• Nenhum resultado encontrado

Linguagens e suas tecnologias. Suponha que dois namorados apaixonados façam as seguintes afirmações:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Linguagens e suas tecnologias. Suponha que dois namorados apaixonados façam as seguintes afirmações:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Língua Portuguesa Tomás Hamú 21/05/2018

Linguagens e suas tecnologias Língua Portuguesa

Período Composto – Orações Adverbiais.

Texto comum às questões 01 e 02.

Suponha que dois namorados apaixonados façam as seguintes afirmações:  Namorado A: Quando minha namorada chegar, farei uma grande festa. Namorado B: Se minha namorada chegar, farei uma grande festa. Compare esses dois períodos e responda aos itens a seguir.

01– Como se classificam as orações desses dois enunciados?

02 – Qual desses dois namorados é mais apaixonado? Justifique.

Texto comum à questão 03.

Mais velho, poucos amigos?

1

Um curioso estudo divulgado na última semana 2 mostrou que a redução do número de amigos com a 3

idade, tão comum entre os humanos, pode não ser 4 exclusivo da nossa espécie. Aparentemente, macacos 5 também passariam por processo semelhante em 6 suas redes de contatos sociais, o que poderia sugerir 7 um caráter evolutivo desse fenômeno.

8

No trabalho desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa 9 com Primatas em Göttingen, Alemanha, se 10 identificou uma redução de grooming (tempo dedicado 11 ao cuidado com outros indivíduos, como limpar o 12 pelo e catar piolhos) entre os macacos mais velhos 13 da espécie Macaca sylvanus. Além disso, eles praticavam 14 grooming em um número menor de ―amigos‖ 15 ou parentes.

16

Fazer grooming está para os macacos mais ou 17 menos como o ―papo‖ para nós. Da mesma forma 18 que o ―carinho‖ humano, ele parece provocar a liberação 19

de endorfinas. Geram-se, dessa forma, sensações 20 de bem-estar tanto em homens como em outros 21 animais.

22

Na pesquisa, publicada pelo periódico New 23 Scientist, os cientistas perceberam que macacos de 24 25 anos tiveram uma redução de até 30% do tempo 25 de grooming quando comparados com adultos de 26 5 anos. Se esse fenômeno acontece em outros primatas, 27 ele também pode ter chegado a nós ao longo 28 do caminho de formação da nossa espécie. Se chegou, 29 qual teria sido a vantagem evolutiva?

30

Durante muito tempo se especulou que esse 31 ―encolhimento‖ social em humanos seria, na verdade, 32

(2)

34

vergonha da aparência e menos dinheiro poderiam 35 limitar as novas conexões. Mas, pesquisando os idosos, 36 se percebeu que ter menos amigos era muito 37 mais uma escolha pessoal do que uma consequência 38 do envelhecer.

39

Uma linha de investigação explica que essa redução 40 dos amigos seria, na verdade, uma seleção 41 dos mais velhos de como usar melhor o tempo. Mas 42 outros especialistas defendem a ideia de que os mais 43 velhos teriam menos recursos e defesas para lidar 44 com estresse e ameaças e, assim, escolheriam com 45 mais cautela as pessoas com quem se sentem mais 46 seguros (os amigos) para passar seu tempo.

BOUER, J. Jornal O Estado de São Paulo, caderno Metrópole, domingo, 26 jun. 2016, p. A23. Adaptado.

03 – Observe o trecho a seguir: ―Uma linha de investigação explica que essa redução 40 dos amigos seria, na verdade, uma seleção 41 dos mais velhos...‖. Agora, classifique a oração destacada no segmento anterior.

Texto comum à questão 04.

Excerto da crônica ―Mineirinho‖ de Clarice Lispector (1925-1977), publicada na revista Senhor em 1962. É, suponho que é em mim, como um dos representantes de nós, que devo procurar por que está doendo a morte de um facínora1. E por que é que mais me adianta contar os treze tiros que mataram Mineirinho2 do que os seus crimes. Perguntei a minha cozinheira o que pensava sobre o assunto. Vi no seu rosto a pequena convulsão de um conflito, o mal-estar de não entender o que se sente, o de precisar trair sensações contraditórias por não saber como harmonizá-las. Fatos irredutíveis, mas revolta irredutível também, a violenta compaixão da revolta. Sentir-se dividido na própria perplexidade diante de não poder esquecer que Mineirinho era perigoso e já matara demais; e no entanto nós o queríamos vivo. A cozinheira se fechou um pouco, vendo-me talvez como a justiça que se vinga. Com alguma raiva de mim, que estava mexendo na sua alma, respondeu fria: ―O que eu sinto não serve para se dizer. Quem não sabe que Mineirinho era criminoso? Mas tenho certeza de que ele se salvou e já entrou no céu‖. Respondi-lhe que ―mais do que muita gente que não matou‖.

Por quê? No entanto a primeira lei, a que protege corpo e vida insubstituíveis, é a de que não matarás. Ela é a minha maior garantia: assim não me matam, porque eu não quero morrer, e assim não me deixam matar, porque ter matado será a escuridão para mim.

Esta é a lei. Mas há alguma coisa que, se me faz ouvir o primeiro e o segundo tiro com um alívio de segurança, no terceiro me deixa alerta, no quarto desassossegada, o quinto e o sexto me cobrem de vergonha, o sétimo e o oitavo eu ouço com o coração batendo de horror, no nono e no décimo minha boca está trêmula, no décimo primeiro digo em espanto o nome de Deus, no décimo segundo chamo meu irmão. O décimo terceiro tiro me assassina — porque eu sou o outro. Porque eu quero ser o outro.

Essa justiça que vela meu sono, eu a repudio, humilhada por precisar dela. Enquanto isso durmo e falsamente me salvo. Nós, os sonsos essenciais. Para que minha casa funcione, exijo de mim como primeiro dever que eu seja sonsa, que eu não exerça a minha revolta e o meu amor, guardados. Se eu não for sonsa, minha casa estremece. Eu devo ter esquecido que embaixo da casa está o terreno, o chão onde nova casa poderia ser erguida. Enquanto isso dormimos e falsamente nos salvamos. Até que treze tiros nos acordam, e com horror digo tarde demais – vinte e oito anos depois que Mineirinho nasceu – que ao homem acuado, que a esse não nos matem. Porque sei que ele é o meu erro. E de uma vida inteira, por Deus, o que se salva às vezes é apenas o erro, e eu sei que não nos salvaremos enquanto nosso erro não nos for precioso. Meu erro é o meu espelho, onde vejo o que em silêncio eu fiz de um homem. Meu erro é o modo como vi a vida se abrir na sua carne e me espantei, e vi a matéria de vida, placenta e sangue, a lama viva. Em Mineirinho se rebentou o meu modo de viver.

(3)

1

facínora: diz-se de ou indivíduo que executa um crime com crueldade ou perversidade acentuada. 2

Mineirinho: apelido pelo qual era conhecido o criminoso carioca José Miranda Rosa. Acuado pela polícia, acabou crivado de balas e seu corpo foi encontrado à margem da Estrada Grajaú-Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

04 – Determine a classificação sintática da oração ―que vela meu sono‖, grifada no texto.

Texto comum às questões 05, 06 e 07.

O amor, quando se revela, Não se sabe revelar. Sabe bem olhar p'ra ela, Mas não lhe sabe falar. Quem quer dizer o que sente Não sabe o que há de dizer. Fala: parece que mente... Cala: parece esquecer... Ah, mas se ela adivinhasse, Se pudesse ouvir o olhar, E se um olhar lhe bastasse P'ra saber que a estão a amar! Mas quem sente muito, cala; Quem quer dizer quanto sente Fica sem alma nem fala, Fica só, inteiramente! Mas se isto puder contar-lhe O que não lhe ouso contar, Já não terei que falar-lhe Porque lhe estou a falar...

Fernando Pessoa

05 – ―Sabe bem olhar p'ra ela, / Mas não lhe sabe falar.‖

Reescreva o período apresentado na instrução, substituindo a conjunção coordenativa adversativa por uma subordinada concessiva e fazendo as adaptações necessárias, a fim de que seja preservada a mesma relação sintático-semântica entre as orações.

(4)

07 – Classifique a oração grifada no período abaixo:

―Quem quer dizer o que sente‖

Texto comum à questão 08.

Câmera despenca de cabo no Parque Olímpico e deixa feridos

Pelo menos sete pessoas foram atingidas.

Uma câmera no Parque Olímpico que ficava suspensa em cabos de aço despencou na tarde desta segunda-feira (15). Pelo menos sete pessoas ficaram feridas, segundo a organização da Rio 2016. Umas das feridas é uma criança de 11 anos. Quatro pessoas precisaram ser transferidas para hospitais, mas nenhuma delas apresentava ferimentos graves.

No momento do acidente, havia vento no Parque Olímpico. Segundo o Inmet, às 15h houve registro de rajada forte (53,6 km/h) em Marambaia, também na Zona Oeste. Cinco feridos foram atingidos pelo cabo que sustentava a câmera e duas pelo próprio equipamento.

O acidente foi perto da Arena Carioca 1, onde ocorrem as partidas de basquete. Os feridos foram levados por bombeiros e por membros da Força Nacional, inicialmente para um posto médico no próprio Parque Olímpíco.

Às 15h30, as vítimas começaram a ser transferidas para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ao todo, quatro pessoas foram transferidas.

O equipamento é de responsabilidade da empresa Olympic Broadcasting Service (OBS), que pertence ao Comitê Olímpico Internacional (COI). A empresa ainda não se posicionou sobre o caso. As câmeras suspensas fazem imagens em todas as arenas da Olimpíada.

Antes da câmera despencar totalmente, parte da área já havia sido isolada porque, mais cedo, o cabo de aço que a sustentava havia se rompido. Segundo a equipe de reportagem da TV Globo, representantes da OBS haviam descartado o risco de queda mesmo após a ruptura do cabo. [...]

08 – ―Uma câmera no Parque Olímpico que ficava suspensa em cabos de aço despencou na tarde desta

segunda-feira (15).‖

No trecho acima há um período constituído de duas orações. Os termos da primeira oração estão deslocados. Transcreva separadamente estas duas orações. Em seguida, classifique-as e coloque os elementos na ordem direta.

(5)

09 - Leia esta tira humorística:

No diálogo entre esses dois personagens, ocorrem três orações adverbiais. Transcreva-as e indique suas respectivas classificações.

Leia alguns versos desta canção para responder ao exercício 10. Tô nem aí

(...)

Boca fechada, sem embaraços

Já te dei todas as chances de ser um bom rapaz

Mas fui vencida pelo cansaço, nosso amor foi enterrado e descansa em paz Já nem lembro seu nome, seu telefone eu fiz questão de apagar

Aceitei os meus erros, me reinventei e virei a página Agora eu tô em outra (...)

LUKA.

10 – Observe no 3º verso da 1ª estrofe a seguinte frase:

Mas fui vencida pelo cansaço...

Referências

Documentos relacionados

Ao negociar com países vizinhos projetos que contri- buem para a ampliação da oferta de energia e a diversificação de sua ma- triz energética, o Brasil não

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O custo para obter uma solução para um dado problema aumenta de acordo com o tamanho n do problema. Para visualizar este fato, consideremos o Problema do Caixeiro Viajante com

A ginástica aeróbica foi a primeira atividade aeróbica a merecer destaque. Praticamente foi esta a responsável pela popularização dos exercícios aeróbicos de

Descrever resumidamente outras atividades desenvolvidas pela empresa que não sejam de administração de carteiras de valores mobiliários, destacando:0. os potenciais