• Nenhum resultado encontrado

Memória Social e Experiência Poética em Adélia Maria Woellner, Arriete Vilela e Virgínia Vendramini

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Memória Social e Experiência Poética em Adélia Maria Woellner, Arriete Vilela e Virgínia Vendramini"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Antonio Donizeti da Cruz**

EXPERIÊNCIA POÉTICA EM

ADÉLIA MARIA WOELLNER,

ARRIETE VILELA E VIRGÍNIA

VENDRAMINI*

Resumo: palavra poética e memória são elementos basilares na poesia de Adélia

Maria Woellner, Arriete Vilela e Virgínia Vendramini. Ao elaborar uma poiesis

alicer-çada em um mundo de significações, as poetas realizam um fazer poético que direciona à condição humana: transitoriedade e permanência. A temática social – na obra das Artistas da Palavra – está alicerçada numa construção poética capaz de valorizar os sentimentos de amor, participação frente aos inquietantes desafios que a vida impõe. Na criação literária as Artistas da Palavra (re)inventam mundos e dão sentidos à vida através das palavras, ou seja a palavra-memória é o fator imprescindível que movi-menta as aspirações e sentimentos do sujeito poético, pois no momento da recordação o eu rememora, com profundidade, os acontecimentos e experiências anteriormente vivenciados. Os textos de Woellner, Vilela e Vendramini, lapidados no cinzel da me-mória, instauram um procedimento poético em que a palavra poética tem o poder de despertar no leitor uma atenção voltada para as coisas mais simples, sensíveis, pois a linguagem é sinal de vida e permanência.

Palavras-chave: Palavra poética. Linguagem. Lírica. Vozes Femininas.

A

s palavras poéticas são balizas em um “mar de palavras” e canções, tecidas

no tear de palavras, esse “ofício do verso” – de que fala Jorge Luiz Borges –, marcado pela palavra-memória, registros, histórias, linguagem, amor e poe-sia. Vozes líricas femininas da poesia brasileira, Adélia Maria Woellner, Arriete Vilela e Virgínia Vendramini, têm, em cumplicidade, o encantamento pela palavra poética e a paixão pela poesia e pela linguagem-memória.

(2)

Para o poeta Octavio Paz, a poesia é a Memória feito imagem e convertida em tra voz. A poesia é sempre a “outra voz”, porque “é a voz das paixões e das visões; é de ou-tro mundo e é deste mundo, é antiga e é de hoje mesmo, antiguidade sem datas” (PAZ, 1993, p. 140). No dizer de Paz (1993, p. 108), os poetas têm sido a memória de seus po-vos, pois “cada poeta é uma pulsão no rio da tradição, um momento da linguagem. Às vezes os poetas negam sua tradição mas só para inventar outra”. A invenção lírica se projeta do presente para o futuro. O poeta é ciente de sua tarefa: ser elo da corrente, uma ponte entre o ontem e o amanhã. Entretanto, no findar do século XX, ele “descobre que essa ponte está suspensa entre dois abismos: o do passado que se afasta e o do futuro que se arrebenta. O poeta se sente perdido no tempo” (PAZ, 1982, p. 69). Nesse sentido, ao recriar sua experiência, leva avante um passado que é um futuro. O tempo possui uma direção, um sentido, ou seja, “ele deixa de ser medida abstrata e retorna ao que é: con-cretude e dotado de direção. O tempo é um constante transcender” (PAZ, 1982, p. 69).

A função essencial do tempo na estruturação da imagem do mundo reside, con-forme Octavio Paz (1991, p. 97), no fato de que o homem, dotado de uma direção e apontando para um fim, faz parte de um processo intencional. Os atos e as palavras dos homens são feitos de tempo. Assim, a cronologia está fundamentada na própria crítica. Já a poesia é tempo revelado, isto é, o enigma do mundo que se transforma em “enigmá-tica transparência”. O poeta diz o que diz o tempo, até quando o contradiz, pois ele é capaz de nomear o transcorrer, e ainda, “torna palavra a sucessão” (PAZ, 1991, p. 98).

A poesia é potência capaz de dar sentido à vida. Ao buscar a essência da lingua-gem, o artista realiza o poder mágico através das palavras enquanto mediação, comu-nicação e exercício de construção de sentidos.

Para o filósofo Gaston Bachelard, o homem sonha através de uma personali-dade de uma memória muito antiga. Ele mira-se em seu passado, pois toda imagem para ele é lembrança. “As verdadeiras imagens são gravuras. A imaginação grava-as em nossa memória. Elas aprofundam lembranças vividas, deslocam-nas para que se tornem lembranças da imaginação” (BACHELARD, (1993, p. 181, p. 13). (Grifo do autor). Nesse sentido, memória e imaginação não se deixam dissociar, ou seja, ambas trabalham para o aprofundamento mútuo. Elas constituem, na ordem dos valores, uma união da lembrança com a imagem. “Uma memória imemorial trabalha numa retaguarda do mundo. Os sonhos, os pensamentos, as lembranças formam um único tecido. A alma sonha e pensa, e depois imagina” (BACHELARD, 1993, p. 181).

