• Nenhum resultado encontrado

Preparação para o Parto e Parentalidade. Cuidados ao RN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Preparação para o Parto e Parentalidade. Cuidados ao RN"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Cuidados ao RN

(2)

À descoberta do Recém-Nascido Cuidados de higiene

Banho

Muda de fralda

Cuidados ao coto umbilical

(3)

Chegou o momento tão desejado, a concretização de um sonho, de um projeto! Finalmente já podem conhecer o vosso bebé...pegar nele ao colo!

Que grande alegria!

No entanto, os bebés têm algumas particularidades que podem inicialmente preocupar os pais se não estiverem alertados para a normalidade destas características.

(4)

À descoberta do Recém-Nascido

Aqui ficam descritas algumas dessas características para que permaneçam mais descansados e vivam plenamente esta fase da vida tão beba!

Cabeça

A cabeça do RN é grande em relação ao resto do corpo.

A forma da cabeça varia de acordo com o tipo de parto, geralmente, os recém-nascidos que nascem por cesariana têm a cabeça mais redonda, e os que nascem por parto vaginal têm a cabeça mais alongada, devido às compressões durante a sua passagem pelo canal de parto.

As fontanelas são espaços macios e membranosos que separam os ossos do crâniodos recém-nascidos.

Ao nascimento podem ser palpadas duas fontanelas:

A fontanela anterior (moleirinha), tem o formato de diamante e fecha-se muito lentamente, entre os 18 e os 24 meses; A fontanela posterior tem a forma triangular e fecha-se por volta dos 2 meses.

Em relação à quantidade de cabelo que um bebé nasce não existem regras fixas. Pode ser muito abundante ou escasso, não indica a quantidade de cabelo que o bebé terá no futuro. Normalmente, mesmo os bebés que já têm cabelo, perdem-no progressivamente a partir do 1º mês de vida à medida que vai nascendo novo cabelo.

(5)

Por vezes, no couro cabeludo do recém-nascido podem aparecer crostas de cor amarela – crosta láctea – mas “inofensivas”: não produzem nenhuma alteração. É aconselhável utilizar óleo de amêndoas doces cerca de uma hora antes do banho, para ser mais fácil a remoção das crostas.

Olhos

Apesar de os pais terem muita curiosidade relativamente à cor dos olhos do bebé, a cor definitiva apenas surge por volta dos 6 meses. Após o nascimento as pálpebras têm um aspecto inchado, devido à pressão no rosto no momento do parto. O olho encontra-se estruturalmente incompleto.

O RN pode seguir objectos, e tem capacidade para fixar momentaneamente um objecto ou face a cerca de 20 cm de distância e na linha média do campo visual. Verifica-se que ao nascer reage á luz, respondendo com o piscar do olho ao mínimo estímulo.

Outro aspecto que os pode preocupar é o facto de apresentarem estrabismo normalmente relacionado com a descoberta do nariz, tratando-se de uma situação transitória que desaparece por volta do 3º ou 4º mês de vida.

Nariz

O rosto do bebé, sobretudo o nariz e o queixo, costuma apresentar pequenos pontos esbranquiçados, do tamanho de uma cabeça de alfinete, provocadas pela dilatação das glândulas sebáceas, denominadas millium sebáceo. Desaparecem espontaneamente ao fim de algumas semanas.

Os espirros são um meio para manter a permeabilidade das vias aéreas, e não significa constipação.

(6)

Boca

Os lábios do recém-nascido costumam ser carnudos e as suas gengivas têm uma força que nos surpreende: é quem lhes permite uma boa sucção. E devido ao vigor com que sugam, podem aparecer algumas calosidades no lábio superior.

Orelhas

As orelhas do recém-nascido são macias e moles. Às vezes uma das extremidades apresenta-se dobrada. A orelha voltará à forma normal durante as primeiras semanas.

Mamas

As mamas e mamilos proeminentes são comuns em ambos os sexos devido às hormonas maternas. É uma situação que reverte espontaneamente. Nunca espremer mama/mamilo porque pode causar infecção. É possível que, produzam uma secreção semelhante ao leite, um facto fisiológico também sem gravidade e que não necessita de qualquer tratamento. Desaparece espontânea em poucos dias.

