• Nenhum resultado encontrado

COMO MANTER AS MINHAS PERNAS SAUDÁVEIS?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO MANTER AS MINHAS PERNAS SAUDÁVEIS?"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

COMO MANTER AS MINHAS

PERNAS SAUDÁVEIS?

Conselhos práticos e informações

para umas veias saudáveis

Julius Zorn GmbH Juliusplatz 1 86551 Aichach Alemanha www.juzo.com info@juzo.de Representante em Portugal: Henrique Costa Dias henriquejuzo@gmail.com

(2)

Também sabe como é? Ao fim do dia doem-lhe os pés, os tornozelos estão inchados e durante a noite sente cãibras nas pernas? Aqueles pequenos derrames varicosos tiram-lhe o prazer de usar saias curtas e calções?

As doenças das veias tornaram-se numa verdadeira doença social. As pessoas afectadas queixam-se com frequência de pernas cansadas e inchadas, de derrames varicosos ou de varizes. Na Alemanha, uma em cada duas mulheres, e um em cada quatro homens, estão afectados por esta enfermidade.

Esta brochura mostra-lhe como pode manter as suas pernas saudáveis e tratar as suas veias.

A brochura «Como manter as minhas pernas saudáveis» faz parte da nossa série informativa para doentes. De entre os outros temas, destacamos: o linfoedema, o lipoedema e a terapia cicatricial. Informe-se junto do seu médico ou nos diferentes pontos de venda e aconselhamento (no comércio especializado em artigos ortopédicos, farmácias e parafarmácias).

Desejamos-lhe um boa leitura! Julius Zorn GmbH Juliusplatz 1 86551 Aichach Alemanha info@juzo.de www.juzo.com

CARA LEITORA E CARO LEITOR,

Reservados todos os direitos, em especial o de reprodução e tradução para línguas estrangeiras. Nenhuma parte desta brochura poderá ser reproduzida sob qualquer forma sem aprovação, por escrito, da Julius Zorn GmbH.

(3)

P. 6 A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

P. 8 A BOMBA DA BARRIGA DA PERNA

P. 10 INSUFICIÊNCIA VENOSA

Factores de risco Sintomas

P. 12 DOENÇAS DAS VEIAS

Varizes Trombose Embolia pulmonar Ulcus Cruris P. 14 GRAVIDEZ

Trabalho a dobrar para as veias P. 16 TROMBOSE NAS VIAGENS

ÍNDICE

P. 18 TERAPIA VENOSA

Medicamentos

O efeito da terapia de compressão Escleroterapia e Stripping

P. 20 MEIAS DE COMPRESSÃO COM E SEM COSTURA

Malha tricotada em círculo e tricô rectilíneo P. 22 TERAPIA DE COMPRESSÃO

Meias de compressão que entusiasmam P. 24 CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS Juzo®

P. 26 CONSELHOS PARA MANTER UMAS PERNAS SAUDÁVEIS E BONITAS

Exercícios práticos de ginástica para as pernas P. 28 TERMINOLOGIA TÉCNICA

Página 10: Insuficiência venosa – Factores de risco que podem provocar doenças das veias

Página 26: Conselhos para manter umas pernas saudáveis e bonitas Página 22: Terapia de compressão –

(4)

O coração de um adulto bombeia em média cinco litros de sangue por minuto através do corpo. O sangue abastece todas as partes do corpo com substâncias nutritivas vitais. Em caso de esforço físico, o rendimento bombeador pode quintuplicar.

O sistema vascular é composto de artérias, veias, capilares e vasos linfáticos. Através das grandes artérias, dos vasos sanguíneos e dos vasos capilares, o sangue rico em oxigénio chega até aos órgãos, abastecendo os tecidos de substâncias nutritivas. As veias reconduzem o sangue, consumido e pobre em oxigénio, desde os órgãos e tecidos do corpo humano, até ao ventrículo direito.

Sobretudo as veias das pernas, executam, neste sentido, um trabalho árduo, transportando o sangue desde o ponto mais distante do corpo, vencendo a força da gravidade, de volta para o coração.

A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

Através das artérias, o sangue é bombeado até aos dedos dos pés. 90 por cento do sangue regressa ao coração através das veias; os restantes 10 por cento são restituídos pelos capilares, sob a forma de um líquido claro, designado por linfa.

a rt é ri a s ve ia s va so s lin fá ti c o s

(5)

O abastecimento de sangue ao corpo é um trabalho muito árduo para o coração, mas não só.

