• Nenhum resultado encontrado

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PÓS EM ESTRUTURAS E OPERAÇÕES EMPRESARIAIS

1

º

S

EMESTRE

2015

(2)

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração pública e privada do país. Esse objetivo foi ampliado ao longo do tempo, expandindo o foco de atuação da FGV para o campo das ciências sociais. A atuação marcada pelo pioneirismo e pela inovação levou a FGV a inaugurar, no Brasil, a graduação e a pós-graduação stricto sensu em Administração Pública e de Empresas e a pós-graduação em Economia, Psicologia, Ciências Contábeis e Educação. Além disso, iniciativas como a elaboração do balanço de pagamento, das contas nacionais e dos índices econômicos ajudaram o profissional em busca de formação e o cidadão comum a entender melhor o desempenho econômico e social brasileiro além de contribuir para seu permanente desenvolvimento.

ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO – DIREITO SP

O posicionamento do Brasil no rol das potências e lideranças mundiais tem levado à redefinição dos conteúdos das áreas clássicas do direito e ao surgimento de novas áreas e novos tipos de advocacia, o que torna premente a necessidade de formação de quadros profissionais que sejam, além de altamente qualificados, capazes de atuar em patamares diferenciados.

Para responder às demandas do mercado atual, os alunos da DIREITO SP são preparados para atuar nas esferas pública e privada e para dialogar com outros campos do conhecimento, a fim de que possam influenciar positiva e profundamente o cenário jurídico no Brasil e no exterior.

No que concerne à pós-graduação, a DIREITO SP busca aumentar sua inserção substantiva no mercado jurídico, tendo em mente a integração entre o direito e outros campos do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades importantes para o desempenho das atividades profissionais de seus alunos. Seu Programa de Pós-Graduação Lato Sensu diferencia-se por dispor de grupos de pesquisa dedicados à produção de material didático e bibliográfico próprio, a fim de oferecer a seus alunos conteúdo atualizado e em consonância com as premissas da DIREITO SP.

Com tais pressupostos e ações em mente, a DIREITO SP pretende consolidar-se como alternativa ao modelo tradicional de ensino do Direito e manter a postura crítica sempre assumida em relação a esse campo de saber.

(3)

PÓS EM ESTRUTURAS E OPERAÇÕES EMPRESARIAIS Descrição

Os maiores desafios da atual advocacia empresarial exigem de seus profissionais sólida experiência prática aliada a refinado conhecimento teórico. Os problemas que se apresentam a esse segmento requerem capacidade para enfrentar questões complexas de estruturação negocial que apenas serão satisfatoriamente resolvidas na conjugação de conhecimentos de diversas áreas do conhecimento e de outros saberes em uma forte relação de interdisciplinaridade e em acentuada perspectiva de aplicação. A Pós em Estruturas e Operações Empresariais pretende capacitar esse profissional oferecendo-lhe ferramentas para arquitetar soluções complexas no âmbito empresarial

Público-Alvo

Advogados que atuem e que tenham relevante experiência em escritórios de advocacia ou em empresas, os quais estejam envolvidos em estruturação e em operações societárias.

Disciplinas poderão ter indicações de leitura obrigatória em inglês. Para o bom aproveitamento do curso, sugere-se que o aluno tenha domínio do idioma inglês para leitura.

Objetivos

Desenvolver com o aluno uma visão multidisciplinar e aplicada acerca de estruturas e operações empresariais complexas, considerando seus variados aspectos: societários, contratuais, tributários, contábeis e econômicos. O aluno será instado a manipular conceitos dessas diversas áreas a partir de casos práticos complexos, desenvolvendo conhecimentos e habilidades para exercer um papel central na coordenação e execução dessas operações.

Metodologia

A Pós em Estruturas e Operações Empresariais dará grande ênfase a estudos de casos referentes a operações empresariais complexas, de forma que os conteúdos das disciplinas sejam conectados por esses casos abordados em sala de aula. No geral, o curso privilegiará metodologias participativas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, mesclando, ainda, aulas dialogadas, discussão de casos, exercícios aplicativos e simulação de situações concretas.

DISCIPLINAS

Os alunos deverão integralizar a carga horária de 432 horas em 24 meses, cursando todas as disciplinas obrigatórias e duas disciplinas eletivas, além da disciplina obrigatória de Metodologia e Orientação para Trabalho de Conclusão de Curso.

As disciplinas eletivas serão oferecidas em conjunto com o Mestrado Profissional da FGV DIREITO SP e serão oferecidas no terceiro semestre do curso.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Governança Corporativa – 32hs

Governança corporativa, empresas familiares e arranjos especiais com vistas à reorganização familiar. Organização do grupo econômico. Problemas de agência. Mercado financeiro e de capitais e abertura de capital. Abuso de capital e conflito de interesses. Prática de insider trading.

(4)

Compra e venda de participação societária e colaboração empresarial – 36hs

Contratos de compra e venda de ações e de transferência e cessão de quotas. Compromissos de confidencialidade e de sigilo, memorandos de entendimentos, acordo entre acionistas e quotistas. Consórcio de empresas. Joint venture, private equity, venture capital. Due diligence.

Contabilidade Aplicada às Operações Societárias – 32hs

Demonstrações financeiras e o padrão internacional de contabilidade. Balanço patrimonial. Avaliação da situação econômico-financeira empresarial em reestruturações (incorporação, fusão e cisão) e em abertura de capital.

Avaliação de Empresa – 32hs

Modelos de Avaliação de Empresas (valuation). Determinação do preço de oferta de M&A. Decisões de dividendos, financiamentos e investimentos. Análise de risco t tomada de decisões. Análise de operações de refinanciamento. WACC (Custo médio ponderado de capital) e Mudança de Estrutura de Capital. Operações de matemática financeira essenciais para a dinâmica de avaliação financeira em reestruturações societárias.

Operações de Reorganização Societária Operações de Mercado – 36hs

Fusões, cisões, incorporações de empresas e de ações e transformações. Constituição de subsidiária integral e drop down de ativos. IPO e emissão de debêntures e bonds.

Operações para Reestruturação de Dívidas e Recuperação de Empresas– 36hs

Instrumentos de tomada de dívida empresarial para reestruturação e recuperação de empresas. Arranjos societários para empresas em dificuldades financeiras. Renegociação de dívidas. Plano de recuperação judicial de empresas e reestruturação societária

Planejamento Tributário e Tributação das Operações Societárias – 40hs

Conceitos preliminares de tributação da renda das pessoas físicas, das pessoas jurídicas e dos não-residentes. Tributação da renda e da receita das pessoas jurídicas. Lucro real e lucro presumido. Noções sobre planejamento tributário e responsabilidade tributária dos sócios. Tributação de sócios e diretores. Salários. Lucros e dividendos. Juros sobre Capital próprio. Stock options. PLR. Aspectos tributários das estratégias de planejamento patrimonial e sucessório. Tributação brasileira de investimentos estrangeiros diretos. Investimentos de residentes em paraísos fiscais. Ganho de capital do não-residente. Aplicação de acordos de bitributação. Regras de preços de transferência. Tributação brasileira de atividades de pessoas jurídicas e pessoas físicas no exterior. Regras CFC. Aspectos tributários da integralização de capital. Incorporação de ações. Aspectos tributários das Operações de M&A. Emissão de ações com ágio e o casa e separa. Aquisição de participações com ágio e o seu aproveitamento. Tratamento do ágio/goodwill e da mais-valia: discussões anteriores e posteriores à Lei nº 12.973/14. Tributação nas operações de incorporação, fusão e cisão.

Financiamento de Projetos Empresariais – 32hs

Contratos de financiamento e garantia. Empréstimo sindicalizado, constituição e compartilhamento de garantias, cessão fiduciária, penhor, contas vinculadas e contrato de suporte de acionistas.

Operações Estruturadas e Fundos de Investimento – 32hs

Reestruturação societária e fundos de investimentos. Securitização de recebíveis, FIDC, FIP.

Tributação de Operações Financeiras e de Mercados de Capitais – 32hs

Tributação da renda fixa e da renda variável. Tributação dos fundos de investimento. Debêntures Incentivadas. Tributação brasileira de investimentos estrangeiros. Investimentos em paraísos fiscais. Regras de thin capitalization. Regras de preço de transferência".

(5)

DISCIPLINAS ELETIVAS

PRIMEIRO BIMESTRE DE 2016

Direito da Concorrência e Setores Regulados – 30hs

Nas últimas duas décadas, o Direito Público Econômico desenvolveu-se significativamente em duas vertentes: direito da concorrência e direito administrativo voltado para regulação econômica. De um lado, o Direito da Concorrência assumiu um papel central na economia brasileira, tendo o Conselho Administrativo de Defesa da Econômica (CADE) como protagonista na avaliação de fusões e aquisições e de condutas anticompetitivas. De outro lado, o direito administrativo da regulação econômica assumiu grande sofisticação em setores muito diversificados, incluindo os segmentos de infraestrutura, finanças e seguros, saúde e vigilância sanitária, dentre outros.

Ocorre que um dos principais objetivos da regulação econômica tem sido justamente introduzir concorrência em setores regulados. Isso tem aproximado as agendas das autoridades regulatórias e do CADE em diversos aspectos e exigido uma atuação cada vez mais ativa do CADE em setores regulados. Nesse contexto, o presente curso visa compreender as tendências atuais de aplicação do Direito da Concorrência em setores regulados. Partindo da análise de precedentes do CADE, procura-se identificar preocupações recorrentes na aplicação do direito concorrencial nesses setores. Além disso, o curso busca exemplos de diálogo institucional entre o CADE as agências reguladoras, em que a atuação da autoridade de defesa da concorrência é levada em consideração em novas rodadas de regulação. Esse diálogo institucional exige, cada vez mais, uma estratégia integrada para lidar com defesa da concorrência e regulação em diversos setores da economia, seja da perspectiva das autoridades, das empresas reguladas, ou de terceiros.

Novas Tecnologias e Direito – 30hs

A disciplina lança o olhar sobre algumas áreas do conhecimento desenvolvidas a partir da revolução tecnológica das últimas décadas, a partir de um enfoque crítico e baseado na percepção aprofundada de cenários que fazem parte do cotidiano do profissional do Direito.

Ponto nuclear da disciplina é a constatação de que o Direito está na linha de frente das ciências que precisam se atualizar sobre questões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico em seu estado atual, sob pena de suas análises se dissociarem da realidade e apresentarem resultados insatisfatórios. O advogado deve cambiar seu desconforto e ceticismo frente ao novo, em atitude interessada, receptiva e reflexiva, geradora de soluções jurídicas criativas e arrojadas.

Objetivo da disciplina é aportar o profissional do Direito na segunda década do século XXI e fazê-lo pensar sobre temas que já estão presentes no mundo extrajurídico, em um ambiente mais profícuo do que a superficialidade imposta pela da prática corrente permite. Por outro lado, importa aos advogados perceber o quanto decisões administrativas e judiciais têm sido tomadas à margem de qualquer racionalidade científica, com impactos relevantes no ideal de segurança jurídica.

Os assuntos a serem tratados na presente disciplina refletem as novas relações surgidas em razão do desenvolvimento tecnológico, que alteraram até mesmo os conceitos de propriedade e direito. No corte pedagógico orientador da eleição dos temas do curso, foram priorizados pontos de conexão entre a propriedade intelectual e o direito empresarial, dentre os quais se destacam: (i) direito autoral e novas tecnologias; (ii) gestão de patentes para a inovação; (iii) privacidade e liberdade de expressão; (iv) comércio eletrônico, (v) responsabilidade digital.

SEGUNDO BIMESTRE DE 2016 Crimes Econômicos – 30hs

(6)

A criminalização de condutas empresariais é uma tendência atual da legislação brasileira, razão pela qual o tema passou a despertar maior interesse dos profissionais do Direito que lidam com negócios e tributação. A disciplina abordará questões relevantes sobre crimes econômicos, tendo presente a íntima conexão com outros ramos do Direito (Societário, Internacional, Financeiro, Tributário e Ambiental), a partir de uma reflexão crítica a respeito das soluções adotadas pela lei penal e avaliação de seu impacto na realidade. Somente assim será possível compreender efetivamente o escopo da legislação e discutir as adequações cabíveis.

São exemplos de tópicos que poderão serão trabalhados durante o curso: (i) imputação objetiva nos crimes dolosos e culposos; (ii) crimes omissivos impróprios (ou de infração de dever); (iii) responsabilidade penal da pessoa jurídica, dos acionistas e dos administradores; (iv) gestão fraudulenta e temerária de instituição financeira; (v) delitos contábeis, empréstimo vedado e evasão de divisas; (vi) crimes contra o mercado de capitais; (vii) lavagem de dinheiro e figuras penais afins; (viii) crimes tributários (planejamento fiscal, evasão, elisão e participação na lavagem); (ix) corrupção e dever de compliance; (x) crimes econômicos e contra relações de consumo; (xi) crimes ambientais; (xii) crimes contra a propriedade intelectual e industrial.

