• Nenhum resultado encontrado

COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR DE SUPERMERCADO: reconhecimento da necessidade de compra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR DE SUPERMERCADO: reconhecimento da necessidade de compra"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR DE SUPERMERCADO: reconhecimento da necessidade de compra

Luciana Daiane Aleixo de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNA) luizhenriquezucaoluciana@gmail.com

Patrícia Martins de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNA) patriciamartdesouza@gmail.com

Edrilene Barbosa Lima Justi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNA) edrilene@gmail.com

Jamson Justi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNA) jamsonjusti@gmail.com

Jadson Justi Universidade Federal do Amazonas (UFAM) jadsonjusti@hotmail.com

RESUMO

O processo de decisão de compra começa quando há uma necessidade, que é ativada ou reconhecida, que faz com que o consumidor chegue à conclusão de que ele realmente necessita fazer algo que satisfaça este estímulo percebido. Desta forma o problema deste trabalho é: como o consumidor identifica a necessidade de compra em um supermercado? Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o comportamento de compra do consumidor da cidade de Nova Andradina, através do reconhecimento das necessidades a partir de uma compra de supermercado. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com entrevista a partir de um roteiro semiestruturado em que foram entrevistados 10 clientes escolhidos aleatoriamente quando estavam indo realizar uma compra no supermercado, no município de Nova Andradina-MS. Como resultado, os entrevistados disseram que identificam a necessidade de irem ao supermercado quando são atraídos por promoções, que realizam uma compra através de influência de familiares e amigos e que identificam a necessidade de ir ao supermercado quando percebem a falta de um produto.

Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Reconhecimento de necessidades de compra; Supermercado.

(2)

2 Segundo Solomon (2011), comportamento do consumidor é estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos. Uma visão mais expandida do comportamento do consumidor abrange não apenas o produto comprado, mas também como os profissionais interessados nessa compra podem influenciar os consumidores. Os consumidores ao redor do mundo variam muito em termos de idade, renda, grau de instrução e gostos. A maneira como esses diversos consumidores se relacionam entre eles e com outros elementos do mundo ao seu redor causa um impacto em suas escolhas entre vários produtos.

Desta forma o problema deste trabalho é: como o consumidor identifica a necessidade de compra de supermercado?

Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o comportamento de compra do consumidor da cidade de Nova Andradina, através do reconhecimento das necessidades a partir de uma compra de supermercado.

Richers (1984) caracteriza o comportamento do consumidor de acordo com as atividades mentais e emocionais devido ao uso dos produtos, serviços para a satisfação das necessidades e desejos. Para Sheth, Mittal e Newman (2001) conhecer o que querem os consumidores, e como eles tomam suas decisões de compra e utilização de produto, é fundamental para que as organizações tenham êxito em seu mercado.

Para Kotler e Keller (2006) o propósito do marketing é buscar atender e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores tornando-se fundamental entender e conhecer este tipo de comportamento.

Segundo Schiffman e Kanuk (2009) o estudo do comportamento do consumidor é o estudo de como os indivíduos tomam decisões de gastar seus recursos disponíveis (tempo, dinheiro, esforço) em itens relacionados ao consumo. O comportamento do consumidor engloba o estudo de o que compram, com que frequência compra e com que frequência usa o que compram.

De acordo com Sheth, Mittal e Newman (2001), estudar o comportamento do consumidor é entender as pessoas em seu papel de clientes- saber que produtos elas compram, como elas os compram, como os pagam e qual sua experiência com eles. Os autores ainda colocam que a pesquisa sobre o comportamento do cliente, é importante para criar valor para o cliente e comunicar a ele esse valor. Em um ambiente competitivo em que as empresas são cada

(3)

3 vez mais pressionadas a fazer mais com menos, as sobreviventes serão aquelas que pesquisam e entendem bem seus clientes- que valores eles estão buscando e como eles julgam e encontram esses valores no mercado. Assim, a pesquisa sobre o comportamento do cliente é fundamental para o sucesso de marketing.

Segundo Kotler e Armstrong (2013) o processo de compra tem início com o reconhecimento da necessidade, o comprador reconhece um problema ou necessidade. Ele percebe a diferença entre a situação real e uma situação desejada. A necessidade pode ser impulsionada por estímulos internos e externos. No primeiro caso, a necessidade normal de uma pessoa pode se dizer que é a fome, sede, que surgem como nível de consciência no segundo caso a necessidade é despertada por um estimulo externo a partir da influência do meio social, como as propagandas.

Ao reunir estas informações os profissionais de marketing podem identificar os estímulos mais frequentes que despertam o interesse no produto para desenvolver estratégias de marketing direcionadas ao desejo do consumidor (KOTLER; KELLER, 2006).

Para realização deste trabalho, foi feita uma pesquisa com abordagem qualitativa, com entrevista realizada através de um roteiro semiestruturado. A interpretação dos resultados foi desenvolvida através de uma análise de conteúdo. O tipo de amostragem foi a não probabilística por conveniência. Foram entrevistados 10 clientes escolhidos aleatoriamente quando estavam indo realizar uma compra no supermercado, no período compreendido ente 05/05 e 06/06/2018, residentes na cidade de Nova Andradina-MS.

Os entrevistados disseram que identificam a necessidade de ir ao supermercado quando são atraídos por promoções. Essa informação demostra que esse percentual de clientes é motivado a comprar através de estímulos externos provocados pelo ambiente.

Para a mesma questão, 3 entrevistados afirmam despertar o interesse de ir ao supermercado realizar uma compra através de familiares e amigos que realizam a compra: “Estou indo ao supermercado comprar um produto porque minha amiga comprou e me

indicou” (informação verbal). Esse dado nos remete a influência dos fatores sociais, sendo a

família o mais próximo e mais influente deles (KOTLER; KELLER, 2013).

Apenas 2 dos entrevistados disseram que identificam a necessidade de ir ao supermercado quando surge a falta de um produto: “Hoje vim ao supermercado pois, em casa

já não tem mais nada” (informação verbal). Através desse relato o cliente declara a necessidade

(4)

4 Conclui-se que para as empresas é fundamental conquistar seus clientes e mostrar o quanto eles são importantes para a organização, pois, na realidade, satisfazer as necessidades dos compradores exige técnicas e habilidades. Uma dessas ferramentas que auxiliam os gestores em sua tomada de decisão é o estudo do comportamento de compra do consumidor, e como salientam Schiffman e Kanuk (2009) as necessidades humanas são a base de todo o marketing moderno e a chave para a sobrevivência de qualquer empresa, lucratividade e crescimento em ambiente de marketing altamente competitivo.

REFERÊNCIAS

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

RICHERS, R. O enigmático mas indispensável consumidor: teoria e prática. Revista de Administração, v. 19, n. 3, p. 46-56, 1984.

SCHIFMAN, L. G.; KANUK, L. Comportamento do consumidor. 9. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

SHETH, N. J.; MITTAL, B.; NEWMAN, I. B. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

Referências

Documentos relacionados

DA COMISSÃO: O arrematante deverá pagar ao Leiloeiro, à título de comissão, o valor correspondente a 5% (cinco por cento) sobre o valor da arrematação, que não está incluído

Precipitação Total Semanal: Anomalia negativa (-60 a 0mm) para todo o território, em especial no litoral norte, ao nível de significância de 99%.. Probabilidade de ocorrência

Analisaram-se 15 diferentes ovários em cada estágio, com exceção do estágio IV (desovado), no qual foram observadas apenas quatro fêmeas.. As medidas foram tomadas sempre no

Não tem informações sobre a sua modificação química e, pelo exposto acima, no presente trabalho tem-se estudado a modificação química deste amido variando a concentração

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

Movimentos Políticos Pan-Europeus: os movimentos escolhem também os candidatos principais para mobilizar o eleitorado e organizam a estratégia de campanha em diferentes níveis:

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Parágrafo Primeiro: O termo de adesão de que trata o caput desta cláusula, bem como o requerimento relativo ao ACT tratado no §2º desta cláusula, estão disponíveis na Federação