• Nenhum resultado encontrado

Avaliação microbiológica de água para consumo em instituições de ensino fundamental de rede pública / Microbiological evaluation of water for consumption in public network fundamental education institutions

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Avaliação microbiológica de água para consumo em instituições de ensino fundamental de rede pública / Microbiological evaluation of water for consumption in public network fundamental education institutions"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.36201-36208 jun. 2020. ISSN 2525-8761

Avaliação microbiológica de água para consumo em instituições de ensino

fundamental de rede pública

Microbiological evaluation of water for consumption in public network

fundamental education institutions

DOI:10.34117/bjdv6n6-240

Recebimento dos originais:10/05/2020 Aceitação para publicação:10/06/2020

Tatiana Maria de Freitas Gomes Lima Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Instituição: Universidade Federal do Ceará

Endereço: Av. Humberto Monte, S/N – Bairro Pici, Fortaleza – CE, Brasil E-mail: tatianamfglima@hotmail.com

Danielle Alves da Silva Rios

Mestre em Engenharia e Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande Instituição: Universidade Federal do Ceará

Endereço: Av. Humberto Monte, S/N – Bairro Pici, Fortaleza – CE, Brasil E-mail: daniellealvez@hotmail.com

RESUMO

A água designada para consumo humano deve preencher condições mínimas para ser utilizada. A necessidade de uma fonte de boa qualidade e sua utilização prudente são de suma importância para a economia e conservação da saúde da população. Nos países como o Brasil, a expansão populacional vem gerando maior busca pelo recurso e impactando em sua qualidade, principalmente nas zonas periféricas das áreas urbanas que carecem de serviços essenciais para atender a demanda. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar da qualidade microbiológica da água distribuída nas instituições de ensino, bem como colaborar com o monitoramento da qualidade da mesma. Este estudo foi realizado em instituições de ensino fundamental acompanhados pelo distrito educacional VI, durante o mês de Novembro de 2017, na cidade de Fortaleza-CE. Os procedimentos analíticos aplicados obedeceram às instruções recomendadas pela American Public Health Association (APHA) para realização do ensaio presuntivo utilizando o Teste Presença-Ausência, considerando o padrão de potabilidade determinado na legislação vigente. Os resultados obtidos demonstraram que 93,33% das amostram se encontram dentro do que determina a Portaria nº 2914/11, porém, 33% e 6.66% apresentaram contagem para coliformes totais e termotolerantes respectivamente, em desacordo com a legislação. Sendo assim, ressalta-se a importância do controle periódico de todo percurso da água até a chegada dos bebedouros das escolas, evitando que ocorram doenças transmitidas por ela.

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.36201-36208 jun. 2020. ISSN 2525-8761 ABSTRACT

Water designated for human consumption must meet minimum conditions for use. The need for a source of good quality and its prudent use are of paramount importance for the economy and conservation of the population's health. In countries like Brazil, population expansion has been generating greater demand for the resource and impacting its quality, especially in the peripheral areas of urban areas that lack essential services to meet demand. The present work was carried out with the objective of evaluating the microbiological quality of the water distributed in educational institutions, as well as collaborating with the monitoring of its quality. This study was carried out in elementary education institutions monitored by the educational district VI, during the month of November 2017, in the city of Fortaleza-CE. The analytical procedures applied followed the instructions recommended by the American Public Health Association (APHA) for carrying out the presumptive test using the Presence-Absence Test, considering the potability standard determined by current legislation. The results obtained showed that 93.33% of the samples are within the terms of Ordinance No. 2914/11, however, 33% and 6.66% had a count for total and thermotolerant coliforms, respectively, in disagreement with the legislation. Thus, it is emphasized the importance of periodic control of the entire route of water until the arrival of drinking fountains in schools, preventing the occurrence of diseases transmitted by it.

Keywords: coliforms; schools; drinking water.

1 INTRODUÇÃO

A água é classificada como recurso natural imprescindível para a manutenção da vida. O monitoramento de sua qualidade é uma necessidade global, que requer a atenção dos órgãos de fiscalização sanitária e dos consumidores em geral, principalmente no que concerne à água para consumo humano, uma vez que a mesma pode se tornar um veículo de transmissão de patógenos, influenciando diretamente no bem estar e na saúde da população (Araújo et al., 2011, Wang et al., 2014).

