• Nenhum resultado encontrado

Reunião da Comissão de Trabalho Anti-Spam (13º. encontro)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Reunião da Comissão de Trabalho Anti-Spam (13º. encontro)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Reunião da Comissão de Trabalho Anti-Spam

(13º. encontro)

Data : 01/09/2010

Local: NIC.br

Participantes:

ABRANET - Evandro Varonil ABTA – Alexandre Annenberg CERT.br - Cristine Hoepers CERT.br - Klaus Steding-Jessen CLARO - Alan Pessoti

EMBRATEL - Marcus Vinicius Pinheiro da Silva CGI.br - Henrique Faulhaber

CGI.br - Orípide Cilento Filho GVT - Márcio B. Santos

LOCAWEB - Nelson Murilo

MPF (Ministério Público Federal) - Dr. Luiz Costa (por teleconferência) NET SERVIÇOS – Marcelo Sarmento

NIC.br - Kelli Angelini NIC.br - Vera Braz OI - Rubem Jorge Dias

PROCON- SP - Adriana Cristina Pereira PROCON - SP - Marcelo Girardi

PROTESTE - Frederico de Almeida

REDE NACIONAL DE PROVEDORES - GLOBAL INFO - Magdiel Santos SERCOMTEL - Rosangela Barros Tonon

SINDITELEBRASIL - Antonio João S. de Torrecilhas TELEFÔNICA - Lindberg Leão Nascimento

TELEFÔNICA - Marcelo Higa TELEFÔNICA - Silene Vanni TERRA - Caio Costa

TERRA - Leandro Benatton TIM - Fabiane Paulinho

TIM - Fabio Barbosa Marques TIM - Nelson de Sá

TVA – Cesar Eterovich Rodrigues VIVO – Bruno Guerreiro Diniz

(2)

Abertura:

Henrique Faulhaber agradeceu a presença de todos os presentes e em especial aos representantes das empresas Embratel, GVT e TIM e ao Dr. Luiz Costa, Procurador do MPF (Ministério Público Federal) que participou via tele-conferência. Na seqüência, todos fizeram a apresentação habitual.

Discussão do “Acordo de Cooperação”

Henrique Faulhaber solicitou aos presentes que se pronunciassem a respeito da situação de suas empresas com relação ao documento - Acordo de Cooperação para Implementar a Recomendação de Gerência de Porta 25 – em versão atualizada - com a inclusão de 03 itens em destaque: 1) comprometimento do CGI.br e do NIC.br na capacitação dos supervisores do call center da ANATEL para que estes possam auxiliar o consumidor; 2) treinar os supervisores dos orgãos de defesa dos consumidores (Procon SP, PROTESTE e IDEC), com o intuito de esclarecê-los sobre o assunto e sobre as vantagens para os consumidores; 3) foi recebida solicitação por escrito da NET, citando que o plano de exceção deve ser opção de cada operadora, sendo a recomendação o bloqueio. Henrique Faulhaber notificou também o início da participação do Dr. Luiz Costa, Procurador do Ministério Público Federal, nas reuniões da CT-Anti-Spam.

Sinditelebrasil - Antonio Torrecillas, fez uma comparação entre o documento

antigo e a versão atual e adiantou que a princípio nenhuma organização ligada à Sinditelebrasil tem posição contrária às afirmações do documento, porém ressaltou que a Telefônica fez algumas considerações e que desconhece a posição da VIVO.

Telefônica - Mauricio Higa comunicou que a Telefônica vai aderir ao acordo

para bloquear a Porta 25, no entanto adiantou que a empresa enviará solicitações de alterações no texto.

VIVO - Bruno Guerreiro afirmou que a posição da Diretoria de Segurança de

Informação da VIVO é contrária à assinatura do documento por não ser considerada uma exigência judicial e nada será feito a não ser que seja obrigatório judicialmente. Henrique Faulhaber contestou que a idéia é a de uma assinatura conjunta justificando o título “Acordo de Cooperação” e Bruno Guerreiro defendeu que estão “tratando” de uma recomendação e não uma “obrigação legal”. Henrique Faulhaber solicitou à Bruno Guerreiro o encaminhamento por escrito da posição da VIVO.

O Dr. Luiz Costa, do MPF, mostrou sua preocupação com a ausência de prazo (no caso das teles) para a prática dessas “obrigações” e reforçou que a participação do MPF foi solicitada para um maior acompanhamento dos direitos do consumidor. Sobre a menção de Bruno Guerreiro da VIVO, Dr. Luiz Costa reforçou que não existe obrigação legal, porém, espera-se que todos cheguem a um consenso,

(3)

alegando que é um quadro de negociação e que as atitudes contrárias precisam ser revistas.

