• Nenhum resultado encontrado

- Matemática - Pesquisa e Autoria - Projeto de Vida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- Matemática - Pesquisa e Autoria - Projeto de Vida"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

- Arte

- Ciências

- Educação Física

- Geografia

- História

- Inglês

-

Língua Portuguesa

- Matemática

- Pesquisa e Autoria

- Projeto de Vida

(2)

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação

ESCOLA ESTADUAL PADRE FRANCO DELPIANO. Professor(a): Alessandra Moura Turma: ________ Data:_____/ 03 / 2021

Aluno(a): ___________________________________________ Data de entrega: _____________

APC- ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

DISCIPLINA: ARTES 6º ANO C

CONTEÚDO – 1ª SEMANA 01 A 05/03/2021

• Apresentações, combinados.

• Acolhimento – Vídeo de boas vindas do vespertino.

• Apresentação de slides com Regras de Biossegurança contra covid-19 para escola. • Atividade de Desenho sobre biossegurança.

ATIVIDADE 1

1. REPRESENTE EM DESENHO OU NO FORMATO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS HQ, REGRAS DE BIOSSEGURANÇA CONTRA COVID-19 PARA CADA MOMENTO ESCOLAR. BIOSSEGURANÇA - ANTES DE SAIR DE CASA BIOSSEGURANÇA - AO CHEGAR À ESCOLA

BIOSSEGURANÇA - DISTANCIAMENTO - DURANTE A FILA OU SALA DE AULA.

BIOSSEGURANÇA - APÓS INTERVALO OU BANHEIRO

MARÇO

(3)

CONTEÚDO – 2ª SEMANA 08 A 12/03/2021

• Discussões, reflexões sobre a realidade do momento – Atividade Diagnósticas socioemocionais. • Elementos visuais – Revisão / Diagnóstica: Interpretação dos elementos da linguagem visual .

ATIVIDADE 2

1. REFLITA SOBRE A ESCOLA E A PANDEMIA E RESPONDA:

1. Como se sente nesse momento de pandemia que vivemos?--- 2. Você procurou aprender algo o ano passado? O que aprendeu a fazer em tempos de pandemia? --- 3. Se você fosse mágico, que mágica gostaria de fazer para a escola?

--- 4. Se você pudesse por um cartaz com um desenho na entrada da escola, como seria esse cartaz? O

que estaria desenhado ou escrito? --- 5. O que você mais gostou de fazer em família na pandemia?

--- 6. Se você pudesse escolher uma coisa da escola para ter para sempre, o que seria?

--- 7. Se pudesse colocar alguma coisa do mundo na escola, o que colocaria?

--- 8. Que desenho você mais gosta de fazer? Então aproveite o espaço abaixo.

(4)

REVISÃO ELEMENTOS VISUAIS: 1. Desenhe as linhas A. Reta B. Curva C. Quebrada D. Ondulada E. Espiralada F. Mista G. Tracejada H. Pontilhada I. Vertical J. Horizontal K. Inclinada ou diagonal

2- Pinte as cores puras, as primárias:

3- Pinte as cores impuras, as cores secundárias?

4- Pinte as cores que causam a sensação de frescor, as cores frias:

5-Pinte as cores que causam a sensação de calor, as cores quentes:

6- FOMAS GEOMÉTRICAS PLANAS – Desenhe as formas. a) Quadrado b) Triângulo c) Retângulo d) Círculo e) Losango f) Elipse g) Oval h) Trapézio

7 – Desenhe uma forma orgânica, aquela formas sem definição e nome.

8 – Quantos lados tem cada forma:

9– Desenhe a forma octogonal que possui 8 lados.

10- Circule somente as formas geométricas tridimensionais.

(5)

CONTEÚDO – 3ª SEMANA 15 A 19/03/2021 HISTÓRIA DA ARTE

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

Os primeiros artistas da humanidade foram os homens da pré-história. Nesse tempo não existia a escrita, então os historiadores chegaram a conclusão que para se comunicar expressar uma ideia eles utilizaram a linguagem da arte, através de pinturas e esculturas entre outros.

A arte na pré -história é dividida em Idade da Pedra e Idade dos Metais . IDADE DA PEDRA

- Período Paleolítico: representação de animais em cavernas, fabricação de armas, instrumentos de osso, rituais mágicos, baixos relevos, pinturas rupestres e estatuetas de osso, gesso e marfim. - Período Mesolítico: Aparecem as primeiras cerâmicas.

- Período Neolítico: Aparecem os utensílios de pedra polida, punhal de pedra, domesticação de animais, plantio, culto dos mortos, figuras geométricas, monumentos megalíticos ( esquema, organização de esculturas, rochas gigantes).

IDADE DOS METAIS

- Período do bronze: arquitetura de pedras, carros, barcos, urnas, vasos cerâmicos, figuras geometrizadas de animais e humanos esquematizados.

- Período do ferro: cidades, urbanização, figuras humanas de grande tamanho, cerâmica policromada. Surgem Aldeias – abandonam as cavernas.

PINTURA RUPESTRE

Arte rupestre é o conjunto das representações gráficas (desenhos e pinturas, principalmente) feitas pelos seres humanos pré-históricos nas rochas. Estima-se que os mais antigos registros da arte rupestre datem de 40 mil anos a.C, durante o período Paleolítico Superior.

A arte rupestre é dividida em dois grupos: as pinturas rupestres, quando é utilizado pigmentos; e as gravuras rupestres, que consistem nas figuras que eram gravadas nas rochas através de incisões. As cores mais usadas são o vermelho, amarelo e o preto. A obtenção das tintas fora um segredo, acredita-se que utilizavam clara de ovo, carvão, óxido de ferro e de alumínio, sangue e certas madeiras e frutas de cor.

ATIVIDADE 3 1-MARQUE X NA ALTERNATIVA CORRETA:

1. O que significa pintura rupestre?

(6)

3. Na pré-história quais figuras desenhavam nas paredes das cavernas?

a. [ ] Deuses mitológicos

b. [ ] Pessoas, animais, mão em negativo, figuras geométricas

4. Na arte da pré-história, época antes de Cristo, não existia a escrita, os homens faziam desenhos chamados rupestres. Desenhavam animais feridos com flechas. De acordo com teorias, o que esses tipos de desenhos significavam?

a. [ ] Intenção de caça b. [ ] Sem significado

2-Dê acordo com o texto sobre a arte pré-histórica, desenhe todas as figuras possíveis de arte que represente este período, como imagina.

A) Vasos cerâmicos B) Arquiteturas /casas

C) Esculturas - Estatuetas femininas (vênus) D) Desenhos das cavernas

(7)

CONTEÚDO – 4ª SEMANA 22 A 31/03/2021 ESCULTURA DA PRÉ HISTÓRIA

VÊNUS DE WILLENDORF

Hoje também conhecida como Mulher de Willendorf, é uma estatueta com 11,1 cm (4 3/8 polegadas) de altura representando estilisticamente uma mulher. Os arqueólogos denominaram as estatuetas femininas de vênus, acreditando que elas correspondiam a um ideal de beleza do homem pré- -histórico. Na realidade, como na pintura mágica, o artista talvez quisesse apenas ressaltar as características da fertilidade feminina: por isso aumentavam-lhes os volumes nos seios, barriga como alguém que pode ser vidas (mulher grávida). Eram diversos os materiais em que se eram esculpidas as obras: ossos, madeira, pedra, marfim, metais, entre outros

ATIVIDADE 3

1-Em uma folha sulfite represente em desenho a escultura da pré-história no tempo atual.

• Imagine como seria essa mulher, a Vênus de Willendorf, usando roupas e acessórios que existem hoje. • Depois de desenhá-la e ornamentá-la, pinte com muito capricho e coloque seu nome e turma

(8)

Olá galera!

Como estão? Estou torcendo muito para que todos nós tenhamos consciência e condições de nos cuidarmos. Espero que apesar de tantas mudanças, vocês estejam bem e aproveitando este isolamento social da melhor forma possível!! Em breve estaremos de volta.

Se você tem acesso à internet assista o vídeo:https://youtu.be/I-RlxfEvDOg

Classificação de Substâncias Puras

A matéria, quando constituída por um conjunto de átomos ou de moléculas quimicamente iguais, recebe o nome de substância pura ou de espécie química. Por que podemos definir como quimicamente iguais? Porque fisicamente os átomos do mesmo elemento podem ser diferentes.

Desse modo, por exemplo, o hidrogênio, o ferro e a água são substâncias puras. Logo: substância pura é a espécie de matéria constituída por átomos ou moléculas quimicamente iguais, de modo a apresentarem características bem definidas.

Assim, se numa porção de matéria existirem átomos ou moléculas quimicamente diferentes não teremos uma substância pura, teremos então uma mistura.

Tanto as substâncias puras como as misturas podem receber diversas classificações, conforme determinadas características comportamentais ou sua natureza.

As misturas poderão ser classificadas conforme o seu aspecto, homogêneo ou heterogêneo, e este segundo aspecto conforme ao seu número de fases (bifásica, trifásica ou polifásica).

As substâncias puras requerem um menor número de classificações, pois apresentam menor complexidade em relação às misturas. Por exemplo, podem ser abordadas como simples ou compostas. Assim:

● Substância pura simples: é toda substância formada por átomos de um único elemento químico.

Exemplos: cobre (Cu), formado unicamente por átomos de cobre. Hidrogênio (H2), formado unicamente por átomos do elemento hidrogênio. Ozônio (O3), formado unicamente por átomos do elemento oxigênio.

● Substância pura composta: é toda substância formada por átomos de dois ou mais elementos químicos.

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

Professor(a): Andriele Vigolo Turma: 6ºC Data:___/_____/2020N

N

Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______ Atividades Pedagógicas Complementares MARÇO/2021.

Conteúdos Específicos Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

Habilidades Exemplo

● MS.EF06CI01.s.01

Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;  Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.

Data de entrega / /

(9)

Exemplos: água (H2O), formada por átomos de dois elementos: hidrogênio e oxigênio. Gás carbônico (CO2), formado por átomos de dois elementos: carbono e oxigênio. Carbonato de cálcio (CaCO3), formado por átomos de três elementos: cálcio, carbono e oxigênio.

Dessa forma, a tabela abaixo traz algumas substâncias puras encontradas em nosso cotidiano, juntamente com a sua fórmula molecular e com a sua classificação.

As substâncias simples pertencerão, predominantemente, aos estados físicos sólido (no caso dos metais, por exemplo) e gasoso (no caso o gás oxigênio, por exemplo). As duas únicas substâncias puras simples líquidas são o mercúrio e o bromo. O mercúrio é conhecido por ser o único metal líquido, o bromo apresenta-se como um líquido extremamente volátil de coloração avermelhada.

Misturas: São formadas por duas ou mais substâncias puras. As misturas não possuem densidades fixas porque elas variam, dependendo da quantidade de cada componente na mistura. Não possuem ponto de fusão e ebulição constantes, mas sim intervalos de temperatura em que se começa e termina a mudança de estado físico.

Por exemplo, a água que bebemos não é pura, porque tanto a água mineral quanto a que sai da torneira possui uma grande quantidade de substâncias dissolvidas. Se olhar no rótulo de uma água mineral, por exemplo, você verá que as principais espécies químicas encontradas na maioria das águas minerais são: íons cálcio, magnésio, potássio, sódio, cobre, bário, antimônio, arsênio, cádmio, chumbo, manganês, mercúrio, níquel, cromo, cianeto, borato, fosfato, bicarbonatos, sulfatos, sulfetos, nitratos, cloretos e ferro.

SUBSTÂNCIA PURA FÓRMULA MOLECULAR CLASSIFICAÇÃO

Cloro Cl2 simples

Gás carbônico CO2 composta

Ácido nítrico HNO3 composta

Enxofre S8 simples

Cobre Cu simples

Glicose C6H12O6 composta

Nitrogênio N2 simples

Hélio He simples

Ferro Fe simples

(10)

Atividades:

1) Escreva, de acordo com o texto, o que é uma substância pura.

... ... 2) Água mineral engarrafada, propanona (C3H6O) e gás oxigênio são classificados,

respectivamente, como:

a) substância pura composta, substância pura simples e mistura homogênea. b) substância pura composta, mistura homogênea e substância pura simples. c) mistura heterogênea, substância pura simples e substância pura simples. d) mistura homogênea, substância pura composta e substância pura simples.

3) Na natureza, grande parte dos materiais é formada por misturas de várias substâncias. Por exemplo, o ar atmosférico, o solo a água do mar etc. Mistura é:

a) Uma porção de matéria que apresenta átomos, moléculas ou compostos iônicos iguais entre si. b) Uma porção de matéria que apresenta duas ou mais substâncias diferentes entre si.

c) Conjunto de todos os átomos que possuem o mesmo número atômico. d) Uma partícula que não possui carga encontrada no núcleo do átomo.

4) O rótulo de uma garrafa de água mineral está reproduzido a seguir: Composição química provável:

Sulfato de cálcio 0,0038 mg/L Bicarbonato de cálcio 0,0167mg/L

Com base nessas informações, podemos classificar a água mineral como: a) substância pura. b) substância simples. c) mistura heterogênea. d) mistura homogênea. e) suspensão coloidal.

(11)

5) é característica de substância pura:

a) ser sempre formada por átomos de um mesmo elemento químico. b) que ocorra variação de temperatura durante as mudanças de estado. c) não apresentar odor e ser límpida e transparente.

d) apresentar ponto de ebulição e de fusão constantes. e) estar no estado sólido à temperatura constante.

6) Cite 2 exemplos de substancias puras e 2 exemplos de substâncias compostas:

... .

... 7) O ar que respiramos é uma substância pura ou uma mistura? Justifique.

...

...

8) Analise o rótulo retirado de uma garrafa de água e responda: a água é uma substância ou uma mistura? Justifique sua resposta.

...

...

(12)

Sabemos que o jogo eletrônico, videojogo ou videogame é aquele que usa a tecnologia de computador. Ele pode ser jogado em computadores pessoais (dentre eles tablets e telefones celulares), em máquinas de fliperama ou em consoles. Um console é um computador pequeno que serve basicamente para jogar videogame, PlayStation, Xbox e Wii são exemplos.

Alguns jogos eletrônicos são pequenos e podem ser levados na mão.

Em constante evolução, o videogame é uma das formas de entretenimento mais populares do mundo. Além de proporcionar diversão, a tecnologia dos jogos eletrônicos vem sendo cada vez mais explorada para fins educacionais.

Como funcionam os jogos eletrônicos

Para que um jogo eletrônico comece, o computador precisa receber instruções. Esse conjunto de instruções é chamado de software. Um profissional chamado programador é responsável por escrever as instruções que fazem o jogo rodar. Quando o jogo é aberto, o software é carregado no hardware, ou seja, no computador ou no console.

História

No início, os jogos eletrônicos eram bastante simples, com gráficos básicos e sem som. William A. Higinbotham criou um dos primeiros videogames, Tennis for Two (“tênis para dois”), em 1958.

Pac-Man, um dos jogos mais famosos e apreciados na história do videogame.

O primeiro jogo de fliperama chamou-se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos de sucesso surgiram, como Pong, Invasores do espaço e Pac-Man. O primeiro console caseiro também surgiu nessa época.

Em 1977, a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis. Cada cartucho fazia rodar um jogo diferente. Com esse sistema, os jogos eletrônicos ganharam popularidade, mas as pessoas ainda queriam imagens e sons melhores.

Percebendo o grande interesse do público, muitas outras empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos. Elas melhoraram não só a qualidade do som e das imagens, mas também a tecnologia usada para rodar os games.

A internet eliminou a necessidade de os jogadores estarem no mesmo espaço físico. Hoje em dia, é possível jogar com pessoas localizadas em qualquer parte do mundo. Uma modalidade de videogame que vem se popularizando no início do século XXI são os jogos de realidade virtual. Neles, óculos especiais criam simulações em 3D, dando ao jogador a sensação de estar em uma situação real.

Responda as perguntas:

1) Quem foi o responsável em criar um dos primeiros videogames e em que ano? ...

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor(a): RODRIGO Turma: 6º e 7° anos Data:___/_____/2021N

N

Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______ Atividades Pedagógicas Complementares 15/03/2021 a 31/03/2021

Conteúdos Específicos Jogos e brincadeiras Habilidades Jogos eletrônicos (Ms.Ef67Ef01.01) Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;  Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.

 Dúvidas pelo google sala de aula ou pelo e-mail:

Data de entrega 31/03/2021

(13)

2) O que aconteceu com os jogos eletrônicos com a chegada da internet?

... ...

3) Você joga algum jogo eletrônico? Qual?

... ...

4) Na sua opinião quais os benefícios e os malefícios que os jogos eletrônicos podem causar?

... ... Agora vamos praticar: se você tiver acesso a algum tipo de jogo eletrônico, peça ao seus pais para que possa jogar um pouco e registre este momento, depois envie no Google ClassRoom esse registro.

(14)

Av. a Lino Villacha, 1250 - São Julião - Campo Grande / MS

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL PE. FRANCO DELPIANO

APC1 MARÇO 2021

Nota:

Assinatura do Professor:

Aluno (a):

Ano: 6 Turma: Turno: Data: / /

Disciplina: GEOGRAFIA Professora: Crislaine

Categorias do Espaço Geográfico Conceitos e Definição de Lugar

Paisagem Território e Região

Categorias do Espaço Geográfico Conceitos e Definição de Lugar Paisagem Território e Região A Geografia possui quatro principais categorias, ou conceitos básicos, que são como pilares para a construção do entendimento da saga do homem sobre o ambiente, criando o espaço geográfico.

A natureza virgem e intocada deixa de existir quando as sociedades humanas desenvolvem tecnologia e gradualmente alteram a natureza, com objetivo primeiro de alimentação e para garantir melhor qualidade de vida ou conforto.

Atualmente, qualquer pesquisa, por mais simples que seja, pode observar a alteração da natureza por parte do avanço tecnológico, pelo menos indiretamente. Seja nas profundezas do mar ou das florestas, já não mais há o equilíbrio ecológico de eras passadas, pois resíduos químicos, bio-invasão ou mesmo a alteração climática se fazem presentes. Assim, vivemos em um espaço geográfico onde a ação humana interage com as forças da natureza, e cabe à Geografia o entendimento desses processos, de maneira geral.

O espaço geográfico, foco do estudo da Geografia, engloba quatro principais categorias dessa ciência humana, conceitos básicos de muita importância, que por vezes podem ser relacionados como Dimensões ou Níveis do Espaço Geográfico:

- Lugar é uma porção do espaço geográfico em que vivemos, onde temos referências emocionais, pois é em nosso lugar que adquirimos experiências de vida e aprendemos valores culturais.

O lugar é o espaço geográfico mais importante para cada um, onde estudamos e vivemos, e é onde a contribuição positiva ou negativa, de cada um, vai impactar a pequena porção desse espaço;

- Paisagem é uma porção do espaço geográfico que captamos ao olhar. A paisagem é um conjunto de elementos naturais e culturais, que interagem entre si e tomam a forma que podemos ver.

Uma paisagem pode ser um pequeno aspecto de um lugar, como a paisagem visualizada de uma janela, ou do terraço de um prédio.

(15)

A imagem acima mostra uma ampla paisagem de parte da cidade de Niterói, e nesse caso, diversos lugares estariam inseridos nela, assim como elementos naturais (águas da Baía de Guanabara) e culturais (como o Museu de Arte Contemporânea - MAC).

- Território é a porção do espaço geográfico limitada por fronteiras. Sempre existe no território a expressão do poder de aspecto social, ou político ou militar.

Um território é o palco das disputas de poder, e também das tentativas de organizar as relações humanas sob normas administrativas, sejam tendo sido decididas em consenso, democraticamente, ou arbitrariamente por um grupo hegemônico ou por um único ditador;

- Região é a porção do espaço geográfico determinada por limites ou linhas cartográficas a fim de melhor compreender, e conseguir estudar, o imenso espaço dividindo-o em porções, que guardam características em comum.

Uma região pode ter sua identidade (ou limites espaciais) definida por inúmeros critérios, como o clima, a renda per capita, densidade populacional, etc, de acordo com os principais aspectos que interessam aos pesquisadores, estudiosos e geógrafos.

ATIVIDADES

- Após a leitura elaborar 4 questões dissertativas com respostas retiradas do texto:

(16)

Leia os textos complementares abaixo e faça as atividades.

O QUE A HISTÓRIA ESTUDA?

A História estuda as mudanças e também permanências. Procura perceber o modo como as pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempo e e os tempos atuais. Ou seja, a História estuda o tempo passado e também o presente. Por isso, pode-se dizer que a História é o estudo dos seres

humanos no tempo.

A História não é feita apenas pelos grandes personagens (reis, generais, presidentes), mas por todos nós, isto é, pessoas como eu, você, diretora, prefeito, seus pais, etc.; por grupos como o dos artesãos, dos idosos, dos soldados, dos ricos, das mulheres, das crianças, etc.; e por instituições sociais como a Igreja, a Câmara dos Deputados, o Exército etc.

Assim pode-se dizer que você, eu, sua professora, seus parentes, os artistas, os políticos, a Igreja, o Exército... todos nós, portanto somos sujeitos da História.

AS FONTES HISTÓRICAS

O trabalho do historiador é semelhante ao do detetive. Ao investigar um caso, o detetive usa os vestígios deixados pelos envolvidos, por exemplo, um fio de cabelo, uma lata vazia, etc. O historiador age de forma semelhante: utiliza todos os vestígios ou pistas disponíveis para construir um conhecimento sobre a trajetória de um povo, um grupo, um indivíduo. Os vestígios produzidos pelo ser humano na sua passagem pela Terra são chamados de fontes históricas.

As fontes históricas podem ser escritas, visuais, orais e da cultura material. Cartas, diários e leis são exemplos de fontes escritas. Fotografias, pinturas e desenhos são exemplos de fontes visuais.

Cantigas, lendas e entrevistas são exemplos de fontes orais. Nas sociedades em que não se usa escrita, é quase sempre pelos mais velhos que os mais novos ficam sabendo da História. As lembranças dos mais velhos são, portanto, uma fonte para o conhecimento da História.

Brinquedos, móveis e vestimentas são objetos da cultura material, de um grupo ou povo e, como tal, também são importantes fontes históricas.

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

HISTÓRIA

Professor(a): Matheus Ostemberg B. da Silva Turma: 6ºC Data:___/_____/2021N

N

Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______

Email do professor: matheus.484897@edutec.sed.ms.gov.br

Atividades Pedagógicas Complementares 15/03/2021 a 31/03/2021.

Conteúdos Específicos Histórias e fontes históricas Habilidades - EF06HI01 - EF06HI02 Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;  Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.

Data de entrega 31/03/2021

(17)

1- A partir da leitura dos textos, complete a frase abaixo:

“A História é o estudo dos _________________ no __________

2- Como são denominados os vestígios deixados pelo ser humano na Terra e, por meio dos quais, o historiador consegue construir o conhecimento sobre determinado acontecimento do passado?

a) Restos históricos b) Fontes históricas c) Relógios

d) Tempo histórico.

3- Assinale com um “X” as opções abaixo que podem ser consideradas fontes históricas ( ) Roupas ( ) Cartas ( ) Músicas ( ) Fotografias ( ) Filmes

4- Leia as afirmações abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Apenas documentos escritos podem ser considerados fontes históricas.

( ) A História deve estudar somente a vida de reis, presidentes e pessoas ricas.

( ) Nas sociedades orais, as memórias dos mais velhos são importantes fontes históricas. ( ) A História estuda a vida dos dinossauros.

(18)

Olá alunos!

Bem vindos ao 6 ° ano, neste primeiro momento iremos fazer uma revisão dos conteúdos do Ensino Fundamenta 1, aqui estão alguns quadros com os conteúdos e alguns vídeos para que vocês assistam para treinar a fala e a pronuncia das palavras é de suma importância que vocês façam o estudo deste material para realizar atividades futuras e guardem o material para

possíveis consultas.

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

Professor(a): EVA MARA CAETANO Turma: 6° ano Data:___/_____/2021N

N

Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______ Atividades Pedagógicas Complementares REFERENTE.

Conteúdos Específicos Saudações em inglês Números em inglês Cores em inglês Interpretação de textos Habilidades (MS.EF06LI14.s.17) (MS.EF06LI16.s.19) (MS.EF06LI18.s.21) (MS.EF06LI19.s.23) (MS.EF06LI20.s.24) (MS.EF06LI21.s.25) (MS.EF06LI22.s.26) (MS.EF06LI23.s.27) (MS.EF06LI00.n.31) (MS.EF06LI15.s.18) Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;  Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.

Data de entrega

(19)
(20)

Assistam aos vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=jHAb8_3Bz7U https://www.youtube.com/watch?v=6sc_m3Korec

https://www.youtube.com/watch?v=DGvhHCn72E0 https://youtu.be/DGvhHCn72E0

(21)

1 - Diálogo em inglês: Foreign Friends^

Comece ouvindo o áudio, que fala sobre fazer amizades online,

neste

link

https://www.rong-chang.com/easyspeak/es/network07.htm

Depois, ouça novamente, acompanhando os textos em inglês:

A: I met someone online yesterday.

______________________________________________________________________________

B: Who is it?

______________________________________________________________________________

A: A boy from Budapest.

______________________________________________________________________________

B: Where is Budapest?

______________________________________________________________________________

A: I asked him that question, too.

______________________________________________________________________________

B: What did he say?

______________________________________________________________________________

A: He said it is in Hungary.

______________________________________________________________________________

B: Is that very far away?

______________________________________________________________________________

A: Thousands of miles away.

______________________________________________________________________________

B: How can you be friends, then?

______________________________________________________________________________

A: I just like talking to him.

______________________________________________________________________________

B: Maybe he’ll teach you Hungarian

______________________________________________________________________________ 2- TRADUZA O TEXTO:

(22)

--- Vocábulo I --- eu met --- conheceu someone --- alguém online --- conectados yesterday. --- ontem Who—quem is –é it – isto- está A – um - uma Boy--garoto From—origem Where – onde That -- que Very – muito far – longe away Thousands – milhares of –de miles milhas he’ll - inferno teach -- ensinar you você/ vocês Hungarian -- húngaro How -- quão can -- posso be – estar friends, amigos then – então he- ele

(23)

4 - Pinte somente os quadrados com os nomes de frutas em inglês:

KIWI SPOON TOMATO BROWN YELLOW

GREY PINK ORANGE GREEN PURPLE

BLACK WHITE PEPPER FIG PAPAYA

PINEAPPLE LETTUCE PEACH BLUE RED

ORANGE KNIFE GRAPE BOWL CUCUMBER

APPLE COFFEE ONION MILK PEAR

LEMON TOASTER CARROT FORK MELON

PLATE MANGO GRAPE COCONUT KIWI

CHERRY BEETROOT BROCCOLI BANANA AVOCADO

(24)

www.acessaber.com.br

Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas:

O jardim secreto

No início do século XX, Mary Lennox vive na Índia com os pais, que não lhe dão afeto nem atenção. Uma epidemia de cólera mata o casal, e, seis meses depois, Mary, uma menina de 10 anos apática e sem graça, mimada, voluntariosa, que não sabe amar e não tem amigos, desembarca na Inglaterra para viver com o tio em Yorkshire, na mansão Misselthwaite, uma construção sombria e labiríntica com mais de cem quartos.

Deslocada e assustada, a menina, sem ter o que fazer, começa a explorar a mansão e seus arredores, cheios de jardins e hortas. Com a curiosidade despertada, descobre que um dos jardins estava trancado havia dez anos e a chave, enterrada não se sabia onde: o tio proibira a entrada de qualquer pessoa. Mary acaba ficando amiga do velho jardineiro e de um passarinho especial, um pintarroxo, que a leva até a chave. E ela pode, finalmente, entrar no jardim.

A narrativa é fluente, e o leitor fica preso à história, ansioso por saber o que vai acontecer. Traz também uma visão extremamente positiva e rica do contato com a terra, da vida simples e dos valores essenciais das pessoas do campo. Impossível não se apaixonar pelas personagens e pela história, publicada em 1911, que faz rir, chorar, sonhar.

Autora do livro: Frances Hodgson Burnett. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>. Questão 1 – O texto é:

( ) um conto. ( ) uma resenha. ( ) uma reportagem.

Questão 2 – De acordo com o texto, Mary Lennox vai para a Inglaterra viver com o tio, porque: ( ) ela não tem amigos.

( ) os pais não são amorosos com ela. ( ) os pais dela morrem vítima da cólera.

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano

Professora: Ana Luíza 6° ANO Data:____/_____/____

Nome:____________________________________________________________________ DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

(25)

Questão 3 – Identifique o trecho em que o autor apresenta a mansão Misselthwaite:

______________________________________________________________________________ Questão 4 – Na parte “[...] a menina, sem ter o que fazer, começa a explorar a mansão e seus arredores [...]”, a palavra destacada indica:

( ) soma. ( ) oposição. ( ) alternância.

Questão 5 – Segundo o texto, quem leva Mary até a chave do jardim? ( ) o tio. ( ) um pintarroxo. ( ) o velho jardineiro.

Questão 6 – Na passagem “E ela pode, finalmente, entrar no jardim.”, o termo grifado expressa: ( ) lugar. ( ) modo. ( ) tempo.

Questão 7 – Releia este fragmento:

“A narrativa é fluente, e o leitor fica preso à história, ansioso por saber o que vai acontecer.” No fragmento acima, o autor do texto:

( ) expõe uma opinião. ( ) descreve um cenário. ( ) conta um trecho do livro.

Questão 8 – Em “Traz também uma visão extremamente positiva e rica do contato com a terra, da vida simples [...]”, o vocábulo sublinhado foi usado para:

( ) determinar. ( ) intensificar. ( ) caracterizar.

Questão 9 – No segmento “Impossível não se apaixonar pelas personagens e pela história, publicada em 1911, que faz rir, chorar, sonhar.”, o autor do texto:

( ) dá uma ordem. ( ) faz um convite. ( ) exprime uma dúvida.

(26)

NÚMEROS NATURAIS

No dia a dia, usamos os números em diversas situações para contar, medir, ordenar e como códigos diversos. Quando contamos uma quantidade de qualquer coisa (objetos animais, estrelas pessoas etc) empregamos os números 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,... Esses números são chamados de números naturais. Existem infinitos números naturais os números que aparecem juntos, como na sequência acima são chamados números consecutivos. (Por exemplo, 12 e 13 são consecutivos 13 é o sucessor (vem depois) e 12 é o antecessor (vem antes) de 13

1) Todo número natural tem um sucessor (é o que vem depois).

2) Todo número natural tem um antecessor (é o que vem antes), com exceção do zero. 3) Um número natural e o seu sucessor são chamados números consecutivos.

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

MATEMÁTICA

Professor(a): Charlene Marcondes Avelar Turma: 6º A/C Data:___/_____/2021N

N

Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______ Atividades Pedagógicas Complementares 16/03/2021 a 31/03/2021.

Conteúdos Específicos

Números, conjunto dos números naturais.

Objetivo:

Fluxograma para determinar a paridade de um

número natural.

Forma De Avaliação: Formativa, contínua, participação e interação nos ambientes virtuais, registro no caderno, produções, discussões assiduidades e compromisso. Habilidades (EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par). Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;  Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;  Não se esqueça de revê-las antes de

enviá-las;

 Dúvidas pelo google sala de aula ou pelo e-mail:

charlene.475674@edutec.sed.ms.gov.br Data de entrega 31/03/2021

(27)

PAR OU ÍMPAR

Um número natural é par quando termina em 0,2,4,6 ou 8. Os números pares são: 0,2,4,6,8,10,12,14,16... Um número é ímpar quando termina em 1,3,5,7, ou 9. Os números ímpares são: 1,3,5,7,9,11,13,15...

ORDEM

Podemos colocar todos os números naturais em ordem crescente do menor para o maior valor ou decrescente maior para o menor valor.

COMPARAÇÃO

Para comparar dois números, usamos os símbolos

>

(maior que),

<

( menor que) ou

=

(igual a). Veja exemplos:

● 3,9 milhões < 9,3 milhões ● 1,2 bilhão > 1,2 milhão

● 4,3 mil = 4300

Agora é com você, pense e responda:

1) Considere todos os números naturais de três algarismos diferentes, formados por 2, 3 e 4.

a) Quais começam por 2? ____________________________________________________ b) Quais começam por 3? ____________________________________________________

(28)

2) Faça tentativa e descubra quais são:

a) Os dois números consecutivos que, somados, dão 101;

_______________________________________________________________________ b) Os dois números consecutivos que somados, dão 535;

_______________________________________________________________________ 3) Escreva como se lê cada um dos números das informações abaixo:

a) A Grande Muralha da China, uma das maravilhas do mundo, tem 3460 km de extensão.

_______________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

b) O pico mais alto do mundo é o Everest, com 8.840m de altura.

_______________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________ _______________

4) Determine:

a) O sucessor de 199_________ b) O sucessor de 7.777____________ c) O antecessor de 399_________ d) O antecessor de 6.666__________

5) Determine se os números abaixo são Par ou ímpar:

a) 54.693 ____________ b) 547 _____________ c) 128.548 _____________ d) 2.7209 ____________ 6)

(29)

7)

8)

(30)

Pesquisar uma “Fake news.”

Transcrever a Fake news pesquisada e a notícia verdadeira ou fato que comprove que a notícia é falsa.

Criar uma notícia informativa, Tema livre:

Deve conter o título (manchete), lide do texto (resumo feito depois da conclusão do texto) e texto informativo.

Observação a ser explorada: O que aconteceu?

Onde aconteceu?

Quem estava envolvido? Situação dos envolvidos?

Lembrando que o texto deve ser de autoria do aluno pelo menos 50% de autoria. Texto digitado com no mínimo 15 linhas fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e justificado. Imagem de texto manuscrito no mínimo 30 linhas legíveis.

Tema covid-19

Deve conter o título (manchete), lide do texto (resumo feito depois da conclusão do texto) e texto informativo.

Observação a ser explorada: O que aconteceu?

Onde aconteceu?

Quem estava envolvido? Situação dos envolvidos? O que posso fazer? Como evitar?

E agora como fica minha família?

Lembrando que o texto deve ser de autoria do aluno pelo menos 50% de autoria. Texto digitado com no mínimo 15 linhas fonte arial, tamanho 12, espaçamento entre linha 1,5 e justificado. Imagem de texto manuscrito no mínimo 30 linhas legível.

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

PESQUISA E AUTORIA

Professor(a): ANA Turma: 6C 7C Data:___/_____/2021N

N

Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______ Atividades Pedagógicas Complementares 15/03/2021 a 31/03/2021

Data de entrega 31/03/2021

(31)

Leia o texto abaixo e responda às questões abaixo:

Lino Villachá tornou-se símbolo da resistência e coragem entre os mais de cinco mil hansenianos que passaram pelo São Julião. Aos 12 anos viu o bacilo da hanseníase atingir sua família e junto com seus pais e três dos cinco irmãos passou a viver no Confinamento da então colônia.

Ali cresceu e fomentou a integração entre os internos ao organizar competições esportivas e eventos artísticos, destacando-se em seu trabalho como professor, diretor da escola e auxiliar na administração hospitalar.

Seu encanto estava na lucidez e criatividade de suas poesias, crônicas e relatórios onde reportava o cotidiano do São Julião, enquanto seu corpo sofria as consequências dos ataques da doença. Teve suas pernas amputadas e movimentos limitados ao longo de quarenta anos de convívio com a hanseníase.

Suas mãos atrofiadas não impediram o exercício da escrita em traços quase ilegíveis, reveladores de sua grande sensibilidade.

Corpo sofria as consequências dos ataques da doença. Teve suas pernas amputadas e movimentos limitados ao longo de quarenta anos de convívio com a hanseníase. Suas mãos atrofiadas não impediram o exercício da escrita em traços quase ilegíveis,reveladores de sua grande sensibilidade.

Fonte: http://www.saojuliao.org.br/public_html/br/lino.htm

1- Você conhecia esta história? Se sim, diga o que achou da história.

... ... 2- Cite duas lições de vida que você percebeu no relato sobre o Lino.

... Governo de Mato Grosso do Sul

Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

PROJETO DE VIDA

Professor(a): Turma: Data:___/_____/2021N

N

Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______ Atividades Pedagógicas Complementares 15/03/2021 a 31/03/2021

Conteúdos Específicos Entusiasmo + Tolerância ao estresse + Gratidão Autorreflexão Habilidades

• Identificar e refletir o contexto a beleza contida na vida através dos saberes e e crenças pessoais e comunitárias a qual está inserida desenvolvendo valores de gratidão e o contentamento.

• Desenvolver o processo de autorreflexão, interação com os outros e mediação e resolução de conflitos.

Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;  Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.

 Dúvidas pelo google sala de aula ou pelo e-mail do professor:

Data de entrega 31/03/2021

(32)

3. O que você sabe sobre a doença que acometeu Lino Vilhachá e toda a sua família? Conhece alguém que teve ou tem hanseníase? Se sim, conte quem foi acometido pela doença. A pessoa se tratou no Hospital São Julião?

... ... ... ... ... ... ... ... ...

4- Crie um acróstico com o nome Lino Villachá. Modelo de acróstico: M ulher A mada R esistente T rabalhadora A legre

Referências

Documentos relacionados

We evaluated the antifungal activities of amphotericin B, fluconazole, itraconazole and voriconazole in 70 Cryptococcus neoformans strains obtained from cerebrospinal fluid from

We propose a conformance testing theory to deal with this model and describe a test case generation process based on a combination of symbolic execution and constraint solving for

Um outro sistema robótico do tipo rodas, figura 10, é utilizado para inspecionar e limpar a superfície interna de dutos de concreto (Saenz, Elkmann, Stuerze, Kutzner, &amp;

Considerando-se que, para compor cada equipe, são necessários pelo menos dois massagistas, pelo menos um vendedor e exatamente um químico, então será possível formar.. (A) 500

EXPERIMENTANDO E DESCOBRINDO: A CONTRIBUIÇÃO DE UMA OFICINA PARA DESPERTAR ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO PARA AS DIMENSÕES DA ÓPTICA COMO DISCIPLINA E CAMPO DE PESQUISA..

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

A segurança jurídica deve refletir a necessidade de uma ordem jurídica estável, para isso, dois elementos são importantes, a univocidade em relação à qualificação das situações