• Nenhum resultado encontrado

Também nesta edição: ACISO do 13º BPM. Diretoria de Comunicação Organizacional - 130ª Edição - 24 de novembro de 2017.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Também nesta edição: ACISO do 13º BPM. Diretoria de Comunicação Organizacional - 130ª Edição - 24 de novembro de 2017."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Diretoria de Comunicação Organizacional - 130ª Edição - 24 de novembro de 2017.

Novo Diretor-Geral do IPSM

Também nesta edição:

Apresentações do “Amiguinhos do 190” Ouvidor de Polícia visita o CPE

PM localiza armas e munições em Almenara

Prisão de autores de tráfico de drogas em Contagem Apreensões do Tático Móvel do 22º BPM

Traficante de drogas é preso por militares do 39º BPM Apreensão de armas de fogo em Jaboticatubas

Autor de tráfico de drogas preso em Belo Horizonte Agenda de apresentações do CAM

e muito mais...

ACISO do 13º BPM

Formatura do CEGESP 2017 Seminário na 17ª RPM Novas instalações da PMMG em São Romão 85 anos do 8º Batalhão de Polícia Militar

(2)

Formatura do CEGESP 2017

Na manhã de 17 de novembro, no auditório

do Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais - COPM, ocorreu a solenidade de formatura do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública - CEGESP 2017. A turma de 31 formandos teve como paraninfo o Brigadeiro do Ar Ivan Moisés Ayupe, Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica - CIAAR. O Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, também prestigiou a solenida-de, além de convidados, autoridades civis e milita-res, representantes da sociedade e familiamilita-res, amigos e colegas de trabalho dos formandos.

O CEGESP é um curso de Pós-Graduação “Lato-Sensu”, destinado a oficiais superiores da PMMG, como requisito de ascensão profissional, bem como especialização acadêmica. O curso foi realizado pela Academia de Polícia Militar, por meio do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação, em parceria com a Fundação João Pinheiro.

De acordo com o Cel Helbert, a Polícia Militar, inserida nesse processo de mudanças, tem investido de forma muito responsável e consciente na produção de conhecimento e na capacitação de seus policiais. Com contínuos cursos de formação, atualização, especialização e treinamento, a Institui-ção tem demonstrado que informaInstitui-ção e qualificaInstitui-ção são ferramentas imprescindíveis para se alcançar resultados satisfatórios na segurança pública. Em tempos que a segurança pública no Brasil atravessa um momento melindroso, em que as instituições Policiais Militares são arguidas em sua cultura, seus métodos, valores e afetividade, o conhecimento é o melhor caminho. “É ele que oferece repertório intelectual e condições técnicas de realizar um debate franco e democrático com a sociedade

brasi-leira acerca do modelo de polícia mais adequado e sustentável à realidade do nosso país”, frisou o Comandante-Geral.

No pronunciamento do paraninfo da turma, Brig Ar Ayupe, ele agradeceu o convite para ser padrinho de uma turma de oficiais, que em breve, estarão ocupando os cargos do alto escalão da Polícia Militar de Minas Gerais. Como instrutor e responsável por cursos de formação na Aeronáutica, o Oficial General sugeriu aos formandos que jamais se afastem de parâmetros básicos da vida militar, a disciplina e a hierarquia. Que tratem sempre seus pares e subordinados com respeito, camaradagem e que o compromisso com a segurança pública seja uma prioridade na labuta diária. Ele também para-benizou a todos os formandos, em especial os três primeiros colocados na classificação final do curso, o Tenente-Coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares, o Tenente-Coronel Didier Ribeiro Sampaio e a Major Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues, primeiro, segundo e terceiro colocados respectivamente.

O projeto “Amiguinhos do 190” atendeu neste mês de novembro três Escolas Estaduais da região norte de Belo Horizonte. A E.E. Professora Inês Geralda no dia 9, a E.E. Bolívar de Freitas no dia 16 e a E.E. Paschoal Comanducci nos dias 20 e 21. Somando todas as apresentações o público aten-dido foi de aproximadamente 530 alunos.

Apresentações do “Amiguinhos do 190”

Fonte: ACO do CPE

(3)

PÁGINA 3

Aconteceu no dia 10 de novembro, no pátio da Guarnição PM de Lavras, a solenidade de outor-ga da medalha cinquentenário “Coronel Fulgêncio de Souza Santos”. A cerimônia contou com a presença do Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, do Chefe do Gabinete Militar do Governador, Coronel Fernando Antônio Arantes, do Subcomandante-Geral, Coronel André Agostinho Leão de Oliveira, do Comandante da 6ª RPM, Coronel Giovani de Sousa Silva, do Comandante do 8º BPM e patrono da medalha, Tenente-Coronel Renan Santos Chaves, além de juízes, promotores, delegados e personalidades do meio civil.

A solenidade foi em comemoração aos 85 anos de fundação do 8º Batalhão de Polícia Militar e como forma de homenagear as pessoas que contri-buem para o engrandecimento da Unidade, o Comando do Batalhão instituiu a medalha “Coronel Fulgêncio de Souza Santos”, comenda relativa ao cinquentenário da Unidade e outorgada quinze anos depois.

A medalha foi concedida ao policial militar de conduta exemplar irrepreensível, que se destaca

no exercício de suas funções em atitude, dedicação, abnegação e capacidade profissional. De igual for-ma, foram agraciadas as autoridades do meio civil que contribuem para a realização de melhorias no desempenho das atividades de segurança pública, prestando relevantes serviços aos cidadãos dos 25 municípios que compõem a área do 8º BPM, sobres-saindo em atividades comunitárias relacionadas à prevenção e enfrentamento da criminalidade de ma-neira a demonstrar participação ativa no processo de promoção da segurança pública.

Na ocasião, o bisneto do Cel Fulgêncio, Capitão PM Paulo Roberto Bermudes Rezende, foi destacado e recebeu a medalha nomeada por seu bisavô, e na pessoa dele recebeu os cumprimentos do Cel Helbert a todos os familiares. O Comando do 8º Batalhão homenageou ainda o policial militar mais antigo da Unidade, o 2º Sargento Joaquim Corsino Soares, de 99 anos, que ingressou no 8º BPM em 1931, antes da Revolução Constituciona-lista. Ponto alto da solenidade foi o agraciamento de 17 dos 46 ex-comandantes do Batalhão, fato históri-co que reuniu em um só ato os Coronéis que históri- coman-daram a tropa em momentos singulares da Unidade. Ao todo foram concedidas 150 medalhas, o maior número até hoje. Em sua fala, o Cel Giovani agradeceu a presença de todos, destacando a rele-vância histórica da Unidade e também dos desafios da atualidade. Já o Cel Helbert pontuou a tradição do 8º Batalhão na prestação de serviços de seguran-ça pública e da justa homenagem ao primeiro Comandante de fato da Unidade, que é matriz de todas as outras do Sul de Minas, reconhecimento ímpar aos agraciados que passaram a carregar no peito parte de uma herança forjada em bravura e heroísmo.

Ouvidor de Polícia visita o CPE

Fonte: ACO do 8º BPM

85 anos do 8º Batalhão de Polícia Militar

Na tarde de 17 de novembro, o Comandante do Policiamento Especializado, Coronel Giovanne Gomes da Silva, recebeu na sede do CPE o Ouvidor de Polícia Paulo Alkmim, da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais, acompanhado do Tenente-Coronel PM Aurélio José de Assis Jacinto, da Assessoria de Relações Interinstitucionais, para tratarem de assuntos de interesse da Polícia Militar de Minas Gerais.

(4)

Novas instalações da PMMG em São Romão

Na tarde de 16 de novembro, foi inaugurada

as novas instalações do aquartelamento da PMMG em São Romão, o 2º Pelotão da 261ª Cia PM, comandado pelo Tenente Marcos Leandro dos Santos. A nova estrutura proporcionará maior conforto e melhores condições de trabalho aos poli-ciais militares, o que incidirá em ganho de qualida-de na prestação qualida-de serviços à população.