Direito Comparado Aplicado – 30hs

O transplante institucional é um dos motores por excelência da evolução jurídica. Desde as suas origens históricas, o direito brasileiro mostra-se particularmente receptivo a influência de sistemas jurídicos estrangeiros. Ainda hoje, referências – expressas ou implícitas – ao direito de outros países são extremamente comuns na nossa doutrina, jurisprudência e prática negocial. Ocorre que a alusão às soluções jurídicas de direito estrangeiro frequentemente se dá de forma leviana e acrítica, sem a devida atenção à boa técnica de direito comparado. A presente disciplina examina o debate metodológico em direito comparado a fim de munir o aluno com o instrumental teórico necessário para avaliar a adequação das soluções de direito estrangeiro ao contexto brasileiro. Para tanto, alia-se o estudo da literatura de ponta em direito comparado ao exame de casos concretos envolvendo o emprego de conceitos jurídicos oriundos de outros países em diferentes momentos da prática jurídica nacional, como decisões judiciais, atos da CVM e arranjos contratuais. Embora o foco da comparação recaia sobre o direito norte-americano, serão também considerados exemplos oriundos de sistemas jurídicos de tradição romanista.

Estratégias em Litígios Empresariais – 30hs

As empresas, seus acionistas e administradores envolvem-se frequentemente em litígios de várias espécies. São casos que podem impactar fortemente o funcionamento do negócio, o resultando global da empresa e até a estabilidade funcional do administrador.

O Brasil avançou bastante institucionalmente, porém, ainda subsistem dificuldades para se atingir o padrão ideal de previsibilidade e segurança jurídica sobre o desfecho dos litígios judiciais. Para se formular estratégias em situações de conflito, é importante compreender a realidade institucional brasileira, a estrutura do Judiciário e os instrumentos legais de atuação do advogado contencioso. Por outro lado, cresce progressivamente a opção pelo uso da arbitragem como meio alternativo de resolução de disputas, sem que haja uma reflexão crítica sobre suas vantagens e desvantagens, nem tampouco sobre o melhor modelo de cláusula arbitral ou de eleição de foro a ser adotado, conforme as peculiaridades de cada caso concreto. Igualmente relevante nesse particular é o entendimento das especificidades das arbitragens nacional e estrangeira.

Quanto se trata de litígios complexos, o profissional responsável pela definição de rumos deve considerar o fenômeno multilitigiosidade, em que o mesmo caso pode ser apreciado concomitantemente por diferentes instâncias institucionais (v.g. Poder Judiciário, CADE, INPI, arbitragem, agência reguladora).

A disciplina objetiva desenvolver no aluno a capacidade de compreender os riscos e dificuldades de situações potencialmente litigiosas, de avaliar o melhor caminho a seguir e de utilizar os instrumentos disponíveis para alcançar o fim desejado.

(7)

A estruturação metodológica da disciplina privilegiará o estudo de casos concretos (corte vertical) envolvendo (i) disputas societárias; (ii) reparação de danos; (iii) contencioso de consumo; (iv) contencioso regulatório; (v) disputas imobiliárias; (vi) recuperação de créditos; (vii) litígios bancários. No corte horizontal, a disciplina abordará temas como (i) contencioso judicial ou arbitral; (ii) contencioso internacional; (iii) formulação do pedido; (iv) estratégia na definição da prova; (v) avaliação de risco em contencioso coletivo; (vi) advocacia nos tribunais superiores; (vii) reflexões sobre o custo do litígio.

Também será dada atenção à relação existente entre atividade empresarial e sustentabilidade, a partir de um olhar que privilegia o desenvolvimento: (i) biotecnologia; (ii) rotulagem e rastreamento de produtos bio(tecno)lógicos; (iii) cultivares, transgenia e biossegurança; (iv) conhecimentos tradicionais; e (v) recursos genéticos.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

A disciplina obrigatória de Metodologia e Orientação para TCC possui carga horária de 32 horas-aula presenciais, distribuídas ao longo de três aulas de metodologia e cinco encontros de orientação realizados no final do curso.

