• Nenhum resultado encontrado

A reserva de desenvolvimento sustentável estadual ponta do tubarão (RDSEPT) e o currículo escolar: caminhos e descaminhos na construção de uma proposta curricular para a educação do campo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A reserva de desenvolvimento sustentável estadual ponta do tubarão (RDSEPT) e o currículo escolar: caminhos e descaminhos na construção de uma proposta curricular para a educação do campo"

Copied!
119
0
0

Texto

(1)UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. IRIS CAMPOS DE ANDRADE. A RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO (RDSEPT) E O CURRÍCULO ESCOLAR: CAMINHOS E DESCAMINHOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO D CAMPO. NATAL 2016.

(2) IRIS CAMPOS DE ANDRADE. A RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO (RDSEPT) E O CURRÍCULO ESCOLAR: caminhos e descaminhos na construção de uma proposta curricular para a educação do campo. Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Alessandro Augusto de Azevêdo. NATAL 2016.

(3) Catalogação da Publicação na Fonte UFRN / Biblioteca Setorial do CCSA Andrade, Iris Campos de. A reserva de desenvolvimento sustentável estadual ponta do tubarão (RDSEPT) e o currículo escolar: caminhos e descaminhos na construção de uma proposta curricular para a educação do campo/ Iris Campos de Andrade. - Natal, 2016. 119f: il.. Orientador: Prof. Dr. Alessandro Augusto de Azevêdo.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. 1. Educação do campo – Dissertação. 2. Currículo escolar – Dissertação. 3. Saberes e experiências - Dissertação. I. Azevêdo, Alessandro Augusto de. II. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. III. Título.. RN/BS/CCSA. CDU 37.018.51.

(4) IRIS CAMPOS DE ANDRADE. A RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO (RDSEPT) E O CURRÍCULO ESCOLAR: caminhos e descaminhos na construção de uma proposta curricular para a educação do campo. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação.. Aprovada em: ______/_______/_______. BANCA EXAMINADORA. ________________________________________________________________ Prof. Dr. Alessandro Augusto de Azevêdo – UFRN Orientador. ________________________________________________________________ Professora Dra. Márcia Maria Gurgel Ribeiro – UFRN Examinadora Interna (titular). ________________________________________________________________ Professora Dra. Denise Maria de Carvalho Lopes – UFRN Examinadora Interna (Suplente) _______________________________________________________________ Professor Dr. José Mateus do Nascimento - IFRN Examinador Externo (Titular) _____________________________________________________________ Professora Dra. Edneide da Conceição Bezerra Examinadora Externa (Suplente).

(5) Dedico este trabalho de investigação aos educadores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, em particular, ao Grupo de Elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, Colaborador desta pesquisa, por ter se disponibilizado a repensar o campo em que estão imersos para, então, ressignificá-lo em sua prática educativa..

(6) AGRADECIMENTOS. Agradecimento é o ato de reconhecer o apoio daqueles/as que nos ajudaram a alcançar nossos objetivos, por isso não se constitui tarefa fácil, pois a memória pode nos pregar uma peça e esquecer-se de mencionar alguém importante em nossa caminhada, no entanto arriscome a realizar tal exercício, neste momento ímpar em minha vida. Primeiramente eu agradeço a Deus, por ter me fortalecido em mais uma caminhada acadêmica, e nunca ter permitido que eu desacreditasse de mim mesma, apesar das dores da caminhada. À Ele toda honra e toda glória! Ao meu querido orientador Prof. Dr. Alessandro Augusto de Azevêdo que acreditou em meu potencial, ajudando-me a percorrer os trilhos desta investigação, com paciência e respeito, sempre buscando minha superação. Nossas construções estão sendo edificadas, numa nova relação com o saber. Ao Grupo Colaborador desta investigação, pela abertura e exposição, ao compartilhar comigo momentos valiosos de estudo e discussão, partilhando decisões e reflexões que ora se materializa nesta produção escrita. Sempre serão lembrados em minha jornada acadêmica. Ao meu esposo, Antônio Marcos, que muito me apoiou nesta investidura, conduzindome todas às vezes, à comunidade na qual se localizava a escola investigada, além de compreender-me em meus projetos, fazendo-me relaxar nos momentos de cansaço. Seu amor me faz bem! Ao meu filho, Ivys Bryam, por compreender minhas ausências, e se responsabilizar a cuidar do nosso lar, as vezes que se fizeram necessárias durante esta caminhada. Sei que também tens uma relação muito singular com o saber. À minha mãe, Socorro Campos, por todas as vezes que se preocupou com minha formação, com meus projetos, acompanhando-me em minhas viagens para estudo através de suas ligações. Saiba que tenho orgulho de ser sua filha. Às minhas irmãs, Deuzanira, Iara e Erineide, por torcerem pelo êxito dos meus projetos, além de cuidar do meu filho, direcionando-o em minhas ausências necessárias. Sem o apoio de vocês eu não teria chegado até aqui. À amiga Maria da Conceição Costa da Rocha, por me apresentar a temática da Educação do Campo, bem como pelo apoio e companheirismo nas tarefas cotidianas de nosso trabalho, pela força e pelas palavras de incentivo. Saiba que tenho profunda admiração por ti..

(7) Às colegas de trabalho da Secretaria Municipal de Educação de Macau, por compreenderem a importância dessa trajetória em minha vida e me apoiar na realização de minhas atividades profissionais, suavizando o peso de minhas responsabilidades diárias. À colega de trabalho Edivânia Inácio, por ter disponibilizado material bibliográfico já produzido acerca da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão. Aos colegas, Eduardo Pereira, Jucyana Mirna e Israel Sharon, que durante as orientações coletivas dedicaram atenção à minha investigação, além de compartilharmos momentos de estudos em algumas disciplinas comuns. Aprendi muito com a singularidade de cada um. Às Professoras Doutoras, Érika Gusmão de Andrade, Karine Coutinho, Denise Maria de Carvalho Lopes, Rosália de Fátima e Silva e Crislane Azevedo pelas ricas contribuições a minha investigação, durante os Seminários da Linha de Pesquisa. O meu muito obrigada a todas! À Secretaria Municipal de Educação de Pendências por ter me disponibilizado tempo para dedicar-me aos meus estudos acadêmicos, liberando-me de minhas atividades docentes. Obrigada à compreensão e presteza!.

(8) RESUMO. Dissertação que apresenta como objeto de estudo a articulação dos saberes e das experiências emanadas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT) na proposta curricular da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, localizada na comunidade de Barreiras, município de Macau, Estado do Rio Grande do Norte – RN. Por meio desta pesquisa objetivamos compreender de que forma o Grupo de Elaboração do currículo da escola, articula os saberes e as experiências dos sujeitos da RDSEPT, na construção de uma proposta curricular para a Educação do Campo. Para tanto, discutimos Educação do Campo (FERNANDES, 2006, 2012; CALDART, 2000, 2004; ARROYO, 1999), evidenciando a RDSEPT (NOBRE, 2011) na diversidade do campo brasileiro, adentrando nas proposições sobre currículo escolar (SACRISTÁN, 2002; SILVA 2000; SAVIANI, 2010), como elemento organizador do saber escolar (CHARLOT, 2000), lugar de integração das experiências e do saber da experiência (BONDÍA, 2002) à proposta pedagógica da escola. Nesse sentido, o estudo se configurou enquanto Pesquisa Qualitativa (MINAYO, 2008, 2009), de caráter interpretativo/reflexivo (FERREIRA, 2007; IBIAPINA, 2008), em que fizemos uso da entrevista semiestruturada, da observação participante, da aplicação de questionário e das sessões reflexivas, enquanto procedimentos metodológicos que constituiu a pesquisa enquanto espaço de formação entre a pesquisadora e o grupo co-partícipe, num processo de reflexão e de autoformação. Assim, ao mergulhar nas singularidades do campo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, concluímos que a escola locus desta pesquisa está em processo de construção de sua identidade enquanto escola do campo, dado o tratamento pedagógico que vem orientando as práticas curriculares na escola numa perspectiva urbanocêntrica, onde predomina o saber objeto materializado no livro didático, fato que tem dificultado a inserção, de forma efetiva, dos saberes e das experiências dos sujeitos educandos da Reserva, no currículo escolar, haja vista que a instituição apenas articula em seu currículo a história da RDSEPT tematizando algumas questões ambientais.. Palavras- chaves: Educação do campo. Currículo escolar. Saberes e experiências.

(9) RESUMEN. Disertación que tiene como objeto de estudio la articulación de conocimientos y experiencias que emanan de la Reserva de Desarrollo Sostenible Ponta do Tubarão Estado (RDSEPT) en la propuesta curricular de la Escuela Alferes Cassiano Martins, que se encuentra en la comunidad de Barreiras, distrito de Macao, Estado de Río Grande do Norte - RN. A través de esta investigación tuvo como objetivo comprender cómo el programa de estudios Grupo de Colaboración, articula los conocimientos y experiencias de los sujetos RDSEPT, en la construcción de una propuesta curricular para la Educación Rural. Por lo tanto, hablamos de la Educación Rural (Fernandes, 2006, 2012; CALDART, 2000, 2004, ARROYO, 1999), que muestra el RDSEPT (Noble, 2011) en la diversidad del campo brasileño, entrando en las proposiciones en el plan de estudios (Sacristán, 2002; SILVA 2000; Saviani, 2010), como organizador de la escuela elemento (Charlot, 2000), el lugar de la integración de experiencias y el conocimiento de la experiencia (Bondia, 2002) a la propuesta pedagógica de la escuela. En este sentido, el estudio se estableció como la investigación cualitativa (MINAYO, 2008, 2009), el carácter interpretativo / reflectante (Ferreira, 2007; Ibiapina, 2008), hicimos uso de entrevistas semiestructuradas, observación participante, y un cuestionario las sesiones de reflexión, mientras que los procedimientos metodológicos que constituían la investigación como un espacio de aprendizaje entre el investigador y el grupo co-participante, en un proceso de reflexión y autoformación. Por lo tanto, mientras que el buceo en las singularidades del campo del Desarrollo Sostenible Reserva Estatal de Ponta do Tubarão, llegamos a la conclusión de que la escuela locus de esta investigación se encuentra en el proceso de construcción de su identidad como una escuela de campo, dado el tratamiento pedagógico que ha guiado las prácticas curriculares en la escuela una perspectiva urbanocêntrica, el conocimiento materializó objeto en el libro de texto, un hecho que ha hecho que sea difícil de insertar, de manera efectiva, el conocimiento y las experiencias de los estudiantes de los sujetos de la Reserva, en el programa escolar, dado que la única institución depende de su hoja de vida la historia de RDSEPT tematizar algunos problemas ambientales.. Palabras clave: La educación rural. Curriculum. Conocimientos y experiencia.

(10) LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Figura 1 –. Unidades de Conservação do Estado do Rio Grande do Norte .......................... 46. Figura 2 –. Mapa contendo os limites da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta o Tubarão ................................................................................................. 47. Figura 3 –. Imagem aérea da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão .............................................................................................................. 52. Figura 4 –. Imagem gráfica do representando as comunidades da Reserva, de autoria de Emanoel Amaral ............................................................................................. capa.

(11) LISTA DE QUADROS. Quadro 1 – Caracterização do Grupo Colaborador .................................................................. 22 Quadro 2 – Sessões Reflexivas: temáticas e objetivos ............................................................. 37.

(12) LISTA DE SIGLAS. ADECOB. Associação de Desenvolvimento Comunitário de Barreiras. ADECODIL. Associação de Desenvolvimento Comunitário de Diogo Lopes. CEIMH-. Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório. CIPAM. Companhia Independente de Proteção Ambiental. CONEMA. Conselho Estadual do Meio Ambiente. CNBB. Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. EJA. Educação de Jovens e Adultos. IBAMA. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. IDEMA. Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte. GJLPV. Grupo Jovens Lutando Para Vencer. GRPU. Gerência do Patrimônio da União –. MST. Movimento dos Trabalhadores Rurais SemTerra. PDDE. Programa Dinheiro Direto na Escola. PDDE CAMPO Programa Dinheiro Direto na Escola do Campo PJMP. Pastoral da Juventude do Meio Popular. PPP. Projeto Político Pedagógico. PNAE. Programa Nacional de Alimentação Escolar. PNAIC. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. PNBE. Programa Nacional Biblioteca Escolar. PRONERA. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. RDSEPT-. Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão. RN. Rio Grande do Norte. UnB. Universidade de Brasília. UC. Unidades de Conservação. UNESCO. Organização das Nações Unidas. UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. UUS. Unidades de Uso Sustentável. SNUC. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.

(13) SUMÁRIO. 1. PRINCIPIANDO ....................................................................................................... 12. 2. UM MERGULHO NAS INVESTIGAÇÕES: TRAÇANDO AS TRILHAS PARA A PESQUISA ............................................................................................... 18. 2.1. CONHECENDO O LÓCUS DA PESQUISA ............................................................. 19. 2.1.1. Caracterizando os Sujeitos da Pesquisa ....................................................................... 21. 2.2. PESQUISA QUALITATIVA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ADENTRANDO NO CAMPO DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO .............................................................................................. 24. 2.3. PROCEDIMENTOS DA PESQUISA .......................................................................... 30. 2.3.1. Observação Participante ............................................................................................... 31. 2.3.2. As Sessões Reflexivas: contribuições à pesquisa ......................................................... 35. 2.3.3. A Entrevista: apreendendo o sentido dos sujeitos na pesquisa ..................................... 39. 3. EMBARCANDO NOS MARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: um olhar para a RDSEPT ...................................................................................................................... 43. 3.1. CONTEXTUALIZANDO A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PESQUISA .................................................................................................................. 44. 3.2. RDSEPT: UM MERGULHO NA DIVERSIDADE DO CAMPO .............................. 52. 3.3. O OLHAR DA ESCOLA SOBRE A RDSEPT: UMA IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO ........................................................................................................... 62. 4. RETORNANDO À SUPERFÍCIE AQUÁTICA: OS ACHADOS DA PESQUISA ............................................................................................................ 69. 4.1. CURRÍCULO ESCOLAR E RDSEPT: UMA CONSTRUÇÃO EM MOVIMENTO .............................................................................................................. 70. 4.2. EXPERIÊNCIA E O SABER DA EXPERIÊNCIA NO CURRÍCULO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA ............................................................................. 86. 5. LANÇANDO A ÂNCORA: TECENDO AS IMPRESSÕES FINAIS DA PESQUISA ............................................................................................................. 95 REFERÊNCIAS......................................................................................................... 103 APÊNDICES ............................................................................................................... 107.

(14) 12. 1 PRINCIPIANDO. A Educação do Campo vem sendo construída nacionalmente, desde o final dos anos de 1990, ganhando destaque na agenda das políticas públicas do país, a partir da I Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo, realizada em Luziânia – GO, em 1998. “Tem um significado que incorpora os espaços da floresta, da pecuária, das minas e da agricultura, mas os ultrapassa ao acolher em si os espaços pesqueiros, caiçaras, ribeirinhos e extrativistas” (BRASIL, 2001, p. 4-5). É um fenômeno social da realidade brasileira, que busca contrapor-se à burguesia agrária, através de um projeto educativo articulado aos movimentos sociais que a originaram. Nesse contexto, são consideradas escolas do campo aquelas que têm sua sede no espaço geográfico classificado pelo IBGE como rural, bem como as identificadas com o campo, mesmo tendo sua sede em áreas consideradas urbanas. Essas últimas são assim consideradas porque atendem a populações de municípios cuja produção econômica, social e cultural está majoritariamente vinculada ao campo. Para essa classificação, toma-se como referência o disposto nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (Resolução CNEB, n. 1/2002), ao estabelecer que a identidade da escola do campo se define pela sua vinculação às questões inerentes à sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na memória coletiva que sinaliza futuros, na rede de ciência e tecnologia disponível na sociedade e nos movimentos sociais em defesa de projetos que associem as soluções exigidas por essas questões à qualidade social coletiva no país. Nessa perspectiva, a Educação do Campo lança mão de alguns instrumentos políticos e pedagógicos, presentes no interior das escolas, que possam contribuir na constituição de um novo projeto educativo, como por exemplo, o Projeto Político Pedagógico, que traça as diretrizes para a definição e consolidação dos planos de vida dos sujeitos educandos do campo, e o currículo escolar que deve ter sua base na consideração do modo de vida das populações do campo, nas necessidades de transformações sociais, das suas lutas organizadas, no modo como se produzem. É sobre este último instrumento, o currículo escolar na Educação do Campo, que discutimos, se constituindo enquanto tema central desta investigação de mestrado e articula-se a tematização dos saberes e experiências dos sujeitos educandos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT) pelo Grupo de elaboração.

(15) 13. do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins situada na comunidade de Barreiras, no município de Macau/RN. Esta Reserva foi criada através da Lei Estadual n° 8.349 de 18 de julho de 2003, como resultado dos esforços das comunidades de Barreiras, Diogo Lopes e Sertãozinho, iniciados no ano de 1995 para proteger a cultura da pesca artesanal das investiduras da indústria imobiliária e dos projetos de carcinicultura, ramos econômicos que têm despontado na região litorânea potiguar. Dada a sua localização litorânea, a RDSEPT, torna-se singular, em relação às reservas de desenvolvimento sustentáveis que se estabeleceram fora da Amazônia, fator que, segundo pesquisadores potiguares, tem dificultado a elaboração do Plano de Manejo da área. A problemática desta investigação decorre das dificuldades dos docentes em tematizar as questões socioculturais, econômicas e políticas, no currículo escolar, de modo a articular os saberes e experiências locais com os conhecimentos gerais, também necessários ao homem e a mulher do campo. Nesse caso, propusemos uma discussão em torno da tematização dos saberes e experiências advindas da constituição da RDSEPT, pelos docentes do campo, entendidos em nossa pesquisa, enquanto agentes mediadores da formação escolar crítica e emancipadora. Nessa discussão consideramos a relação que esses professores estabelecem com o saber docente para definir o currículo da escola, que está implicada numa comunidade pesqueira que, junto a outras comunidades, formam a Unidade de Conservação denominada de Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão. A nossa condição de pessoa de origem humilde, filha de gari e neta de um agricultor, bem como o trilhar das primeiras vivências da docência que iniciou na escola pesquisada anterior à criação da Reserva, foram aspectos decisivos para a construção deste trabalho investigativo acerca da tematização dos saberes e das experiências dos sujeitos educandos da RDSEPT no currículo escolar. Em virtude dessa trajetória pessoal e profissional, fomos compreendendo o cenário de exclusão social em que vivíamos principalmente no que se refere aos direitos à educação que muitas vezes nos foram negados por pertencermos às classes sociais desfavorecidas, oportunizando a construção de nosso entendimento de que o compromisso social em torno de uma educação crítica, deveria se constituir numa questão primordial em nossas vidas. Compreendendo as características físicas, políticas, sociais, econômicas e culturais que envolveram a constituição da RDSEPT, identificado como campo pesqueiro e considerando a implicação da escola nesse contexto, propomos inserir nossa investigação nas discussões sobre Educação do Campo, contribuindo com o debate das construções curriculares dentro desse paradigma. Entendemos que a escola incide diretamente no modo como os sujeitos devem se.

(16) 14. comportar frente às problemáticas sociais que os envolvem, em face do projeto educativo que desenvolvem. Por isso, consideramos a importância da nossa investigação qualitativa em torno da realidade curricular que permeia a atual proposta pedagógica da escola, e reforçarmos a necessidade de entendermos a implicação do processo de sua construção no contexto do movimento social que originou a RDSEPT. A compreensão que temos acerca da complexidade que envolve a questão curricular na Educação do Campo, deu origem ao nosso objeto de estudo, que se constitui na articulação dos saberes e experiências da RDSEPT no processo de construção da proposta curricular do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, lugar de reflexão e diálogo, da prática educativa. Nessa ótica definimos o nosso problema de investigação a partir da seguinte questão de partida: Quais saberes e experiências dos sujeitos da RDSEPT são tematizadas no currículo do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins? O nosso estudo está inscrito na Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem como objetivo Compreender de que forma o Grupo de Elaboração do currículo da escola, articula os saberes e as experiências dos sujeitos da RDSEPT, na construção de uma proposta curricular para a Educação do Campo; identificar nos instrumentos teórico-metodológicos utilizados por esse grupo as concepções que fundamentam a proposta curricular da escola. A pesquisa aconteceu na Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, localizada no distrito de Barreiras, município de Macau – RN, e contou com a relevante contribuição do Grupo Colaborador, composto por sete pessoas que desempenham atribuições diferentes na escola, dentre as quais, 1(uma) gestora, 2 (duas) supervisoras, 2 (dois) professores, 1 (um) pais dos alunos, e 1 (uma) auxiliar de secretaria. A nossa escolha por esta instituição escolar se deu em virtude da nossa implicação como docente da escola, no período de 1999 a 2003, onde pudemos vivenciar algumas atividades organizadas pelas comunidades que precederam a constituição da Reserva, participando da realização dos dois primeiros Encontros Ecológicos. Esse período de atividade docente na escola foi o bastante para desenvolvermos uma estreita relação de pertença com a instituição, e com a comunidade na qual estava inserida. Esses aspectos reforçam nosso envolvimento nas questões que atravessam a Educação do Campo. A relevância dessa pesquisa consiste na oportunidade de repensarmos as nossas visões e concepções, como educadores que cuidam da formação escolar de crianças, adolescentes, jovens e adultos, de uma comunidade pesqueira, que se insere num contexto de lutas, de exclusão e de negação social..

(17) 15. Compreendendo o currículo enquanto identidade e trajetória dos sujeitos do campo, o percurso investigativo do nosso trabalho fundamentou-se numa abordagem qualitativa que nos ajudou a explicar o processo de elaboração curricular protagonizado pela equipe da escola pesquisada, a partir da reflexão que fizeram acerca de suas práticas educativas. Assim norteamos nosso percurso teórico-metodológico nas orientações de Lüdke e André (2013), Ibiapina (2008), Ferreira (2007), Minayo (2008, 2009), Córdova (2009), fazendo uso de observação participante, de aplicação de questionário, de entrevistas semiestruturadas e de sessões reflexivas. Esses procedimentos asseguraram o alcance de nossos objetivos, nos aproximando ainda mais da realidade investigada. Entendendo a relevância da escola do campo enquanto lugar de direito, de partilha de saberes, fundada na diversidade humana, na empatia, na capacidade dos seus sujeitos de ressignificar o processo de construção do seu projeto educativo, ampliamos nossas discussões acerca da Educação do Campo, pautando-nos em Caldart (2000, 2004) e Fernandes (2006, 2012), enfatizando o Campo da RDSEPT, a partir de Nobre (2011), reconhecendo sua importância enquanto constructo social que resultou de um longo processo de luta social, envidada pelas comunidades de Barreiras, Diogo Lopes e Sertãozinho. Numa abordagem ideológica de escola no paradigma da Educação do Campo, refletimos sobre o currículo escolar, nos reportamos a Arroyo (1999), que nos fornece elementos para se compreender as matrizes curriculares para a Educação do Campo, dialogando com as questões de identidade e de trajetórias que permeiam o currículo escolar como defende Silva (2010), Saviani (2010) e Sacristán (2002). Para tanto discutimos os saberes e as experiências tematizadas pelo Grupo Colaborador durante o processo de elaboração do currículo da escola pesquisada, a partir de Charlot (2000) e Bondía (2002), que nos forneceram fundamentação epistemológica para compreendermos as relações de saber presentes nesse processo. Dessa forma estruturamos este trabalho em três capítulos, que foram emergindo das produções junto ao Grupo Colaborador. Para defini-los utilizamos uma analogia aos elementos presentes no entorno da escola pesquisada, cujas características o identificaram como campo pesqueiro, assim cada capítulo remete a etapas da atividade pesqueira. No segundo capítulo, intitulado “Um Mergulho nas Investigações: traçando as trilhas para a pesquisa”, fizemos analogia ao momento em que os pescadores se preparam para entrar no mar para pescar, tendo que lançar mão de todos os conhecimentos adquiridos na sua vivência para lidar com as intempéries que os esperam, e com o manejo do seu equipamento, e transformar a sua atividade numa arte. Assim, esse capítulo apresenta a metodologia que foi utilizada em nosso trabalho, articulada às nossas observações interpretativas acerca das.

(18) 16. perspectivas e dos procedimentos assumidos para a construção dos dados desta pesquisa educacional que se caracteriza enquanto pesquisa qualitativa. O referencial teóricometodológico que nos orientou nesse caminhar investigativo, nos possibilitou uma maior aproximação com o objeto de estudo, como por exemplo, as sessões reflexivas e as entrevistas semiestruturadas, que possibilitou redimensionar nossos objetivos, e ampliar nossa discussão acerca da relevância das questões que nos conduziram a essa investigação reflexiva e interpretativa. No capítulo 3, intitulado “Embarcando nos Mares da Educação do Campo: um olhar para a RDSEPT”, fizemos uma analogia ao momento em que o pescador entra no mar com sua embarcação para buscar o seu sustento, na (in)certeza do que os aguarda, dada a diversidade de criaturas viventes que ali habitam. Aqui são abordadas as questões políticas e epistemológicas que fundam o paradigma da Educação do Campo, tecendo uma contextualização da temática da pesquisa, apresentando o campo da RDSEPT como uma configuração da diversidade do campo brasileiro, caracterizado nesta pesquisa como campo pesqueiro. Para tanto utilizamos Diegues (1983), Pires (2012) e Ramalho (2004), para dialogar conosco acerca das características da pesca artesanal, modelo de pesca predominante na comunidade. Para podermos compreender o contexto de criação da RDSEPT e sua articulação com a Educação do Campo, nos apoiamos em Fernandes (2006) para introduzirmos as discussões acerca do movimento Por uma Educação do Campo, destacando as questões de territorialidade que atravessam a construção da educação do campo, situando as discussões atuais acerca desta temática. Ao ressaltar o processo de criação da RDSEPT, abordamos a questão do desenvolvimento sustentável na Educação do Campo, dialogando com documentos oficiais como a Lei Federal n. 9.985, de 18 de julho de 2000, que cria as Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente, as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, MEC/CNE/CEB, 2002) e o Decreto n. 7.352/2010, que trata do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). No capítulo 4 intitulado “Retornando à Superfície Aquática: os achados da pesquisa”, fizemos uma analogia ao resultado da pesca, ao que foi possível encontrar em alto-mar, ao que conseguiram achar em sua busca. Aqui trazemos nossas análises acerca dos resultados da pesquisa, que se apresentam articuladas às falas do Grupo colaborador, que tratam das concepções que possuem acerca do currículo escolar, bem como dos saberes e das experiências dos sujeitos da RDSEPT tematizados no currículo escolar. Nossa elaboração sobre currículo escolar fundamenta-se nas concepções de Silva (2010), Saviani (2010) e Sacristán (2002), que compreendem o currículo como experiência, que permite construir a subjetividade e a.

(19) 17. identidade humana. Nos apoiamos em Charlot (2000) para discutir a relação de saber que fundamenta o currículo escolar elaborado pelo grupo colaborador, trazendo para este debate curricular as proposições epistemológicas de Bondía (2002) acerca da experiência e do saber da experiência. Por fim, tecemos as impressões finais da pesquisa, lançando a âncora, em analogia ao momento de chegada dos pescadores à beira-mar, com suas conclusões acerca da investidura daqueles dias de pesca. Aqui destacamos nossas análises finais do processo da pesquisa, do que ela oportunizou. Entendemos que vivenciar essa experiência investigativa nos permitiu compreender o contexto sócio educacional em que estão sendo pensados e vivenciados os referenciais curriculares que orientam as práticas educativas na Educação do Campo, além de nos possibilitar argumentar, refletir e construir uma interpretação significativa acerca do nosso objeto de estudo. Investigamos uma situação local acerca do pensamento e da elaboração do currículo escolar na educação do campo. No entanto, sabemos que o contexto aqui investigado se trata de uma realidade presente na maioria das escolas do campo brasileiro, em particular das escolas da RDSEPT. Por isso, reconhecemos como uma tarefa complexa traduzir todos os aspectos que envolvem a problemática da articulação dos saberes locais aos saberes gerais no currículo escolar, dada os limites dessa investigação. Portanto, a entendemos enquanto inacabada e inconclusa, por não dar conta de todas as questões suscitadas, em virtude dos limites do objetivo proposto, além do fato de estarmos inseridos no contexto da diversidade do campo brasileiro e dos movimentos sociais organizados. Essa consciência exige do pesquisador humildade frente aos desafios encontrados e disposição para dar continuidade à questão que abraçou no universo da pesquisa científica. Assim sendo, reconhecemos a relevância do nosso trabalho, o qual nos oportunizou adentrar numa discussão necessária às práticas curriculares na educação do campo, num viés crítico e reflexivo que ora discorremos..

(20) 18. 2 UM MERGULHO NAS INVESTIGAÇÕES: TRAÇANDO AS TRILHAS PARA A PESQUISA. Tão belo sol brilha no horizonte Pintando no céu novo dia Um pincel colorindo aquarela Que o bom pescador principia Hora de partir para o mar Enfrentar com certeza o remanso Depois de um mero descanso Na rede que aprendeu navegar Tainheira em sua persistência Com tantas linhas a arte lhe deu Sua imagem está retratada Nas histórias que o tempo escreveu (CORINGA, Zelito; SOUZA, Élio). Neste capítulo abordaremos os aspectos metodológicos vivenciados nesta pesquisa, que se configura enquanto pesquisa qualitativa, cuja organização do trabalho para a construção dos dados se deu através de ações formativas que auxiliaram no processo de co-produção do conhecimento entre a pesquisadora e um grupo de professores, denominado aqui de Grupo Colaborador, co-partícipe deste trabalho, na medida em que assumiram a participação nas sessões reflexivas, espaços de diálogo gestados na condução do processo de investigação, referenciadas na abordagem da pesquisa colaborativa, proposta por Ibiapina (2008) e Ferreira (2007). Vale destacar que o Grupo Colaborador desta pesquisa, composto por dois professores, duas supervisoras, uma gestora, um pai dos alunos e uma auxiliar de secretaria, foi formado pela escola, anteriormente ao desenvolvimento desta pesquisa, através de assembleia, para orientar as discussões sobre a elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP e do currículo escolar da instituição. Ou seja, quando nos referimos ao Grupo Colaborador de nossa pesquisa, estamos fazendo referência, também, ao Grupo de Trabalho do PPP da escola onde desenvolvemos o trabalho. A seguir, caracterizaremos o locus do campo da pesquisa, destacando, as estratégias e procedimentos utilizados que permitiram a produção dos dados aqui apresentados, articulando-os às nossas observações interpretativas, cuja ênfase desvela a realidade histórico-social em que estão imersos a escola, os sujeitos, o campo investigativo e o objeto de estudo. Durante nosso trilhar metodológico pactuamos com os co-partícipes, colaboradores desta pesquisa, um compromisso coletivo para a realização das sessões reflexivas, que se constituíram em espaços sistematicamente organizados para a reflexão e discussão de algumas.

(21) 19. temáticas consideradas relevantes no processo de elaboração do currículo da escola, auxiliando os professores a analisarem suas práticas e seus objetivos. A realização destas sessões possibilitou que se revelassem as potencialidades e as dificuldades que o Grupo Colaborador, encarregado de elaboração do PPP da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins possuía no tocante a elaborar e implementar um projeto educativo sintonizado com as demandas e problemáticas vividas pelos sujeitos que vivem na/da Reserva, possibilitando discutirmos acerca dos limites, possibilidades e desafios enfrentados na construção de um Projeto Político Pedagógico pensado pelo e para o povo do campo, mais particularmente o campo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT). Para aprofundar algumas questões suscitadas durante as sessões reflexivas utilizamos também como procedimento metodológico nesta pesquisa a entrevista, organizada por eixos temáticos, cujas palavras recolhidas no gravador tornaram-se elemento central no processo de apreensão. das. significações. dos. interlocutores.. Paralelo. a. esse. procedimento,. complementarmente, buscamos nos aproximar dos interesses dos estudantes para confrontá-los com as discussões produzidas no Grupo Colaborador acerca dos saberes e das experiências advindos da RDSEPT, que são tematizadas no currículo da escola. Para isso, utilizamos questionários aplicados junto a uma mostra de quinze alunos do Ensino Fundamental (4º, 8º e 9º anos), intencionando mapear alguns dados considerados relevantes às análises da pesquisa, como os interesses deles em relação à escola, o olhar que possuem sobre esta e seu currículo, como também sobre os conhecimentos que tinham acerca da Reserva da qual fazem parte. Questionários também foram aplicados junto ao Grupo Colaborador com o objetivo de identificar eventuais necessidades formativas a serem contempladas nas sessões reflexivas durante a pesquisa. Assim, pudemos analisar de que forma o Grupo de Trabalho do PPP da Escola Alferes Cassiano Martins, em particular os professores, concebe e considera os aspectos pedagógicos, históricos, políticos, culturais, econômicos e sociais da Reserva em seu Projeto Político Pedagógico, ressaltando os saberes e as experiências dos educandos que são tematizados durante o processo de elaboração do currículo escolar.. 2.1 CONHECENDO O LOCUS DA PESQUISA. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada no período de junho de 2014 a.

(22) 20. julho de 2015, tendo como locus a Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, localizada no distrito de Barreiras, município de Macau, estado do Rio Grande do Norte, a 23 quilômetros da sede do município. Há 56 (cinquenta e seis) anos que essa instituição presta serviços educativos à comunidade, através da Lei Municipal nº 177, de 22 de março de 1959, que cria a referida escola. Desde 2003 está inserida na área de Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, participando, das ações promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) e pelo Conselho Gestor Local da referida reserva. Apesar de ser uma entidade mantida pelo poder público municipal, gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação, os recursos financeiros destinados à escola são todos provenientes de Programas Federais tais como: Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Dinheiro Direto na Escola do Campo (PDDE CAMPO) e Programa Mais Educação, tornando-se essenciais ao funcionamento da instituição. É contemplada também com o Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Ao iniciarmos a pesquisa a escola possuía 294 (duzentos e noventa e quatro) educandos, distribuídos em três turnos (matutino, vespertino e noturno), nas seguintes etapas e modalidades de ensino: Educação Infantil (Pré- escola), Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) (do 3º ao 5º períodos). Ao término da pesquisa a escola possuía 300 (trezentos) estudantes, divididos nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), entre as mesmas etapas e modalidade já referenciadas, porém a oferta da EJA ficou limitada ao 3º e 4º período, no turno vespertino, numa turma multianual, em virtude da distorção idade-ano dos estudantes do 4° e 5º ano, funcionando de forma sutil como uma sala de correção de fluxo. Os demais alunos que estudavam na EJA foram remanejados para os anos finais do Ens. Fundamental, onde convivem em turmas bem heterogêneas quanto às idades, cuja ampliação das turmas possibilitou a oferta desta etapa do ensino no turno noturno, pois segundo a gestão, esta foi a melhor solução encontrada pela instituição para fugir dos altos índices de evasão da EJA, sem deixar de ofertar as etapas de ensino na qual correspondia os períodos, antes ofertados. Estas modificações resultam não somente de uma decisão de gestão, mas da fragilidade das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, uma vez que a rotatividade no quadro de contratados era constante, gerando uma descontinuidade natural nos processos educativos da escola, pois, ao iniciarmos a pesquisa, a escola possuía em seu quadro de pessoal uma diretora, uma vice-diretora (cargos comissionados), cinco auxiliares de secretaria (efetivos), duas.

(23) 21. supervisoras (uma professora efetiva, pedagoga, em desvio de função e uma contratada, graduada em Ciências Biológicas), uma merendeira, sete ASG, dois vigias e 24 (vinte e quatro) professores, destes somente 06 (seis) eram do quadro efetivo, os demais eram professores contratados através de processo seletivo realizado pela Secretaria Municipal de Educação. No transcurso da pesquisa este quadro funcional sofreu alterações, no que se refere a origem da contratação docente, pois das dezoito vagas ocupadas no ano anterior pelos professores celetistas, dezesseis, foram preenchidas com docentes oriundos do concurso público realizado em 2014 pelo município, e apenas dois professores foram contratados, para suprir as aulas dos componentes curriculares de Inglês e Arte. Vale destacar que desse quadro somente quatro docentes residem na comunidade, a maioria mora em outros municípios e desconhece a área de campo na qual estão inseridos. Fisicamente a escola é composta por: uma sala da diretoria, outra de secretaria, seis salas de aula, uma sala de informática, uma cozinha, uma sala de vídeo/sala de leitura, sete banheiros com sanitários, dois depósitos e uma dispensa, que ainda são insuficientes para atender dignamente a demanda apresentada pela escola. É considerada uma escola de médio porte dentro da organização educacional do município.. 2.1.1 Caracterizando os Sujeitos da Pesquisa. Na Ciência, a pesquisa se constitui em uma atividade nuclear que possibilita uma aproximação e uma compreensão maior da realidade a ser investigada, podendo fornecer subsídios para uma intervenção nessa realidade. Ela pode ser desenvolvida numa abordagem quantitativa, que busca representar a realidade pesquisada através da linguagem matemática com dados mensuráveis, garantindo a precisão dos resultados, ou numa abordagem qualitativa preocupando-se com o significado dos fenômenos e processos sociais, salientando os aspectos dinâmicos, holísticos e individuais da experiência humana, aprofundando em sua compreensão. Dessa forma, no intuito de compreender a articulação entre os saberes e experiências dos sujeitos habitantes da RDSEPT e o processo de elaboração do currículo escolar, da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, situada numa área de campo, caracterizado como pesqueiro, optamos por adotar em nossa pesquisa uma abordagem qualitativa, cujo trilhar metodológico se ocupou de atividades de estudo e reflexão, junto aos sujeitos que compõem o Grupo de Trabalho do Projeto Político Pedagógico da referida escola, já instituído.

(24) 22. anteriormente, denominado de Grupo Colaborador, para fins e objetivos desta investigação, por coproduzirem os conhecimentos desta pesquisa, e buscarem apreender os significados produzidos pelos sujeitos do próprio grupo, durante este processo da pesquisa. A escolha de centrar a pesquisa nas atividades desenvolvidas por este grupo deveu-se ao fato de ele agregar pessoas que pertencem à comunidade e outras que apenas trabalham nela, oportunizando a presença de diferentes olhares no processo de tematização dos saberes e experiências dos sujeitos da Reserva processo de elaboração do currículo da instituição, objeto de investigação desta pesquisa. Sabemos que as abordagens qualitativas na pesquisa fazem suscitar questões éticas acerca da identidade dos sujeitos pesquisados, por isso, em nossa pesquisa consideramos o que propõe Lüdke e André (2013, p. 59) “Uma medida geralmente tomada para manter o anonimato dos respondentes é o uso de nomes fictícios no relato, além, evidentemente, do cuidado para não revelar informações que possam identificá-los”. Assim, para preservar a identidade do Grupo Colaborador desta pesquisa, os copartícipes receberam nomes de espécies que compõem a fauna local da Reserva, conforme quadro a seguir, que aparecerão após os registros de suas falas produzidas durante as interlocuções, e transcritas para análise neste trabalho, este foi um dos compromissos assumidos com os componentes do grupo durante a apresentação da proposta desta pesquisa na escola. Quadro 1 – Caracterização do grupo colaborador COLABORADOR/A. IDADE. SEXO. OCUPAÇÃO. TEMPO DE SERVIÇO. FORMAÇÃO. SEGMENTO QUE REPRESENTA. Garça-branca. 43. F. Gestora escolar. 25. Lic. Pedagogia. Gestão da escola. Supervisão Escolar. Gavião. 42. F. Professora. 16. Lic. Pedagogia (especialista em Supervisão Escolar). Canário do Mangue. 32. F. Professora. 12. Lic. Pedagogia. Professor – anos iniciais. Tamatião. 47. F. Aux. de Secretaria. 17. Ens. Médio. Funcionários. Dentão. 36. M. Professor. 12. Lic. História. Professor dos anos finais do Ens. Fundamental. Muriongo. 45. M. Vigilante. 17. Galinha do Mangue. 30. F. Professora. 05. Ens. Médio (cursando Pedagogia) Lic. Ciências Biológicas. Pais Supervisão Escolar. Fonte: A autora. Percebe-se, por esta composição, que a maioria dos colaboradores pertencia ao sexo feminino, fato que evidencia o predomínio das mulheres na área da educação, cuja faixa etária.

(25) 23. variava entre trinta e quarenta e sete anos, e que todos possuíam entre cinco e vinte anos de experiência na educação, quer em funções docentes ou não. Com exceção de uma das supervisoras, os demais colaboradores desta pesquisa moram na comunidade de Barreiras, mas o colaborador Dentão e a colaboradora Canário do Mangue não são da comunidade, ele reside há 12 anos e ela há cerca de cinco anos, porém esta última vivenciou o processo de luta das comunidades pela Reserva, pelo fato de morar em uma delas. O professor e a professora que participaram do grupo de trabalho do PPP da escola, estão há mais de 5 (cinco) anos na instituição e demonstraram interesse em participar desse processo, mas apontaram as dificuldades em conciliar os seus horários de trabalho, a jornada dupla com os encontros do grupo para estudo e discussão. Essa dificuldade também se refletiu no cumprimento dos combinados da pesquisa, pois as sessões reflexivas que haviam sido programadas para acontecerem quinzenalmente, alternando os dias da semana, para que pudéssemos concluir ainda no ano de 2014, não foi possível, o que nos fez adentrar 2015 com essas sessões pendentes, concluindo-as em julho desse mesmo ano. Com a realização de concurso público no município de Macau–RN, a escola somente conseguiu se reestruturar quanto à alocação de professores, a partir do mês de julho do ano de 2015, fato que fez nossa pesquisa ficar vulnerável, exigindo de nós um contato mais próximo com alguns destes docentes, porém informal, para nos inteirarmos sobre suas expectativas profissionais, bem como seus (des)conhecimento sobre a Reserva, o contexto de campo no qual estão se inserindo profissionalmente. Suas falas foram consideradas para que pudéssemos compreender o atual contexto vivido pela escola, porém não serão referenciadas nas análises desta pesquisa. Estes contatos aconteceram através de observação feita durante um planejamento realizado pela colaboradora Galinha do Mangue, no dia 31 de julho de 2015, com os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental e durante a realização de uma palestra na escola pela equipe do IDEMA no dia 24 do mesmo mês, destinada aos estudantes e professores, para tratar dos doze anos da constituição da RDSEPT. O Grupo Colaborador, ao longo da pesquisa, demonstrou interesse, liberdade para se expressar, desejo de aprofundar o conhecimento, e acima de tudo, vontade em elaborar uma proposta pedagógica que correspondesse às reais necessidades da comunidade na qual estão inseridos e que contemplasse os saberes produzidos no entorno da Reserva..

(26) 24. 2.2 PESQUISA QUALITATIVA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ADENTRANDO NO CAMPO DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO. Ao longo dos anos o currículo escolar, vem ganhando notoriedade, em face das políticas oficiais de currículo no país, das pesquisas e das produções teóricas que abordam novos temas que reflete influências nesse campo, tornando-o objeto privilegiado de investigação, debates e análises, dada sua vinculação ao projeto de sociedade que se pretende formar. Essa questão do currículo como núcleo para o desenvolvimento das práticas intencionais na formação humana no seio das escolas, tem se constituído em tema para debates e proposições na Educação do Campo. Os estudos nessa área além de teorizar o currículo, possibilitam a compreensão do impacto das recentes transformações culturais no currículo escolar, na forma de organizá-lo e concebê-lo. Esta pesquisa se insere nessa discussão, ao propor investigar o processo de elaboração do PPP e da proposta curricular da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, caracterizada geograficamente como escola do campo, destacando sua articulação com os saberes e as experiências dos habitantes da RDSEPT. Nesse sentido, reconhecendo a especificidade do objeto ao qual nos propomos a investigar, nos apoiamos metodologicamente dentro de uma abordagem qualitativa da pesquisa, que para Minayo (2008, p. 57):. O método qualitativo é o mais adequado aos estudos da história, das representações e crenças das relações, das percepções e opiniões, ou seja, dos produtos das interpretações que os humanos fazem durante suas vidas, da forma como constroem seus artefatos materiais e a si mesmos, sentem e pensam.. É no âmbito do estudo das relações, das crenças, dos valores, das motivações e das atitudes dos sujeitos, que a Pesquisa Qualitativa se insere nas ciências sociais, ocupando-se com o universo dos significados, compreendendo esses fenômenos como parte da realidade social, onde o ser humano distingue-se não somente por suas ações, mas por pensar sobre si, sobre o que faz, refletir e interpretar suas ações dentro e a partir da realidade vivida e partilhada com seus semelhantes. As abordagens qualitativas têm sido recorrentes nas investigações científicas de grupos, de histórias sociais, de relações, bem como para análise de discursos e documentos, por suas.

(27) 25. características e natureza, pois buscam explicar os fenômenos sociais, considerando o ambiente como fonte direta para a construção dos dados. Vem se configurando numa forma de pensar e fazer pesquisa que parte do fundamento de que as relações entre indivíduo e sociedade são dinâmicas, havendo uma interdependência entre sujeito e objeto de estudo, portanto uma indissociabilidade entre o mundo objetivo e subjetivo do sujeito. A esse respeito Silveira e Córdova (2009, p. 32) enfatizam que:. As características da pesquisa qualitativa são: objetivação do fenômeno; hierarquização das ações de descrever, compreender, explicar, precisão das relações entre o global e o local em determinado fenômeno; observância das diferenças entre o mundo social e o mundo natural; respeito ao caráter interativo entre os objetivos buscados pelos investigadores, suas orientações teóricas e seus dados empíricos; busca de resultados os mais fidedignos possíveis; oposição ao pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências.. Entendemos que os elementos da investigação qualitativa se constituem na interação entre o pesquisador e o objeto de estudo, no registro dos dados construídos e na interpretação do pesquisador. Assim, optamos por desenvolver essa investigação numa abordagem qualitativa buscando compreender e explicar a dinâmica do processo de elaboração da proposta curricular da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, identificando os fatores que direcionaram e/ou contribuiu para esse processo, à luz dos elementos curriculares propostos dentro do paradigma da Educação do Campo. Entretanto, para ajudar na construção e na análise dos dados buscamos referência nos aportes conceituais da pesquisa colaborativa, propostos por Ibiapina (2008) e por Ferreira (2007), por considerarmos funcionais ao desenrolar metodológico da pesquisa, em particular as sessões reflexivas, sobre as quais trataremos mais adiante. Para Ibiapina (2008, p. 34) o processo colaborativo, no contexto da investigação científica significa:. Tomada de decisões democráticas, ação comum e comunicação entre investigadores e agentes sociais que levem à construção de um acordo quanto às suas percepções e princípios. Nessa perspectiva, a colaboração se efetiva a partir da interação entre pares com diferentes níveis de competência, isto é, colaboração significa a ajuda que um par mais experiente, no caso o pesquisador, dá a um outro menos experiente no momento de realização de determinada atividade, no caso a pesquisa, é também ação formativa desenvolvida conjuntamente que faz o desenvolvimento pessoal e profissional de professores..

(28) 26. Dessa forma, sabendo do processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico e da proposta curricular que ora se realizava na escola pesquisada, pensamos em desenvolver um percurso metodológico que constituísse esta pesquisa enquanto espaço de reflexão coletiva sobre aquele processo em andamento, numa perspectiva interativa e colaborativa, assumindo somente um procedimento dessa abordagem, a Sessão Reflexiva, por considerarmos a contribuição desse procedimento à produção dos dados nessa investigação, sem com isso caracterizá-la como pesquisa colaborativa, pois reconhecemos os limites metodológicos impostos pelo tempo dessa investigação, fato que não nos permitiu realizar os procedimentos necessários que a qualificasse enquanto pesquisa colaborativa. Vale destacar que o termo Sessão Reflexiva adotado nessa pesquisa está de acordo com o que propõe Ferreira (2007), para designar o espaço de formação, autoformação, colaboração entre os sujeitos envolvidos na pesquisa, pois para a Ibiapina (2008) a construção desse espaço na Pesquisa Colaborativa constituem sessões de estudo. São terminologias diferentes para designar o mesmo procedimento. Este processo de reflexão se deu numa abordagem qualitativa, onde o estudo das experiências humanas deve ser feito entendendo que as pessoas interagem, interpretam e constroem sentidos, assim a pesquisa qualitativa busca compreender o fenômeno a partir dos símbolos ou significados atribuídos a eles, elemento fundamental na construção dos dados desta investigação. O objetivo de optarmos por inserir, parcialmente, em nossa orientação teóricometodológica, alguns aspectos da pesquisa colaborativa, resulta de nossa proposição de condução desta pesquisa como espaço de reflexão e autoformação, onde os sujeitos envolvidos – reconhecidos como Grupo Colaborador – pudessem se perceber como investigadores de sua própria prática e realidade. Essa percepção se deu ao mesmo tempo em que se reconheciam como objeto de investigação, co-produtores de conhecimento, de formação, de reflexão e de desenvolvimento profissional, de forma interativa entre a pesquisadora e o Grupo Colaborador, possibilitando mecanismos para a transformação da realidade educativa, vivenciada pelos próprios sujeitos. É neste cenário de investigações que a Educação do Campo tem ganhado destaque no âmbito das pesquisas sociais1, em face da demanda de ordem política, epistemológica,. 1. MOLINA (2006) destaca que nos últimos dez anos, os debates sobre da Educação do Campo possibilitaram aglutinar um conjunto representativo de pesquisadores, por estar em permanente associação com as questões do desenvolvimento e do território no qual ela se enraíza, acolhendo investigações sobre a diversidade dos sujeitos do campo..

