• Nenhum resultado encontrado

COMUNICAÇÃO 236 Ano 54 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMUNICAÇÃO 236 Ano 54 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

COMUNICAÇÃO

®

236

Ano 54 — DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Solidão Aparente

Comenda Chico Xavier

©

JANEIRO A MARÇO DE 2021

(2)

SUMÁRIO 1) A Palavra de Emmanuel ... 03 2) Solidão Aparente ... 06 3) Sirius e Capela ... 11 4) Toque de Fé ... 15 5) Notícias (Comenda Chico Xavier) .... 17

6) Nossas Atividades ... 18

(3)

3

A Palavra de Emmanuel

(O pensamento do mentor espiritual de Chico Xavier a respeito de temas da atualidade: conselhos e ponderações sobre as atribulações de

nossos tempos)

Água da Vida

Na Terra, a água é o ingrediente mais expressivo da vida orgânica.

*

No seio morno do mar, nasceram os embriões de toda existência física. Sem a presença dos rios, o homem não construiria a cidade, e, sem o apoio da chuva, ninguém colheria os frutos do campo.

Para que a vitalidade garanta a força corpórea, é preciso que a água amasse o pão das criaturas, e, para que a saúde humana seja mantida, quase sempre é indispensável seja ela o veículo da medicação que socorre.

(4)

4

Assim como a água, preciosa e necessária ao progresso e à segurança do mundo, é também a piedade no campo espi-ritual de nossas relações uns com os outros.

*

Sem a piedade das mães que morrem, renunciando a si mesmas, não conhece-ríamos o conforto do lar;

— sem a piedade dos que ensinam,

humilhando tanta vez a si próprios, a igno-rância seria noite invencível;

— e, sem a piedade do amor fraterno,

que perdoa sem condições, o ódio entre as criaturas seria qual veneno volante e destruidor.

* Piedade! Piedade!…

Guarda-a contigo no coração e no cérebro, para que o sentimento e a ideia te plasmem, onde estiveres, a palavra que reanime e que ajude e conserva-a limpa, em tuas atitudes e em tuas mãos, para que o trabalho, que te verte do roteiro, seja bênção de luz a clarear-te o caminho!

(5)

5 Recorda-te de que não prescindes da piedade que regenera e levanta, a fim de que, ofertando-a hoje, possas recebê-la amanhã no dia de tua dor. E, usando-a por água pura da vida, em todos os momentos, lembra-te de que a Terra, generosa e fecunda, revela, em toda parte, a Compaixão de Deus.

Emmanuel

(Do livro Mais Perto - Francisco Cândido Xavier/ Emmanuel - Edição GEEM)

(6)

6

Solidão Aparente

Inicia-se o ano de 2021.

Incorporamos do ano findo algumas profundas marcas no espírito. Uma delas, sem dúvida, é a pandemia do coronavírus que nos ocupou a atenção praticamente o ano todo.

O Brasil e o Mundo foram, e ainda têm sido, afetados pela presença do vírus que provocou inumeráveis mortes. Espe-ramos que 2021 seja diferente.

E, para iniciá-lo bem, poderemos seguir o exemplo de dedicação e renúncia que moldou a personalidade de Francisco Cândido Xavier, com a firmeza de sua conduta na missão que lhe foi concedida pela Espiritualidade Maior. O caso a seguir referenda a grandeza dessa alma.

Conta-nos Ramiro Gama1 que, em

meados de 1932, quando Chico tinha ape-nas 22 anos, a frequência do Centro Espírita Luiz Gonzaga de Pedro Leopoldo era

(7)

7 limitada a cinco pessoas: José Hermínio Perácio, sua esposa Cármen, José, irmão de Chico Xavier, sua mulher Geni Pena Xavier e o próprio Chico.

Repentinamente, tudo mudou: Perá-cio e a esposa transferiram-se para Belo Horizonte, a cunhada Geni adoecera, e o irmão precisou trabalhar, devido a dívidas contraídas, todas as noites junto ao seu credor numa oficina de arreios. Chico ficou literalmente sozinho no Centro Espírita Luiz Gonzaga e pensou em encerrar tempo-rariamente suas atividades.

Na primeira noite em que ficou soli-tário, Emmanuel lhe apareceu e disse:

— Nada de afastar-se, as tarefas

de-vem prosseguir.

Chico ponderou:

— Como continuar, se não temos

frequentadores?

Emmanuel, com sua conhecida fir-meza, perguntou-lhe:

— E nós do Plano Espiritual não

(8)

8

Evangelho.

Ademais também estão aqui presen-tes numerosos irmãos desencarnados em busca de esclarecimento e socorro.

Assim, de 1932 a 1934, Chico, em sua solidão aparente, participou sozinho das reuniões, apenas com a presença de benfei-tores espirituais e de desencarnados caren-tes de socorro espiritual.

Iniciava-as, fazia a leitura, a concen-tração e encerrava-as com uma prece de gratidão ao Senhor, qual se o centro esti-vesse lotado, sem uma cadeira vazia...

Nesse período de quase dois anos, sua mediunidade aprimorou-se, tornando-se-lhe natural a vidência, a clariaudiência e a comunicação com os espíritos.

Chico nos deixou tantas lições que serão muito oportunas para atravessarmos o ano de 2021 com mais tranquilidade, medi-tando como ele se conduziria nas eventuais dificuldades que nos surjam.

Das frequentes visitas que lhe fiz em 1977, por vezes, ele retornava comigo de

(9)

9 carro a São Paulo.

Em uma dessas viagens, em que ficá-vamos conversando o tempo todo no banco traseiro de meu carro, conduzido por um motorista amigo, contou-me de uma sua reencarnação na Espanha, com riquíssimos detalhes, em que seu filho fora sequestrado em um circo. Procurara-o sem cessar, per-correndo toda a Espanha e até o sul da França, não o encontrando, vindo a saber numa dessas viagens que o filho morrera. Narrava esse triste episódio com os olhos marejados.

Nos anos 90s, já idoso, estávamos um grupo de pessoas na copa de sua casa, com a Dinorá servindo-lhe o caldo que tomava com dificuldade.

Ao ser cumprimentado por uma das pessoas presentes, reconheceu nela o filho raptado, e as incontidas lágrimas mostra-vam-nos sua emoção. Sensibilizaram-nos suas palavras pelo tão ansiado reencontro:

Finalmente o encontrei, meu filho. Procurei-o por tanto tempo e agora posso

(10)

10

descansar em paz.

Não sabemos em que plagas espiri-tuais Chico Xavier se encontra, mas, certa-mente, acha-se nas mais belas paragens celestiais, ninho de almas elevadas que renunciaram a si próprios, como o fizeram os apóstolos de Jesus e Maria Madalena.

Principiemos 2021 com seus exem-plos, sua perseverança nas lides pessoais e doutrinárias e com sua bondade e o desprendimento que lhe exornaram a alma bendita.

Chico, por favor, acompanhe-nos por aqui neste ano que se inicia.

(11)

11

Sirius e Capela

Sirius, estrela da constelação de Cão Maior, que vemos sobretudo no Verão, é considerada a estrela mais brilhante de nosso Céu. Contudo, a magnitude de seu brilho é aparente e se deve em parte pela sua maior proximidade do Sol, cerca de 8,6anos luz, contudo, seu brilho real é bem menor do que o de outras estrelas mais distantes.

Por exemplo, Capela, estrela alfa da constelação de Auriga, tem o brilho acen-tuadamente maior, distando de nosso astro-rei cerca de 42 anos-luz.

O leitor indagaria: mas o que têm a ver essas estrelas conosco, habitantes do planeta Terra?

Sirius possivelmente nada, entretanto Capela apresenta ligações importantes com a Terra, conforme nos ensina Emmanuel em

A Caminho da Luz1.

Recorda-nos Emmanuel que a grande mudança da evolução na Terra do Homo

(12)

12

de uma plêiade de espíritos habitantes de um dos planetas que giram em torno de Capela, do mesmo modo que a Terra gira em torno do Sol. Foram banidos porque não acompanharam a maioria de seus coetâneos na evolução espiritual de seu mundo.

Esses seres mais evoluídos que os terráqueos, ainda em fase primária de evo-lução, renasceram na Terra, para se apri-morar e, mais tarde, retornar ao seu mundo já libertos de suas mazelas.

Na Terra miscigenaram-se ao gentio e realizaram grande transformação em nosso processo evolutivo.

Não conseguimos detectar com pre-cisão em que época vieram, mas, se compa-rarmos a aparência física do Homem de Neanderthal, de cerca de 70 mil anos antes do Cristo, com o homem de Cro-Magnon, que surgiu 30 mil anos passados, obser-varemos diferenças físicas e intelectuais profundas, decorrentes do processo evolu-tivo que devemos aos exilados da Capela.

(13)

13 São consequência deles as civiliza-ções históricas, que surgiram na Idade do Bronze há cerca de quatro mil anos a.C.

Divididos em grupos, muitos cape-linos voltaram a Capela, como os egípcios que edificaram, às margens do Nilo, a civilização que alcançou seu auge nos terceiro e segundo milênios antes do Cristo. Contudo, outros ainda continuam na Terra, na luta pela superação de sua inferio-ridade com relação ao evoluído povo de Capela, a que pertenciam.

Nosso planeta, ainda em fase primá-ria de desenvolvimento, com a presença desses espíritos mais experientes, evoluiu de tal forma que grandes civilizações se de-senvolveram na Ásia e na Europa.

Quem sabe, muitos dos exilados que ainda se encontram na Terra contemplem, com saudade imorredoura, a grande estrela que brilha em nosso Céu nas noites claras do Verão, pontilhadas de estrelas, mais ao norte da constelação de Touro.

(14)

14

Ao contrário do planeta de Capela, constituímos ainda um mundo de expiação e de provas, caminhando para sua regenera-ção, de que estaremos mais próximos à medida que evoluirmos, assimilando os ensinamentos de Jesus, vividos por muitos apóstolos que reencarnaram na Terra, qual ocorreu com Francisco Cândido Xavier em sua vida centenária, pregando e exempli-ficando as lições do Mestre.

A possibilidade de a Terra alcançar a condição de um mundo de regeneração surgiu com a Terceira Revelação, o espiri-tismo, prometida por Jesus aos discípulos e criada por Kardec em 1857, com o lança-mento de O Livro dos Espíritos.

(15)

15

Toque de Fé

Hospedaste conflitos do pensamento sem perceber e, por isso, te afliges.

Entretanto, asserena-te e espera.

Muitas das inquietações que te pungem o espírito não passam de nuvens formadas por tua própria imaginação.

A pessoa que te parece suspeita, qual se te fosse um adversário prestes a ferir-te, talvez esteja, em tua área de ação, buscando auxiliar-te.

O desencanto experimentado terá sido provavelmente o meio de que se valeu a Sabedoria Divina, para livrar-te de tribula-ções futuras, cujo peso não suportarias de pé.

Aconteça o que acontecer, guarda-te em paz, oferecendo aos outros o melhor de ti, a fim

(16)

16

de que os outros te ofertem o melhor de que disponham.

Ainda que fardos de sofrimento se te amon-toem na vida, permanece firme em tua fé e em teu caminho, porquanto nenhuma tem-pestade, por mais arrasadora, te pode arrancar a proteção de Deus.

Emmanuel (Do livro Sinais de Rumo - Francisco Cândido Xavier/Espíritos Diversos - Edição GEEM)

(17)

17

Notícias

COMENDA CHICO XAVIER

1- O plenário do Senado aprovou em 21 de outubro passado a “Comenda Chico Xavier”, proposta pelo senador Eduardo Girão.

Serão contempladas, com a comenda, entidades ou pessoas pela sua atuação no campo da caridade e filantropia. Ao longo de suas ponderações, o senador assim se manifestou: A obra de Chico Xavier

trans-formou a minha vida. Sou uma pessoa mais feliz, mais realizada, mais serena. E tenho plena consciência da minha tarefa aqui, com todas as minhas limitações e imperfei-ções. O Chico deixou para a gente um legado: estamos aqui para evoluir, para aprender a perdoar, a amar!

2- Nossas reuniões públicas são reali-zadas via internet às segundas feiras, às 20h, desde setembro de 2020. Os interessados entrem em contato com o GEEM.

(18)

18

NOSSAS ATIVIDADES

I - Departamento Editorial Batuíra

- Vida e obra de Francisco Cândido Xavier - Edição de livros e da revista Comunicação® - Centro de Estudos Chico Xavier

- Divulgação Braille Casimiro Cunha

Reuniões Espíritas:

Centro Espírita Maria João de Deus

São Bernardo do Campo (2ªs às 20h e sábados às 16h)

Programa No Limiar do Amanhã

(sábados às 19 horas)

Rádio Morada do Sol - São Paulo - SP: (AM-1260 kHz) Rádio A+Morada - Araraquara - SP: (FM-94,9MHz) (ouça-o também em nosso site)

II- Departamento Filantrópico Nosso Lar

Atendimento a famílias e gestantes

Contatos:

• Site: www.geem.org.br • E-mail: geem@geem.org.br

• Telefones: (11) 4109-7960 e (11) 4109-7122 Livraria virtual: www.geem.com.br

(19)

COMUNICAÇÃO

® (Tiragem: 20.000 exemplares) Copyright 2021 by

GEEM — GRUPO ESPÍRITA EMMANUEL

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2857 Caixa Postal 70

São Bernardo do Campo – SP (09720-971) — BR Tel.: 11 – 4109-7960/7122

Diretor: Caio Ramacciotti

Jornalista Responsável: Mário Augusto R. Vilela Colaboração: Vivaldo da Cunha Borges – in memoriam

COMUNICAÇÃO®

Registro/INPI sob o nº 006.359.167 – prorrogado em 2016. Matrícula – Lei de Imprensa/sob o nº 41.071

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida por quaisquer meios, tais como: eletrônicos, e-mail, me-cânicos, por fotocópia, gravação ou outros, sem a permissão expressa e escrita do titular dos direitos autorais.

Site: www.geem.org.br e-mail: geem@geem.org.br Leia em nosso site a edição digital desta revista. Disponível também em e-Pub e Amazon Kindle

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

www.geem.org.br geemnossolar

(20)

Leia em nosso site a edição digital desta revista Comunicação®. Disponível também gratuitamente em arquivos e-Pub e Mobi.

www.geem.org.br

Conheça a nossa livraria virtual:

www.geem.com.br

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

evento, contudo, as meninas tendem a aumentar a quantidade de gordura corporal de forma mais acentuada que os meninos. Estes, por outro lado, aumentam de

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Além da desagregação dos montantes sob gestão por tipo de investimento, importa analisar os sectores de actividade que têm sido primordialmente seleccionados pelos operadores

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

Como pontos fortes, destacam-se a existência de iniciativas já em- preendidas em torno da aprovação de um Código de classificação e uma Ta- bela de temporalidade e destinação