• Nenhum resultado encontrado

Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Proposta de matriz de competências na área de diagnóstico por imagem na graduação em Medicina"

Copied!
80
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E

INOVAÇÃO EM MEDICINA

LUCYPAULA ANDRADE PINHEIRO FERNANDES

PROPOSTA DE MATRIZ DE COMPETÊNCIAS NA ÁREA DE

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA

CAICÓ 2020

(2)

PROPOSTA DE MATRIZ DE COMPETÊNCIAS NA ÁREA DE

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como requisito para a obtenção do grau de Mestre em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina.

Orientadora: Prof.ª Dra. Fabiana Barbosa Gonçalves Coorientador: Prof. Dr. Rafael Barros Gomes da Câmara

CAICÓ 2020

(3)
(4)
(5)
(6)

Ao meu esposo, amigo e companheiro que me apoiou e incentivou em todo tempo, me fez acreditar que seria possível e empenhou-se incansavelmente para que eu chegasse até aqui.

Aos meus filhos, Rute, Ricardo Filho e Paulo Miguel, que deixaram o meu trabalho mais leve com seus sorrisos e me estimulam a seguir em frente.

À minha mãe, meu maior exemplo de perseverança e resiliência, que sempre me ensinou a seguir em frente e acreditar.

Às minhas irmãs, pelo apoio e incentivo, por sempre acreditarem em mim, me motivarem, pelo compartilhamento dos obstáculos e pela ajuda para superar cada um deles na trajetória da vida.

À minha Tia Olindina, pelos ensinamentos, cuidado, presença e suporte fundamentais na minha caminhada.

(7)

A Deus, por me possibilitar iniciar esse trabalho e que me capacitou e deu sabedoria para superar os obstáculos para realizar mais esse projeto.

À professora Fabiana Barbosa Gonçalves, pela disponibilidade durante o trabalho e por me conduzir pacientemente e com muito esmero nesse caminho, deixando aprendizado que vai além da pesquisa.

Ao professor Rafael Barros Gomes da Câmara, por contribuir com ideias para a elaboração do trabalho e pelo empenho durante o mesmo.

À professora Ana Carolina Patrício de Albuquerque Sousa, pelas ideias, conversas e encorajamento durante essa trajetória.

Ao professor George Dantas de Azevedo, por me fazer refletir sobre o tema do trabalho e pelo encorajamento durante essa trajetória.

(8)

A Educação Médica Baseada em Competências vem sendo muito discutida e sua utilização pelas escolas médicas tem sido incentivada no cenário nacional e internacional. Na educação médica, o Currículo Baseado em Competências deve conter a descrição de competências e habilidades a serem adquiridas pelo estudante ao longo do curso, que, por sua vez, devem ser redigidas na forma de objetivos de aprendizagem. O objetivo desse estudo foi a estrutu-ração de competências específicas na área de Diagnóstico por Imagem na Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN), Unidade especializada da UFRN localizada na cidade de Caicó-RN. O presente estudo foi realizado em duas etapas: 1) realização de pesquisa de literatura e análise documental; 2) estruturação de uma proposta de Matriz de Competências na área de Diagnóstico por Ima-gem na graduação em Medicina como produto educacional. Os resultados dessa revisão apontaram a ausência de descrição de objetivos de aprendizagem na literatura nacional. En-tretanto, em documentos internacionais existiam consensos e guias publicados por Socieda-des de Radiologia. Dessa forma, usando esses documentos como referenciais, foram estru-turados objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina da EMCM-RN, e foi realizada a distribuição longitudinal em 21 dos 24 módulos temáticos que correspondem aos quatro anos iniciais do curso.

Palavras-chave: Educação Médica. Educação Baseada em Competências. Diagnóstico por Imagem. Matriz de competências.

(9)

Competency-Based Medical Education has been frequently discussed and its use by medical schools has been promoted both nationally and internationally. In medical education, the Competency-Based syllabus must contain a description of the competences and skills that will be acquired by students throughout the course, which must be written as learning objec-tives. The aim of this study was to design specific skills in the area of Diagnostic Imaging in the Undergraduate Medical Education at the Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN) a specialized unit at UFRN located in the city of Caicó-RN. The present study was implemented in two stages: 1) organizing a literature search and document analysis; 2) designing a proposal for a Skills Matrix in the area of Diagnostic Imaging in the undergraduate medical school as an educational product. The results of this review indicated the absence of description of learning objectives in national literature. How-ever, international documents had consensuses and guidelines published by Radiology So-cieties. Thus, using those documents as references, the learning objectives in the area of Diagnostic Imaging were outlined for the undergraduate medical school course at EMCM-RN, and a longitudinal distribution was carried out in 21 out of the 24 thematic modules that correspond to the initial four years of the course.

Keywords: Medical Education. Competency-Based Education. Diagnostic Imaging. Com-petency matrix.

(10)

Tabela 1- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo de Concepção e Formação do Ser Humano. ... 29 Tabela 2- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo de Metabolismo. ... 30 Tabela 3- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo de Mecanismos de Agressão e Defesa. ... 31 Tabela 4- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo de Funções Biológicas. ... 32 Tabela 5- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento. ... 33 Tabela 6- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Percepção, Consciência e emoção. ... 33 Tabela 7- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Proliferação celular. ... 34 Tabela 8- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Dor. ... 35 Tabela 9- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Febre, inflamação e infecção. ... 36 Tabela 10- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Diarreia, Vômitos e Icterícia. ... 37 Tabela 11- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Saúde Sexual e reprodutiva. ... 38 Tabela 12-Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Problemas mentais e do comportamento. ... 38 Tabela 13- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Locomoção. ... 39 Tabela 14- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Envelhecimento e Saúde. ... 40 Tabela 15-Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Saúde da criança. ... 41 Tabela 16- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Fadiga, perda de peso e anemia. ... 42

(11)

Tabela 18- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Ambiente e Saúde. ... 44 Tabela 19- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Distúrbios sensoriais, motores e da consciência. ... 45 Tabela 20- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Desordens nutricionais e metabólicas. ... 46 Tabela 21-Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Emergência. ... 47

(12)

Figura 1- Categorização baseada na Taxonomia de Bloom Revisada, que destaca os níveis educacionais com complexidade crescente ao longo dos anos do curso de graduação...17 Quadro 1- Distribuição semestral dos módulos temáticos ao longo dos quatro primeiros anos do curso, denominados Fundamentos da Prática Médica, bem como o Internato da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte...19 Figura 2- Sequência de passos realizados para possibilitar a elaboração e distribuição longitudinal dos objetivos de aprendizagem...24 Quadro 2- Síntese dos objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem para formação do médico generalista, a partir da compilação dos objetivos descritos na litera-tura...27

(13)

ABP- Aprendizagem Baseada em Problemas ALARA- As Low As Reasonably Achievable AVC- Acidente Vascular Cerebral

DCNs - Diretrizes Curriculares Nacionais

EMCM-RN - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte PBL- Problem based learning

RM- Ressonância Magnética

SIGAA- Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SUS- Sistema Único de Saúde

SNC- Sistema Nervoso Central TBL- Team-based learning

TC- Tomografia computadorizada

TCAR- Tomografia computadorizada de alta resolução UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte VIC- Vivência Integrada na Comunidade

(14)

2 OBJETIVOS ... 22

3 METODOLOGIA ... 23

3.1 REVISÃO NARRATIVA E ANÁLISE DOCUMENTAL ... 23

3.2 ELABORAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL ... 25

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO ... 26

4.1 1º PERÍODO ... 29

4.4.1 Módulo Introdução ao Estudo da Medicina ... 29

4.1.2 Módulo Concepção e Formação do Ser Humano... 29

4.1.3 Módulo Metabolismo ... 30

4.2 2º PERÍODO ... 31

4.2.1 Módulo Mecanismos de Agressão e Defesa ... 31

4.2.2 Módulo Funções Biológicas ... 31

4.3 3º PERÍODO ... 32

4.3.1 Módulo Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento ... 32

4.3.2 Módulo Percepção, Consciência e Emoção ... 33

4.3.3 Módulo Proliferação Celular ... 34

4.4 4º PERÍODO ... 35

4.4.1 Módulo Dor... 35

4.4.2 Módulo Febre, Inflamação e Infecção ... 36

4.4.3 Módulo Diarreia, Vômito e Icterícia ... 36

4.5 5º PERÍODO ... 37

4.5.1 Módulo Saúde Sexual e Reprodutiva ... 37

4.5.2 Módulo Problemas Mentais e do Comportamento ... 38

4.5.3 Módulo Locomoção ... 39

4.6 6º PERÍODO ... 40

4.6.1 Módulo Pele ... 40

4.6.2 Módulo Envelhecimento e Saúde ... 40

(15)

4.7.2 Módulo Dispneia, dor Torácica e edema ... 42

4.7.3 Módulo Ambiente e Saúde ... 44

4.8 8º PERÍODO ... 44

4.8.1 Módulo Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência ... 44

4.8.2 Módulo Desordens Nutricionais e Metabólicas ... 45

4.8.3 Módulo Emergência ... 46

4.8.4 Módulo Terminalidade e Cuidados Paliativos ... 47

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 48

REFERÊNCIAS ... 49

ANEXO ... 53

(16)

1 INTRODUÇÃO

O currículo das Instituições de Ensino Superior é influenciado por mudanças vivenciadas na sociedade, no mercado de trabalho e no campo ideológico ( CANTILLON; HUTCHINSON; WOOD, 2003; FRENK et al., 2010; O'NEILL, 2015; MODI; SINGH; GUPTA, 2015) . Na educação médica, o currículo vem mudando ao longo dos anos e possui alguns marcos históricos. Em 1910, na América do Norte, Abraham Flexner publicou um relatório que teve influência internacional nas escolas médicas, culminando com a incorporação do modelo biomédico em seus currículos (FRENK et al., 2010; NORMAN, 2012). Na década de 1950, foi iniciado um currículo integrado baseado em sistemas de órgãos, que unia as informações das ciências básicas (NORMAN, 2012). No final da década de 1960, foi criado na Universidade McMaster (Ontário/Canadá), o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), oriunda do inglês “Problem Based Learning” (PBL), que também foi adotado pela Universidade de Maastrich (Maastrich, Holanda) e influenciou várias escolas médicas (NORMAN, 2012), inclusive escolas nacionais. Em 1978, McGaghie e colaboradores deram início a Educação Médica Baseada em Competências, e, desde então, esse modelo tem sido cada vez mais discutido e usado na construção dos currículos das escolas médicas (TEN CATE, 2017).

Segundo Gontijo et al. (2013, p.537), “A formação por competências implica desenvol-ver no estudante a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para lidar com as situações, os problemas e os dilemas da vida real”. O termo competência pode ter dife-rentes conceitos na literatura. No âmbito profissional, segundo Santos (2011, p.87), competên-cia é definida como “capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, ha-bilidades e valores necessários ao desempenho eficiente e efetivo das atividades requeridas no contexto do trabalho”. Especificamente na área da medicina, os autores Epstein e Hundert (2002, p.226) definiram competência como: “uso judicioso e habitual, pelo profissional, da co-municação, do conhecimento, das habilidades técnicas, do raciocínio clínico, das emoções, va-lores e reflexões na prática diária, para benefício dos indivíduos e da comunidade aos quais ele serve”.

O conteúdo a ser abordado no currículo pode estar organizado sob a forma de compe-tências. Por sua vez, as competências podem ser escritas sob a forma de objetivos de aprendi-zagem, os quais devem ser obtidos pelos estudantes ao final do programa (BOLLELA; MA-CHADO, 2010). Essa construção pode ser a base de uma matriz. Segundo Gontijo et al. (2013,

(17)

p.527), “A função de uma matriz de competências é expressar os consensos coletivos acerca do que é imprescindível e o conteúdo que nenhum estudante deverá deixar de saber ao se formar”.

Para a construção dos objetivos de aprendizagem pode-se utilizar a Taxonomia de Bloom. Essa Taxonomia é uma proposta de padronização da escrita no que se refere a elabora-ção dos objetivos educacionais, a fim de que os mesmos sejam escritos seguindo uma classifi-cação, facilitando o intercâmbio de conhecimentos sobre os currículos (BLOOM; KRATHWOHL, 1956). A Taxonomia de Bloom, segundo Ferraz e Belhot (2010, p.421-431): “é estruturada em níveis de complexidade crescente – do mais simples ao mais complexo – e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o estudante deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior. ”

A Taxonomia de Bloom Revisada, semelhantemente a original, classifica os objetivos educacionais de forma crescente, de acordo com o processo cognitivo relatado, sendo que para cada nível de processo cognitivo, há uma recomendação de verbos adequados para uso na formulação desses objetivos. O que difere entre a duas versões, é que na Taxonomia Revisada há a inversão de ordem de duas categorias, sendo agora a categoria CRIAR mais complexa do que a de AVALIAR (Figura 1) (ANDERSON, et al., 2001).

Figura 1- Categorização baseada na Taxonomia de Bloom Revisada, que destaca os níveis de processo cognitivo com complexidade crescente ao longo dos anos do curso de graduação e os verbos adequados para uso na formulação dos objetivos educacionais.

No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação de Medicina, que foram instituídas em 2014, definiram as necessidades organizacionais para o desenvolvimento e avaliação dos cursos, no âmbito dos sistemas de ensino superior do país.

(18)

Dentre as mudanças, foi proposto que o conteúdo curricular descrito fosse agrupado em três áreas de competências: 1) área de Competência de Atenção à Saúde, 2) área de Competência de Gestão em Saúde e 3) área de Competência de Educação em saúde. As DCNs também estabeleceram que o projeto pedagógico dos cursos de medicina devia estar centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e que as metodologias de aprendizagem ativas deveriam ser utilizadas como estratégias pedagógicas (BRASIL, 2014).

As competências a serem trabalhadas na graduação, no tocante à área de Diagnóstico por Imagem, são abordadas na área de Atenção à Saúde e devem compreender: 1) comunicação sobre o método de diagnóstico com o paciente; 2) adequada solicitação de exame complementar; 3) escolha do melhor método de investigação; 4) interpretação dos resultados; e 5) registro do resultado da investigação diagnóstica no prontuário. No entanto, o conteúdo curricular referente à área de Diagnóstico por Imagem não se encontra detalhado nesse documento (BRASIL, 2014).

Assim como vem sendo proposto inovações no currículo da graduação em medicina ao longo dos anos, também tem surgido estratégias pedagógicas inovadoras no ensino da Radiologia, alguns exemplos são o ensino por meio de mídia eletrônica e o uso de estratégias metodológicas que utilizam metodologia ativa como a sala de aula invertida e simulação (EUROPEAN SOCIETY OF RADIOLOGY, 2019).

Dentro deste contexto, fundamentada na sua responsabilidade social e com o intuito de ampliar ainda mais a sua interiorização, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) propôs em 2012, a implantação de um curso de Medicina na Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN), localizada na cidade de Caicó-RN, a cerca de 260 km da capital Natal (UFRN, 2014).

Seguindo as determinações das novas DCNs, a estrutura curricular da EMCM-RN adotou a proposta de formação por competências, com o formato integrado e modular. O currículo está dividido em duas fases, denominadas: Fundamentos da Prática Médica e o Internato Médico (UFRN, 2014). A fase Fundamentos da Prática Médica compreende os quatro primeiros anos do curso, desenvolvidos sob o formato de módulos temáticos (em número de 24) e módulos de Vivência Integrada na Comunidade (em número de 7), enquanto que o Internato compreende os dois últimos anos (Quadro 1). Cada módulo temático é ofertado com dois componentes curriculares em correquisito, um deles denominado “Eixo Tutorial” e o outro de “Eixo Habilidades e Comunidade”.

(19)

Quadro 1- Distribuição semestral dos módulos temáticos ao longo dos quatro primeiros anos do curso, denominados Fundamentos da Prática Médica, bem como o Internato da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte.

ANO DO CURSO MÓDULOS POR SEMESTRE

I ANO I SEMESTRE II SEMESTRE Introdução ao estudo da Medicina (4 sem) Concepção e formação do ser humano (7 sem) Metabolismo (7 sem) Vivência integrada na comunidade 2 (4 sem) Funções biológicas (7 sem)

Mecanismos de agressão e defesa (7 sem)

II ANO

III SEMESTRE IV SEMESTRE

Nascimento, crescimento, desenvolvimento (4 sem) Vivência integrada na comunidade 3 (4 sem) Percepção, consciência e emoção (6 sem) Proliferação celular (4 sem) Dor (4 sem) Vivência integrada na comunidade 4 (4 sem)

Febre, inflamação e infecção (6 sem)

Diarreia, vômito e icterícia (4 sem) III ANO V SEMESTRE VI SEMESTRE Saúde sexual e reprodutiva (8 sem) Vivência integrada na comunidade 5 (4 sem) Problemas Mentais e do comportamento (4 sem) Locomoção (3 sem) Pele (4 sem) Envelhecimento e saúde (4 sem) Vivência integrada na comunidade 6 (4 sem) Saúde da criança (6 sem) IV ANO

VII SEMESTRE VIII SEMESTRE

Fadiga, perda de peso e anemia (6 sem) Dispneia, dor torácica e edema (6 sem) Vivência integrada na comunidade 7 (4 sem) Ambiente e saúde (3 sem) Distúrbios sensoriais, motores e da consciência (4 sem) Desordens nutricionais e metabólicas (4 sem) Emergência (4 sem) Vivência integrada na comunidade 8 (4 sem) Terminalidade e cuidados paliativos (3 sem) V ANO IX SEMESTRE X SEMESTRE INTERNATO INTERNATO VI ANO

XI SEMESTRE XII SEMESTRE

INTERNATO INTERNATO

(20)

O Eixo Tutorial é organizado em grande parte na modalidade de Ensino Tutorial, sendo este realizado em pequenos grupos de oito a dez estudantes por professor que atua como tutor nos encontros, adotando-se a metodologia ABP. Outras estratégias complementares são utilizadas, tais como conferências, seminários, ciclos de debates, aulas expositivas e exposições dialogadas, entre outras. Já as atividades do Eixo Habilidades e Comunidade são desenvolvidas com a turma completa (40 estudantes) ou subgrupos de 8 estudantes, com o objetivo de desenvolver as habilidades e atitudes relacionadas ao aprendizado cognitivo trabalhado no Eixo Tutorial. As atividades de Habilidades são desenvolvidas nos laboratórios e ambientes simulados, enquanto que as práticas de Comunidade são realizadas no sistema de saúde/comunidade e também podem ser realizadas em ambientes simulados (UFRN, 2014).

Os módulos de Vivência Integrada na Comunidade (VIC) ocorrem do segundo ao oitavo semestre com a imersão do estudante no Sistema Único de Saúde (SUS), em cenários reais, sendo a Atenção Primária a Saúde o eixo estruturante de suas atividades (OLIVEIRA, et al, 2017). Os módulos da VIC proporcionam uma experiência de Educação Baseada na Comunidade e são oferecidos uma vez por semestre nos modelos de internato longitudinal (NUNES, 2019).

Uma das competências previstas nas novas DCNs, e presente no Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da EMCM-RN, é a Investigação Diagnóstica, na qual são listadas habilidades e atitudes que o egresso deve ter e que estão relacionadas a solicitação e interpretação de exames diagnósticos com avaliação do custo-efetividade, da segurança do paciente e das evidências científicas (BRASIL, 2014).

O Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da EMCM-RN aborda como uma das competências gerais do egresso o tema diagnóstico de doenças, incluindo a habilidade de formulação de planos diagnósticos adequados, como a matriz curricular do curso está em consolidação, ainda não possui uma matriz de competências no que se refere área de Diagnóstico por Imagem (UFRN, 2014).

Segundo um estudo de mapeamento realizado Chojniak e colaboradores (2017), não há uma padronização do ensino de Diagnóstico por Imagem nas instituições de ensino do Brasil, apesar do oferecimento da disciplina nos currículos da maioria das instituições do país. Tal falta de homogeneidade, talvez seja reflexo da ausência de um documento nacional onde sejam listadas as competências para a graduação do curso de Medicina.

(21)

Assim, percebe-se a necessidade de uma melhor estruturação e descrição organizativa das competências na área de Diagnóstico por Imagem nos cursos de Medicina no país, para que os conteúdos com menor relevância na formação do generalista sejam evitados, mas que competências essenciais, previstas nas novas DCNs dos cursos de graduação em Medicina, sejam efetivadas.

O produto elaborado, como resultado desse estudo, tem potencial de aplicabilidade no contexto da EMCM-RN, podendo contribuir com a proposta pedagógica da escola, que, até o presente, não dispõe de conteúdo detalhado na área de Diagnóstico por Imagem, contemplando a realidade da escola. Além disso, o estudo pode ser capaz de unir a pesquisa acadêmica com a prática profissional docente e atender a demanda organizacional de forma inovadora.

(22)

2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

Realizar estruturação das competências específicas na área de Diagnóstico por Ima-gem, em conformidade com as competências da formação generalista em Medicina previstas nas DCNs instituídas em 2014.

2.2 ESPECÍFICOS

- Identificar modelos de objetivos de aprendizagem nacionais e/ou internacionais na área de Diagnóstico por Imagem;

- Distribuir os objetivos de aprendizagem ao longo dos módulos temáticos que per-fazem os quatro primeiros anos da graduação da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN).

(23)

3 METODOLOGIA

O presente trabalho foi realizado em duas etapas: 1) realização de pesquisa de litera-tura e análise documental; 2) elaboração do produto educacional.

3.1 REVISÃO NARRATIVA E ANÁLISE DOCUMENTAL

Foi realizada uma revisão narrativa na literatura com busca em bibliotecas digitais (Google Scholar e PubMed), utilizando os descritores: Radiologia, Educação/ensino e Graduação), com o objetivo de encontrar um referencial teórico sobre conteúdo para o ensino da radiologia na graduação. Segundo Rother (2007), revisão narrativa de literatura é uma forma de pesquisa para fundamentação teórica de um objeto que não utiliza critérios fixos de avaliação e seleção. Foi realizada a leitura na íntegra de todos os documentos encontrados após o levantamento, tendo sido selecionados, para compor o referencial teórico, artigos e documentos internacionais sobre os objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina, conforme ilustrado na Figura 2.

Em seguida, foram realizadas pesquisas exploratórias sobre currículo, educação mé-dica, Currículo Baseado em Competências, objetivos educacionais e Taxonomia de Bloom para embasamento teórico sobre os temas, conforme ilustrado na Figura 2. A pesquisa ex-ploratória é um tipo de pesquisa usada no trabalho científico que objetiva a criação de maior familiaridade com o tema (SOUZA, 2019).

A análise conjunta dos artigos encontrados na revisão, bem como de documentos e artigos selecionados após as pesquisas exploratórias, possibilitou a elaboração de um quadro síntese dos objetivos de aprendizagem comuns aos métodos de diagnóstico por imagem nos diferentes sistemas orgânicos (Quadro 2).

Os objetivos de aprendizagem encontrados na revisão de literatura foram estrutura-dos numa lista de conhecimentos, habilidades e atitudes (ANEXO A), que teve como refe-rência o Protocolo da Sociedade Europeia de Radiologia (EUROPEAN SOCIETY OF RA-DIOLOGY, 2017), o documento do Colégio de Radiologia do Reino Unido (THE ROYAL COLLEGE OF RADIOLOGISTS, 2017) e um artigo publicado com a participação da Soci-edade Alemã de Radiologia (ERTL-WAGNER et al., 2016).

(24)

Também foram realizadas pesquisas exploratórias sobre DCNs no site de Ministério da Educação e sobre o Projeto Pedagógico do Curso, disponível no site da instituição, se-guida pela análise dos documentos que serviram como referencial teórico.

Após a estruturação dos objetivos, foi realizada pesquisa e análise documental de conteúdo dos manuais dos módulos temáticos disponíveis e obtidos após contato com os docentes responsáveis pelos mesmos (comunicação pessoal), bem como do conteúdo das ementas do curso após consulta ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os manuais dos Módulos da Vivência e do Internato, por ainda estarem sob revi-são e consolidação, estavam indisponíveis para avaliação.

A análise desses documentos possibilitou a extração de elementos informativos sobre o conteúdo trabalhado nos diferentes módulos. Após essa análise documental, foi realizado a distribuição dos objetivos de aprendizagem listados no ANEXO A ao longo dos Módulos Temáticos, conforme ilustrado na Figura 2. A análise documental se refere a pesquisa docu-mental que utiliza documentos que não sofreram tratamento analítico o que poderá possibi-litar ao pesquisador extrair elementos informativos de um documento original (KRIPKA; SCHELLER; BONOTTO, 2015)

Figura 2- Sequência de passos realizados para possibilitar a elaboração e distribuição longitudinal dos objetivos de aprendizagem e elaboração do produto educacional

Revisão Narrativa de Literatura usando os descritores radiologia, educação, ensino, graduação Pesquisa exploratória sobre Currículo, educação

médica, Currículo Baseado em Competências, objetivos educacionais e Taxonomia de Bloom Elaboração de quadro síntese dos objetivos de aprendizagem comuns aos

métodos de diagnóstico por imagem nos diferentes

sistemas.

Pesquisa documental dos manuais e das ementas dos

módulos disponíveis Pesquisa exploratória sobre DCNs e Projeto Pedagógico do Curso Estruturação dos objetivos

de aprendizagem numa lista (ANEXO A)

Distribuição dos objetivos de aprendizagem da lista

elaborada ao longo dos módulos

Divisão dos objetivos de aprendizagem entre o"Eixo Tutorial" e o "Eixo

Habilidades e Comunidade"

Elaboração do produto educacional

(25)

3.2 ELABORAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL

Após estruturação dos objetivos de aprendizagem (ANEXO A), foi realizada a dis-tribuição longitudinal desses objetivos nos módulos temáticos que compõem os quatro anos iniciais do curso. De forma geral, nessa distribuição, os objetivos de aprendizagem referentes ao conhecimento foram alocados no “Eixo Tutorial”, e os referentes às habilidades e atitudes foram incluídos no “Eixo Habilidades e Comunidade” (Figura 2). No entanto, não foi pro-posta a distribuição dos objetivos ao longo dos Módulos de Vivência e Internado, pois os manuais dos mesmos estavam em construção no momento da pesquisa.

Em seguida foi elaborado o produto educacional intitulado “proposta de matriz de competências na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina da EMCM-RN” (APÊNDICE A).

(26)

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com base na revisão de literatura acerca da temática “Diagnóstico por Imagem na graduação”, foram encontrados dois documentos e um artigo que listam os objetivos de aprendizagem nessa área, agrupando-os sob a forma de conhecimento, habilidades e atitudes esperadas. Um destes documentos foi elaborado pela Sociedade Europeia de Radiologia, intitulado: Curriculum for Undergraduate Radiological Education (EUROPEAN SOCIETY OF RADIOLOGY, 2017); outro foi elaborado pelo Colégio de Radiologia do Reino Unido, intitulado: Undergraduate Radiology Curriculum (THE ROYAL COLLEGE OF RADIO-LOGISTS, 2017); e o terceiro é um artigo alemão com o título: Radiological Curriculum for

Undergraduate Medical Education in Germany (ERTL-WAGNER et al., 2016). Tomando

como principais referenciais teóricos essas três fontes, os objetivos de aprendizagem foram agrupados numa lista, conforme observado no ANEXO A.

A análise conjunta dessa lista, das DCNs e da proposta pedagógica da EMCM-RN, possibilitou a elaboração de um quadro com síntese de objetivos de aprendizagem comuns a todos os métodos diagnósticos aplicados nos diferentes sistemas de órgãos (Quadro 2), que foi utilizado para orientar a distribuição dos objetivos de aprendizagem nos diferentes mó-dulos do curso da EMCM-RN.

Após análise documental dos módulos, foi realizada a distribuição dos objetivos edu-cacionais listados no ANEXO A ao longo dos módulos que compõem a etapa de formação denominada de Fundamentos da Prática Médica, divididos entre objetivos a serem trabalha-dos no “Eixo Tutorial” e objetivos a serem trabalhatrabalha-dos no “Eixo Habilidades e Comuni-dade”.

O detalhamento do conteúdo curricular a ser trabalhado na graduação na área de Diagnóstico por Imagem não é abordado nas DCNs, onde consta uma descrição genérica sobre o campo de investigação diagnóstica (BRASIL, 2014).

No que se refere ao Projeto Pedagógico do Curso, a área de Diagnóstico por Imagem também é abordada de forma genérica. No item conteúdo curricular, observa-se o tópico diagnóstico por imagem em cada área do conhecimento, não sendo descrito de forma detalhada.

(27)

Quadro 2- Síntese dos objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem para formação do médico generalista, a partir da compilação dos objetivos descritos na literatura.

C ON HE C IM E NT O

- Conhecer os princípios, os riscos, benefícios e limitações de cada método diagnóstico por ima-gem.

- Conhecer as principais indicações e contraindicações de cada método. - Reconhecer os diferentes métodos de diagnóstico por imagem.

- Conhecer a legislação que está relacionada com o uso de radiação ionizante.

HA B IL IDA DE S E A T IT UD E S

- Escolher o método de imagem MAIS adequado para o paciente nas diferentes faixas etárias. - Aconselhar pacientes ou responsáveis sobre o valor diagnóstico e os possíveis efeitos nocivos e

limitações de cada método.

- Fazer uma solicitação clínica adequado para um exame de imagem.

- Reconhecer se qualidade de imagem é suficiente ou insuficiente nos diferentes métodos de di-agnóstico por imagem.

- Identificar a anatomia normal dos diferentes órgãos nos diferentes métodos de diagnóstico por imagem.

- Identificar numa radiografia, patologias que possam ameaçar a vida que e necessitem de trata-mento.

Fonte: autoria própria

Os objetivos de aprendizagem detalhados nesse trabalho estão de acordo com a proposta central das DCNs e do Projeto Pedagógico do Curso.

Os objetivos de aprendizagem propostos também estão em concordância com as competências essenciais para formação do estudante de Medicina propostas pela Matriz de competências essenciais para a formação do médico generalista presente no trabalho de Gontijo et al. (2013). Nesse trabalho, as competências relacionadas a área de Diagnóstico por Imagem podem ser resumidas em:

- Explicar ao paciente sobre o procedimento; - Solicitar e interpretar exames complementares;

- Escolher o método mais adequado baseado em evidências científicas;

- Conhecer os métodos de investigação diagnóstica, suas indicações e limitações.

Na escolha dos objetivos de aprendizagem a serem distribuídos ao longo dos módulos, foi utilizado como referencial o artigo de Mirsadraee et al. (2012), que descreve o que, quando e como ensinar Diagnóstico por Imagem na graduação. Nesse artigo, os autores

(28)

concluíram que temas relacionados a urgências e emergências neurológicas, abdominais, torácicas e musculo esqueléticas devem ser trabalhados na graduação médica. Entretanto, com relação ao ensino de temas relacionados à Radiologia Intervencionista, os autores consideraram que a indicação e o consentimento para realização dos mesmos deveria ser conhecida pelo médico generalista; mas não deveriam ser trabalhados tópicos como aspectos técnicos e a prática de procedimentos. Nesse artigo, achados de imagem dos tumores de cabeça e pescoço também não são sugeridos como tópicos a serem trabalhados.

Seguindo esse raciocínio, alguns dos objetivos citados no ANEXO A não foram distribuídos ao longo dos módulos, como, por exemplo, os relacionados a técnicas de Radiologia Intervencionista.

Ainda com relação a distribuição dos objetivos de aprendizagem, a escolha do módulo onde estes seriam inseridos foi realizada de acordo com critério de proximidade em relação aos temas constantes nas ementas dos módulos. Porém, tanto na escolha dos objetivos, quanto na distribuição longitudinal dos mesmos, houve também influencia do julgamento crítico da autora, sendo este considerado um elemento de subjetividade com base técnica.