Através das veias, têm de ser bombeados diariamente 7.000 litros de sangue. A função mais importante no refluxo do sangue é atribuída à chamada bomba músculo-venosa dos músculos das pernas.

Ao mover as pernas, os músculos contraem-se, especialmente o músculo da barriga da perna, comprimindo em consequência as paredes das veias.

Função de transporte das veias

O sangue venoso sobe no corpo, contra a força da gravidade. Quando este mecanismo se encontra afectado, por exemplo, devido a exercício físico insuficiente, ou a uma doença, isso reflecte-se negativamente sobre o refluxo do sangue. As veias deixam de conseguir contrair-se por si próprias, ficando dependentes da estrutura muscular.

A BOMBA DAS BARRIGAS

DAS PERNAS

Nas veias, encontram-se válvulas venosas que guiam o sangue para a direcção certa – o coração. Quando o sangue corre em direcção ao coração, as válvulas estão abertas. Quando a pressão venosa sobe, as válvulas fecham-se impedindo o sangue de retroceder.

As veias como reservatório de sangue

Aproximadamente 75 % da quantidade total de sangue do corpo humano encontra-se nas veias. Por esse motivo, as paredes das veias são elásticas e conseguem recolher quantidades maiores de sangue. Na sequência de uma sobrecarga permanente, as paredes das veias apresentam uma dilatação excessiva. Resultado: congestionamento.

As válvulas venosas assumem funções de condução importantes.

A bomba da barriga da perna: trabalho conjunto entre veias e músculos

Nas nossas pernas existem dois sistemas venosos:

O sistema venoso superficial, directamente sob a pele, no tecido adiposo das pernas; e o sistema venoso profundo, entre a musculatura das pernas. Dos 7.000 litros de sangue diários, as veias superficiais transportam de regresso ao coração 10 por cento e os vasos do sistema venoso profundo 90%. V. femoralis V. poplitea V. saphena parva V. perforantes V. saphena magna b) Em caso de tensão muscular, o sangue é comprimido, devido à pressão, na direcção do coração. a) Em caso de relaxamento muscular, o sangue é como que sugado das veias superficiais.

(6)

As varizes são frequentemente os primeiros sinais de uma venopatia. A maioria dos doentes têm pais ou avós com varizes. No entanto, e mesmo que não tenha uma predisposição hereditária, deverá ter a maior atenção aos sinais do seu corpo, a fim de reconhecer atempadamente possíveis disfunções das veias.

Factores de risco que podem provocar doenças nas veias:

• Insuficiência venosa adquirida ou anomalia venosa congénita • Excesso de peso

• Posição sentada ou de pé durante períodos de tempo prolongados • Abuso de nicotina e álcool

• Influências hormonais (pílula, gravidez) • Levantamento e transporte de objectos pesados • Uso de roupa apertada

• Banhos quentes e banhos de sol intensivos

INSUFICIÊNCIA VENOSA

Primeiros sintomas de uma doença venosa:

• Pernas pesadas, cansadas ou inchadas • Sensação de calor nas pernas

• Formigueiro, cãibras, ou sensação de tensão • Dor lancinante na barriga da perna • Tornozelos inchados

• Pequenos derrames varicosos

Ao verificar um ou mais destes sinais de alarme, deverá, sem falta, consultar o seu médico. Um tratamento precoce evita muitas vezes uma progressão da enfermidade.

A predisposição para as varizes é frequentemente hereditária.

Sensação de tensão e peso nas pernas

(7)

As doenças venosas são hoje consideradas uma «doença social». Na Alemanha, uma em cada duas mulheres e um em cada quatro homens sofrem de varizes.

Derrames varicosos

Os derrames varicosos são pequenas varizes dilatadas, na camada superior da pele, na maioria das vezes situadas nas pernas. As causas podem ser um congestionamento do sistema venoso ou uma predisposição congénita.

No caso de derrames derivados de congestionamento, os pequenos vasos sanguíneos perdem a sua elasticidade, devido à pressão permanentemente elevada do sistema vascular. As veias dilatam e tornam-se visíveis, como pequenas árvores de vasos vermelhos claros, ou manchas avermelhadas.

Varizes

Em 80 por cento dos casos, as varizes são uma varicose primária, cuja causa é uma insuficiência congénita da parede das veias. A doença manifesta-se por veias nodulares dilatadas, que se tornam visíveis à superfície da pele. Em geral, são afectadas as veias superficiais das pernas.

No caso das varizes, apresenta-se uma perturbação do equilíbrio entre o fluxo arterial e o refluxo venoso. Em consequência disso, o refluxo sanguíneo a partir das pernas é retardado. A pressão nas veias aumenta e alarga as mesmas. Desse modo, ficam danificadas as paredes das veias e as válvulas venosas, ficando cada vez mais afectado o refluxo sanguíneo. Devido à pressão, as veias dilatam, ficando visíveis à superfície da pele. As causas para uma varicose secundária podem ser desvios ou obstruções das veias profundas, o que pode provocar uma trombose.

DOENÇAS VENOSAS

Complicações resultantes de

perturbações circulatórias.

Trombose

Quando o sangue deixa de fluir sem perturbações no sistema vascular, começam a acumular-se sedimentos nas paredes dos vasos. Estes sedi-mentos, ou coágulos sanguíneos, provocam um estreitamento dos vasos, podendo acabar por obstruí-los totalmente. Dá-se então uma trombose. Uma consequência perigosa da trombose nas veias das pernas é a embolia pulmonar.

Embolia pulmonar

O que provoca uma embolia pulmonar é frequentemente um coágulo sanguíneo na veia profunda da perna ou da pélvis. O coágulo sanguíneo (trombo) solta-se da parede do vaso e, através do coração, chega até aos vasos pulmonares, onde se instala, reduzindo ou mesmo interrompendo o fluxo sanguíneo. Em seguida, o tecido já não é suficientemente abaste-cido de sangue e oxigénio e a evolução da situação para uma embolia pulmonar poderá ser mortal.

Ulcus Cruris

Se o abastecimento de sangue aos tecidos e órgãos deixar de funcionar correctamente, as toxinas não são eliminadas em quantidade suficiente. Na sequência de uma circulação insuficiente do sangue, e nos casos graves, surgem casos de úlceras, também designadas por úlceras da perna (Ulcus cruris venosum). Na Alemanha, cerca de um milhão de pessoas sofre deste problema. As úlceras encontram-se, na maioria das vezes, na parte inferior da perna, estão frequentemente inflamadas e são dolorosas.

(8)

Uma gravidez significa um trabalho muito árduo para o sistema venoso. Durante os nove meses de gestação, as veias transportam um volume de sangue cerca de 20 por cento superior ao normal, a fim de alimentar o bebé, que está para nascer, de uma forma optimizada. As doenças venosas durante a gravidez deverão ser sempre tratadas.

A culpa é das hormonas

A causa das varizes durante a gravidez é a hormona Progesterona. O corpo produz uma maior quantidade desta hormona, a fim de dar mais elasticidade ao tecido do útero. Este efeito tem simultaneamente influência sobre as paredes das veias, que se tornam igualmente extensíveis, perdendo a tensão. O refluxo do sangue ao coração é mais difícil. Além disso, o útero, que se vai tornando cada vez maior, impede o refluxo venoso na região da pélvis, exercendo pressão sobre as veias. Consequência: maior risco de formação de pequenos derrames varicosos e varizes. Durante a primeira gravidez, uma em cada duas mulheres tem varizes.

GRAVIDEZ

Trabalho a dobrar para as veias

Muito exercício físico contra as varizes

Durante a gravidez, as medidas preventivas dão uma grande ajuda. As mulheres grávidas podem evitar eficazmente as lesões venosas, graças ao exercício físico, a uma posição sentada ou em pé durante pouco tempo, ou a exercício físico regular. Também os jactos de água fria ou a posição elevada das pernas conseguem fazer diminuir os sintomas. Em especial, as meias de compressão medicinais ajudam muito: combatem os incómodos sintomas concomitantes da gravidez e protegem contra as tromboses. O sangue circula melhor a partir das pernas e os edemas ou bloqueios regridem. Para prevenir eventuais doenças venosas, as grávidas devem usar meias de compressão logo aos primeiros sinais de varizes ou a partir da 12.ª semana de gravidez. No entanto, as varizes já existentes não desaparecem.

As senhoras grávidas também deviam fazer suficiente exercício físico e ginástica.

Uma alimentação saudável durante a gravidez não só é vantajosa para o desenvolvimento do bebé, como também permite à grávida estar em forma durante este período especial.

(9)

No avião, no automóvel ou no comboio – as pernas encontram-se num espaço limitado e, durante as viagens, têm pouca liberdade de movimento. Aumenta assim o perigo de trombose de viagem – sobretudo se mantiver a posição sentada durante mais de quatro a cinco horas e não puder estender ou movimentar suficientemente as pernas.

Fluxo sanguíneo retardado

A trombose de viagem é um coágulo sanguíneo que se forma nas veias das pernas e provoca obstrução dos vasos. Isto ocorre especialmente durante voos de longo curso, mas também durante longas viagens de automóvel ou de comboio. As causas desta trombose durante viagens são a posição sentada e apertada durante muito tempo, com os joelhos flectidos e a falta de movimento. Deste modo, o fluxo sanguíneo é retar-dado, o sangue fica congestionado, aumentando a possibilidade de for-mação de um coágulo que, se obstruir os vasos, provoca uma trombose. Se for esse o caso, a perna afectada incha e dói, podendo a pele adquirir uma coloração azulada ou avermelhada. Apesar de estes sintomas não ocorrerem em todas as pessoas, o facto em si pode, no entanto, produzir uma lesão dos vasos, ou até uma embolia pulmonar, situação que, por vezes, é mortal. Se após uma viagem mais longa tiver estes sintomas ou sentir falta de ar, procure de imediato um médico.

TROMBOSE DAS VIAGENS

Um perigo subestimado

Previna-se

Use meias de compressão, que suportam as veias no transporte do san-gue de volta ao coração. Graças à pressão a partir do exterior, as meias de compressão aliviam as pernas, evitando dessa forma que as pernas inchem durante uma viagem mais longa, reduzindo o risco de trombose.

O «Programa da viagem» – Apoio para as suas veias

Estar sentado durante mais de cinco horas, aumenta seriamente o risco de trombose. A melhor protecção é a compressão das veias.

1. Nas viagens de avião, levante-se e caminhe de um lado para o outro no corredor, fazendo regularmente exercícios com os pés.

2. Nas viagens mais longas de automóvel, pare de duas em duas horas e caminhe um pouco, para aliviar as pernas.

3. Procure manter uma posição sentada correcta. Alivie as coxas através de um apoio para os pés.

4. Tire os sapatos e caminhe um pouco descalço.

5. Beba, beba e beba: pelo menos dois litros de água, chá ou sumo de fruta por dia.

6. Use meias de compressão da Juzo®. Aconselhe-se com o seu

médico ou numa loja especializada em artigos medicinais. Ex: Juzo®Soft 2001 AD.

7. Caso o médico o recomende, os medicamentos que diluem o sangue podem prevenir a formação de um coágulo.

Sobretudo durante as longas viagens de avião ocorrem frequentemente tromboses.

Devido ao espaço limitado dos assentos no avião, as pernas não têm liberdade de movimento.

(10)

Leve a sério os primeiros sinais de alarme das suas veias. Consulte o seu médico, se tiver dores, inchaço ou uma sensação crescente de tensão nas pernas. Ele decidirá quais os métodos de tratamento mais adequados para o seu caso.

Não é possível a cura das varizes com medicamentos, embora estes constituam um complemento apropriado, quando associados a outras medidas terapêuticas. Numa doença venosa, a terapia de compressão é o elemento fundamental de cada tratamento.

Efeito da terapia venosa

Uma terapia de compressão precoce também alivia a perna saudável. Qualquer veia, uma vez alargada – uma variz – já não retrocede, necessitando de tratamento durante toda a vida.

As meias de compressão são um meio auxiliar medicinal importante para a terapia, mas também são usadas para profilaxia, nos casos de profissões exercidas de pé, ou contra as tromboses de viagem. Graças à compressão a partir do exterior, o diâmetro dos vasos dilatados diminui e as válvulas venosas voltam a fechar. O sangue flui mais

TERAPIA VENOSA

facilmente a partir da perna e os edemas ou os congestionamentos dolorosos são atenuados. Um uso consequente e correcto quanto ao tamanho e altura das meias de compressão medicinais são dois factores decisivos para a sua eficácia.

Escleroterapia e Stripping

As pequenas varizes podem ser «secas» pelo médico, por escleroterapia. É injectada nas veias uma substância que provoca uma reacção inflama-tória mínima, que faz fechar a veia.

