• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE AÇÃO COVID-19 PARA O ENFRENTAMENTO DO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE AÇÃO COVID-19 PARA O ENFRENTAMENTO DO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

P

LANO DE

A

ÇÃO

PARA O

E

NFRENTAMENTO DO

(2)

Sumário

Introdução ... 3

As Principais Ações adotadas na FAEPI ... 4

Plano de Contingência ... 4

Identificar Colaboradores Considerados de Risco ... 4

Orientações para Protocolo ... 5

Medidas Adotadas ... 5

Higiene e Uso de Máscaras ... 5

Alimentação ... 6

Banheiros ... 6

Caso de Confirmação de Contaminação de COVID-19 ... 6

Home Office (Escritório em Casa) ... 7

Referência ... 8

Apêndice A - Técnica de Higienização Simples e Antisséptica das Mãos ... 8

(3)

Introdução

Este documento apresenta as medidas tomadas na Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM - FAEPI, no enfrentamento à COVID-19 e estabelece o Plano de Ação, conforme a Lei n.º 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde - OMS declarou a COVID-19 como uma pandemia global. Desde então, todos os órgãos e setores da sociedade têm se unido, no combate ao novo coronavírus.

A exemplo da China e dos primeiros países afetados, o Brasil, através de seu governo, têm adotado políticas de isolamento social da população, fechado ou restringido atividades em estabelecimentos privados e públicos, adotado pacotes de ajuda econômica e medidas sanitárias e de políticas públicas, em geral para os mais atingidos, entre outras providências.

Em Manaus, capital do estado do Amazonas, medidas como o isolamento social foram tomadas com o intuito de achatar a curva de transmissão da doença, e todos estão sentindo os seus efeitos, nas diversas esferas da vida cotidiana.

Além disso, foram amplamente divulgadas estratégias de prevenção à disseminação do vírus, como etiqueta respiratória e cuidados com a higiene das mãos.

Apesar da reabertura gradual em Manaus, o coronavírus ainda está circulando e não há vacinas, nem medicamentos comprovadamente eficazes contra a COVID-19, e são necessárias mudanças na rotina de trabalho para reduzir os riscos de infecção.

Contudo, para o enfrentamento à COVID-19, é imprescindível o diagnóstico tempestivo dos casos suspeitos para adoção de medidas de isolamento e assistência à saúde, em tempo oportuno.

Tendo em vista a dinamicidade da pandemia, faz-se necessária a revisão contínua da operacionalização da estratégia inicial, de maneira a se darem respostas efetivas, adequadas à realidade do momento.

Em uma situação atípica como a de pandemia, é necessária, mais do que nunca, a observação de diretrizes e protocolos para que se otimize a utilização desses recursos.

Além disso, devem-se tomar medidas emergenciais para a pronta disponibilidade de materiais para oferta aos colaboradores.

(4)

As Principais Ações adotadas na FAEPI

Plano de Contingência

Uma das primeiras medidas adotadas na FAEPI foi à instituição de um regime especial de funcionamento, visando resguardar a saúde dos colaboradores e estabelecer as condições de trabalho que respeitem as medidas de prevenção de contágio emanadas, da OMS. Assim, a FAEPI passou a adotar atividades remotas e presenciais.

Primeiro passo: Identificar os Colaboradores: A FAEPI possui em seu

quadro de colaboradores diretos, 15 celetistas e 04 estagiários, destes sendo

03 pessoas consideradas do grupo de risco por idade.

A Estrutura organizacional, a FAEPI é composta por:

NOME CARGO / FUNÇÃO CELULAR E-MAIL

Ana Maria Alves Pereira Professora/Diretora Executiva (92) 99229-4342

diretoria.executiva@faepi-ifam.org.br

Willamys da Silva Salgado em Administração/Gerente Executivo (92) 99220-3126 willamys@faepi-ifam.org.br

Luana Marinho Monteiro Assistente em Administração /Coordenadora de

Projetos (92) 98445-3835 luana@faepi-ifam.org.br

Suane de Andrade Viana Analista de Projetos (92) 98146-2261 suane@faepi-ifam.org.br

Evandro da Costa Dias Junior Assistente em Administração/Projetos (92) 984832414 evandro@faepi-ifam.org.br

Gabriel Bezerra Nascimento Assistente em Administração/Projetos (92) 98227-6556 gabriel@faepi-ifam.org.br

Janílson Paulino Cezar Assistente em Administração/Projetos (92) 99134-8268 jailson.cezar@faepi-ifam.org.br

Juliana Costa Cunha Auxiliar em Administração/Projetos (92) 98846-6199 juliana.costa@faepi-ifam.org.br

Jacira Furtado Lopes Coordenadora da Administração (92) 99133-5396 jacira@faepi-ifam.org.br

Jimmy Jefferson Motta Xavier Assistente em Administração/Administração (92) 98233-1170 jimmy.xavier@faepi-ifam.org.br

Bruno Rafael Melo da Silva Assistente em Administração/Administração (92) 98425-1045 bruno@faepi-ifam.org.br

Fabio de Oliveira Lira Assistente em Administração/Administração (92) 99130-1904 fabio.lira@faepi-ifam.org.br

Roberta Andrade de Freitas Assistente em Administração /Administração (92) 99491-9639 roberta@faepi-ifam.org.br

Elizabeth Medeiros Mascarenhas Auxiliar em Administração /Administração (92) 99258-8788

elizabeth.mascarenhas@faepi-ifam.org.br

Myriam Lucia Oliveira Nunes Assistente em Administração/Coordenadora

Financeira (92) 99113-3587 myriam@faepi-ifam.org.br Rebeca Pimentel Ribeiro Auxiliar em Administração /Financeiro (92) 99229-8662 rebeca.ribeiro@faepi-ifam.org.br

Justino Freires Sobrinho Neto Estagiário (92) 99402-2241 freirejustinio2@gmail.com

Thaielle Silva Garrido Estagiário(a) (92) 99527-3531 garridothaielle@gmail.com

Breno Lemos Barbosa Estagiário(a) (92) 99410-5003 brenolucio16@gmail.com

Edilene Silva Coelho Estagiário(a) (92) 99294-9680 coelhoedilenesilvasilva@gmail.com

(5)

Segundo Passo: Orientações do Protocolo (OMS)

É possível utilizar ferramentas online disponíveis, como por exemplo o aplicativo Coronavírus do Governo Federal ou o site www.testedocorona.com.br.

Medidas Adotadas

O planejamento estratégico deverá ser dinâmico e organizado, conforme as etapas apresentadas a seguir:

Higiene e Uso de Máscaras

As medidas de higiene, que são necessárias também fora do ambiente de trabalho, devem ser reforçadas para reduzir o risco de contágio, dentro da FAEPI:

 Evitar tocar nos olhos, boca e nariz;

 Não ter contato físico, como aperto de mãos, abraços ou beijos;

 Ao tossir ou espirrar, cobrir o rosto com um lenço de papel descartável ou com o braço flexionado;

 Lavar as mãos antes do início do trabalho, após tossir, espirrar, usar o banheiro, tocar em objetos de uso comum, dinheiro, antes das refeições, após tocar lixo, restos e sobras

 Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;  Manter distância de até 1,5 metro das pessoas.

É importante que o álcool em gel 70% esteja disponível para todos, na entrada do escritório, nas áreas comuns e, se possível, em todas as estações de trabalho, assim como borrifadores de álcool 70% para que os profissionais possam fazer a limpeza de telefones, mesa e teclados quando acharem necessário. É recomendada a higiene desses itens ao menos duas vezes por turno de trabalho.