Alguns dos objetivos de aprendizagem propostos já estavam presentes nos módulos e foram diferenciados dos que ainda não estavam presentes. A seguir é apresentada a pro-posta de distribuição dos objetivos nos diferentes módulos, por período, precedida de uma discussão resumida sobre o eixo de conteúdo dos mesmos e seguido por um breve comentá-rio justificando a escolha dos mesmos.

(29)

4.1 1º PERÍODO

4.4.1 Módulo Introdução ao Estudo da Medicina

O módulo Introdução ao Estudo da Medicina é o primeiro módulo do curso e aborda conceitos introdutórios da Medicina, como disciplina científica e profissão, processo saúde-doença, ações de saúde individuais e coletivas, história do Sistema Único de Saúde Brasileiro e noções de Medicina Baseada em Evidências (EMCM-RN, 2019a).

Não foram escolhidos objetivos de aprendizagem para serem trabalhados no mesmo pois o objetivo que se encaixaria foi posto em módulo posterior onde são trabalhados con-ceitos semelhantes.

4.1.2 Módulo Concepção e Formação do Ser Humano

O módulo Concepção e Formação do Ser Humano aborda aspectos morfofisiológi-cos do sistema reprodutivo, da concepção e formação inicial do ser humano, integrando aspectos psicossociais (EMCM-RN, 2019b). Os objetivos de aprendizagem escolhidos para este módulo (Tabela 1) possuem relação com a morfofisiologia do sistema reprodutivo e a embriogênese. Vale ressaltar que os objetivos propostos não estavam descritos no módulo.

Tabela 1- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo de Concepção e Formação do Ser Humano. (Legenda: *Objetivo proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Descrever as propriedades da radiação ionizante e seus efeitos nos di-ferentes tecidos e etapas do ciclo de vida.

*Identificar as principais modalidades de diagnóstico por imagem (ra-diografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC) e resso-nância magnética (RM)) usadas na avaliação do sistema reprodutivo, seus princípios biofísicos e indicações.

*Explicar o efeito teratogênico da radiação.

Habilidades e Comunidade *Identificar a anatomia normal de imagem da pélvis feminina em exa-mes de imagem de corte transversal.

*Escolher a modalidade de diagnóstico por imagem ideal para pacien-tes grávidas.

(30)

4.1.3 Módulo Metabolismo

O módulo Metabolismo aborda a morfofisiologia dos sistemas endócrino e digestó-rio, além de comtemplar o aspecto biopsicossocial de algumas patologias desses sistemas. O módulo contempla também a biofísica da radiologia (EMCM-RN, 2019c).

Os tópicos escolhidos para este módulo (Tabela 2) representam objetivos de apren-dizagem que devem ser trabalhados no início do curso de graduação e apresentam relação com a biofísica da radiologia, que é apontada como componente do módulo em sua ementa. Os objetivos propostos não estavam descritos no módulo.

Tabela 2- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo de Meta-bolismo. (Legenda: *Objetivo proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Enumerar as etapas do processo biofísico de geração dos raios x e a sua interação com a matéria.

*Enumerar os métodos de diagnóstico por imagem que utilizam radia-ção ionizante.

*Definir o conceito de dose cumulativa.

*Explicar os princípios de justificação e otimização.

*Listar os componentes de uma unidade de raios X.

*Enumerar os fatores que afetam a qualidade da imagem e a dose em radiologia.

*Descrever os princípios biofísicos da fluoroscopia e suas indicações comuns.

*Descrever os princípios da angiografia por subtração digital.

*Descrever os princípios básicos da formação da imagem na TC e listar as propriedades do tecido que a determinam.

*Explicar os princípios básicos da formação da imagem com ultrasso-nografia e listar as propriedades do tecido que a determinam.

*Descrever os princípios básicos da formação da imagem na RM e lis-tar as propriedades do tecido que a determinam.

*Identificar quais métodos de imagens utilizam baixa, moderada e alta dose de radiação ionizante.

*Reconhecer os meios de contraste utilizados na radiologia e seus efei-tos colaterais.

*Explicar o princípio do contraste nas diferentes modalidades de ima-gem.

(31)

4.2 2º PERÍODO

4.2.1 Módulo Mecanismos de Agressão e Defesa

O módulo Mecanismos de Agressão e Defesa aborda assuntos relacionados a morfofisiologia dos órgãos de defesa, agentes agressores, aspectos gerais sobre inflamação e infecção, relacionando com ações de saúde e políticas públicas, integrado com aspectos psicossociais no contexto global de bioética (EMCM-RN, 2018a).

A escolha dos objetivos de aprendizagem desse módulo (Tabela 3) baseou-se no fato de a radiação ser um agente agressor e os feitos estocásticos e determinísticos poderem ser explicados através do funcionamento dos agentes agressores. Os objetivos propostos não estavam descritos no módulo.

Tabela 3- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo de Mecanismos de Agressão e Defesa. (Legenda: *Objetivo proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Explicar os efeitos estocástico e determinístico da radiação.

*Identificar as fontes naturais de radiação.

*Analisar os riscos do uso da radiação na Medicina em comparação com a exposição natural a radiação.

Habilidades e Comunidade *Elaborar aconselhamento de pacientes, familiares e funcionários em relação aos benefícios e riscos relacionados à radiação de um exame ou intervenção planejados.

4.2.2 Módulo Funções Biológicas

O módulo Funções Biológicas aborda a morfofisiologia do sistema cardíaco, renal, respiratório e nervoso autônomo bem como princípios do SUS, relacionando com aspectos biopsicossociais (EMCM-RN, 2019d).

Os tópicos escolhidos para serem objetivos de aprendizagem (Tabela 4) podem ser trabalhados no início da graduação possuem relação com os sistemas cardiovascular, respi-ratório e renal. Tópicos que abordam a apresentação radiográfica de patologias desses siste-mas serão abordados nos módulos seguintes. Os objetivos propostos não estavam descritos no módulo.

(32)

Tabela 4- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo de Funções Biológicas. (Legenda: *Objetivo proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Identificar as principais modalidades de diagnóstico por imagem usa-das na avaliação do sistema respiratório, cardiovascular e renal.

*Descrever o posicionamento do paciente para técnicas radiográficas comuns (por exemplo, radiografia de tórax).

*Identificar a anatomia do sistema respiratório, coração e vasos, medi-astino e parede torácica em radiografias.

*Explicar quais câmaras formam a borda da silhueta cardíaca em uma radiografia de tórax.

Habilidades e Comunidade *Identificar as seguintes estruturas nas radiografias de tórax póstero anterior (AP) e lateral: lobos e fissuras do pulmão, traqueia, brônquios principais, átrios e ventrículos cardíacos, artérias pulmonares, aorta, componentes do mediastino, diafragma.

4.3 3º PERÍODO

4.3.1 Módulo Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento

O módulo Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento aborda a fisiologia da gestação, parto e puerpério, a morfologia da mama e assoalho pélvico, bem como o desenvolvimento fisiológico da infância e adolescência. Esse módulo também aborda aspectos legais como o Estatuto da Criança e do Adolescente (EMCM-RN, 2019e).

Os objetivos de aprendizagem escolhidos para esse módulo (Tabela 5) devem ser trabalhados nos módulos iniciais da graduação e apresentam estreita relação com as carac-terísticas específicas que a criança apresenta no seu nascimento, crescimento e desenvolvi-mento. Os objetivos propostos não estavam descritos no módulo.

(33)

Tabela 5- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento. (Legenda: *Objetivo proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Descrever os efeitos da radiação ionizante nos diferentes tecidos e etapas do ciclo de vida.

*Definir o princípio ALARA.

*Explicar por que indivíduos jovens devem ser mais protegidos de ra-diação ionizante.

Habilidades e Comunidade *Aplicar os princípios da radiação biológica e radiação física para a seleção do método de imagem mais adequado para várias situações clí-nicas.

*Identificar o princípio ALARA na rotina clínica.

* Elaborar aconselhamento de pacientes e responsáveis em relação aos benefícios e riscos relacionados à radiação de um exame de imagem.

4.3.2 Módulo Percepção, Consciência e Emoção

O módulo Percepção, Consciência e Emoção aborda a morfologia do sistema nervoso central (SNC) e periférico, as bases morfofuncionais e semiologia do sistema nervoso sen-sorial (EMCM-RN, 2018b). Os objetivos de aprendizagem escolhidos para esse módulo (Ta-bela 6) abordam conhecimentos gerais dos métodos de imagem do sistema nervoso. Outros tópicos sobre os padrões de imagem de patologias do SNC serão trabalhados nos próximos módulos. Os objetivos propostos não estavam descritos no módulo.

Tabela 6- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Percepção, Consciência e emoção. (Legenda: *Objetivo proposto a ser inserido; @Objetivo parcialmente contemplado no manual)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial @Reconhecer as principais técnicas utilizadas em neurorradiologia (ra-diografia, ultrassonografia, TC e RM).

*Discutir os valores relativos, indicações comuns, contraindicações e limitações em imagem (radiografia, ultrassonografia, TC e RM) na neurorradiologia.

*Descrever a anatomia normal do cérebro, crânio, base do crânio, co-luna vertebral, medula espinhal e raízes nervosas em imagem transver-sal.

Habilidades e Comunidade *Estabelecer comunicação dos riscos e benefícios de vários exames ra-diológicos comuns (incluindo radiografias, fluoroscopia, TC, RM e ul-trassonografia) na neurorradiologia para pacientes e suas famílias

(34)

4.3.3 Módulo Proliferação Celular

Esse módulo aborda mecanismos de proliferação, fisiopatologia do processo tumoral, as neoplasias mais prevalentes e sua abordagem diagnóstica e clínica (EMCM-RN, 2019i). Os objetivos de aprendizagem escolhidos para esse módulo (Tabela 7) possuem informações essenciais de diagnóstico por imagem nas patologias oncológicas abordadas. Os objetivos propostos não estavam descritos no módulo.

Tabela 7- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Proliferação celular. (Legenda: *Objetivo proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

*Discutir a principais técnicas radiológicas empregadas na imagem da mama (mamografia, ultrassonografia e RM), bem como suas indica-ções e valor diagnóstico relativo.

*Reconhecer aparência de doenças benignas comuns e do câncer de mama em mamografia.

*Enumerar características típicas de imagem de tumores primários e secundários dos órgãos abdominais sólidos e o trato gastrointestinal.

*Descrever as aparências típicas de imagem de carcinoma broncogê-nico e metástases pulmonares em radiografias e TC.

*Listar os padrões típicos de imagens de massas mediastinais em radi-ografias e TC.

*Explicar os valores relativos, indicações comuns, contraindicações e limitações em imagens gastrointestinais e abdominais.

Habilidades e Comunidade *Estabelecer comunicação dos riscos e benefícios de vários exames ra-diológicos comuns (radiografias, fluoroscopia, TC, RM e ultrassono-grafia) em doenças torácicas, da mama e do trato gastrointestinal para pacientes e suas famílias.

(35)

4.4 4º PERÍODO

4.4.1 Módulo Dor

O módulo dor aborda a morfofisiologia, farmacologia e abordagem clínica integral aplicada a síndromes dolorosas (EMCM-RN, [201_]).

Os objetivos de aprendizagem desse módulo (Tabela 8) foram escolhidos pela re-lação com a avaliação por imagem das síndromes álgicas. Apesar do objetivo de aprendiza-gem relacionado ao conhecimento sobre métodos de contraste ter sido abordado no módulo de metabolismo, a habilidade relacionada com o mesmo foi inserida aqui, por ser um módulo que aborda a investigação diagnóstica com exames que utilizam meios de contraste. Os ob-jetivos propostos não estavam descritos no módulo.

Tabela 8- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Dor. (Legenda: *Objetivo proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Descrever o valor relativo de um exame radiográfico para vários ór-gãos de sistemas e indicações.

*Discutir os valores relativos, indicações comuns, contraindicações e limitações em imagem (radiografia, ultrassonografia, TC e RM) no contexto de dor torácica, cefaleia, abdome agudo e lombalgia.

*Listar as principais técnicas (radiografia, ultrassonografia, TC e RM) usadas em radiologia do SNC (Sistema Nervoso Central), tórax e ab-dome.

Habilidades e Comunidade *Interpretar qualidade de imagem suficiente e insuficiente em radio-grafia.

*Elaborar comunicação dos riscos e benefícios de vários exames radi-ológicos comuns (como por exemplo, TC com contraste) para pacien-tes e suas famílias.

*Elaborar comunicação dos riscos e benefícios de exames radiológicos com contrates para pacientes e suas famílias.

*Construir uma solicitação de exame adequada para um exame de ima-gem.

*Identificar a anatomia normal dos vários órgãos nas imagens radio-gráficas.

(36)

4.4.2 Módulo Febre, Inflamação e Infecção

Aspectos fisiopatológicos, epidemiológicos, abordagem clínica integral, métodos diagnósticos complementares e terapêutica nas síndromes febris, inflamatórias e infecciosas (EMCM-RN, 2019f). Os objetivos de aprendizagem desse módulo (Tabela 9) possuem relação com interpretação básica de patologias torácicas num módulo que contempla patologias infecciosas e inflamatórias torácicas, usando conhecimento adquirido no módulo de agressão e defesa. Um dos objetivos propostos já constava no módulo.

Tabela 9- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Febre, inflamação e infecção. (Legenda: *Objetivo proposto a ser inserido; @Objetivo parcialmente contemplado no manual)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Definir os padrões de imagem na radiologia do tórax, incluindo con-solidações, nódulos, radioluminescências, hiperinsuflação.

@Identificar características típicas de imagem de pneumonia e tubercu-lose em radiografias e TC.

*Discutir os valores relativos, indicações comuns, contraindicações e limitações em imagem torácica.

Habilidades e Comunidade *Elaborar comunicação dos riscos e benefícios exames radiológicos comuns (por exemplo, radiografias) para investigação de doenças torá-cicas infecciosas para pacientes e suas famílias.

*Interpretar qualidade de imagem insuficiente e suas causas.

*Selecionar a modalidade de imagem mais adequada para avaliação de doenças torácicas infecciosas, evitando a exposição desnecessária à ra-diação.

4.4.3 Módulo Diarreia, Vômito e Icterícia

Esse módulo aborda os mecanismos envolvidos no desencadeamento de quadros de Diarreias, Vômitos e Icterícia, relacionando-os com as patologias mais prevalentes que cursam com esses sinais e sintomas, bem como sua abordagem clínica e diagnóstica (EMCM-RN, 2019l).

Os objetivos de aprendizagem escolhidos para esse módulo (Tabela 10) estão relacionados a órgãos e patologias abdominais propostas a serem trabalhadas nesse módulo.

(37)

Os objetivos relacionados a patologias do sistema endócrino serão trabalhados no módulo Desordens nutricionais e metabólicas. Um dos objetivos propostos já constava no módulo. Tabela 10- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Diarreia, Vômitos e Icterícia. (Legenda: #Objetivo constante no manual; *Objetivo proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Discutir as principais técnicas de imagem (radiografia, fluoroscopia, ultrassonografia, TC e RM) usados em imagem gastrointestinal e ab-dominal.

*Identificar a anatomia normal das vísceras internas e órgãos abdomi-nais na radiologia convencional.

*Explicar dos valores relativos, indicações comuns, contraindicações e limitações dos exames de imagem do abdome.

Habilidades e Comunidade *Interpretar qualidade de imagem suficiente e insuficiente em radio-grafia de abdome.

*Demonstrar as vísceras internas normais na radiologia convencional. #Identificar sinais de obstrução do íleo / gastrointestinal nas imagens radiográficas do abdome.

*Interpretar sinais de perfuração gastrointestinal em imagens radiográ-ficas do abdome.

*Selecionar a modalidade de imagem mais adequada, evitando a expo-sição desnecessária à radiação para avaliar as patologias abdominais.

4.5 5º PERÍODO

4.5.1 Módulo Saúde Sexual e Reprodutiva

O módulo Saúde Sexual e Reprodutiva aborda aspectos morfofisiológicos relacionados as mamas e aos órgãos genitais masculinos e femininos, bem como as patologias relacionadas a esses órgãos e a gestação (EMCM-RN, 2019m).

Os objetivos de aprendizagem escolhidos para esse módulo (Tabela 11) estão relacionados com as patologias mais comuns dos órgãos reprodutivos masculino e feminino abordadas no módulo. Um dos objetivos propostos já constava no módulo.

(38)

Tabela 11- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Saúde Sexual e reprodutiva. (Legenda: #Objetivo constante no manual; *Objetivo proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Discutir as principais modalidades de diagnóstico por imagem (radi-ografia, ultrasson(radi-ografia, TC e RM) usadas na avaliação do sistema re-produtivo, seus princípios biofísicos e indicações.

*Listar características típicas de imagem de tumores benignos e malig-nos dos órgãos reprodutivos feminimalig-nos e masculimalig-nos.

#Listar as características típicas de imagem dos distúrbios mais comuns

associados à gravidez e ao parto.

Habilidades e Comunidade *Identificar a anatomia normal de imagem da pélvis feminina e mas-culina em exames de imagem de corte transversal.

*Estabelecercomunicação com os pacientes para explicar os procedi-mentos de diagnóstico por imagem dos órgãos reprodutivos.

4.5.2 Módulo Problemas Mentais e do Comportamento

O módulo Problemas Mentais e do Comportamento aborda o estudo integrativo de problemas da neuroanatomia, neurofisiologia, psiquiatria, farmacologia, radiologia e neuro-logia, como base para a abordagem integral do ser humano em sofrimento psíquico nos di-ferentes ciclos vitais (EMCM-RN, 2019h). Os objetivos de aprendizagem escolhidos para esse módulo (Tabela 12) possuem relação com investigação de patologias do sistema ner-voso central. Um aprofundamento maior sobre os aspectos de imagem no sistema nerner-voso, indicações e limitações dos métodos será realizado nos próximos módulos. Os objetivos pro-postos não estavam descritos no módulo.

Tabela 12-Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Problemas mentais e do comportamento. (Legenda: *Objetivo proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Discutir os valores relativos, indicações comuns, contraindicações e limitações em imagem (radiografia, TC e RM) na neurorradiologia para diagnóstico dos problemas mentais.

Habilidades e Comunidade *Estabelecer comunicação dos riscos e benefícios de vários exames ra-diológicos comuns (incluindo radiografias, fluoroscopia, TC, RM e ul-trassonografia) nos problemas mentais para pacientes e suas famílias.

(39)

4.5.3 Módulo Locomoção

O módulo Locomoção aborda a morfofisiologia dos ossos, articulações e estruturas peri articulares, a semiologia do sistema musculoesquelético e a abordagem epidemiológica e clínica das afecções musculoesqueléticas, bem como exames de imagem nas doenças musculoesqueléticas (EMCM-RN, 2019g). Os objetivos de aprendizagem escolhidos para esse módulo (Tabela 13) possuem informações básicas e essenciais de imagem no sistema músculo esquelético. Dois dos objetivos propostos já constavam no módulo.

Tabela 13- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Locomoção. (Legenda: #Objetivo constante no manual; *Objetivo proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Descrever o posicionamento do paciente para técnicas radiográficas comuns do sistema musculoesquelético (por exemplo radiografia de jo-elho).

*Identificar a anatomia normal do sistema musculoesquelético nas imagens radiográficas.

# Listar apresentações de imagem comuns no trauma envolvendo o

es-queleto em radiografias convencionais.

*Reconhecer manifestações de imagem comuns de doenças degenera-tivas musculoesqueléticas.

#Explicar os valores relativos, indicações comuns, contraindicações e

limitações em imagem do sistema músculo esquelético.

Habilidades e Comunidade *Interpretar qualidade de imagem suficiente e insuficiente em radio-grafias.

*Estabelecer comunicação dos riscos e benefícios de vários exames ra-diológicos comuns usados na avaliação do sistema musculo esquelético (incluindo radiografias, fluoroscopia, TC, RM e ultrassonografia) para pacientes e suas famílias.

*Selecionar a modalidade de imagem mais adequada para avaliação do sistema musculo esquelético, evitando a exposição desnecessária à ra-diação.

(40)

4.6 6º PERÍODO

4.6.1 Módulo Pele

O módulo pele aborda a morfofisiologia da pele e suas patologias mais prevalentes, incluindo o quadro clínico, complicações associadas, abordagens semiológicas e cirúrgicas adequadas, meios diagnósticos e terapêuticos, e medidas profiláticas (EMCM-RN, 2017).

Não foram escolhidos objetivos de aprendizagem para serem trabalhados nesse mó-dulo pela baixa aplicabilidade dos métodos de diagnóstico por imagem na avaliação da pele para um médico generalista.

4.6.2 Módulo Envelhecimento e Saúde

O módulo Envelhecimento e Saúde aborda teorias biológicas, psicológicas e sociais do envelhecimento, as síndromes geriátricas e sua abordagem clínica integral, considerando as políticas públicas relacionadas, num contexto global de bioética (EMCM-RN, 2019k).

O objetivo de aprendizagem escolhido para esse módulo (tabela 14) está relacionado com as patologias do sistema musculo esquelético que acometem especificamente a faixa etária dos idosos. Os objetivos propostos não estavam descritos no módulo.

Tabela 14- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Envelhecimento e Saúde. (Legenda: *Objetivo proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Discutir os valores relativos, indicações comuns, contraindicações e limitações em imagem do sistema músculo esquelético (osteoporose e fraturas no idoso).

4.6.3 Módulo Saúde da criança

Esse módulo aborda a puericultura e as afecções mais comuns na criança e no ado-lescente, seu diagnóstico clínico e manejo terapêutico (EMCM-RN, 2019j). Os objetivos de aprendizagem propostos para esse módulo (Tabela 15) estão relacionados ao diagnóstico por

(41)

imagem em pediatria de forma mais aprofundada que aqueles objetivos propostos no módulo anterior. Dois dos objetivos propostos já constavam no módulo.

Tabela 15-Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Saúde da criança. (Legenda: #Objetivo constante no manual; *Objetivo proposto a ser inserido; @Objetivo parcial-mente contemplado no manual)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Descrever a anatomia pediátrica normal e como ela muda com a idade na radiologia convencional.

*Explicar os diferentes tipos de configuração da silhueta cardíaca na radiografia de tórax a depender da idade.

*Identificar os principais métodos de diagnóstico por imagem usados na faixa etária pediátrica.

*Explicar a vulnerabilidade das crianças à radiação ionizante.

*Distinguir as manifestações típicas de imagem de trauma acidental e não acidental.

*Listar características de imagem dos distúrbios mais comuns do tórax, abdome e sistema musculoesquelético em neonatos, lactentes, crianças e adolescentes.

*Discutir o valor relativo, indicações comuns, contraindicações e limi-tações em imaginologia pediátrica.

#Empregar o princípio ALARA, selecionando o método de imagem

mais adequado e as especificações do método

Habilidades e Comunidade *Elaborar comunicação do valor diagnóstico da respectiva modalidade de imagem para indicações comuns ao paciente e/ou familiares.

*Estabelecer comunicação dos riscos, benefícios e explicar os procedi-mentos de vários exames radiológicos comuns (incluindo radiografias, fluoroscopia, TC, RM e ultrassonografia) em radiologia pediátrica para pacientes e suas famílias.

*Selecionar a modalidade de imagem mais adequada para o diagnós-tico em pediatria, evitando exposição desnecessária à radiação.

*Elaborar comunicação dos resultados de um exame de imagem a cri-anças e adolescentes, bem como suas famílias.

@Interpretar a anatomia pediátrica normal em radiografias convencio-nais do tórax e sistema esquelético.

*Escolher a modalidade de imagem ideal para crianças nas doenças mais comuns.

(42)

4.7 7º PERÍODO

4.7.1 Módulo Fadiga, perda de peso e anemia

Esse módulo aborda as doenças mais prevalentes que se manifestam com quadros de fadiga, perda de peso e anemia, sua abordagem diagnóstica e clínica integral (EMCM-RN, 2019n). Os objetivos de aprendizagem escolhidos para esse módulo (Tabela 16) possuem relação com as patologias do sistema linfático abordadas no módulo. Os objetivos propostos não estavam descritos no módulo.

Tabela 16- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Fadiga, perda de peso e anemia. (Legenda: *Objetivo educacional proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Discutir o valor relativo, indicações comuns, contraindicações e limi-tações em imagem de linfonodos cervicais e avaliação do trato gastroi-ntestinal.

*Identificar a anatomia normal da cabeça e do pescoço em exames de imagem de corte transversal.

*Discutir as principais técnicas, radiografia, fluoroscopia, ultrassono-grafia, RM e RM usado em imagem de cabeça e pescoço e abdominal.

Habilidades e Comunidade *Estabelecer comunicação dos riscos e benefícios de vários exames ra-diológicos comuns em pacientes com quadro de fadiga, perda de peso e anemia para pacientes e suas famílias.

4.7.2 Módulo Dispneia, dor Torácica e edema

Esse módulo aborda os mecanismos envolvidos no desencadeamento de quadros de dispneia, dor torácica e edema, as doenças e síndromes mais prevalentes, que cursam com esses sinais e sintomas, bem como a abordagem diagnóstica e clínica integral dessas patologias (EMCM-RN, 2019p).

Os objetivos de aprendizagem escolhidos para esse módulo (Tabela 17) possuem re-lação com os assuntos abordados no módulo, alguns objetivos foram abordados de forma mais aprofundada com relação aos que já foram apresentados no módulo anterior de funções biológicas e também de forma direcionada para as patologias de urgência/emergência mé-dica. Alguns dos objetivos propostos já estavam descritos no módulo.

(43)

Tabela 17- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Dispneia, dor torácica e edema. (Legenda: #Objetivo constante no manual; *Objetivo proposto a ser inserido; @Objetivo parcialmente contemplado no manual)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial #Discutir as principais técnicas de imagem (radiografia, TC e RM) usa-das para imaginologia torácica e cardiovascular direcionausa-das para as doenças abordadas no módulo.

*Reconhecer padrões de aumento cardíaco em imagens radiográficas do tórax.

@Diferenciar características radiológicas e causas do aumento cardíaco, incluindo doença valvar adquirida e doença pericárdica.

@Listar características típicas de imagem das doenças vasculares mais comuns.

#Listar características típicas de imagem do enfisema em radiografias e TC.

*Distinguir Tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) do tórax, angiotomografia das artérias pulmonares e TC do tórax para es-tadiamento.

#Descrever os sinais de imagem da embolia pulmonar.

*Discutir os valores relativos, indicações comuns, contraindicações e limitações em imaginologia torácica e cardiovascular.

Habilidades e Comunidade *Diferenciar uma angiotomografia das artérias pulmonares de uma TC do tórax para avaliação de parênquima pulmonar.

*Interpretar com segurança o pneumotórax e o pneumotórax hiperten-sivo nas radiografias de tórax.

*Identificar pneumonia, enfisema, massas pulmonares e mediastinais e derrames pleurais nas radiografias e TC.

*Interpretar fatores técnicos relacionados a falso aumento das câmaras cardíacas.

*Identificar o posicionamento adequado ou o mau posicionamento dos seguintes dispositivos de monitoramento e suporte (“tubos e linhas”), incluindo tubos endotraqueais, cateteres venosos centrais, sonda naso-gástrica e drenos torácicos.

*Elaborar comunicação dos resultados dos exames de imagem do tórax e cardiovascular aos pacientes e suas famílias.

*Estabelecer comunicação dos riscos e benefícios de vários exames ra-diológicos comuns do tórax (incluindo radiografias, fluoroscopia, TC, RM e ultrassonografia) para pacientes e suas famílias.

(44)

4.7.3 Módulo Ambiente e Saúde

O módulo Ambiente e Saúde aborda, dentre outros temas, as relações entre saúde e ambiente, políticas públicas relacionadas e epidemiologia (EMCM-RN, 2019o). Os objeti-vos de aprendizagem escolhidos para esse módulo (Tabela 18) possui relação com a política nacional de vigilância sanitária e com a epidemiologia. Os objetivos propostos não estavam descritos no módulo.

Tabela 18- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Ambiente e Saúde. (Legenda: *Objetivo proposto a ser inserido)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial *Discutir as bases legais que regem o uso de radiação ionizante.

*Explicar o conceito de probabilidade pré e pós-teste de testes diagnós-ticos.

4.8 8º PERÍODO

4.8.1 Módulo Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência

O módulo Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência aborda as afecções mais comuns que acometem o sistema nervoso e os órgãos dos sentidos, seu diagnóstico e abor-dagem clínica integral (EMCM-RN, 2019r).

Os objetivos de aprendizagem escolhidos para esse módulo (Tabela 19) estão rela-cionados ao sistema nervoso, de forma mais aprofundada e direcionada comparativamente aos objetivos que já foram apresentados nos módulos anteriores de percepção, consciência e emoção, e problemas mentais e do comportamento. Alguns dos objetivos propostos já esta-vam descritos no módulo.

(45)

Tabela 19- Estruturação de objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem no módulo Distúrbios sen-soriais, motores e da consciência. (Legenda: #Objetivo constante no manual; *Objetivo proposto a ser inserido; @ Obje-tivo parcialmente contemplado no manual)

Eixos Objetivos de aprendizagem

Tutorial @Listar as principais técnicas utilizadas em neurorradiologia (radiogra-fia, ultrassonogra(radiogra-fia, TC e RM).

#Distinguir as características típicas de imagem do AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico e hemorrágico em exames de imagem de corte transversal.

*Explicar intervenções neurorradiológicas, incluindo revascularização e opções de tratamento intervencionista para aneurismas intracranianos e malformações arteriovenosas do cérebro e da coluna.

*Discutir o valor relativo, indicações comuns, contraindicações e limi-tações em neurorradiologia.

Habilidades e Comunidade *Identificar a anatomia normal do cérebro e da coluna em imagens transversais.

*Reconhecer os diferentes tipos de hemorragia intracraniana em ima-gens transversais.

*Elaborar comunicação dos riscos e benefícios dos exames de neuror-radiologia para pacientes e familiares.

*Elaborar comunicação dos resultados de um exame de imagem do cé-rebro e da coluna aos pacientes e suas famílias.

4.8.2 Módulo Desordens Nutricionais e Metabólicas

O módulo Desordens Nutricionais e Metabólicas aborda as principais Desordens Nu-tricionais e Metabólicas de forma contextualizada (EMCM-RN, 2019q).

Os objetivos de aprendizagem escolhidos para esse módulo (Tabela 20) estão aos métodos de avaliação por imagem das doenças e desordens nutricionais e metabólicas traba-lhadas no módulo. Alguns dos objetivos propostos já estavam descritos no módulo.

Referências

Documentos relacionados

MANUEL CONTRIBUTO PARA O RECONHECIMENTO DO PROCESSO HISTÓRICO DE SESIMBRA Manuela Mendonça 27 PINTURAS QUINHENTISTAS DO SANTUÁRIO DO CABO ESPICHEL Fernando António

Tais orientações se pautaram em quatro ações básicas: apresentação dessa pesquisa à Secretaria de Educação de Juiz de Fora; reuniões pedagógicas simultâneas com

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

Cândida Fonseca Duração e local: 11/09/2017 a 03/11/2017 – Hospital São Francisco Xavier Objectivos e actividades desenvolvidas: Os meus objectivos centraram-se na

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

A cinomose é uma doença que pode ter rápida progressão, com sintomatologia nervosa, levando animal a óbito em poucos dias, como no caso em questão. Quando

Tipicamente, o efeito da mudança de uso do solo, tanto nos cenários de desmatamento total, regeneração total e regeneração sobre áreas de pastagem (Cenários 1, 0 e 2,

No presente documento descrevemos o método desenvolvido pelo Laboratório de Ecologia Espacial e Conservação – LEEC (UNESP-Rio Claro) para identifi car áreas com alto potencial