É necessária uma intervenção cirúrgica, sempre que uma veia doente afecta veias saudáveis. As varizes maiores são, em regra, removidas por cirurgia (Stripping). O médico interrompe a veia perfurante para que o sangue não chegue ao sistema venoso superficial e se acumule ali. Em alguns casos, após algum tempo, é natural que surjam novas varizes, dado que, nas pessoas afectadas, a predisposição congénita se mantém.

Uso regular de meias de compressão

Para um sucesso terapêutico duradouro, as meias de compressão devem ser usadas com regularidade.

Na terapia de compressão, o diâmetro da veia é reduzido, através da pressão vinda do exterior, e as válvulas venosas aproximam-se umas das outras. Processos cirúrgicos de tratamento das varizes

(11)

Na terapia venosa são utilizadas principalmente as meias tricotadas em máquinas automáticas circulares, sem costura. Actualmente, as meias de compressão sem costura confundem-se visualmente com as meias normais. No entanto, apresentam, como é lógico, as características de pressão necessárias ao seu uso terapêutico, o que as torna ainda mais agradáveis.

São usadas em determinados quadros clínicos flebológicos, como a varicose ou a insuficiência venosa crónica, e no pós-operatório, depois da cirurgia de stripping das varizes.

As meias de compressão com costura (por ex., Juzo®Expert), são

imprescindíveis em linfologia. A sua textura apresenta-se plana, sendo tricotadas malha a malha, exactamente de acordo com a anatomia do corpo. Qualquer artigo desta qualidade termina com uma costura plana e elástica, evitando marcas na pele. Na sequência do movimento, resulta uma elevada pressão de trabalho, o que possibilita a compressão ideal. As meias de tricô rectilíneo constituem assim um apoio optimizado na terapia dos linfoedemas e lipoedemas.

As meias de compressão medicinais da Juzo®garantem valores

de pressão correctos, assim como uma diminuição bem doseada da pressão. Os valores de pressão diminuem de forma gradual do tornozelo para cima, no sentido do coração, assim como em direcção aos dedos dos pés. Consoante a utilização, estas meias podem ser adquiridas nos mais variados modelos, desde a meia pelo joelho até ao collant. Existem quatro classes de compressão, conforme as necessidades:

Classe 1 (compressão ligeira):

Para os casos de tendência quase insignificante de congestionamento, com sensação de peso e cansaço nas pernas; para combater a formação ligeira de varizes e na prevenção durante a gravidez.

Classe 2 (compressão média):

Na varicose (varizes), no edema durante a gravidez, após a realização de uma escleroterapia ou de uma operação, assim como no tratamento crónico das úlceras da perna já fechadas.

Classe 3 (compressão forte):

Nas varizes, devido a lesão de veias profundas das pernas, após a cura da úlcera da perna, nos casos de tendência acentuada para edema e na insuficiência venosa crónica.

Classe 4 (compressão muito forte):

Para os doentes com patologias venosas muito graves, congestionamento linfático grave, ou elefantíase.

MEIAS DE COMPRESSÃO

Com e sem costura

Pratique regularmente exercício físico e mantenha as suas pernas saudáveis. Dessa forma, estará a apoiar a terapia de compressão de um modo optimizado.

(12)

Juzo®Attractive: O modelo Juzo®Attractive está na moda e distingue-se no sector das meias de compressão finas pelas suas mais variadas cores e padrões. Estas meias de compressão sobressaem pela sua fibra de malha particularmente fina e o seu tratamento interior. A sua transparência pode ser comparada à de qualquer outro tipo de meias. Indicadas para senhoras e para homens por ex. até ao joelho em preto.

Juzo®Hostess: Com o seu desenho de malha único, o modelo Juzo®Hostess faz parte das meias de compressão mais transparentes. Graças a um processo especial, a Juzo®aperfeiçoa todos os fios, tornando as meias permeáveis ao ar e à humidade. Simultaneamente, este processo de fabrico garante a mais elevada resistência em relação às meias de compressão finas. Um clássico na terapia de compressão.

Juzo®Soft: Aconchegantes, suaves e agradáveis – assim são as meias de compressão do modelo Juzo®Soft. Graças às suas excelentes características de uso e a uma excepcional suavidade, estas meias de compressão são particularmente fáceis de calçar e descalçar. O acabamento, a variedade de modelos e cores – em série ou à medida – fazem deste modelo de meias de compressão um dos preferidos para a terapia das doenças venosas das pernas, assim como para viagem e desporto.

Juzo®Dynamic: Este modelo de meias de compres-são é recomendado para quem procura uma meia forte, resistente – mesmo em caso de esforço físico elevado (atletas, pessoas com trabalhos pesados). Estas meias multiuso distinguem-se pela sua capacidade de adaptação mesmo em pernas com medidas desproporcionadas. De compressão mais uniforme, a sua utilização conforta quem tem problemas venosos mais graves. Disponíveis também em algodão e/ou com fio de prata.

Juzo®Dynamic Cotton Rib: Os homens também necessitam de meias de compressão que se adaptem às suas necessidades. O modelo de meias de com-pressão Juzo®Dynamic Cotton Rib, recentemente desenvolvido, é recomendado precisamente para as pernas masculinas, devido à sua estrutura canelada, ao mesmo tempo elegante mas consistente. Uma ampla ourela de remate garante o ajuste sem pregas e anti-deslizante destas meias disponíveis só até ao joelho.

Juzo®Expert: De malha plana, esta gama proporciona um uso especialmente confortável e suave para quem tem as pernas e ou os braços com grandes edemas, de tal modo que a sua forma anatómica se alterou. O modelo Juzo®Expert pode ser adquirido em todas as quatro classes de compressão e, por conseguinte, usado nos vários quadros clínicos da flebologia, linfologia e terapia cicatricial. Devido à sua configuração especial, estas meias com costura são especialmente indicadas para o tratamento de pessoas cujos membros têm proporções mais avantajadas, nas indicações médicas mais extremas. Também disponíveis em algodão e/ou com fio de prata.

TERAPIA DE COMPRESSÃO

(13)

A elasticidade das meias de

compressão – especialmente na zona dos joelhos e das coxas –

proporciona uma sensação de uso agradável, sem constrangimentos ou apertos. Mesmo os doentes com coxas mais largas sentir-se-ão confortáveis.

A malha tricotada elástica Juzo®,

com a sua característica de

extensibilidade especial, adapta-se

muito bem a qualquer movimento.

A biqueira elástica e macia

das meias Juzo®impede pontos

de pressão e aperto, não causando desconforto nas pontas dos dedos graças à sua costura plana.

O modelo com biqueira aberta apresenta uma ourela de remate

macia e bem ajustada, que não

aperta.

CARACTERÍSTICAS

DOS PRODUTOS Juzo

®

As meias de compressão Juzo®proporcionam

(14)

Basta meia dúzia de medidas para produzir excelentes resultados – experimente e terá uma surpresa: com pouco esforço, as suas pernas ganham vigor!

1. Movimente-se sempre que possível – exercite sobretudo a musculatura das pernas e da barriga das pernas, para fortalecer a sua bomba muscular. Por exemplo, em vez de utilizar o elevador, suba as escadas.

2. Deite-se com as pernas elevadas – se possível durante 30 minutos por dia – e de preferência também durante a noite. Regra básica: 10 cm acima do coração.

3. Não cruze as pernas, pois isso aperta as veias na fossa poplítea e bloqueia a circulação sanguínea. Um conselho: na posição sentada, cruze os tornozelos.

4. Use calçado confortável, de preferência de saltos baixos, e vestuário e roupa interior não apertada, que afectam a circulação e o diafragma como local de bombagem.

CONSELHOS PARA UMAS PERNAS

SAUDÁVEIS E BONITAS

5. Faça desporto – sobretudo natação, caminhadas ou bicicleta – que fazem bem às suas veias. Sempre que necessário (p.ex. quando estiver numa fila), posicione-se alternadamente sobre os calcanhares e sobre os bicos de pés. Desse modo, estimula a musculatura e, com isso, o transporte do sangue venoso.

6. Faça uma alimentação saudável: cada quilograma de peso em excesso sobrecarrega as pernas e as veias. Ingira fibras em quantidade suficiente, p.ex. hortaliças, frutas e alimentos integrais.

7. Evite o calor e mantenha as pernas frescas. Evite um excesso de calor no banho ou por ocasião de aplicações a quente como, por exemplo, de cera, banhos de lama e sauna. No Verão, os jactos de água fria dirigidos de baixo para cima são uma boa ajuda ao retorno do sangue.

Ginástica rápida para as pernas

1. Sempre que possa, quando estiver de pé, balance-se 20 vezes, alternadamente, da posição de bicos de pés para a posição sobre os calcanhares.

2. Faça com a sua perna a forma de um 8, primeiro a esquerda e depois a direita (10 vezes cada uma).

3. Faça os movimentos de caminhar sem sair do mesmo lugar e acompanhe os movimentos com os braços. Tente elevar os joelhos até ao nível do cintura (20 vezes).

4. Na posição sentada, balance os pés, fazendo movimentos de flexão e extensão e fazendo rodar a planta do pé no chão (20 vezes).

(15)

Bomba muscular: Capacidade do músculo para transportar, na direcção

do coração, o sangue pobre em oxigénio e nutrientes. A bomba muscular da barriga da perna promove o retorno do sangue ao coração.

Compressão: Um pilar importante na terapia das doenças venosas:

Através da pressão que uma ligadura bem ajustada ou uma meia de compressão exerce sobre o tecido, as veias alargadas são de novo comprimidas. As válvulas venosas voltam a fechar-se melhor devido à pressão do exterior, o fluxo sanguíneo é acelerado e progride, e é impedida a infiltração de líquido para os tecidos, através das paredes das veias (= edema).

Derrames varicosos: Pequenos feixes de vasos sanguíneos,

frequentemente de cor azulada-avermelhada, visíveis através da pele. Durante a gravidez, estes pequenos derrames varicosos podem tornar-se mais nítidos. Não só representam um problema estético, como também assinalam, por si sós ou em conjunto com outras varizes, uma insuficiência venosa.

Diuréticos: Medicamentos que aumentam a eliminação da água pelo

organismo (activam a excreção da urina).

TERMOS TÉCNICOS

Edema: Estado de tumefacção dos tecidos.

Embolia pulmonar: Oclusão de um vaso sanguíneo no pulmão –

na maioria das vezes, por um coágulo sanguíneo. Este é frequentemente formado nas veias profundas da perna ou da pélvis, alcançando o pulmão através do ventrículo direito.

Esclerose de varizes: Secagem de varizes.

Flebite: Inflamação das veias.

Flebologista: Especialista em patologias venosas.

Insuficiência valvular: Fecho valvular insuficiente das veias ou do

coração.

Insuficiência venosa crónica (IVC): Lesão dérmica e no tecido celular

subcutâneo provocada por varicose ou trombose nas veias da perna.

Linfoedema: Acumulação de líquido nos tecidos, causada por um desvio

da saída da linfa. A região afectada apresenta edema significativo.

Lipoedema: Tumefacção simétrica, através de depósito adiposo,

na generalidade na anca, coxa e parte superior do braço.

Meias de compressão: Graças ao seu modo de fabrico especial, as

meias de compressão exercem uma pressão uniforme sobre o tecido. Contudo, o ajuste das meias de compressão tem de ser adaptado individualmente a cada doente, para que a sua acção seja optimizada e as meias possam apoiar da melhor forma a função venosa enfraquecida. As meias de compressão podem ser adquiridas em vários modelos e tipos de materiais.

(16)

Protectores do edema: Medicamentos «impermeabilizadores dos

vasos», que impedem a retenção da água nos tecidos.

Recidiva: Recaída.

Trombose: Oclusão de uma veia profunda por um coágulo.

Troncos venosos principais: Veias principais do sistema venoso

superficial.

Ulcus cruris: Úlcera na parte inferior da perna.

Válvulas venosas: As válvulas venosas asseguram que o sangue venoso

apenas circule em direcção ao coração, evitando o refluxo sanguíneo.

Varicose: Doença causada por varizes.

Varicose dos ramos laterais: Varizes dos ramos laterais dos

troncos venosos.

Varizes: Veias dilatadas, tortuosas, de tom azulado, visíveis a

olho nu debaixo da pele.

Varizes: Veias nodulares dilatadas, visíveis à superfície da pele.

Na generalidade, são afectadas as veias superficiais das pernas.

Varizes reticulares: Varizes dispostas em forma de rede com

várias ramificações.

Veias perfurantes: Veias comunicantes entre o sistema venoso

Referências

Documentos relacionados

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Tens˜ao de entrada do retificador Onda de tens˜ao pulsada Valor de pico da tens˜ao senoidal da rede Frequˆencia em radianos Potˆencia ativa Potˆencia aparente Corrente na entrada

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Analisou-se os acompanhamentos das refeições servidas, que no caso são arroz branco polido (n=16), arroz integral (n=16) e feijão (n=15) das Unidades a partir da realização de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

We approached this by (i) identifying gene expression profiles and enrichment terms, and by searching for transcription factors in the derived regulatory pathways; and (ii)