• Nenhum resultado encontrado

Avaliação da relevância da disciplina de bioquímica no curso de licenciatura em química da Universidade Estadual do Ceará e as aulas experimentais como recurso de aprendizado segundo os alunos/ Evaluation of the relevance of the biochemistry discipline i

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Avaliação da relevância da disciplina de bioquímica no curso de licenciatura em química da Universidade Estadual do Ceará e as aulas experimentais como recurso de aprendizado segundo os alunos/ Evaluation of the relevance of the biochemistry discipline i"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.11, p 93033-93038 nov. 2020. ISSN 2525-8761

Avaliação da relevância da disciplina de bioquímica no curso de licenciatura em

química da Universidade Estadual do Ceará e as aulas experimentais como

recurso de aprendizado segundo os alunos

Evaluation of the relevance of the biochemistry discipline in the bachelor's degree

course in chemistry at the State University of Ceará and the experimental classes

as a learning resource according to the students

DOI:10.34117/bjdv6n11-638

Recebimento dos originais:08/10/2020 Aceitação para publicação:28/11/2020

Layonara Dhuly da Silva Teixeira

Graduanda em Química pela Universidade Estadual do Ceará Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia Endereço; Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Itaperi, Fortaleza - CE, 60714-903

E-mail: layonara.teixeira@aluno.uece.br

João Vitor Araújo Souza

Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia Graduando em Química pela Universidade Estadual do Ceará Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Itaperi, Fortaleza - CE, 60714-903

E-mail: vitor.souza@aluno.uece.br

Maria da Conceição Tavares Cavalcanti Liberato

Doutora em Biotecnologia - Professora do curso de Química da Universidade Estadual do Ceará Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia

Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Itaperi, Fortaleza - CE, 60714-903 E-mail: conceicao.liberato@uece.br

RESUMO

Como a Bioquímica é uma disciplina que mescla conteúdos de duas áreas das ciências da natureza, o presente trabalho buscou avaliar a opinião de alunos do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual do Ceará a respeito da relevância da mesma na grade curricular do curso, considerando o emprego das práticas como recurso facilitador do aprendizado, compondo o perfil dos entrevistados e suas opiniões através de um questionário formado por 8 questões.

Palavras-chave: Bioquímica, Práticas, Química.

ABSTRACT

As Biochemistry is a discipline that mixes contents from two areas of nature sciences, the present work sought to evaluate the opinion of students of the Full Degree course in Chemistry of the State University of Ceará regarding its relevance in the curriculum of the course, considering the use of practices as a resource to facilitate learning, composing the profile of respondents and their opinions through a questionnaire formed by 8 questions.

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.11, p 93033-93038 nov. 2020. ISSN 2525-8761

1 INTRODUÇÃO

A Bioquímica sempre foi considerada uma disciplina difícil de ser ministrada pela complexidade de seus conteúdos, visto que trata de fenômenos micro e macromoleculares, difíceis de serem abstraídos e compreendidos. Outra dificuldade do ensino da Bioquímica diz respeito ao grande volume de informações atualmente disponíveis e que devem ser restringidas para acomodar-se ao tempo disponível nas disciplinas de Bioquímica Básica (YOKAICHIYA et al., 2004).

Desta forma, é de suma importância a utilização de recursos que auxiliem e potencializem o aprendizado desta disciplina. É consenso que a experimentação é uma atividade fundamental para o ensino das Ciências (GALIAZZI et al., 2001); e foi observado que um meio muito utilizado no curso de Química da Universidade Estadual do Ceará é a aplicação de aulas experimentais em laboratório. No entanto, o simples ato da realização do experimento não implica diretamente na qualidade da mesma, nem tampouco na relação dos conteúdos teóricos e práticos.

Levando em conta estes aspectos, achou-se relevante a realização de uma sondagem com alguns alunos do curso de Química para conhecer suas opiniões a respeito da importância das aulas práticas realizadas na disciplina de Bioquímica, analisando a relação da mesma com o conteúdo estudado na sala de aula convencional.

2 METODOLOGIA

Para a realização da avaliação foi formulado um questionário composto por 8 perguntas que tinham o objetivo de compor um perfil das pessoas entrevistadas, bem como analisar suas opiniões a respeito da disciplina de Bioquímica e sua relação com as aulas experimentais.

O questionário foi aplicado online e presencialmente, para o total 31 alunos do curso de Química da Universidade Estadual do Ceará no Campus do Itaperi da Cidade de Fortaleza – CE, que já cursaram ou que estão cursando a disciplina de Bioquímica. As respostas foram transferidas para o Google Forms onde foi obtido gráficos de porcentagem. O questionário era composto pelas seguintes perguntas: 1. Qual semestre você está cursando?

