schirmer, responsável pela secretaria a que a Procempa está vinculada, que sugeriu uma mesa redonda com a presença dos secretários e com o corpo técnico da empresa para debaterem, com franqueza e profundidade, sobre o papel da companhia. O secretário da Inovação, Fernando Matos, sugeriu que seja feita uma reflexão sobre o futuro da empresa para os próximos anos, e o secretário da Administração, André Barbosa, disse que respeita muito a empresa e seus profissionais e se colocou à disposição para o diálogo.

Vale registrar ainda que a representação dos trabalhadores também entregou cópia das denúncias que o sindicato fez junto ao Ministério Público de Contas (MPC) em 2019 e 2020, que inclusive renderam representações do órgão junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Mostramos, com isso, que além de fiscalizarmos os desvios feitos pela gestão passada, continuamos atentos para qualquer medida que venha fragilizar a companhia. O secretário Schirmer se comprometeu a fazer as investigações necessárias sobre todas as denúncias.

Colegas, o momento agora é de reforçar a mobilização de todos para manter esse diálogo, que representa a oportunidade de defender a empresa, suas realizações e sua importância para prefeitura de Porto Alegre. Mas não podemos parar por aí, a defesa da empresa e de seus trabalhadores deve ser parte do cotidiano e inclui a busca de mais apoios junto aos parlamentares e, também, a união com outras entidades sindicais, como é o caso do SIMPA (sindicato dos municipários) e outras associações.

Referências

Documentos relacionados

Os Diretores reeleitos: 1) terão mandato até a 1 a Reunião do Conselho de Administração que se realizar após a Assembleia Geral Ordinária de 2017, estendidos

Nesta ação coletiva, a PROCEMPA não contemplou vários trabalhadores em razão de que os mesmos ajuizaram ações individuais, logo após o sindicato ter ganho a liminar

O levantamento dos dados e das áreas saneadas e não saneadas, como também, sobre o esgoto sanitário em residências na cidade de Delmiro Gouveia, se deu através de amostragem do

Na GREVE GERAL desta sexta-feira (30/06), os trabalhadores, sindicatos e centrais reafirmam que lutarão, até o fim, contra a retirada de direitos tentada pelo Governo Temer e

Não. Conforme previsto pela Reforma Trabalhista, ao assinar a rescisão o trabalhador está quitando a dívida que a empresa tem com ele, o que depois dificultará qualquer

A Secretaria do Tribunal Pleno, em prazo não inferior a 72 (setenta e duas) horas, antes da sessão de julgamento, encaminhará a todos os Desembargadores cópias do acórdão a que

Em reunião de negociação na manhã desta terça-feira (16/12), a direção da Procempa finalmente apresentou uma proposta, mas que ainda não atende à reivindicação dos

A CT PROCEMPA e o Sindppd/RS, junto com os trabalhadores, estão colocando na rua a campanha pela retirada da urgência do PLE 003/2021 e em defesa da PROCEMPA pública.. Várias