Implementação de Dispenser / Totem Higiênico para Álcool Gel com Pedal para auxiliar na higienização dos colaboradores, parceiros e Stakeholder quando adentrar a sede da FAEPI, garantindo a segurança dos envolvidos e reduzindo a possibilidade de contaminação e transmissão do coronavírus. O Local definido para instalação deste é na entrada, considerado ponto de maior fluxo de atendimento e circulação de pessoas.

Implantar o tapete com material sanitizantes.

Instalação de Barreira de Proteção em Acrílico no balcão da recepção visando proteger e reduzir a possibilidade de contaminação e transmissão do coronavírus.

Disponibilizar um Kit, contendo máscaras personalizadas, para os colaboradores interno.

Divulgar medidas de enfrentamento ao COVID-19, adotadas na FAEPI, no sítio institucional da FAEPI - www.faepi-ifam.org.br.

(6)

Alimentação

É importante controlar o número de pessoas na copa e área de café, já que são locais onde as pessoas estarão sem máscaras por causa da alimentação. O número mínimo vai depender do tamanho dos espaços para que o distanciamento seguro seja respeitado. Se não for possível manter distância de ao menos um metro de outra pessoa, então o indicado é que seja permitida a permanência de apenas uma pessoa por vez.

É indicado que a FAEPI também tenha nesses espaços borrifadores, com álcool em gel para que seja feita a higiene das mesas e de áreas muito tocadas, como o display do micro-ondas. Após as refeições, o ambiente deverá ser higienizado, assim como cadeiras e mesas;

Já os colaboradores devem observar os seguintes cuidados durante a refeição: não compartilhar talheres, pratos ou copos e nem alimentos, que deverão ser identificados para evitar uso compartilhado. Cuidado também com as embalagens que chegam de fora. Elas devem ser removidas e descartadas antes de armazenar os produtos no local de trabalho.

O Bebedouro que for acionado por botões ou torneiras, a orientação é sempre higienizar as mãos antes e depois do contato. E vale ressaltar que o uso dos copos deve ser individual.

Banheiros

A FAEPI deve garantir a limpeza frequente dos banheiros e realizar o controle de acesso, com orientação aos colaboradores sobre a restrição do número de pessoas ao mesmo tempo dentro do ambiente. Evite tocar diretamente maçanetas das portas – se possível, tente abri-las com o cotovelo – e sempre lave as mãos com água e sabão depois de ir ao banheiro.

Terceiro passo: Caso de Confirmação de Contaminação de COVID-19

Caso um colaborador seja confirmado, por testes oficiais, que contraiu o COVID-19, o mesmo deverá permanecer em isolamento domiciliar, utilizando máscara e em repouso, hidratando-se bem, mantendo uma alimentação saudável e, se precisar, recorra a medicamentos como antitérmicos e analgésicos para aliviar os incômodos. Se o problema se agravar procure um Hospital.

O colaborador não deve retornar ao trabalho ou sair do isolamento domiciliar até 14 dias, após o diagnóstico e liberação do serviço de saúde que estiver acompanhando o paciente.

As autoridades oficiais de saúde precisam ser informadas para determinar o protocolo a seguir em relação aos colaboradores com suspeita de contaminação do COVID-19.

A comunicação às autoridades é feita através do serviço de saúde que emitiu o diagnóstico conclusivo do COVID-19, no entanto, é importante que o gestor entre em contato direto com o colaborador e certifique-se da informação, repassando à Unidade de Gestão de Pessoas de imediato.

Deverá ser realizada uma higienização cuidadosa na área ocupada por esse colaborador, seguindo as instruções das autoridades de saúde, utilizando desinfetante para

(7)

Indica-se que a própria Unidade de Gestão de Pessoas avalie todos os colaboradores que trabalham em contato direto com quem recebeu a confirmação do COVID-19, analisando a partir do fluxo apresentado anteriormente e encaminhando, conforme o direcionamento resultante.

