• Nenhum resultado encontrado

CRENÇAS DE ESTUDANTES DO CAP-COLUNI SOBRE O USO DAS TDIC NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CRENÇAS DE ESTUDANTES DO CAP-COLUNI SOBRE O USO DAS TDIC NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFV | CAp-COLUNI

CRENÇAS DE ESTUDANTES DO CAP-COLUNI SOBRE O USO DAS

TDIC NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA

(2)

Viçosa, Agosto de 2016 Viçosa, Junho de 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFV | CAp-COLUNI

CRENÇAS SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO APRENDIZADO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Relatório final, referente ao período de agosto de 2015 a junho/2016, apresentado à Universidade Federal de Viçosa, como parte integrante das exigências do CNPq.

BOLSISTA: Maria Fernanda Deusdete Drumond ORIENTADORA: Vânia Aparecida Lopes Leal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFV | CAp-COLUNI

CRENÇAS SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS POR ESTUDANTES DO ENSINO

MÉDIO NO APRENDIZADO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Relatório final, referente ao período de agosto de 2015 a agosto 2016, apresentado à Universidade Federal de Viçosa, como parte integrante das exigências do CNPq.

BOLSISTA: Maria Fernanda Deusdete Drumond

ORIENTADORA: Vânia Aparecida Lopes Leal

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFV | CAp-COLUNI

RESUMO

Embora as os estudos de crenças seja um assunto bastante abordado no contexto brasileiro, as relações entre crenças e uso das TDIC ainda são escassos (GILAKJANI, 2012). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, cujo instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário aberto. O objetivo principal desta pesquisa é identificar as crenças relacionadas ao uso das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) no aprendizado de Língua Espanhola (LE). Os participantes da pesquisa são estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFV (CAp-COLUNI). Os resultados sugerem que os estudantes embora acreditem na eficácia das TDIC e as usem, não sabem muito bem como utilizá-las ao seu favor.na aprendizagem da LE.

Palavras-chave: TDIC, Crenças, Língua Espanhola

Data: ___/___/____

________________________________ _________________________________ AGRADECIMENTOS Assinatura da orientadora Assinatura da bolsista

(4)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a todos aqueles que me apoiaram real e concretamente na busca de meus sonhos, cujo caminho estou trilhando agora como estudante do CAp-COLUNI, em especial minha mãe e minha avó, minhas maiores fontes de apoio e incentivo, que mesmo quando temeram que eu me expusesse aos riscos de uma vida longe do berço familiar, me apoiaram ao lutar por meus sonhos e objetivos.

Faço valer também minha gratidão a minha professora, orientadora e também conselheira Vânia Leal por, além de proporcionar aulas instigantes e construtivas, me deu a oportunidade de que eu desenvolvesse esse trabalho tão engrandecedor; obrigada também pela paciência e por conduzir este projeto de forma tão plena até o final.

Muito obrigada também ao meu grande amigo, que considero irmão, Kaleb Vasconcelos, por todo o apoio nas horas mais difíceis e toda a alegria que vivemos nos melhores momentos.

Finalmente, agradeço a meus amigos e todos aqueles que compartilham a oportunidade de estudar no CAp-COLUNI, mas agradeço também à tudo aquilo que tornou possível que eu pudesse conhecer essa realidade: não apenas mérito ou discursos sobre dedicação, mas uma realidade plena de mudanças, avanços, respeito e humanidade em minha nação. Obrigada a Lula e Dilma Rousseff, por fazer um Brasil para os brasileiros. Sem isso, meus sonhos jamais teriam sido possíveis. Espero que meu país caminhe bem para que, no futuro, não só eu, mas vários jovens tenham oportunidades como esta.

“Mais difícil que escrever uma reflexão

(5)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...5 2. OBJETIVOS PRINCIPAIS...5 3. OBJETIVOS SECUNDÁRIOS...5 4. METODOLOGIA...6 5. RESULTADOS E DISCUSSÕES...7

5.1 AS CRENÇAS PRINCIPAIS SOBRE O USO DAS TDIC...7

5.1.1. AS TDIC SÃO IMPORTANTES PARA O APRENDIZADO AUTÔNOMO...7

5.1.2. AS TDIC SÃO AS FORMAS MAIS EFICIENTES E PRÁTICAS EM RELAÇÃO A CONTEÚDO DIDÁTICO...7

5.2 CRENÇAS RELACIONADAS À APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA...8

5.2.1. CRENÇAS SOBRE O USO DAS TDIC POR PROFESSORES...8

5.2.2. ESPANHOL É UMA LÍNGUA FÁCIL ...8

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS...9

(6)

1. INTRODUÇÃO

Vivemos em um contexto em que não é incomum nos depararmos a cada minuto com inovações e recursos tecnológicos cada vez mais modernos para facilitar nossas tarefas do dia a dia. Essas revoluções repercutem em todas as esferas da vida e, naturalmente, o meio acadêmico não passaria despercebido em meio a tantas inovações. Entre esses avanços surge, no século XX, as tecnologias chamadas TIC: “Tecnologias da Informação e da

Comunicação, conjunto de tecnologias microeletrônicas, informáticas e de telecomunicações” (ZANELA, 2007. p.25), hoje conceituadas como „TDIC‟ – Tecnologias

Digitais de Informação e Comunicação. As TDIC são, basicamente, ferramentas tecnológicas digitais e seus respectivos recursos, como computadores, smartphones, tablets, etc.

Como todas inovações, esses recursos apresentam impactos e mudanças no contexto em que se aplicam. Essas mudanças englobam fatores importantes na vivência de cada indivíduo, assim como implicações significativas na mentalidade e aceitação de cada um. Um desses fatores responsáveis por interferir nas práticas do homem são as crenças, naturais e presentes em diversas áreas do conhecimento humano, se apresentando sob diferentes formas e definições. Para este trabalho, adotaremos crenças como:

“uma forma de pensamento, construções da realidade, maneiras de ver e perceber o mundo e seus fenômenos, co-construídas em nossas experiências resultantes de um processo interativo de interpretação e (re)significação” (BARCELOS, 2006, p.18).

2. OBJETIVO GERAL

O objetivo geral deste trabalho é identificar as crenças de estudantes do Ensino Médio sobre o uso das TDIC no processo de aprendizagem de Língua Espanhola.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as tecnologias utilizadas pelos estudantes e como se configura esse uso.

4. METODOLOGIA 4.1. Natureza da pesquisa

(7)

Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Trata-se um de um tipo de pesquisa que permite descrever e interpretar a cultura e o comportamento cultural de pessoas e grupos, dentro de um contexto específico (TELLES, 2002).

4.2. Contexto e Participantes da pesquisa

Este estudo foi realizado com 78 estudantes que cursavam o primeiro ano no CAp-COLUNI em 2015, os quais haviam optado por cursar a disciplina de língua espanhola ao decorrer do ano letivo. Esses participantes tem uma média de idade de 15 anos.

O CAp-Coluni é um colégio (Ensino Médio) de aplicação da Universidade Federal de Viçosa, conhecido por sua inovação em didática e oportunidades, destaque no cenário acadêmico de todo país e reconhecido como um dos melhores colégios do Brasil. A escola oferecia até o ano de 2015, data em que realizamos nossa pesquisa, o curso de espanhol como matéria optativa.

4.3. Instrumento de coleta de dados

Optamos pelo questionário aberto, pois eles se mostram vantajosos por oferecer objetividade, praticidade e não demandar longos períodos de tempo. De acordo com Chaer, Diniz e Ribeiro, 2011, os questionários,

“permitem liberdade ilimitada de respostas ao informante. Nelas poderá ser utilizada linguagem própria do respondente. Elas trazem a vantagem de não haver influência das respostas pré-estabelecidas pelo pesquisador, pois o informante escreverá aquilo que lhe vier à mente.”(CHAER, DINIZ E RIBEIRO, 2011 – pg. 12)

Os questionários foram aplicados em novembro de 2015, apresentando 10 questões abordando questões sobre crenças e usos das TDIC.

Na próxima seção, apresento e discuto os resultados da pesquisa. Descrevo as crenças em relação ao uso das TDIC e em relação à aprendizagem da LE.

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os recursos colocados como mais utilizados foram os tradutores online, sites de conteúdo didático, videoaulas, aplicativos e jogos. Os veículos dessas interfaces mais citados foram, primordialmente, os smartphones, tablets e computadores. Para alguns, a principal inovação é que, pela possibilidade de maior contato com a língua, pode-se aperfeiçoar os

(8)

conhecimentos e aprimorar detalhes como pronuncia, vocabulário, etc., tornando a fluência maior e ligada a uma certa independência, e também seria válido ressaltar que o contato que se estabeleceria seria notoriamente diversificado, se dando desde estímulos sensoriais ligados à arte (músicas, filmes, imagens), lazer a até formas de comunicação por veículos midiáticos (revistas e conteúdo jornalístico, por exemplo), buscados tanto por esse fim quanto por motivações adversas.

