• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE CONCESSÃO À APOIO FINANCEIRO À PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO EM ARTES 2016 Nº 02/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE CONCESSÃO À APOIO FINANCEIRO À PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO EM ARTES 2016 Nº 02/2016"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE CONCESSÃO À APOIO FINANCEIRO À PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO EM

ARTES 2016

Nº 02/2016

INSTITUTO BELA VISTA, EM COLABORAÇÃO COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE

CULTURA DE FORTALEZA - SECULTFOR

EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS NAS ÁREAS DE TEATRO,

DANÇA, CIRCO, HUMOR – LOTE 01 NA CIDADE DE FORTALEZA.

O INSTITUTO BELA VISTA, CNPJ: 63.366.298/0001-78, em colaboração com a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, torna público o presente EDITAL regulamentado a concessão de apoio financeiro À PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO NAS ÁREAS – LOTE I -

TEATRO, DANÇA, CIRCO, HUMOR

nos termos

da Lei nº 8.666/93; e convida os interessados a apresentar propostas nos termos estabelecidos a seguir: 1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1. Para o edital de Concessão á apoio financeiro a produção e publicação em artes 2016 - Lote 1, o INSTITUTO BELA VISTA destina o montante de R$ 491.700,00 (quatrocentos e noventa e um mil e setecentos reais) que serão distribuídos entre 04 (quatro) linguagens.

1.3. A seleção do presente Edital compreenderá:

1.3.1. Seleção Conceitual e Técnica: de caráter classificatório e eliminatório.

1.3.2. Habilitação Jurídico Fiscal: de caráter eliminatório. Somente para os classificados no item 1.3.1

1.4. A inscrição das propostas será realizada na sede do INSTITUTO BELA VISTA ou por meio do serviço Sedex dos correios, devendo a postagem ser realizada até o prazo final de entrega da documentação:

Rua Desembargador Felismino, n° 219, Bairro Autran Nunes, Fortaleza-CE, CEP: 60.526-760,

em envelope lacrado, de segunda a sexta feira, no horário de 9:00h às 16:30h, conforme calendário descrito na cláusula 6.1.

2 – DO OBJETO

2.1. Constitui objeto deste Edital a seleção de projetos culturais para concessão de apoio financeiro a projetos de pessoas jurídicas e pessoas físicas, que contribuem na formação e qualificação profissional dos beneficiários, promovendo a ampliação e democratização das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, gerando algumas condições para a criação e a circulação da arte e da cultura, nas seguintes linguagens artísticas: Teatro, Dança, Circo e Humor.

(2)

2.2. Os recursos destinados ao presente EDITAL estão previstos: R$ 420.000,00 do orçamento para propostas nas áreas de

TEATRO, DANÇA, CIRCO, HUMOR

(valor referente a 105.000,00 por linguagem).

2.3. Os projetos enviados poderão concorrer a uma das categorias que estão indicadas no quadro abaixo, devendo ser mencionada, no lado externo do envelope de entrega, a linguagem e categoria a que estará concorrendo:

Linguagem Categorias Quantidade Valor do Apoio

CIRCO Projetos Diversos 1 3 20.000,00

Projetos Diversos 2 3 10.000,00 Projetos Diversos 3 3 5.000,00

Total 105.000,00

DANÇA Projetos Diversos 1 4 6.250,00

Projetos Diversos 2 8 10.000,00

Total 105.000,00

HUMOR Projetos Diversos 10 10.500,00

Total 105.000,00

TEATRO Projetos Diversos 1 5 5.000,00

Projetos Diversos 2 8 10.000,00

Total 105.000,00

Total 4 Linguagens

44

420.000,00

2.4. Os projetos abrigarão áreas do Município de Fortaleza, visando fomentar projetos oriundos de todos os Territórios Regionais Administrativos existentes em Fortaleza, a depender da demanda, garantindo uma maior descentralização do programa de ações culturais de Fortaleza.

(3)

3 – DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES 3.1. CIRCO

3.1.1 – Projetos Diversos: O proponente poderá concorrer livremente com projetos seja na manutenção de grupos, criação, fruição, pesquisas, memória, publicação e montagem.

3.2. DANÇA

3.2.1 - Projetos Diversos: O proponente poderá concorrer livremente com projetos seja na manutenção de grupos, criação, fruição, pesquisas, memória, publicação e montagem.

3.3. HUMOR

3.3.1 - Projetos Diversos: O proponente poderá concorrer livremente com projetos seja na manutenção de grupos, criação, fruição, pesquisas, memória, publicação e montagem.

3.4. TEATRO

3.4.1 - Projetos Diversos: O proponente poderá concorrer livremente com projetos seja na manutenção de grupos, criação, fruição, pesquisas, memória, publicação e montagem.

4. DAS CONDIÇÕES GERAIS

4.1. A contratação das atividades artísticas/culturais está condicionada a regularidade fiscal dos proponentes. Qualquer inconformidade acarretará na perda direito de concessão de apoio, não cabendo indenização.

4.2. Os projetos deverão ser realizados em até 06 (seis) meses, contados a partir do recebimento do recurso financeiro.

4.3. É permitido ao contemplado obter outros recursos, por meio de ingressos ou patrocínios, devendo esta opção ser informado na proposição.

4.4. Deverá ser apresentado orçamento dos gastos que serão realizados.

4.5. As eventuais receitas provenientes dos trabalhos serão de vantagem do proponente agraciado. 4.6. O proponente poderá concorrer em até 02 (dois) projetos, sendo selecionado apenas em 01(um).

4.7. Ficam implicados todos os proponentes beneficiados com o incentivo a emitir 1 (um) relatório durante o desenvolvimento do projeto e 1 (um) relatório ao final dos trabalhos, acompanhados de notas fiscais e recibos, além de registros fotográficos, vídeos e/ou clipping de matérias jornalísticas de outro suporte material hábil a comprovar a realização do projeto.

4.8. Caso o total dos incentivos destinados a esse Edital não seja absorvido pelas propostas dos projetos contemplados, os valores residuais serão reaplicados em ações voltadas para a área apoiada neste concurso.

(4)

4.9. Estarão habilitadas a participar da seleção de que trata o presente EDITAL pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas, residentes e estabelecidas, respectivamente, na cidade de Fortaleza há pelo menos 02 (dois) anos.

4.9.1. As pessoas jurídicas, titulares ou parceiros nos projetos, além de possuírem sede nesta capital, deverão comprovar o desenvolvimento de ações de caráter cultural nas suas atividades ordinárias.

4.10. Os projetos selecionados deverão, obrigatoriamente, fazer constar o brasão da Prefeitura Municipal de Fortaleza com assinatura da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza e do Instituto Bela Vista em todas as peças de divulgação, além dos seguintes dizeres: “PROJETO APOIADO PELO PROGRAMA PRODUÇÃO E PÚBLICAÇÃO EM ARTES 2016 DE FORTALEZA – INSTITUTO BELA VISTA / SECULTFOR".

4.11. Nos termos da Lei Municipal nº 9.998, de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a proibição do uso de recursos públicos municipais para a contratação ou apoio a artistas que em suas músicas danças ou coreografias desvalorizam, incentive a violência ou exponha a situação de constrangimento as mulheres, os homossexuais ou os negros ou que incentivem qualquer forma de discriminação, serão automaticamente desclassificados os projetos cujos proponentes tiverem sua atuação cultural vinculada a práticas de desrespeito às leis ambientais, às mulheres, crianças, aos jovens, idosos, afrodescendentes, povos indígenas, povos ciganos ou a outros povos e comunidades tradicionais, à população de baixa renda, às pessoas com deficiência, às lésbicas, aos gays, bissexuais, travestis e transexuais, ou que expresse qualquer outra forma de preconceito ou incentivo ao uso abusivo de álcool ou outras drogas.

4.12. Os selecionados poderão ser convidados pela SECULTFOR para a divulgação de seus projetos, na mídia em geral, sendo-lhes vedada a exigência de cachês ou qualquer outra modalidade de pagamento. Os selecionados assumem o compromisso de buscar os próprios espaços de divulgação, nas mídias tradicionais, online e alternativas, como forma de dar a máxima visibilidade possível à realização de seus projetos.

4.13. Todas as peças de comunicação produzidas devem ter a classificação etária de acordo com as exigências do Ministério da Cultura e de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e outros órgãos fiscalizadores.

4.14. De acordo com a Lei nº 13.149/2015, denominada LBI - Lei Brasileira de Inclusão, o INSTITUTO BELA VISTA solicita ao proponente que a infraestrutura do evento deverá ter acessibilidade a todos, e na programação deverá constar meios de acesso às pessoas com deficiência auditiva e visual.