A partir da mobilização de toda a sociedade são-romana, o Comando do Pelotão obteve a adesão e o apoio de empresários, administração pública municipal, pecuaristas e munícipes, para a conclu-são das melhorias. Ao todo foram 38 colaboradores do projeto de ampliação e reforma, todos estes agra-ciados na cerimônia militar com um certificado de Colaborador Benemérito da Polícia Militar.

Estiveram presentes na solenidade autorida-des militares e civis, dentre os quais o Comandante da 14º Região da Polícia Militar, Coronel Leonardo Carvalhar Maciel, o Comandante do 55º Batalhão de Polícia Militar, Major Wilson Fabiano Gonçalves da Silva, o Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Diego Casemiro da Silva e o Prefeito de São Romão, Marcelo Meireles de Mendonça.

Em sua fala, o Cel Carvalhar parabenizou o comando da fração pelo empenho e pela articulação

com a comunidade para a consecução desse projeto. Destacou, assim, a importância da mobilização da sociedade civil para a efetivação de parcerias entre esta e a Polícia Militar, tendo sempre como objetivo central a segurança pública, a qual, ressaltou o Co-ronel, não é responsabilidade exclusiva das polícias militar e civil, e sim de toda a sociedade.

O Prefeito Marcelo Meireles, explicitou a baixa no índice de criminalidade em São Romão, resultado da atuação ostensiva da Polícia Militar. Ele também colocou-se a disposição do comando da fração para projetos futuros. A cerimônia contou ainda com a apresentação da Banda de Música Sete de Setembro, que executou o Hino Nacional na abertura do evento e apresentou outros números musicais ao final do evento.

Fonte: ACO do 55º BPM

Fonte: ACO do 13º BPM

NO dia 18 de novembro, o Grupo Especial de Policiamento em Área de Risco - GEPAR da 18ª Cia do 13º BPM, em cumprimento ao princípio da Mobilização Social e em parceria com o Núcleo de Assistência a Saúde - NAIS, promoveu a Ação Cívico Social junto à comunidade na, E. M. Rui da Costa Val e UMEI Curumins, no bairro Jardim Felicidade em Belo Horizonte.

A ação realizada pela Policia Militar contou com o apoio dos moradores, direção da escola e integrantes da Rede de Desenvolvimento do Jardim Felicidade. O objetivo da ação foi a interação comu-nitária e valorização dos equipamentos públicos ins-talados no território. O sucesso da ação só foi

possí-vel devido ao interesse e sentimento de solidarieda-de dos envolvidos, pois não mediram esforços na cooperação.

Foram diversas atividades, como: Banda da PMMG do Centro de Atividades Musicais; mascote PM Amigo Legal; Esquadrão Fantástico; rua de lazer; aferição de pressão e glicemia; estande da Polícia de Meio Ambiente; corte de cabelo; aula de Zumba; apresentação de capoeira; oficina de grafi-te; pintura de rosto; dinâmicas e palestras com a Patrulha de Violência Domestica e equipe do Cras; bloco show Juventude e Polícia; e orientação Jurídi-ca da OAB. Também teve a prestação de serviços realizados pela equipe do NAIS, promovendo ofici-nas divertidas e pedagógicas acerca da importância da saúde bucal e prevenção. Também foi apresenta-da ativiapresenta-dade lúdica de interação e conscientização do uso de reciclados.

A comunidade demonstrou satisfação pela ação da PMMG, por intermédio do 13º BPM, em parceria com a comunidade, onde foi ofertado infor-mações e serviços para a sociedade.

(5)

PÁGINA 5

PM localiza em Almenara armas e munições

pertencentes à quadrilha da Bahia

A Polícia Militar apreendeu duas pistolas na manhã de 13 de novembro, na zona rural de Almenara. As armas foram usadas na tentativa de homicídio contra policiais do 44º BPM na noite do dia 10 anterior, quando os militares realizavam a Operação de Combate ao Crime Organizado, que culminou na morte de um homem que atirou contra os policiais.

No total, seis infratores já morreram confrontando com os militares e outras duas pessoas foram presas. Essa quadrilha é suspeita de explodir agências financeiras de seis cidades nos anos de 2016 e 2017, somente no Baixo Jequitinhonha.

Em dez dias de operações a PM apreendeu: dois fuzis calibre 762 modelo AK47; uma subme-tralhadora calibre 9mm; uma espingarda calibre 12;

quatro pistolas calibre 9mm; quatro pistolas cali-bre .40; dois revólveres calicali-bre .32; grande quanti-dade de material explosivo; 10 placas de colete balístico; três placas de colete resistentes a tiro de fuzil; munições de diversos calibres e vários outros equipamentos usados pela quadrilha.

Fonte: ACO do 44º BPM

Apreensões do Tático

Móvel do 22º BPM

Durante operação no aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, a equipe Tático Móvel do 22º BPM conseguiu surpreender três autores praticando tráfico de drogas. Com eles foram apreendidos: 62 pedras de crack, 10 Pinos de cocaína, 129 buchas e nove porções de maconha, um rádio comunicador, uma munição 9mm e R$105,55.

No mesmo turno, a equipe também foi responsável pela apreensão de 13 pinos e uma porção de cocaína, cinco pedras e uma porção de crack, meio tablete de maconha, duas balanças e R$2.884,00 em dinheiro, no aglomerado Morro das

Pedras. Fonte: ACO do 22º BPM

No dia 18 de novembro, militares da 25ª Cia Tático Móvel, do 18º BPM, realizaram operação Batida Policial no bairro Perobas, em Contagem, e

deparam com três cidadãos realizando a mercancia ilícita de drogas, que ao perceber a presença policial tentaram fugir, mas foram abordados.

Durante a abordagem, um casal tentou impedir que os suspeitos fossem presos, agredindo os policias. Diante disso o casal também foi preso e conduzido à delegacia, junto com os outros autores. Os seguintes materiais foram apreendidos no local dos fatos: 60 buchas de maconha, 60 pinos de cocaí-na, 84 pedras de crack, R$1.114,00 em dinheiro, um aparelho celular e dois rádios de comunicação.

Prisão de autores de tráfico de drogas

(6)

No dia 16 de novembro, o GEPAR da 15ª Cia PM do 49º BPM, durante incursão no Aglome-rado do Índio, em Belo Horizonte, local conhecido no meio policial pelo intenso tráfico de drogas, avistaram um indivíduo em atitudes suspeitas e de imediato realizaram a abordagem.

Durante buscas, foram encontrados, em pos-se do indivíduo, 44 buchas de substância pos- semelhan-te a maconha, oito porções maiores da mesma subs-tância, 76 pinos de substância semelhante a cocaína, 102 pedras de substância semelhante ao crack e uma quantia de R$20,00 em dinheiro.

Diante dos fatos o autor foi preso e conduzi-do a delegacia juntamente com toconduzi-do o material loca-lizado, para providencias cabíveis.

Autor de tráfico de drogas preso

Fonte: ACO do 49º BPM

Traficante de drogas é preso por militares do 39º BPM

No dia 14 de novembro, militares do

39º Batalhão de Polícia Militar foram informados sobre intenso tráfico de drogas no bairro Bandeiran-tes, em Contagem.

Durante operação policial, a guarni-ção avistou um indivíduo evadindo a pé com uma pochete preta. Ele lançou um revólver calibre .38 no chão e pouco antes de ser abordado. Na bolsa havia 100 buchas e seis tabletes de maconha, 57 pinos de cocaína, 65 pedras de crack, caderneta com anota-ções sobre o tráfico, três munianota-ções, material para dolagem e R$593,00 em dinheiro. O autor foi con-duzido para a delegacia de plantão juntamente com

a material apreendido. Fonte: ACO do 39º BPM

Apreensão de armas de fogo em Jaboticatubas

Na noite de 19 de novembro, militares do Grupo Especializado em Recobrimento - GER da 3ª Companhia PM Independente de Policiamento Especializado receberam denúncia de que na zona rural de Jaboticatubas, um homem estaria de posse de várias armas de fogo irregulares.

Os policiais compareceram ao endereço

indicado e após chamar insistentemente foram rece-bidos pelo denunciado, que franqueou a entrada na residência. Durante as buscas no imóvel, foi locali-zada uma cartucheira, calibre .32 no quintal, na geladeira uma garrucha calibre .22 municiada com dois cartuchos e mais sete munições no baleiro. No celeiro, o proprietário entregou aos policiais mais uma espingarda e um pistolete, ambas carregadas.

Nenhuma das armas estava regularizada e o autor, que confessou ser proprietário de todas, foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Plantão de Santa Luzia, por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Além das armas da denúncia, o primo e vizinho do autor, conversando com os policiais, lhes entregou duas espingardas de dois canos, antigas e sem funcionamento, também irregulares que ele possuía há muitos anos. Todas as armas foram levadas para a Delegacia.

(7)

PÁGINA 7

I Seminário de educação, segurança e cidadania

Foi realizado no dia 9 de novembro, no Salão de Convenções do Hotel Guanabara, em São Lourenço, o I Seminário de Educação, Segurança e Cidadania. O evento foi presidido pelo Coronel Cássio Antônio Fernandes, Comandante da 17ª Região da Polícia Militar, e contou com a presença, como palestrante, do ex-Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel QOR Marco Antônio Badaró Bianchini. Também estive-ram presentes o Tenente-Coronel Paulo Alex Moreira Silveira, Comandante do 57º Batalhão de Polícia Militar, o Dr. Luciano Belfort de Andrade Santos, Delegado Regional de Polícia Civil, além de prefeitos, vereadores, secretários e professores de São Lourenço e municípios da região.

A iniciativa foi fruto da parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a Faculdade Sul Mineira e teve como palestrantes o Professor Fabiano Prado da Silva, Diretor da Superintendên-cia Regional de Ensino de Caxambu, e a Professora Giselle Amaral Abreu, Assessora Pedagógica da Superintendência Regional de Ensino de Caxambu, além do Cel Bianchini.

Após a abertura oficial, realizada pelo Cel Cássio, foi dado início ao ciclo de palestras, sendo a primeira palestra proferida pelo Professor Fabiano, sobre o tema: “Educação Integrada: Construindo Redes de Proteção”. Em suas palavras o palestrante enfatizou a importância do papel da comunidade na formação das crianças junto às escolas. Demonstrou preocupação com o futuro das cidades consideradas pequenas, pois muitos jovens que vivem nesses municípios, sonham em estudar e morar em capitais maiores e diante desse cenário fica a pergunta: o que serão dessas cidades daqui a alguns anos? Nesse sentido, ele acrescentou a importância de se trazer a comunidade para dentro das escolas de forma a cativar e fomentar o sentimento de coletivi-dade e defendeu um modelo de escola integral com vistas a formar adultos para a cidadania.

Em seguida foi a vez do Cel Bianchini, que

abordou o tema: “Segurança Pública como Arca-bouço da Sustentação da Sociedade Brasileira”. Ele enfatizou a importância e influência da segurança pública para o desenvolvimento do país e ressaltou que a construção de um ambiente seguro depende diretamente da educação. O palestrante também defendeu a necessidade da criação do Ministério da Segurança, para que o tema receba o devido trata-mento em nosso país, bem como a necessidade de mudança no modelo da política atual, na legislação brasileira, bem como de um sistema prisional huma-nizado, que realmente possa devolver o preso ao convívio social totalmente recuperado.

A última palestra foi ministrada pela Profes-sora Giselle, que tratou sobre: “Cidadania: Histori-cidade e Direitos Humanos”. A palestrante iniciou o assunto fazendo um contexto histórico sobre cidada-nia e demonstrou que o tema está diretamente liga-do aos Direitos Humanos. Ela ressaltou que ambos os assuntos devem ser tratados conjuntamente, uma vez que se interligam e evoluem paralelamente, ou seja, não há como se falar em cidadania, sem respei-tar os Direitos Humanos e vice-versa.

Na última etapa do seminário, os palestran-tes iniciaram um debate, respondendo perguntas feitas entre si e perguntas feitas pela plateia, o deba-te foi mediado pelo Ten-Cel Paulo Alex e pela Professora Lilian Forasteiro Dias, Diretora Acadê-mica da Faculdade Sul Mineira, encerrando com sucesso o I Seminário de Educação, Segurança e Cidadania.

(8)

IPSM tem nova diretoria

Novo Diretor-Geral do IPSM

A solenidade de transmissão e assunção da

Diretoria-Geral do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais - IPSM, ocorreu na tarde de 20 de novembro, no auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar. No lugar do então Diretor, Coronel QOR Márcio dos Santos Cassavari, assumiu o Coronel QOR Vinícius Rodrigues de Oliveira Santos. O ato foi prestigiado com a presença do Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, do Comandante-Geral do CBMMG, Coronel Cláudio Roberto de Souza, além de Diretores, Comandantes de Unidades e Centros, de ambas as Instituições, servidores do IPSM, autoridades civis e representantes da sociedade.

O Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais é uma Autarquia Estadual, vinculada à Polícia Militar. Sua missão é garantir o benefício previdenciário e promover a assistência à saúde por meio de ações administrativas, em prol da segurança e qualidade de vida da família militar mineira.

O primeiro registro de movimentação no sentido de criar uma sociedade de amparo à família miliciana ocorreu em 1903, quando um grupo de sargentos que a idealizou até a decisiva ação de comandantes e chefes liderados pelo

Comandante-Geral, Coronel Chirstiano Alves Pinto, que fez nascer em 1911 a Caixa Beneficente da Força Pública de Minas Gerais- CBPM. A CBPM foi criada sem ônus para o Estado e os seus recursos seriam gerados com base na contribuição dos polici-ais militares. Isso ocorreu porque não havia no país a Previdência Social com responsabilidade do Estado. A Caixa Beneficente foi a pioneira.

Apesar de seu pioneirismo, só em 1978 registrou-se em sua história uma mudança significa-tiva. Neste ano, o Estado passou a contribuir obri-gatoriamente com a CBPM e as pensões começaram a ter valores compatíveis com a dignidade da viúvas e órgãos. Nesse período foram criados novos bene-fícios como os Auxílios Natalidade, Funeral, Reclu-são e o Pecúlio. A assistência a saúde para militares, pensionistas e dependentes também passou a consti-tuir uma modalidade de serviço. O grande salto ocorreu em 1991, por meio da Lei 10.399 de 18 de dezembro de 1990. A CBPM foi transformada no IPSM. Atualmente conta com um quadro de 600 funcionários na capital e interior atendendo mais de 230 mil beneficiários.

O Comandante-Geral da PMMG agradeceu e destacou o trabalho desenvolvido pelo Cel Cassavari no período em que esteve à frente do Instituto. Reconheceu que a missão foi bem condu-zida em meio a um momento de dificuldades pelas quais passam o Estado e o país. Uma gestão que, seguramente, será um norte seguro para a nova diretoria.

Ao novo Diretor, Cel Vinícius, o Cel Helbert reconheceu que a missão será árdua e nobre, mas as corporações, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, acreditam no potencial de trabalho da nova diretoria e que os compromissos firmados sejam alcançados. Que seja adotada uma estratégia para que o instituto seja sensível às demandas dos servidores, mas que seja também

Coronel QOR Márcio dos Santos Cassavari, em seu discurso de despedida

(9)

PÁGINA 9

Apresentações de Natal do Centro de Atividades

Musicais da PMMG

Com a chegada das festividades de final de ano, o CAM tradicionalmente trás uma agenda de shows para alegrar o povo mineiro. Seguem as datas das próximas apresentações:

24nov- 18h00, Festival natalino da Prefeitura de Contagem, Av. Prefeito Gil Diniz,

Bairro, N. Senhora do Carmo, AMOS;

28nov- 19h00, Apresentação de natal no museu Inimá de Paula, Rua da Bahia,

Centro, OSPM;

01dez- 20h00, Cantata de Natal na Basílica Cura D’aris, Prado, OSPM;

02dez- 20h00, Cantata de natal na Paróquia N. S. Das Dores, Rua Silva Jardim,

100, igreja da Floresta, OSPM.

mãos seguras. O Cel Vinícius é a pessoa mais preparada para assumir um cargo de tamanha importância, porque a Polícia Militar o preparou para esse momento”.

O novo Diretor-Geral ressaltou a honra pela qual recebe a missão de dirigir o IPSM. “O povo mineiro detém dois patrimônios inestimáveis. São duas Instituições que são o sustentáculo do Estado de Minas Gerais, quais sejam a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, formados por heróis e heroínas que, mesmo com o sacrifício da própria vida, proporcionam a possibilidade de tudo o que envolve o funcionamento da Sociedade e do Estado”. Destacou que a gestão da saúde é um grande desafio, pois enfrenta a escassez de recursos, o aumento da população assistida, a incorporação constante de novas tecnologias, o aumento vertigi-noso dos materiais, equipamentos e insumos de saú-de e a judicialização saú-desta área.

Para tanto, ele entende que devemos fortale-cer a rede orgânica, espalhada pelos rincões de Minas Gerais. É extremamente vantajoso este inves-timento, pois a economia para o IPSM nos procedi-mentos realizados na Rede Orgânica chega à ordem de 70%. Se não fosse um caminho adequado, mui-tos Planos de Saúde e/ou afins, não estariam inves-tindo em rede própria. “Para que possamos compen-sar as intempéries da Gestão da Saúde, precicompen-sare- precisare-mos mapear todos os nossos processos, investir cada vez mais em sistemas de controle da

assistên-cia, implantar a biometria para evitar as constantes fraudes, intensificar as auditorias, enxugar os fluxos, evitar o retrabalho, atentar para o alto custo e uma avaliação constante por meio de amostragens. Igualmente, precisamos enfrentar, sem considerar um tabu, a judicialização da saúde, outro compo-nente contemporâneo da Gestão, por meio de um contato constante com o judiciário”, frisou Cel Vinícius.

(10)
(11)

PÁGINA 1 1

Polícia Militar em foco

Facebook: https://www.facebook.com/policiamilitardeminasgerais Facebook: https://www.facebook.com/pg/Academia-de-Letras-João-Guimarães-Rosa-da-PMMG Site: https://www.policiamilitar.mg.gov.br TV PMMG https://www.youtube.com/channel/UC0OlPPr2qs8cM9HyFAAYgTg

Programa Conexão Inconfidência - Quadro Polícia Militar com Você

Radio Inconfidência. 880 AM - Toda segunda-feira, de 12h às

12h40min

Programa Em Boa Companhia - Quadro Polícia Militar com Você

Radio Inconfidência. 880 AM - Toda terça-feira, de 9h às 9h40min.

Participe do Cinco Ponto Cinco!

Envie sua sugestão de pauta para o nosso PA: “Cinco Ponto Cinco".

Antenada na ideia de valorização do policial militar, uma das metas do Comando da Instituição, a Diretoria de Comunicação Organi-zacional investe, cada vez mais, em meios que sirvam para dar voz a você, policial e/ou funcionário civil, mostrando boas práticas de ges-tão, além de esclarecer dúvidas e fomentar o orgulho de pertencer à Corporação mais reconhecida no Brasil quando o assunto é Segurança Pública. Assim, leia, acesse, ouça, assista, curta, acompanhe e dê sugestões.

Expediente

Diretoria de Comunicação Organizacional da PMMG. Jornal Eletrônico Cinco Ponto Cinco.

Chefe da Comunicação Interna: Maj Cleide

Jornalistas/Diagramação: Subten Deiwson Magalhães Cb Renato Carvalho

Fotos: Arquivos das RPM’s.

Rua da Bahia, 2115 - Bairro Funcionários. Belo Horizonte - MG. Tel.: (31) 3071-2544

Caro Leitor,

Qual assunto você gostaria de ler no Jornal Cinco Ponto Cinco? Mande sua sugestão através do Fale Conosco, disponível no Portal de Serviços da DCO.

Referências

Documentos relacionados

O trabalho de Silva (2006) estendeu o estudo e a avaliação do comportamento de ligações parafusadas viga-coluna, com base em seções transversais constituídas

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se