Diante da necessidade de cada colaborador, se necessário atendimento médico para diagnóstico ou qualquer tipo de tratamento, o profissional deverá ser encaminhado ao Sistema Único de Saúde-SUS;

Caso o colaborador pertença à equipe que permanece em trabalho presencial:

 Orientar os integrantes desta equipe para aferirem a temperatura corporal diariamente antes de acessar a instalação;

 Observar atentamente o surgimento dos sintomas respiratórios neste grupo, em especial;

 Estabelecer quarentena para todos os colaboradores que apresentem sintomas respiratórios ou que moram com alguém que apresenta sintomas respiratórios, ainda que não esteja sob investigação para o COVID-19;

 Restringir a força de trabalho ao mínimo necessário para manter operações estáveis e seguras, adiando trabalhos não urgentes e minimizando o acesso de prestadores de serviço às instalações da empresa quando possível;

 Garantir todas as medidas de higiene e limpeza orientadas anteriormente.

Quarto passo: Home Office (Escritório em Casa)

Tem uma série de regras previstas na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, com a Medida Provisória n. º 927/2020, que dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública, e que prevê a flexibilização das regras e com isso ficou definido que cabe ao empregador unilateralmente informar o empregado com 48 horas de antecedência a decisão do trabalho ajustado entre patrão e empregado. Caso o colaborador se recusar a fazer o home office (Escritório em Casa) ele pode ser demitido por justa causa.

Caso o colaborador pertença à equipe que permanece em trabalho home office, é recomendável:

 Assinatura do Aditivo no Contrato de Trabalho com as regras definidas em conjunto, como: reembolso de despesas do colaborador com energia elétrica, computador, utilização de internet, etc., ou não, se a FAEPI irá oferecer equipamentos para ficarem em casa, entre outros pontos;

 Suspender o Vale Transporte por não haver o deslocamento de casa até o trabalho;  Manter o Auxílio-Alimentação;

 Marcação de pontos, banco de horas e registro de horas extras: o empregado não está sujeito a controle de horário de trabalho. Entretanto, pode haver o controle de horas a ser definido entre as partes, tomando o cuidado para que a duração do

(8)

No convívio dentro da FAEPI, a distância mínima entre as pessoas deve ser de ao menos um metro e meio. Isso pode pedir a reorganização das estações de trabalho, dos espaços de uso comum, do acesso e circulação, demarcando os espaços que precisam ficar vazios.

Se o espaço não permitir o distanciamento de um metro e meio entre as estações de trabalho, é necessária a instalação de barreiras físicas, como divisórias transparentes ou uso de viseiras tipo face shield.

As salas também devem ficar ventiladas, deixando, sempre que possível, as janelas abertas por 20 minutos, para a circulação do ar. Manter as portas abertas vai evitar o toque nas maçanetas.

Ainda é fundamental evitar a aglomeração de pessoas, por isso a preferência por reuniões virtuais, por telefone ou videoconferência, deve ser mantida.

Os profissionais devem relatar para a FAEPI qualquer sintoma sugestivo de COVID-19 (febre, tosse, coriza, dor no corpo, dor de cabeça, perda de olfato ou paladar). E a indicação é que o home office seja adotado até que o diagnóstico seja esclarecido – se for confirmado, é importante respeitar o afastamento de 14 dias, seguindo as orientações médicas.

Referência

https://www.paho.org/bra/?gclid=CjwKCAjwr7X4BRA4EiwAUXjbt-J3jNP_z74sjFRZiBVjn7rbmDDGqrK10BJBHCXXNA6TDAmS-u3S_RoCg7cQAvD_BwE, acesso em

7 de julho 2020.

https://portal.fiocruz.br/, acesso em 8 de julho 2020

https://www.who.int/eportuguese/onlinelibraries/pt/, acesso em 8 de julho 2020

(9)
(10)

Referências

Documentos relacionados

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

Nos tanques de teto fixo acumula-se um volume apreciável de gases e vapores, sobre o nível do líquido armazenado, chamado de espaço de vapor, e o mecanismo principal das perdas e

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma