• Nenhum resultado encontrado

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

APROVADO EM 17-02-2011 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Glucosamina Ciclum 1500 mg Pó para solução oral Sulfato de Glucosamina

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

- Caso ainda tenha dúvidas, fale o seu médico ou farmacêutico.

- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto:

1. O que é Glucosamina Ciclum e para que é utilizado 2. Antes de tomar Glucosamina Ciclum

3. Como tomar Glucosamina Ciclum 4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Glucosamina Ciclum 6. Outras informações

1. O QUE É GLUCOSAMINA CICLUM E PARA QUE É UTILIZADO

Glucosamina Ciclum pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-reumatismais e anti-inflamatórios não esteróides, medicamentos para o tratamento de artrites.

Glucosamina Ciclum está indicado no tratamento dos sintomas ligeiras a moderados da osteoartrite (degeneração das articulações) do joelho em adultos.

Um dos sintomas da osteoartrite pode ser dor ao movimentar o joelho que alivia com o repouso. Informe o seu médico ou farmacêutico se não tem a certeza e/ou quiser esclarecer possíveis sintomas de osteoartrite.

Informe o seu médico ou farmacêutico se os sintomas não melhorarem ou piorarem durante o tratamento.

2. ANTES DE TOMAR GLUCOSAMINA CICLUM Não tome Glucosamina Ciclum:

- se tem alergia (hipersensibilidade) à Glucosamina ou a qualquer outro componente deste medicamento.

- se tem alergia (hipersensibilidade) ao marisco, uma vez que a substância activa de Glucosamina Ciclum é extraída do marisco.

Tome especial cuidado com Glucosamina Ciclum:

- se sofre de intolerância à glucose. Poderá ser necessário controlar com mais frequência os níveis de açúcar no sangue antes do início do tratamento e periodicamente durante o tratamento com Glucosamina Ciclum.

- se tem insuficiência renal ou hepática.

- se tem risco conhecido de doenças do coração (cardiovasculares). Dado que foram observados alguns casos de hipercolesterolémia em doentes tratados com Glucosamina Ciclum recomenda-se o controlo dos níveis de lípidos no sangue.

(2)

APROVADO EM 17-02-2011 INFARMED - se sofre de asma. Deve ter em atenção que quando iniciar o tratamento, poderá sentir um agravamento dos sintomas de asma.

- Se sentir sintomas como dores no joelho quando em repouso, inchaço ou vermelhidão do joelho, febre ou redução de peso, contacte o seu médico ou farmacêutico.

Se alguma destas situações se aplica a si, deverá contactar o seu médico antes de começar a tomar este medicamento.

Crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos não devem tomar Glucosamina Ciclum uma vez que a eficácia e segurança de glucosamina (substância activa de Glucosamina Ciclum) não foi estabelecida.

Ao tomar Glucosamina Ciclum com outros medicamentos:

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Deve ser tida precaução se Glucosamina Ciclum for administrada com outros medicamentos, especialmente com:

- varfarina/acenocumarol

- tetraciclinas, penicilina V ou cloranfenicol (alguns antibióticos) Contacte o seu médico para aconselhamento.

Ao tomar Glucosamina Ciclum com alimentos e bebidas: Glucosamina Ciclum pode ser tomado com ou sem alimentos. Gravidez e aleitamento:

Glucosamina Ciclum não deve ser utilizado durante a gravidez. Glucosamina Ciclum não está recomendado durante o aleitamento.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Condução de veículos e utilização de máquinas:

Não foram estudados os efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas. Se sentir tonturas ou sonolência com Glucosamina Ciclum, não deve conduzir ou utilizar máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Glucosamina Ciclum:

Este medicamento contém 6,57 mmol (151 mg) de sódio por saqueta. Esta informação deve ser tida em consideração em doentes com ingestão controlada de sódio.

Este medicamento contém aspartamo, uma fonte de fenilalanina. Pode ser prejudicial em indivíduos com fenilcetonúria.

Este medicamento contém sorbitol. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR GLUCOSAMINA CICLUM

Tomar Glucosamina Ciclum sempre de acordo com as instruções do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

(3)

APROVADO EM 17-02-2011 INFARMED A dose habitual é de 1 saqueta diária (1500 mg de glucosamina).

Glucosamina Ciclum não está indicado para o tratamento dos sintomas de dor aguda. O alívio dos sintomas (principalmente o alívio da dor) poderá só ser observado após algumas semanas de tratamento, e em alguns casos num maior período de tempo. Se não sentir alívio dos sintomas no prazo de 2-3 meses, contacte o seu médico. Apenas para uso oral.

O conteúdo das saquetas deve ser dissolvido num copo de água. Crianças e adolescentes:

Glucosamina Ciclum não está indicado para o uso em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos pela falta de dados de segurança e eficácia neste grupo etário.

Se tomar mais Glucosamina Ciclum do que deveria:

Em caso de sobredosagem deve contactar o seu médico ou o hospital mais próximo. Poderá sentir: dores de cabeça, tonturas, desorientação, dores nas articulações, mau estar geral (náuseas ou vómitos), diarreia ou obstipação.

Caso se tenha esquecido de tomar Glucosamina Ciclum:

Se se esqueceu de tomar uma dose, simplesmente tome a dose seguinte à hora habitual.

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Se parar de tomar Glucosamina Ciclum:

Os seus sintomas podem reaparecer.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Glucosamina Ciclum pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários frequentes (que ocorrem em mais de 1 a 10 pessoas em 100) incluem: - cansaço - náuseas - dores abdominais - indigestão - diarreia - obstipação

Efeitos secundários pouco frequentes (que ocorrem em mais de 1 a 10 pessoas em 1000) incluem:

- comichão - vermelhidão

Efeitos secundários de frequência desconhecida (não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis) incluem:

- tonturas

(4)

APROVADO EM 17-02-2011 INFARMED - mau estar geral (vómitos)

- inchaço da face, língua, ou garganta que pode causar dificuldade respiratórias ou dificuldade em engolir (angioedema)

- sensação de picadas

- aumento dos níveis de colesterol no sangue - aumento das enzimas hepáticas no sangue - pele e olhos amarelados (icterícia)

- acumulação anormal de fluidos a nível cutâneo que pode provocar inchaço por exemplo dos braços e pernas (edema, edema periférico)

- descontrolo dos níveis de açúcar no sangue (ver secção 2 Tome especial cuidado com Glucosamina Ciclum) especialmente em doentes com diabetes mellitus.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. 5. COMO CONSERVAR GLUCOSAMINA CICLUM

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Glucosamina Ciclum após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, após “Val.:”. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Glucosamina Ciclum:

- A substância activa é a Glucosamina. Cada saqueta contém 1884 mg de cloreto de sódio de sulfato de glucosamina (equivalente a 1500 mg de sulfato de glucosamina e 384 mg de cloreto de sódio ou 1178 mg de glucosamina)

- Os outros componentes são: aspartamo (E951), sorbitol (E420), ácido cítrico anidro, macrogol 4000 e sílica coloidal anidra.

Qual o aspecto de Glucosamina Ciclum e conteúdo da embalagem:

Pó homogéneo, de cor esbranquiçada a amarelada, acondicionado em saquetas de Papel/Alumínio/PE.

Embalagens de 10, 20, 30, 40, 60, 90 e 180 saquetas.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante: Ciclum Farma Unipessoal, Lda.

Quinta da Fonte

Edifício D. Amélia – Piso 1, Ala B 2770-229 Paço de Arcos

Fabricantes:

DOPPEL Farmaceutici S.r.l.

Via Volturno, 48, 20089 Quinto de’ Stampi – Rozzano (Milano) Italy

(5)

APROVADO EM 17-02-2011 INFARMED LAMP S. Prospero S.p.A.

Via della Pace, 25/A, I-41030 San Prospero (Modena) Italy

Centrafarm Services BV

Nieuwe Donk 9, 4879 AC Etten Leur The Netherlands

STADA Arzneimittel AG

Stadastr. 2-18, 61118 Bad Vilbel Germany

STADA Production Ireland

Waterford Road, Clonmel, Co. Tipperary Ireland

Clonmel Healthcare Ltd.

Waterford Road, Clonmel, Co. Tipperary Ireland

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Menbros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

BE: Glucosamine EG 1178 mg poeder voor drank / Poudre pour solution buvable / Pulver zur Herstellung einer Lösung zum Einnehmen

BG: Chondrostad

CZ: Chondrostad 1500 mg DE: Glucosamin-STADA 1500 mg

Pulver zur Herstellung einer Lösung zum Einnehmen HU: Chondrostad

FI: Arthrimel

IE: Arthrimel 1500 mg Once Daily Powder for Oral Solution

IT: Minarex 1500 mg Polvere per soluzione orale

LU Glucosamine EG 1178 mg poeder voor drank / Poudre pour solution buvable / Pulver zur Herstellung einer Lösung zum Einnehmen

PL: Chondrostad

PT: Glucosamina Ciclum

Referências

Documentos relacionados

Para essa classificação, o presente estudo teve como base os pontos de corte para classificação do IMC em crianças e adolescentes a partir dos percentis 5, 85 e 95

Flocos de neve recobriam seus cabelos cor de ouro, todos cacheados, mas a menina estava longe de pensar nos cabelos... Em muitas casas a luz do interior saía pelas janelas

convencionais, mas inclui a superação dos desafios tecnológicos associados à exploração de áreas geológicas desfavorá- veis, como no golfo do México, águas profundas

Participam professores da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina (Dermatologia, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia), da Universidade de São Paulo (Ciências

O magnésio apresenta menor raio atômico e, portanto, seus elétrons estão atraídos mais intensamente pelo núcleo3. Nos períodos, o raio atômico diminui com o aumento do nú-

Segundo Zorzi (2006), por exemplo, todas as crianças cometem ‘erros’ durante a aprendizagem da escrita; entretanto, esses erros não podem ser muito frequentes e devem diminuir

O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV), o Centro Médico Hospitalar de Vila Velha S/A - Vila Velha Hospital (CMHVV) e a Escola Superior de Ciências da Santa Casa

Base de licitação: Base de licitação: Base de licitação: 20 €.. Assinada Delphin Massier - Vallauris. Peça de colecção. Juntamos galo, escultura em terracota policromada,