• Nenhum resultado encontrado

Motivos de Adesão de Mulheres a Prática de Exercícios Físicos em Academias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Motivos de Adesão de Mulheres a Prática de Exercícios Físicos em Academias"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Antonio Carlos Tavares Juniora*; Taynara Citelli Plancheb

Resumo

A literatura é vasta com relação a importância da prática regular de exercícios físicos. Especificamente para as mulheres, os benefícios incluem uma melhor regulação hormonal e manutenção da massa óssea, além de prepará-las para a gestação e o processo de recuperação pós-parto. Assim, este estudo tem o objetivo de investigar quais são os principais motivos que levam mulheres da cidade de Pirassununga-SP a aderirem à prática de exercícios físicos em academias. Participaram deste estudo 44 mulheres da cidade de Pirassununga-SP, praticantes de inúmeras modalidades, com idade entre 18 e 50 anos (29,31 ± 9,95). Elas deveriam ser frequentadoras de uma academia da cidade há pelo menos 3 meses, com frequência semanal de no mínimo duas vezes. Com a necessidade de se criar uma forma de aproximação da realidade com a temática da pesquisa, optou-se pela utilização de um questionário estruturado. Usou-se de estatística descritiva para análise e apresentação dos dados. Existe uma grande diversidade nas atividades realizadas por esse grupo, entretanto, a musculação (95,5%) é a modalidade mais praticada. Para essas participantes, o componente estético (45,5%) é o principal motivo de aderência à prática regular de exercícios em academia e a localização (31,8%) é o fator que mais influenciou na escolha de qual academia frequentar. Conclui-se que, para o grupo estudado, o fator estético é o principal motivo para a adesão de um programa de exercícios físicos em academia, sendo a localização o principal fator de escolha para o local de prática.

Palavras-chave: Exercício. Motivação. Academia de Ginástica.

Abstract

There are numerous studies on the importance of regular physical exercise. Specifically for women the benefits include better hormone regulation and preserved bone mass, in addition to preparing them for pregnancy and the postpartum recovery process. Thus, this study aimed investigating the main reasons that lead women from the city of Pirassununga-SP to engage in gym-based physical exercise. A total of 44 women from the city of Pirassununga, in São Paulo state (SP), aged between 18 and 50 years (29.31 ± 9.95), took part in the study. They were enrolled at a local fitness center for at least 3 months, with a minimum frequency of twice a week. A structured interview was used in order to create a situation resembling that of the study object. Descriptive statistics was used for analysis and data presentation. There is a significant difference in the activities of this group, but weight training (95.5%) is the most common modality. For these participants the esthetic component (45.5%) is the main reason for adhering to regular gym-related exercise and location (31.8%) is what most influenced the choice of which fitness center to attend. In conclusion, for the study group the esthetic factor was the primary reason for adhering to a gym-related exercise program, location is the main factor for choosing which one to join.

Keywords: Exercise. Motivation. Fitness Center.

Motivos de Adesão de Mulheres a Prática de Exercícios Físicos em Academias

Women´s Reasons for Adhering to Gym-Based Physical Exercises

aUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Motricidade. Centro Universitário Anhanguera, São Paulo, Brasil.

bCentro Universitário Anhanguera, Curso de Educação Física, São Paulo, Brasil. *E-mail: junior.tavares@anhanguera.com

1 Introdução

A prática de exercícios físicos está intimamente relacionada a uma melhor qualidade de vida e saúde e, ao contrário, o sedentarismo está fortemente correlacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas e hipocinéticas1-5.

A literatura respalda a afirmação acima com inúmeros estudos que mostram uma relação positiva entre exercícios físicos regulares e o combate ao sobrepeso, obesidade e suas interveniências6-11, diminuição do perfil lipídico a longo prazo12,13, tratamento e prevenção de diabetes14-17, tratamento e prevenção de hipertensão arterial18-20, melhoria da qualidade de vida e funcionalidade em idosos21-24 e promoção do bem-estar psicológico25-27.

Especificamente para mulheres, a prática regular de

exercícios físicos traz inúmeros benefícios, como regulação hormonal e manutenção da massa óssea. Sendo prática indicada inclusive na gestação, pois prepara para o aumento da demanda física que essa condição impõe, além de promover diminuição de dores devido ao fortalecimento muscular. Além disso, mulheres ativas têm menos incidência de depressão pós-parto e recuperam-se mais rapidamente28,29.

Nesse contexto, em que a vida cotidiana e suas comodidades induz à diminuição do movimento e ao aumento do sedentarismo, as academias são alternativas para manter-se ativo, por meio de exercícios supervisionados, buscando a melhoria da performance ou aptidão física, estética, saúde, bem-estar físico e mental, interação social e lazer. Por isso a busca por esses espaços tem crescido, com o consequente aumento do número de academias e modalidades oferecidas.

(2)

Assim, este estudo tem o objetivo de investigar quais são os principais motivos que levam mulheres da cidade de Pirassununga-SP a aderirem à prática de exercícios físicos em academias.

2 Material e Métodos

Participaram deste estudo, após contato e ciência do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), 44 mulheres da cidade de Pirassunga-SP, praticantes de inúmeras modalidades, com idade entre 18 e 50 anos (29,31 ± 9,95). Elas deveriam ser frequentadoras de uma academia da cidade há pelo menos três meses, com frequência semanal de no mínimo duas vezes.

Com a necessidade de se criar uma forma de aproximação da realidade com a temática da pesquisa, optou-se pela utilização de um questionário estruturado. O instrumento de pesquisa foi encaminhado a cinco doutores da área de Educação Física e Saúde para apreciação pelos pares enquanto viabilidade e adequabilidade, sendo aprovado por todos, e reproduzido no Quadro 1.

Quadro 1. Motivo de adesão às atividades de academia.

1. Nome: (apenas para identificação, será mantido em sigilo) 2. Idade:

3. Qual(is) modalidade(s) você pratica? 4. Qual o tempo de prática?

( ) 3 a 6 meses ( ) 6 meses a 01 ano ( ) 01 a 02 anos ( ) 02 a 03 anos ( )> 03 anos

5. Qual é o principal motivo para que você pratique exercícios físicos regularmente em uma academia? ( ) Estética

( ) Lazer ou Socialização

( ) Melhora ou manutenção da qualidade de vida e ou saúde ( ) Melhora da aptidão física

( ) Indicação médica

6. O que motivou você a escolher essa academia? ( ) Localização

( ) Professores ( ) Propaganda ( ) Preço

( ) Indicação de amigos e ou familiares

Fonte: Dados da pesquisa.

Os questionários foram aplicados individualmente, antes que o sujeito iniciasse sua atividade, nas respectivas academias. Houve esclarecimento quanto ao objetivo do estudo e instruções de como preencher o questionário, sendo explicado que apenas uma resposta seria válida para questões de múltipla escolha.

2.1 Análise dos dados

Foram realizadas análises quantitativas, extraindo informações da frequência ou percentual de certas

características, e, qualitativa, na qual determinada característica ou falta dela tornou-se objeto de análise, como preconizado pela literatura em pesquisas com essa metodologia30.

Usou-se o programa Excel 2013, para cálculo de percentual e uma abordagem qualitativa para análise e discussão dos dados. A estatística descritiva permitiu dimensionar e organizar os dados de acordo com as características da população estudada e o objetivo do estudo. Consequentemente, possibilitou a discussão sobre as preferências, tempo de prática e motivação dessas mulheres com relação a prática de exercícios físicos em academia. Já a análise qualitativa buscou a interpretação dos dados, buscando um paralelo com a literatura. Para Alves-Mazzottie Gewandznajder31 este tipo de análise torna o pesquisador o principal instrumento de análise, sendo responsável por uma visão holística, fruto de um contato profundo com o objeto de estudo.

3 Resultados e Discussão

O Quadro 2 aponta para as modalidades praticadas pelas participantes, lembrando que elas poderiam citar mais de uma. Quadro 2: Modalidades praticadas

Modalidades % dos participantes

Musculação 95,5 Zumba 40,9 Jump 29,5 Corridas 22,7 Step 18,2 Ciclismo Indoor 18,2 Ginástica 15,9 Tae-bo 15,9 Natação 2,3 Handebol 2,3 Futsal 2,3 Pilates 2,3 Pole dance 2,3 Judô 2,3

Fonte: Dados da pesquisa.

Existe uma grande diversidade nas atividades realizadas pelo grupo, entretanto, a musculação é a principal modalidade praticada. Os benefícios do treinamento resistido são amplamente comprovados pela literatura. Podemos enfatizar a melhora da composição corporal, aumento da taxa metabólica basal, aumento de força, manutenção da massa óssea, prevenção de doenças crônicas e hipocinéticas, aumento da autoestima e melhora da funcionalidade19,25,32-36.

Podemos perceber, também, que as atividades aeróbias (Zumba, Jump, Corridas, Step e Ciclismo Indoor) são bastante praticadas por esse grupo. Esses dados corroboram com a literatura que aponta a musculação como a atividade mais treinada em academias, seguido de atividades aeróbias3,37.

(3)

ilustrado no Quadro 3. Os dados apontam que a maioria da população do estudo pratica exercícios físicos em academia há pouco tempo (entre 3 e 6 meses), entretanto, o segundo valor encontrado foi daquelas com maior tempo de prática, o que coaduna com a literatura37. Dessa maneira, os primeiros meses de prática parecem fundamentais para aderência ou não de uma rotina de exercícios físicos regulares.

Quadro 3: Tempo de prática de exercícios físicos em academia

Tempo de prática % 3 a 6 meses 40,9 6 meses a 1 ano 15,9 1 ano a 2 anos 11,3 2 anos a 3 anos 9,0 > de 3 anos 20,4

Fonte: Dados da pesquisa.

O Quadro 4 ilustra os principais motivos que levam esse grupo a frequentar a academia.

Quadro 4: Principal motivação para prática de exercícios físicos

Motivos %

Estética 45,5

Qualidade de Vida e Saúde 36,3 Aptidão Física 13,6 Lazer ou Socialização 2,3

Indicação Médica 2,3

Fonte: Dados da pesquisa.

É o componente estético o principal motivo que leva essas mulheres à prática de exercícios físicos. Em outras pesquisas com a mesma temática resultados semelhantes foram encontrados, sempre com a estética como o carro chefe no quesito motivação para aderência às modalidades de academia37-41.

Entretanto, temos que destacar as motivações relacionadas à saúde, qualidade de vida e melhora nas aptidões que somados chegam a 49,9%. Esses aspectos foram apontados por outros estudos como motivos importantes para adesão ao treinamento físico3,40.

O Quadro 5 revela os motivos pelos quais esse grupo escolhe qual academia frequentar.

Quadro 5: Principal motivação para escolher uma academia

Motivos % Localização 31,8 Indicação 27,3 Professores 18,2 Preço 9,1 Propaganda 6,8 Outros 6,8

Fonte: Dados da pesquisa.

Esse grupo demonstra que encaixar a rotina de exercícios no seu cotidiano requer praticidade, optando pela academia

com melhor localização.

A motivação para a adesão à prática regular de exercícios físicos pode ser fruto de inúmeros fatores: demográficos, biológicos, social, emocional, comportamental e cultural. Os benefícios do treinamento físico podem, por si só, ser motivadores: melhora e ou manutenção da saúde, bem-estar psicológico, redução do estresse, socialização, melhora estética, entre outros.

Assim, entendemos que conhecer a intenção e o objetivo do cliente que ingressa em uma academia pode potencializar os resultados alcançados. Nessa linha, Valim e Volp42 e Tahara et al.37 apontam que extrair o máximo de informação por meio de anamnese e avaliações de saúde e aptidão, faz com que se obtenha dados essenciais com relação aos interesses, reais necessidades e objetivos de cada pessoa, conferindo melhor precisão a intervenção profissional.

Mesmo com o crescente aumento dos praticantes ativos em busca da qualidade de vida e saúde, o que impulsiona os sujeitos a manterem-se ativos é, principalmente, a preocupação das pessoas em relação à estética corporal. Que pode também ser um fator de melhora da qualidade de vida, inclusive no aspecto psicológico, por conta da imagem corporal25-27.

Esse fato é confirmado no grupo estudado, sendo o fator estético o principal motivador para a prática regular de exercícios físicos. E apesar de uma preocupação cada vez maior pelas questões que colaboram com a melhora da saúde e ou aptidão física, como verificado nesse estudo, historicamente os ginásios e posteriormente academias, sempre estiveram intimamente relacionadas com atributos estéticos, ficando claro em sua evolução que esse objetivo sempre foi um motivador importante43.

Entretanto, a busca por um padrão estético pode ser frustrante. Um corpo com baixo percentual de gordura e grande definição muscular é aquele cultuado pela mídia e pretendido por nossa sociedade. Porém, essa linha de pensamento pode não exercer a sedução necessária para a manutenção em um programa de treinamento, pois ao não alcançar um objetivo, muitas vezes, inatingível, o indivíduo tende a desistir. Por isso, é muito comum em determinadas épocas do ano, as academias lotadas de alunos que permaneceram por apenas um período44. Dessa feita, o profissional precisa colaborar para estabelecer metas reais e intervir com um programa adequado para que a adesão ao treinamento não se rompa, pois os resultados são primordiais para manutenção da motivação e consequente continuidade nas atividades, sendo eles mensuráveis e atrelados, principalmente, a estética, saúde e aptidão física, como já verificado em outras pesquisas37,39,42.

Para esse grupo, a localização da academia é o principal fator para frequentá-la. Entretanto, é preciso apontar que a indicação de amigos ou parentes se mostrou mais importante do que a propaganda, o que mostra que o bom atendimento ao cliente e a potencialização de suas motivações iniciais, com segurança e boas práticas profissionais é uma forma de propaganda eficiente, além de ser, como dito anteriormente,

(4)

15. American College of Sports Medicine and American Diabetes Association. Joint position statement: exercise and type 2 diabetes. MedSci Sports Exerc 2010;42(12):2282-303. 16. Reis RF, Navarro AC. O exercício combinado aeróbio e

resistido a curto ou em longo prazo promove a melhora do controle glicêmico e aumenta a aptidão física em adultos mais velhos com diabetes tipo 2. Rev Bras Nutr Esp 2011;5(29):357-68.

17. Duarte CK, Almeida JC, Merker AJS, Brauer FO, Rodrigues TC. Nível de atividade física e exercício físico em pacientes com diabetes mellitus. Rev Assoc Med Bras 2012;58(2):215-21.

18. Polito MD, Simão R, Senna GW, Farinatti PTV. Efeito hipotensivo do exercício de força realizado em intensidades diferentes e mesmo volume de trabalho. Rev Bras Med Esport 2003;9(2):69-73.

19. Dutra MT, Lima RM, Mota MR, Oliveira PFA, Veloso JHCL. Hipotensão pós-exercício resistido: uma revisão da literatura. Rev Educ Fis 2013;24(1):145-57.

20. De Sá MC, De Lira EB, Duarte AFA. Efeitos do treinamento intervalado na resposta hipotensiva de militares com diferentes padrões de condicionamento físico. Rev Bras. Ciênc Esport 2014;36(1):45-58.

21. Seguin R, Nelson ME. The benefits of strength training for older adults. Am J Prev Med 2003;25(3):141-9.

22. Mazo GZ, Mota J, Gonçalves LHT, Matos MG. Nível de atividade física, condições de saúde e características sociodemográficas de mulheres idosas brasileiras. Rev Port Cinc Desp 2005;2(5):202-12.

23. Tiggemann CL, Dias CP, Noll M, Schoenell MCW, Kruel LFM. Envelhecimento e treinamento de potência: aspectos neuromusculares e funcionais. Rev Educ Fis 2013;24(2):295-304.

24. Farinatti PT, Geraldes AA, Bottaro MF, Lima MVIC, Alburqueque RB, Fleck SJ. Effects of different resistance training frequencies on the muscle strength and functional performance of active women older than 60 years. J Strength Cond Res 2013;27(8):2225-34.

25. Ahme C, Hilton W, Pituch K. Relations of strength training to body image among a sample of female university students. J Strength Cond Res 2002;16(4):645-8.

26. Ginis KAM, Eng JJ, Arbour KP, Hartman JW, Phillips SM. Sex differences in relationship between body image change and subjective and objective physical changes following a 12 weeks strength--training program. Rev Body Image 2005;2(4):363-72.

27. Burguess G, Grogan S, Burwitz L. Effects of a 6 weeks aerobic dance intervention on body image and physical self-perceptions in adolescent girls. Rev Body Image 2006;3(1):57-66.

28. Leitão MB, Lazolli JK, Oliveria MAB, Nóbrega ACL, Silveira GG, Carvalho T, et al. Posicionamento Oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde na mulher. Rev Bras Med Esport 2000;6(6):215-20. 29. Elias RGM, Fernandes CAM, Fontes CER, Cuman RKN.

Influência da atividade física sobre a prevalência de síndrome metabólica, em mulheres atendidas em uma unidade básica de saúde, Maringá – PR. Cienc Cuid Saude 2008;7(1):88-93. 30. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977. 31. Alves-mazzotti AJ, Gewandsznajder F. O método nas ciências

naturais e sociais. São Paulo: Pioneira; 1998.

uma forma de manutenção e ou renovação da motivação do cliente.

4 Conclusão

Para o grupo estudado, o fator estético é o principal motivo para a adesão a um programa de exercícios físicos em academia, sendo a localização o principal fator de escolha para o local de prática.

Entretanto, não é possível projetarmos esses resultados em outras populações, sendo necessário novos estudos com essa temática para constante melhoria e aprimoramento do atendimento das academias e na intervenção profissional. Referências

1. Carvalho T, Nóbrega ACL, Lazzoli JK, Magni JRT, Rezende L, Drummond FA, et al. Posição oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde. Rev Bras Med Esport 1996;2(4):79-81.

2. Palma A. Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconômicas: uma revisão de literatura. Rev Paul Educ Fis 2000;14(1):97-106.

3. Saba F. Aderência: a prática do exercício físico em academias. São Paulo:Manole; 2001.

4. Lee M, Skerret P. Physical activity and all cause mortality: what is the dose response relation? Med Sci Sports Exerc 2001;33(6):459-471.

5. Rique AB, Soares EA, Meirelles CM. Nutrição e exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares. Rev Bras Med Esport 2002;8(6):244-54.

6. Grundy SM, Blackburn B, Higgins M, Lauer R, Perri MG, Ryan D. Physical activity in the prevention and treatment of obesity and its co morbidities. MedSci Sports Exerc1999;31(11):502-8.

7. Fernadez C, Mello MT, Tufik S, Castro PM, Fisberg M. Influência do treinamento aeróbio e anaeróbio na massa de gordura corporal em adolescentes obesos. Rev Bras Med Esport 2004;10(3):152-8.

8. Ciolac EG, Guimarães GV. Exercício físico e síndrome metabólica. Rev Bras Med Esport 2004;10(4):319-24.

9. Mougios V, Kazaki M, Christoulas K, Ziogas G, Petridou A. Does the intensity of an exercise program modulate body composition changes? Int J Sports Med 2006;27(3):178-81.

10. Jakicic JM, Otto AD. Treatment and prevention of obesity: what is the role of exercise? Nutr Rev 2006;64(2):57-61. 11. Cuqueto DC, Do Amaral FT. Novas tendências da atividade

física e sua intervenção clínica no tratamento e prevenção da síndrome metabólica. Rev Bras Obesid Nutr Emagr 2011;5(27):151-61.

12. Thomas TR, La Fontaine T. Exercise and lipoproteins. In: ACMS resource manual for guidelines for exercise testing and prescription. USA: Williams & Wilkins; 1998, p.294-301.

13. Schaan B, Harzheim E, Gus I. Perfil de risco cardíaco no diabetes mellitus e na glicemia de jejum alterada. Rev Saúde Pública 2004;38(4):529-36.

14. Tirosch A, Shai I, Manova DT, Israeli E, PeregD, Schochat T, et al. Normal fasting plasma glucose levels and type 2 diabetes in young men. New Eng J Med 2005;35(3):1454-62.

(5)

38. Fernandes RC. Significados da prática de ginástica para mulheres praticantes de academia. Rev Motr 2005;11(2):107-12.

39. Rocha CRT, Peito SS, ZAZÁ DC. Motivos para a prática de atividade física em academias exclusivamente femininas. EFDeportes 2011;16(156):1-1.

40. Rocha KF. Motivos de Adesão da prática de ginástica em Academia. Rev Desp Saude 2013;4(3):11-6.

41. Geraldes AAR, Dantas EHM. O conceito de fitness e o planejamento do treinamento para a performance ótima em academias de ginástica. Rev Bras Ativ Fis Saude 1998;3(1):29-36.

42. Valim PC, Volp CM. Nível de condicionamento físico entre indivíduos que praticam a ginástica aeróbica por satisfação e aqueles que praticam por outros motivos. Rev Motr 1998;4(1):35-37.

43. Novaes JS. Estética: o corpo na academia. Rio de Janeiro: Shape; 2001.

44. Saba F. A importância da atividade física para a sociedade e o surgimento das academias de ginástica. Rev Bras Ativ Fis Saude 1998;3(2):80-7.

32. Rhea MR, Brent AA, Lee NB, Stephen DB. A Meta-analysis to determine the dose response for strength development. MedSci Sports Exerc 2003;35(3):456-64.

33. Peterson MD, Rhea MR, Sem A, Gordon PM. Resistance exercise for muscular strength in older adults: A meta-analysis. Ageing Res Rev 2010;9(3):226-37.

34. American College of Sports Medicine. ACSM´s position stand. Quantity and quality of exercise for developing and maintaining cardiorespiratory, musculoskeletal, and neuromotor fitness in apparently healthy adults: guidance for prescribing exercise. MedSci Sports Exerc 2011;43(7):1334-59.

35. Da Mata CS, Espig CC, Santos DB. Efeitos de um treinamento de hipertrofia no ganho de força muscular e variação da composição corporal de mulheres participantes de musculação de academia. Rev Bras Presc Fis Exerc 2011;5(27):234-41.

36. Montenegro LP. Musculação para a qualidade de vida relacionada à saúde de hipertensos e diabéticos tipo 2. Rev Bras Presc Fis Exerc 2015;9(51):105-109.

37. Tahara AK, Schwartz GM, Silva KA. Aderência e manutenção da prática de exercícios em academias. Rev Bras Ci Mov 2003;11(4):7-12.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..

Falamos so- bre os métodos dos elipsóides, embora este método seja muito ineficiente na resolução prática de problemas de prograrnaç-ã.o linear, ele tem um val()r

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

anaeróbio do reator UASB, que se apresentava estabilizado com concentração média de 56% de SSV, coletou-se na 32 a semana de operação do sistema anaeróbio uma amostra de lodo