Isso nos permite inferir que a preocupação maior destes estudantes é em aprender não somente as estruturas, mas que para compreender um idioma.

5.1. CRENÇAS SOBRE O USO DAS TDIC

Após a análise dos dados, pudemos observar que todos os estudantes são assíduos usuários das TDIC. Percebe-se que os estudantes do CAp-Coluni entendem que as tecnologias são importantes e indispensáveis no nosso cotidiano, sendo suas principais crenças em relação ao uso das TDIC a) importantes para a aprendizagem autónoma; b) Eficiência das TDIC para aprender rapidamente;

5.1.1 Importância das TDIC para a aprendizagem autônoma

Muitos estudantes afirmaram que, com a inclusão das novas tecnologia, o acesso ao conhecimento se torna globalizado e acessível. Cerca de noventa por cento dos participantes da pesquisa declararam optar pelas TDIC por acreditarem que, além da diversidade de conteúdo que lhes seja oferecido, o processo de aquisição de informações e do conhecimento seja mais simples e independente, como podemos observar nos excertos a seguir.

[Excerto 1]

“A internet é importante por tornar o conhecimento mais democrático”

[Excerto2]

“A internet da acesso a um vasto acervo que permite que o estudante tenha maior acesso aos conteúdos”.

Podemos inferir Isso é significativo por propiciar ao aprendiz, ao mesmo tempo o material que este julga necessário para aprender, a possibilidade de ser o seu próprio tutor. Isso infere em sua autonomia por proporcionar ao estudante noções e responsabilidades

(9)

necessárias a sua independência, tais como a administração e dedicação de tempo de estudo, o autoconhecimento de suas necessidades e a relação mais próxima do indivíduo com o saber.

“A adesão das novas tecnologias na educação é extremamente importante, uma vez que facilita o acesso ao conhecimento e permite que o aprendiz tenha autonomia para escolher entre as diversas fontes de pesquisas. Os recursos da web oferecem ao aprendiz tecnologia que lhe permite, efetivamente, usar a língua em experiência diversificadas de comunicação”. (PAIVA, 2008. p.10);

5.1.2 EFICIÊNCIA DAS TDIC PARA A APRENDIZAGEM E FONTE DE INFORMAÇÃO

Para a maioria dos participantes, a Internet é o meio pelo qual eles podem aprender, se informar e se comunicar. No entanto, esses participantes em nenhum momento citam a comunicação como prática para aprendizagem da LE. Para estes estudantes, o uso das TDIC são indispensáveis.

[Excerto 3]

“É através da internet que estudo, além de me manter informado sobre os acontecimentos atuais”.

[Excerto 4]

“Uso a internet para tudo. Para pesquisar, ara me comunicar com meus amigos e família, para saber das notícias sobre o que acontece no mundo, etc”.

Como podemos observar pelos excertos, os participantes utilizam a internet para diferentes fins, dentro daquilo que eles acreditam ser importantes.

Ao analisar os dados, foi possível identificar crenças relacionadas à aprendizagem da LE e também sobre o uso que os professores de outras disciplinas fazem das TDIC em suas aulas, dentro do contexto pesquisado. Essa crença diz respeito ao “bom” uso das TDIC, as quais passo a descrever na sessão a seguir.

5.2.1. CRENÇAS SOBRE O USO DAS TDIC POR PROFESSORES:

Segundo os participantes da pesquisa, embora muitos professores não utilizam essas ferramentas, as TDIC tornam as aulas dinâmicas e modernas.

(10)

Afirmam que, enquanto certos professores fazem muito uso das TDIC, alguns se abstêm completamente ou demonstram um certo “preconceito” ao utilizá-las, preferindo se manter fieis aos métodos tradicionais, como podemos observar no excerto a seguir.

[excerto 5].

“[...] alguns professores utilizam bastante (TDICs), mas em algumas áreas é mais comum o uso dos métodos antigos, como o quadro e o giz”, “[...] usam no máximo slides ou vídeos”

Esse dado está em sintonia com o que afirma Paiva (2008)

Quando surge uma nova tecnologia, a primeira atitude é a de desconfiança e de rejeição. Aos poucos, a tecnologia começa a fazer parte das atividades sociais da linguagem e a escola acaba por incorporá-la em suas práticas pedagógicas. (PAIVA, V.M., 2008, p.

1).

