• Nenhum resultado encontrado

III semana de pesquisa em artes 10 a 13 de novembro de 2009 art uerj processos artísticos contemporâneos. Tatuagem e novas aplicações biotecnológicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "III semana de pesquisa em artes 10 a 13 de novembro de 2009 art uerj processos artísticos contemporâneos. Tatuagem e novas aplicações biotecnológicas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Tatuagem e novas aplicações biotecnológicas

Breno Bitarello

Graduando em Artes no Instituto de Artes e Design da UFJF João Queiroz

Professor do Instituto de Artes e Design da UFJF

Através de aplicação de materiais biocompatíveis, regeneração tecidual guiada e da exploração de novas tecnologias, pode-se pensar em modalidades inéditas de intervenções plásticas na pele. Este trabalho explora introdutoriamente o que pode ser considerado um novo conceito de tatuagem, baseado em intervenções dinâmicas, randômicas e reversíveis.

Tatuagem; biotecnologia; polímeros.

Through techonogical application of biocompatible materials, guided tissue regeneration and exploitation of new technologies, we can conceive new forms of plastic interventions into the skin. This article explore a new tattoo concept, based on dynamic, randomic and reversible interventions.

Tattoo; biotechnology; polymers.

1. Dermopigmentação: introdução e contexto

A tatuagem é uma intervenção plástica de caráter invasivo realizada na pele. O pigmento é introduzido na derme, a segunda camada da pele, através de micro perfurações realizadas de diferentes modos, por meio de ossos e dentes de animais, pedaços de madeira e através da tradicional agulha da máquina elétrica de tatuagem, patenteada por Samuel Reilly, em 1891. (SCHIFFMACHER, 2005). Acredita-se que III semana de pesquisa em artes

10 a 13 de novembro de 2009 art uerj processos artísticos contemporâneos

(2)

o primeiro ato de tatuar tenha sido acidental, resultado da perfuração de um material que produziu uma marca permanente. No entanto, não se sabe ao certo quando e como a tatuagem teria surgido. Vestígios foram encontrados em múmias, e o mais antigo exemplar conhecido é Ötzi, o “homem de gelo”, que viveu a cerca de 5200 anos, encontrado na região dos Alpes, entre a Itália e a Áustria, com 50 marcas de tatuagem no corpo (ARAÚJO, 2005).

De seus primórdios conhecidos até hoje, a tatuagem passou por inúmeras mudanças de significados e estilos. No entanto, tais variações e mudanças ocorreram, em sua maioria, no campo estilístico da imagem registrada.

De modo geral, a dermopigmentação pode ser comparada com eficácia a um projeto de design, ou com a confecção de um artesanato. Trata-se de um adorno corporal concebido para determinada parte do corpo, tratando-se, na maioria das vezes, de uma ilustração. Obviamente há exceções. Muitos tatuadores acabam por desenvolver estilos muito particulares. Mas é um fato que o que se observa hoje, no campo da tatuagem, pode ser considerado “tedioso”, em termos de exploração criativa, estilística, e de motivos tatuados. Entretanto, há potencialidades radicais associadas ao uso de novos dispositivos tecnológicos, a novos materiais e novos aplicativos científicos.

2. Caráter estático – considerações sobre o suporte

Devido a seu caráter definitivo, a tatuagem convencional não permite intervenções posteriores à sua realização, produzindo resultados definitivos.

Devemos pensar em novas modalidades de intervenções plásticas para desenvolver a idéia de uma ‘nova tatuagem’. Mas qualquer discussão sobre o tópico envolve uma discussão sobre seu suporte e sobre as novas tecnologias disponíveis. O suporte, apesar de renovar-se intensamente, pois a reposição celular é constante1, não

absorve os pigmentos devido ao fato destes se encontrarem na derme, segunda camada da pele, no interior dos fibroblastos. E cada um deles é circundado por uma rede proeminente de tecido conjuntivo que prende e imobiliza a célula efetivamente. A eliminação das partículas de pigmento é impedida devido ao restabelecimento da membrana basal intacta2.

(3)

É comum conceber a tatuagem como uma intervenção efêmera. Entretanto, sua efemeridade aplica-se fundamentalmente a seu suporte. A tatuagem partilha o destino do organismo que lhe serve de suporte. Mas ela segue sem sofrer grandes alterações até seu desaparecimento. Falar, portanto, em efemeridade da tatuagem é um equívoco.

3. Uma tatuagem dinâmica e novas modalidades de intervenções

Novas modalidades de intervenções plásticas na pele devem ser planejadas em terrenos interdisciplinares. Devem ser concebidos, ou oportunisticamente usados, novos materiais através da aplicação de novas tecnologias, como engenharia tecidual e nanotecnologia3. Através de aplicação tecnológica de materiais biocompatíveis

pode-se pensar em modalidades inéditas de intervenções plásticas na pele. Por meio de regeneração tecidual guiada e exploração de novas tecnologias, a intervenção pode se manter em desenvolvimento ativo e o resultado estético pode ser temporalmente calculado. (BARBANTI et al., 2005). O organismo torna-se suporte e fonte de

intervenções dinâmicas, reversíveis, reguladas temporalmente ou orientadas ao acaso.

3.1 Engenharia Tecidual

“A Engenharia de Tecidos consiste em um conjunto de conhecimentos e técnicas para a reconstrução de novos órgãos e tecidos.” (BARBANTI et al., 2005). O procedimento pode ser sumarizado assim: o tecido do indivíduo que sofre a

intervenção estética é recrutado. Após esta fase, este é dissociado em células e cultivado sobre suportes biológicos ou sintéticos conhecidos como scaffolds (suportes, estruturas, etc...), para então serem reacoplados ao organismo doador. Dentre os materiais utilizados como implantes, os polímeros se destacam, pois suas características mecânicas se assemelham às dos materiais biológicos (BARBANTI et al., 2005). Este fator, unido à sua maior facilidade de produção e manuseio auxilia no sucesso do implante.

Com freqüência os conceitos de biodegradação, bioabsorção e bioreabsorção são utilizados em engenharia de tecidos. Segundo Michel Vert, um dos pioneiros no estudo de materiais poliméricos bioreabsorvíveis, biodegradável é um termo utilizado para polímeros e dispositivos sólidos que devido à degradação macromolecular

(4)

sofrem dispersão in vivo, mas sem a eliminação dos produtos e subprodutos pelo organismo (VERT et al., 1992 apud BARBANTI et al., 2005). Bioreabsorvíveis são materiais poliméricos e dispositivos sólidos que mostram degradação através da diminuição de tamanho e que são reabsorvidos in vivo; i.e. materiais que são eliminados por rotas metabólicas do organismo (VERT et al., 1992 apud BARBANTI et al., 2005). Bioreabsorção é um conceito que reflete a eliminação total do material e dos subprodutos de degradação (compostos de baixa massa molar) sem efeitos colaterais residuais. Bioabsorvível são materiais poliméricos e dispositivos que podem se dissolver em fluidos corpóreos sem qualquer clivagem da cadeia macromolecular ou diminuição de massa molecular (VERT et al., 1992 apud BARBANTI et al., 2005).

3.2 Tempo controlado

A absorção do polímero pelo organismo pode ser controlada levando-se em consideração fatores como a localização do implante (locais de alta vascularização e solicitação mecânica aceleram a degradação), composição química e morfologia (geometria do suporte polimérico e sua porosidade) dentre outros. É fácil supor que a atuação regulada destes fatores causais pode produzir resultados temporalmente controlados. Tais resultados devem indicar ‘vetores’ inéditos de desenvolvimento, baseados em mudanças previstas, ou randômicas.

3.3 Digital Ink

E-ink, digital ink ou electronic ink são tintas digitais4. Tratam-se de matrizes

flexíveis de pixels geradas na superfície do organismo. Através de uma pequena cirurgia, microesferas encapsuladas são inseridas na pele. A carga contida nessas esferas é acionada em resposta a variações orgânicas. Sendo o corpo condutor e produtor de energia elétrica, as cargas podem ser atraídas ou repelidas pelo campo de bioeletricidade, gerando desta forma, as imagens na pele.

4. Uma nova tatuagem

Uma nova tatuagem deve possuir, como uma das principais características distintivas, o papel ativo do acaso. Seus resultados devem combinar cálculo e

(5)

regulação temporal com surpresa e imprevisibilidade estrutural. Devido ao seu caráter dinâmico, esta, como seu suporte, estarão em denso diálogo com o espaço em que se encontram. Pode-se falar, neste caso, de ‘sistema complexo’, altamente responsivo a variações ambientais, e às interações com o corpo, em diversos níveis de organização (molecular, tecidual, etc). Pode-se prever o aparecimento de fenômenos semióticos emergentes complexos, imprevistos em termos da análise de seus componentes tomados isoladamente. Variações endócrinas e neurais devem afetar ativamente os resultados da ‘nova tatuagem’.

É fácil prever que certos estados (orgânicos) podem ser melhor

compreendidos, até certo ponto, a partir da observação dos padrões estéticos de intervenções dinâmicas e altamente sensíveis ao contexto. O sujeito se hibridiza com o objeto tatuado. Estas tatuagens (intervenções) biotecnológicas devem tender a uma certa autonomia com capacidade de criar suas próprias leis. Intervenções complexas em constante modificação, e suas formas, seriam a de suas próprias percepções e interações.