Henrique Faulhaber observou que a posição da VIVO o surpreendeu e que irá conversar com Ercio Zilli, Membro Suplente do CGI.br, para esclarecer o assunto. Informou também que, após as modificações relacionadas ao texto o documento seguirá para assinatura em Brasília com o Governo, com data limite para dezembro, no entanto espera a conclusão do documento anterior a essa data – entre outubro e novembro. Henrique Faulhaber acrescentou que o prazo para implementação do acordo da Porta 25 é de 12 meses para as grandes empresas e que as datas serão incluídas no documento final. Kelli Angelini, do NIC.br advertiu que após o documento assinado, o registro das datas não deverá sofrer alteração, apenas, se necessária haverá a inclusão de novas assinaturas.

Telefônica - Mauricio Higa informou que, relacionado ao prazo, o projeto piloto

deverá levar em média 09 meses. Após o piloto e suas avaliações estima-se o prazo de 12 a 14 meses para conclusão dos serviços. Desta forma o prazo total seria em torno de 2 anos.

NET - Marcelo Sarmento informou que o prazo é de 03 a 06 meses para

implementar o bloqueio da Porta 25.

OI – Rubem Dias - estimativa de 06 meses para a Oi Móvel e 12 meses para Oi

Fixa.

Magdiel Santos da GI questionou o prazo informado pela Telefônica. Alertou que o trabalho maior é o dos provedores. Mauricio Higa argumentou que são várias as aplicações que usam IP dinâmico e utilizam a Porta 25 - não são e-mails de usuários domésticos e que o impacto será grande. Destacou os despachantes, agências de turismo entre outros.

CERT.br - Klaus Steding-Jessen informou que contatou a PRODESP, cujos

servidores MX constavam nas listas de top destinos nas métricas avaliadas nas reuniões anteriores, e que o pessoal responsável por e-mail declarou não utilizar a Porta 25/TCP para submissão de mensagens.

Henrique Faulhaber explicou que o prazo será definido próximo ao Acordo ser assinado e que deve se negociar caso a caso.

Embratel - Marcus Vinicius afirmou não ter um posicionamento pelo fato de que

a Empresa começou a participar recentemente do grupo e informou que ainda possui produtos antigos que tem IP dinâmico de utilização residencial.

GVT - Márcio Santos declarou que a questão é complexa, ainda não há um

(4)

assunto é tratado com importância dentro da GVT. Um dos fatores que está sendo avaliado é quanto à “neutralidade” da rede.

Henrique Faulhaber disse que a questão da neutralidade da rede é um assunto amplamente discutido junto ao Comitê Gestor da Internet do Brasil, inclusive faz parte da Resolução do CGI.br sobre os “Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil”.

Sercomtel- Rosangela Tonon comentou que foram necessários 06 meses para

fazer a migração e uma semana de aplicação do piloto.

Telefônica - Mauricio Higa, fez ressalva quanto ao item 2.1.1 – disse que o

problema é implementar um sistema de triagem para os planos de exceção. A idéia é ter no 0800 uma orientação que direcione o chamado para a uma “ilha” que trate as exceções, resolva o problema em poucos minutos e automaticamente o atendimento liberaria a porta. Esta forma foi criticada pelos participantes por não levar em conta a real necessidade do usuário para a liberação.

Oi - Rubem Dias estimou no projeto OI que cerca de 1 % dos usuários serão

tratados como exceção.

TIM, Nelson de Sá disse que a idéia deles é facilitar a aplicação do plano de

exceção e posteriormente auditar como está o uso. Caso seja detectado uso abusivo, a porta seria bloqueada novamente.

PROCON SP, Adriana Pereira fez um alerta para a necessidade de educar o

consumidor sobre a importância da mudança para que não haja resistência e ele consiga usufruir dos benefícios. Mostrou preocupação com a postura de liberar qualquer pedido e só filtrar na seqüência.

GI, Magdiel Santos defendeu que os provedores já têm promovido um trabalho

de educação e também uma ação para migrar os usuários para a porta 587/TCP.

Telefônica - Mauricio Higa, comentou que a percepção de melhora pelo usuário

não será efetiva pois o bloqueio será feito no equipamento que está na operadora e não próximo ao usuário de forma que o link continuará saturado por tráfego gerado pelo spammer.