5.2.2. ESPANHOL É UMA LÍNGUA FÁCIL

Ao analisar os dados, encontramos outra crença importante que está relacionada ao não uso das TDIC. Para esses jovens estudantes, a LE é uma língua fácil e, por isso, alguns alunos acreditam que não há necessidade de utilizar recursos das TDIC. Observe o excerto abaixo:

[Excerto 6]

“espanhol é uma língua fácil e não precisa ser estudada”, devido principalmente ao fato de se “parecer (gramaticalmente) com o português”.

Podemos inferir que o não uso das TDIC se dá em função da crença de que a LE é fácil. Como é parecida à Língua Portuguesa, a LE não é merecedora de estudos sistematizados. Sendo assim, não utilizam as TDIC que conheçam, pois este tipo de atividade não faz parte de suas atividades para a aprendizagem da LE.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante a análise dos resultados foi possível observar que os jovens estudantes da escola de aplicação CAp-Coluni/UFV possuem computadores e smartphones conectados a Internet. Todos utilizam as TDIC para a aprendizagem em geral e para obter informações que acreditam ser relevantes para sua vida acadêmica. No entanto, estes estudantes não utilizam as TDIC para a aprendizagem da LE ou os que as usam, não o faz de maneira adequada, isto é,

(11)

focam em metodologias tradicionais. O não uso das TDIC para a aprendizagem da LE pode ser explicada por outra crença, a crença de que a LE é uma língua fácil e por isso não requer tanto estudos ou tanta dedicação para sua aprendizagem.

Outra crença relevante encontrada nos dados, trata-se da crença quanto ao uso das TDIC pelos professores. Os participantes acreditam que o uso exagerado das TDIC dificulta a aprendizagem.

Assim, seria importante que novas pesquisas fossem feitas para levantar outras crenças em relação ao uso das TDIC e que fossem ofertadas oficinas para o uso das TDIC na aprendizagem da LE e de outras línguas.

(12)

AVALIAÇÃO DO PROJETO PELA BOLSISTA

Qualifico esse projeto como positivo, pois além de me permitir ingressar no meio acadêmico por meio de uma pesquisa científica, me permitiu conhecer sobre o assunto crenças que modifica e influencia a nossa maneira de agir, principalmente em relação aos estudos de forma geral. Também me ajudou a ter uma consciência maior sobre o uso das TDIC para a aprendizagem de forma geral e principalmente na aprendizagem de línguas. .

AVALIAÇÃO DA BOLSISTA PELA ORIENTADORA

A aluna Maria Fernanda Deusdete Drumond, desde o início esteve bastante envolvida com a pesquisa. Cumpriu com as horas devidas e o cronograma proposto com muita dedicação. Sempre esteve aberta para as sugestões da orientadora, estando bastante disposta para as propostas surgidas. Além disso, demonstrou ser bastante autônomo buscando ler outros textos relacionados à pesquisa, os quais contribuíram em muito para a mesma e para o amadurecimento acadêmico e pessoal do estudante. Estou certa que a aluna, diante de seu envolvimento com a pesquisa, teve um aproveitamento satisfatório no decorrer do processo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, linguística aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004

________ Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas, Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, v. 7, n. 2, 2007

________ Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas: reflexões de uma década de pesquisa no Brasil. In: ALVAREZ, M. L. O.; SILVA, K. A. (Org.). Linguística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2007. p. 27-69

CHAER; DINIZ; RIBEIRO. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011

GOODWIN, C. & DURANTI, A. Rethinking context: An introduction. In A. Duranti & C. Godwin (orgs.), Rethinking context: Language as an interactive phenomenon. Cambridge: Cambridge University Press, p. 1-42, 1992.

(13)

OLIVEIRA, Cristiano L. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias, educação, cultura, linguagens e arte, ed. 4, 2002

PAIVA, Vera L. M., O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: breve retrospectiva histórica, UFMG 2008

SILVA, Kleber A. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Lingüística Aplicada: um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Linguagem & Ensino,v.10,n.1,p.235-271,jan./jun.2007

Referências

Documentos relacionados

Crenças sobre as experiências anteriores de aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental versus crenças no ensino médio integrado ao técnico. A1- Realmente o fato de eu

Título de Qualificação em Histeroscopia e Laparoscopia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia..

With the present study, the research team sought to identify both the technical and transversal skills that senior management in Portuguese companies value the most in

’ Desenvolvimento de interface padronizada para aplicativos Lotus Notes rodando na Intranet corporativa, seguindo Web Standards (design de interface e objetos gráficos) ’ Sistema

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para

Caso ainda seja possível a sua dispensa o produto é colocado de parte e devidamente identificado como “produto com prazo de validade a terminar” no caso do PV não