2. Quantos anos você tem?

3. Cursou a maioria do Ensino Médio em Escola Particular ou Pública? 4. Você gostaria de ter tido mais aulas práticas na disciplina de Bioquímica?

Sim ( ) Foi o suficiente ( ) Foi mais que o suficiente ( ) Não tive aulas práticas ( ) 5. Na sua opinião, qual a relevância da disciplina de Bioquímica no curso de química?

Pouco relevante (1) (2) (3) (4) (5) muito relevante 6. Você teve dificuldade de associar o conteúdo estudado?

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.11, p 93033-93038 nov. 2020. ISSN 2525-8761 Pouca dificuldade (1) (2) (3) (4) (5) muita dificuldade

7. Você acha que as aulas práticas auxiliam no entendimento do conteúdo teórico estudado na disciplina de Bioquímica?

Ajudam pouco (1) (2) (3) (4) (5) Ajudam muito

8. Você acha que o conteúdo das práticas está associado ao conteúdo teórico abordado em sala de aula?

Pouco associado (1) (2) (3) (4) (5) muito associado

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A primeira parte do questionário tinha o objetivo de compor o perfil dos alunos participantes da pesquisa. A pesquisa contou com a participação de alunos que cursam a partir do 4º semestre, a maioria dos participantes se encontrava cursando o 8º semestre (35,5%) como indica o gráfico 1.

Fonte: Próprio autor.

A idade dos participantes variou entre os 20 e os 30 anos, estando a maioria com 22 anos (32,3%); em relação ao tipo de escola que cursou a maioria do ensino médio, foi obtido um resultado de 64,5% como ex-alunos de escola privada. Os resultados estão demonstrados nos gráficos 2 e 3, respectivamente.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.11, p 93033-93038 nov. 2020. ISSN 2525-8761 Em relação à quantidade de aulas práticas 51,6% gostaria de ter tido mais aulas experimentais e 3,2% informou que a quantidade de aulas foi mais que o suficiente, como mostra o gráfico 4.

Fonte: Próprio autor.

A respeito da relevância da disciplina de Bioquímica no curso de Química, 71% classificou como sendo 5, numa escala que variava de 1 a 5, presente no gráfico 5.

Fonte: Próprio autor.

Uma minoria (9,7%) classificou como 5 a dificuldade que apresentou em associar o conteúdo estudado, descrito no gráfico 6. Enquanto 61,3% dos entrevistados afirmou que as aulas práticas auxiliam na compreensão do conteúdo teórico, como mostra o gráfico 7.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.11, p 93033-93038 nov. 2020. ISSN 2525-8761 O gráfico 8 classificou a relação entre os conteúdos das aulas experimentais e do assunto teórico, sendo esta relação classificada como 5 por 54,8% dos alunos.

Fonte: Próprio autor.

Assim, entende-se o cuidado que se deve tomar na preparação e condução das aulas práticas, uma vez que elas são colocadas pelos alunos como valioso instrumento no estudo da Bioquímica. Galliazzi et al. (2001) ressalta que além de tudo as aulas experimentais muitas vezes apresentam um caráter motivador para os alunos. Galliazi & Gonçalves (2004) realçam a necessidade de aliar o conhecimento teórico com a experimentação, uma vez que a observação e interpretação dos fenômenos experimentais são dependentes do saber teórico.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir dos resultados obtidos foi possível concluir que para a maioria dos alunos a Bioquímica é uma disciplina de relevância para a grade curricular do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará e que a compreensão da mesma é facilitada pelo desenvolvimento de aulas experimentais, uma vez que estas estão diretamente relacionadas com o conteúdo teórico abordado na sala da aula.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.11, p 93033-93038 nov. 2020. ISSN 2525-8761

REFERÊNCIAS

YOKAICHIYA, Daniela K.; GALEMBECK, Eduardo; TORRES, Bayardo Baptista. O que alunos de diferentes cursos procuram em disciplinas extracurriculares de bioquímica?. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 2, n. 1, p. 37-44, 2004. GALIAZZI, M. D. C.; Rocha, J. M. D. B.; Schmitz, L. C.; Souza, M. L. D.; Giesta, S.; Gonçalves, F. P. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 7, n. 2, p. 249-263, 2001.

GALIAZZI, Maria do Carmo; GONÇALVES, Fábio Peres. A natureza pedagógica das atividades experimentais: uma pesquisa no curso de licenciatura em química. 2004.

Referências

Documentos relacionados

Na avaliação da concordância na aferição das medidas entre os métodos DICOM e STL, notamos um bias menor que 10% nas mensurações do Diâmetro médio da

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que