• Nenhum resultado encontrado

Escola Bíblica Dominical

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola Bíblica Dominical"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Mai. 2021 | Volume 2 | nº 18

Escola Bíblica

Dominical

02 de maio de 2021

Encontros com o Senhor Jesus

A parábola do credor incompassivo

(2)

Escola Bíblica Dominical

02 de maio de 2021

Mai. 2021 | Volume 2 | nº 18

Encontros com o Senhor Jesus

Parte VIII - A parábola do credor incompassivo

A

publicação desta

se-mana apresenta os pontos principais tra-tados na Escola Bíbli-ca DominiBíbli-cal de 2 de maio de 2021.

No Brasil tivemos um total de 70.082 participações através de respostas enviadas por igrejas de cidades de todos os 26 esta-dos do Brasil, além do Distrito Federal.

Do Exterior, tivemos 2.876 par-ticipações recebidas dos nos-sos irmãos em 39 países.

Tivemos ainda o recebimento de 632 vídeos com a gravação das respostas, sendo 425 com a participação de crianças, inter-mediários e adolescentes. Foram recebidos 22 vídeos do exterior e 610 do Brasil.

As principais participações do Brasil (por Estado) e do Exterior (por país) foram registradas, em percentuais, e estão ilustra-das nas tabelas ao lado.

Participações por Continentes Participações por País

América do Sul 977 Estados Unidos 845

América do Norte 861 Bolívia 530

América Central 618 Rep. Dominicana 432

Europa 390 Portugal 302 Oceania 26 Venezuela 234 África 22 Panamá 66 Ásia 12 Itália 55 Cuba 54 Uruguai 44

Fonte: Portal Presbitério - EBD

Parcipações 02 de maio de 2021 Brasil Exterior

Estado Participação País Participação

Espírito Santo 26,54% Estados Unidos 29,38%

São Paulo 15,92% Bolívia 18,43%

Minas Gerais 15,78% Rep. Dominicana 15,02%

Rio de Janeiro 13,12% Portugal 10,50%

Bahia 7,41% Venezuela 8,14%

Rio Grando do Sul 3,28% Panamá 2,29%

Paraíba 2,93% Itália 1,91%

Alagoas 2,63% Cuba 1,88%

Pará 2,02% Uruguai 1,53%

Pernambuco 1,87% Chile 1,32%

Clique aqui para baixar o apêndice com os nomes e contribuições enviadas para esta EBD.

(3)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 02 MAI. 2021 | BOLETIM ICM •

3

Encontros com o Senhor Jesus

Parte VIII - A parábola do credor incompassivo

Síntese da palavra do

presidente

A

Escola Bíblia Domini-cal do dia 2 de maio de 2021 foi realizada ao vivo, com a parti-cipação dos pastores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Eu quero saudar a todos com a paz do Senhor!

Vamos dar início ao assunto que estamos abordando na Es-cola Bíblica Dominical: os en-contros do Senhor Jesus com pessoas, grupos e multidões. Neste domingo, abordaremos a passagem do encontro de Je-sus com seus discípulos. Desta vez, ocorrem na região da Gali-leia, onde foram mostrados vá-rios locais em que Jesus esteve com os seus discípulos.

Posteriormente, a palavra foi dada pelo Pr. Gedelti. A finaliza-ção foi feita pelo próprio Pr. Gil-son, o qual apresentou as res-postas provenientes de vários locais do Brasil e do exterior.

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

Eu saúdo a todos com a paz do

Senhor! Estamos felizes com os resultados que tivemos do nosso seminário de obreiros, diáconos, ungidos e pastores. Tivemos uma grande partici-pação*.

É verdade que alguns, uma parcela mínima, não gostam ou não apreciam quando se faz uma observação, um aviso. Porque entendem, e com certa razão, que a Escola Bíblica não tem espaço para avisos. Mas quando lemos algumas cartas enviadas, sabemos perfeita-* A participação dos estados do Brasil e dos diversos países está registrada no Editorial e nas seções específicas deste Boletim.

mente que aquilo que estamos fazendo é simplesmente mos-trar a todos que as cartas são lidas, as respostas são observa-das com cuidado, pois todos fa-zem isso com toda a dedicação. Quando damos publicidade a uma bênção que está acon-tecendo seja na Europa, Esta-dos UniEsta-dos, no continente sul americano, não se trata de um acontecimento que está agra-dando a uma pessoa. Mas tra-ta-se de um sentimento que está dentro de um “corpo”. As pessoas que estão ouvindo se satisfazem em saber que está havendo um crescimento, um retorno. Não se trata, portanto, de uma informação que é para o pastor A ou B.

