• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Fundação. do Programa. Carga horária. Série. 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h. Biologia. Portuguesa.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Fundação. do Programa. Carga horária. Série. 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h. Biologia. Portuguesa."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

F PROCESSO A Fundação Cecierj, vinc inscrições e de Biologia, Capacita Re Todas e qua no site: http leitura do Ed O curso é gr todas as sé exceto doce Será oferec conteúdo re melhor dese efeitos de ce 1 – ESTRUT O curso de A mínimo da s C Fundação Cen O DE SELEÇ DOCENTE o Centro de culada à Se dá outras pr Língua Port ede, em parc aisquer infor p://cederj.edu dital. Caso te ratuito, semi éries do Ens entes alocado ido um curs lacionado à empenho do ertificação. TURA DOS C Aperfeiçoam série/ ano: Curso de Ap B Língua Ma Secretar ntro de Ciênc ÇÃO PARA E DA REDE Ciências e E ecretaria de rovidências p tuguesa e Ma ceria com a S mações e al u.br/extensa enha dúvidas presencial e ino Médio d os exclusivam so de Introd navegação aluno em cu CURSOS mento terá ca perfeiçoame Biologia a Portuguesa atemática Governo do ria de Estado cias e Educaç OS CURSOS ESTADUAL E Educação Su e Estado de para a seleçã atemática, d Secretaria de terações rela o. É respon s, poderá esc destinado a da Secretaria mente na mo ução à Sala na sala de a ursos a distâ arga horária ento em a o Estado do R o de Ciência, ção Superior S DE APER L DE ENSINO EDITAL 2019 uperior a Dis e Ciência, T ão de candid a rede estad e Estado de E ativas ao pro nsabilidade d crever para o a professores a de Estado odalidade de a de Aula V aula virtual e ância. A carg de 180 hora 1ª série 2ª série 3ª série 9º ano do E 1ª série 2ª série 3ª série 1ª série 2ª série 3ª série Rio de Janeiro Tecnologia e a Distância d FEIÇOAMEN O – PROGRA 9-1 stância do E Tecnologia e datos aos Cu dual do Rio d Educação – ocesso selet de o candid o e-mail supo s regentes d o de Educaç e Educação d Virtual, comp e à utilização ga horária de as e as discip Série do Ensino M do Ensino M do Ensino M Ensino Fund do Ensino M do Ensino M do Ensino M do Ensino M do Ensino M do Ensino M o e Inovação do Estado do NTO DO PR AMA CAPAC Estado do Ri e Inovação – ursos de Form de Janeiro/RJ SEEDUC-RJ tivo de que t ato visitá-lo orte-extensa o 9º ano do ão do Rio d de Jovens e A letamente a o das ferram este curso nã plinas cobrirã Médio Médio Médio amental Médio Médio Médio Médio Médio Médio o Rio de Jane ROJETO DE CITA REDE io de Janeiro – SECTI, fa mação Doce RJ, no âmbito J. trata este Ed assiduame ao@cecierj.e Ensino Fund de Janeiro (S Adultos. a distância, o mentas neces ão será cont

ão conteúdo Carga horá 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h 180 h eiro FORMAÇÃO o – Fundaçã az saber da ente nas área o do Program dital constarã nte e fazer du.br. damental e d SEEDUC-RJ opcional, co ssárias para abilizada pa os do currícu ária O ão as as ma ão a de J), m o ra lo

(2)

O curso de Aperfeiçoamento terá duração de quatro bimestres letivos, com a seguinte estrutura de disciplinas:

Disciplinas Carga horária

Tópicos de conteúdos do Currículo Mínimo do 1º bimestre 40 horas Tópicos de conteúdos do Currículo Mínimo do 2º bimestre 40 horas Tópicos de conteúdos do Currículo Mínimo do 3º bimestre 40 horas Tópicos de conteúdos do Currículo Mínimo do 4º bimestre 40 horas Reflexões de práticas e metodologias com uso de tecnologias 20 horas

As disciplinas serão ofertadas semestralmente acompanhando os bimestres e o calendário escolar da SEEDUC-RJ.

2 - DAS INSCRIÇÕES

O candidato tem direito de realizar apenas um pedido de inscrição no curso e ano/série relativo a sua área de atuação.

 No caso de estar em mais de um ano/série, deverá se inscrever na que tiver maior carga horária; no caso de igualdade de carga horária, o candidato poderá optar por um dos anos/séries;

 Para concluir o curso o docente deverá permanecer no ano/série no qual se inscreveu até a conclusão do curso;

 Para fins de aferição e acompanhamento do impacto da formação na sua prática pedagógica, o docente deverá permanecer por mais um ano letivo no ano/série de inscrição, além do ano letivo de conclusão do curso.

2.1 - São pré-requisitos:  Ler e conhecer o edital; 

Ser professor regente na rede estadual de ensino (SEEDUC-RJ) na disciplina e ano/série do curso escolhido, na modalidade regular; 

 Não estar alocado exclusivamente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; 

 Ter conhecimentos básicos de informática; 

 Ter disponibilidade de horário para atualização e/ou aprofundamento de conhecimentos; 

Ter um e-mail pessoal ativo sem filtro antispam. 

Caso o candidato queira trocar uma inscrição realizada para outro curso, deverá solicitar, até três dias úteis antes do final das inscrições, por e-mail (para suporte-extensao@cecierj.edu.br), o pedido de cancelamento da inscrição, informando CPF e número de inscrição. Uma vez cancelada a inscrição, o candidato deverá realizar a nova inscrição obedecendo aos prazos contidos no calendário.

3 – DAS VAGAS

As vagas estão distribuídas por disciplina, série e unidade conforme o quadro a seguir:

Disciplina Série Vagas por unidade Total de vagas

Biologia

1ª série do Ensino Médio 45 405

2ª série do Ensino Médio 45 405

3ª série do Ensino Médio 45 405

Língua Portuguesa

9º ano do Ensino Fundamental 45 405

1ª série do Ensino Médio 45 405

2ª série do Ensino Médio 45 405

3ª série do Ensino Médio 45 405

Matemática

1ª série do Ensino Médio 45 405

2ª série do Ensino Médio 45 405

(3)

4 – DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de inscrição e seleção é realizado totalmente pela internet, no site http://cederj.edu.br/extensao, respeitando as datas e prazos previstos no item 6 – Do calendário.

4.1- Pedido de inscrição

O candidato terá acesso à ficha de inscrição pelo site http://cederj.edu.br/extensao. Para solicitar inscrição nos cursos ofertados, deve preencher ou atualizar os dados cadastrais, que são de sua responsabilidade. Ao finalizar o pedido, uma mensagem será automaticamente enviada para validação do endereço eletrônico cadastrado. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar a unidade onde deseja participar dos encontros presenciais. Não há qualquer vinculação entre a unidade de formação e a regional onde está alocada sua matrícula.

4.2 – Critérios para seleção e preenchimento das vagas

As vagas serão preenchidas por ordem de pedido de inscrição, considerando os candidatos que atendam aos pré-requisitos elencados no item 2.1.

No caso de não preenchimento de todas as vagas com o perfil definido no item 2.1., as vagas remanescentes serão distribuídas por ordem de pedido de inscrição para outros professores regentes que atuam nas disciplinas de que trata este edital, em séries diferentes do curso pretendido;

Os critérios de desempate são:

1. Ordem de inscrição neste processo seletivo; 2. Candidato mais idoso (Lei n° 10.741/04). 4.3 – Resultado

Não são enviadas mensagens sobre o resultado da seleção. Por isso, o candidato deve, no período previsto no calendário, consultar o site e verificar o resultado da seleção. Não há ordem de classificação nem lista de espera.

5 – DAS DISCIPLINAS E DO CURSO

Os Cursos de Aperfeiçoamento em Biologia, Língua Portuguesa e Matemática são gratuitos e têm carga horária de 180 horas, organizada em quatro disciplinas de 40 horas que acompanham os bimestres letivos do calendário escolar da SEEDUC-RJ, mais uma disciplina de 20 horas relacionada a práticas pedagógicas. As regras de certificação estão no item 5.5.

Os cursos fazem parte do Programa Capacita Rede e se destinam a complementar a formação dos professores da rede estadual com base na discussão de diferentes temáticas pertinentes à Educação Básica. 5.1 Da participação nas disciplinas

O login, a senha inicial e as instruções para acesso à sala de aula virtual serão informados junto com o resultado no endereço eletrônico http://cederj.edu.br/extensao.

A sala de aula virtual será habilitada somente na data prevista para o início do período letivo (ver item 6 – Do calendário). A partir de então, em todos os seus acessos o cursista deverá respeitar o Termo de Conduta na Sala de Aula (disponível em http://cederj.edu.br/extensao/termo-de-conduta/); se não o fizer, poderá ser desligado.

Será automaticamente desligado da disciplina o cursista que, sem justificativa, ficar sem participar das atividades propostas ou sem acessar a sala de aula virtual nos primeiros 20 dias corridos, o que será

classificado como “abandono”; ele será retirado da sala de aula. Esse cursista ficará impedido de participar de processo seletivo do curso por um período letivo.

Até 20 dias após o início do período letivo, o cursista poderá solicitar seu desligamento da disciplina encaminhando uma mensagem para o e-mail suporte-extensao@cecierj.edu.br mencionando os motivos pelos quais não poderá continuar. Receberá, então, um link para acessar e preencher o formulário de desistência. É de inteira responsabilidade do cursista preencher corretamente o formulário e enviá-lo. O não cumprimento dessas duas etapas caracteriza abandono do curso.

