• Nenhum resultado encontrado

ACTA N.º 24. A reunião foi secretariada pelo Chefe da DAF, Hélder Páscoa Fernandes. ABERTURA OFICIAL DA REUNIÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACTA N.º 24. A reunião foi secretariada pelo Chefe da DAF, Hélder Páscoa Fernandes. ABERTURA OFICIAL DA REUNIÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ACTA N.º 24

Aos trinta e um dias do mês de Outubro do ano dois mil e sete na Sala de Sessões, Edifício dos Paços do Concelho desta cidade de Vendas Novas reuniu a Câmara Municipal tendo estado: PRESIDENTE... JOSÉ MARIA RODRIGUES FIGUEIRA

VICE-PRESIDENTE ... ANTÓNIO MANUEL SERRALHA MENDES CARLOS ALBERTO GUEDES REBELO LUÍS FILIPE CAMPOS BRAGA

JOÃO LUÍS TELHA DA SILVA

MARIA DO CARMO SERRUDO MARECO MARQUES JOSÉ AFONSO DO CARMO M. ALVITO

A reunião foi secretariada pelo Chefe da DAF, Hélder Páscoa Fernandes. ABERTURA OFICIAL DA REUNIÃO Pelo Senhor Presidente foi declarada aberta a reunião eram 15 H 05. 1. Ponto – PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

INFORMAÇÕES

Tomou a palavra o Sr. Presidente informando que, de 19 a 30 de Outubro continuaram a realizar-se as reuniões da Gestão Participada, já realizar-se tendo realizado 28 reuniões nomeadamente com os trabalhadores, colectividades e instituições, nas quais participaram cerca de 493 pessoas e faltando ainda 21 reuniões com as instituições e colectividades culturais, desportivas e sociais. Informa que, no dia 19 de Outubro, participou numa reunião com a equipa do PEDVN, na qual foi discutida e apresentada a matriz dos programas, os projectos e acções a desenvolver no quadro do Plano de Acção para 2007-2013. No dia 21 esteve presente no Festival de Folclore do Rancho das Piçarras, onde actuaram 6 grupos de vários pontos do país. No dia 25, a convite da administração da VN Automóveis, deslocou-se às instalações da referida empresa, onde lhe foi transmitido que a

(2)

empresa tem necessidade de construir novas instalações, nomeadamente cais para viaturas, face à necessidade de responder ao aumento da produção e capacidade de armazenamento. No dia 27 de Outubro, a convite da Câmara Municipal de Coruche, participou no 2.º Encontro do Sector Corticeiro e participou também na sessão inaugural e na abertura da 13.ª Edição da Exposição Internacional de Artes Plásticas de Vendas Novas, que conta com a participação de 215 artistas de 17 países, encontrando-se situada em 3 pólos. Esta sessão inaugural contou ainda com a presença do Sr. Embaixador da Republica Popular de Cuba, bem como de muitos artistas, visitantes, eleitos e autarcas de diferentes forças politicas. Lamentavelmente, o Sr. Director Regional da Cultura do Alentejo, apesar de lhe ter sido endereçado um convite, não respondeu ao mesmo, nem compareceu. No dia 28 participou no almoço convívio promovido pelos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas, no âmbito da Prova de BTT, organizada por aquela associação. No dia 29 participou na reunião do Conselho Directivo da AMDE e no dia 30 participou na assinatura do protocolo de cooperação celebrado entre o Municipio de Vendas Novas e a IGI/Sonae, sobre a elaboração do Plano de Pormenor para uma área de 53 hectares. Ainda, dia 30, participou numa reunião com a responsável da Inovinter, no concelho de Vendas Novas e no dia 31 participou numa reunião com o GT do IST sobre o estudo de Mobilidade em Vendas Novas.

Interveio o Sr. Vice-Presidente referindo que esteve presente em algumas das reuniões da Gestão Participada e para além disso no dia 22 participou no Conselho Geral da Gesamb, em Évora, no dia 27 participou na inauguração da 13.ª Exposição Internacional de Artes Plásticas e no dia 28 esteve presente na partida da prova de BTT organizada pelos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas. Informa ainda sobre algumas das obras que se encontram a decorrer, nomeadamente os trabalhos de execução das infra-estruturas da rede de esgotos e águas pluviais na envolvente do Mercado Municipal e no Loteamento do Intermarché, as obras da envolvente do Loteamento das Piçarras e a lancilagem do loteamento da Misericórdia. No loteamento da Igreja, estão a ser executados os calcetamentos e a ser ajardinados os espaços do loteamento particular junto ao Estádio Municipal na Av.ª 25 de Abril. Está a proceder-se ao reforço da iluminação na Estrada N4 entre a Auto-Estrada e o Intermarché, com a colaboração das Estradas de Portugal. Para além disso os serviços estão ainda a proceder ao rebaixamento dos passeios para facilitar a mobilidade, a retirar algumas árvores, a proceder à reparação do pavimento de algumas ruas da cidade e estão a ser lavados os contentores do lixo.

(3)

Gestão Participada, no dia 20 esteve presente no Festival de Folclores das Piçarras e no dia 27 esteve presente na inauguração da 13.ª Exposição Internacional de Artes Plásticas que estará patente até ao dia 25 de Novembro.

Interveio o Vereador Afonso Alvito informando que também participou em algumas das reuniões da Gestão Participada e que para além disso no dia 27 participou na inauguração da 13.ª Exposição de Artes Plásticas e no dia 29 participou na Assembleia da Região de Turismo de Évora.

Tomou a palavra o Vereador João Silva referindo que no relatório da Auditoria Financeira do Tribunal de Contas, para além de outras questões relacionadas com eventuais infracções financeiras, existe uma questão que está relacionada com o funcionamento da Câmara Municipal, que é a situação do Parque Industrial e a consequente participação do Vereador Afonso Alvito nas reuniões da Câmara Municipal.

Interveio o Vereador Luís Braga solicitando ao Sr. Presidente que esclarecesse em que contexto é que está a ser feito o projecto do quadro de mobilidade do IST, a que fez referência, se é um trabalho académico ou se é de alguma empresa do IST e se o referido projecto tem custos para a Câmara Municipal. Em segundo lugar, apesar de na última reunião não ter participado pois na altura não estava preparado para discutir o referido assunto e só posteriormente é que foi à procura dessa informação, tendo verificado que as reduções de IRS só terão efeitos em 2009 e em 2008 todos ficam em 5%, embora alguns Municípios tenham anunciado que vão reduzir o IRS aos munícipes. Afirma que, ficou com a ideia que será um imperativo que as Câmaras Municipais por força da lei, ficariam com 5% do IRS que seria gerado no concelho. Assim reforça a ideia que a votação seria escusada, quando foi referido pelo próprio Presidente que em 2008, todos os Municípios iriam ficar com 5 %.

Tomou a palavra o Sr. Presidente referindo que em relação aos 5 % do IRS, esse assunto apenas veio à reunião da Câmara Municipal por uma salvaguarda, pois a Lei não é clara e não esclarece se se tem de pronunciar ou não, apesar do valor estar determinado à partida. Relativamente ao Estudo de Mobilidade, informa que a Câmara Municipal de Vendas Novas com mais 39 Municípios foi seleccionado pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território para integrar o estudo. Em relação ao trabalho, refere que estão a identificar em Vendas Novas, as zonas/traçados que têm capacidade para acolher ciclovias e zonas pedonais, quer numa 1.ª fase, quer em fases subsequentes. O estudo, que está atrasado, não terá qualquer custo para o

(4)

Municipio, quanto à questão se é uma empresa do IST ou o próprio instituto, não sabe, mas a informação que tem recebido é através do próprio IST. Quanto à questão colocada pelo Vereador João Silva, afirma que não irá comentar, pois o relatório foi entregue ao Sr. Consultor Jurídico para ser analisado e assim que tiverem uma informação mais fidedigna, essa informação será trazida à Câmara Municipal. Trata-se de um relatório com uma análise do Tribunal de Contas Refere que o relatório foi enviado para várias entidades, inclusivamente para o Procurador Adjunto no Tribunal de Contas. O relatório na devida altura será analisado na Câmara Municipal, logo que se tenha a informação que se considera essencial. Como é do conhecimento de todos, a questão do Estatuto dos Eleitos Locais tem uma interpretação diversa, quando houver informações mais sustentada, trará essa informação ao conhecimento da Câmara Municipal.

2. PONTO – PERÍODO DA ORDEM DO DIA 2.1– Expediente

O Sr. Presidente apresentou uma Moção intitulada “Proposta de Orçamento de Estado para 2008 prejudica gravemente o desenvolvimento do concelho de Vendas Novas” Doc. 1 Interveio o Vereador João Silva perguntando quanto é que Vendas Novas irá receber este ano e quanto recebeu no ano anterior.

Tomou a palavra o Sr. Presidente informando que Vendas Novas tinha direito a aumento de 310.000 euros, mas só irá ter um aumento de 140.000, o restante irá ficar retido. Existem Municípios que recebiam menos de 5 % e o Governo foi aos Municípios que recebiam mais de 5 % e fez esse reequilíbrio, tendo-lhe sobrado 240 milhares de euros já depois de ter garantido os 5 % a todos que não foram entregues aos Municípios. Refere que a nova Lei das Finanças Locais determina que os aumentos para os Municípios sejam proporcionais aos aumentos das receitas do IRS, IRC e IVA, por outro lado tira-se desses Municípios e entrega-se a outros, ficando o restante retido pelo Governo. Todos os Municípios irão ter um aumento de 5 %, o problema é que Vendas Novas tinha direito a um aumento de 9,6 % e não os irá receber, constatando-se que o Governo não cumpre com a Lei das Finanças Locais.

Interveio o Vereador João Silva afirmando que considera que não obteve resposta à sua pergunta.

Tomou a palavra o Vereador Luís Braga referindo que, na globalidade, concorda com a moção apresentada, no entanto não está 100 % de acordo com algumas situações, o que não colide com o

(5)

seu sentido de voto que será de aprovação. Pergunta ainda como se chegou aos 9,6 %?

O Sr. Presidente informa que o cálculo é feito com base nas receitas arrecadadas de IRC/IRS e IVA, de acordo com os critérios aprovados. Refere que os 9,6 % é que davam 310.000 euros e irá receber-se menos de 170.000 euros. Quanto a não ter respondido concretamente ao Vereador João Silva, informa que apenas não o fez porque não tem esses valores de memória, mas se o Vereador quiser, poderá fornecer-lhe os mesmos no final da reunião.

A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com os votos contra dos Vereadores Carlos Rebelo e João Silva, aprovar a Moção apresentada.

Os Vereadores Carlos Rebelo e João Silva apresentaram uma declaração de voto relativamente à Moção apresentada. (Doc. 6)

2.1.1 – Actas

• Foi lida e aprovada, por unanimidade, a acta n.º 22, respeitante à reunião realizada em 03/10/2007.

2.1.2 – Ministério da Saúde: ARS do Alentejo P.º D-1 O Conselho Directivo da Sub-Região de Saúde de Évora, envia, para emissão de parecer, a proposta da escala de turnos das farmácias do Concelho de Vendas Novas, para o ano de 2008. A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, emitir parecer favorável sobre a escala de turnos das Farmácias do Concelho de Vendas Novas, para o ano 2008.

2.1.3 – RMABE – Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo Doc. 2 Presente para ratificação, o Despacho do Sr. Presidente, datado de 21 de Outubro de 2007, de nomeação de Júri para Atribuição de Bolsas de Estudo.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, ratificar o Despacho do Sr. Presidente de 21 de Outubro de 2007.

2.1.4 – Serviço de Aguas e Saneamento P.º A-3 Doc. 3 • Presente informação do Serviço de Aguas e Saneamento, propondo que se anulem as diferenças existentes entre as aplicações das águas e da contabilidade (27,30 referente aos anos de 2004 a 2006) de forma a implementar as novas versões destas aplicações.

(6)

• Joaquina Carvalho Pataco, residente no Pátio do Romão, em Vendas Novas, solicita o pagamento do recibo do consumo de água do mês de Outubro, no total de 66,67 €, em 2 prestações mensais. Presente informação dos Serviços de Água e Saneamento dando conhecimento que se este Municipio decidir deferir o solicitado, terá de ser anulado o respectivo recibo e o requente irá pagar 34,80 € no mês de Novembro e 31,87 € no mês de Dezembro do corrente ano.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, deferir o solicitado, de acordo com a informação dos serviços.

2.1.5 – Pedido de realojamento – Maria de Fátima Firmino Doc. 4 Maria de Fátima Firmino, residente na Rua da Boavista, 78, em Vendas Novas solicita a possibilidade de ser realojada, uma vez que a actual “casa” onde reside, não apresenta as mínimas condições de higiene, segurança e conforto.

Presente informação da Técnica Superior dos Serviços de Acção Social desta Câmara Municipal dando conhecimento da situação da referida munícipe e propondo o seu realojamento e do seu companheiro, no r/c dto. do lote 3 do Bairro General Vasco Gonçalves, solicitando ainda que o processo seja objecto de uma candidatura ao INH.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a proposta dos serviços, inclusive a apresentação da candidatura do realojamento no INH.

2.1.6 – Programa Municipal de Apoio à Reabilitação de Habitações Degradadas de Agregados Familiares Carenciados do Concelho de Vendas Novas Doc. 5 Lisete Carolina da Silva Flamino, agradece todo o apoio prestado a si e ao seu filho através da concessão de uma comparticipação de 75 % para as obras necessárias à casa onde reside. Contudo, devido à sua situação financeira, não consegue suportar de imediato os restantes 25 %, pelo que solicita que os mesmos sejam inicialmente suportados pela Câmara, dispondo-se a realizar esse pagamento faseadamente.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar o solicitado, de acordo com a informação dos Serviços de Acção Social e do parecer do Sr. Consultor Jurídico.

(7)

2.1.7 – Táxis P.º P-8 Celestino Francisco Cardoso Ourives, residente na Rua Joaquim Pedro de Matos, 25 – 1.º Esq.º em Vendas Novas, na qualidade de sócio gerente da sociedade Táxis Manuel José dos Santos, Lda., solicita autorização para alterar o local de estacionamento do veículo licenciado para o transporte de passageiros em serviço de aluguer (táxi), actualmente na Rua 1.º de Maio, n.º 1 a 3, na Landeira, para a Rua da Vinha Grande, na mesma localidade. Presente oficio da Junta de Freguesia da Landeira dando parecer favorável ao assunto em questão.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Sr. Chefe da DAUA. 2.1.8 - Horário de Estabelecimento

Presente o requerimento de Maria Helena Dias Neves dando conhecimento do horário de funcionamento que pretende adoptar para o respectivo estabelecimento de Perfumaria “O Cheirinho”, situado na Rua General Humberto Delgado, 8, em Vendas Novas e a solicitar a sua emissão.

Aprovada, por unanimidade a emissão do respectivo horário.

2.1.9 – União Humanitária dos Doentes com Cancro P.º A-17/1 A União Humanitária dos Doentes com Cancro solicita a concessão de um apoio até 2.500,00 €, para o seu Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico, que foi considerado pela comunicação social, como sendo “pioneiro no nosso país”, uma vez que tratando-se de uma Associação sem fins lucrativos, sobrevive exclusivamente de donativos.

A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com as abstenções dos Vereadores Carlos Rebelo e João Silva, atribuir um apoio no valor de 150 €.

2.1.10 – Núcleo Sportinguista de Vendas Novas P.º N-3 O Presidente da Direcção do Núcleo Sportinguista de Vendas Novas vem manifestar o seu sincero agradecimento pela oferta de lembranças que se destinaram a presentear os participantes do 1.º

(8)

Passeio de BTT, realizado por aquela Associação, no passado dia 14 do corrente. A Câmara Municipal tomou conhecimento.

2.1.11 – APECP – Aliança Pró-Evangelização de Crianças de Portugal P.º D-2 O Director Nacional da APECP agradece a cooperação manifestada pelo Municipio, designadamente pelo uso

o do Pavilhão Gimnodesportivo e pelo acesso facilitado às Piscinas Municipais. A Câmara Municipal tomou conhecimento.

2.1.12 – Resumo Diário da Tesouraria

Presente o Resumo, respeitante ao dia 30 do corrente cujo saldo é de 997.780,00 € correspondendo 800.216,79 € a Dotações Orçamentais e 197.563,21 € a Dotações não Orçamentais.

A Câmara Municipal tomou conhecimento.

Obras – Licenciamento

Com base nos pareceres emitidos pelas entidades intervenientes, bem como pelos técnicos municipais, foram presentes os processos a seguir referenciados e que mereceram as seguintes deliberações:

Interveio o Vereador Luís Braga referindo que já referiu várias vezes o facto de virem em média 4 a 5 processos de legalização a cada reunião, o que representa 10 novos processos de legalização, por mês, e mais de 100 por ano. Na sua opinião, do ponto de vista urbanístico, são casos que não têm uma dimensão que inviabilize uma intervenção mais aprofundada no tecido urbano, trata-se de uma legalização burocrática/administrativa. Refere que as legalizações são em número significativo e não são só telheiros, reconhecendo que as exigências da lei favorecem que se faça primeiro a obra e só depois se faça a respectiva legalização. Contudo, não pode deixar de referir que em termos de autarquia com um tecido urbano concentrado, se legalizem tantas construções e algumas com alguma expressão, pelo que pergunta, nestes termos, qual é o papel da fiscalização da Câmara Municipal. Considera que a mesma deve ter um papel pedagógico, não por uma

(9)

questão policial ou pidesca, mas existe qualquer coisa que não pode deixar de questionar, causando-lhe alguma apreensão.

Tomou a palavra o Vereador Afonso Alvito referindo que desde o início do presente mandato, sempre foi intenção da Câmara Municipal, promover a legalização, pois tem consciência que existia muita construção por legalizar. Por outro lado, refere que a maioria das legalizações têm mais de 5/10 anos, e o facto de o valor a pagar pelas legalizações ter sido reduzido, fez com que mais gente legalizasse as suas construções. Afirma ainda que a forma como os processos estão registados, ou seja pelo nome do promotor e não pela localização, torna mais difícil o controle do que não se encontra legalizado.

• Proc. nº 73/07 de Fernando Manuel Batista da Silva Moital, a solicitar a apreciação do projecto de legalização de uma moradia de rés-do-chão e construção de alterações na mesma, sita na Quinta Moital em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA, devendo ser levantado o respectivo auto.

• Proc. nº 72/07, de Gertrudes Maria Valente da Costa, a solicitar a apreciação do processo de legalização de 2 moradias que possui na Rua Nossa Senhora de Fátima nº 34 em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA, devendo ser levantado o respectivo auto.

• Proc. nº 136/86, de Joaquim Manuel Lobo Ricardo a solicitar a apreciação do projecto de legalização de um anexo que possui na Rua Almada Negreiros nº 8 Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA, devendo ser levantado o respectivo auto.

• Proc. nº 66/07, de José Luís Castor e outros, a solicitar a apreciação do projecto de legalização de um edifício de rés-do-chão destinado a habitação sita na Avª 25 de Abril nº 240 em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA, devendo ser levantado o respectivo auto.