(29) 27. pedagógica, curricular, cultural e social que atravessam sua construção enquanto modalidade de ensino, cujas produções têm apontado a necessidade de compreendermos o campo como espaço de vida diverso, que está em constante movimento, que é plural, mas que também possui singularidades e especificidades. Esta pesquisa se insere no contexto desses estudos sobre a diversidade do campo, de suas formas de existência e resistência, tematizando a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT), pela importância adquirida a partir de sua constituição enquanto Unidade de conservação (a primeira do nosso Estado), para as comunidades abrangidas por ela. A importância desta Reserva enquanto Unidade de Conservação não deve ser vista somente nos aspectos ambientais, culturais, econômicos e sociais, mas também nos aspectos educacionais, uma vez que as relações estabelecidas com esta área demandam dos seus sujeitos novos conhecimentos, que agregados aos saberes e as experiências produzidas na comunidade possibilitam a preservação dos seus costumes, mas também a construção de novos comportamentos indispensáveis ao manejo da área, à utilização de suas potencialidades. A Resolução do CNE/CEB n° 01 de 03 de abril de 2002, ao instituir as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica para as Escolas do Campo, estabelece em seu Art. 2º, que respeitadas estas diretrizes, visam adequar o projeto institucional das escolas do campo às demais diretrizes que orientam todas as etapas e modalidades da educação. Assim, na perspectiva de compreendermos a articulação entre o currículo escolar e os saberes e as experiências advindas da RDSEPT, é que nos propomos a investigar o processo de elaboração do currículo da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, locus desta pesquisa, por entendermos que a escola ocupa um lugar estratégico no processo de formação dos sujeitos educandos da RDSEPT, cuja ação educativa tanto pode ameaçar a manutenção dos conhecimentos tradicionais2 da Reserva, como pode possibilitar a construção de uma nova relação desse sujeito com o seu lugar, fortalecer sua cultura, sua identidade e contribuir para a construção do “ser sujeito da Reserva”. Assim, o início de nossa pesquisa na Escola Municipal Alferes Cassiano Martins que compartilha com a RDSEPT, o espaço social, cultural, político e econômico, da comunidade de Barreiras, no município de Macau, significou andarmos na direção do que se propõe no âmbito das investigações na Educação do Campo, evidenciar as múltiplas relações que tecem a Diegues e Arruda (2001, p.31) definem como conhecimento tradicional o “conjunto de saberes e saberfazer a respeito do mundo natural e sobrenatural, transmitido oralmente, de geração em geração”, o que constitui uma ligação orgânica entre natureza, cultura e organização social. 2.

(30) 28. diversidade do campo brasileiro, e de como estas relações se fazem presentes no currículo escolar. Fernandes (2006, p.31) propõe que as pesquisas nesta área sejam desenvolvidas nos parâmetros da compreensão do campo como espaço e território, para além dos limites territoriais geográficos, o campo se constitui, também, num espaço político, que não possui áreas, mas dimensões, que são tecidas e transformadas continuamente no espaço das relações sociais, que por sua vez estão contidas no espaço geográfico, e expressam assim a materialidade da existência humana. Para ele essa compreensão é fundamental para que se supere a lógica do campo como setor da economia, e afirma:. O campo pode ser pensado como território ou como setor da economia. O significado territorial é mais amplo que o significado setorial que entende o campo simplesmente como espaço de produção de mercadorias. Pensar o campo como território significa compreendê-lo como espaço de vida, ou como um tipo de espaço geográfico onde se realizam todas as dimensões da existência humana. O conceito de campo como espaço de vida é multidimensional e nos possibilita leituras e políticas mais amplas do que o conceito de campo ou de rural somente como espaço de produção de mercadorias (FERNANDES, 2006, p. 28-29).. Esta pesquisa, ao discutir a articulação entre a proposta curricular da escola e os saberes e as experiências advindas dos habitantes da RDSEPT, compreende que a educação se constitui em uma das dimensões deste território construído socialmente. Para Fernandes (2006, p.37) “as pesquisas em Educação do Campo são processos de construção de conhecimentos (territórios imateriais) que procuram contribuir com o desenvolvimento dos territórios materiais – campo como espaço de vida”. Como já anunciado anteriormente, na tentativa de caminharmos em direção a esta construção, adotamos nesta pesquisa, como princípio básico no processo de colaboração, a busca pelo conhecimento co-construído através da criação de espaços de formação entre pesquisadora e colaboradores, cujos interesses partilhados, o da pesquisa e o da formação, puderam se enriquecer mutuamente. Apesar de ser um dos princípios da Pesquisa Colaborativa, para fins e objetivos dessa investigação, o processo de colaboração foi utilizado para orientar a construção dos dados, pois reconhecemos que não utilizamos os procedimentos necessários para qualificar esta pesquisa enquanto colaborativa, que para Ferreira (2007, p. 21):. Sem renegar todas as contribuições com as quais a pesquisa-ação permitiu uma melhor compreensão da realidade do currículo e do ensino, seus limites e suas possíveis derivações levaram à proposta de uma interação mais equilibrada entre.

(31) 29 pesquisa e formação: esse é o pressuposto da pesquisa colaborativa. A fundamentação epistemológica e sociológica permanece a mesma: incorporar a competência prática e reflexiva do ator em seu contexto natural.. Ibiapina (2008, p. 25) também destaca a importância do trabalho colaborativo no processo de desenvolvimento profissional, ao afirmar que se trata de uma “atividade de coprodução de conhecimentos e de formação em que os pares colaboram entre si com o objetivo de resolver conjuntamente problemas que afligem a educação”. Esses espaços de colaboração vivenciados durante a pesquisa possibilitam uma nova relação de desconstrução e construção entre os partícipes, das teorias apreendidas em cursos de formação e nas experiências vividas ao longo de sua prática profissional, como pudemos identificar na fala da professora Canário do Mangue, em uma de nossas sessões reflexivas, ao dizer, com surpresa: “Eu não sabia que o Alferes era uma Escola do Campo! Fiz o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), o pessoal de Diogo3 ficava na outra turma que era com as escolas do campo, mas nunca ninguém disse que a gente também era escola do campo”. A reflexão crítica sobre sua prática, naquele momento das sessões reflexivas em que se discutiam as características de uma escola do campo, permitiu à professora localizar-se em um novo contexto social, político e educacional, confrontando-o com o contexto de tradição da cultura organizacional das escolas no município de Macau que não reconhecia a sua escola como sendo Escola do Campo. No nosso entender, momentos como esses, se constituíram numa das grandes contribuições da adoção de alguns conceitos da Pesquisa Colaborativa neste trabalho, cuja participação dos colaboradores com a reflexão como ato coletivo, a autorreflexão e o autoconhecimento sobre sua prática no processo de elaboração do currículo da escola, subsidiou a fundamentação epistemológica desta pesquisa. Sendo assim, buscamos apreender, em cada sessão reflexiva realizada, a cada gravação, o sentido que a RDSEPT possuía para o Grupo Colaborador, seu envolvimento com esta área, tentando compreender as múltiplas relações que estabeleciam entre a Reserva, os saberes por ela emanados, e o Projeto Político Pedagógico que ora discutiam e elaboravam para a Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, em Macau – RN... 3. Referindo-se à Diogo Lopes, comunidade vizinha a Barreiras, que também faz parte da RDSEPT..

Referências

Documentos relacionados

Ao ampliarmos um pouco mais a reflexão, poderemos retomar novamen- te a importância do professor no desenvolvimento de relações mais próximas com as famílias, fato que nos remete a

ambiente e na repressão de atitudes conturbadas e turbulentas (normalmente classificadas pela escola de indisciplina). No entanto, as atitudes impositivas da escola

A Escola Estadual Médio Solimões (EEMS), objeto deste estudo, é considerada uma escola de médio porte, segundo a classificação estabelecida pela Secretaria de

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre,

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em