• Nenhum resultado encontrado

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO. Sites Promocionais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO. Sites Promocionais"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Sites

Promocionais

(2)

SITES PROMOCIONAIS

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO 2

Sites

Promocionais

SUMÁRIO

Com a popularização da internet, é cada vez mais comum as empresas utilizarem o comércio eletrônico como meio eficaz de comercializar e divulgar

seus produtos e serviços, possibilitando que os

consumidores decidam onde, quando e como desejam comprar.

Os sites promocionais fazem parte de um tipo de canal de comercialização que vem se destacando no ambiente virtual. Auxiliam as empresas na

divulgação de seus produtos e serviços, utilizando os descontos promocionais como forma de atrair clientes, alavancando as vendas em curto prazo.

4

5

1

2

3

VANTAGENS E DESVANTAGENS NORMAS E CUIDADOS PARA UTILIZAÇÃO DO CANAL PÚBLIVO-ALVO COBERTURA GEOGRÁFICA COMO FUNCIONAM

(3)

SITES PROMOCIONAIS

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO 3

Existem duas principais modalidades de sites promocionais: compras coletivas e sites de descontos.

Compras coletivas

Quando uma quantidade grande de pessoas compra, em um curto espaço de tempo, o mesmo produto ou serviço, os custos deste diminuirão,

possibilitando a oferta de descontos (SEBRAE, 2016). As compras coletivas objetivam vender produtos e serviços para uma quantidade determinada de consumidores, com descontos que podem chegar a 90%, desde que um determinado número de pessoas participe da compra.

Os sites de compra coletiva são comissionados, recebendo das empresas ofertantes uma taxa que varia entre 20% e 50% do valor total vendido. A plataforma administra o recebimento dos pagamentos das ofertas, reembolsando as empresas no prazo acordado.

(4)

SITES PROMOCIONAIS

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO 4

Sites de descontos

Há uma similaridade entre as Compras Coletivas e os Sites de Descontos. Ambos buscam tecnologias que melhorem a dinâmica de oferta com preço abaixo dos praticados normalmente no mercado, buscando maximizar vendas em rápida velocidade.

Nos sites de descontos não se exige quantidade mínima de produtos vendidos para validar a promoção. Ao clicar na oferta, automaticamente, é emitido um cupom.

O pagamento não ocorre on-line, é efetuado no momento do consumo do serviço ou recebimento do produto, na própria empresa ofertante.

(5)

SITES PROMOCIONAIS

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO 5

Público Alvo

1

As negociações entre empresas em ambiente virtual, as chamadas B2B, podem ser uma oportunidade para novos negócios. Embora tenham surgido experiências nesse setor, ainda estão em forma embrionária.

FIQUE ATENTO!

Os sites promocionais são utilizados por empresas que optam pelo varejo, focado na negociação B2C (bussines-to-consumers) – negociação feita por meios eletrônicos entre empresas e consumidores, das quais se destacam

as que pretendem promover seus produtos e serviços e as que visam a aumentar o fluxo de visita e a quantidade de vendas, por meio de oferta de descontos. Assim, participam dos sites promocionais empreendedores

individuais e empresas de todos os portes, atuantes no ambiente virtual, com lojas on-line ou que tenham exclusivamente lojas físicas.

São setores indicados para utilizarem esse canal de comercialização: comércio, serviços, indústria e artesanato. Alguns sites promocionais já

buscam se especializar, visando a uma comunicação mais adequada junto ao consumidor.

Algumas categorias de sites promocionais especializados: artigos e serviços exclusivos para mulheres, viagens, bares e restaurantes.

(6)

MOBILE COMMERCE

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO 6

Cobertura Geográfica

2

Os sites promocionais, em sua maioria, têm uma abrangência municipal. Nas cidades mais populosas, como São Paulo, há divisão por regiões, possibilitando melhor atendimento da demanda.

Os especializados em turismo tem abrangencia nacional, divulgando promoções que integram hoteis, pousadas e resorts de todo o País.

(7)

MOBILE COMMERCE

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO 7

Pode-se organizar o funcionamento dos sites promocionais em cinco etapas, que serão descritas a seguir. É importante ressaltar que os sites de compra coletiva e de descontos têm uma dinâmica de funcionamento que se diferencia na terceira e quarta etapas. Nas demais, ambos têm o mesmo tipo de operacionalização.

Como Funcionam

3

Site de Compra

Coletiva DescontoSite de Exige informações mais

detalhadas e demoradas, inclusive referentes aos dados

do pagamento.

Há um índice de desistência menor, pois o produto ou serviço é pago na hora

da compra.

No momento de adquirir o cupom de desconto.

Índice de abandono é maior em razão da burocracia do cadastro. Comissão. Marketing digital. Cadastro dos compradores Desistência de receber ou consumir os produtos adquiridos no site Pagamento das compras realizadas Abandono do processo de compra Parceria Divulgação das promoções É realizado de forma simples e rápida.

A desistência é mais provável, pois o pagamento é realizado

posteriormente. No próprio estabelecimento, no momento do consumo ou da

entrega do produto ou serviço.

Índice de abandono é menor em razão da simplicidade

do processo. Taxa fixa. Marketing digital.

(8)

8

O comerciante escolhe o site de compra coletiva mais adequado ao perfil da sua empresa. A parceria é firmada atraves de contrato de prestação de serviço,

que estabelece percentual sobre a venda.

Descrição das etapas que compõem a dinâmica de funcionamento dos sites promocionais, destacando-se as compras coletivas

e os sites de desconto.

O site divulga a promoção de forma intensa, utilizando mídias digitais e cadastro dos clientes

para o envio de e-mail marketing.

Os consumidores cadastram-se no site para adquirir a oferta. O pagamento é realizado no próprio site de compra coletiva. Geralmente, a promoção é validada após uma quantidade determinada de ofertas vendidas;

caso contrário, há devolução do pagamento à quem comprou.

O consumidor recebe o cupom de compra, devendo utilizá-lo no prazo estabelecido

nas regras da promoção.

O site repassa ao anunciante o valor pago pelo cliente, descontando o percentual de comissão que varia entre 20% e 50% do valor total da venda. A data do repasse

é determinada na contratação do serviço.

Fonte: Adaptado de FILIPINE (2014)

Compra Coletiva

(9)

9

O comerciante contrata o site de descontos, firmando parceria de divulgação de promoções. Geralmente,

a empresa ofertante remunera o site por meio de pagamento de valor fixo mensal.

O site divulga as ofertas, proporcionando à empresa participante grande número

de visualizações da promoção.

O consumidor faz um breve cadastro, gerando um código de compra, podendo utilizá-lo imediatamente.

Geralmente, não há necessidade de imprimir o comprovante da oferta. No momento do consumo ou recebimento do produto, o cliente informa apenas

o número do código.

O pagamento é feito no próprio estabelecimento, onde o produto pode ser

retirado ou consumido.

O cliente avalia a compra no site de descontos.

É de responsabilidade da empresa ofertante transmitir informações essenciais para a elaboração da promoção, como especificação do produto ou serviço, valor do desconto, regras de utilização da promoção, dados da empresa e, quando necessário, quantidade mínima e máxima de cupons a serem comprados. A elaboração da arte do anuncio é, normalmente, de responsabilidade do site de descontos.

#dicas

Sites de descontos

(10)

10

Como Funciona

São exemplos

de sites

promocionais:

(11)

SITES PROMOCIONAIS

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO 11

Vantagens

• Divulgação do negócio, possibilitando a atração de consumidores que não teriam oportunidade de conhecer a marca, a não ser por meio do anúncio nos sites promocionais.

• Possibilidade de incrementar rapidamente o faturamento.

• Beneficiar-se, com baixo investimento, das ações agressivas de marketing realizadas pelo site.

• Possibilidade de fidelização dos compradores por meio de um bom atendimento.

• Para os pequenos empreendedores, divulgação do negócio a milhares de potenciais compradores.

Desvantagens

• Possibilidade de afastamento de frequentadores habituais do estabelecimento devido ao crowding gerado pelo eventual excesso de vendas.

• Possibilidade dos compradores, com perfil

diferente da clientela do negócio, gerarem diversos transtornos, causando prejuízos à imagem da marca. • Possibilidade da promoção gerar, nos consumidores,

desconfiança e descrédito no negócio.

• Possibilidade das ações promocionais ferirem a boa imagem do empreendimento, em virtude da oferta dos produtos e serviços a preço expressivamente inferior ao que é usualmente praticado.

Vantagens e Desvantagens

4

Especialistas acreditam que os sites promocionais podem estimular a compra por impulso, além de serem determinantes no processo de compra dos consumidores indecisos.

(12)

MOBILE COMMERCE

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO 12

Normas e cuidados

para utilização do canal

5

O uso frequente desse canal poderá gerar, nos clientes, uma expectativa de consumir apenas quando houver promoção. Portanto, é importante utilizar espaços de tempo entre as diversas promoções que serão realizadas pelas empresas em sites promocionais.

Algumas empresas que utilizaram os sites promocionais como canal de comercialização tiveram problemas, como: não conseguir cumprir as entregas das ofertas, diminuição da qualidade dos serviços e produtos entregues e prejuizos financeiros por erro na elaboração dos custos e do preço final (UOL, 2014).

Portanto, é importante que sejam redobrados os cuidados, tendo em vista evitar prejuízos às empresas que recorrem a estes canais de comercialização, como forma de incrementar rapidamente suas vendas.

(13)

SITES PROMOCIONAIS

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO 13

BARATO COLETIVO. Disponível em: http://www.baratocoletivo.com.br/. Acesso em: 10 Ago. 2016.

CLICKON. Disponível em: www.clickon.com.br/. Acesso em: Acesso em: 10 Ago. 2016.

FILIPINE, Dailton. Compra Coletiva: Guia para comprador e comerciante. Lebook. 2014.

GRUPON. Disponível em: www.groupon.com.br/. Acesso em: 10 Ago. 2016. PANFLETERIA. Disponível em: http://www.panfleteria.com.br/. Acesso em: 10 Ago. 2016.

PECHINCHA COLETIVA. Disponível em: http://pechinchacoletiva.com.br/. Acesso em: 10 Ago. 2016.

PEDIDA DE HOJE. Disponível em: www.pedidadehoje.com.br. Acesso em: 10 Ago. 2016.

PEIXE URBANO. Disponível em: www.peixeurbano.com.br/. Acesso em: 10 Ago. 2016.

PICODI. Disponível em: www.picodi.com.br. Acesso em: 10 Ago. 2016.

SEBRAE. Como montar um site de compras coletivas. Disponível em: https:// www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-site-de-compras-coletivas,ef497a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 10 Ago. 2016.

SURICATES. Disponível em: www.suricates.com.br/. Acesso em: 10 Ago. 2016. UOL. Como fazer um bom anúncio em sites de compra coletiva. Disponível em: http://www.uolhost.uol.com.br/academia/noticias/2014/02/10/como-fazer-um-bom-anuncio-em-sites-de-compras-coletivas.html#rmcl. Acesso em: Acesso em: 10 Ago. 2014.

(14)

SITES PROMOCIONAIS

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO 14

Ficha Técnica

CONSELHO DELIBERATIVO DO SEBRAE/CE

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO CEARÁ – ADECE ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO CEARÁ – ACC

BANCO DO BRASIL S/A – BB

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A – BNB CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – CEF

CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – CEDE

FEDERAÇÃO CEARENSE DAS ASSOCIAÇÕES DE MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE – FECEMPE FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ – FAEC

FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO, INDÚSTRIA, SERVIÇOS E AGROPECUÁRIA DO CEARÁ – FACIC FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ – FIEC

FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO CEARÁ – FECOMÉRCIO INSTITUTO EUVALDO LODI – IEL

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE NACIONAL SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL – SENAR-AR/CE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente do Conselho Deliberativo Estadual

Flávio Viriato de Saboya Neto

Diretor Superintendente

Joaquim Cartaxo Filho

Diretor Técnico

Alci Porto Gurgel Junior

Diretor Administrativo Financeiro

Airton Gonçalves Junior

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE/CE. Todos os direitos reservados.

A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei n° 9.160/98).

INFORMAÇÕES E CONTATO

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE/CE Unidade de Gestão e Desenvolvimento de Soluções

Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema Fortaleza / CE – CEP: 60.165-011

0800 570 0800

www.ce.sebrae.com.br

Unidade de Gestão e Desenvolvimento de Soluções

Régis Dias – Articulador

Equipe Técnica

Marta Campêlo – Analista Mônica Tomé - Analista

Consultora conteudista

Maria Helena Botelho Moreira de Deus Arruda

Revisão ortográfica e editoração eletrônica

Referências

Documentos relacionados

- Trabalhar com água suja (no caso de Lavadoras de Alta Pressão e Limpadoras a Vapor), produtos químicos inadequados (Lavadoras de Alta Pressão, Aspiradores e Limpadoras e Secadoras

Conteúdo, assim como, se o trabalho não estiver apto a ser defendido por questões de mérito deste ou preparo intelectual do orientando, o professor Orientador de conteúdo reprovará

Neste CONTRATO será igual a 3% (três por cento). x) FLAT: distribuição uniforme da ENERGIA CONTRATADA pelo número de horas. y) FLEXIBILIDADE: variação do volume contratado ao

Neste CONTRATO será igual a 3% (três por cento). x) FLAT: distribuição uniforme da ENERGIA CONTRATADA pelo número de horas. y) FLEXIBILIDADE: variação do volume contratado ao

Neste CONTRATO será igual a 3% (três por cento). x) FLAT: distribuição uniforme da ENERGIA CONTRATADA pelo número de horas. y) FLEXIBILIDADE:variação do volume contratado ao

Neste CONTRATO será igual a 3% (três por cento). x) FLAT: distribuição uniforme da ENERGIA CONTRATADA pelo número de horas. y) FLEXIBILIDADE:variação do volume contratado ao

Neste CONTRATO será igual a 3% (três por cento). x) FLAT: distribuição uniforme da ENERGIA CONTRATADA pelo número de horas. y) FLEXIBILIDADE:variação do volume contratado ao

Neste CONTRATO será igual a 3% (três por cento). x) FLAT: distribuição uniforme da ENERGIA CONTRATADA pelo número de horas. y) FLEXIBILIDADE: variação do volume contratado ao