(10)

• Proc. nº 205/94, de Paulo Jorge Guinapo Alcácer, a solicitar a apreciação do projecto de alterações que pretende levar a efeito na fachada do edifício de 2 pisos que possui no Largo dos Bombeiros Voluntários nº 20 em Vendas Novas.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA. Viabilidade de Construção

• Proc. nº 31/07, de Ciríaco José Serrudo, a solicitar informação relativa à viabilidade de construir uma garagem num terreno onde possui a sua moradia sita na Rua Luís de Camões em Vendas Novas.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, que se informe o requerente da viabilidade do requerido, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA.

Autorização de Localização de Estabelecimento Industrial

• Proc. nº 89/04 de Fabrires – Produtos Químicos Ldª, a solicitar que lhe seja emitida certidão de autorização de localização de um estabelecimento industrial sito no Lote 13 do Parque Industrial de Vendas Novas 2ª fase.

A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com o voto contra do Vereador Luís Braga, aprovar o solicitado de acordo com o parecer do Chefe da DAUA.

3. PONTO – Período de Intervenção Aberto ao Público Não houve intervenções do público.

APROVAÇÃO DA ACTA EM MINUTA

Para que as deliberações possam ter efeitos imediatos, foi elaborada uma minuta, que depois de lida e colocada à votação, de acordo com o disposto no n.º 3 do artigo 92.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, foi aprovada, por unanimidade.

(11)

FORMA DE VOTAÇÃO

Todas as deliberações tomadas na presente reunião foram objecto de votação nominal. CONCLUSÃO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal encerrada a reunião eram 17 H 00 sendo a presente acta assinada pelo Sr. Presidente, José Maria Rodrigues Figueira e por mim, Helder Páscoa Fernandes, na qualidade de Chefe da DAF, que a redigi e lavrei.

O Presidente da Câmara Municipal ________________________________

O Chefe da DAF

_____________________________________________ Vendas Novas, 31 de Outubro de 2007

(12)

Aprovada, por ____________________, na reunião realizada em 21 /11 / 2007. ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ O Presidente ______________________________ Os Vereadores

António Manuel Serralha Mendes ______________________________

Carlos Alberto Guedes Rebelo ______________________________

Luís Filipe Campos Braga ______________________________

João Luís Telha da Silva ______________________________

Maria do Carmo S. Mareco Marques ______________________________

(13)

DOCUMENTOS ANEXADOS

AO FINAL DESTA ACTA

AO ABRIGO DO DECRETO-LEI 334/82

Referências

Documentos relacionados

Καταχωρήστε το προϊόν μέσα σε 3 μήνες από την αγορά για να επωφεληθείτε από: - 3ετή εγγύηση προϊόντος - Νέες ιδέες συνταγών μέσω e-mail -

El amplificador DUOX se puede configurar para permitir un funcio- namiento como placa de entrada general, entrada de bloque o entrada de sub-bloque.. • El sistema DUOX

3. During talking state, Press UNLOCK Button or touch 1 icon to open the door for the visitor. When the monitor is in standby mode, press TALK/MON Button or touch Monitor

Este modo permite, em qualquer momento, verificar o correcto funcionamento do CP e dos elementos ligados a ele (leitores, botão Trades e de saída, relé do trinco, sensor de porta e

50VA MAX.12V 1AFUENTE ALIMENTACION KIT DIGITAL.. MADE

Índice Página Introdução ...16 Instalação ...17 Monitor Câmara VCR Monitor adicional Contato de alarme Cabo Operação...18 Monitor Sistema ligado/desligado Economia de

O seu sistema de alarme está equipado com um teclado em cristal liquido (LCD) de referência 9930. Você deve introduzir um código de acesso no teclado antes de que o sistema possa

9.1 - Poderá utilizar-se desta Ata de Registro de Preços qualquer órgão ou entidade da Administração Pública que não tenha participado do certame