CERT.br - Klaus Steding-Jessen discordou veementemente da afirmação da

Telefônica e comentou que o tráfego será sim reduzido pois somente existirá o inicio do estabelecimento da conexão (SYN’s) que não será completo devido ao bloqueio da porta. Informou ainda que em geral, a estratégia das botnets é abandonar o envio direto de emails a partir das estações infectadas que não consigam efetivar a entrega de emails .

(5)

Terra- Leandro Benatton informou que existem 600 mil contas ainda não

migradas para a porta 587. Reafirmou que já foi declarado em outras reuniões, que o Terra não efetuaria o bloqueio na porta 25 por possuir serviços de outros países da América Latina.

CERT.br – Cristine Hoepers reforçou que os provedores de serviços de e-mail

não precisam fazer nenhum bloqueio, e que a idéia do provedor impedir submissao através da porta 25/TCP é apenas de proporcionar conforto para a operadora, dando a garantia de que nenhum usuário seja impactado.

Henrique Faulhaber informou que em breve haverá uma reunião com o Ministério da Justiça e o PROCON para discutir o comprometimento das entidades de defesa do consumidor na questão da Porta 25.

PROCON SP, Adriana Pereira considerou que a reunião com o Ministério da

Justiça é muito importante. O DPDC – Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça – ao qual o Procon está subordinado é a instância mais importante para articular as ações nacionais. Informou, também, que o treinamento a ser dado pelo NIC.br precisará de avaliação pois o PROCON SP não pode dispor, simultâneamente, de muitos funcionários dos pontos de atendimento para efetuar esse treinamento.

Telefônica, Silene Vanni, colocou em discussão a preocupação da Telefônica

com o atendimento ao consumidor quanto ao bloqueio. Adriana Pereira do

Procon SP, intercedeu e argumentou que o consumidor deverá ser bem

informado de que isso trará melhoria nas condições de uso, e não haverá prejuízo na disponibilidade do serviço, por ser apenas uma alteração no processo ou seja uma reconfiguração (25 para 587) sem ônus para ele.

O Dr. Luiz Costa do MPF intensificou sua preocupação com relação a prazos e período para implementação da gerência. Ditou os próximos passos, como segue:

1) A prestadoras e os provedores devem indicar antes da assinatura do acordo quais fatores podem influenciar ao longo da implementação da medida para evitar que se fique somente no “geral” - sem etapas definidas para o cumprimento das ações. Sugeriu que seja feita uma lista com os problemas relevantes, para discutí-los e finalizá-los, de modo a não discutir diversas vezes o mesmo tema.

2) Tratamento de exceção ao consumidor – se houver, deve-se estabelecer claramente os critérios, orientando-se pelas condições contratuais, entre outras, podendo-se fazer a revisão desses critérios dentro do prazo proposto para implantação das medidas.

(6)

3) Considerando o depoimento de Leandro Benatton do Terra, seria importante que provedores agissem como uma espécie de “termômetro” da mudança, pós migração para a Porta 587 - em suma - o consumidor não teria problema técnico pela migração concluída e sim o problema afetaria os 10% que ainda não migraram. Como identificar e acelerar o processo para auxiliar esses 10%?

Definir os próximos passos/cronograma em papel.

Henrique Faulhaber considerou as observações do Dr. Luiz Costa e adiantou que elaborará um novo documento, compreendendo essas ações, junto ao Depto. Jurídico do NIC.br. Reforçou também que haverá uma reunião técnica com o Ministério da Justiça para discutir a nova versão do documento, com contribuições das entidades que não se manifestaram na reunião. Informou que a reunião técnica com o MJ/DPDC será em data anterior ao dia 08/10/2010, e terá como foco introduzir os conceitos gerais sobre a gestão da porta 25, (spam, como funciona o sistema de envio através de computadores infectados, entre outros. Já no dia 08/10/2010 o Dr. Ricardo Morishita do MJ comparecerá à reunião do CGI.br como convidado para deliberar o assunto com todos os conselheiros.

_______________________________________________________ Próxima reunião: será confirmada através de e-mail

Referências

Documentos relacionados

Para evitar danos ao equipamento, não gire a antena abaixo da linha imaginária de 180° em relação à base do equipamento.. TP400 WirelessHART TM - Manual de Instrução, Operação

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O Parque de Campismo e Caravanismo de Vila Velha de foi para fazer face necessidade de satisfazer a constante procura de locais para acampar e desfrutar de momentos de lazer que o

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Objetivos - Avaliar a prevalência de anemia e seus determinantes entre crianças de 2 a 5 anos de idade, atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família ESF; analisar a

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos