• Nenhum resultado encontrado

MARCAPASSO DEFINITIVO:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARCAPASSO DEFINITIVO:"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

MARCAPASSO

DEFINITIVO:

Orientações para

pacientes e familiares

Orientações para

pacientes e familiares

MARCAPASSO

DEFINITIVO:

(2)

Presidente:

Vice-presidente Médico:

Vice-presidente Administrativo:

Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Pós Graduação:

Coordenadora do Grupo de Enfermagem:

Chefe do Serviço de Enfermagem Médica:

Ilustrações:

Prof. SÉRGIO PINTO MACHADO

Prof. AMARÍLIO VIEIRA DE MACEDO NETO

FERNANDO ANDREATTA TORELLY

Profª. NADINE CLAUSELL

Profª. ANA MARIA MÜLLER DE MAGALHÃES

Profª. MARIA LUIZA MACHADO LUDWIG

EUGÊNIO DE FARIAS NEVES GLECI TOLEDO

GRÁFICA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Impressão:

(3)

MARC

MARC

MARC

MARC

MARCAP

AP

AP

APAS

AP

AS

AS

AS

ASSO DEFINITIVO:

SO DEFINITIVO:

SO DEFINITIVO:

SO DEFINITIVO:

SO DEFINITIVO:

ORIENT

ORIENT

ORIENT

ORIENT

ORIENTAÇÕES P

AÇÕES P

AÇÕES P

AÇÕES P

AÇÕES PARA

ARA

ARA

ARA

ARA

P

P

P

P

PACIENTES E F

ACIENTES E F

ACIENTES E F

ACIENTES E FAMILIARES

ACIENTES E F

AMILIARES

AMILIARES

AMILIARES

AMILIARES

Isabel Cristina Echer

1

Lygia A. Becker

2

Solange Maria Braun Gonzalez

3

1 Enfermeira. Professora Assistente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação. Membro do Núcleo de Estudos do Cuidado em Enfermagem.

2 Doutora em Educação.

(4)

Projeto GPPG 00344 parcialmente financiado pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa e Eventos (FIPE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

(5)

3 3 3 3 3

E

ste manual foi elaborado a partir de

pesquisa bibliográfica, colaboração de especialistas da área, depoimentos de pacientes, familiares e vivências profissionais das autoras e tem por objetivo auxiliar os familiares e pacientes portadores de marcapasso artificial definitivo a conhecerem mais sobre este aparelho, colaborando, assim, para a melhoria da qualidade de suas vidas.

Neste manual serão abordados assuntos como anatomia e funcionamento do coração, necessidade do uso do marcapasso, seu funcionamento, funções, cuidados e interferências eletromagnéticas que podem, ou não, causar dano no aparelho.

É importante ressaltar que você poderá voltar a ter uma vida normal graças aos benefícios deste aparelho.

A

A

A

A

(6)

4 4 4 4 4

A

A

A

A

A

G R A D E C I M E N T O

G R A D E C I M E N T O

G R A D E C I M E N T O

G R A D E C I M E N T O

G R A D E C I M E N T O

Agradecemos a todos os pacientes, acompanhantes e profissionais que contribuiram com suas sugestões para elaboração deste Manual.

(7)

5 55 5 5

O

O

O

O

O

CORAÇÃOCORAÇÃOCORAÇÃOCORAÇÃOCORAÇÃO

O coração representa para a maioria das pessoas um órgão sagrado, lugar onde guardamos os nossos sentimentos. No imaginário social é aquele que dói quando sentimos falta de alguém, que bate mais intensamente nos momentos de alegria ou de prazer e nos momentos de dificuldade. Acreditamos que, talvez, seja por isso que as pessoas temam tanto as intervenções cirúrgicas no coração, porque, somado ao medo da morte, existe o medo do manuseio do centro da vida.

O coração é o órgão responsável pelo bombeamento de sangue para todo o corpo, formado basicamente por um músculo oco com quatro compartimentos: dois átrios (superiores) e dois ventrículos (inferiores). Para que o sangue seja bombeado, o coração depende de impulsos elétricos comandados pelo nódulo sinoatrial que percorrem o sentido das câmaras superiores para as inferiores e coordenam as suas contrações, permitindo ao coração bater de forma rítmica e regular.

Diferentes doenças podem interferir no ritmo normal dos batimentos do coração. Os problemas mais comuns ocorrem no sistema de condução dos estímulos elétricos, ou mesmo, no bloqueio destas vias. Como conseqüência, o coração pode começar a bater de forma irregular e/ou lentamente, necessitando, assim, do uso do marcapasso artificial.

Nó Sinusal

Nó AV Feixe de HIS

(8)

6 6 6 6 6

O

O

O

O

O

MARCMARCMARCMARC APMARCAPAPAPASAPASASASASSOSOSOSOSO

Os impulsos normalmente começam no nódulo sinoatrial, também conhecido como o marcapasso natural do coração que lhe permite bater de forma rítmica.

Quando estes impulsos não ocorrem, o coração não irá realizar o seu trabalho e baterá de forma irregular, podendo sua freqüência chegar a 30 batimentos por minuto ou menos, quando o normal em geral é de 60 a 80 batimentos por minuto. Nesta situação é necessário o uso do marcapasso artificial para gerar os impulsos elétricos, assegurando ao coração a capacidade de voltar a se contrair e relaxar de maneira correta. A função do marcapasso é fornecer estímulos elétricos ritmados e regulares ao músculo cardíaco para o controle da freqüência dos batimentos do coração, assegurando a sua capacidade de funcionamento de maneira semelhante a do marcapasso natural.

O gerador de impulso utiliza como fonte de energia uma bateria que tem um tempo de vida de 5 a 12 anos ou até mais.

A escolha do marcapasso é realizada pela equipe médica visando atender as necessidades específicas de cada paciente. Dependendo da indicação clínica pode ser usado um marcapasso de uma ou de duas câmaras.

No sistema de dupla câmara, normalmente, um eletrodo é colocado no átrio e outro no ventrículo.

(9)

7 77 77

A

A

A

A

A

CIRURGIACIRURGIACIRURGIACIRURGIACIRURGIA

DEDEDEDEDE

IMPLANTEIMPLANTEIMPLANTEIMPLANTEIMPLANTE

DEDEDEDEDE

MARCMARCMARCAPMARCMARCAPASAPAPAPASASASSOASSOSOSOSO

Toda a pessoa que se submete a uma cirurgia pode apresentar momentos de crise emocional pelo temor do ato cirúrgico e apreensão sobre os resultados. Além disso, a família que também está envolvida durante todo o processo de tratamento do paciente, passa por momentos igualmente difíceis. Assim, é importante que você e seus familiares ao se sentirem desconfortáveis ou apreensivos, procurem a equipe de saúde para dividir seus problemas e/ ou esclarecer as suas dúvidas.

No dia do implante de marcapasso você poderá vir de casa diretamente para o bloco cirúrgico ou até mesmo estar previamente internado. O tempo da cirurgia para o implante de marcapasso é de aproximadamente 2 horas. A anestesia é local e geralmente o corte é realizado próximo ao ombro (abaixo da clavícula). Durante a cirurgia o eletrodo é introduzido através de uma veia até o coração. Um monitor de Raios X é utilizado para controlar a posição correta do eletrodo dentro do átrio direito ou do ventrículo direito. O gerador é colocado abaixo da pele na região clavicular podendo ser, também, posicionado na região abdominal.

O período de recuperação após a cirurgia normalmente ocorre em um quarto na unidade de internação e leva em torno de dois dias. Logo após o término da cirurgia o registro dos seus batimentos cardíacos serão monitorados por um aparelho tipo eletrocardiograma.

(10)

8 8 8 8 8

IIIII

NFORMAÇÕESNFORMAÇÕESNFORMAÇÕESNFORMAÇÕESNFORMAÇÕES

I

I

I

I

I

MPORTMPORTANTESMPORTMPORTMPORTANTESANTESANTESANTES

PPPARAPPARAARAARAARA

OOOOO

PERÍODOPERÍODOPERÍODOPERÍODOPERÍODO PÓS

PÓSPÓS

PÓSPÓS

---

IMPLANTEIMPLANTEIMPLANTEIMPLANTEIMPLANTE

DEDEDEDEDE

MARCMARCMARCMARC APMARCAPAPAPASAPASASSOASASSOSOSOSO

DEFINITIVODEFINITIVODEFINITIVODEFINITIVODEFINITIVO

F Nas primeiras 48 horas você ficará com curativo compressivo e fechado no local da inserção do marcapasso e não poderá fazer nenhum tipo de movimento com o braço deste lado, para evitar sangramento.

F Fique atento a sinais como: tremores musculares e/ou soluços, pois nestes casos a equipe médica deverá ser avisada para regular o seu marcapasso.

F Observe freqüentemente o local da inserção do marcapasso e avise se ocorrer sangramento.

F O curativo compressivo e fechado é retirado, em mais ou menos 48 horas.

(11)

9 9 9 9 9 Como detectar prováveis sinais de infecção e como Como detectar prováveis sinais de infecção e comoComo detectar prováveis sinais de infecção e como Como detectar prováveis sinais de infecção e como Como detectar prováveis sinais de infecção e como p r e v e n i - l a s :

p r e v e n i - l a s :p r e v e n i - l a s : p r e v e n i - l a s : p r e v e n i - l a s :

F Ficar atento à sensação de febre, pois temperatura aumentada pode indicar sinal de infecção.

F Sensibilidade alterada e desconforto no local da ferida operatória também podem ser sinais indicativos de infecção.

F Observar o local da inserção do marcapasso e comunicar imediatamente a equipe se você perceber que o local está quente, vermelho ou muito sensível.

F O curativo no local da cirurgia só será realizado enquanto você estiver hospitalizado e após, não será mais necessário.

Quanto à sua movimentação: Quanto à sua movimentação:Quanto à sua movimentação: Quanto à sua movimentação: Quanto à sua movimentação:

F O braço do lado no qual foi implantado o marcapasso ficará imobilizado junto ao tórax por um determinado período de tempo, geralmente, por 24 horas. Evitar erguer os braços acima da cabeça por, aproximadamente, cinco dias.

F Fazer repouso de 24 a 48 horas ou de acordo com a ordem médica, porque este período de tempo propicia a estabilização do marcapasso no coração impedindo o seu deslocamento.

F Realizar exercícios moderados no leito para melhorar a circulação. F Fazer movimentos de respiração profundos para melhorar a sua

ventilação e prevenir a infecção respiratória. Quando sentir dor:

Quando sentir dor:Quando sentir dor: Quando sentir dor: Quando sentir dor:

F Massagem suaves nas costas podem promover relaxamento e diminuir a tensão.

F Atividades recreativas podem descontrair e diminuir a dor. F Solicite remédio para dor sempre que você achar necessário.

(12)

10 10 10 10 10 V VV V

Voltando às atividades habituais:oltando às atividades habituais:oltando às atividades habituais:oltando às atividades habituais:oltando às atividades habituais:

F A atividade sexual, assim como a maneira de se vestir, não são prejudicadas pelo implante do marcapasso. Evite movimentos bruscos e posições desconfortáveis, assim como roupas apertadas em cima do marcapasso. Ao vestir a sua roupa, faça-o com calma, procurando não realizar movimentos exagerados com os braços. F Conversar com outras pessoas que já colocaram marcapasso definitivo

pode aumentar a sua confiança no tratamento e diminuir as dúvidas sobre os resultados esperados. É importante observar que os cuidados podem variar de acordo com o modelo do marca passo implantado. F Expressar sentimentos e preocupações são atitudes normais que podem

diminuir a ansiedade e auxiliar na recuperação.

Interferências eletromagnéticas no uso de aparelhos Interferências eletromagnéticas no uso de aparelhosInterferências eletromagnéticas no uso de aparelhos Interferências eletromagnéticas no uso de aparelhos Interferências eletromagnéticas no uso de aparelhos elétricos e eletrônicos :

elétricos e eletrônicos :elétricos e eletrônicos : elétricos e eletrônicos : elétricos e eletrônicos :

Você poderá utilizar com confiança, sem riscos de interferências ou de danos ao marcapasso: F Rádio F Televisão F Aparelhos de som F Secadores de cabelo F Barbeadores F Aspirador de pó F Máquina de lavar

(13)

11 11 11 11 11 V VV V

Você poderá realizar exames e tratamento como:ocê poderá realizar exames e tratamento como:ocê poderá realizar exames e tratamento como:ocê poderá realizar exames e tratamento como:ocê poderá realizar exames e tratamento como: F Tratamento dentário

F Ultrassonografia F Raios X

Outras informações úteis: Outras informações úteis:Outras informações úteis: Outras informações úteis: Outras informações úteis:

F Alarmes anti-roubo e os de segurança de aeroportos somente disparam, mas não causam dano ao marcapasso. Para evitar transtornos, mostre seu cartão de identificação de portador de marcapasso.

F Ao fazer uso do aparelho celular faça-o de maneira correta, posicionando o aparelho no ouvido do lado contrário ao do implante, na parte de cima da orelha. Além disso, não utilize ou guarde o telefone perto do marcapasso, porque poderá ocasionar interferência ao mesmo. F Você poderá utilizar o forno de microondas desde que fique a três metros

de distância quando o aparelho estiver ligado.

F Você poderá fazer uso de esteira e bicicleta ergométrica com prévia autorização da equipe.

O ambiente hospitalar pode oferecer riscos que O ambiente hospitalar pode oferecer riscos queO ambiente hospitalar pode oferecer riscos que O ambiente hospitalar pode oferecer riscos que O ambiente hospitalar pode oferecer riscos que

interferem na função do marcapasso, ocasionando falha interferem na função do marcapasso, ocasionando falhainterferem na função do marcapasso, ocasionando falha interferem na função do marcapasso, ocasionando falha interferem na função do marcapasso, ocasionando falha ou dano permanente no aparelho. São eles:

ou dano permanente no aparelho. São eles:ou dano permanente no aparelho. São eles: ou dano permanente no aparelho. São eles: ou dano permanente no aparelho. São eles: F O uso de eletrocautério pode provocar arritmias.

F Colocação direta das pás do desfibrilador sobre o gerador de marcapasso.

F Evite ser submetidos à ressonância magnética, porque a força do campo magnético pode alterar a memória do programa do marcapasso. F No uso de radioterapia, é necessário cuidado pois, neste caso, o

marcapasso deve ser reposicionado se a unidade estiver diretamente no campo de irradiação. Como medida de prevenção, você deverá ser monitorizado durante, depois e algumas semanas após a terapia. F O uso de colchão magnético nos pacientes que fazem uso de

(14)

12 12 12 12 12

Cuidados que você deve ter após a alta hospitalar Cuidados que você deve ter após a alta hospitalarCuidados que você deve ter após a alta hospitalar Cuidados que você deve ter após a alta hospitalar Cuidados que você deve ter após a alta hospitalar

É importante que você saia do hospital com informações precisas a respeito do seu marcapasso para facilitar seu tratamento e/ou detectar complicações precocemente. Leve consigo um cartão de identificação contendo os dados sobre o seu marcapasso.

Relembrando: Relembrando:Relembrando: Relembrando: Relembrando:

F A movimentação completa do braço do lado da operação leva em média dois meses para ser realizada.

F A atividade sexual pode voltar a ser praticada após 48 horas, exceto quando houver restrição explícita, tomando alguns cuidados com o braço próximo ao local do implante do marcapasso.

F Evitar esportes de impacto como golfe, tênis, basquete, andar a cavalo, até que a volta destas atividades seja permitida pelo médico. Na prática de tiro, não apoiar a rifle sobre o marcapasso.

F Verificar o seu pulso, pelo menos uma vez por semana, em repouso, durante um minuto e/ou sempre que sentir algum mal estar.

F Saber que o pulso pode estar irregular quando se trata de um marcapasso de demanda; quando você utilizar um marcapasso de demanda alguns batimentos são espontâneos e outros regulados, o que não significa problema com o marcapasso.

F Procurar imediatamente um médico quando sentir tonturas, desmaio, dor torácica, falta de ar, cansaço, soluços prolongados ou freqüência cardíaca muito baixa (inferior a 30 batimentos/minuto). Estes sintomas podem indicar uma falha no marcapasso.

F Usar roupas frouxas ao redor da área do implante do marcapasso até que ocorra a cicatrização.

F Evitar traumatismos (batidas de qualquer tipo) sobre a área do marcapasso.

(15)

13 13 13 13 13 F Manter uma dieta equilibrada a fim de promover uma boa cicatrização e

ter um corpo saudável.

F Visitar o seu médico periodicamente para controlar e ajustar o marcapasso, principalmente no primeiro mês após a instalação. F É importante identificar sinais de infecção como calor, febre, dor, rubor

no local do implante.

F Lembrar que periodicamente (em torno de 5 a 12 anos)Lembrar que periodicamente (em torno de 5 a 12 anos)Lembrar que periodicamente (em torno de 5 a 12 anos)Lembrar que periodicamente (em torno de 5 a 12 anos)Lembrar que periodicamente (em torno de 5 a 12 anos) a hospitalização pode ser necessária para trocar a a hospitalização pode ser necessária para trocar aa hospitalização pode ser necessária para trocar a a hospitalização pode ser necessária para trocar a a hospitalização pode ser necessária para trocar a bateria do marcapasso.

bateria do marcapasso.bateria do marcapasso. bateria do marcapasso. bateria do marcapasso.

(16)

15 15 15 15 15

AOS P

AOS P

AOS P

AOS P

AOS PACIENTES E SEUS ACOMP

ACIENTES E SEUS ACOMP

ACIENTES E SEUS ACOMP

ACIENTES E SEUS ACOMP

ACIENTES E SEUS ACOMPANHANTES

ANHANTES

ANHANTES

ANHANTES

ANHANTES

Gostaríamos de melhorar as orientações deste Manual, e para isso, as suas sugestões são muito importantes.

A A A A

ATENÇÃOTENÇÃOTENÇÃOTENÇÃO::::: Antes de você receber alta preencha esta folha, destaqueTENÇÃO e entregue a secretária (o) da unidade onde você se encontra.

1. As orientações contidas neste manual são? ( ) importantes.

( ) pouco importantes. ( ) não são importantes.

2.Este material contribui para diminuir as suas dúvidas? ( ) contribui.

( ) contribui pouco. ( ) não contribui. 3.A linguagem usada é? ( ) acessível.

( ) pouco acessível. ( ) não é acessível.

4.O conteúdo das informações são? ( ) adequados.

( ) pouco adequadas. ( ) não são adequadas.

5.Este manual considerado como um todo foi? ( ) útil.

( ) não acrescentou informações.

6.Quais são suas sugestões para melhorar este Manual?

Obrigado pela colaboração

(17)

16 16 16 16 16

ÀS SECRETÁRIAS (OS) DAS UNIDADES

ÀS SECRETÁRIAS (OS) DAS UNIDADES

ÀS SECRETÁRIAS (OS) DAS UNIDADES

ÀS SECRETÁRIAS (OS) DAS UNIDADES

ÀS SECRETÁRIAS (OS) DAS UNIDADES

Favor encaminhar esta folha ao Grupo de Enfermagem para Profª. Isabel Cristina Echer, para que possamos dar seguimento a esta investigação.

(18)

PH-107 - 275533 - jul05

PUBLICAÇÕES HCPA:

Diagramação, Editoração, Arte-Final e Impressão Gráfica HCPA

Referências

Documentos relacionados

Em face da importante escassez de estudos sobre processamento do discurso no envelhecimento e do conhecimento ainda restrito quanto à relação dos componentes linguísticos envolvidos

A partir da divulgação da teoria da psicogênese da escrita, nossas pesquisas na área se diversificaram: a um progressivo “desinvestimento” no estudo de métodos de ensino,

Esta regla permite una mejor organización interna en O Organizador de Fios é um ótimo auxiliar na. Estes Acessórios Não acompanham o Produto/ These accessories do not come with

Esta cavidade diminui de tamanho com o aumento da profundidade até desaparecer (profundidade crítica H4) e a fluidização do solo não mais ocorre. As paredes da zona fluidizada

a) irrigação por aspersão. No último concurso público realizado em um município do Piauí, verificou-se que numa turma que era composta de 35 candidatos com 22 homens e 13 mulheres;

Este Guia foi pensado para ajudar você, professor (a), planejar uma atividade WebQuest (WQ) para ser integrada em suas metodologias de ensino com o objetivo de promover

O presente relatório resume as diversas medidas propostas pela ANQIP para o aumento da eficiência hídrica das instalações, em resultado da referida auditoria.. Algumas

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e