Conforme Bachelard, os poetas ordenam suas impressões associando-as a uma tradição. O mundo é um espelho do nosso tempo e também a reação das nossas forças, isto é, “se o mundo é a minha vontade, é também o meu adversário” (BACHELARD, 1989a, p. 165-6). Resulta desse embate a compreensão do mundo mediante a surpresa das próprias forças incisivas, nas quais consistem as renovações, pois é através da ima-ginação que o homem se situa frente ao “mundo novo”, cujos detalhes predominam sobre o panorama, decorrendo daí a expressão: “uma simples imagem, se for nova, abre o mundo” (BACHELARD, 1993, p. 143).

(3)

Durand (1997, p. 405, grifo nosso) salienta que a memória tem “o caráter funda-mental do imaginário, que é ser eufemismo, ela é também, por isso mesmo, antidesti-no que se ergue contra o tempo”. É ainda “poder de organização de um todo a partir de um fragmento vivido”. Essa potência “reflexógena” é “o poder da vida”, que por sua vez, é capacidade de reação, de regresso. A organização que faz com que uma parte se torne “dominante” em relação a um todo é a negação da capacidade de equivalência irreversível que é o tempo. Por isso, a memória – bem como a imagem – é a magia dupla “pela qual um fragmento existencial pode resumir e simbolizar a totalidade do tempo reencontrado” (1997, p. 403). O ato reflexo é ontologicamente esboço da recusa funda-mental da morte. Longe de estar do lado do tempo, “a memória, como o imaginário, ergue-se contra as faces do tempo e assegura ao ser, contra a dissolução do devir, a continuidade da consciência e a possibilidade de regressar, de regredir, para além das necessidades do destino” (DURAND, 1997, p. 403).

Frente às “faces do tempo” e à cristalização da “memória”, o homem se vê iso-lado, ilhado, mesmo estando rodeado por uma multidão. Mergulhado em um mundo de imagens e realidades que dão uma configuração à própria vida, ele é sabedor da sua condição existencial: a solidão habita a sua vida. Ou seja, ela é experiência viva que se concretiza não só enquanto recolhimento, mas, acima da tudo, como sentimento intrínseco frente à sensação de isolamento e vazio vivenciado pelo sujeito humano.

Em Amor, poesia, sabedoria, o filósofo Morin (1998, p. 59) define a poesia como amor, estética, gozo, prazer, participação e, principalmente, vida. Ela é, igualmente, a manifestação de possibilidades infinitas da indeterminação humana. Já a criação poéti-ca tem o poder de reativar os conceitos analógicos  e mágicos do  mundo e, também, des-pertar as forças adormecidas do espírito, com o intuito de reencontrar os mitos esqueci-dos. Para o filósofo, a poesia não é somente um modo de “expressão literária”, mas um “estado segundo” vivenciado pelo sujeito e que deriva da participação, da exaltação, embriaguez e, acima de tudo, “do amor, que contém em si todas as expressões desse estado segundo. A poesia é liberada do mito e da razão, mas contém em si sua união” (MORIN, 1998, p. 9). Essas duas forças são capazes de realizar a grande transformação vital, quer dizer, o amor se liga à “poesia da vida”. O filósofo ainda complementa:

 

A vida é um tecido mesclado ou alternativo de prosa e poesia. Pode-se cha-mar de prosa as atividades práticas, técnicas e materiais que são necessá-rias à existência. Pode-se chamar de poesia aquilo que nos coloca num es-tado segundo: primeiramente, a poesia em si mesma, depois a música, a dança, o gozo e, é claro, o amor (MORIN, 1998, 59-60).

 

Em relação à figura do poeta, Morin (1998, p. 158) destaca que este é portador de uma competência plena, “multidimensional”, pois sua mensagem poética tem a capa-cidade de reanimar a “generalidade adormecida”, ao mesmo tempo em que “reivindica uma harmonia profunda, nova, uma relação verdadeira entre o homem e o mundo”.

(4)

A linguagem poética é por natureza diálogo. É social porque envolve quem fala e quem ouve. A palavra que o poeta inventa é a de “todos os dias” e faz parte de nosso ser, quer dizer,

“são nosso próprio ser. E por fazerem parte de nós, são alheias, são dos ou-tros: são uma das formas de nossa ‘outridade’ constitutiva. [...] A palavra poética é a revelação de nossa condição original porque por ela o homem, na realidade, se nomeia outro, e assim ele é ao mesmo tempo este e aquele, ele mesmo e o outro” (PAZ, 1982, p. 217).

Palavra, memória e imaginação poética estão interligadas nas obras de Adélia Maria Woellner, Arriete Vilela e Virgínia Vendramini. Com suas vozes líricas, elas ela-boram os textos/poemas dando-lhes sentidos, formas e um colorido singular, que ex-primem um “sentimento do mundo”, em que fica evidente a temática social edificada no poder das palavras e na força da linguagem poética.

 

As ARtIstAs DA PALAVRA

Adélia Maria Woellner nasceu em Curitiba (PR). Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Foi professora de Direito Penal na Pontifícia Uni-versidade Católica do Paraná. Pertence a várias academias, entre elas, a Academia Pa-ranaense de Letras, Academia Internacional de Letras da Inglaterra (Grafton Road, London, England). Adélia Maria Woellner tem recebido prêmios literários e home-nagens (Comenda Medalha de Mérito Ferroviário, concedida pela RFFsA, Rio de Ja-neiro, RJ). Publicou as seguintes obras: Balada do Amor que se foi (1963); Nhanduti (1964); Poesia Trilógica (1973); Avesso meu (1990); Infinito em mim (1997); Luzes

no Espelho: memórias do corpo e da emoção (2004); Sons do silêncio (2004).  A obra

Infinito em mim já foi editada em Espanhol, Inglês, Italiano, Francês, Alemão e tam-bém em Braile. tamtam-bém escreve ensaios. A obra Luzes no Espelho é uma narrativa ficcional (memória autobiográfica). A obra woellneriana já foi pesquisada nos meios acadêmicos.

Arriete Vilela nasceu em Marechal Deodoro (Alagoas). Foi professora de Litera-tura Brasileira na Universidade Federal de Alagoas. Publicou as seguintes obras: Para

além do avesso da corda (1980); Farpa (1988); Fantasia e avesso (1986); A rede do anjo (1992); Dos destroços, o resgate (Gazeta de Alagoas); O ócio dos anjos ignorados (1995);

Tardios afetos (1999); Vadios afetos (1999); Artesanias da palavra (Antologia de poe-mas, com participação de outros poetas); Maria Flor etc (2002); Grande baú, a infância (2003); Frêmitos (2004); A Palavra sem Âncora (2005); Lãs ao vento (2005); Ávidas

paixões, áridos amores (2007).  Arriete Vilela tem recebido prêmios e homenagens: Prê-mio Organização Arnon de Melo – pela Academia Alagoana de Letras; PrêPrê-mio Cecília Meireles – União Brasileira de Escritores – UBE; Prêmio Jorge de Lima – pela Academia

(5)

Carioca de Letras e União Brasileira de Escritores (RJ); Recebeu, em 2005, a “Comenda Dra. Nise da silveira”, outorgada pelo Governo do Estado de Alagoas, como uma das mulheres que mais têm se destacado no panorama cultural alagoano. A obra de Arriete Vilela já foi estudada nos meios acadêmicos, tendo sido objeto de pesquisa de disserta-ções de mestrado.

Virgínia Vendramini nasceu em Presidente Prudente (sP). Foi para o Rio de Ja-neiro aos dezesseis anos, para estudar no Instituto Benjamin Constant, escolar espe-cializada na educação de Portadores de Necessidades Especiais (cegueira). Cursou, em seguida, Português e Literatura na Universidade Gama Filho. tem quatro livros publicados: Rosas não (1995); Primavera urbana (1997, ed. Blocos); Hora do arco-íris (1998, ed. Alba), que recebeu o Prêmio Murilo Mendes no Concurso Livros Inéditos. Em 1999 publica Matizes, pela ed. Blocos. Escreve desde a juventude e preocupa-se mais com a expressão do sentimento do que com os aspectos da métrica e da rima.  A artista Virginia Vendramini cria e confecciona tapetes que expõe em mostras coletivas e individuais. seu trabalho com cores e formas está baseado na memória que guarda dos anos de infância, quando tinha um “pequeno resíduo de visão” (in Matizes, 1999). REDE DE IMAGENs POÉtICAs INtERCRUZADAs NAs VOZEs FEMININAs: PA-LAVRA E MEMóRIA LíRICA

 Os poemas de Adélia Maria Woellner, Arriete Vilela e Virgínia Vendramini regis-tram as sutilezas de um fazer poético embasado na força da linguagem, na memória e na concretização de um dizer que aponta para imagens visuais, claras, momentos de observação atenta de um eu em sintonia com o mundo circundante.

Privilégio A poesia, generosa, permitiu-me morar com ela

(WOELLNER, 2004a, p. 44).

A poesia de Adélia Maria Woellner apresenta uma multiplicidade de temas que se intercruzam: fazer poético, temporalidade, solidão, memória, religiosidade. No poema ‘tecelã’, a poeta trabalha a palavra enquanto tessitura:

tecelã

Costurei palavras, retalhos colhidos no baú dos devaneios.

(6)

 Fiz, do manto-poema, agasalho

das esperanças.

(WOELLNER, 2004a, p. 50).

Da mesma forma como o tecelão que vai escolhendo os fios e emaranhando-os no tear, Woellner constrói seus poemas – tecidos de palavras – com arte e precisão. Daí à afirmação do eu lírico: “fiz, do manto-poema”, tendo em visto a esperança e o viver. Nota-se, na lírica de woellneriana, um “enxugamento” dos textos, encaminhando-se cada vez mais para um estilo direto, privilegiando a economia dos meios de expressão. A poeta realiza uma construção poética alicerçada por uma linguagem densa, sutil, registrando o instantâneo, com uma poesia altamente elaborada, sintética.

No poema “Caçador de Estrelas”, o sujeito lírico se entrega ao ofício poético e faz da linguagem a razão maior de se transformar em “caçador de estrelas”:

CAÇADOR DE EstRELAs No espaço da noite, projeto meu ser: cavalgo cometas e me transformo

em caçador de estrelas... (WOELLNER, 1997, p. 21).

Ao projetar o ser, no “espaço noturno”, o sujeito poético realiza uma poesia de busca, mediante o trabalho com as palavras. Assim, o poeta – operador de enigmas - faz da linguagem um espelho de dupla face: de um lado a palavra e do outro o silêncio. Na conjugação das formas dialéticas ele constrói o universo imaginário em que é possível a total realização em meio às configurações da linguagem e das imagens simbólicas do poema, enquanto revelação da condição humana. Nas palavras de Paz, “a revelação poética pressupõe uma busca interior. Busca que em nada se assemelha à análise ou à introspecção, mais que busca, atividade psíquica capaz de provocar a passividade propícia ao surgimento de imagens” (1982, p. 65).

No poema sintético, intitulado “Batismo”, o sujeito lírico se entrega completa-mente ao ofício cantante da poesia:

Batismo

Mergulhei num mar de sonho E me fiz azul.

 Batizei-me...

(WOELLNER, 1997, p. 20).  

(7)

A imersão no “mar dos sonhos”, por extensão, no “mar das palavras” e também a entrega total à poesia, faz do sujeito lírico um apaixonado pela palavra poética. Nes-se Nes-sentido, uma das marcas da modernidade literária é o permanente ato de acreditar na linguagem. O poeta é sempre um apaixonado pela linguagem, ou seja, um lutador e resistente no sentido de desafiar as palavras.

No poema “Infinito em mim”, há, na declaração do eu lírico, o sentido de totali-dade em relação à palavra poética:

  Infinito em mim    Em tudo, na semente, a expressão do todo.   No poema, resulto ser criador e criado, quando me permito fundir-me com o universo e perceber

o infinito em mim... (WOELLNER, 1997, p. 7).  

No texto, constata-se que o eu lírico busca a fusão do poema ao universo. O ato criador parece surgir de uma luta de corpo a corpo com as palavras em que a poeta se dedica sem tréguas ao seu ofício de lapidar as palavras e, ao mesmo tempo, constrói uma sólida arquitetura do poema, que resulta na palavra-memória, uma vez que a fina-lidade do trabalho poético é o próprio poema, pois é esta mesma objetividade interna que, no dizer de Rosa (1980, p. 6), “o abre ao mundo e permite a comunicação. O que o poema canta, seja qual for o seu motivo ou tema explícito, é o momento sublime da criação”. Por isso a revelação do poema enquanto “ação da linguagem”, instante de ordenação e unificação com o mundo. As palavras não se diferenciam das coisas. O que as interligam “não é a relação de um signo a um referente, ou significado, mas a ener-gia que, através da operação da linguagem, as percorre e assim desvenda a unidade do presente criador” (ROsA, 1980, p. 6-7).

tempo, palavra e memória aparecem de forma articulada na poesia woellneria-na. Primeiramente, há o tempo vivido, cronologicamente, base para situar as reminis-cências  vivenciadas, que são (re)elaboradas, reorganizadas pelo sujeito. Em um segun-do momento, a memória tem o poder de ativar ou reter as coisas. A memória faz parte da vida, ou seja, somos feitos, de certa forma de memória, mas também de lembranças e esquecimentos. Da conjugação do tempo e memória, a palavra é o elo vital de um Eu

(8)

que busca “reviver”, ou simplesmente lembrar o passado, mesmo que de forma evanes-cente, pois através do ato de rememorar, se realiza o milagre da linguagem.

No poema Memória Atávica, o eu lírico sente a vida como “infinito mistério” e na busca de si mesmo, se defronta com o espelhamento da linguagem-memória:   

 

Memória atávica

Em algum lugar deste infinito mistério – que é meu ser –, a emoção primitiva brilha

e reflete

a memória de todas as eras. (WOELLNER, 1997, p. 63).  

O elemento atávico é recorrente na poesia woellneriana, isto é, os impulsos cria-dores oriundos da ancestralidade e da memória coletiva ganham contornos em sua obra. O atavismo também está presente no poema Heranças, de Adélia Maria:

Heranças

 trago gravada nas células a memória do ancestrais e no corpo impregnados os instintos dos animais.

Desvelo minha resistência mineral. Descubro que tudo mora em mim: céus, estrelas, lua e sol, mares e areias, ventos e marés, montanhas e vales, chuvas e trovões. sou terra e sou ar, sou fogo e água.

Visto-me de folhas e flores, mastigo resinas

e me sacio em perfumes.

 Afinal, despida do que não é meu, quem sou eu?

(9)

 O fato de o eu lírico se (auto)descobrir integrado à essência da vida, impregnado pelos quatro elementos da natureza, no sentido bachelardiano, instaura, no texto, um di-álogo do sujeito lírico com questão atávica, centrada no enfoque da memória ancestral e na busca de resposta para a indagação: “quem sou eu?”. Em relação à obra e à temática da memória na obra woellneriana, Clarice Braatz schmidt Neukirchen tece a seguinte afir-mação: “a obra de Adélia Maria Woellner caracteriza-se, sobretudo pela busca da essência humana. A poeta, constantemente, volta-se à observação do passado, revivendo situações e tentando, assim, desvendar o âmago dos seres. sua obra evidencia que o regresso ao pas-sado é uma forma de se adquirir o autoconhecimento” (WOELLNER, 2006, p. 137).

 As imagens do poema woellneriano apresentam uma maneira especial do sujeito poé-tico ver, sentir e interpretar o mundo, a partir da memória e da força onírica que faz com que o poeta seja um “sonhador de palavras”, como diz Bachelard (1989b, p. 11, grifo nosso).

 

[...] todo sonhador inflamado é um poeta em potencial. [...] todo sonhador inflamado vive em estado de primeira fantasia. Esta primeira admiração está enraizada em nosso passado longínquo. [...] temos mil lembranças, sonhamos tudo através da personalidade de uma memória muito antiga e, no entanto, sonhamos como todo mundo, lembramo-nos como todo mun-do se lembra – então, seguinmun-do uma das ‘leis mais constantes’ da fantasia diante da chama, o sonhador vive em um passado que não é mais unica-mente seu, no passado dos primeiros fogos do mundo.

 

Nesse sentido, o sonhador inflamado conjuga o que vê ao já visto, ou seja, conhece perfeitamente a associação entre imaginação e memória (BACHELARD, 1989b, p. 19). Os poemas de Woellner apresentam um fazer poético em que aparece de forma nítida o limite entre o sujeito e seu objeto de criação: o poema. Nota-se, nos versos de Woellner, a expressão suave das palavras que rompem do branco da página, transformando-se em “flor de poema”. Nesse sentido, António Ramos Rosa observa que, por meio da linguagem, o poeta preserva o ser, pois o que ele realmente sente não é, de maneira alguma, um conhe-cimento prévio, o passado, o já realizado, mas um mundo que, por meio da ação, “o poeta exerce sobre a linguagem e, reciprocamente, da linguagem sobre o poeta, se constitui, reve-lando a potencialidade infinita, um novo modo de ser aberto ao futuro” (ROsA, 1980, p. 9).  

  Poema 13 A palavra:   o porão onde oculto as estiagens do amor. (VILELA, 2004, p. 27).

(10)

 A poeta Arriete Vilela, com uma poesia densa, tece sua “rede” de palavras cen-trada na temática da memória. O poema “Não devias” apresenta uma linguagem al-tamente elaborada, com acentuado lirismo e encantamento do eu lírico para com a palavra poética:

  Não devias

 

Não devias enamorar-te assim das minhas palavras: são fios que tecem a renda com que adorno as entardecidas beiradas dos meus dias e tecem, igualmente, a renda com que caço borboletas que, à tua semelhança, vejam solitárias ao redor do meu mistério  

Não, não te devias exibir assim

à beira do poço: és pássaro de pequenas asas e basta um descuidado sopro de minha poesia para fazer-te ver o céu menor do que uma lágrima.  Não devias jogar-me à passagem

– e assim, à vista de todos –

belas metáforas: esmago-as com amorosos gestos para que  gotejem em mim o sumo das folhas da pitangueira com seu cheiro de infância reencontrada na tua ausência.

 Poupa-te, anjo de flores que só duram um dia. Passa à margem do que sou,

protege esses teus olhos de mares transparentes e não queiras estender o meu silêncio, a minha recusa nem os sutis precipícios sobre os quais vivo

e escrevo.

Protege o teu coração

e não atices nele a colméia que espreita, para além das cercas vivas de papoulas, a dor nos descuidos da alegria amorosa (VILELA et al, 2001, p. 29-30).

 

A memória lírica, no poema, surge enquanto baliza capaz de realizar e resgatar fatos e lembranças passadas, mas sempre organizada de maneira individual,

(11)

centra-da nos artifícios centra-da linguagem, nas modulações de um pensamento que (re)elabora o passado, dando novos sentidos ao ato de rememorar, como na passagem: “para que  gotejem em mim o sumo das folhas / da pitangueira com seu cheiro de infância / reen-contrada na tua ausência” (VILELA et al., 2001 p. 29-30). Bosi (1994, p. 55) lembra que, memória não é sonho, é trabalho, pois “lembrar não é reviver, mas reconstruir, repensar, com imagens e ideias de hoje, as experiências do passado”.

O poema Reconciliação, de Vilela (1999, p. 64-5), apresenta uma linguagem marcada pela inquietação do eu-lírico e embasada na memória lírica:

 

Reconciliação   

Faço-me desatenção

às vertigens da minha alma

e retorno à mágica manhã da infância para esquecer-me em sentimentos leves, inaudíveis,

sem ressonâncias de batalhas.  

Faço-me rendas, delicadas singelezas,

suaves pontos no sobrecasaco do destino; faço-me brisa nos cabelos grisalhos da avó em que me tornei.

 

Faço-me inquietação

e nino-me no balanço da rede:

enfim, a felicidade não me cobra pressa, não me espeta com ânsias de tê-la, e a vaidade não range os dentes, porque hoje é bicho domado.  

Faço-me indulgência

e, ao gosto da pitanga madura,

posso ser a saudade do doce olhar do amigo: amor e desejo tão narcisicamente identificados.  

Faço-me distância

e me reconcilio com a solidão.

A recordação é o fator imprescindível que movimenta as aspirações e sentimentos do sujeito poético, pois no momento da recordação o eu rememora, com profundidade,

(12)

os acontecimentos e experiências anteriormente vivenciados. Nos poemas sintético de Arriete Vilela, a palavra – enquanto registro/memória – é a expressão maior de um eu-lírico que tem, na linguagem, a força de um contato amoroso com as palavras.

No texto Poema 27, a palavra é elemento vital da luta travada pelo poeta:   Poema 27 A Palavra: uma forma de debater-me em voragens de fundo de rio aparentemente calmo (VILELA, 2004, p. 50).

 Mas se há o embate do poeta com as palavras, há também a consciência de soli-dão, de vazio e impotência perante o ofício do verso, tal como no texto Poema 28, de Arriete Vilela:

Poema 28

Como inconfessável roteiro, a palavra às vezes me falta

e então vivo como lã ao vento:

desatada, transitória, cardadura inútil

(VILELA, 2004, p. 51).

 O eu lírico feminino se compara como “lã ao vento”, que sente, às vezes, o apa-rente abandono das palavras, mas não o da poesia.

O texto “tua Palavra”, de Arriete Vilela, exprime uma linguagem vigorosa, acentuada pela interlocução do Eu lírico com o Outro:

tua Palavra

tua palavra de pitanga madura, lua vermelha esmagada na minha mão mesclou de amargos amores o legítimo

linho branco em que mãe, avó e bisavó bordaram um fatídico destino poético.

(13)

tua palavra de pólen na leveza da ave nômade fecundou a minha palavra: fiz-me útero

e te embriaguei, amorosamente, das sinuosidades labirínticas em que protegias os teus medos, e te nutri com a alegria das bandeirolas que se esperançavam nas manhãs de prata com os sinos a quererem-se cristais.

[...]

tua palavra invejou a minha palavra e então nos distanciamos,

porque  não podíamos ser galantes entre iguais entrelinhas (VILELA, et al., 2001, p. 36-7).  

Os versos do poema registram a contenção, o rigor da linguagem e as sutilezas das imagens, que resultam no equilíbrio e na condensação textual. É a memória que se cristaliza no instante de dizer quando o sujeito da enunciação diz que a palavra do outro é como “pitanga madura”, também comparada à “lua vermelha”. Há, no texto, uma aproximação de palavra-memória capaz de nomear o ser de forma amorosa, me-diante a palavra poética. Mesmo que haja a consciência de um distanciamento de eu e do outro, a certeza, para o sujeito lírico de que a palavra é portadora de esperanças, tal com os “sinos a quererem-se cristais”, ela apresenta-se como “pólen na leveza da ave nômade”.  Pode-se constatar, nos versos, que a palavra – mediante o ato de nomear – realça a condição do poeta: ser solitário e, ao mesmo tempo, solidário, mediante a força das palavras, tal como afirma Cecília Meireles (1983, p. 235): “Ai, palavras, ai, palavras,/ que estranha potência, a vossa!”. Na criação literária, o poeta (re)inventa o seu mundo tecendo uma configuração poética e social à tessitura do poema.

Virgínia Vendramini, no poema “Gula”, do livro Matizes, faz um contraponto entre passado e presente, em que o eu lírico rememora o tempo distante, das coisas mais ternas e “doces” da infância:

  Gula

 Ainda guardo na boca O gosto de fruta verde Comida quente do sol. Não havia defensivos... Apenas um pouco de pó... Bicadas de passarinhos...  

Ainda guardo a cobiça Pelas mangas e goiabas Distantes de minha gula.

(14)

Belas, nos galhos mais altos... E guardo no corpo inteiro Fome e sede insaciáveis Das coisas doces da infância, Delícias que são saudades (VENDRAMINI, 1999, p. 14).  

A memória é a tônica que movimenta o poema, pois através das reminiscências, o sujeito lírico recorda o tempo da infância, no qual centra as suas aspirações mais ternas. No texto, o tempo e a memória são forças mediadoras e potências capazes de interligar os fatos, as pessoas e suas ações, bem como as coisas do mundo. 

O texto Fósforos de Cor apresenta o tema da infância e das reminiscências, em que as palavras ganham um colorido marcante mediante à memória lírica do sujeito da enunciação:

 

Fósforo de Cor

 Na sombra amiga da noite fria

Pequena chama verde-azulada, Cintilações vermelho-douradas. E chuva de estrelinhas de prata. Um palito riscado... um outro... segundos de cor e claridade, Luminosos cenários de sonhos Depressa desfazendo-se em nada.  Ficava tão diferente o mundo À luz dos fósforos coloridos...

Mas o tempo mudou os brinquedos, Deixou as sombras, levou os sonhos... (VENDRAMINI, 1999, p. 12).

Através das reminiscências, o sujeito lírico recorda o tempo da infância, no qual centra as suas aspirações mais ternas em contraponto ao momento de reflexão sobre o passado. O tempo e a memória são forças capazes de interligar os fatos, as pessoas e as aspirações do eu-lírico em relação às mudanças vividas e as experiências pessoais. O tempo, nos versos de Vendramini, aparece de maneiras distintas: tempo existencial e tempo da memória. Ao historicizar e (re)presentificar o tempo vivido, o sujeito poéti-co mostra que, enquanto processo de transição, a temporalidade e a historicidade dos fatos e acontecimentos são matérias de preocupação embasadas nas circunstâncias da vida concreta e do mundo imaginário.