(4)

5.2 – Da avaliação

Nas disciplinas ocorrerão avaliações a distância (AD) com datas e prazos previamente determinados. Será atribuída nota 0 (zero) a qualquer avaliação não realizada.

Serão considerados aprovados os cursistas que obtiverem nota final maior ou igual a 6,0 (seis) e frequência nos encontros presenciais de no mínimo 50%. Os cursistas reprovados no bimestre serão desligados do curso.

Durante todo o curso, o quadro de notas com os resultados das avaliações está disponível na sala de aula virtual.

Os cursistas podem solicitar revisão de notas até cinco dias após o fim do período letivo. 5.3 – Das atividades presenciais

As atividades presenciais são obrigatórias e serão realizadas conforme previsto no item 6 – Do calendário, em encontros de quatro horas de duração. Será realizado no mínimo um encontro por bimestre.

As atividades presenciais poderão ser do tipo oficinas, palestras, workshops, entre outras, e serão realizadas em unidades da SEEDUC-RJ que funcionarão como polos de formação, por região e por curso. No momento da inscrição os candidatos escolherão a unidade em que desejam participar das atividades, sem ter necessariamente vinculação com a regional em que sua matrícula está alocada.

As atividades serão realizadas simultaneamente nas seguintes unidades:

Regional Município Unidade de Formação do Curso

Baixadas Litorâneas  Niterói  CE Raul Vidal

Médio Paraíba Volta Redonda  IE Professor Manuel Marinho

Metropolitana IV Rio de Janeiro ‐ Campo Grande  CE Professor Fernando Antonio Raja Gabaglia Metropolitana V Duque de Caxias  CE Professor Jose de Souza Herdy Metropolitana VI Rio de Janeiro ‐ Tijuca  CE João Alfredo

Noroeste Fluminense Itaperuna  CE Romualdo Monteiro de Barros

Norte Fluminense Campos dos Goytacazes  CE Nilo Peçanha

Serrana I Três Rios  CE Condessa do Rio Novo

Serrana II Nova Friburgo  CE Doutor Galdino do Valle Filho

A Fundação Cecierj se reserva o direito de cancelar turmas que não atingirem o número mínimo de 20 cursistas.

A Fundação Cecierj se reserva o direito de alterar o local ou cancelar as atividades presenciais caso haja necessidade. Todas as alterações de unidade ou cancelamento de atividades serão comunicadas com a devida antecedência na sala de aula virtual.

A Fundação Cecierj e a SEEDUC-RJ não custeiam despesas com deslocamento e alimentação para participação nas atividades presenciais.

5.4 – Da documentação

A Fundação Cecierj se reserva o direito de não emitir certificados e declaração de participação se o cursista não tiver enviado a documentação completa.

O envio da documentação só é necessário para os candidatos que forem selecionados. Para efeito de certificação, o cursista deverá encaminhar os seguintes documentos:

 Cópia do CPF; 

 Cópia da carteira de identidade; 

 Cópia do diploma que comprove a conclusão do curso de graduação ou declaração de conclusão com a data da colação de grau; 

(5)

A document que o curs veracidade d Prazo para certificado/d Os docum secretariaex As imagens solicitado o r Em caso de 5.5 – Da cer Será conced horas na ár secretariaex o e-mail cad O certificado entanto, só p Sob nenhum emitidos som 6 – DO CAL Cabe ao can As publica http://cederj. Inscrições Resultado Período let tação enviad ista realizar das informaç envio: Um m eclaração. mentos de xtensao@cec devem esta reenvio. dúvida, o ca rtificação dido certificad rea e série xtensao@cec dastrado, é d o de conclus poderá ser e ma alegação mente após a LENDÁRIO ndidato ficar ações e .edu.br/exten A tivo a para a Dir r; deve ser ções prestad mês após o evem ser cierj.edu.br. A ar legíveis, e andidato pod do de Aperfe escolhida. O cierj.edu.br in e 60 dias a c são do curso emitido para serão encam a conclusão atento ao ca divulgações nsao/ na data Atividades etoria de Ext reenviada s as no ato de início do per enviados A mensagem em formato p erá enviar e-eiçoamento a O certificado nformando o contar da dat o só poderá os aprovado minhados ce do curso. Nã alendário par s relativas a marcada, s xtensão da F se estiver d e inscrição é ríodo letivo. A por mei m deve inform pdf ou jpg, n -mail para se ao cursista q deverá ser o curso. O pr ta da solicita ser solicitad os que esteja ertificados e ão serão em ra não perde a este sempre a pa undação Ce desatualizada de responsa A perda do p o eletrôni mar o nome na orientaçã ecretariaexte que cumprir c r solicitado à razo para en ação. do até cinco am em dia co declarações itidas declar er nenhuma d edital se rtir das 16h d De 28 d De 17 de a cierj é válida a; e tem va abilidade do c prazo acarret co para do curso. ão da leitura ensao@cecie com aprovaç à secretaria nvio, sempre anos após a om a docume pelos Corre ações no de das etapas d erão dispo da data prev Dat de junho a 05 12 de agos agosto de 201 a para todas alidade de cursista. tará atraso n o endereç . Caso não erj.edu.br ção a carga h pelo endere e por meio el a aprovação entação (ver eios. Os cert ecorrer do cu do processo. onibilizadas vista. tas 5 de agosto d sto de 2019 19 a 30 de julh as disciplina dois anos. na emissão d ço eletrônic estejam, ser horária de 18 eço eletrônic etrônico, par no curso. N r item 5.4). ificados serã rso. na págin de 2019 ho de 2020 as A do co rá 80 co ra No ão na

(6)

Atividade p Atividade p Prazo para Curso de In 7 – DISPOS Os casos om Educação S 8 - ANEXO I C presencial do presencial do a envio da do ntrodução à SIÇÕES FINA missos serão Superior a D I – Endereço Unid IE Profe CE Professor Fe CE Profes C CE Romua C CE Co CE Douto o 3º bimestre o 4º bimestre ocumentação Sala de Aula AIS o resolvidos p Distância do o das escola dade de forma CE Raul Vidal essor Manuel M rnando Antonio sor José de Sou CE João Alfredo aldo Monteiro d CE Nilo Peçanha ondessa do Rio  or Galdino do Va e e o a Virtual (opc pela Diretori o Estado do as que func ação Marinho o Raja Gabaglia uza Herdy o de Barros a Novo alle Filho cional) ia de Extens Rio de Jane cionarão com R. Dr. F Rua 43 27264‐ a R. Gen Rio de  R. Prof e Cinco Boulev Janeiro R. José Itaperu R. Dr. L Goytac R. Pref 25804‐ Pça. Co Friburg At De 17 de são da Fund eiro. mo unidade Fróes da Cruz 3, 52 ‐ Vila San ‐110  . Cordolino de Janeiro‐RJ, 23 fessor José de o de Agosto, D vard 28 de Set o‐RJ, 20551‐03 é de Oliveira C una‐RJ, 28300 Lacerda Sobri cazes‐RJ, 2801 f. Joaquim Jos ‐020  onselheiro Da go‐RJ, 28625‐0 17 de agos 26 de outub é 17 de sete agosto a 02 dação Centr de formaçã Endereço , 2 ‐ Centro, N nta Cecília, Vo e Azevedo, 11 3081‐240  e Souza Herdy Duque de Cax tembro, 109 ‐ 30  Campos, 61 ‐ C 0‐000  nho, 119 ‐ Ce 10‐075  sé Ferreira, 57 antas, s/n ‐ Pa 000  sto de 2019 bro de 2019 embro de 201 de setembro ro de Ciênci ão Niterói‐RJ, 240 olta Redonda‐ 10 ‐ Campo G y, 450 ‐ Jardim xias‐RJ, 25075 ‐ Vila Isabel, R Cidade Nova, entro, Campos 7 ‐ Três Rios‐R aissandu, Nov 19 o de 2019 ias e 030‐030 ‐RJ,  rande,  m Vinte  5‐220  Rio de  s dos  RJ,  va 

Referências

Documentos relacionados

As provas institucionais (G1 e G2) ocorrerão quando do fim de seu afastamento, 1 (uma) semana após o seu termo, devendo cada prova ser ministrada na data da aula regular

Gustavo Henrique Paschoal / Marco Aurélio Gomes Barboza

Após uma breve reflexão sobre a natureza da imagem digital e seu distanciamento cada vez maior como registro do real, tratamos aqui do ensino da Fotografia no âmbito do

 VI-criadouro científico de fauna silvestre para fins de conservação;  VII-criadouro comercial de fauna silvestre;.  VIII-estabelecimento comercial de fauna silvestre;

Como pode ver na foto-.. Quando for exibido o módulo pretendido, pressione de novo no botão ENTER, que permite iniciar a configuração dos parâme- tros. As setas

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): anemia; aumento de peso; insônia; tonturas; dores de cabeça; diarreia; náusea;

Cumpre à Direção da Associação de Solidariedade Social de Ponte de Sor de acordo com as disposições legais e estatuárias submeter à apreciação da Assembleia Geral o presente

A NR-6 é uma norma regulamentadora de número seis, onde se aborda os equipamentos de proteção individuais, que a empresa são obrigadas a fornecer aos seus funcionários para fins