• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE BIOTECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA NÍVEL MESTRADO (PGBiotecM)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE BIOTECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA NÍVEL MESTRADO (PGBiotecM)"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE BIOTECNOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA NÍVEL MESTRADO (PGBiotecM)

EDITAL No. 01/2017 DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM 2018

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação (PGBiotecM) em Biotecnologia Nível Mestrado Acadêmico (PGBiotecM) do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições, torna público o presente edital que regula as condições de ingresso, por via de EXAME DE SELEÇÃO, no referido programa, ano letivo 2018. O Edital foi aprovado em reunião do colegiado do dia 18/09/2017, e obedece às Resoluções do CONSEPE Nº 07/2013, que estabelece condições mínimas a serem observadas nos editais de seleção para ingresso nos programas de pós-graduação lato e stricto sensu da UFPB; à Resolução Nº 79/2013, que deu nova redação ao Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFPB; à Resolução Nº 58/2016, que dispõe sobre ações afirmativas na Pós-Graduação stricto sensu na UFPB para candidatos autodeclarados e oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência; e à Resolução 38/2014, que aprova o Regulamento e a Estrutura Acadêmica do PGBiotecM, vinculado ao Centro Biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba.

1. DA INSCRIÇÃO:23/10 a 27/10 de 2017

As inscrições serão realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), no período de 23 de outubro de 2017 até as 5h do dia 27 de outubro de 2017, no endereço eletrônico: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/processo_seletivo/

A inscrição ocorrerá se e somente se o(a) candidato(a) preencher cadastro online e anexar DOCUMENTAÇÃO (OBRIGATORIAMENTE EM PDF) solicitada no item 2 deste edital, em ARQUIVOS SEPARADOS nos campos disponíveis correspondentes para anexar arquivo do formulário de cadastro. Período do Processo Seletivo: 01/11 à 17/11 de 2017.

(2)

Endereço eletrônico do Programa:

https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=2888

2. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

a) Requerimento ao coordenador, solicitando a inscrição no processo seletivo, conforme ANEXO I deste Edital;

b) formulário de inscrição devidamente preenchido, conforme ANEXO II deste Edital; c) uma fotografia 3x4 recente;

d) cópia do diploma de graduação ou certidão de colação de grau em curso de graduação reconhecido pelo Conselho Nacional de educação (CNE)/Ministério da Educação (MEC) ou diploma de graduação emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira, devidamente revalidado nos termos da lei; ou ainda declaração/certidão de colação de grau que comprove estar o(a) candidato(a) em condições de concluir o curso antes da matrícula institucional no programa;

e) histórico escolar da graduação;

f) link do currículo na Plataforma Lattes, com os documentos comprobatórios referentes aos últimos três anos; com folha à parte contendo PONTUAÇÃO TOTALIZADA CONFORME ANEXO VI.

g) no caso de candidatos (as) cotistas, apresentação de auto declaração de sua condição ou pertença étnico-racial (segundo Resolução Consepe/UFPB Nº 58/2016);

h) Os candidatos estrangeiros devem ainda apresentar os seguintes documentos:

- Comprovante da inscrição no exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras), desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). As informações para a realização do CELPE-Bras estão disponíveis no endereço http://portal.mec.gov.br/celpe-bras;

- Registro Geral de estrangeiros; e

- Comprovante de estar em dia com o Serviço Federal de Migração Brasileiro e de ter suporte financeiro durante o tempo de permanência no Brasil. (No ato de efetuar a matrícula no PGBiotec_M/UFPB).

(3)

2.2 A homologação das inscrições, com base na análise da documentação apresentada, caberá à Coordenação do PGBiotecM. A divulgação dar-se-á no mural da secretaria do programa e no seu endereço eletrônico http://www.cbiotec.ufpb.br/pgbiotecm/contents/noticias/.

2.3. Os certificados testificadores dos exames de Língua Portuguesa para estrangeiros serão analisados e validados pelos membros da comissão de seleção.

3. DAS VAGAS:

O PGBiotecM oferece 08 (oito) vagas, distribuídas entre as 03 (três) linhas de pesquisa, considerando a(s) área(s) de concentração, nos termos da resolução que regulamenta o Programa, assim como a disponibilidade do professor, conforme descrito no ANEXO IV deste Edital.