(15)

No poema intitulado Em tom Menor, evidencia-se o tema da memória relacio-nado à imagem do piano antigo, que ficou gravado somente na memória. Ao contra-por o tempo passado com o momento presente, o eu-lírico relembra com nostalgia as canções de outrora:

 

Em tom Menor   

No silêncio do piano antigo Que perdura apenas na memória A saudade se exercita em notas tristes Nas escalas em tom menor.

 

Depois a melodia simples Dedilhada devagar, ao acaso,

Entre pausas e compassos de espera, Busca harmonia na perfeição do acorde.  

E no silêncio do piano antigo Que só ressoa na memória A saudade repete incessante suas canções prediletas... Amor – seu eterno tema

(VENDRAMINI, 1999, p. 32).  

O ato de recordar é elemento inerente ao fazer poético. Ao descrever mentos vivenciados em um tempo pretérito, o sujeito lírico rememora os aconteci-mentos que ficaram distanciados, mas que no momento presente o sujeito da enun-ciação reaviva na memória o conhecimento anterior e vivências de um tempo que faz o eu lírico sentir saudade das coisas e acontecimentos que ficaram distante no tempo, ao relembrar as canções prediletas ouvidas no piano. O “tom menor” aponta para as notas tristes e para o silêncio do piano.

A imagem do piano “sempre calado”, também aparece nos versos do poema “Móveis e utensílios”, em que privilegia-se as imagens do tempo e as reminiscências do sujeito lírico:

 

Móveis e utensílios  

sala de jantar em madeira escura  Com flores e com frutas entalhadas,  Cristaleira plena de porcelanas  Para serem vistas, jamais usadas. 

(16)

 Havia um piano sempre calado  E muitos álbuns de fotografia...  Nas estantes quantos livros fechados,  Com leitura que a Igreja proibia...   

Havia bibelôs, estatuetas, 

Um carrilhão que nunca se calava,  Anunciando nos quartos de hora  Que o tempo urgia, que a vida passava... Minhas lembranças passeiam incautas  E tropeçando em vasos de saudade,  No corredor escuro da memória 

Vou derramando em versos minha história...  História simples de uma casa antiga 

Que abrigou sonhos, mágoas e brinquedos...  Casa velha que se perdeu no outrora, 

Mas que dentro de mim vive em segredo (VENDRAMINI, 1999, p. 47).

 

As imagens presentes no poema – mediante as múltiplas categorias de percepção do mundo – instauram uma operacionalização que remetem para uma (re)memoriza-ção dos acontecimentos passados. As imagens da casa antiga, com seus móveis e uten-sílios, se justapõem às lembranças do momento presente, vivenciadas pelo eu lírico, que constrói sua história a partir das sensações que afloram mediante as lembranças que “passeiam incautas” e tropeçam em “vasos de saudades, como diz o sujeito da enunciação. O olhar que se volta para as rememorações vividas anteriormente acen-tua o poder das imagens e seu poder de simbolização, pois no dizer de Jean Davallon, “a imagem é antes de tudo um dispositivo que pertence a uma estratégia de comuni-cação: dispositivo que tem a capacidade, por exemplo, de regular o tempo e as mo-dalidades de recepção da imagem em seu conjunto ou a emergência da significação” (DAVALLON, 1999, p. 30). Constata-se, que as afirmações do autor vão ao encontro das correspondências imagéticas que aparecem no texto de Vendramini. As imagens, presentes no texto, têm o poder de (re)configurar os acontecimentos a partir de uma observação atenta do sujeito poético, que registra o seu “estar no mundo” ao “reme-morar o passado”. Daí a força da imagem enquanto “um operador de memória no seio de nossa cultura”, como afirma Davallon, (1999, p. 30).

Na criação literária as poetas Adélia Maria Woellner, Arriete Vilela e Virgínia Vendrami (re)inventam mundos e dão sentidos à vida através das palavras. Nesse sen-tido, a palavra-memória é uma força que impulsiona os artistas da palavra a atingirem sonhos, objetivos e realizações.

(17)

Palavra poética e memória social são elementos basilares na poesia de Adélia Maria Woellner, Arriete Vilela e Virgínia Vendramini. Ao elaborar uma poiesis alicer-çada em um mundo de (re)significações, as poetas realizam um fazer poético direcio-nado à condição humana e ao sentido de transitoriedade. A temática social – na obra das Artistas da Palavra – está alicerçada numa construção poética capaz de valorizar os sentimentos de amor, participação frente aos inquietantes desafios que a vida impõe. Os textos de Woellner, Vilela e Vendramini – lapidados no cinzel da memória – instauram um procedimento poético em que a palavra poética tem o poder de desper-tar no leitor uma atenção voltada para as coisas mais simples, sensíveis, pois a lingua-gem é sinal de vida e permanência.

MEMORY AND EXPERIENCE POÉTICA IN ADÉLIA MARIA WOELLNER, ARRIETE VILELA AND WIDOWER VIRGINIA VENDRAMINI

Abstract: poetic word and memory are basic elements in the poetry of Harold Blum

Ma-ria Woellner, Arriete Vilela and Virginia Vendramini. To prepare a poiesis grounded in a world of meanings, the poets perform a make poetic that directs the human condition: transience and permanence. The social theme – in the work of Artists of the Word – is founded on a poetic construction capable of harnessing the feelings of love, participa-tion front to disturbing challenges that life imposes. In literary creaparticipa-tion to the Artists of the Word (re)invent worlds and give directions to life through the words, i.e. the word-memory and the important factor that moves the aspirations and feelings of the subject poetic, because at the time of remembrance the ue recalls, in depth, the events and expe-riences previously experienced. The texts of Woellner, Vilela and Vendramini, stoned the chisel of memory, they establish a poetic procedure in which the poetic word has the power to awaken the reader an attention turned to the simplest things, sensitive, becau-se the language is a sign of life and permanence.

Keywords: Poetic Word. Language. Lyrical. Female Voices.  

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaios sobre a imaginação da matéria. são Paulo: M. Fontes, 1989a.

BACHELARD, Gaston. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989b.  BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. são Paulo: M. Fontes, 1993.

BORGEs, Jorge Luis. Esse ofício do verso. são Paulo: Companhia das Letras, 2000. BOsI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. são Paulo: Companhia das Letras, 1994.

(18)

DAVALLON, Jean. A imagem, uma arte da memória? In: ACHARD, Pierre et al.

Pa-pel da memória. tradução e introdução de José Horta Nunes. Campinas, sP: Pontes, 1999.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arqueti-pologia geral. tradução de Hélder Godinho. são Paulo: M. Fontes, 1997. (Ensino su-perior).

MEIRELEs, Cecília. Flor de poema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983. (Coleção Poiesis). 

MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. tradução de Edgard de Assis Carvalho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

NEUKIRCHEN, Clarice Braatz schmidt. Tempo e memória na lírica de Adélia Maria

Woellner. Dissertação (Mestrado em Letras) – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2006.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. tradução de Olga savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. (Coleção Logos). 

PAZ, Octavio. Convergências: ensaios sobre arte e literatura. tradução de Moacir Wer-neck de Castro. Rio de Janeiro: Rocco, 1991. 

PAZ, Octavio. A outra voz. são Paulo: siciliano, 1993.

ROsA, António Ramos. O conceito de criação na poesia moderna. Colóquio/Letras, Lisboa, n. 56, jul. 1980.

VENDRAMINI, Virgínia. Matizes. Maricá, RJ: Blocos, 1999. VILELA, Arriete. Frêmitos. Maceió: Grafmarques, 2004. VILELA, Arriete. Lãs ao vento. Rio de Janeiro: Gryphus, 2005. VILELA, Arriete. Vadios afetos. Maceió: Gazeta de Alagoas, 1999.

VILELA, Arriete. Artesanias da palavra (Antologia de poemas, com Gonzaga Leão, José Geraldo Marques, Otávio Cabral e sidney Wanderley). Maceió: Grafmarques, 2001.

WOELLNER, Adélia Maria. Infinito em mim. Curitiba, 1997.

(19)

WOELLNER, Adélia Maria. Luzes no espelho: memórias do corpo e da emoção. Curi-tiba: A. M. Woellner, 2004b.

* texto apresentado como comunicação no IV Colóquio Internacional Cultura e Me-mória social (2009), em toledo (PR).

Recebido em: 20.02.2010. Aprovado em: 15.03.2010.

** Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. E-mail: donize-ti@unioeste.br

Referências

Documentos relacionados

Neste âmbito é de realçar o Programa Aprendizagem Independente Alcançada pelos Alunos (AIAA), um programa iniciado por Janet L. Este é um “programa metacognitivo que

Como já afirmei, esta pesquisa tentou compreender o olhar das crianças negras sobre sua realidade e suas relações no ambiente escolar. Através deste olhar, na simplicidade das vozes

Ao longo do processo a instituição museológica teve sua denominação modificada e seus espaços físicos mudados de endereço, fatos que não impediram, mesmo

Em um vapor de rubídio interagindo com um trem de pulsos com taxa de repetição de 100 MHz, os átomos entram em ressonância com vários modos do pente de frequências, dado que a

Os metaconglomerados da Formação Serra do Córrego são irregulares, descon- tínuos e lenticulares. Quanto à espessura das camadas ou lentes, pôde-se observar que há uma tendência

que tem muitas fotos em que ela se expõe, mostrando o corpo, e que seria fácil esquecer da idade dela olhando apenas para as fotos. Em seguida, mostra um trecho de um vídeo do canal

Na ausência da alternativa sugerida pela bibliografia do Neville, e em conformidade com a bibliografia sugerida pelo concurso (Manual de Condutas do Ministério da Saúde - Controle

Em função da carência de trabalhos de pesquisa com a cultura do rabanete no Brasil, procurou-se estudar os efeitos isolados e combinados da adubação nitrogenada e potássica na