• Nenhum resultado encontrado

Palmela: um Concelho, um Museu Museu Municipal de Palmela - Serviço Educativo. Ano letivo 2014/15

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palmela: um Concelho, um Museu Museu Municipal de Palmela - Serviço Educativo. Ano letivo 2014/15"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Palmela: um Concelho, um Museu

Museu Municipal de Palmela - Serviço Educativ

o

(2)

Em destaque

Maleta Pedagógica Arte2 – património azulejar do concelho de Palmela

Extensões museológicas

Quinta Pedagógica de S. Paulo Espaço Fortuna

Moinhos Vivos da serra do Louro

Quinta Pedagógica Caramela – Fundação COI

Museu do Ovelheiro. Entre a serra e o céu. O maneio das ovelhas. Museu da Saúde – Águas de Moura

Teatro O Bando

Para participar

Dias comemorativos

Oferta permanente

Castelo de Palmela

Cineteatro S. João: Arte e Memória

Percursos. Para ir, descobrir e sentir...

Terras da Moura Encantada Arrábida. Património da Região Palmela – Centro Histórico

Pé ante pé… descobre o que a vila é! Pinhal Novo – Enigmas do Jardim

As Grutas artificiais do Casal do Pardo – Um espaço simbólico Palmela a caminhar...

Museu vai à escola

Da uva ao vinho – beber saudável! Envio-te uma mensagem

Grafia antiga. Oficina de escrita

Recursos Pedagógicos

Maletas Pedagógicas

Museu de Mão-em-Mão

Poder Local. Eu Conheço. Eu Participo!

Arte2 – património azulejar do concelho de Palmela

Gigantes, cabeçudos e outras coisas do arco-da-velha O Castelo de Palmela e a Ordem de Santiago

Hermenegildo Capelo e o seu tempo Pinhal Novo e os caminhos-de-ferro

José Maria dos Santos – um proprietário agrícola dinâmico A vinha e o vinho em Palmela – o olhar dos mais novos Os Caramelos

Pão na serra do Louro – à descoberta dos moinhos Zambujal – por rotas romanas e arrozais

30 anos de Abril no concelho de Palmela Eu sou história e património

Centro Histórico de Palmela: Patrimónios Pé ante pé… descobre o que a vila é!

Exposições itinerantes

Forais de Palmela

Crescer saudável com o nosso Património Memórias do habitar – Cultura Caramela

Centenário da Revolução Republicana (1910 – 2010) 25 de Abril na Imprensa

Viagem pelos caminhos-de-ferro – Comboios e ferroviários em Pinhal Novo As sociedades filarmónicas do concelho de Palmela

As Grutas artificiais de Quinta do Anjo. Memória Arqueológica E da uva fez-se o vinho

(3)
(4)

Em destaque

Parte da Missão do Museu Municipal de Palmela é partilhar e divulgar informação relativa à história e cultura do concelho. Com o objetivo de tornar os resultados da investigação cada vez mais acessíveis, assim como de dotar os professores, edu-cadores e alunos de autonomia na pesquisa e conhecimento sobre a nossa história, o Serviço Educativo do Museu Munici-pal tem vindo a criar e a disponibilizar recursos pedagógicos na página web da autarquia. Desta forma, acreditamos que nos situamos mais próximo da comunidade, assim como cre-mos que estacre-mos a contribuir para o cumprimento da nossa missão, já que é no Serviço Educativo que reside a essência do Museu Municipal.

Arte

2

. O Património Azulejar do Concelho de Palmela

Este novo recurso tem como objetivo dar a conhecer a im-portância do património azulejar e a sua presença em monu-mentos do concelho de Palmela, assim como motivar para a criação artística.

Surge como forma de preparação e/ou complemento à visita ao Espaço Fortuna – entidade parceira do Museu Municipal de Palmela.

Existe, igualmente, uma maleta física, composta por um con-junto significativo de materiais e de propostas de atividades, que está disponível, ao longo do ano letivo, para viajar entre escolas e outras entidades interessadas.

(5)
(6)

Extensões Museológicas

Quinta Pedagógica de S. Paulo

Nasce com o objetivo de ser um veículo transmissor de conhe-cimento e também um espaço de experimentação e reflexão; local de eleição para conhecer e estudar o trabalho rural, a cultura da região e as suas técnicas agropecuárias.

A Quinta funciona em articulação com o calendário letivo do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. Recebe visitas das 10h00 às 12h30, sendo este o melhor horário para respeitar as ne-cessidades dos animais.

http://quinta.amrs.pt/quintaped.html

Orientação: Equipa Quinta Pedagógica | Duração: 2h30 | Público-alvo: Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclo) | Calendário: de 2ª a 6ª feira - 10h00

e às 14h00

Espaço Fortuna

Dada a história e a arquitetura do complexo, este espaço convida a um encontro com a tradição do barro e do azulejo, artes que individualizam as raízes de um povo, testemunham o seu passa-do e dão expressão à sua cultura. Do forno à pintura, em peque-nas peças ou em grandes painéis de azulejo, cada objeto é único porque nasce do mistério e da força do artificie. Através de uma visita de sensibilização e valorização dos saberes-fazer associados à região, propormos que criem as suas próprias peças.

www.espacofortuna.com

Mãos que moldam e criam (opção a)

Abordagem ao ofício tradicional de Oleiro. Promover a cria-tividade artística durante a modelação e construção de uma peça em barro.

Orientação: Equipa Espaço Fortuna | Local: Espaço Fortuna | Duração: 1h30 Público-alvo: Educação Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário | Público em geral | Calendário: de 3ª a 5ª feira, às 10h00 e às 14h00. 6ª feira – 10h00

Traços de cor em azulejo (opção b)

Abordagem às técnicas tradicionais utilizadas na azulejaria, promovendo a criatividade artística.

Orientação: Equipa Espaço Fortuna | Local: Espaço Fortuna | Duração: 1h30 Público-alvo: Educação Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário | Público em geral | Calendário: de 3ª a 5ª feira, às 10h00 e às 14h00. 6ª feira – 10h00

Moinhos Vivos da serra do Louro

Visita de sensibilização ao património molinológico através do conhecimento do ciclo do cereal e do pão; da profissão de moleiro e dos mecanismos e instrumentos de trabalho ligados à moagem e à produção do pão. A atividade vive da explora-ção dos sentidos: ouvir os sons, mexer na farinha, ver as cores e as formas, cheirar e “provar” o pão.

www.biosani.com

Orientação: Equipa MM-SE | Local: Centro Moinhos Vivos na Serra do Louro, Palmela | Duração: 1h30 | Público-alvo: Educação Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário | Público em geral | Calendário: março a junho, 2ª a 5ª feira, às 10h00.

(7)

Quinta Pedagógica Caramela

– Fundação COI

Situada na Palhota, a Quinta da Casa Caramela é um espaço pedagógico onde cada visitante tem a oportunidade de sentir o quotidiano do mundo rural, através da visita a uma casa de tipologia caramela. Durante a visita será possível recriar diversas experiências tais como a confeção de doçaria e outros produtos regionais, a agricultura e o tratamento dos animais (a quinta dispõe de burros, ovelhas, galinhas, patos, coelhos…). Para além desta componente tradicional, as questões ambientais são também abordadas através da perceção da importância das energias renováveis e do não desperdício de recursos.

www.fundacao-coi.pt

Orientação: Monitor da Fundação COI | Local: Quinta Casa Caramela (Palhota) | Duração: 2h00 | Público-alvo: Educação Pré-Escolar, Ensino Básico; Ensino Secundário e Público em geral | Calendário: de 2ª a 6ª feira, às 10h00 e às 14h00* *Meses de inverno: visitas às 14h00, devido às geadas da manhã.

Museu do Ovelheiro. Entre a serra e o céu. O maneio das ovelhas.

Exposição permanente. ARCOLSA

O Museu do Ovelheiro, situado no espaço da ARCOLSA, em S. Gonçalo, Cabanas, tem como objetivo contribuir para a salvaguarda do aparato simbólico e funcional que compõe a atividade do Maneio das ovelhas. Não se trata apenas de falar sobre a importância do Queijo de Azeitão para o concelho mas, também, de tudo o que está implícito na atividade do ovinicultor e do ciclo de trabalho que molda esta profissão.

Durante a visita, os participantes são convidados a observar o tratamento das ovelhas que habitam o espaço e a confecionar o queijo*, mediante solicitação.

www.arcolsa.pt

Orientação: técnicos ARCOLSA | Local: ARCOLSA, S. Gonçalo. Cabanas | Duração: 2h30 | Público-alvo: Educação Pré--escolar, Ensino Básico; Ensino Secundário e Público em geral | Calendário: setembro a março, 3ª ,4ª e 5ª feira, às 10h00. Nota: em março, mediante marcação, é possível assistir à tosquia das ovelhas.

* mediante o pagamento de 3€/pessoa. O produto final é consumido após a confeção. Por questões de higiene e segurança alimentar é desaconselhado o seu transporte/acondicionamento.

Museu da Saúde – Águas de Moura

O Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Dr. Francisco Cambournac (CEVDI), do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, integra um espaço de exposições dedicado à erradicação da Malária em Portugal, da responsabilidade do Museu Municipal de Palmela e do Museu da Saúde. Este novo espaço pretende ser um instrumento de conhecimento sobre a Malária e a história da sua erradicação em Portugal.

www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/MuseuSaude

Orientação: Equipa MM-SE | Local: CEVDI, Águas de Moura | Duração: 1h30 | Público-alvo: Ensino Básico (a partir do 3º ano); Ensino Secundário e Público em geral | Calendário: A partir de fevereiro, 4ª a 6ª feira, às 10h00 e às 14h00.

(8)

Teatro O Bando

Território do espetáculo

Como funciona um teatro que elege o espaço do Parque Natural da Arrábida como local a explorar artisticamente? Serão as salas de espetáculo e ensaio parecidas com outras que já vimos? E qual será a influência da Serra nesses espaços? Terá também a Serra sido contaminada pelo teatro?

Numa atividade que parte das sensações e da observação, vamos explorar um espaço natural e artístico.

Conteúdos pedagógicos: Exploração sensorial lúdica - os sentidos como

fer-ramenta para o entendimento do que nos rodeia; produção teatral.

Orientação: Equipa Teatro O Bando | Local: Teatro O Bando, Palmela| Duração: 3 horas Público-alvo: Pré-escolar, Ensino Básico; Ensino Secundário e Público em geral | Calendário: a partir de novembro de 2014, todos os dias das 10h às 17 horas.

Jogo de exploração da Serra

Uma parte da encosta da Serra do Louro esconde riquezas de diferentes ori-gens que vais ter de descobrir para completar este desafio. Do teatro vieram Máquinas de Cena e figurinos; da natureza espécimes sem conta e de um pas-sado longínquo, uma aldeia da qual ainda restam algumas paredes.

Conteúdos pedagógicos: Património artístico (máquinas de cena e

figuri-nos), arqueológico (Alcaria do Alto da Queimada) e natural (envolvimento - Parque Natural da Arrábida)

Orientação: Equipa Teatro O Bando | Local: Teatro O Bando, Palmela| Duração: 4 horas Público-alvo: Versões diferentes para Ensino Básico; Ensino Secundário e Público em geral Calendário: a partir de novembro de 2014, todos os dias das 10h às 17 horas.

Bando por dentro

Como se constrói um espetáculo? Que funções têm as pessoas que traba-lham no teatro? Durante um dia inteiro vamos construir um espetáculo de teatro passando pelas várias áreas: produção, luz, som, comunicação, admi-nistração, representação e encenação.

Conteúdos pedagógicos: O Teatro como arte interdisciplinar e o espetáculo

como fruto de um trabalho coletivo. Fomento da participação na área teatral.

Orientação: Equipa Teatro O Bando | Local: Teatro O Bando, Palmela| Duração: 7 horas Público-alvo: Pré-escolar, Ensino Básico; | Calendário: a partir de novembro de 2014, todos os dias das 10h às 17 horas.

(9)
(10)

Dias comemorativos

Próximo das datas assinaladas consulte o site do município para aceder à programação detalhada.

março

28 | Dia Nacional dos Centros Históricos

abril

7 | Dia Nacional dos Moinhos

Fim de semana a seguir ao dia 7 – Dia dos Moinhos Abertos

18 | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

abril/maio

Dia das merendas

Comemora-se na primeira 2ª feira a seguir ao domingo de Pascoela (o domingo seguinte ao da Páscoa).

Maio

Noite dos Museus

sábado que antecede o dia 18

18 | Dia Internacional dos Museus

junho

1 | Dia do Concelho / Dia da Criança

setembro

Jornadas Europeias do Património

último fim de semana outubro

7 | Dia Nacional dos Castelos

novembro

(11)

Oferta permanente

A partir de janeiro de 2015, será aplicada uma tarifa às atividades realizadas pelo Serviço Educativo do Museu Municipal de Palmela,

em períodos de férias escolares e para públicos de fora do concelho. O preço varia de acordo com a tipologia das atividades e de público.

(12)

Castelo de Palmela

História do castelo para os mais novos (visita animada)

Visita animada por personagens representativas da história do Castelo.

Orientação: Equipa do MMP-SE | Duração: 1h00 | Público-alvo: Educação Pré-Escolar / Ensino Básico (1.º e 2.º ano) Calendário: de 4.ª a 6.ª feira, às 10h00 e às 14h00.

História do castelo contada por ilustres personagens (visita animada)

Visita animada por personagens representativas da história do Castelo.

Orientação: Equipa do MMP-SE | Duração: 2h00 | Público-alvo: Ensino Básico (a partir do 3.º ano), Ensino Secundário e Público em geral | Calendário: de 4.ª a 6.ª feira, às 10h00 e às 14h00.

Igreja de Santiago (visita-oficina)

Oficina: S. Tiago uma obra de arte... minha!

(opção a)

Partindo da visita à reserva visitável de escultura S. Tiago, propõe-se que cada aluno, através de atividades de expressão plástica, crie a sua obra.

Oficina: D. Jorge. Às suas ordens, Mestre! (opção b)

D. Jorge recebe-nos na Igreja de Santiago e convida-nos a visitar este lugar. Fala-nos de si e faz--nos uma encomenda: Uma obra de arte!

Orientação: Equipa do MMP-SE | Duração. 1h30 | Local: Igreja de S. Tiago, Castelo | Público-alvo: Pré-Escolar, Ensino Básico (1.º e 2.º ciclos) Calendário: de 4.ª a 6.ª feira, às 10h00 e às 14h00.

Oficina: Envio-te uma mensagem

(visita-oficina)

O Castelo de Palmela foi ocupado por militares desde meados do século XIX até aos finais do século XX. Através da observação e manuseamento de materiais de comunicação, esta oficina promove a descoberta das funções dos militares instalados no castelo, bem como a importân-cia deste monumento na transmissão de mensagens.

Orientação: Equipa do MMP-SE | Duração: 2h00 (Visita + Oficina) ou 1h00 (oficina*) | Local: Castelo ou Escola Público-alvo: Ensino Básico* (a partir do 3.º ano) e Ensino Secundário | Calendário: de 4.ª a 6.ª feira

*oficina – disponível para o Ensino Básico

Peddy Paper

no castelo (visita jogo)

Por meio de perguntas e pistas, vamos à descoberta da história do castelo.

Duração: 2h00 | Local: Castelo | Público-alvo: Ensino Básico (1.º ciclo – a partir do 3.º ano; 2.º e 3.º ciclos) Ensino Secundário e Público em geral Calendário: de 4.ª a 6.ª feira.

(13)

Cineteatro S. João: Arte e Memória

Exposição permanente (visita-oficina)

Aqui, será possível conhecer a história do cinema e compreender a importância que o Cineteatro S. João tem na história da vila, enquanto espaço ao serviço da comunidade. Da visita guiada fará ainda parte uma oficina pedagógica onde será abordada a evolução da imagem em movimento.

Oficina: Brinquedos óticos - Taumatrópio

Do grego tauma (milagre) + tropos (movimento) este brinquedo ótico, inventado no século XIX, permite ver duas figuras diferentes fundirem-se numa única imagem.

Vem fazer o teu traumatrópio, para perceberes como funciona.

Orientação: Equipa do MM-SE | Duração: 1h30 (visita + oficina) Público-alvo: Educação Pré- Escolar e Ensino Básico (1.º e 2.º anos) Calendário: de 4.ª a 6.ª feira.

Percursos. Para ir, descobrir e sentir...

Pela serra até às grutas – um percurso arqueológico

(visita)

Circuito pedonal que permite a visita aos sítios arqueológicos, promovendo a sua valorização e salvaguarda.

Este percurso permite visualizar o contexto original das cerâmicas campaniformes tipo Palmela, comparar a paisagem agropastoril em que o núcleo habitacional de Chibanes e Alto da Queimada (na serra do Louro) se inseriam, e qual a importância da relação do espaço funerário (Grutas Artificiais de Quinta do Anjo) com os espaços habitacionais e paisagem envolvente.

Orientação: Equipa MM-SE | Local: Serra do Louro – Chibanes, Alto da Queimada e Grutas Artificiais | Duração: 3h | Público-alvo: Ensino Básico (a partir do 2.º ciclo); Ensino Secundário e Público em Geral / Calendário: de 4ª e 5ª feira.

Nota: este percurso inicia junto aos Moinhos Vivos da Serra do Louro e termina no Espaço Fortuna.

Como preparação ou complemento da visita, pode assistir ao filme: «Al-Rábita: a Serra e o Homem», disponível aqui.

Terras da Moura Encantada

Itinerário da Arte Islâmica em Portugal – Circuito X –

Castelos do Sado.

Orientação: Monitor | Local: Castelo de Palmela, Castelo de Sesimbra, Castelo de Alcácer do Sal | Duração: 9h30 – 12h30 ou 9h30 – 17h00 Local: Castelo de Palmela, Castelo de Sesimbra, Castelo de Alcácer Público-alvo: Ensino Básico; Ensino Secundário e Público em geral | Calendário: de 4ª a 6ª feira.

Palmela - Centro Histórico

Um olhar atento aos pormenores da arquitetura

(visita)

Percurso pedonal de sensibilização para a arquitetura e urbanismo – materiais, cores e formas como registo das suas singularidades...

Orientação: Equipa do MM-SE | Local: Paços do Concelho, Igreja de S. Pedro, Pelourinho, Igreja da Misericórdia, ruas do Centro Histórico, Chafariz D. Maria I | Duração: 2h00 | Público-alvo: Ensino Básico (a partir do 3.º ano), Ensino Secundário e Público em geral | Calendário: de 4ª a 6ª feira às 10h e às 14h.

Pé ante pé... descobre o que a vila é

(visita-jogo)

Com partida da torre do castelo de Palmela, vamos percorrer o centro histórico pé ante pé... e descobrir o que a vila é.

Orientação: Equipa do MM-SE | Local: Castelo de Palmela, ruas do Centro Histórico, Largo de S. João| Duração: 2h00 | Público-alvo: Ensino Básico (a partir do 3.º ano), Ensino Secundário e Público em geral | Calendário: de 4.ª a 6.ª feira às 10h00 e às 14h00.

Pinhal Novo

Pinhal Novo: Enigmas no jardim

(visita-jogo)

As pistas ao longo do percurso dão a conhecer a história desta vila e convidam a olhar o património de Pinhal Novo.

Orientação: Equipa MM-SE | Local: Jardim José Maria dos Santos, Estação Ferroviária (azulejos exteriores), Jardim Praça da Independência | Duração: 1h30 | Público-alvo: Ensino Básico (a partir do 3º ano); Ensino Secundário e Público em geral | Calendário: de 4ª a 6ª feira.

Quinta do Anjo

As Grutas Artificiais de Casal do Pardo – um

espa-ço simbólico.(visita)

Uma visita aos sepulcros neolíticos com o objetivo de compreender a importância nacional deste espaço funerário.

Orientação: Equipa MM-SE | Local: Quinta do Anjo | Duração: 45m Público-alvo: Ensino Básico (a partir do 3ºano) | Calendário: 4ª feira.

Palmela a Caminhar

– passeios pedestres para fazer de forma autónoma

(14)

Museu vai à escola

Da uva ao vinho – beber saudável! (oficina)

Oficina de sensibilização ao património vitivinícola.

O vinho e a vinha. Sua importância económica na região e no concelho de Palmela.

O vinho faz-se dum fruto: a uva. A vinha é formada por plantas chamadas videiras. As folhas são as parras. A uva nasce em cachos da videira. Há várias espécies ou “castas” e são estas que fazem a diferença dos vinhos. Conheces alguma?

Orientação: Equipa MMP-SE | Duração: 1h00 | Local: Escola | Público-alvo: Ensino Básico (a partir do 3º ano) Calendário: de 4ª a 6ª feira.

Envio-te uma mensagem (oficina)

O Castelo de Palmela foi ocupado por militares até aos finais do século XX. Através da observação e manuseamento de materiais de comunicação, esta oficina promove a descoberta das funções dos militares instalados no castelo, bem como a importância deste monumento na transmissão de mensagens.

Orientação: Equipa MM-SE | Local: Sala do Serviço Educativo do Museu (Castelo) ou Escola | Duração: 45 m Público-alvo: Ensino Básico (a partir do 3ºano) | Calendário: de 4ª a 6ª feira, às 10h00 e às 14h00.

Grafia antiga. Oficina de escrita (oficina)

A partir da observação/conhecimento de vários sistemas de escrita e de diferentes tipos de grafismos, propomos a produção de textos livres que reproduzam a grafia dos freires da Ordem de Santiago no final da Idade Média, recriando, com materiais cenográficos, o ambiente de época.

Orientação: Equipa MM-SE | Duração: 1h00 | Local: Escola | Público-alvo: Ensino Básico; Ensino Secundário; Público em geral | Calendário: de 4ª a 6ª feira.

(15)

Poder Local. Eu conheço. Eu Participo

Pretendemos, com esta atividade, sensibilizar os cidadãos, desde a infância, para a importância da sua participação na gestão pública do território, contribuindo para a construção de uma comunidade local participativa. E porque a informação é uma ferramenta essencial para sermos cidadãos conscientes e ativos no território, estas ações permitem-nos adquirir e treinar competências de diálogo e negociação, através da realização de duas ações distintas.

1.ª ação: Oficina sobre Participação

Deslocação de técnicos da autarquia à escola para uma dinâmica sobre o Poder Local e a Participação, através da exploração de uma maleta pedagógica*. Esta oficina de preparação deve ter lugar cerca de 15 dias antes da realização da visita.

Orientação: Técnicos da autarquia | Local: Escola | Duração: 1h30 Público-alvo: Ensinos Básico (a partir do 1.º ano) e Secundário Calendário: 15 dias antes da visita aos Paços do Concelho.

*Este recurso pedagógico fica na escola até ao dia da 2.ª ação.

Com duplo objetivo: 1) como complemento de informação após a realização da oficina; 2) para preparação, com as crianças, da 2.ª sessão do projeto – deve ser entregue aos técnicos da autarquia no dia da visita.

2.ª ação: Visita aos Paços do Concelho e Plenário

No decorrer da visita, contactarão com os vários serviços instalados no edifício dos Paços do Concelho. Esta experiência culminará com uma dinâmica no auditório da Biblioteca Municipal de Palmela – sessão de Plenário onde as crianças dialogarão com os eleitos.

Orientação: Técnicos da autarquia | Local: Paços do Concelho e Biblioteca Municipal de Palmela| Duração: 2h30 | Público-alvo: Ensinos Básico (a partir do 1.º ano) e Secundário e Público em geral | Calendário: 1 vez por mês das 09h30 às 12h00 (entre os dias 10 e 25).

(16)
(17)

Recursos Pedagógicos

Consideramos que o empowerment (processo pelo qual se atribui autonomia às pessoas através do envolvimento no processo de decisão) é essencial na parceria entre as Escolas do concelho e o Museu Municipal de Palmela - Serviço Educativo (MMP-SE). Assim, temos por base de trabalho facultar documentação às escolas de modo a que, autonomamente, realizem os seus projetos. Estes recursos de sensibilização e/ou complemento a visitas do Serviço Educativo do Museu ou de enriquecimento de projetos de escola, podem ser cedidos, a título de empréstimo, por período determinado.

Maletas pedagógicas

Museu de mão-em-mão

Este kit pedagógico dá a conhecer o Museu Municipal de Pamela. O que é? Onde fica? Serve de preparação e/ou complemento a uma atividade promovida pelo Museu-Serviço Educativo. Fica o convite para a exploração das várias dinâmicas: puzzle - peça a peça descobre

o património do concelho de Palmela; baú - os tesouros do museu; entre outras.

Poder Local. Eu conheço. Eu Participo!

Porque a participação de todos na construção do território é essencial e a aproximação dos cidadãos ao Poder Local é também um direito infantil e juvenil, este recurso pretende sensibi-lizar os cidadãos, desde a infância, para a importância da sua participação na gestão pública do território. E porque a informação é uma ferramenta essencial para sermos cidadãos conscientes e ativos, este recurso permite-nos adquirir e praticar competências de diálogo e negociação. Disponível aqui.

Arte

2

- o património azulejar do concelho de Palmela

O termo azulejo, etimologicamente deriva do vocabulário árabe AL Zulej ou Az Zuleich que significa pedra lisa e polida. Foram os árabes os responsáveis pela introdução dos azulejos na Península Ibérica.

Esta maleta ajuda a compreender a importância e utilização do AL Zulej no município de Palmela.

Disponível aqui.

Gigantes, Cabeçudos e outras coisas do arco-da-velha

Esta maleta, resultado de uma parceria entre o Festival Internacional de Gigantes (FIG) e o Museu Municipal de Palmela, foi concebida porque acreditamos que a Cultura é um recurso inesgotável que se multiplica pela experiência. Pretende contribuir para a emergência de no-vos públicos e artistas, potenciando a produção cultural no concelho.

(18)

O Castelo de Palmela e a Ordem de Santiago

Este recurso pedagógico apresenta um conjunto de documentação e jogos (puzzles e dominós) sobre o Castelo de Palmela e a Ordem de Santiago.

Hermenegildo Capelo e o seu tempo

O dossier pedagógico integra um conjunto de documentação destinado a utilização didático-pedagógica, que caracteriza a figura de Hermenegildo Carlos de Brito Capelo (1841-1917). O explorador nasceu no castelo de Palmela, em 04 de Fevereiro de 1841, pois o seu pai, Félix António Gomes Capelo, era nessa data o seu Governador.

Pinhal Novo e os caminhos de ferro

O conjunto de materiais apresentados nesta maleta pedagógica privilegia os aspetos da história local e regional, mas permite também a análise do tema Caminhos de Ferro à escala nacional e internacional, chamando a atenção para as transformações provocadas a partir da 2ª metade do séc. XIX, pela implantação da linha do Sul e Sueste no espaço da atual freguesia de Pinhal Novo.

José Maria dos Santos – um proprietário agrícola

dinâmico

Este recurso disponibiliza informação escrita e visual (conjunto de diapositivos) sobre este importante político e vitivinicultor - ligado à história da freguesia de Pinhal Novo e, em particular, à Herdade de Rio Frio.

José Maria dos Santos (1832-1913), é considerado por alguns historiadores, o maior viticultor português.

A vinha e o vinho em Palmela – o olhar dos mais

novos

Através de uma linguagem simples, este caderno apresenta a importância da vitivinicultura no concelho, assim como o seu processo de produção.

Caderno

Os Caramelos

Os denominados Caramelos, vindos da Beira Litoral para trabalharem, sobretudo, nas grandes vinhas de Rio Frio, acabaram por se fixar na região alterando profundamente a dinâmica demográfica do concelho e, especialmente, da freguesia do Pinhal Novo. Com esta maleta pretende-se dar a conhecer parte da história do concelho, através da abordagem ao movimento migratório que caracterizou o final do século XIX e a primeira metade do século XX.

Caderno Anexos

Pão na Serra do Louro – à descoberta dos moinhos

Um moinho que guarda miniaturas de ferramentas para cuidar das mós, exemplos de cereais e tipos de farinha, e que descreve, através de documentação, quais os ciclos do pão e do cereal – trigo. Contém, ainda, um glossário de molinologia e bibliografia específica.

Zambujal – por rotas romanas e arrozais

Esta maleta pedagógica inclui um dossier pedagógico sobre os romanos, outro sobre o arroz, bibliografia específica sobre a malária e património natural do município de Palmela, réplicas de ânforas romanas e um microscópio.

30 anos de Abril no concelho de Palmela

Maleta Pedagógica que integra documentação sobre as vivên-cias e a evolução do concelho desde a revolução de 1974. In-clui, também, bibliografia infanto-juvenil e jogos que apelam aos direitos e deveres de todos nós.

Eu Sou História e Património

Com esta maleta, pretendemos ir ao encontro de cada criança, colocando-a em primeiro lugar e no centro da História e do Património, para que se descubra e se valorize.

Caderno Anexos

Centro Histórico de Palmela: Patrimónios

Numa viagem pelo Centro Histórico da vila de Palmela, ficare-mos a conhecer parte da sua História, assim como ficareficare-mos mais conscientes da importância de salvaguardar o nosso Pa-trimónio Cultural.

Caderno

Pé ante pé… descobre o que a vila é!

Um guia para descobrir o Centro Histórico da vila de Palmela. Disponível aqui.

(19)

Exposições itinerantes

Exposições disponíveis para cedência, a título de empréstimo, por período determinado.

Forais de Palmela

Esta exposição integra os forais atribuídos à população de Palmela: 1170 (Foral dos Mouros Forros), 1185 (Foral de Palmela) e 1512 (Foral Manuelino de Palmela).

Como complemento, consulte*: Barros, Filomena; Santos Silva, Manuela, Oliveira e Costa, João Paulo. Os Forais de Palmela. Estudo Crítico. Câmara Municipal de Palmela (2005).

*Disponível na Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela.

N.º de painéis: 4 painéis em tela com estruturas de suporte em metal Dimensões: 200 x 100 cm

Crescer Saudável com o nosso Património*

N.º de painéis: 8 painéis em PVC Dimensões: 100 x 70 cm Painéis

Memórias do Habitar – Cultura Caramela*

Através desta exposição vamos recuar a um tempo em que as carruagens dos comboios transportavam até ao Pinhal Novo homens, mulheres e crianças, que para estas paragens vinham trabalhar.

Vamos conhecer Memórias de Vida de Gentes que abandonaram as suas terras e, no Concelho de Palmela, semearem o futuro erguendo paredes.

N.º de painéis: 9 painéis em PVC Dimensões: 90 x 110 cm

Centenário da Revolução Republicana (1910 – 2010)*

Esta exposição faz um balanço do 1.º centenário da Revolução Republicana, destacando temas como: a República e a Mulher; a Igreja, a Educação; a Questão Social e o Contexto Nacional.

N.º de painéis: 10 painéis em PVC Dimensões: 120 x 80 cm

25 de Abril na Imprensa*

Com esta exposição ficamos a conhecer os principais jornais portugueses que mostram o fim de um regime e abriram caminho à instauração da Democracia em Portugal.

Alguns painéis reconstituem os momentos mais decisivos das operações desencadeadas pelo Movimento das Forças Armadas, de forma a facilitar a leitura e interpretação dos acontecimentos.

Como complemento à exposição: PACHECO, Paulo (Coord.), ROSENDO, Maria Teresa, VALENTE, José Carlos e NATIVIDADE, João Carlos - O 25 de Abril na Imprensa, Palmela: Câmara Municipal, 1999

N.º de painéis: 25 painéis laminados em PVC. Dimensões: 100 x 70 cm

Viagem pelos Caminhos-de-ferro – Comboios e

Ferroviários em Pinhal Novo*

Estes 19 painéis convidam a viajar pela história do património ferroviário em Pinhal Novo.

Como complemento, consulte*: Memórias de Ferroviários de Pinhal Novo. Para a história da vila e da Comunidade Ferroviária. Coleção Estudos e Projetos Municipais, série Património Cultural. Câmara Municipal de Palmela (2003).

*Disponível na Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela.

N.º de painéis: 19 painéis em tela Dimensões: 100 x 70 cm

E da uva fez-se o vinho*

Exposição elaborada pelo projeto Escolas Rurais numa parceria da Câmara Municipal de Palmela com o Instituto das Comunidades Educativas.

Através de palavras e desenhos de alunos, é possível conhecer a Casta Castelão, saber que tem outras primas castas em várias regiões do país e perceber os cuidados necessários a ter na vinha para que, no fim de um ciclo de trabalho, possa dizer-se: E da uva fez-se o vinho.

N.º de painéis: 12 painéis em PVC Dimensões: 100 x 70 cm

As grutas artificiais de Quinta do Anjo. Memória

Arqueológica*

Através desta exposição é possível perceber que na transição do 4.º para o 3.º milénio a.C. e durante todo o 3.º milénio a.C. surge um novo tipo de monumento funerário: as grutas artificiais. Trata-se de uma exposição documental que recupera a memória arqueológica da necrópole.

N.º de painéis: 11 painéis em tela com caixilho em madeira Dimensões: 100 x 70 cm

(20)

As Sociedades Filarmónicas do Concelho de Palmela*

Esta exposição divulga as fontes para o estudo da história das Sociedades Filarmónicas do concelho de Palmela: Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”; Sociedade Filarmónica Humanitária; Sociedade Filarmónica União Agrícola; Sociedade de Instrução Musical.

A época áurea de criação das Sociedades Filarmónicas corresponde à 2.ª metade do século XIX e eram constituídas, na generalidade, por operários e artesãos servindo, por vezes, de bases de apoio eleitoral e veículo de prestígio social. É uma forma de reconhecimento público pelas iniciativas culturais que continuam a exercer no concelho de Palmela.

Como complemento à exposição: ROSENDO, Maria Teresa (Coord.) – As Sociedades Filarmónicas do concelho de Palmela - Património Documental e Instrumental, Roteiro de Mostra Documental, Palmela: Câmara Municipal/Divisão de Património Cultural/ Arquivo Municipal, 2001

N.º de painéis: 13 painéis em tela

Dimensões: 1 de 100 x 70 cm; 12 de 100 x 120 cm

(21)

Preçário

Escolas públicas, IPSS do concelho e outros públicos para os quais a autarquia

tenha programas específicos (ex.: 50+)

Gratuita Gratuita Gratuita Gratuita Gratuita Munícipes do concelho 1,00€ 1,50€ 1,50€ 3,00€ 2,00€

Entidades privadas do concelho e entidades de outros municípios

1,00€ 1,50€ 1,50€ 3,00€ 2,00€

Munícipes de outros concelhos 2,00€

3,00€ 3,00€ 6,00€ 4,00€

Atividades em períodos letivos

Visita Visita-animada Visita-jogo Visita-oficina Oficina Atividades em períodos de férias escolares* Visita Visita-animada Visita-jogo Visita-oficina Oficina

* Entende-se por férias escolares todos os períodos do ano em que não há frequência de aulas devido a interrupções letivas e férias de verão.

(22)

Contactos

Divisão de Cultura, Comunicação e Turismo | Património Cultural - Museu Municipal/Serviço Educativo

Referências

Documentos relacionados

AZULEJO DE ARESTA OU CUENCA - Azulejo hispano-mou- risco dos finais do século XV e princípios do século XVI, em que as várias cores do desenho eram separadas por intermé- dio

a) Ponto de Monitoramento - local específico (georreferenciado) onde são feitas determinações de parâmetros de qualidade de água “in loco” e coletadas amostras de

Contribuir no desenvolvimento das ações e atividades previstas no projeto (elaborar lista para compra de passagens aéreas, elaborar e colher assinaturas em listas

Os resultados do estudo demonstram que as empresas da amostra utilizam artefatos modernos de Contabilidade Gerencial e que a amostra de empresas indicadas para o prêmio não se

 Todas as associações entrevistadas, bem como todos/as os/as profissionais de saúde e várias pessoas trans alertaram para as dificuldades decorrentes do custo emolumentar

Salientamos, no entanto, a necessidade dos professores aprofundarem o conhecimento matemático, promovendo a segurança dos professores nas suas práticas de sala de

Resumo: Apresento um fragmento de minha Dissertação de Mestrado e proponho aqui que o estudo da forma pelo viés das Artes Plásticas e da Gestalt colabora para o esclarecimento das

1) Os concelhos analisados apresentam formas de ocupação urbana distintas, entre modelos considerados mais concentrados e outros mais dispersos. Nos concelhos metropolitanos,