3.1 Para o Programa, não é obrigatório o preenchimento de todas as vagas da seleção.

3.2 Do total de vagas oferecidas, 25% serão destinadas a candidatos autodeclarados ou oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, segundo a Resolução Consepe/UFPB Nº 58/2016, o que corresponde a 02 (duas) vagas de mestrado. 3.3 Para concorrer às vagas mencionadas no item 3.2, os(as) candidatos(as) deverão preencher um dos formulários de autodeclaração constantes do ANEXO V deste Edital. Os candidatos que não preencherem um dos formulários de autodeclaração serão considerados inscritos para as vagas de ampla concorrência.

3.4 O(a) candidato(a) cujo perfil permite mais do que uma opção para as vagas mencionadas no item 3.2 deverão eleger apenas uma das modalidades (autodeclarado negro, indígena, pessoa com deficiência ou pertencente a povos e comunidades tradicionais), sendo automaticamente excluído das demais. Não será permitida a alteração desta opção no decorrer do processo.

3.5 Os(As) candidatos(as) inscritos para as vagas mencionadas no item 3.2 necessitam realizar todo o processo seletivo e serem aprovados de acordo com os critérios estabelecidos neste Edital.

3.6 Os(As) candidatos(as) autodeclarados negros, indígenas, com deficiência ou pertencentes a povos e comunidades tradicionais concorrerão entre si às vagas estabelecidas no item 3.2 deste Edital. 3.7 Caso as vagas mencionadas no item 3.2 não sejam ocupadas, poderão ser remanejadas para candidatos(as) da ampla concorrência, a critério do colegiado do PGBiotecM, considerando-se a ordem de classificação no processo seletivo.

(4)

4. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Data / Período Evento

20/09/17

Divulgação do edital (observado o prazo mínimo de trinta dias, entre a publicação do edital e as inscrições, conforme o Art. 3º da Resolução nº 07/2013 do Consepe/UFPB).

20/09 a 30/09 de 2017 Prazo para impugnação do edital (nos dez primeiros dias de publicação do edital).

01/10 de 2017 Resultado da análise dos pedidos de impugnação. 23/10 a 27/10 de 2017 Período de inscrições (mínimo de cinco dias úteis).

27/10 de 2017 às 08h Divulgação do resultado da homologação das Inscrições.

30/10 a 31/10 de 2017 Prazo para solicitação de reconsideração do resultado da homologação das inscrições (dois dias úteis, excluído o dia da divulgação do resultado). 31/10 de 2017 às 17h Divulgação das respostas aos pedidos de reconsideração e da homologação

das inscrições. 01/11 de 2017

das 8h às 12h Prova escrita 01/11 de 2017

das 14h às 16h Exame da capacidade de leitura e interpretação em língua estrangeira. 02/11 de 2017 Avaliação Curricular, com divulgação prévia de tabela de pontuação.

02/11/2017

Divulgação do resultado das provas escrita, de capacidade de leitura e interpretação em língua estrangeira, da avaliação curricular e o resultado provisório.

03/11 a 16/11 de 2017 Prazo para interposição de recursos (dez dias úteis, excluído o dia da divulgação do resultado).

17/11 de 2017 Divulgação do Resultado Final. 20 a 24/11 de 2017

das 08h às 12h Período de Matrícula.

4.1 DA DURAÇÃO, DO LOCAL E HORÁRIO DAS ETAPAS

A prova escrita teórica terá duração de 04 (quatro) horas, com início às 08 horas do dia estabelecido no Cronograma do Processo Seletivo. Os locais de cada etapa do processo seletivo serão previamente

(5)

divulgados no mural da secretaria do PGBiotecM e no site http://www.cbiotec.ufpb.br/pgbiotecm/contents/noticias/.

5. DOS CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO NAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO E DA PARTICIPAÇÃO DE CADA UMA NO RESULTADO FINAL

5.1 O processo seletivo será conduzido por comissão de seleção, constituída por docentes vinculados ao PGBiotecM e/ou externos.

5.1.1 A critério do colegiado do PGBiotecM, pode haver uma comissão geral ou comissões específicas, de acordo com a(s) área(s) de concentração e linha(s) de pesquisa, sendo que, um mesmo docente pode participar de mais de uma comissão.

5.2 A comissão de que trata o item 5.1 será designada pelo coordenador do programa e aprovada em colegiado.

5.3 A seleção de Mestrado constará de duas ETAPAS de caráter ELIMINATÓRIAS E CLASSIFICATÓRIAS, sendo eliminados os candidatos que não obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco) em cada uma das 02 (duas) etapas.

6. PROVA ESCRITA

6.1 A prova escrita será organizada e catalogada, exclusivamente, por sistema codificado, permitindo a identificação dos(as) candidatos(as) somente após a divulgação das respectivas notas.

6.2 Serão automaticamente eliminados do processo seletivo os(as) candidatos(as) que registrarem, em suas provas, assinaturas, informações pessoais ou quaisquer sinais distintivos que possibilitem sua identificação durante a correção. De igual modo, aqueles flagrados utilizando aparelho eletrônico, celular ou realizando consultas a material didático, textos de lei ou congêneres durante a realização da prova escrita.

6.3 A escala de avaliação utilizada na Prova Escrita será de 0 (zero) a 10,0 (dez), aplicando-se, em cada questão, com critérios de avaliação estabelecidos pelo PGBiotecM.

6.4 Somente terão acesso ao local das provas os(as) candidatos(as) que portarem documento de identificação com foto.

(6)

6.5 Os conteúdos programáticos e referências estão disponíveis no ANEXO VIII deste edital

7. PROVA DE INGLÊS

7.1 A prova de inglês segue as premissas descritas nos itens 6.1, 6.2, 6.3 e 6.4 deste edital 7.2 A duração da prova será de no máximo duas horas, sem tempo mínimo para a conclusão. 7.3 A prova de inglês terá duração máxima de 2 (duas) horas. É vedado o uso de dicionários.

8. DA ANÁLISE CURRICULAR E PONTUAÇÃO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

8.1 Na avaliação do Currículo Lattes será obedecida a tabela de pontuação constante do ANEXO VI deste edital, assim como a escala de pontuação estabelecida no referido anexo.

8.2 Não serão pontuadas quaisquer outras atividades ou produções que não constem no referido anexo.

8.3 O candidato deverá juntar ao arquivo de inscrição em pdf, folha de pontuação preenchida, assim como documentação comprobatória relativo aos itens pontuados, dispostos ordenadamente.

8.4 O candidato que obtiver pontuação máxima na avaliação do Curriculum vitae receberá a nota 100 (cem), e os demais terão a nota relativa a esta pontuação máxima.

8.5 A pontuação obtida na análise do Curriculum vitae tem efeito unicamente classificatório.

9. DO RESULTADO

9.1 Para a CLASSIFICAÇÃO FINAL será utilizada a média ponderada das pontuações obtidas na prova de conhecimento (peso 6,0), na análise do currículo lattes (peso 3,0) e prova de língua inglesa (peso 1,0).

9.2 Será considerado aprovado o(a) candidato(a) que não foi eliminado na prova escrita, assim como na prova de inglês, a critério do colegiado do PGBiotecM.

9.3 A lista dos candidatos aprovados será publicada por ordem decrescente de pontuação, ficando a divulgação das pontuações de cada etapa da seleção a cargo da Comissão de Seleção.

9.4 Será considerado(a) aprovado(a) e classificado(a) o(a) candidato(a) que satisfaça a condição do item 9.2 deste edital, sendo sua ordem de classificação compatível com o número total de vagas

(7)

oferecidas pelo programa, após hierarquização dos resultados pela sequência decrescente das notas obtidas.

9.5 O Programa não garante a oferta de bolsas de estudos aos candidatos selecionados.

10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

No caso de empate na pontuação final serão utilizados três critérios de desempate sequenciais até que o desempate seja resolvido: (1) maior pontuação na prova de conhecimento; (2) maior nota na avaliação do currículo; (3) maior nota na avaliação de interpretação de texto em língua inglesa.

11. LOCAL DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS APÓS CADA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO

A divulgação dos resultados do Exame de Seleção será feita mediante fixação de lista de aprovados e respectiva nota, no mural da secretaria do PGBiotecM e no seu endereço eletrônico.

12. DOS PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO/RECURSOS E PRAZOS

12.1 Será garantido ao(à) candidato(a) o direito de entrar com pedido de reconsideração do resultado em cada etapa de caráter eliminatório/classificatório do processo seletivo, obedecendo aos prazos estabelecidos no cronograma (item 4).

12.2 Será garantido ao(à) candidato(a) o direito de entrar, no prazo máximo de 10 (dez) dias, com recurso do resultado final do processo seletivo, conforme cronograma, .

12.3 Os pedidos de reconsideração e/ou de recurso deverão ser encaminhados à coordenação do PGBiotecM por meio do SIGAA, conforme ANEXO VII deste Edital;

12.3.1 Os pedidos de reconsideração serão julgados pela comissão de seleção. 12.3.2 Os recursos serão julgados pelo Colegiado do PGBiotecM.

12.4 Não serão aceitos pedidos de reconsideração e/ou recurso fora dos prazos estabelecidos no cronograma (item 4).

12.5 Os resultados dos pedidos de reconsideração e/ou recurso serão divulgados no mural da secretaria do PGBiotecM e no seu endereço eletrônico, em data e hora previamente estabelecidas.

(8)

13. DO RESULTADO FINAL

A divulgação do resultado final do processo seletivo, com os nomes dos candidatos aprovados e classificados em ordem decrescente das médias finais obtidas no certame, será feita em duas listas: uma apresentando os candidatos aprovados em ampla concorrência e outra com os candidatos aprovados nas vagas destinadas às ações afirmativas.

14. DA MATRÍCULA INSTITUCIONAL E DA DOCUMENTAÇÃO

O(A) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) no processo seletivo deverá efetuar sua matrícula, no período previsto no cronograma, na secretaria do PGBiotecM, mediante a apresentação da cópia legível dos seguintes documentos: Cédula de Identidade, (se estrangeiro, Registro Nacional do Estrangeiro ou Passaporte), CPF e Diploma de graduação, que serão conferidas com o original pelo servidor responsável pela matrícula, e uma foto 3x4 recente, além do formulário de matrícula devidamente preenchido, disponível no endereço:

https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/processo_seletivo/.

Endereço eletrônico do Programa: http://www.cbiotec.ufpb.br/pgbiotecm/contents/noticias/. Casos omissos serão tratados pela Comissão de Seleção sem prejuízo do proclamado no Edital. Comissão de Seleção

Prof. Dr. Luis Cezar Rodrigues

Prof. Dr. Enéas Ricardo de Morais Gomes

Prof. Dr. Ian Porto Gurgel do Amaral

(9)

ANEXO I

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

______________________________________________ vem requerer a V. Sª. inscrição no Processo de Seleção 01/2018 do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Nível Mestrado (PGBiotecM), em nível de Mestrado, da Universidade Federal da Paraíba.

Nestes Termos, Pede Deferimento.

João Pessoa, _____ de ____________ de _____

____________________________________________________ Requerente

(10)

ANEXO II

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO SELEÇÃO 20__ 1. Dados pessoais

Nome civil: ______________________________________________________ Nome social:*________________________________________________________ Identidade de gênero:*_________________________________________________ Sexo: ( ) M ( ) F Data nascimento:_____/______/_______ Naturalidade: ____________________Nacionalidade: _____________________ Filiação: _______________________________________________________ _____________________________________________________________

RG/RNE/Passaporte:___________Emissor: _________ Data emissão: ___________ Título: ___________ Seção: ___________ Zona: ______________________ CPF: ____________ Reservista:___________Emissão:__________________ Passaporte: _______________ País emissor: _________

Link do Curriculo Lattes: _____________________________________________

2. Endereço Residencial

Rua/Av.:______________________________________________________ Bairro: _______________Cidade: _____________ UF: ________

CEP: ________________Fone ( )_____________ E-mail: ____________________________________ 3. Informações acadêmicas: Graduação:______________________ Instituição: ______________________ Ano: ___________ 4. Inscrição para: Mestrado ( ) Doutorado ( ) Área de concentração: ( ) ______________________________ Linha de Pesquisa: ( ) ______________________________ ( ) ______________________________ ( ) ______________________________ Professor Orientador Pretendido: _________________________________ 5. O candidato exerce alguma atividade profissional? ( ) sim ( ) não

Função: _________________________________________________________ _ Instituição: _______________________________________________________ _ Endereço completo: ________________________________________________ _ 6. Informações

complementares:_____________________________________________________ * Decreto Nº 8.727/2016/Presidência da República.

(11)

ANEXO III

Requerimento de atendimento especializado ou específico PROCESSO SELETIVO PGBiotecM 2018

PGBiotecM em ______________ SOCITAÇÃO:

Eu,________________________________________________________________, telefone para contato__________________________, candidato(a) ao Processo Seletivo 20___ do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, em nível de Mestrado, informo que tenho Necessidade Educativa Especial e solicito as providências necessárias para realização das provas, conforme discriminado abaixo:

1. Deficiência/necessidade: ______________________________________________________ 2. Tipo de impedimento: ________________________________________________________ 3. O que precisa para realizar a prova? (tempo/sala para lactante etc.):

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Laudo médico anexo: ( ) Sim ( ) Não

Local e data:_____________________________________________, ____________________

_____________________________________________ Assinatura do Candidato

ATENÇÃO! A aprovação deste pedido está condicionada ao parecer emitido pela Comissão de Seleção, de acordo com o laudo/atestado médico apresentado.

(12)

Atendimento ESPECIALIZADO: para pessoa com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.

Atendimento ESPECIFÍCO: para gestante, lactante, idoso ou pessoa com outra condição específica. A comissão de Seleção reserva-se o direito de exigir, a qualquer tempo, documentos complementares que atestem a condição que motiva a solicitação de atendimento ESPECIALIZADO e/ou ESPECIFÍCO declarado.

(13)

ANEXO IV

Quadro I – Distribuição de Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa do PGBiotecM

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO Biotecnologia Aplicada à Saúde Linha de pesquisa 1

Desenvolvimento de Agentes Terapêuticos, Profiláticos e de Diagnóstico

Busca desenvolver novos modelos, métodos, substâncias e processos biotecnológicos para

melhoramento das abordagens profiláticas, diagnósticas e terapêuticas para diversas patologias. Desenvolver métodos analíticos para identificação e quantificação de biomarcadores relevantes e processos fisológicos e patológicos. Estudar efeitos de moléculas bioativas sobre diferentes sistemas fisiológicos e patológicos.

Professores Vaga(s) por professor(a)

Sandra Rodrigues Mascarenhas 0 Demetrius Antonio Machado de Araujo 1

Edson Luiz Folador 1

Valdir de Andrade Braga 0

Tatjana Keesen de Souza Lima 1

Luis Cezar Rodrigues 1

Eneas Ricardo De Morais Gomes 1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Biotecnologia Aplicada aos Recursos Renováveis Linha de pesquisa 1

Desenvolvimento de Bioprodutos e Bioprocessos Aplicados à Indústria

Utilizar linhagens microbianas eficientes na conversão de resíduos agro-industriais em material fermentável para produção de biomoléculas. Otimização dos processos de bioconversão de resíduos para produção enzimas. Caracterização da cinética enzimática e desenvolvimento de protocolos de imobilização.

Professores Vaga(s) por professor(a)

Adna Cristina Barbosa de Sousa 0 Ian Porto Gurgel do Amaral 1 Luis Fernando Marques dos Santos 0

Maria de Fátima Agra 1

Linha de pesquisa 2

Bioprospecção e Aproveitamento de Recursos Naturais

(14)

termofílicas e clones metagenômicos de solo. Produção de biopolímeros.

Professores Vaga(s) por professor(a)

Luis Cezar Rodrigues 1

Petronio Filgueiras de Athayde Filho 0 Ian Porto Gurgel do Amaral 0 Adna Cristina Barbosa De Sousa 0 Demetrius Antonio Machado de Araujo 0 Luis Fernando Marques Dos Santos 0

(15)

ANEXO V

FORMULÁRIOS DE AUTODECLARAÇÃO

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA PARA SELEÇÃO DO MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA (PGBiotecM) UFPB/2018

Eu,________________________________________________________, RG ____________________ e CPF ____________________, declaro, para o fim específico de atender ao item 3.2 do EDITAL 02/2017 do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Nível Mestrado, que estou apto(a) a concorrer à vaga destinada à pessoa com deficiência na Universidade Federal da Paraíba e que esta declaração está em

conformidade com o Art 2° do Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015). Estou ciente de que, se for detectada falsidade na declaração, estarei sujeito às penalidades previstas em lei.

Data:____________________________________ Assinatura: ________________________________

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO DE IDENTIDADE INDÍGENA PARA SELEÇÃO DO MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA (PGBiotecM) UFPB/2018

Eu,________________________________________________________, RG ____________________ e CPF ____________________, declaro meu pertencimento ao povo indígena para o fim específico de atender ao item 3.2 do EDITAL 02/2017 do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Nível Mestrado. Estou ciente de que, se for detectada falsidade na declaração, estarei sujeito às penalidades previstas em lei.

Data:____________________________________ Assinatura: ________________________________

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO DE IDENTIDADE INDÍGENA PARA SELEÇÃO DO MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA (PGBiotecM) UFPB/2018

Eu,________________________________________________________, RG ____________________ e CPF ____________________, declaro, para o fim específico de atender ao item 3.2 do EDITAL 02/2017 do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Nível Mestrado, que estou apto(a) a concorrer à vaga destinada aos candidatos autodeclarados negros. Estou ciente de que, se for detectada falsidade na declaração,

estarei sujeito às penalidades previstas em lei.

Data:____________________________________ Assinatura: ________________________________

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO DE PESSOA PERTENCENTE A POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS PARA SELEÇÃO DO MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA (PGBiotecM) UFPB/2018

(16)

Eu,________________________________________________________, RG ____________________ e CPF____________________, declaro meu pertencimento ao povo/comunidade _____________________, para o fim específico de atender ao item 3.2 do EDITAL 02/2017 do

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Nível Mestrado. Estou ciente de que, se for detectada falsidade na declaração, estarei sujeito às penalidades previstas em lei.

(17)

ANEXO VI

ITENS QUE SERÃO AVALIADOS NA ANÁLISE DO HISTÓRICO ESCOLAR E DO CURRÍCULO LATTES COM SUA RESPECTIVA PONTUAÇÃO

Período de análise para produção intelectual: últimos 3 (três) anos

ITEM PONTUAÇÃO VALOR OBTIDO

5,0 – 7,0 = 2,0 7,1 – 8,0 = 3,0 8,1 – 9,0 = 3,5 acima de 9,0 = 4,0

2. Iniciação Científica: IC/CNPq, PIBIC, PIVIC, ITI (declaração vinda da PRPG ou da Agência

de fomento) (máximo de 6 semestres)

- mesma área 1,5 / semestre

- área correlata 0,75 / semestre

3. Programa Especial de Treinamento (PET): bolsista (declaração vinda da PRG) (máximo

de 6 semestres)

- mesma área 0,8/semestre

- área correlata 0,4/semestre

4. Magistério (máximo de 2 anos)

- Nível superior 1,0 / semestre

- Nível médio e/ou Monitoria 0,5 / semestre

5. Trabalhos Completos Publicados em Periódicos Indexados tomando como referência para classificação o estrato Qualis

da Área da Biotecnologia na CAPES e o JCR de 2012.

Estratos Fator de impacto (j ou h)

A1 j ≥ 5,0 A1: 5,0 A2 5,0 > j ≥ 3,36 A2: 4,0 B1 3,36 > j ≥ 2,26 B1: 3,5 B2 2,26 > j ≥ 1,34 B2: 3,0 B3 1,34 > j ≥ 0,9 B3: 2,0 B4 0,9 > j ≥ 0,45 B4: 1,0

B5 Indexados no SciELO, edline, B5: 0,5

International Pharmaceutical Abstracts, LILACS e não indexados no Institute for Scientific Information (ISI) Web of Science

(Thomson Institute) ou Scopus (SCImago Research Group, Elsevier B.V.)

C Não indexadas nas bases de dados

indicadas no estrato B5. C: 0,25

(18)

6. Resumos Publicados em Periódicos Indexados (limite de 2 resumos)

- Internacional 1

- Nacional 0,5

7. Trabalhos Completos Publicados em Anais de Congressos (limite de 2 trabalhos)

- Internacional 1

- Nacional 0,5

8. Resumos Comunicados em Congressos (limite de 5 resumos) – não cumulativo

- Internacional 0,5

- Nacional 0,25

9. Comunicações Orais em Eventos Científicos (limite de 4 comunicações) –não cumulativo

- Internacional 1

- Nacional 0,5

- Local 0,25

10. Trabalhos Premiados em Eventos Científicos

- Internacional 1

- Nacional 0,5

- Local 0,25

11. Capítulo de Livro com ISBN 1,0/capítulo

(19)

ANEXO VII

FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE RECONSIDERAÇÃO/RECURSO

Eu, _____________________________________________________________________, CPF número ______________________________, venho nesta data solicitar revisão do resultado da prova ________________________, referente ao EDITAL 02/2017 do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Nível Mestrado. do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba. Segue a fundamentação deste pedido: (descreva a base do seu recurso utilizando as resoluções pertinentes desta Universidade) __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Nestes termos, pede deferimento.

João Pessoa, ____ de _________________ de 2017 ____________________________________________

(20)

ANEXO VIII

PROGRAMA PARA A PROVA DE CONHECIMENTO

1. Princípios de Biologia Celular: sinalização celular.

2. Princípios de Biologia Molecular: Transgênico e clonagem

3. Metabolismo da Respiração Celular: integração de vias metabólicas.

4. Bioinformática Estrutural: virtual screening, modelagem molecular, docking.

5. Princípios de Química: estrutura e reatividade das funções orgânicas, estequiometria e soluções.

Bibliografia recomendada:

1) ALBERTS, B. Biologia Molecular da Célula. 5ª edição, Artmed, 2010. 2) LODISH, H.; et al. Biologia Celular e Molecular. 7ª edição, Artmed, 2014. 3) BROWN, T.A. Clonagem Gênica e Análise de DNA. 4ª edição. ArtMed, 2003. 4) VOET, D.; VOET, J G. Bioquímica. 4ªedição. Artmed, 2013.

5) KOTZ, JC. e TREICHEL, P M. Jr. Química Geral 1 e Reações Químicas. Vol. 1 e 2. Thomsom, 2009. 6) BRUICE, PY. Química Orgânica. 4ª edição. Vol. 1º e 2º. Pearson. 2006.

7) VERLI, Hugo et al. Bioinformática: Da Biologia à Flexibilidade Molecular. São Paulo: SBBq, 2014. http://www.ufrgs.br/bioinfo/ebook/. Acesso em 11/02/2016.

Referências

Documentos relacionados

A Coordenação de área da ETEC “Monsenhor Antônio Magliano”, em Garça, analisando o presente PLANO DE TRABALHO DOCENTE, entende que o mesmo está em alinhamento com

III – Não poderão ficar nos locais tabuleiros montados, sem mercadorias e/ou sem a presença do autorizado. Quanto ao comércio de alimentos a autorização somente será

§ 2º - Na retirada da lápide para saída de restos para outro cemitério ou mesmo para outro jazigo onde já exista lápide, a Administração se responsabilizará pela

A ação civil pública foi ajuizada em face da Mediai Saúde S.A., ora agravante, e da Associação dos Metalúrgicos Aposentados do ABC - AMA visando à desconstituição de

Estipula os objetivos, diretrizes, plano plurianual de alfabetização, alfabetizadores, selos de certificação da alfabetização e a comissão nacional de alfabetização e

Os 100 (cem) primeiros candidatos classificados na primeira fase (prova escrita), serão submetidos a uma dinâmica de grupo e também a uma entrevista individual, em data e horário

O Município de Leoberto Leal, com base nas Leis Municipais nº 158, de 02 de maio de 2000, Lei nº 333, de 14 de abril de 2003, Lei nº 461, de 30 de novembro de 2005, Lei n.º 705, de

Não serão atribuídos pontos a questões divergentes do gabarito, que apresentarem rasura duplicidade de resposta (mesmo que uma delas esteja correta), ou que estiverem em branco.