Por outro lado, algumas per-guntas que estão sendo feitas têm dificuldades para serem respondidas. Porquê? Porque estamos acostumados, há sé-culos, a ouvir pregação: pegar a comida pronta. É como o cego que estava à beira do caminho, sentado, acomodado, esperan-do receber alguma coisa. Mas hoje é diferente. A luz está nos olhos de todos. Estamos acom-panhando o caminho, que é Jesus, e dirigidos pelo Espírito Santo. Não precisamos que

(4)

Encontros com o Senhor Jesus

Parte VIII - A parábola do credor incompassivo

guém coloque o alimento na

nossa boca. Os irmãos é que estão subsidiando o corpo nes-ta hora, por meio das participa-ções. Então é preciso valorizar isso.

Uma outra coisa que muitos não sabem é a questão da ava-liação. Quando você dá uma prova, é preciso avaliar. Didati-camente, aquilo que é mais di-fícil é avaliar. Se, dentre tantas participações na Escola Bíblica, uma pessoa diz que não en-tendeu aquele ponto que todo mundo entendeu, há algum problema. Não é função de quem está aqui no seminário explicar. A função é do pastor, do diácono. Não se pode avaliar um grupo no Brasil e no mun-do que diz que foi uma bênção e um outro que diz que não en-tendeu nada.

A avaliação é necessária. Essa introdução que estamos fazen-do é tão importante quanto os assuntos que vamos dar. Por-que não adianta estarmos dan-do os assuntos aqui e as pes-soas querendo apenas ouvir e não participar. Faltou alguma coisa no ensino? Vai aos pés do Senhor, vai estudar. Chama o pastor, vá ao Presbitério. Escla-reça suas dúvidas.

Estamos falando para o mun-do inteiro. Os fusos horários são diferentes. Aquilo que se fala aqui é traduzido e a comunica-ção é outra. Não se pode que-rer que igrejas, e até mesmo

países novos que começaram a caminhada conosco, tenham o mesmo entendimento.

Qual o assunto abordado hoje nesta Escola Bíblica? O perdão. Jesus é o Senhor naquela pará-bola. Nós somos servos e con-servos uns dos outros.

Estamos diante do perdão. E eu quero dizer que não tem algo mais difícil para o homem que o perdão.

Pergunta

Qual foi o assunto da conversa de Jesus com os seus discípu-los? Resuma em uma única palavra.

O assunto foi sobre o perdão.

Pergunta

Cite o nome do discípulo que estava interessado naquele assunto?

A resposta é “Pedro”. Pedro es-tava preocupado em quantas vezes se devia perdoar. Jesus então deu a resposta: seten-ta vezes sete. O homem, para perdoar, tem uma medida, mas para Deus não existe uma medida. O perdão para Deus é múltiplo daquilo que o homem pode fazer. O homem tem li-mites para o perdão, mas Deus

não tem.

Pergunta

Qual é o nome da parábola que Jesus proferiu naquela oportunidade?

O nome da parábola é o “o cre-dor incompassivo”. Incompas-sivo é quem não aceita des-culpas. Mas Jesus aceita toda a desculpa do homem. Aí vem as diferenças. É onde está a es-sência. Jesus não é um credor incompassivo. Mas o homem tem as suas dificuldades.

Pergunta

O que pretendia Jesus quan-do usou aquela parábola para ensinar aos seus discípulos?

Jesus pretendia dizer que eles precisavam viver em união. Porque os discípulos brigavam. No caminho, queriam saber quem era o maior no reino. Em outra situação, a mãe de um deles pediu para que os dois filhos tivessem um lugar espe-cial no reino. A discussão deles era sobre quem era o maior. Jesus estava mostrando que comunhão é essencial na vida da Igreja. Sem comunhão não existe corpo. Jesus veio para ensinar aos discípulos o que é

Pr. Gedelti Gueiros realizando a síntese do estudo da Escola Bíblica Dominical

Clique aqui para assistir, na íntegra, à Escola Bíblica

Dominical, no canal oficial da ICM no YouTube.

(5)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 02 MAI. 2021 | BOLETIM ICM •

5

Encontros com o Senhor Jesus

Parte VIII - A parábola do credor incompassivo

comunhão. Quando esta falta, a Igreja não cresce, não há go-verno.

Pergunta

Jesus estava se referindo aos discípulos ou aos homens do mundo? Cite os textos (só os números dos versículos).

Quando apresenta esta pará-bola, Jesus estava se dirigindo à Igreja. Era o perdão de um irmão para com o outro. Para o mundo é diferente. Você foi agredido no mundo? Neste caso você vai esperar que o Se-nhor dê a resposta. A vingança a Deus pertence. O seu caso precisa apenas ser entregue a Deus. A resposta à pergunta é que Jesus estava se referindo aos seus discípulos e não aos homens do mundo. Se não há perdão, não há comunhão. Sem comunhão não há cresci-mento.

Pergunta

Você sabe o que significa “atormentador”? E a palavra “conservo”?

Conservo é aquele que serve ao mesmo Senhor. Somos ser-vos. E entre os servos todos são conservos.

Verdugo é uma palavra que está, em certas traduções da Bíblia, designada como sinôni-mo de carcereiro. É aquele que prende, que, no passado, até mesmo açoitava, maltratava. Porque estamos dando estes elementos? É porque quando se tem uma parábola, tem-se expressões que muitos não sa-bem. Quando se entra no âma-go, no interior da parábola, as riquezas aparecem. É preciso explorar esta riqueza com o pastor, com o diácono, com a igreja.

Pergunta

Lendo o texto de João 17:19 a 22, destaque o versículo em que o Senhor Jesus fala em “unidade” e não em “diversida-de religiosa”.

Há dias atrás, um cidadão co-locou em um meio de comu-nicação que “unidade é diversi-dade”. Mas a Obra do Espírito é uma só. E a referência está no Evangelho de João.

“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. João 17:2

A unidade somente existe na

comunhão. Jesus pede isso na oração sacerdotal. Foi Ele quem outorgou esta união para nós, pois não tínhamos di-reito. Mas Ele disse: “a sua divi-da está paga”. Agora é acertar entre nós. Se eu estou devendo, tenho que pagar. Se você está devendo, pague a sua dívida. Porque você pode ser cobrado agora. E esse assunto será re-visto no próximo domingo. Te-remos a festa do perdão. Em atos 2:42 foi a grande dou-trina da Igreja.

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” Atos 2:42

Essa foi a grande doutrina da igreja. Jesus morreu e ressus-citou para estabelecer a co-munhão. Se ele não morresse e não ressuscitasse, o Espírito Santo não viria e, portanto, não haveria comunhão. O ”partir do pão” é estar na Palavra, dividin-do, compartilhando. E também na oração: não existe oração de verdade sem comunhão. Que o Senhor nos abençoe.

Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata

(6)

Perguntas da Semana

03 a 09 de maio de 2021

Pergunta 2 - Todos

Em sequência ao estudo, quais foram os resultados, ou seja, na prática, quais são os reflexos da atitude errada do credor incom-passivo?

a) Para a família; b) Para a igreja;

c) Para a vida pessoal do credor.

Pergunta 1 - Todos

No texto anterior (Mateus 18, versos 24 a 26). qual foi o valor da dívida e o que foi apresentado ao credor para pagá-la?

Responda a pergunta fazendo uma comparação de valores para Deus, lendo o texto de Mateus 26:16

Pergunta 3 - Todos

Qual foi, no caso, o maior devedor? Parábola do credor incompassivo Texto bíblico: Mateus 18:28-35 Assunto: Perdão

Como envio minha participação para a Escola Bíblica Dominical?

- Para enviar uma participação escrita, aces-se o endereço https://www.igrejacristama-ranata.org.br/ebd/participacoes/

- Para participação em vídeo, envie um e-mail para contato@radiomaanaim.com. br

Clique aqui para enviar sua

contribuição

Onde acesso o Boletim Informativo para download?

Você pode baixar pelos endereços https:// www.igrejacristamaranata.org.br/noticia/ category/boletim-ebd/ ou https://institu- toicm.org.br/category/escola-biblica-do-minical/

Clique aqui para acessar

Pergunta 4 - Todos

Com qual nome ou adjetivo, o Senhor Jesus classificou aquele credor?

(7)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 02 MAI. 2021 | BOLETIM ICM •

7

Perguntas da Semana

03 a 09 de maio de 2021

Pergunta 6 - Todos

A turma que viu a atitude do credor, foi ao seu senhor. Na prática:

a) A quem devemos denunciar?

b) Qual a forma correta e o meio de denunciar?

Como envio minha participação para a Escola Bíblica Dominical?

- Para enviar uma participação escrita, aces-se o endereço https://www.igrejacristama-ranata.org.br/ebd/participacoes/

- Para participação em vídeo, envie um e-mail para contato@radiomaanaim.com. br

Clique aqui para enviar sua

contribuição

Onde acesso o Boletim Informativo para download?

Você pode baixar pelos endereços https:// www.igrejacristamaranata.org.br/noticia/ category/boletim-ebd/ ou https://institu- toicm.org.br/category/escola-biblica-do-minical/

Clique aqui para acessar

Pergunta 5 - Todos

(8)

Atividades do Mês

Mai 2021

Programação das

classes de crianças,

intermediários e

adolescentes

O tema do estudo do mês de maio para as Crianças, Inter-mediários e Adolescentes é: “Bíblia, a Palavra de Deus”. As aulas têm como objetivo ensi-nar nossas crianças, intermedi-ários e adolescentes a valoriza-rem e praticavaloriza-rem os ensinos da Palavra de Deus.

Em decorrência da suspen-são das reuniões presenciais das Crianças, Intermediários e Adolescentes, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as aulas serão

vei-culadas através do canal oficial da Igreja Cristã Maranata no YouTube.

O material para as aulas está disponível através do endereço

eletrônico: www.ciasmaranata. org.br.

O cronograma das aulas está especificado na tabela a seguir.

Dias Assuntos CIAs de 3 a 15 anos Assuntos Crianças de 0 a 3 anos

06/05 - 16h (YouTube) A Bíblia é a Palavra de Deus - 2 Pe 1:20-21 A Bíblia é a Palavra de Deus - 2 Pe 1:20-21 13/05 - 16h (YouTube) A Palavra de Deus na vida de Davi - Sl 18:30 A Palavra de Deus na vida de Davi - 1 Cr 14:10 20/05 - 16h (YouTube)

A preciosa semente - Mt 13:3 (3 a 7 anos) A vitória de Jesus pela Palavra de Deus - Mt 4:4 (7 a 15 anos)

A preciosa semente - Mt 13:3

27/05 - 16h (YouTube) A nobreza dos irmãos de Beréia - At 17:10-11 A nobreza dos irmãos de Beréia - At 17:10-11

Orientação do Mês -

Ministérios e famílias

dos pastores e ungidos

Comunicamos às Igrejas e Pas-tores que no mês de maio/2021,

as intercessões serão em favor dos Ministérios e das Famílias dos Pastores e Ungidos.

“O qual nos fez também capa-zes de ser ministros dum novo testamento, não da letra, mas

do espírito...” II Co 3:6

Abaixo segue o cronograma das orientações estabelecidas pelo Presbitério:

1ª Semana 03/05 a 08/05/2021 Madrugadas Pela Rádio Maanaim 2ª Semana 10/05 a 15/05/2021 Jejuns 0h às 9h ou 17h até após o culto 3ª Semana 17/05 a 22/05/2021 Período de oração ao meio-dia Pela Rádio Maanaim 4ª Semana 24/05 a 30/05/2021 Visitas aos lares dos Pastores e Ungidos Pelos meios digitais

Fonte: Circular 048/21, de 01/05/2021 Fonte: Circular 049/21, de 02/05/2021

(9)
(10)

Informe Semanal

26 de abril a 02 de maio de 2021

Programa Anunciando o

Evan-gelho Eterno

Ocorreu, no último final de se-mana, o programa “Anuncian-do o Evangelho Eterno”.

O programa desta semana abordou, no quadro “Lições do Maanaim”, o assunto “Encon-tros com o Senhor Jesus”. O programa é exibido na Rede TV todos os sábados, às 8h, e

todos os domingos, às 14h.

Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

YouTube Mundo Sexta-feira (21h)

RedeTV Brasil Sábado (08h) | Domingo (14h)

TV Capixaba Espírito Santo Sábado (09h)

Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

Band FM (FM 94,9) Grande Vitória (ES) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h)

Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)

Rádio 88 FM Barra Mansa (RJ) Sábado (10h) | Domingo (10h)

Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG) Sábado (10h)

Rádio Imparsom (FM 100,1) Governador Valadares (MG) Domingo (08h)

Rádio Mais FM (FM 97,9) Porto Alegre (RS) Domingo (15h30)

Rádio Luz (FM 97,1) Guiné Bissau - África Sábado (18h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

*Horário de Brasília

Clique aqui para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

(11)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 02 MAI. 2021 | BOLETIM ICM •

11

Informe Semanal

26 de abril a 02 de maio de 2021

Seminário Internacional

- A Palavra

Nesta semana foi dada conti-nuidade ao 1º Seminário Inter-nacional da Igreja Cristã Ma-ranata, transmitido pelo canal oficial no YouTube, que agora passa a ser transmitido somen-te às somen-terças-feiras, a partir das 19h.

Foi disponibilizado o episódio 27 (vinte e sete) no dia 27/04, que abordou o tema “O Clamor pelo Sangue de Jesus - Parte 5”.

Transmissão especial

para as Igrejas do Brasil

Às 15h00 (hora de Brasília), no domingo, dia 2 de maio de 2021, ocorreu a transmissão es-pecial para as igrejas do Brasil, com a participação dos pasto-res, obreiros, jovens e senhoras. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo.

Nesta edição, responderam às perguntas, formuladas pela Escola Bíblia Dominical, os se-guintes irmãos:

Primeira pergunta: Esta per-gunta foi respondida pela criança Gabrielly Batista da Sil-va de Linhares, Espírito Santo. Segunda pergunta: Esta per-gunta foi respondida pela criança Lavínia Mendes Moura Costa de Santa Bárbara D´Oes-te, São Paulo.

Terceira pergunta: A pergunta foi respondida por um grupo de adolescentes de Canela, Rio Grande do Sul.

Quarta pergunta: Esta pergun-ta foi respondida pelo adoles-cente Luiz Miquéias Ferreira de Fortaleza, Ceará.

Quinta pergunta: Esta pergunta foi respondida pela jovem Eduarda Marques de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sexta pergunta: Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Jean França Santos de Londrina, Para-ná.

Sétima pergunta: Esta pergun-ta foi respondida pela jovem Ana Vitória de Campina Gran-de, Paraíba.

Oitava pergunta: Esta

pergun-ta foi respondida pela irmã Sandra Rosemeire Borzani de Embu Guaçu, São Paulo.

As transmissões foram realiza-das por meio dor canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

(12)

Informe Semanal

26 de abril a 02 de maio de 2021

Transmissão especial

para as igrejas do

Exterior

A

transmissão especial para as igrejas do exte-rior ocorreu neste do-mingo, 2 de maio de abril de 2021, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Foram apresentados testemu-nhos de algumas das nossas igrejas no Uruguai, que têm tido excelente participação na Escola Bíblica Dominical, com frequência. Nossas igrejas no Uruguai sempre estiveram muito integradas à Igreja Cris-tã Maranata no Brasil e, tanto o pastor quanto os irmãos têm vindo frequentemente ao Bra-sil para participar dos nossos seminários no Maanaim, antes

da Pandemia. As Igrejas estão sob a responsabilidade do Pas-tor Richard Rodrigues, e sob a Coordenação do Pastor Daniel Santana, de São Paulo.

Fernando Coto

Uruguai

Igreja em Sarandí del Yí

A paz do Senhor a todos. Atra-vés deste vídeo quero agra-decer por poder ser parte da Escola Bíblica Dominical, per-mitindo com isso chegar ao Lugar Santíssimo e aos braços do Senhor. A Paz do Senhor a todos, que Deus lhes abençoe.

Jovem Fabiana

Uruguai

Igreja em Sarandí del Yí

A paz do Senhor a todos. Que-remos compartilhar com vocês benção que tem sido o traba-lho da Escola Bíblica Dominical, para o nosso país, e em

espe-cial para as igrejas de Monte-video, em Melo e Sarandi do Yi. Sarandi do Yi, começou com um grupo de irmãs e maioria de anciãs, um grupo peque-no que hoje podemos ver um crescimento da igreja, com o Obreiro Fernando a frente.Tem feito um trabalho nesse tem-po de Pandemia e através dos estudos da Escola Bíblica Do-minical tem sido uma grande benção. Há uma reunião sema-nal com as irmãs para estudar-mos juntos a palavra e doutrina tem aquecido nossas vidas em todo o Uruguai e em especial na igreja de Sarandi do Yi. E Louvamos o nome do Senhor por isso. A paz do Senhor Jesus.

Diác. Alexander

Rodriguez

Uruguai

Igreja de Melo, em Cerro Largo A paz do Senhor a todos. Quero através deste vídeo manifestar

(13)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 02 MAI. 2021 | BOLETIM ICM •

13

Informe Semanal

26 de abril a 02 de maio de 2021

o crescimento que tem tido a

igreja aqui em Melo em relação aos Estudos Bíblicos, a Escola Bíblica Dominical. Tem sido de muita bênção para igreja de muito fortalecimento e cres-cimento, tem consolidado a doutrina, amém? Tem sido de muita bênção, cada irmão que participa tem consolidado a sua doutrina por conta dos es-tudos bíblicos, e também em cada seminário que consegui-mos participar por YouTube. Tem sido de muita bênção para igreja e queremos glorificar ao nome do Senhor por isso. A Paz do Senhor para todos.

Jovem Marisol Bazzano

Uruguai

Igreja de Melo, em Cerro Largo A Paz do Senhor Jesus a todos. Para mim a Escola Bíblica Do-minical tem sido uma grande bênção espiritual, de fortaleci-mento na minha vida, na mi-nha camimi-nhada neste momen-to que estamos vivendo, e me tem feito ficar contente e feliz de pertencer a esta Obra Mara-vilhosa e poder crescer a cada dia com o Senhor.

Pr. Daniel Santana

Uruguai

Igreja de Montevideo

Saudamos a todos os irmãos com A paz do Senhor Jesus. O povo do Uruguai acolheu a Obra de forma maravilhosa. Aspectos culturais não impedi-ram o crescimento da Obra no Uruguai. Pastor Richard e sua igreja: um presente de Deus para nós. Pastor uruguaio. Igre-ja de Montevideo no bairro de Capra. Um imóvel já comprado em Piedras Blancas, onde tem um trabalho já iniciado, porém

fechado temporariamente por causa da reforma que precisa ser feita. Temos a igreja em Sa-randi, servos na maioria irmãs. Igreja de Melo a 400 km de Montevideo. Sarandi a 230 km de Montevideo. Já foi aberto um segundo salão, no centro da cidade. Em todas as igre-jas: diáconos obreiros e jovens. Mesmo diante da Pandemia as igrejas têm crescido. A doutri-na e a Escola Bíblica Dominical tem sido um marco para a Obra no Uruguai. É grande o interes-se dos irmãos na doutrina e na Escola Bíblica Dominical e te-mos crescido com a doutrina. Temos tido até novos converti-dos que estão chegando, estão se afeiçoando à Escola Bíblica Dominical pelo trabalho que tem sido feito nas igrejas.

Seminário de obreiros,

diáconos, ungidos e

pastores

Foi realizado no dia 1 de maio às 14 horas, o seminário de obreiros, diáconos, ungidos e pastores.

O seminário foi iniciado por um período de oração. Em sequên-cia foram dadas as aulas sobre os assuntos: “A igreja deforma-da”, Ateismo Científico”, “A pa-lavra profética neste tempo”, “Os perigos do momento”, “O tempo está cumprido” e “Sinais e avisos solenes”.

O evento foi realizado de forma virtual a partir do Maanaim de Domingos Martins, no estado do Espírito Santo, e transmitido pelos canais oficiais da Igreja Cristã Maranata.

de Linhares, Espírito Santo. Quarta pergunta: Esta pergun-ta foi pela respondida pela jo-vem Grace Costa de São Caeta-no do Sul, São Paulo.

As transmissões foram realiza-das por meio dor canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

(14)

Informe Semanal

26 de abril a 02 de maio de 2021

Assistência 0800

Durante este período de pan-demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 0800-7073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís-ticos dos atendimentos reali-zados. Motivo % Espiritual 29,49 Enfermidade 26,26 Familiares 12,64 Outros 11,38 Vida Secular 6,88 Conjugal 6,46 Profissional 5,06 Livramento 0,84 Litígio Justiça 0,56 Sentimental 0,28

Inf. Sobre a ICM 0,14

Total Geral 100

Período de apuração: 25/04 a 01/05/2021 Fonte: Relatório de Assistência ICM -

Plantão 24 horas

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pan-demia do Coronavirus (CO-VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a

ne-cessidade de seguir as orienta-ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen-sáveis para o momento. O co-municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de

reu-niões com aglomeração, em observância às orientações da-das pelas autoridades sanitá-rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua-dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra-sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

Brasil Infectados Curados Enfermos

Total 5.252 3.619 1.461

Exterior Infectados Curados Enfermos

Total 186 95 85

Apuração: 01/05/2021 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19

29,49% 26,26% 12,64% 11,38% 6,88% 6,46% 5,06% 0,84% 0,56% 0,28% 0,14% Espiritual Enfermidade Familiares Outros Vida Secular Conjugal Profissional Livramento Litígio Justiça Sentimental Inf. Sobre a ICM

(15)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 02 MAI. 2021 | BOLETIM ICM •

15

Agenda da Semana

03 a 09 de maio de 2021

Cultos Virtuais Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube

Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno Data: 07/05 (Sexta-feira)

Horário: 21h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical Data: 09/05 (Domingo) Horário: 10h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a EBD

Aulas para CIAs

Data: 06/05 (Quinta-feira) Horário: 16h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir as aulas

Transmissão Especial - Exterior Data: 09/05 (Domingo)

Horário: 12h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja Data: 09/05 (Domingo)

Horário: 15h Local: YouTube

(16)

Agenda da Semana

03 a 09 de maio de 2021

Seminário Internacional - A Palavra Data: 04/05 (Terça-feira)

Horário: 19h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o seminário

Semana de Madrugadas Data: 03 a 08 de maio Horário: 06h

Local: Rádio Maanaim

(17)

Referências

Documentos relacionados

Paraguai com a Escola Bíblia Dominical e com os cultos tem sido de grande benção para os irmãos aqui, temos um grupo grande, um grupo importante de irmãos, de famílias que

de Souza Barbosa, Cássio Martins Lino, Casteliano Eber Elias, Celina Mazzini Campos, Cheno Artur Ferreira, Christian Jose de Matozinhos Rezende, Christopher Nunes

23.1. Aquele que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não assinar o contrato ou ata de registro de preços, deixar de entregar documentação exigida no

Foi possível observar pelos casos clínicos executados, que falhas relativas às formas de resistência e retenção de um preparo cavitário são fatores comuns relacionados

Há 18 anos no mercado, a Anastassiadis Arquitetos destaca-se por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas comercial, corporativa,

Os membros da diretoria da Escola Dominical são eleitos pela igreja em assembléia, ou por outra comissão revestida de poder para a escolha (isso varia de uma

  Imunidade  adquirida,  provocada  e  passiva...   Usar  preservativo  e

Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor! Neste domingo, abordaremos as per- guntas referentes ao seminário geral ocorrido no dia 5 de junho de 2021. Daremos uma peque- na