Novas formas de linguagem devem se estabelecer; sinais e signos devem surgir de uma nova bateria de interfaces, resultando em novas formas de comunicação. Os dispositivos interativos devem permitir um novo conjunto de exploração de novas expressões cromáticas, táteis e comportamentais. Novas modalidades de percepção devem ser inauguradas, e padrões de sensibilidade devem ser alterados devido à dinâmica das intervenções.

Sumarizamos introdutoriamente o que pode ser considerado o aparecimento de uma “nova tatuagem”. Em trabalhos subsequentes, exploraremos mais

detalhadamente as tecnologias recém-empregadas, além dos efeitos produzidos por estas tecnologias em termos de funções poéticas de comunicação e linguagem. Referências

ARANTES, Priscila. Arte e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. ARAÚJO, leusa. Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo. São Paulo: Cosac & Naify, 2005. DOMINGUES, Diana (org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

(6)

MACHADO, Arlindo. O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001. MEYER, Philippe. O olho e o cérebro: biofilosofia da percepção visual. São Paulo: Editora UNESP, 2002. PESSIS-PASTERNAK,Guitta. Do Caos à Inteligência Artificial: quando os cientistas se interrogam. São Paulo: Editora UNESP, 1993.

RUELLE, David. Acaso e caos. São Paulo: Editora UNESP, 1993. SCHIFFMACHER, Henk. 1000 Tattoos. Cologne: Taschen, 2005.

Vert, M.; Li, M.s.; Spenlehauer, G. & Guerin, P. – J. Matter. Sci., 3, p. 432 (1992)

VILLAÇA, Nízia. A edição do corpo: tecnociência, artes e moda. São Paulo: Estação das Letras, 2007 Barbanti, S. H. et al. Polímeros bioreabsorvíveis na engenharia de tecidos. Polímeros: Ciência e Tecnologia, SP, v. 15, n.1, p. 13-21, 2005.

Santos Jr., A. R.; WADA, M. L. F. Polímeros biorreabsorvíveis como substrato para cultura de células e engenharia tecidual. Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 17, n.4, p. 308-317, 2007.

http://atattoo.blogspot.com/2008/05/learning-tattoo-captulo-1-fundamentos.html http://www.design.philips.com/probes/index.page http://acriacao.com/2009/02/25/the-electronic-tattoo-by-philips/ http://www.hangarnet.com.br/forum/lofiversion/index.php/t72118.html http://www.tattooilha.com.br/info9.htm http://www.core77.com/competitions/GreenerGadgets/projects/4673 http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL934584-6174,00-TATUAGENS+DO+FUTURO+PODEM+SE R+MUTANTES+E+ATE+EXIBIR+FILMES+DIZEM+CIENTISTAS.html http://english.ohmynews.com/articleview/article_view.asp?no=296497&rel_no=1 Notas

1 “Learning Tattoo” Tahttp://atattoo.blogspot.com/2008/05/learning-tattoo-captulo-1-fundamentos.html 2 “Dermatologia/Pele: Tatuagem, tintas e pele”, disponível em http://www.drashirleydecampos.com.br/ noticias/13072

3 “Electronic Tattoo”, disponível em: http://acriacao.com/2009/02/25/the-electronic-tattoo-by-philips/ http://www.design.philips.com/probes/index.page

4 “Programmable Tattoos: Digital displays for your body”, disponível em http://english.ohmynews.com/ articleview/article_view.asp?no=296497&rel_no=1

Referências

Documentos relacionados

Pensar o Desenho como forma de inscrição no mundo, poética, mais do que simples trazê-lo como uma forma visível (ou visualizável) através dos sentidos é, também, questionar

Os ensaios para avaliação do processo foram: Ensaio de dureza da zona refundida e da camada intermediária, avaliando as propriedades mecânicas; por meio da

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

O Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (BRATS) é resultado de um esforço conjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Agência Nacional

Ressalta-se que o impacto para o SUS seria inferior ao calcu- lado acima, uma vez que, para se obter uma estimativa mais precisa quanto ao número de pacientes que poderiam utilizar a

Diante das limitações quanto às evidências de eficácia e segurança da angiotomografia, recomenda-se a realização de estudos envolvendo pacientes com probabilidade interme-

O crescimento mais expressivo da realização de cirurgia bariátrica no setor privado pode ter como causas: limitação de acesso ao procedimento no SUS; existência de diferentes

a empresa contratada deve se responsabilizar por todo o processo de conserto, desde a retirada do gesso das áreas indicadas até a colocação das novas peças, bem como