• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA INÊS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESPORTE ESCOLAR JOGOS ESCOLARES DE SANTA INES JESI 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA INÊS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESPORTE ESCOLAR JOGOS ESCOLARES DE SANTA INES JESI 2019"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA INÊS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESPORTE ESCOLAR JOGOS ESCOLARES DE SANTA INES – JESI 2019

REGULAMENTO

ESPECÍFICO DO HANDEBOL

1. A competição de handebol será disputada nas seguintes categorias; Mirim (09 a 12 anos) Infantil (12 a 14 anos) e Infanto (15 a17 anos) e nos naipes masculino e feminino será realizada de acordo com as regras oficiais da IHF para a modalidade, adotada pela confederação brasileira de handebol (CBHB), salvo o estabelecido neste regulamento.

1.1. A instituição de ensino poderá inscrever no mínimo 10 (dez) e no máximo 11 (onze) alunos-atletas e 03 (três) dirigentes. (No Mirim, Infantil e Infanto e Gênero).

2. Cada equipe só poderá inscrever no mínimo 10 (dez)e no máximo de 11 (onze) alunos-atletas. Mirim, Infantil e Infanta e Gênero.

2.1. As equipes que apresentarem-se no jogo com número inferior de alunos-atletas estabelecido com mínimo no item 1.1 e 2 deste regulamento não serão impedidas de participar da competição, mas serão enquadradas no Regulamento Geral, por número insuficiente de alunos-atletas para as disputas. E será penalizada com a perda dos pontos na partida.

2.2. Nos Jogos Escolares de Santa Inês – JESI 2019 não será permitido a participação de alunos/atletas e dirigentes com pendencias de documentação 2.3. A instituição de ensino que fizer inscrição de equipe com atleta com pendencias

de documentações serão penalizadas com a perdas dos pontos das partidas e automaticamente suspensa do JESI 2019 E 2020 juntamente com os responsáveis pela equipe.

2.4. A equipe que utilizar atleta com pendencias de documentações serão penalizadas com a perdas dos pontos das partidas e automaticamente suspensa do JESI 2019 E 2020 juntamente com os responsáveis pela equipe.

2.5. As instituições de ensino são responsáveis pelas informações contidas nas fichas de inscrições dos atletas na competição.

2.6. A inscrição do atleta tem que obedecer todas as solicitações do regulamento geral e especifico e preenchido corretamente.

2.7. A instituição de ensino que fizer a inscrição de atleta ou equipe sem comprovar a veracidade de seus dados fornecidos nas fichas de inscrição será penalizada

(2)

com a perdas dos pontos das partidas e automaticamente suspensa do JESI 2019 E 2020 juntamente com os responsáveis pela equipe.

2.8. Não será permitido a participação de aluno/atleta nos jogos escolares de Santa Inês matriculado após 11 de março de 2019

2.9. Não será permitido nos jogos escolares de Santa Inês a inscrição de aluno/atleta na competição matriculado após 11 de março de 2019

2.10. Não será permitido a instituição de ensino fazer inscrição de aluno/atleta na competição do jogos escolares de Santa Inês –JESI 2019 de aluno/atleta matriculado após 11 de março de 2019

2.11. A instituição de ensino que fizer inscrição de aluno/atleta na competição do jogos escolares de Santa Inês –JESI 2019 matriculado após 11 de março de 2019; a equipe será suspensa do JESI 2019 e 2020 juntamente com o atleta e os responsáveis pela equipe na competição.

2.12. A instituição de ensino que descumpri quaisquer um dos itens citados neste regulamento será penalizada consoante os regulamentos: geral e especifico. 3. Os tempos dos jogos serão disputados nas normas a seguir:

✓ Mirim 02 (dois) tempos de 12 minutos sendo o tempo total de 24 minutos. ✓ Infantil 02 (dois) tempos de 15 minutos sendo o tempo total de 30 minutos. ✓ Infanto 02 (dois) tempos de 20 minutos sendo o tempo total de 40 minutos. 3.1. Todos os tempos dos jogos masculino e feminino serão corridos, sendo travado

somente nos pedidos de tempo técnico a pedido dos árbitros. Os jogos serão dividido em 04 (quatro) quartos de tempo.

3.2 No 1º quarto não poderá haver substituição, salvo em caso de contusão atestada pela equipe médica do evento. O aluno-atleta contundido não poderá retornar ao jogo.

3.3. Em cada quarto de jogo, que serão controlados pela equipe de arbitragem, as equipes deverão adotar os seguintes tipos de substituições:

3.4. No final do 1º quarto teremos uma parada obrigatória no cronômetro, de 01 (um) minuto, onde os alunos-atletas “reservas” em condição de jogo deverão substituir alunos-atletas “titulares” e não poderão ser substituídos até o final do 2º quarto, salvo em caso de contusão atestada pela equipe médica do evento. O aluno-atleta contundido não poderá retornar ao jogo. Os alunos-aluno-atletas “titulares” remanescentes na quadra de jogo poderão ser substituídos pelos alunos-atletas que saíram do jogo. A parada do tempo de jogo só deverá ser efetuada se a equipe que estiver de posse de bola não estiver em uma clara situação de gol ou de contra-ataque. Nesse caso a equipe de arbitragem deixará a equipe concluir o lance, para depois paralisar o jogo para a realização das substituições.

(3)

3.5. As substituições obrigatórias estabelecidas no item 3.4 levarão em consideração a proporcionalidade de alunos-atletas em condição de participação para o início do jogo para ambas as equipes.

3.6. Caso uma equipe não utilize todos os seus alunos-atletas credenciados na competição, exceto pelo estabelecido na regra 3.9, será enquadrado conforme

o regulamento geral de perda dos pontos da partida. 3.7. Caso antes do jogo o aluno-atleta se lesione ou fique sem condição de jogo,

deverá apresentar atestado médico à equipe de arbitragem para ciência e registro em súmula.

3.8. As regras estabelecidas no item 3 e subitens serão obrigatórias em todas as fases da competição.

3.9. A equipe que não cumprir este regulamento, entenda-se por não cumprir em negar-se a jogar de acordo com o mesmo, será punida conforme o regulamento de forma progressiva.

3.10. Na categoria Infanto as substituições são livres em todas as fases

3.11. Só haverá rodízio na fase de classificação e é obrigatório no Mirim e Infantil e Gênero.

3.12. O não cumprimento dos itens acima mencionados serão consignados em súmula e implicará na perda dos pontos da partida.

4. O sistema de pontuação nos grupos será: 4.1. Vitória: 3 pontos

4.2. Empate: 1 ponto. 4.3. Derrota: 0 ponto. 4.4. Ausência: 0 ponto

5. Os uniformes deverão obedecer à regra da modalidade, o regulamento geral e aos seguintes critérios:

5.1 . Camisas numeradas nas costas e na frente.

5.1. Shorts, podendo o goleiro optar em utilizar calça esportiva, não sendo obrigatória a numeração em ambos.

5.3 Tênis e meias.

5.4 Os goleiros deverão ter uniformes de cores diferentes da sua equipe e da equipe adversária, inclusive dos goleiros adversários.

5.5 Excepcionalmente, havendo coincidência de cores da camisa do goleiro com quaisquer outros jogadores, a equipe terá que providenciar a troca da camisa por uma de cor contrastante.

5.6 Excepcionalmente, havendo coincidência de cores nos uniformes das equipes, o árbitro fará um sorteio e a equipe perdedora providenciará a troca dos uniforme por uma de cor contrastante.

(4)

5.8 Os alunos-atletas que apresentarem-se fora dos padrões de uniformes estabelecidos no item 5 deste regulamento e no regulamento geral (art. 59 a 63) terão relatório encaminhado à CDE e serão aplicadas as punições cabíveis. 5.9 Serão permitidas inserções da logomarca dos Jogos Escolares de Santa Inês

nos uniformes esportivos (, camisas, camisetas, calções, shorts, bermudas), uniformes formais e informais, e acessórios (bonés, meias, mochilas, e outros). 5.10 Não será obrigatório constar nos uniformes de competições (camisas e camisetas) o nome da instituição de ensino, município e sigla (logo) dos jogos escolares JESI 2019.

5.11 Será obrigatório para o JEM,s constar nos uniformes de competições (camisas, camisetas) o nome da instituição e Município.

6. Os jogos, em todas as fases eliminatórias, não poderão terminar empatados. Caso isto ocorra, serão adotados os seguintes procedimentos.

6.1. Persistindo o empate, será realizada uma primeira rodada de 5 (cinco) cobranças de 7 (sete) metros para cada equipe com alunos-atletas diferentes e cobranças alternadas. Cada equipe nomeia 5 (cinco) alunos-atletas. Não é necessário que as equipes pré-determinem a sequência de seus alunos-atletas. Os goleiros podem ser livremente escolhidos e substituídos entre os alunos-atletas eleitos para participar. Alunos-atletas podem participar no tiro de 7 (sete) metros como ambos, arremessadores e goleiros.

6.2. Persistindo o empate serão adotadas cobranças alternadas até que se haja um vencedor.

6.3. Os alunos-atletas desqualificados ou excluídos no final do tempo normal jogo não poderão participar das cobranças de tiros de 7 (sete) metros.

7. Na fase classificatória, quando no mesmo grupo 2 (duas) ou mais equipes terminarem empatadas, o desempate far-se-á da seguinte maneira:

7.1. Em caso de empate, no número de pontos, entre duas ou mais equipes/escolas na fase de classificação, o critério de desempate será o seguinte, nesta ordem: a) Pontos Ganhos

b) Maior número de vitórias; c) Melhor saldo de gols;

d) Maior número de gols marcados; e) Menor número de gols sofridos; f) Confronto direto;

g) Menores números de cartões amarelos e vermelhos; h) Sorteio.

7.2. Peso dos cartões.

Cartão amarelo: 02 (um) pontos negativos e o vermelho 04 (quatro) pontos negativos 8. Serão utilizados os seguintes critérios técnicos para a classificação de todas as

(5)

8.1. As equipes serão divididas em chaves, que jogarão entre si, dentro das suas respectivas chaves, classifica-se as melhores colocadas de cada chave para a fase seguinte. Demais ordem de jogos conforme tabela e regulamento.

8.2. Nas chaves com 02 (duas) equipes, jogarão entre si melhor de 2 (duas) partida 8.3. Nas chaves com 03 (três) equipes, jogarão entre si para classifica-se para fase

seguinte.

8.4. No Mirim Feminino chave única.

As 02 equipes jogarão entre si, melhor de duas partidas para se conhecer o campeão. Demais ordem de jogos conforme tabela e regulamento.

8.5. No infantil Feminino chave única.

As 2 equipes jogarão entre si, melhor de 2 (duas) partidas para se conhecer o campeão.

8.6. No Infanto feminino chave única.

As 03 equipes formaram chave única. Que jogarão entre si, dentro das suas respectivas chaves, classifica-se as 02 (duas) primeiras colocadas da chave para a fase seguinte.

Demais ordem de jogos conforme tabela e regulamento.

9. Em caso do não comparecimento de uma equipe dentro do horário estipulado para o jogo, após a contagem de 15 minutos será declarada ausente, aplicando-se o WO em favor da equipe preaplicando-sente, à qual aplicando-será declarada vencedora pelo placar de 1x0. Caso nenhuma das duas equipes se façam presentes em tempo hábil, será declarado o duplo não comparecimento, atribuindo-se derrota a ambas as equipes.

9.1. A tolerância de 15 minutos só terá validade para o 1º jogo do dia.

9.2. Os jogos terão início no horário e dia fixado em tabela pela comissão organizadora, havendo uma tolerância máxima de 15 minutos do horário estabelecido em tabela valido para primeira partida, passando essa tolerância será aplicado o WO.

9.3. Todas as equipes participantes deveram está no local da partida 30 minutos antes do horário fixado em tabela, porque, havendo WO, as partidas serão antecipadas.

9.4. A equipe só poderá exigir o W X O após a mesma estiver devidamente uniformizada com o mínimo de atletas exigidos pelo Regulamento da competição e os mesmos estejam relacionados e apresentados à mesa, assim estando apto a jogar.

(6)

10. As bolas a serem utilizadas na competição serão as oficiais adotadas pela CBHb nas categorias correspondentes.

11. Não será permitido jogar com óculos (a não ser o especifico para jogos) piercing, brinco, colar, presilha ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade física dos alunos-atletas.

12. A equipe deverá comparecer ao local do jogo com antecedência (exceto ao médico ou fisioterapeuta que poderá integrar a equipe a qualquer tempo) e devidamente uniformizada.

Para ter condição de participação, antes do início do jogo, todos os componentes da equipe deverão apresentar seus RG à equipe de arbitragem.

13. A comissão técnica da equipe poderá ser composta por até 3 pessoas. Será permitido a qualquer técnico/dirigente da delegação credenciado e apresentar o RG para assumir a função de técnico eauxiliar técnico. A comissão técnica poderá ser composta por:

13.1. Técnico.

13.2. Auxiliar técnico. 13.3. Massagista.

14. A entrada dos jogadores na quadra para o aquecimento será feita tão logo ela esteja livre e liberada pela equipe de arbitragem/coordenação da modalidade se for possível.

14.1. O aquecimento inicial, a critério de cada equipe, poderá ser feito fora da quadra em local determinado pela coordenação da modalidade.

14.2. O tempo de aquecimento na quadra será determinado previamente pela equipe de arbitragem se for possível.

15. Estará automaticamente suspenso da partida subsequente, na mesma modalidade/gênero, o aluno-atleta/membro da comissão técnica que for desqualificado, no caso de seguir relatório anexo à súmula.

15.1. Não se aplica o disposto neste artigo se, antes do cumprimento da suspensão, o aluno-atleta/membro da comissão técnica for absolvido pelo órgão judicante competente, desde que constante no termo de decisão do respectivo processo disciplinar, o não cumprimento da suspensão automática, nos termos da legislação desportiva vigente.

15.2. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por partida subsequente a ocorrente na mesma competição e ano específico correspondente.

16. Toda e qualquer solicitação de substituição de atletas inscritos na competição deverá obedecer ao regulamento geral.

17. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação geral dos Jogos Escolares de Santa Inês – JESI 2019 não podendo essas resoluções contrariar as regras oficiais e o regulamento geral.

(7)

18. Estará automaticamente suspenso do jogo seguinte o aluno-atleta que receber 1 (um) cartão vermelho (expulsão) ou 2 (dois) cartões amarelos (advertência) consecutivos ou não.

18.1. O participante que em determinado momento do jogo, simultaneamente, acumular 2 (dois) cartões amarelos e mais 1 (um) cartão vermelho, cumprirá automaticamente a suspensão por 2 (dois) jogos.

18.2. Estará automaticamente suspenso do jogo seguinte o membro da comissão técnica que for excluído do jogo e relatado na súmula ou em relatório anexo. 18.3. A contagem de cartões, para fins de suspensão automática é feita

separadamente e por tipologia de cartão, não havendo a possibilidade de o cartão vermelho apagar o amarelo já recebido no mesmo jogo.

18.4. Não se aplica o disposto neste item se antes do cumprimento da suspensão, o aluno-atleta ou membro da comissão técnica for absolvido pelo órgão judicante competente, desde que conste no termo de decisão do respectivo processo disciplinar o não cumprimento da suspensão automática, nos termos da legislação desportiva vigente.

18.5. Para fins do disposto neste item entende-se por jogo seguinte o ocorrente na mesma competição e ano específico correspondente.

18.6. Quando o jogo não for realizado por não comparecimento de uma das equipes, a suspensão não será considerada cumprida, devendo ser cumprida na partida subsequente, conforme normas da CBFS.

18.7. A contagem de cartões, para fins de suspensão automática, será feita de forma acumulativa. Os cartões recebidos na fase classificatória não serão anulados para as fases seguintes, exceto caso o aluno-atleta receba o 2º cartão amarelo ou o cartão vermelho no seu último jogo da fase classificatória. Assim este aluno-atleta deverá cumprir a suspensão automática no próximo jogo.

18.8. O controle de cartões recebidos, independentemente de comunicação oficial, será de responsabilidade exclusiva das equipes disputantes da competição. 19. Não será permitido aos atletas ou dirigentes dirigir-se ao árbitro, (s) mesário (s)

e membros da comissão organizadora com agressões físicas ou verbais, pois os mesmos serão punidos com a eliminação do JOGOS ESCOLARES DE SANTA INÊS – JESI 2019 E 2020.

(8)

20. Qualquer irregularidade detectada, em uma seleção, a mesma será penalizada com a perda dos pontos das partidas disputadas e automaticamente eliminada da competição.

21. Não será permitido a entrada de aluno/atleta, torcedores e outros com mochila, cadernos, caneta, lápis, estilete, tambores, charanga, apito, garrafa de água descartável.

21.1. Qualquer aluno/atleta e membro da comissão técnica que vier causar tumultuo em qualquer partida que sua equipe estiver jogando ou não, o mesmo será automaticamente eliminado da competição e suspenso dos Jogos Escolares de Santa Inês 2019 e 2020.

21.2. Qualquer torcedor que vier causar tumultuo em qualquer partida da competição que sua equipe estiver jogando ou não, terá que se retirar do local do jogo e estará proibido de frequentar os locais dos Jogos Escolares de Santa Inês 2019 e 2020.

21.3. Caso aconteça algum tipo de tumulto, agressão física ou verbal contra a qualquer membro participante do evento a organização registrará um BO para que o agressor responda judicialmente.

22. Todos os participantes da competição serão obrigados a cumprir o conjunto dos regulamentos e das regras da competição.

23. Nenhum participante pode alegar desconhecimento das normas impostas neste regulamento e não será permitido veto a nenhum arbitro do JOGOS ESCOLARES DE SANTA INÊS – JESI 2019

Referências

Documentos relacionados

Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar a proposta curricular do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública, oferecido

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

Engenharia Elétrica Controle Ambiental Assistente T-20 Mestrado ou Doutorado em Engenharia Mestre 01 Porto Velho.

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

The presence of 60 g L -1 sucrose in the culture medium was the most efficient treatment for increasing height and fresh weight of plants cultured in vitro.. ACKNOWLEDGEMENT We

O presente estudo tem como objetivo determinar, com base em um banco de dados adquirido através de ensaios realizados em laboratório elétrico de alta tensão, fatores

Dessa forma, os ganhos não realizados devem ser deduzidos dos outros resultados abrangentes no período em que os ganhos realizados são reconhecidos no resultado líquido do

a) Compreensão do Código Civil como lei básica, mas não global, do Direito Privado, conservando-se em seu âmbito, por conseguinte, o Direito das Obrigações, sem distinção entre