4.15. Conforme natureza da proposta, atentar para pagamento destinado a direitos autorais de execução ou representação pública, com a devida apresentação do recolhimento dos direitos.

4.16. O(s) proponente(s) autorizam a utilização das produções autorais (fotografias, vídeos e textos) obtidas ou fomentadas por meio deste edital, para fins de execução pública e divulgação das obras autorais produzidas por

(5)

meio deste edital, para todos os fins e efeitos e na melhor forma de direito, em caráter gratuito, parcial, irrevogável, irretratável e não exclusivo, pelo prazo de cinco anos.

5 – CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

5.1. Estarão habilitadas a participar do processo de seleção de que trata o presente edital, os proponentes:

5.1.1. Pessoa Física: maior de 18 anos que seja artista, pesquisador ou produtor e que esteja adimplente com as obrigações legais e fiscais, residentes no município de Fortaleza a pelo menos 02 anos.

5.1.2. Pessoa Jurídica: dotada de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, em atividade a no mínimo 02 anos, e que esteja adimplente com as obrigações legais e fiscais.

6 – DAS INSCRIÇÕES:

6.1. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas através de entrega da documentação em envelope lacrado, no INSTITUTO BELA VISTA, localizado RUA DESEMBARGADOR FELISMINO, 219 – AUTRAN NUNES, FORTALEZA/CEARÁ, no período de 22 de Abril de 2016 a 04 de Maio de 2016, no horário de 9h às 12h e das 13h às 16h30min, ou encaminhadas por meio dos serviços de postagem de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, na modalidade SEDEX, com Aviso de Recebimento (AR), no qual deverão constar, no espaço do remetente e do destinatário, respectivamente, as seguintes informações:

EDITAL DE CONCENSSÃO À APOIO FINANCEIRO À PRODUÇÃO E PÚBLICAÇÃO EM ARTES 2016 DESTINATÁRIO: INSTITUTO BELA VISTA

RUA DESEMBARGADOR FELISMINO, 219 AUTRAN NUNES, CEP: 60.526-760

FORTALEZA/CEARÁ TÍTULO DO PROJETO: LINGUAGEM:

CATEGORIA A QUE CONCORRE: NOME DO PROPONENTE:

(6)

6.2. A proposta deverá ser entregue em envelope lacrado e documentação encardernada, contendo: 6.2.1 Pessoa Física

a) Cópia da Identidade Civil. b) CPF do proponente.

c) Cópia de comprovante de endereço do proponente no município de Fortaleza até 90 dias. (contas de água, luz e/ou telefone, por exemplo)

d) Certidão Negativa de Débitos Municipais; e) Certidão Negativa de Débitos Estadual;

f) Certidão de Quitação de Tributos e Contribuições Federais, ou equivalente, expedida pela Secretaria da Receita Federal;

g) prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho. h) certidão negativa criminal do proponente;

i) Currículo artístico do proponente e integrantes do projeto. 6.2.2 Pessoa Jurídica

a) Ato Constitutivo, Estatuto, Contrato Social ou CEI, acompanhado da ata da eleição da diretoria ou termo de posse, se for o caso.

b) CNPJ do proponente;

c) RG e CPF do representante da Instituição;

d) Cópia de comprovante de endereço, do proponente, no município de Fortaleza até 90 dias. (contas de água, luz e/ou telefone, por exemplo)

e) Currículo artístico do proponentes e integrantes do projeto. f) Certidão Negativa de Débitos Municipais;

g) Certidão Negativa de Débitos Estadual.

h) Certidão de Quitação de Tributos e Contribuições Federais, ou equivalente, expedida pela Secretaria da Receita Federal;

i) prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho. j) certidão negativa criminal do responsável legal da Instituição;

(7)

6.2.3. Juntamente com a documentação deverá ser entregue um Projeto Técnico contendo os seguintes campos abaixo, devendo conter também no final da proposta a assinatura do proponente ou do responsável legal.

a) Identificação com título do projeto, nome do proponente e linguagem/categoria a que concorre; b) Resumo da proposta em no máximo 15 (quinze) linhas;

c) Objetivos gerais e específicos, expondo detalhadamente o que pretende a proposta, tanto no âmbito geral da cultura quanto no contexto particular da ação;

d) Justificativa, descrevendo detalhadamente as razões e motivações para a realização do projeto, sua importância para a cultura e as condições favoráveis à sua realização;

e) Estratégia de ação, detalhando como se pretende realizar o projeto, enumerando as etapas de trabalho e descrevendo tecnicamente a metodologia empregada e os procedimentos de execução;

f) Plano de comunicação, descrevendo como se pretende divulgar o projeto;

g) Orçamento detalhado dos custos de realização do projeto, incluindo todos os tributos exigidos pela legislação vigente, conforme natureza do proponente.

7 – DAS COMISSÕES DE AVALIAÇÃO E DE SELEÇÃO

7.1. A Comissão de Seleção será formada por 03 (três) pareceristas, especialistas em linguagens, selecionados pelo edital nº 01/2016.

7.1.1. Serão previstos 3 (três) suplentes aos parecerista, em restando qualquer impossibilidade ou impedimento, excecionalmente poderão ser convidados técnicos da SECULTFOR.

7.2. Será selecionado pelo menos 01 (um) projeto por Linguagens e Territórios Regionais Administrativos do Município de Fortaleza-CE.

7.3. Caso algum Território Regional não tenha projeto selecionado, o (os) valor (es) serão destinados para projetos selecionados oriundos dos demais Territórios Regionais, respeitados os valores destinados a cada linguagem. 7.4. Será vedado a qualquer membro da Comissão de Seleção votar por procuração.

7.5. A Comissão de Seleção, por ocasião do encerramento do processo de escolha dos concorrentes agraciados, redigirá ata ratificando explicitamente os critérios seletivos e os resultados.

(8)

8 – DOS CRITÉRIOS BÁSICOS PARA SELEÇÃO DAS PROPOSTAS

8.1. Os pedidos de inscrição concorrentes do edital de Concessão a apoio financeiro para produção e publicação em artes produzidos em Fortaleza, serão julgados a partir dos critérios adotados pelo INSTITUTO BELA VISTA como diretrizes gerais de avaliação:

a) atendimento ao edital, inclusive nos aspectos formais;

b) clareza, exatidão e integridade de cada uma das informações constantes do projeto;

c) atendimento de áreas culturais com menores possibilidades de desenvolvimento com recursos próprios; d) limites impostos para o projeto, produto e despesas neste edital;

e) orçamento compatível com os fins objetivados; f) exequibilidade dos prazos propostos para realização; g) relevância cultural;

h) capacidade de agregar outros atores sociais e parceiros públicos, ou privados, garantindo a sustentabilidade e viabilidade da proposta; efeito multiplicador;

k) viabilidade de execução;

i) democratização do acesso público à produção cultural; j) interesse público.

9 – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

9.1. O resultado final da seleção de que trata o presente EDITAL será publicado no site do Instituto, na aba notícias,

www.institutobv.com e no facebook do instituto Entidade Bela Vista. 10 – DO CONTRATO

10.1. O incentivo será repassado aos proponentes selecionados mediante assinatura de contrato com o INSTITUTO BELA VISTA, observado a seguinte condição:

10.1.2. O contrato será assinado pelos agraciados e pela Presidência do INSTITUTO BELA VISTA, até 5 (cinco) dias úteis após a divulgação do resultado final.

(9)

Referências

Documentos relacionados

Estes modelos são alimentados com os dados pluviométricos observados, com valores observados de vazões naturais, em cada aproveitamento, e com os dados

Anais [Pôster] do 7º Congresso Internacional de Design da Informação | CIDI 2015 Proceedings [Poster] of the 7th Information Design International Conference | IDIC 2015 Figura

O Diretor Geral do Campus Breves, nomeado pela Portaria n° 652/2016, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital para concessão de Auxílio Apoio Pedagógico

O Diretor Geral do Campus ÓBIDOS, nomeado pela Portaria n°393/2016/GAB, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital para concessão

O novo controlador sc200 é o único controlador que permite o uso de sensores digitais e analógicos, sozinhos ou combinados, permitindo sua compatibilidade com uma ampla série

De acordo com o Programa do XVII Governo Constitucional, o Decreto-Lei n.º 93/2005, de 7 de Junho, determinou a transformação em entidades públicas empresariais de 31 unidades

Mensurar as alterações no padrão de ativação muscular do bíceps braquial frente ao exercício de flexão do cotovelo isométrico, antes e após diferentes protocolos

4. A resolução é notificada ao cocontratante em causa, por carta registada com aviso de receção, da qual conste a indicação da situação de incumprimento e respetivos fundamentos. A