(7)

Abdómen

É normal que nos primeiros dias os bebés sejam “barrigudos”, ou seja, apresentarem o ventre proeminente, e isso não tem nenhum significado clínico.

O coto do cordão umbilical não arde nem dói ao bebé. Para uma cicatrização mais rápida deve ser colocado por fora da fralda e deixá-lo ao ar livre. Entre o 7º e o 12º dia, cairá e pode aparecer alguns vestígios de sangue, que é normal. No entanto, se o coto tiver mau odor, ou a zona circundante se encontrar vermelha, recorra ao Centro de Saúde.

ORGÃOS GENITAIS

Meninas

É normal apresentarem a vulva entreaberta, o clítoris e os pequenos lábios grandes em relação aos grandes lábios. Também pode surgir uma secreção pela

vagina. Geralmente é esbranquiçada, mas às vezes pode ter um aspecto sanguinolento. É uma reacção, provocada pelas hormonas que a mãe passa à bebé.

Meninos

Nos primeiros dias, os testículos costumam ter um tamanho aumentado, devido ao escroto se apresentar inchado pela acumulação de líquido (hidrocelo), mas poucas semanas depois, adoptará o tamanho normal.

A pele do prepúcio pode ficar colada à glande, trata-se de uma fimose fisiológica, sem motivo para preocupação, não sendo necessário fazê-la deslizar para trás. Logo após o nascimento, pode suceder, os testículos não descerem para as bolsas. O pediatra controla a presença dos testículos nas bolsas.

(8)

Pele

Embora a pele, de início, fique vermelha ou adopte uma cor arroxeada, sobretudo nas mãos e pés, devido à imaturidade do mecanismo de regulação dos vasos sanguíneos superficiais, por vezes aparecem manchas vermelhas e esbranquiçadas que lhe dão um aspecto semelhante ao mármore. Ao fim de algumas horas ou no máximo alguns dias, a pele adquire uma típica coloração rosada e quente.

Lanugo

Por vezes, o corpo do recém-nascido encontra-se revestido por uma fina penugem de cor escura chamada lanugo, localizada em maior quantidade na face, ombros, costas e membros e tende a desaparecer nas primeiras semanas de vida.

Vernix

Após o nascimento, a pele do bebé encontra-se revestida por uma substância esbranquiçada, espessa e gordurosa, denominada vérnix caseosa. É especialmente abundante nas pregas da pele, protegendo o feto, durante a última parte da gravidez, do contínuo contacto com o líquido amniótico, constituindo igualmente uma protecção ao longo dos primeiros dias de vida.

(9)

Eritema tóxico

Erupção transitória que apresenta lesões tipo pústulas com a cabeça branca, que podem aparecer repentinamente em qualquer lugar do corpo. Na generalidade, a erupção ocorre mais frequentemente nos bebés de termo. Surge nas primeiras três semanas após o nascimento e desaparece espontaneamente.

Manchas mongólicas

São manchas azuladas ou acinzentadas que aparecem no fim das costas ou nas nádegas. São completamente inocentes e acabam por desaparecer pelo 1º ou 2º ano de vida.

Sinais

Por vezes na pele do bebé podem aparecer alguns sinais. Uns têm um aspecto de mancha plana e rosada, que branqueiam à compressão, aparecendo sobretudo nas pálpebras, nariz, lábio superior e nuca. Não requerem cuidados e desaparecem entre o 1º e 2º ano de vida de vida.

Outros caracterizam-se por lesões salientes, de coloração vermelho vivo ou escuro, assemelhando-se a morangos. Aparecem sobretudo na cabeça e tendem a desaparecer por volta da idade escolar ou um pouco mais tarde.

(10)

Icterícia fisiológica

A icterícia é uma situação habitual nos recém -nascidos e não deve constituir grande preocupação. Caracteriza-se pelo tom amarelado da zona branca do olho e da pele. Aparece habitualmente no segundo ou terceiro dia de vida, em cerca de 50% dos bebés saudáveis, sendo mais evidente entre

o quarto e o sétimo dias de vida, desaparecendo progressivamente ao longo de uma semana.

A icterícia neo-natal resulta da elevação dos níveis de bilirrubina (um produto de eliminação natural do sangue do bebé). Isto deve-se:

 por um lado à destruição fisiológica de glóbulos vermelhos nos primeiros dias de vida (com a consequente libertação de bilirrubina), devido ao facto do bebé passar de um ambiente pouco oxigenado para um ambiente cheio de oxigénio;

 por outro lado os bebés acabados de nascer apresentam uma grande imaturidade do fígado o que impede a metabolização correcta da bilirrubina. Assim o pigmento em excesso no sangue, deposita-se na pele conferindo-lhe um tom amarelo.

Quando a icterícia requer tratamento, utiliza-se uma técnica chamada fototerapia, que significa simplesmente tratamento com luz. A luz aumenta a remoção da bilirrubina do corpo. Na fototerapia, a pele do bebé é exposta a uma luz especial, fluorescente de alta intensidade. O tratamento é mantido até os valores de bilirrubina voltarem para valores seguros.

(11)

Sabia que…

 É normal que o recém-nascido boceje muito, mas isso não significa que esteja com sono;

 O choro é uma forma de comunicar as suas necessidades. Se ao chorar notar que o maxilar treme, saiba que isso é normal;

 Os soluços são frequentes mas não incomodam o bebé. São provocados por contracções irregulares e súbitas do diafragma que ainda não se adaptou aos ritmos da respiração;

 Os espirros são normais e constituem uma forma de limpar as vias aéreas, não sendo sinónimo de constipação;

 A respiração do bebé é irregular, sobretudo abdominal;

 A urina pode ter uma cor rosada no início, mas rapidamente adquire o tom amarelo habitual. A 1º micção deve ocorrer nas primeiras 24 horas;

 As fezes são inicialmente de cor verde escura, viscosa e pastosa (mecónio) e gradualmente vão adquirindo uma tonalidade amarelada, de consistência semi -líquida. A frequência das dejecções num bebé pode variar de 1 vez/dia até uma por mamada;

(12)

Cuidados de higiene

Banho

Os primeiros banhos do seu bebé são acontecimentos que poderão trazer-lhe incertezas. Mas não se preocupe, não há razão para recear e em breve este será um momento divertido e de intimidade entre si e o seu filho.

Cuidados a ter antes do banho

 Testar os produtos antes de os usar;

 Devem-se retirar os anéis e as unhas devem estar curtas;

 O local do banho deve estar a uma temperatura aproximada de 22ºC;  As portas e as janelas devem estar fechadas para evitar as correntes de ar;  A temperatura da água deve estar entre os 36ºC e os 37ºC (usar termómetro

ou cotovelo);

 Colocar primeiro a água fria na banheira e depois misturar água quente;  Nunca colocar o bebé debaixo de água corrente;

 Adoptar uma postura correcta e confortável;  Preparar o material.

(13)

Material necessário

 Banheira;  Água;  Toalha;

 Roupa limpa, previamente desabotoada e ordenada pela maneira que se veste;

 Fralda;

 Gel de banho ou sabonete com pH neutro;

 Óleo de amêndoas doces ou outro creme hidratante;

 Soro Fisiológico;

 Tesoura de pontas redondas;  Pente ou escova macia;  Compressas esterilizadas.

Mudança de fralda

 Mudança da fralda 6 a 8 vezes/dia;

 Usar toalhetes de limpeza com precaução ;  Aplicar pomadas protetoras só quando é

necessário;

 Secar bem as pregas cutâneas;  Movimentos únicos da frente para trás.

Cuidados ao coto umbilical

 Lavar com água e sabão

 Secar com uma compressa esterilizada

(14)
(15)
(16)

UCC Vallis Longus

ACES MAIA/VALONGO

Vanessa Moreira

Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia Conselheira em Aleitamento Materno

Instrutora de Massagem Infantil

[Telefone: 224 226 433] [Telemóvel: 927 994 132]

Referências

Documentos relacionados

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

centro pré e pós parto de Preparação para o Parto e Parentalidade são abordados aspetos da anatomia e da fisiologia da gravidez, questões relativas ao trabalho de parto e ao parto,

[r]

Resumo - Este artigo apresenta um conversor Boost Quadrático associado a uma célula de auxílio à comutação auto-ressonante (SR) com comutação com tensão nula na

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

De acordo com os resultados, o ganho de peso e consumo de ração foram influenciados pelos tratamentos, entretanto, não foram observadas diferenças para as