Problemas relacionados à disponibilidade da água para consumo têm se tornado cada vez mais recorrente. Tais problemas não se extinguem unicamente à falta de água, mas também à insuficiência de sua qualidade uma vez que nem toda água é apropriada para o consumo. Desde o século passado esse problema vem sendo discutido mundialmente, mas, o Brasil, tido como um dos maiores detentores de reserva de água, não a consagrou como um direito fundamental (Moreira

et al., 2017).

Devido à expansão populacional observada nos últimos anos, o consequente aumento na busca pelo recurso e acrescentando à desatenção com o meio ambiente e inúmeros corpos d’água estão sucumbindo ou estão sendo poluídos por esgotos domésticos e industriais (Mendes, 2014). Em países como o Brasil, esse cenário está presente principalmente nas zonas periféricas das áreas

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.36201-36208 jun. 2020. ISSN 2525-8761

urbanas que carecem de serviços essenciais para atender a demanda de um crescimento rápido da população, causando também uma forte pressão sobre a situação ambiental (Opas, 2010).

Caracterizada como um solvente universal, a água torna-se fundamental para muitas atribuições cotidianas, entretanto, pode representar um perigo à saúde da população caso ocorra algum desvio em seu processo de tratamento. É de primordial relevância que o controle na potabilidade da água seja executado de modo continuado, para que dessa forma possa restringir a disseminação das doenças de veiculação hídrica, preservando a população da ocorrência das mesmas, condensando os gastos com a saúde pública (Lima & Santos, 2016).

A água potável não deve conter micro-organismos patogênicos e deve estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal. Os indicadores de contaminação fecal, tradicionalmente aceitos, pertencem a um grupo de bactérias denominadas coliformes. O principal representante desse grupo de bactérias é a Escherichia coli. O grupo dos coliformes totais é composto por bacilos Gram negativos não esporulados pertencentes à família Enterobacteriacea, que fermentam lactose com formação de gás quando incubados à 37ºC por 24-48 horas. Já os coliformes termotolerantes são aqueles coliformes totais que apresentam a capacidade de continuar fermentando a lactose, com formação de gás, em temperatura de 44-45 ºC em 24 horas, sendo a bactéria Escherichia coli a principal representante desse grupo. Além disso, essa bactéria pode ser utilizada para indicar uma possível contaminação fecal da água, pois Escherichia coli é um micro-organismo encontrado na microbiota intestinal de animais (Franco & Landgraf, 2008).

A água é considerada fonte de vida e todos os seres vivos necessitam dela para sobreviver. Logo, o ambiente escolar tido como segunda casa para crianças e adolescentes, onde os mesmos ficam a maior parte do dia, passa a ser um fator a mais de exposição aos agentes patogênicos. De modo que a contaminação da água nem sempre é visível, faz-se necessário a avaliação de sua qualidade de forma permanente. Ela é ingerida pelo homem em grande quantidade, além de ser sua principal excreção. Além da elevada ingestão, quando contaminada pode ser um importante transmissor de doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias, protozoários e parasitas (Soto et

al., 2005).

O presente trabalho teve como objetivo geral, avaliar a qualidade microbiológica da água oferecida para consumo, bem como as condições de higiene dos bebedouros dispostos nas galerias das instituições de ensino fundamental em Fortaleza-CE.

2 MATERIAL E MÉTODOS

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.36201-36208 jun. 2020. ISSN 2525-8761

(I e II), com 37. 389 alunos matriculados no ano de 2017. Este trabalho avaliou a qualidade microbiológica da água oferecida a um total de 8.527,23 alunos (23%) de 15 destas instituições (27%).

Os procedimentos analíticos aplicados obedeceram às instruções recomendadas pela Associação Americana de Saúde Pública – American Public Health Association (APHA), recorrendo-se a técnica do Número Mais Provável (NMP) para realização do ensaio presuntivo utilizando o Teste Presença-Ausência para coliformes termotolerantes, considerando o padrão de potabilidade determinado na Portaria nº 2914/11 (APHA, 2001, Brasil, 2011).

As amostras (100 mL) foram coletadas assepticamente através da utilização de recipientes de vidro esterilizados, com capacidade máxima de 250 mL. A água foi coletada nos bebedouros expostos nas galerias das instituições de ensino após 2 minutos de vazão contínua (Morais, 2016) e foram transportadas em caixa de isopor contendo gelo reutilizável até o Laboratório de Microbiologia do Centro Universitário Estácio do Ceará, onde ficaram armazenadas sob refrigeração por 1 hora até o início das análises.

Para realização das análises, foram utilizados para cada amostra 9 tubos de ensaio contendo 9 mL de Caldo Lauryl Triptose (LST) com tubos de Durhan invertidos. Foram inoculados 10 mL de amostra na triplicata contendo LST em concentração dupla e 1 e 0,1mL nas triplicatas contendo LST em concentração simples. Após inoculados serão incubados à 35 °C por 48 horas.

Posteriormente a confirmação de micro-organismo formador de gás em presença de lactose, os procedimentos foram continuados para a detecção de coliformes termotolerantes, onde de cada amostra positiva foi retirado 1 alçada do inóculo e transferido para tubos contendo 9 mL de Caldo Bile Verde Brilhante (BVB) com tubos de Duhran invertidos e foram incubados à 35 °C por 48 horas.

A análise de coliformes termotolerantes foi realizada por meio da utilização de tubos com 9 mL Caldo Escherichia coli (EC) contendo tubos de Duhran invertidos. Onde dos tubos que denotaram crescimento característicos no procedimento pregresso, foi transferido 1 alçada do inóculo para os tubos contendo o Caldo EC e incubados em banho maria à 45 °C por 24 horas.

Os resultados qualitativos obtidos, tanto para coliformes totais, como para coliformes termotolerantes, foram convertidos em valores numéricos, utilizando-se tabelas de NMP com nível de confiança de 95%.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.36201-36208 jun. 2020. ISSN 2525-8761

na Tabela1. Do total de 15 amostras de água oferecida para consumo nos bebedouros das instituições de ensino fundamental, 14 (93,33%) apresentaram contagem dentro do padrão vigente para bactérias do grupo de coliformes termotolerantes, 5 amostras (33%) apresentaram alguma contagem para coliformes totais e 1 amostra (6,66%) apresentou contagem para coliformes termotolerantes.

Tabela 1- Análise de coliformes termotolerantes em amostras de água das escolas de ensino fundamental da rede pública. Amostra Coliformes Totais (NMP/100mL) Coliformes Termotolerantes (NMP/100mL) A1 <0,03 Ausente A2 <0,03 Ausente A3 <0,03 Ausente A4 <0,03 Ausente A5 2,4 Ausente A6 <0,03 Ausente A7 <0,03 Ausente A8 <0,03 Ausente A9 <0,03 Ausente A10 0,23 Ausente A11 2,4 Ausente A12 <0,03 Ausente A13 0,04 1-0-0 A14 <0,03 Ausente A15 0,23 Ausente PADRÃO* --- Ausente *Portaria nº 2.914 (Brasil, 2011).

O Ministério da Saúde do Brasil, através da Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011, que regulamenta as normas de potabilidade de água para consumo humano, preconiza que a água potável para o consumo deve estar ausente de coliformes termotolerantes em 100 mL de amostra de água (Brasil, 2011). Porém, a presença de coliformes totais em amostra de água para consumo é suficiente para sua reprovação. Portanto, segundo os critérios de potabilidade, a presença de coliformes totais na água, torna-a imprópria para consumo humano. Assim, 3 das 15 escolas avaliadas no presente estudo, estavam oferecendo água imprópria para o consumo humano. Esse fato se torna preocupante, uma vez que esses estabelecimentos atendem predominantemente o público infantil, que apresentam uma susceptibilidade aumentada.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.36201-36208 jun. 2020. ISSN 2525-8761

em 12 pré-escolas e observou que quanto à presença de coliformes termotolerantes não foi constatada a presença em nenhuma das amostras avaliadas. Já no que se refere a contagem de coliformes totais o mesmo contatou a presença e 7 (58,3%) do total de amostras.

Nascimento et al. (2013) ao pesquisarem amostras de água de 15 escolas do município de Campo Mourão (PR) também observaram a presença de contaminação por coliformes totais em 5 escolas avaliadas.

A presença de coliformes totais nas amostras avaliadas pode estar relacionada à falha do sistema de tratamento da água, recontaminação durante a sua distribuição. Coliformes totais e fecais em amostras de água podem ser indicadores da eficácia do tratamento, da distribuição ou falha higienização dos bebedouros, tornando-se ferramentas úteis para a vigilância da qualidade microbiológica da água tratada distribuída nas instituições (Nascimento, 2007, Bomfim, 2007).

