• Nenhum resultado encontrado

O armazenamento flash impulsiona a transformação da TI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O armazenamento flash impulsiona a transformação da TI"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Este resumo Research Insights do ESG foi encomendado pela Dell EMC e pela Intel e é distribuído sob licença do ESG.

Introdução

A transformação da TI é um conceito que atrai muito mais a atenção das empresas agora do que há 12 meses. Embora não seja sinônimo de transformação digital, os dois conceitos estão fundamentalmente vinculados, de tal modo que a

transformação digital não pode acontecer sem a transformação da TI.

As empresas que transformam a infraestrutura de TI não precisam mais depender de tecnologias rígidas, manuais, isoladas e legadas. Elas percebem um aumento na velocidade operacional, eficiência, escala e economia da TI – as tarefas são automatizadas, os processos são simplificados e os recursos são liberados. Essas melhorias no nível da TI impulsionam a transformação digital em maior escala, permitindo que a empresa prospere na atual economia digital. Elas conseguem superar seus concorrentes em ideias, ritmo e inovação – tornando-se, em última análise, as

inovadoras, e não as retardatárias.

É possível categorizar o grau de transformação da TI de uma empresa de acordo com a amplitude em que ela adotou:  Tecnologias de datacenter modernizado – por exemplo, armazenamento totalmente flash, Software Defined

Networking e Software-Defined Storage, virtualização de servidor, infraestrutura convergente/hiperconvergente e de scale-out e proteção de dados moderna.

 Processos de TI automatizados – por exemplo, oferecendo TI como serviço em um modelo operacional de nuvem para a transparência de custo, eficiência e capacidade de resposta, automatizando a configuração de alterações no servidor e o provisionamento do armazenamento e disponibilizando recursos de autoatendimento aos usuários finais.

 Dinâmica organizacional transformada – por exemplo, inspecionando regularmente os resultados da TI quanto à eficácia e assegurando que o grupo de TI tenha oportunidades de contribuir proativamente para as decisões de estratégia dos negócios.

Existe uma relação direta e mensurável entre a transformação da TI e o aumento da agilidade e da capacidade de resposta, o ganho de eficiência nos gastos, mais fundos para inovação, o time-to-market acelerado, o aumento da satisfação dos acionistas e a melhoria da competitividade (consulte a Figura 1).

Resumo Research Insights do ESG

O armazenamento flash impulsiona

a transformação da TI

Os impactos quantificados do uso do armazenamento flash

organizacional

Data: maio de 2018. Autores: Scott Sinclair, analista sênior, Adam DeMattia, diretor de pesquisa, e Monya

(2)

Figura 1. Resultados da transformação da TI

Fonte: Enterprise Strategy Group O ESG conseguiu estabelecer essas correlações ao conduzir uma pesquisa encomendada pela Dell EMC e pela Intel, que abrangeu 4.000 executivos de TI de organizações do setor privado e público em 16 países.1 Todos os entrevistados estavam familiarizados com as conquistas e os planos de modernização da TI da respectiva organização. O ESG fez a esses profissionais mais de 60 perguntas sobre seus ambientes e processos de TI. Com base em suas respostas, o ESG atribuiu uma pontuação de maturidade de transformação da TI para a organização de cada participante. Em seguida, o ESG agrupou as organizações por pontuação de maturidade em uma destas quatro categorias: Legada, Emergente,

Em evolução e Transformada. Apenas 6% das organizações alcançaram a classificação Transformada, embora 81% dos

entrevistados concordem que a respectiva empresa não poderá ser competitiva se não adotar a transformação da TI. Para saber mais sobre essa pesquisa, leia aqui o relatório do ESG.

O armazenamento flash é um pilar da transformação da TI

Decidir modernizar um ambiente de armazenamento ao incorporar arrays totalmente flash é uma das medidas de mais alto impacto que uma empresa pode tomar para impulsionar a maturidade da TI.

O armazenamento totalmente flash oferece menos latência e mais IOPS por unidade em comparação com os discos giratórios legados. Ele acelera drasticamente a velocidade e a eficiência dos aplicativos que ele suporta,

proporcionando vantagens para toda a empresa. E tem mais: a tecnologia totalmente flash possibilita a consolidação de cargas de trabalho, reduz o espaço ocupado pelo hardware, reduz o consumo de energia e reduz os custos de gerenciamento. O armazenamento flash também funciona bem com soluções de software e arquiteturas modernas e repletas de recursos – uma habilidade que ajuda as empresas a atender melhor a suas necessidades específicas de carga de trabalho nos ambientes de TI altamente dinâmicos.

Um dos principais motivos para o flash não ter ainda eclipsado os HDDs legados é que, correta ou incorretamente, as pessoas acreditam que ele é muito caro.

Talvez desafiando essa percepção, apenas 1% das empresas Transformadas na Fase 4 pesquisadas pelo ESG não utiliza o flash; 99% delas utilizam. 69% deram o próximo passo, implementando um ou mais arrays totalmente flash.

Por outro lado, 85% das organizações Legadas na Fase 1 pesquisadas ainda não implementaram nenhuma mídia flash (consulte a Figura 2).

(3)

Figura 2. Tipo de implementação de armazenamento flash

Fonte: Enterprise Strategy Group

A pesquisa valida os benefícios de transformação

do flash

O mercado entende e valoriza os recursos de aceleração de desempenho do armazenamento flash. Quando o ESG pediu para os entrevistados identificarem os benefícios mais significativos que suas organizações alcançaram com o flash, quase três quartos deles (58%) mencionaram as melhorias no desempenho dos aplicativos (consulte a Figura 3).

O desempenho fica mais rápido

Mas qual é o tamanho desse benefício? Para descobrir isso, o ESG pediu para os entrevistados estimarem quantas melhorias eles observaram em termos de tempo de resposta, latência e suporte a usuários simultâneos.

Os usuários do flash relataram coletivamente uma melhoria média de 36% em comparação às velocidades que eles alcançavam antes da implementação do flash. Especificamente, entre os entrevistados que usam o armazenamento totalmente flash, o desempenho dos aplicativos aumentou de modo impressionante em 49%.

As despesas de OPEX são reduzidas

Considerando os conceitos fundamentais da tecnologia flash, ou seja, ausência de peças móveis, produção de calor trivial, mais densidade de desempenho e tamanhos de unidade cada vez maiores, não é de surpreender que 42% dos usuários do flash tenham citado a redução dos custos operacionais como um benefício. Os entrevistados estimaram que reduziram os custos operacionais em 25%, em média. Os custos de energia/refrigeração foram reduzidos. Além disso, não é mais preciso manter quadros completos de HDDs com capacidade subutilizada para atingir o IOPS exigido pelas cargas de trabalho de alto desempenho.

O armazenamento flash acelera a

transformação da TI

Ao analisar o nível de maturidade e os benefícios desfrutados pelas organizações transformadas, o ESG identificou que as organizações que usam o flash, especialmente a tecnologia

totalmente flash:

 Tinham 3,5 vezes mais chances de tomar decisões orientadas por dados mais rápidas e melhoras em comparação aos concorrentes (22% versus 6%).

 Reportaram 24% e 25% de redução no CAPEX e OPEX de armazenamento, respectivamente.  Tinham 2 vezes mais chances de executar

a maioria das implementações de aplicativos antes do prazo (28% versus 15%).

 Relataram uma média de 36% de melhoria no desempenho do aplicativo. As empresas que utilizam os arrays totalmente flash observaram uma média de 49% de melhoria.

 Tinham mais de

2 vezes

mais chances de ter

feito excelente progresso na capacitação de um datacenter flexível e na criação de pools virtuais de recursos de infraestrutura. 

(4)

Essa vantagem é importante. Para que os HDDs legados funcionem em seu potencial máximo, o número de spindles precisa ser alto, o que significa mais infraestrutura. Mais infraestrutura significa mais custos com pessoas, espaço ocupado e refrigeração.

Figura 3. Benefícios do armazenamento flash

Fonte: Enterprise Strategy Group

O restante do datacenter atinge níveis mais altos de utilização

Pense em todos os elementos de um caminho de dados como uma linha de montagem. Antes do flash, o armazenamento era sempre a seção mais lenta da linha. Os hosts e a rede esperavam infinitamente o armazenamento responder

às solicitações de dados recebidas.

Com o flash, esse problema desaparece. O servidor alcança milhares de transações adicionais por segundo. Os vários sistemas não ficam mais em um “estado de espera” crônico. Um aplicativo em um soquete ou nó – em execução sob uma licença de software – pode lidar com mais transações porque o armazenamento rápido agora o impulsiona.

Os custos de depuração do desempenho desaparecem

Com o flash, os administradores de armazenamento podem parar de gastar tanto tempo depurando os problemas de desempenho. Tradicionalmente, muitas empresas tinham que manter dois ou três administradores de

armazenamento, cujos trabalhos em tempo integral se resumiam a corrigir problemas de desempenho. Com os flash arrays estabelecidos, os administradores podem aplicar seus esforços fora da manutenção de rotina e rumo à implementação de aplicativos, ao refinamento da arquitetura ou a outras tarefas de mais valor.

Os custos de CAPEX diminuem

Isso pode parecer inesperado, dadas as percepções comuns sobre o preço especial do flash, mas as organizações que usam o flash relatam que ele ajudou a reduzir os custos de CAPEX.

Considere o progresso significativo do setor para melhorar a compactação em linha e a desduplicação de dados. Esses avanços estão agora permitindo que as organizações posicionem, digamos, 10 TB de dados em 1 TB de capacidade bruta. Até mesmo as cargas de trabalho menos adequadas às tecnologias de eficiência de armazenamento, como bancos de dados estruturados, geralmente podem alcançar o dobro ou o triplo da eficiência com o armazenamento totalmente flash. O resultado é que o aumento da eficiência de armazenamento reduz a necessidade de adquirir tanta capacidade bruta e hardware.

O setor também está vendo um declínio contínuo no custo do flash por terabyte. Os arrays que, há poucos anos eram vistos como caros, agora não são mais. Graças a essa mudança, o armazenamento flash tem conseguido ir além do status de “nicho” para se tornar uma tecnologia básica e econômica do datacenter, especialmente entre as empresas

(5)

Os resultados do ESG validam essa afirmação (consulte a Figura 4). As organizações que usam o armazenamento flash relatam uma redução média de 24% no CAPEX da infraestrutura de armazenamento. Essas organizações suportam as cargas de trabalho que exigem alto desempenho ao comprarem apenas a capacidade de flash necessária, em vez de comprar quatro ou oito vezes mais discos giratórios e, então, subutilizar a capacidade desses HDDs para impulsionar o IOPS a um nível suficiente.

Figura 4. Redução no CAPEX e OPEX do armazenamento devido ao flash

Fonte: Enterprise Strategy Group

A tomada de decisões se torna mais fácil, rápida e precisa

Alguns dos aplicativos atuais que exigem muito desempenho são aqueles que comportam Big Data Analytics. Esses aplicativos processam grandes volumes de dados em tempo real ou quase real. Seus requisitos operacionais correspondem muito bem às características de desempenho do flash. Obviamente, o objetivo do Big Data Analytics é permitir que os acionistas tomem decisões inteligentes sobre os negócios.

Considere que, com as cargas de trabalho de OLTP compatíveis com o flash, as consultas ao banco de dados custam menos para serem executadas e são mais eficientes. O flash geralmente é a melhor escolha para um banco de dados transacional em virtude de sua velocidade. No passado, os DBAs (Database Administrator, administrador do banco de dados) tinham que empregar um esforço considerável para garantir que cada consulta gravada fosse o mais precisa possível: cada consulta tinha que revelar exatamente – e apenas – o que os interessados precisavam saber. Mas mesmo com as consultas otimizadas à perfeição, às vezes, era muito demorado executá-las para que os resultados fossem úteis e atuais.

As consultas feitas às cargas de trabalho compatíveis com o flash não levam horas para serem executadas. Os resultados ficam prontos em instantes. Portanto, não apenas os DBAs podem executar muito mais consultas, mas também podem parar de dedicar tanto tempo ao aperfeiçoamento da estrutura de cada consulta.

Conseguir executar muitas consultas sensíveis ao tempo garante uma vantagem à organização. Os entrevistados caracterizaram o sucesso da tomada de decisões satisfatórias em relação à concorrência (consulte a Figura 5). Aparentemente, as organizações que usam o armazenamento flash essencialmente tornaram seus analistas internos de BI (Business Intelligence) “mais espertos”. As organizações que usam o flash tinham mais de três vezes e meia mais

(6)

Figura 5. Decisões orientadas por dados

Fonte: Enterprise Strategy Group

Ajudando as organizações a integrar as iniciativas de nuvem privada e a agilidade dos aplicativos

A pesquisa do ESG revelou também uma interessante correlação entre o uso do flash e o avanço da nuvem privada (consulte a Figura 6). Quando os entrevistados responderam sobre o progresso feito para permitir a rápida elasticidade dos recursos e a criação de pools de recursos de computação, rede e armazenamento, aqueles que usam o flash tinham mais de duas vezes mais chances de relatar um excelente progresso.

Tais recursos são os princípios fundamentais da operação de um ambiente de nuvem privada. Assim, uma conexão clara e quantificável fica aparente entre o uso do armazenamento flash e a capacidade de operar um ambiente de TI de nuvem no local. Da mesma forma (e provavelmente vinculados ao avanço da nuvem privada), os usuários do armazenamento flash têm quase duas vezes mais chances do que os entrevistados nas organizações que não usam o flash de relatar que a maioria das implementações de aplicativos acontece antes do prazo.

Figura 6. Progresso da nuvem privada

(7)

A grande verdade

O armazenamento flash como uma opção de infraestrutura moderna pode trazer vários resultados significativos para as organizações. Ele reduz o OPEX e o CAPEX do datacenter por meio de seus recursos de eficiência de armazenamento de última geração e os custos de unidades consistentemente decrescentes. O flash melhora expressivamente o

desempenho dos aplicativos, o que potencializa as novas iniciativas digitais que utilizam muitos recursos, como Big Data Analytics. O flash também exerce um papel significativo ao ajudar as organizações a executar um ambiente de datacenter ágil e semelhante à TI em nuvem.

Qualquer organização que busca melhorias nessas áreas deve avaliar sua utilização presente de armazenamento flash e talvez procurar oportunidades para expandir essa utilização.

Afinal de contas, as empresas Transformadas utilizam o flash quase que unanimemente. E, dessa forma, elas estão economizando dinheiro, tomando decisões melhores, cumprindo a programação de suas implementações e iniciativas estratégicas – e, em última análise, permanecendo à frente da curva competitiva.

Com todos esses benefícios atraentes, o que você está esperando? Leia o estudo global completo e comece sua avaliação de maturidade de transformação da TI.

Todas as marcas comerciais são propriedade de suas respectivas empresas. As informações contidas nesta publicação foram obtidas de fontes que o ESG considera confiáveis, mas não são garantidas pelo ESG. Esta publicação pode conter opiniões do ESG, que estão sujeitas a mudanças. Esta publicação é protegida por direitos autorais do The Enterprise Strategy Group, Inc. Qualquer reprodução ou redistribuição integral ou parcial desta publicação, seja em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro formato, para pessoas não autorizadas a recebê-la e sem o consentimento expresso do The Enterprise Strategy Group, Inc. representa uma violação da lei de direitos autorais dos Estados Unidos e estará sujeita a uma ação por danos civis e, se aplicável, a processo criminal. Em caso de dúvida, entre em contato com o departamento de atendimento ao cliente do ESG nos Estados Unidos pelo telefone +1 (508) 482-0188.

Leia o relatório completo

Iniciar avaliação

www.esg-global.com contact@esg-global.com T. +1 (508).482-0188

O Enterprise Strategy Group é uma empresa de análise, pesquisa, validação e estratégia de TI que oferece percepções práticas e inteligência de mercado para a comunidade global de TI.

Referências

Documentos relacionados

Estas novas normas definem todas as cotas exteriores de um cilindro isolado e demais fixações que, quando montadas, formam um conjunto segundo a ISO 6431 mencionada acima. Estas

Estará apto à realização da prova escrita o candidato que tiver sido aprovado no exame de projeto e de proficiência em língua estrangeira.. Não será permitida

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Verificou-se a ocorrência de nove famílias e onze gêneros, todas pertencentes à ordem Filicales, sendo observadas as famílias Polypodiaceae e Pteridaceae, com dois gêneros cada, e

O município de São João da Barra, na região Norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, passa atualmente por um processo de apropriação do seu espaço por um ator que, seja pelo

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

A dose inicial recomendada de filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por infusão intravenosa (foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24