Na primeira parte do curso, os alunos devem produzir um projeto de pesquisa e um cronograma para sua execução; na segunda, devem executar o projeto de pesquisa de acordo com as etapas previstas no cronograma. Apenas os alunos aprovados na disciplina, cuja avaliação é continuada, poderão entregar a versão final de seu TCC. Os melhores trabalhos produzidos a cada semestre concorrerão ao Prêmio Ary Oswaldo Mattos Filho.

Para auxiliar os estudantes no processo de elaboração de seu texto acadêmico, a Escola oferece um Manual para elaboração do trabalho de conclusão de curso, no qual são apresentados o regulamento do TCC, a estrutura dos cursos de MOT, seu conteúdo mínimo, um exemplo de projeto de pesquisa e um modelo de cronograma, além de indicações de formatação dos trabalhos e sugestões de fontes online de pesquisa.

Conteúdo: Apontamentos sobre a pesquisa acadêmica e seu produto: o texto acadêmico e suas peculiaridades; definição de tema/problema de pesquisa: justificativa da importância de investigação de determinado tema. Tipos de pesquisa jurídica e técnicas relevantes: pesquisa de jurisprudência, estudo de caso, revisão bibliográfica, casos difíceis. Especificação das peculiaridades do texto acadêmico: normas da ABNT; principais dúvidas com relação a citações e paráfrases; exemplificação por meio de trabalhos concretos; esclarecimentos sobre plágio e sua diferenciação com a paráfrase; a publicação como instrumento de valorização do produto da pesquisa acadêmica.

CORPO DOCENTE DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Edison Carlos Fernandes

Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e Mestre em Direito Político e Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FADUSP. É advogado militante, membro do Grupo de Trabalho sobre Nota Explicativa do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC e titular da Cadeira n° 29 da Academia Paulista de Letras Jurídicas – APJL.

(8)

Flávio Rubinstein

Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School (EUA); Doutor e Mestre em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Faculdade de Direito da USP; Senior Fellow e Professor do Mestrado da University of Melbourne Law School (Austrália) em 2014; Professor do Programa de Pós Graduação Lato Sensu da DIREITO GV, do Global Law Program da Escola de Direito da FGV e do MBA em Planejamento Tributário e Gestão de Tributos da FGV; Professor da Faculdade de Direito da Universidade São Judas Tadeu; Membro do Comitê de Redação da Rivista Diritto e Pratica Tributaria Internazionale (Itália); Editor para o Brasil da revista Derivatives & Financial Instruments (Holanda); Advogado em São Paulo.

Gustavo Gonçalves Vettori

Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito (LL.M.) pela University of Michigan Law School (EUA). Graduado em Direito pela USP. Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO SP (GVlaw) e do curso de especialização em Direito Tributário Internacional do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Colaborador permanente da revista Derivatives & Financial Instruments (Holanda). Advogado em São Paulo.

Hsia Hua Sheng

Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV DIREITO SP; professor do Programa de Pós-Graduação e vice-coordenador do Fórum de Pesquisas de Negócios Internacionais da FGV-EAESP; doutor e mestre em Administração de Empresas (com concentração em Finanças) pela FGV-EAESP; bacharel em Economia pela FEA-USP; experiência profissional em consultorias, multinacionais e bancos internacionais, como Deloitte, Votorantim e Citigroup; Atualmente, também é consultor independente e associate partner de consultorias especializadas em agronegócio, gestão de riscos financeiros e avaliação de empresas e de projetos.

Ivo Waisberg

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1996). Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais (2005) e Mestre em Direito Comercial pela PUC/SP (2001). Mestre em Direito da Regulação pela New York University School of Law, Nova Iorque (2003). Advogado recomendado pelo Latin American Corporate Counsel Association da LatinLawyer (LACCA). Advogado recomendado pela Chambers UK e Chambers Latin America na área de direito falimentar e

reestruturação de dívidas (2011 – 2013). Atua nas áreas de direito falimentar e recuperacional, reestruturação de dívidas, direito bancário, direito societário, fusões e aquisições, direito antitruste, contratos, contencioso cível e arbitragem.

Lie Uema do Carmo

Doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). LL.M. pela University of Chicago e bacharel em Direito pela PUC-SP. Professora da DIREITO SP nos cursos de graduação, pós lato sensu e mestrado profissional. Advogada em São Paulo.

Luís André Negrelli de Moura Azevedo

Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e cursou especialização em Direito Societário no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO SP (GVlaw). É doutorando em Direito Comercial na Universidade de São Paulo.

(9)

Mario Engler Pinto Junior

Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. Professor da FGV DIREITO SP e

coordenador do Mestrado Profissional. Advogado e Ex-Procurador do Estado de São Paulo. Autor do livro Empresa estatal: função econômica e dilemas societários, Editora Atlas, 2009.

Nara Cristina Takeda Taga

Doutora emInternational Tax Law pelaUniversity of London - Queen Mary and Westfield College(Inglaterra), mestre e bacharel pelo Departamento de Direito Econômico e Financeiro da Faculdade de Direito da USP. Coordenadora executiva de Pesquisas do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da DIREITO SP. Conselheira representante dos contribuintes na Primeira Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais desde 2011.

Otávio Yazbek

Doutor em Direito Econômico e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi Diretor de Regulação BM&F (2006 a 2008), diretor de Autorregulação da BM&FBOVESPA (2008), diretor da Comissão de Valores Mobiliários (2009 a 2013) e membro do Standing Committee on Supervisory and Regulatory Cooperation, do Financial Stability Board (2009 a 2013). Advogado em São Paulo

Ricardo Madrona Saes

Mestrado Profissional em Direito Fundação Getúlio Vargas FGV (em curso). Pós-graduado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP (1996). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP (1994). Árbitro permanente da Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem. Advogado em São Paulo

Sérgio Ricardo Nutti Marangoni

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1991). Mestrando Profissional em Direito Fundação Getúlio Vargas – FGV DIREITO SP.

CORPO DOCENTE DAS DISCIPLINAS ELETIVAS Caio Mário da Silva Pereira Neto

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (Master of Laws - LL.M.) em Direito pela Yale Law School (2002) e doutorado (Doctor of the Science of Law - J.S.D.) em Direito pela Yale Law School (2005). É professor da DIREITO SP e convidado do curso de Mestrado Profissional. Tem atuado principalmente na área de Direito Econômico, com ênfase em: Direito da Concorrência, regulação dos setores de infra-estrutura, análise econômica do direito.

Heloísa Estellita

Pós-doutoranda na Faculdade de Direito da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique com financiamento da CAPES e da Fundação Alexander von Humboldt. Doutora em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1999) graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (1993). Atualmente é Professora da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (SP). Desenvolve pesquisas na área de Direito Penal Econômico. Coordenadora da Revista Brasileira de Ciências Criminais. Ex-presidente da Comissão "Amicus Curiae" do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Foi pesquisadora no Instituto Max Planck para o Direito Penal Internacional e Estrangeiro (Freiburg, Alemanha), Visiting Professional no Tribunal Penal Internacional, assessora da Assembleia dos Estados-Parte do Tribunal Penal Internacional e assessora de Ministro no Supremo Tribunal Federal. É advogada, atuando principalmente na sub-área de Direito Penal Econômico.

(10)

Mariana Pargendler

Professora em tempo integral da Graduação em Direito e do Mestrado Profissional em Direito da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP). Professora Visitante da Stanford Law School (2014-2015). Global Associate Professor of Law da New York University (NYU) School of Law. É Doutora (J.S.D.) e Mestre (LL.M.) em Direito pela Yale Law School. É Doutora e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi pesquisadora do Millstein Center for Corporate Governance and Performance da Yale School of Management. Foi bolsista do John M. Olin Center for Law and Public Policy da Yale Law School.

Luciano de Sousa Godoy

Possui graduação em Direito (1991), mestrado em Direito Civil (1997) e doutorado em Direito (2002) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP. Foi Visiting Scholar na Columbia Law School (2006/2007). Foi Procurador do Estado de São Paulo (1993/1998), Juiz Federal junto ao Tribunal Regional Federal da 3a. Região (1998/2007) e Executivo Jurídico do Departamento Jurídico de duas Companhias (Santander - 2007/2008 e CSN - 2008-2011). Atualmente é advogado em São Paulo e Professor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP), nos cursos de graduação e pós graduação. É membro do corpo docente do mestrado profissional da FGV DIREITO SP.

Monica Steffen Guise Rosina

Doutora em Direito Internacional Comparado pela Universidade de São Paulo, mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. É formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (DIREITO GV) e Coordenadora do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI).

REALIZAÇÃO

Carga horária: 432 horas-aula Data de início: 09/03/2015

Dias da semana: segundas e terças-feiras Horário: das 07h30 às 11h10

Se necessário, o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO SP (GVlaw) poderá alterar o calendário original das disciplinas.

Reposições de aula, provas, monitorias acadêmicas ou quaisquer outros eventos relacionados ao curso serão agendados às sextas-feiras, no horário regular das aulas.

INVESTIMENTO

Valor à vista: R$ 30.450,00

I- Matrículas efetuadas no período de 01/10/14 a 31/10/14 receberão um desconto de R$ 2.000,00 (dois mil reais) sobre o valor global do curso.

II- Matrículas efetuadas no período de 01/11/14 a 28/11/14 receberão um desconto de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) sobre o valor global do curso.

(11)

III- Matrículas efetuadas no período de 01/12/14 a 30/12/14 receberão um desconto de R$ 1.000,00 (hum mil reais) sobre o valor global do curso.

IV- Matrículas efetuadas no período de 05/01/15 a 30/01/15 receberão um desconto de R$ 500,00 (quinhentos reais) sobre o valor global do curso.

V- Matrículas efetuadas a partir de 01/02/15 não contemplam os descontos acima mencionados.

Período de Matrícula Valor total do curso à vista com desconto

Valor total parcelado

em até 1+21 vezes Total a pagar

01/10/14 a 31/10/14 R$ 28.450,00 R$ 1.505,28 R$ 33.116,16 01/11/14 a 28/11/14 R$ 28.950,00 R$ 1.513,73 R$ 33.698,17 01/12/14 a 30/12/14 R$ 29.450,00 R$ 1.558,19 R$ 34.280,18 05/01/15 a 30/01/15 R$ 29.950,00 R$ 1.584,64 R$ 34.862,18 A partir de 01/02/15 R$ 30.450,00 R$ 1.611,10 R$ 35.444,19 PROCESSO SELETIVO

O ingresso dar-se-á por meio de classificação no Processo Seletivo, observados os procedimentos, condições, regras e critérios descritos no Edital. O presente Processo Seletivo tem validade para o primeiro semestre letivo de 2015, não havendo reserva de vaga para semestres posteriores.

Período: de 01/10/2014 a 22/02/2015 Inscrições: site www.fgv.br/direitosp

Os interessados deverão realizar sua inscrição, sem qualquer ônus financeiro, exclusivamente pela internet. É obrigatório o preenchimento de todos os campos solicitados na ficha de inscrição e a inserção de arquivo digital com o curriculum vitae do candidato.

Seleção dos candidatos: Os candidatos serão selecionados por análise curricular e entrevista individual.

É necessário documento de identificação com foto para a realização da entrevista.

RESULTADO

Período: processo seletivo contínuo

A divulgação dos aprovados será feita via comunicação eletrônica (e-mail). É responsabilidade exclusiva do candidato manter seus dados de contatos atualizados, acompanhar a divulgação dos resultados, averiguar sua eventual aprovação e consequente convocação para a matrícula.

Não haverá divulgação do desempenho dos candidatos, nem sua classificação relativa, apenas a informação quanto à aprovação ou não.

(12)

INFORMAÇÕES

Central de Atendimento Telefone: (11) 3799-7777 E-mail: gvlaw@fgv.br

Referências

Documentos relacionados

muβ zum Zweck haben, aus uns andere, nicht blos bessere Menschen (gleich als ob wir so schon gute, aber nur dem Grade nach vernachlässigte wären) zu machen”... ênfase sobre o fato

[r]

Esta pesquisa teve como objetivo identificar o nível de evidenciação socioambiental das distribuidoras de energia elétrica listadas na ANEEL estabelecidas na

a$untamento ainda ) to ainda ) maior do maior do que antes parecera, nem se pode romper que antes parecera, nem se pode romper, mas , mas Ricardo Reis Ricardo Reis teve tempo

Entre os estudos que relacionam processamento léxico-semântico ao reconhecimento de palavras, Assink, Bergen, Teeseling e Knuijt (2004) conduziram um estudo

Para os planetas, Eudoxo imaginou quatro esferas: a primeira que gira em um dia tendo um eixo polar (isto reproduz o movimento di´ ario de leste para oeste); uma se- gunda esfera

O fortalecimento da sociedade industrial inegavelmente impulsionou o sistema de seguridade, considerando que nesta época houve intensificação da precarização do

Os dados apresentados caracterizam 42 crianças de terceiras e de quartas séries do ensino fundamental do município de Três Arroios/RS quanto ao traço de sonoridade, na tentativa de