A avaliação das condições sanitárias de águas para consumo é realizada através de análises das bactérias do grupo coliforme, que atuam principalmente como indicadores de poluição fecal, pois ocorrem na microbiota intestinal do homem e de animais de sangue quente. Os coliformes são bactérias gram-negativas, não esporuladas, na forma de bastonetes que fermentam a lactose com formação de gás. Esta definição abrange um número de espécies de enterobactérias incluídas nos gêneros Escherichia, Klebisiella, Citrobacter e Enterobacter (Silva; & Junqueira, 1995). Geralmente, na determinação de coliformes, realiza-se a diferenciação entre os de origem fecal e não-fecal. Os coliformes não-fecais como a Serratia e Aeromonas (Silva & Junqueira, 1995), são encontradas no solo e vegetais, possuindo a capacidade de se multiplicarem na água com relativa facilidade, além do seu elevado potencial patogênico. No entanto os coliformes de origem fecal, não se multiplicam facilmente no ambiente externo e são capazes de sobreviver de modo semelhante às bactérias patogênicas e na grande maioria dos casos, são usados como micro-organismos indicadores. Pois uma vez presentes no ambiente, os patógenos associados também podem estar presentes (Silva & Junqueira, 1995).

De acordo com a legislação vigente, os reservatórios de água devem ser higienizados em um intervalo de seis meses, devendo haver registros desta prática e a presença de um responsável devidamente capacitado para a higienização desse reservatório (Brasil, 2011). Entretanto, vale ressaltar que o tratamento da água em si não garante a manutenção da condição de potabilidade, podendo ocorrer contaminação entre o tratamento, distribuição e consumo. Portanto, é necessária a fiscalização e monitoramento dos órgãos competentes nesses estabelecimentos de ensino. Além disso, é necessário um acompanhamento do controle microbiológico dos reservatórios de água desses locais, bem como a adoção de providências de caráter preventivo e corretivo tais como

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.36201-36208 jun. 2020. ISSN 2525-8761

tratamento da água, limpezas periódicas e manutenção dos reservatórios, filtros e bebedouros constantemente.

4 CONCLUSÕES

Os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que a água oferecida nas instituições de ensino fundamental, em sua maioria, é apropriada para consumo dos alunos, uma vez que todas se enquadraram nos padrões exigidos pela legislação. Porém, uma amostra se apresentou em desacordo com a legislação, pois foi encontrado resultado positivo para coliformes termotolerantes. As bactérias do grupo coliformes são indicadores rotineiramente encontrados em pesquisas associadas à qualidade da água para o consumo humano. Visto que em 5 das 15 amostras foi detectada a presença de coliformes totais, 1 amostra foi positiva para coliformes termotolerantes e que a presença dos mesmos em água pode ser indicativo de ineficácia do tratamento, da distribuição ou falha higienização dos bebedouros, faz-se necessário análises continuas, para que dessa forma se possa assegurar o consumo de uma água de qualidade pelos alunos.

REFERÊNCIAS

Aleixo, B.; Rezende. S.; Pena, J. L.; Zapata, G.; Heller, L. Direito humano em perspectiva: desigualdades no acesso à água em uma comunidade rural do nordeste Brasileiro. Revista Ambiente

& Sociedade, v. 19, n. 1, p. 63-82, 2016.

Araújo, G. F. R; Tonani, K. A. A.; Ragazzi, M. F.; Julião, F. C.; Sampaio, C. F.; Cardoso, O. O.

Qualidade físico-química e microbiológica da água para o consumo humano e a relação com a saúde: estudo em uma comunidade rural no estado de São Paulo. O Mundo da Saúde, v. 35, 2011.

Bomfim, M. V. J. et al. Avaliação físico-química e microbiológica da água de abastecimento do laboratório de bromatologia da UERJ. Revista Higiene Alimentar, São Paulo, v. 21, n. 152, p. 99-103, jun. 2007.

Brasil. Portaria Nº 2914. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade

da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Ministério da Saúde, 2011.

Carvalho, D. R. et al. Avaliação da qualidade físico-química e microbiológica da água de um

campus universitário de Ipatinga – MG. Ipatinga, Brasil, 2010.

Ferreira Júnior, G. C. et al. Qualidade microbiológica da água consumida por crianças de pré-escolas do município de Rio Largo – Alagoas. SaBios: Revista de Saúde e Biologia, v. 10, n. 3, p. 43-48, dez. 2015.

