• Nenhum resultado encontrado

03. O Leste europeu sofreu grandes transformações nas duas últimas décadas do século XX, como as que são referidas a seguir, exceto uma. Assinale-a.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "03. O Leste europeu sofreu grandes transformações nas duas últimas décadas do século XX, como as que são referidas a seguir, exceto uma. Assinale-a."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

G

GEEOOGGRRAAFFIIAA 01. Leia, com atenção, a notícia a seguir.

“Na véspera de um fim de semana prolongado, o mal faz um certo bem. O ar muito seco vem incomodando, mas é justamente a umidade baixa que anula quase todo o efeito da passagem da frente fria em São Paulo. Os ventos marítimos entram em São Paulo a partir da tarde de hoje e trazem um pouco de umidade. Algumas nuvens voltam a se formar, mas praticamente todo o Estado continua sem chuva.”

Transcrito do jornal O Estado de São Paulo , edição de 3 de setembro de 2004. Com relação ao que foi abordado acima, é correto afirmar que

A) São Paulo vive permanentemente sob o domínio de ar quente e seco oriundo da Região Centro-Oeste e da Bolívia.

B) a diminuição da umidade relativa do ar atmosférico naquele Estado, particularmente no mês de setembro, decorre do amplo processo de desmatamento ocorrido durante o Ciclo do Café.

C) quando há a passagem de uma frente fria na Região Sudeste do Brasil, as nuvens aumentam e podem ocorrer chuvas.

D) os ventos marítimos trazem umidade para a Região Sudeste do país, porque se formam sobre águas oceânicas muito frias, e a pressão atmosférica é comumente bastante elevada.

E) apenas no final de inverno e início de verão, a umidade relativa do ar baixa consideravelmente, interferindo no regime de chuvas e provocando ocorrência de granizo.

02. Esta questão deverá ser respondida com base nos textos apresentados a seguir. Texto 1

“Com o avanço do processo de urbanização em vários países do mundo subdesenvolvido, sobretudo nos que se industrializaram, as taxas de crescimento vegetativo também têm-se mostrado declinantes nas duas últimas décadas.” Texto 2

“No continente africano, onde na maioria dos países ainda se verificam índices de população urbana inferiores a 50%, as taxas de crescimento vegetativo permaneceram superiores a 2% ao ano.”

É correto afirmar que os dois textos tratam do (de)

A) mesmo tema “neomalthusianismo”, sendo o primeiro falso e o segundo, verdadeiro. B) temas diferentes, mas o primeiro é falso e o segundo, verdadeiro.

C) mesmo tema “crescimento populacional”, sendo verdadeiros.

D) mesmo tema “urbanização”, porém o primeiro é verdadeiro e o segundo, falso. E) mesmo tema “população relativa”, sendo verdadeiros.

03. O Leste europeu sofreu grandes transformações nas duas últimas décadas do século XX, como as que são referidas a seguir, exceto uma. Assinale-a.

A) A intensificação da Guerra Fria que acabou provocando a queda do Muro de Berlim. B) A implantação de um programa radical que desestatizou a economia na Rússia.

C) A criação da Comunidade dos Estados Independentes que aconteceu após o fim da URSS. D) Em 1997, o parlamento polonês aprovou uma nova Constituição de caráter democrático.

E) A Polônia foi a nação onde as transformações se notabilizaram por uma grande instabilidade e convulsões políticas.

04. A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, dedica um capítulo específico ao meio ambiente. Nesse capítulo, pode-se perceber os seguintes direitos, exceto.

A) Todas as pessoas têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. B) A localização das usinas nucleares só poderá ser definida em lei municipal.

C) As terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias necessárias à proteção dos ecossistemas, são indisponíveis.

D) O direito ao meio ambiente sadio não é mais uma questão política e econômica, mas uma prerrogativa constitucional da cidadania.

E) É imposto constitucionalmente ao Poder Público e à coletividade o dever de defender o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.

(2)

05. “O Nordeste brasileiro caracteriza-se por apresentar grande heterogeneidade nos aspectos geoeconômicos. Historicamente, o meio físico teve forte influência na ocupação humana e econômica do território da região.”

DUARTE, Renato. Do desastre natural à calamidade pública. A seca de 1998-1999. Recife: FUNDAJ, 2002.

Sobre este assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. A diminuição acentuada e a concentração, em certos períodos, da precipitação pluviométrica anual frustram as safras agrícolas no semi -árido nordestino.

II. A irregularidade climática, a estrutura fundiária e a diversidade edáfica são alguns dos fatores que

condicionaram os tipos e a localização das atividades econômicas no Nordeste.

III. A faixa oriental da região Nordeste apresenta chuvas concentradas no outono-inverno e elevadas temperaturas

médias anuais; essas condições climáticas favoreceram o cultivo da cana-de-açúcar.

IV. As secas periódicas, que afetam o semi-árido nordestino, são catástrofes naturais que, às vezes, assumem dimensões de calamidade pública, sobretudo em face da situação de pobreza de grande parte da população. V. Devido à heterogeneidade edafoclimática do semi -árido nordestino, os efeitos de uma seca têm intensidades

diferentes em diversas áreas. São corretas

A) apenas I e V. B) apenas II e III. C) apenas I, IV e V. D) apenas II, III e IV. E) I, II, III, IV e V. 06. Após dois anos de crescimento muito lento, a economia mundial registrou uma expansão de 2,6% no ano de 2003,

ritmo que deverá se acelerar para 3,8% no ano de 2004, de acordo com a UNCTAD, órgão da ONU voltado ao comércio e ao desenvolvimento. Essa recuperação mundial tem sido liderada

A) pelo dinamismo da economia norte-americana e de países asiáticos. B) pelas condições climáticas globais favoráveis.

C) pelo sucesso do agronegócio verificado nos países nórdicos. D) pelas oscilações do preço do petróleo no mercado internacional. E) pela instabilidade política no Oriente Médio.

07. Observe atentamente o mapa a seguir. Nele, há setas que indicam importantes mecanismos da circulação atmosférica.

Quais são esses ventos? A) Ventos monçônicos de Oeste.

B) Ventos contra-alísios de Sudoeste. D) Ventos alísios de Noroeste.

(3)

08. As áreas escuras no mapa, a seguir, apresentam

A) os maiores índices de precipitação anuais da região. B) as chuvas concentradas no inverno.

C) as grandes manchas de campos cerrados. D) o relevo típico de áreas do escudo cristalino.

E) as formações vegetais decíduas que refletem as condições climáticas regionais. 09. Observe o mapa a seguir.

Considerando o processo de ocupação do território nacional, pode-se dizer que a região 2 tem melhor índice de condições de vida, quando comparada com a região 1, porque, dentre outros motivos,

A) teve a sua base econômica apoiada na monocultura comercial, direcionada para o mercado externo. B) utilizou inicialmente a mão-de-obra escrava.

C) foi colônia de povoamento.

D) houve uma grande concentração de terras nas mãos de poucos proprietários. E) se apoiou na grande propriedade rural, desenvolvida em clima frio.

(4)

10. “A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, com aproximadamente 6.370km de raio e idade estimada em 4,5 bilhões de anos. Sua superfície é recoberta por aproximadamente 70% de água (oceanos, rios e lagos) e 30% de áreas emersas (continentes e ilhas). O planeta é composto por várias camadas que se dispõem em função de suas densidades, desde a ionosfera até seu Núcleo Interno.”

Marcelo Sperle Dias e Susanna Eleonora Sichel. Uma das afirmativas a seguir, relativas aos assuntos abordados no texto, não corresponde à realidade. Assinale-a.

A) É na Ionosfera que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos que influenciam as atividades agrícolas na superfície terrestre.

B) O hemisfério sul destaca-se pelo predomínio de grandes bacias oceânicas, daí ser tido como o “hemisfério das águas”.

C) Muitas das propriedades físicas do planeta Terra são investigadas mediante o emprego de métodos indiretos, tendo como base principal os fundamentos da Física.

D) Nos ambientes secos da superfície terrestre, os rios e os riachos apresentam, de forma predominante, um caráter sazonal intermitente.

E) Das diversas camadas internas da Terra, a Crosta Continental é a que apresenta a menor densidade e onde se configuram os compartimentos de relevo das áreas emersas.

11. Observe o mapa a seguir.

Analise as afirmativas relacionadas a cinco países indicados pelos números.

I. O país 1 é o que apresenta maior renda per capita do continente e, durante mais de três décadas, adotou o sistema socialista.

II. O país 2, em 1949, foi reorganizado nos moldes socialistas, com a coletivização das terras e o controle estatal da economia.

III. O país 3 possui grande parte do seu território no vale dos rios Tigre e Eufrates; foi chamado de Mesopotâmia e, atualmente, é um dos focos de tensão.

IV. O país 4 é o principal foco de expansão do Islamismo n o mundo, onde, no final da década de 70 do século XX, a Revolução Islâmica instituiu um governo marxista-leninista.

V. O país 5 possui uma das áreas agrícolas mais produtivas do continente, e a agricultura intensiva, lá existente, decorre dos elevados investimentos estrangeiros, particularmente da Inglaterra.

É (são) verdadeira(s)

(5)

N

Naassqquueessttõõeessddee1122 aa 1166,,aassssiinnaallee,,nnaaccoolluunnaaII,,aassaaffiirrmmaattiivvaassvveerrddaaddeeiirraassee,,nnaaccoolluunnaaIIII,,aassffaallssaass..

12. Os conflitos étnico-nacionalistas e o separatismo constituem assuntos que são estudados pela Geografia Humana. Sobre esses temas, o que pode ou não ser dito?

I

I IIII

0

0 00 As principais razões das lutas separatistas de cunho nacionalista residem na não-aceitação das

diferenças étnicas e culturais e no desejo de nações em constituírem seus próprios Estados.

1

1 11 As lutas nacionalistas e étnicas, que se ampliaram nas duas últimas décadas do século passado,

devem ser analisadas a partir dos aspectos peculiares a cada uma delas e dos diferentes contextos histórico-geográficos em que se desenvolveram.

2

2 22 Os conflitos étnicos no centro e leste da Europa são antigos e resultaram, também, da expansão dos

impérios Russo, Otomano e Austro-Húngaro.

3

3 33 Os conflitos étnicos, ocorridos na Chechênia, são uma decorrência tardia da política de repressão

anti-separatista, posta em prática por Slobodan Milosevic.

4

4 44 Na África, os conflitos étnicos decorreram, sobretudo, da partilha daquele continente no final do

século XIX, pelos colonizadores europeus.

13. O agronegócio responde por um terço do PIB brasileiro, 42 % das exportações e 37% dos empregos. Nenhuma nação teve crescimento tão expressivo na agropecuária quanto o Brasil nos últimos anos. Em 2003, por exemplo, gerou superávit comercial de US $ 25,8 bilhões.

Sobre esse assunto, identifique as afirmações verdadeiras e as falsas, se existirem.

I

I IIII

0

0 00 O agronegócio brasileiro mistura a modern idade técnica com o atraso nas relações sociais.

1

1 11 A modernização da atividade agrícola, necessária para compensar a perda de rentabilidade com a

queda nos preços das “commodities” agrícolas, elevou a produtividade das principais monoculturas exportadoras do País.

2

2 22 A agricultura de grande escala gera muito emprego nas áreas de latifúndio e não provoca êxodo

rural.

3

3 33 Se a tecnologia mais moderna utilizada hoje fosse disseminada para todas as regiões produtivas do

país, a demanda d a força de trabalho agrícola multiplicaria.

4

4 44 As exportações dos complexos agrícolas e agroindustriais foram priorizadas como forma de gerar

elevados saldos comerciais e tirar o país da crise de liquidez, gerada pelo endividamento na década anterior à atual.

14. Sobre o tema “Atividades Comerciais do Brasil”, o que pode ou não ser dito?

I

I IIII

0

0 00 O modelo que o país vem tentando seguir é o dos países asiáticos, cujo crescimento econômico, nas

últimas décadas, tem sido impulsionado pelas exportações.

1

1 11 Uma certa mudança na cultura dos empresários brasileiros vem apresentando crescimento, pois estes

estão investindo para atender os mercados interno e externo ao mesmo tempo.

2

2 22 O Brasil apresentou, no ano de 2004, um considerável superávit comercial, considerado um dos

maiores do mundo.

3

3 33 As exportações brasileiras ainda continuam sendo feitas exclusivamente pelas grandes empresas

(6)

4

4 44 Os principais produtos importados pelo Brasil têm custo elevado, em face do valor agregado. São

bens de consumo de alta tecnologia.

15. Sobre o tema “Cidades” analise as afirmações feitas a seguir e assinale as verdadeiras e as falsas, se existirem.

I

I IIII

0

0 00 As cidades foram constituindo-se na História por necessidades comerciais, de produção e de defesa

militar, tornando-se centros de decisão nacionais e regionais.

1

1 11 Como as cidades são fenômenos sociais mutáveis, elas tendem a crescer, muitas vezes,

desordenadamente, a partir de dema ndas produtivas e das migrações que as atingem.

2

2 22 Nas cidades, quanto mais se adensa a população mais se intensificam os problemas econômicos,

sociais, políticos e pessoais.

3

3 33 Os problemas de degradação ambiental se tornam mais agudos, principalmente nas grandes cidades,

onde muitos efeitos da poluição, por exemplo, são espalhados para outras regiões.

4

4 44 A produção industrial nas cidades pode causar danos ambientais pelo processo da industrialização,

pelos produtos que lança no mercado e pela montagem de suas unidades energéticas.

16. A Geografia Econômica enfatiza, no estudo da implantação industrial no Brasil, o momento da história nacional denominado “Período de Kubitschek”, particularmente o programa de Metas.

Esse período n otabilizou-se pelas seguintes características:

I

I IIII

0

0 00 o grande afluxo de capitais estrangeiros.

1

1 11 a acentuada urbanização.

2

2 22 a redução da importação de bens de consumo.

3

3 33 a repressão político-ideológica, particularmente ao movimento Integralista.

4

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

177 Em relação às funções sintáticas desempenhadas pelas estruturas inalienáveis, da mesma forma como acontece para os tipos de estruturas inalienáveis, é curioso o fato de que,

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de

If teachers are provided with professional development opportunities that helps them develop a learning environment that is relevant to and reflective of students'

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida