• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. ESCITALOPRAM ECITRIX 5 mg, 10 mg, 15 mg e 20 mg Comprimidos Revestidos por Película

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. ESCITALOPRAM ECITRIX 5 mg, 10 mg, 15 mg e 20 mg Comprimidos Revestidos por Película"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

ESCITALOPRAM ECITRIX 5 mg, 10 mg, 15 mg e 20 mg Comprimidos Revestidos por Película

Escitalopram

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1.O que é ESCITALOPRAM ECITRIX e para que é utilizado 2.Antes de tomar ESCITALOPRAM ECITRIX

3.Como tomar ESCITALOPRAM ECITRIX 4.Efeitos secundários possíveis

5.Como conservar ESCITALOPRAM ECITRIX 6.Outras informações

1.O QUE É ESCITALOPRAM ECITRIX E PARA QUE É UTILIZADO

ESCITALOPRAM ECITRIX é um medicamento para o tratamento da depressão (episódios depressivos major).

Escitalopram pertence a um grupo de antidepressivos conhecidos como inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRSs). Estes medicamentos actuam no sistema serotoninérgico do cérebro aumentando o nível de serotonina. As perturbações no sistema serotoninérgico são consideradas um factor importante no desenvolvimento de depressão e doenças relacionadas.

Escitalopram Ecitrix pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão

2.ANTES DE TOMAR ESCITALOPRAM ECITRIX Não tome ESCITALOPRAM ECITRIX

-se tem alergia (hipersensibilidade) ao escitalopram ou a qualquer outro componente de ESCITALOPRAM ECITRIX.

-se toma ou tomou outros medicamentos usados para o tratamento da depressão (os chamados inibidores não selectivos/irreversíveis da MAO tais como fenelzina,

(2)

isocarboxazide, nialamida ou tranilcipromina). Em caso afirmativo, deve deixar passar um período de 14 dias antes de poder começar a tomar ESCITALOPRAM ECITRIX. Caso tenha alguma dúvida, informe-se com o seu médico.

Tome especial cuidado com ESCITALOPRAM ECITRIX

Administração a crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos

ESCITALOPRAM ECITRIX não deve ser utilizado em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos. Existe um aumento do risco em crianças e adolescentes para efeitos secundários tais como tentativa de suicídio, ideação suicida e hostilidade (principalmente agressão, desafio e raiva). No entanto, o médico pode prescrever ESCITALOPRAM ECITRIX a doentes com idade inferior a 18 anos caso considere que é aconselhável. Devido aos efeitos secundários mencionados anteriormente, as crianças e os adolescentes que tomam ESCITALOPRAM ECITRIX, devem ser cuidadosamente monitorizados. Deve informar o seu médico caso um doente com idade inferior a 18 anos desenvolva um dos sintomas referidos acima ou caso os sintomas se agravarem. Os efeitos de longo prazo relativamente a crescimento, maturidade e ao desenvolvimento da percepção, pensamento e comportamento não foram estabelecidos em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos.

-se toma ou tomou outros medicamentos usados para o tratamento da depressão (os chamados inibidores selectivos/reversíveis da MAO tais como moclobemida). Em caso afirmativo, deve deixar passar um período de 1 dia antes de poder começar a tomar ESCITALOPRAM ECITRIX.

-se está a descontinuar o tratamento com ESCITALOPRAM ECITRIX para poder iniciar o tratamento com um inibidor da MAO. Deve deixar passar um período de 7 dias antes de poder tomar novamente um inibidor da MAO.

ATENÇÃO: Leia o seguinte aviso:

Embora a administração simultânea de ESCITALOPRAM ECITRIX e de inibidores selectivos/reversíveis da MAO, tais como a moclobemida, não seja geralmente recomendada, o seu médico pode prescrever esta combinação. Em casos isolados a combinação é útil. Fale com o seu médico se tiver dúvidas. Caso uma combinação desse tipo seja absolutamente necessária, deve iniciar o tratamento com a dose mais baixa possível. Em seguida deve ser seguido clinicamente o mais próximo possível. Se desenvolver febre alta, cãibras musculares, tremores/contracções musculares, ou se ficar excitado ou confuso em qualquer momento durante o tratamento com este medicamento, contacte imediatamente o seu médico. Podem ser sinais da chamada síndrome da serotonina. É um efeito secundário grave. Ambos os medicamentos devem ser descontinuados imediatamente.

-se sofre de uma perturbação grave da função hepática. A dose de escitalopram terá de ser ajustada especialmente para si.

(3)

-se tem diabetes. O tratamento com ESCITALOPRAM ECITRIX pode alterar os seus valores de açúcar no sangue. A dose de insulina e/ou a dose do medicamento para baixar o açúcar no sangue podem necessitar de ser ajustadas.

-se sofre de um estreitamento dos vasos coronários (doença cardíaca coronária). Em caso afirmativo, deve tomar cuidado quando estiver a ser tratado com ESCITALOPRAM ECITRIX.

-se detectar um aumento dos sintomas de ansiedade no início do tratamento com ESCITALOPRAM ECITRIX. No entanto, esta reacção desaparece normalmente, por si mesma, no prazo de 2 semanas. A probabilidade de aparecerem sintomas de ansiedade é menor se tomar uma dose mais baixa de ESCITALOPRAM ECITRIX.

-se tem epilepsia. ESCITALOPRAM ECITRIX não deve ser utilizado em epilepsia instável. Os doentes cuja epilepsia se encontra controlada só devem utilizar ESCITALOPRAM ECITRIX sob supervisão médica especial. O medicamento deve ser interrompido assim que houver um aumento da frequência de convulsões. Se tiver convulsões pela primeira vez durante o tratamento com ESCITALOPRAM ECITRIX, informe o seu médico imediatamente. O medicamento deve ser descontinuado.

-se sofre de doença maníaco-depressiva, e desenvolver uma fase maníaca durante o tratamento com ESCITALOPRAM ECITRIX (caracterizada por sentimentos de elação relacionados com a doença), deve descontinuar imediatamente o medicamento e informar o seu médico.

-se tem uma tendência aumentada para hemorragias. Os medicamentos do mesmo tipo que ESCITALOPRAM ECITRIX podem provocar hemorragias na pele, ocorrendo a formação de nódoas negras com maior frequência do que o normal. Deve ter um cuidado especial se tem tendência para hemorragias e estiver a tomar medicamentos que inibem a coagulação do sangue, tais como ácido acetilsalicílico, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, alguns antipsicóticos, e antidepressivos tricíclicos. O risco também aumenta se simultaneamente estiver a tomar medicamentos para reduzir o risco de trombose (ticlopidina e dipiridamol).

-dado que o escitalopram pode, em casos raros, provocar uma falta de sódio no seu sangue, tome especial cuidado se tiver uma doença chamada cirrose, se for idoso ou se estiver a tomar escitalopram em conjunto com outros medicamentos conhecidos também por provocarem uma diminuição de sódio no sangue.

-se estiver a ser submetido a terapia electroconvulsiva ou se estiver preste a iniciar esse tratamento. A experiência relativamente à combinação de ESCITALOPRAM ECITRIX e terapia com choque eléctricos é limitada. Por essa razão, o tratamento com ESCITALOPRAM ECITRIX deve ser realizado com o máximo cuidado caso esteja a ser efectuada simultaneamente uma terapia com choques eléctricos.

(4)

-se detectar sintomas de agitação, tais como a necessidade de se movimentar e incapacidade de estar sentado ou permanecer quieto. Estes sintomas podem ocorrer nas primeiras semanas de tratamento. O aumento da dose pode agravar os sintomas.

-se tiver pensamentos de auto-agressão ou de suicídio durante o tratamento com ESCITALOPRAM ECITRIX. As doenças depressivas podem estar associadas com um aumento do risco de ideação suicida, de comportamentos de auto-agressão ou de suicídio. Este risco permanece elevado até que exista uma melhoria significativa da sua depressão, o que pode levar algumas semanas após o início do tratamento. Por esse motivo, até que haja uma melhoria deve estar sob supervisão médica especial. Caso, durante o tratamento, detectar quaisquer pensamentos suicidas ou comportamentos de auto-agressão, informe imediatamente o seu médico. Fale com os seus familiares e com as pessoas que o tratam sobre este risco. Poderão ajudá-lo caso desenvolva esses sintomas. -se também estiver a tomar outros medicamentos que possuam algum efeito sobre a serotonina. Sintomas como agitação, tremores, espasmos musculares e sentir-se quente podem indicar o desenvolvimento de uma síndrome da serotonina.

Tomar ESCITALOPRAM ECITRIX com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

ESCITALOPRAM ECITRIX não deve ser tomado em conjunto com os seguintes medicamentos:

Inibidores não selectivos/irreversíveis da MAO (alguns outros medicamentos para o tratamento da depressão tais como fenelzina, isocarboxazide, nialamida ou tranilcipromina).

ESCITALOPRAM ECITRIX deve ser utilizado com precaução quando tomado em conjunto com os seguintes medicamentos:

Inibidores selectivos/reversíveis da MAO (outros medicamentos para o tratamento da depressão tais como moclobemida).

Lítio (medicamento utilizado no tratamento da perturbação maníaco-depressiva).

Selegilina (medicamento utilizado para o tratamento da doença de Parkinson). Se desenvolver temperatura elevada ou cãibras musculares, ou ficar excitado ou confuso, deve informar o seu médico imediatamente.

Flecainida, propafenona (medicamentos para o tratamento de perturbações do ritmo cardíaco). A sua dose de escitalopram deve ser ajustada.

Metoprolol (medicamento para o tratamento de doença cardíaca). A sua dose de escitalopram deve ser ajustada.

Dessipramina, clomipramina e nortriptilina (medicamentos para o tratamento da depressão). A sua dose de escitalopram deve ser ajustada.

(5)

Alguns medicamentos para o tratamento de doenças mentais (por exemplo, risperidona, tioridazina e haloperidol). A sua dose de escitalopram deve ser ajustada.

Sumatriptano e medicamentos similares (utilizados para tratamento da enxaqueca), tramadol (medicamento para o alívio da dor), triptofano (medicamento para o tratamento da defecação). Quando tomados em conjunto com escitalopram, aumenta o risco de efeitos secundários. Se desenvolver temperatura elevada ou cãibras musculares, ou ficar excitado ou confuso, deve informar o seu médico imediatamente.

Cimetidina, omeprazol, esomeprazol e lansoprazol (medicamentos utilizados para tratamento de úlceras do estômago), fluvoxamina (medicamento utilizado para o tratamento da depressão) e ticlopidina (medicamento para diluir o sangue). Estes medicamentos podem aumentar os níveis sanguíneos de escitalopram, pelo que a sua dose de escitalopram pode necessitar de ser reduzida.

Erva de S. João (preparação à base de plantas utilizada para o tratamento da depressão). Quando tomada em conjunto com escitalopram pode aumentar o risco de efeitos secundários.

Anticoagulantes orais (medicamentos para diluir o sangue tais como varfarina, dipiridamol e fenprocoumon. Se está a tomar medicamentos deste tipo juntamente com escitalopram, o tempo de coagulação deve ser cuidadosamente monitorizado no início ou no final do tratamento com ESCITALOPRAM ECITRIX.

Mefloquina (usada no tratamento da malária), bupropiona (usada no apoio à redução da dependência da nicotina), tramadol (usado no alívio da dor), antidepressivos (antidepressivos tricíclicos, ISRSs), neurolépticos (fenotiazina, tioxanteno e butirofenona). Tal como ESCITALOPRAM ECITRIX, estes medicamentos podem reduzir o patamar de convulsões. Por esse motivo, é aconselhada precaução quando administrados simultaneamente com escitalopram.

Tomar ESCITALOPRAM ECITRIX com alimentos e bebidas

Durante o tratamento com ESCITALOPRAM ECITRIX não deve beber álcool. Gravidez e aleitamento

ESCITALOPRAM ECITRIX não deve ser tomado durante a gravidez, a menos existam razões de força maior para o fazer. O seu médico irá tomar a decisão depois de ponderar cuidadosamente os riscos e benefícios. Informe o seu médico se está grávida ou se está a planear engravidar.

Discuta os possíveis riscos com o seu médico antes de começar a tomar ESCITALOPRAM ECITRIX. A administração de ESCITALOPRAM ECITRIX durante os últimos 3 meses de gravidez, pode provocar sintomas de abstinência nos recém-nascidos. Caso tenha tomado ESCITALOPRAM ECITRIX até ao momento do parto, os seguintes sintomas podem aparecer no seu bebé: insuficiência respiratória, cianose, paragem respiratória, convulsões, instabilidade da temperatura, vómitos, níveis baixos de açúcar no sangue, músculos rígidos ou flácidos, reflexos intensos, tremores, agitação, irritabilidade, letargia, choro constante, dificuldades em mamar ou em dormir.

(6)

O seu bebé deve ser alvo de supervisão médica especial caso tenha tomado ESCITALOPRAM ECITRIX nas últimas fases da gravidez. Caso ESCITALOPRAM ECITRIX for administrado durante a gravidez, o tratamento não deve ser interrompido de forma súbita.

O escitalopram pode passar para o leite materno. Não deve amamentar durante o tratamento com ESCITALOPRAM ECITRIX.

Condução de veículos e utilização de máquinas

ESCITALOPRAM ECITRIX pode afectar o discernimento e a velocidade de reacção. Por esse motivo, deve tomar as devidas precauções durante a condução, a utilização de máquinas, o trabalho a grandes alturas e o desempenho de actividades que exijam bastante concentração.

3.COMO TOMAR ESCITALOPRAM ECITRIX

Escitalopram não deve ser utilizado em crianças e adolescentes (para informação adicional ver secção 2).

Tomar ESCITALOPRAM ECITRIX sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Excepto se prescrito de outra forma pelo médico, a dose habitual para adultos é:

10 mg de ESCITALOPRAM ECITRIX uma vez por dia. Se necessário, a dose pode ser aumentada pelo seu médico. A dose máxima recomendada é de 20 mg de ESCITALOPRAM ECITRIX uma vez por dia.

Engula os comprimidos inteiros com um pouco de água. Pode tomar os comprimidos com ou sem alimentos.

Se necessário, os comprimidos podem ser divididos em duas metades iguais. Doentes idosos

Os doentes idosos iniciam o tratamento com 5 mg de ESCITALOPRAM ECITRIX uma vez por dia. O seu médico poderá combinar consigo um possível aumento da dose.

Doentes com distúrbios da função hepática

A dose diária recomendada para doentes com distúrbios da função hepática é de 5 mg de ESCITALOPRAM ECITRIX uma vez por dia. Após 2 semanas o seu médico pode aumentar a dose para 10 mg de ESCITALOPRAM ECITRIX uma vez por dia.

(7)

Doentes com distúrbios da função renal ligeiros a moderados

Não é necessário qualquer ajuste da dose se sofrer de distúrbios da função renal ligeiros a moderados.

Doentes com distúrbios graves da função renal

Os doentes com distúrbios graves da função renal só devem tomar ESCITALOPRAM ECITRIX depois de consultarem o seu médico.

Durante quanto tempo deve continuar a tomar ESCITALOPRAM ECITRIX?

O seu médico irá determinar durante quanto tempo deve continuar a tomar ESCITALOPRAM ECITRIX.

Tal como acontece com outros medicamentos para o tratamento da depressão, pode demorar algumas semanas até que se comece a sentir melhor. Continue a tomar os comprimidos mesmo que demore algum tempo até se sentir melhor.

Em qualquer circunstância deve consultar o seu médico com antecedência antes de proceder a quaisquer alterações na posologia.

A duração do tratamento varia. Continue a tomar os comprimidos revestidos por película tal como prescrito pelo seu médico, mesmo que já se esteja a sentir melhor. Se parar de tomar os comprimidos revestidos por película, os seus sintomas podem regressar. Por essa razão, o tratamento deve continuar durante pelo menos 6 meses após o desaparecimento dos sintomas.

Se tomar mais ESCITALOPRAM ECITRIX do que deveria

Se tomou mais ESCITALOPRAM ECITRIX do que deveria, ou se alguém por engano tomou a sua medicação, contacte o seu médico ou a urgência do hospital mais próximo imediatamente. Leve a embalagem do medicamento consigo para poder mostrar ao médico qual o medicamento que tomou. O médico irá decidir quais as medidas a tomar. Os sintomas de sobredosagem podem incluir: tonturas, tremores, agitação, sonolência, perda de consciência, convulsões, alterações do ritmo cardíaco.

Caso se tenha esquecido de tomar utilizar ESCITALOPRAM ECITRIX

Caso se tenha esquecido de tomar uma dose de ESCITALOPRAM ECITRIX continue o tratamento quando for o momento da dose seguinte. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar ESCITALOPRAM ECITRIX

Não pare de tomar ESCITALOPRAM ECITRIX até que o seu médico lhe diga para o fazer. Quando tiver completado o seu tratamento, é geralmente recomendado que a dose

(8)

de ESCITALOPRAM ECITRIX seja gradualmente reduzida ao longo de algumas semanas.

Quando parar de tomar Escitalopram, especialmente se for de forma abrupta, pode sentir sintomas de descontinuação. Estes são comuns quando o tratamento com ESCITALOPRAM ECITRIX é interrompido. O risco é mais elevado quando ESCITALOPRAM ECITRIX tiver sido usado durante um longo período de tempo ou em doses elevadas ou quando a dose é reduzida de forma demasiado rápida. A maioria das pessoas considera que os sintomas são ligeiros e que desaparecem por si mesmos em duas semanas. No entanto, em alguns doentes eles podem ser graves em intensidade ou podem prolongar-se (2-3 meses ou mais). Se tiver sintomas de descontinuação graves quando parar de tomar ESCITALOPRAM ECITRIX, contacte o seu médico. Este pode pedir-lhe para voltar a tomar os seus comprimidos novamente e reduzir a dose mais lentamente. Os sintomas de descontinuação incluem: sensação de tonturas (instável ou sem equilíbrio), sensação de formigueiro, sensação de queimadura e (com menor menos frequência) sensação de choques eléctricos, incluindo na cabeça, perturbações do sono (sonhos vívidos, pesadelos, incapacidade de dormir), sentir-se ansioso, dores de cabeça, sentir-se enjoado (náuseas), sudação (incluindo suores nocturnos), sentir-se inquieto ou agitado, tremor (sentir-se a tremer), sentir-se confuso ou desorientado, sentir-se emocionado ou irritado, diarreia (fezes soltas), perturbações visuais, batimentos do coração agitados ou fortes (palpitações).

Não existe qualquer evidência de que escitalopram provoque dependência.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4.EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, ESCITALOPRAM ECITRIX pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

A avaliação dos efeitos secundários é baseada na seguinte informação de frequência: Muito frequentes: Em mais do que 1 em 10 doentes tratados

Frequentes: Em menos do que 1 em 10, mas em mais do que 1 em 100 doentes tratados

Pouco frequentes: Em menos do que 1 em 100, mas em mais do que 1 em 1.000 doentes tratados

Raros: Em menos do que 1 em 1.000, mas em mais do que 1 em 10.000 doentes tratados Muito raros: Em menos do que 1 em 10.000 doentes

tratados, desconhecido (não pode ser estimado a partir dos dados disponíveis)

(9)

Os efeitos secundários listados ocorrem com maior frequência na primeira ou segunda semanas de tratamento. Normalmente diminuem com a continuação do tratamento. Doenças do sangue e do sistema linfático

Desconhecido: falta de plaquetas (trombocitopenia) Doenças do sistema imunitário

Raros:Queda pronunciada da tensão arterial, pele pálida, inquietação, pulso rápido fraco, pele húmida e fria, diminuição da consciência, provocados por hipersensibilidade a alguns componentes (reacção anafiláctica)

Doenças endócrinas

Desconhecido secreção inadequada da hormona antidiurética (ADH) Doenças do metabolismo e da nutrição

Frequentes:diminuição do apetite, aumento do apetite

Desconhecido: Redução do conteúdo de sódio no sangue (hiponatrémia) com sintomas como sentir-se enjoado (náusea), sentir-se doente, fraqueza muscular, confusão

Perturbações do foro psiquiátrico

Frequentes:ansiedade, inquietação, sonhos anómalos, diminuição do desejo sexual (redução da libido), perturbações do orgasmo (nas mulheres)

Pouco frequentes:ranger dos dentes durante a noite (bruxismo), agitação, nervosismo, ataques de pânico, confusão

Raros:agressão, sentir-se desligado de si próprio (despersonalização), alucinações, ideação suicida, comportamento suicida

Desconhecido: mania

Doenças do sistema nervoso

Frequentes:insónia, sonolência, tonturas, sensação de formigueiros (parestesia), tremor Pouco frequentes:alteração do paladar, perturbações do sono, inconsciência (síncope) Raros:síndroma da serotonina (ver também em 2. "ANTES DE TOMAR ESCITALOPRAM ECITRIX")

Desconhecido: tremores (discinesia), perturbações do movimento, convulsões Afecções oculares

Pouco frequentes:dilatação da pupila (midríase), visão turva Afecções do ouvido e do labirinto

Pouco frequentes:sons de campainhas nos ouvidos (tinido) Cardiopatias

Pouco frequentes:ritmo cardíaco acelerado (taquicardia) Raros:ritmo cardíaco lento (bradicardia)

Vasculopatias

(10)

Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino

Frequentes:inflamação nasal e dos seios nasais (sinusite), bocejo Pouco frequentes:sangramento nasal (epistaxe)

Doenças gastrointestinais

Muito frequentes:sentir-se enjoado (náusea)

Frequentes:diarreia, obstipação, vómitos, boca seca,

Pouco frequentes:hemorragias do estômago e dos intestinos (incluindo hemorragia rectal) Afecções hepatobiliares

Desconhecido: inflamação do fígado (hepatite) Afecções dos tecidos cutâneos e subcutâneos Frequentes:aumento da transpiração

Pouco frequentes:pápulas (urticária), perda de cabelo, erupção cutânea, comichão (prurido)

Desconhecido: hemorragias sob a pele (equimose), inchaço das membranas mucosas e da pele (angioedema)

Afecções músculo-esqueléticas e dos tecidos conjuntivos

Frequentes:dor nas articulações (artralgia), dor muscular (mialgia) Doenças renais e urinárias

Desconhecido: dificuldades em urinar Doenças dos órgãos genitais e da mama

Frequentes:perturbações da ejaculação, impotência (nos homens)

Pouco frequentes:menstruações intensas (menorragia), hemorragia entre ciclos menstruais (metrorragia) nas mulheres

Desconhecido: erecção contínua (priapismo) nos homens, secreção de leite dos mamilos (galactorreia)

Perturbações gerais e alterações no local de administração Frequentes:cansaço, febre

Pouco frequentes:inchaço por retenção de líquidos (edemas)

Exames complementares de diagnóstico Frequentes:Aumento de peso

Pouco frequentes:Diminuição de peso

Desconhecido:Aumento da quantidade de enzimas hepáticas no sangue (detectadas por análises sanguíneas)

Para além das mencionadas, observam-se as seguintes reacções adversas com medicamentos que pertencem à mesma classe terapêutica que o escitalopram (a

(11)

substância activa de ESCITALOPRAM ECITRIX: necessidade de se movimentar ou incapacidade de estar sentado ou permanecer quieto (agitação psicomotora /acatisia) e perda de apetite (anorexia).

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5.COMO CONSERVAR ESCITALOPRAM ECITRIX Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize ESCITALOPRAM ECITRIX após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e na embalagem “blister”. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6.OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de ESCITALOPRAM ECITRIX A substância activa é escitalopram

Os outros componentes são: Núcleo do comprimido

Celulose microcristalina (E460), croscarmelose sódica (E468), sílica coloidal anidra, estearato de magnésio (E470b)

Película de revestimento do comprimido

Hipromelose (E464), dióxido de titânio (E171), Macrogol 400

Qual o aspecto dos comprimidos revestidos por película ESCITALOPRAM ECITRIX e conteúdo da embalagem

ESCITALOPRAM ECITRIX 5 mg são comprimidos revestidos por película, redondos, brancos, biconvexos.

(12)

ESCITALOPRAM ECITRIX 10 mg / 15 mg / 20 mg são comprimido revestidos por película ovais, brancos, ranhurados numa das faces. Os comprimidos podem ser divididos em metades iguais.

ESCITALOPRAM ECITRIX está disponível em embalagens de

[7, 14, 15, 20, 28, 30, 49, 50, 56, 60, 84, 90, 98, 100, 500 comprimidos (embalagens “blister”)

30 x 1, 100 x 1 (embalagem “blister” de dose única)] comprimidos revestidos por película.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Ratiopharm Lda Edifício Tejo, 6 Piso Rua Quinta do Pinheiro

2790 – 143 Carnaxide – Portugal Fabricante

Dragenopharm Apotheker Püschl GmbH & Co. KG, Göllstraße 1, 84529 Tittmoning, Alemanha

Biofarm Sp. z.o.o., ul. Walbrzyska 13, PL-60-198 Poznan, Polónia

Referências

Documentos relacionados

O programa tem por finalidade criar oportunidades de conclusão do ensino básico para jovens de 15 a 24 anos, pertencentes às classes sociais mais vulneráveis, que não

Para assegurar o cumprimento do dever constitucional do Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, dispor sobre a fixação do subsídio dos Ministros

 Original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone) original e cópia - caso não possa apresentar a

Para tanto, esse objetivo maior se desdobra em outros, pois exige: investigar a importância da leitura e o significado da literatura clássica como criação

 COLETA (Sistema Integrado de Coleta Sinco).. d.3) telemático, de 2019 até o presente, oficiando-se empresa Facebook para que forneça, a respeito das plataformas

“Strong and weak ties” (relações fortes e fracas) foi o termo utilizado por GRANOVETTER (1985) para qualificar a intensidade das relações entre atores, assumindo

O estudo levará em conta quatro dimensões para determinar a viabilidade das propostas: a primeira é a operacional, que tem como objetivo principal responder a

*IV- refrigeração e estocagem do leite; VI- higiene de superfícies, equipamentos e instalações; IX- manejo de ordenha e pós-ordenha; X- adequação das