Franco, B. D. G. M & Landgraf, M. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Atheneu, 2008. Lima, S. C. A., Santos C. A. B. Educação e saúde pública: Determinação de cloro e Escherichia

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.36201-36208 jun. 2020. ISSN 2525-8761 Ingazeira, Brasil, 2016.

Mendes, P. P. M. Processo erosivo em área urbana: condomínio Privê, cidade satélite Ceilândia,

D.F. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória ES. 2014.

Morais, W. A. et al. Sanitary quality of drinking water distributed for public supply in Rio Verde, State of Goiás, Brazil (Qualidade sanitária de água potável distribuída para abastecimento público em Rio Verde, Estado de Goipas, Brasil). Cadernos Saúde Coletiva, v. 24, n. 3, p. 361-367, 2016.

Moreira, A. E. O. & Torres, A. M.. O direito à água: dever do estado e a contaminação do Rio Doce/The righttowater: state of dutyand Rio Doce contamination. Revista de Direito da

Administração Pública Law Journal of Public Administration, v. 1, n. 1, 2017.

Nascimento, M. S. V. et al, Análise bacteriológica da água no estado do Piauí nos anos de 2003 e 2004. Revista Higiene Alimentar, São Paulo, v. 21, n. 151, p. 99-103, maio 2007.

Nascimento, D. C.; Ribas-Silva, R. C.; Pavanelli, M. F. Pesquisa de coliformes em água consumida em bebedouros de escolas estaduais de Campo Mourão, Paraná. SaBios: Revista de Saúde e

Biologia, Campo Mourão, v. 8, n. 1 p. 21- 26, jan/abr. 2013.

OPAS (Organização Panamericana de Saúde). La salud y el ambiente em el desarrollos ostenible. Publicación Científica, n. 572. Washington, D.C.: OPS (OrganizaciónPanamericana de La Salud), 2000. 298 p.

Silva, N.; Junqueira, V. C. A. Métodos de Análises Microbiológicas de Alimentos. Campinas: Ital, 1995.

Soto, F. R. M.; Fonseca, Y. S. K.; Antunes, D. V.; Risseto, M. R.; Amaku, M.; Arine, M. L. B. Avaliação microbiológica da água de abastecimento público em escolas no município de Ibiúna – SP: estudo comparativo da qualidade da água no cavalete e pós-cavalete. Revista Inst. Adolfo Lutz, 64 (1): 128-31, 2005.

Vanderzant, C.; Splittstoesser, D. F. Compendium of methods for the microbiological examination of foods. 3. Ed. Washington: American Public Health Association, 1992. 1219 p. In: Silva, N.; Junqueira, V. C. A. Manual de métodos de análise microbiológica de alimentos. 2. Ed. São Paulo: Livraria Varela, 2001, p. 32-36.

Wang, H.; Masters, S.; Edwards, M. A.; Falkinham III, J. O.; Pruden, A. Effect of disinfectant, water age, and pipe material son bacterial and eukaryotic community structure in drinking water biofilm. Environmental Science & Technology, v. 48, n. 3, p. 1426-1435, 2014.

Imagem

Tabela 1- Análise de coliformes termotolerantes em amostras de água das escolas de ensino fundamental da  rede pública

Referências

Documentos relacionados

Intimamente ligado à contabilidade financeira, o custeio por recursos limita-se a registrar recursos utilizados na produção dos objetos de custos, que são rateados

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Com relação às diferenças observadas entre as duas técnicas cirúrgicas (Grupos 1 e 2), acredita- se que os animais submetidos ao desvio lateral modificado do pênis (Grupo 2)

No Power BI as tabelas são independentes uma da outra, o que significa que uma conexão deve ser criada para que a interface seja interativa entre todas as tabelas de dados.. Para

Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade de leite pasteurizado com inspeção estadual pela pesquisa de estafilococos coagulase positiva, sua

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

escola particular.. Ainda segundo os dados 7 fornecidos pela escola pública relativos à regulamentação das atividades dos docentes participantes das entrevistas, suas atribuições

A validade de conteúdo do Kannada traduzido FABQ-KA por um painel de 10 especialistas foi considerada pelo I-CVI de itens individuais de FABQ-KA ≥ 0,80 e o S-CVI geral