• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CIÊNCIAS JURÍDICAS - CAMPUS BINACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CIÊNCIAS JURÍDICAS - CAMPUS BINACIONAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CIÊNCIAS JURÍDICAS - CAMPUS BINACIONAL

ATA DE REUNIÃO Nº 94 / 2020 - CCDCBIN (11.02.32.04.04) Nº do Protocolo: 23125.012213/2020-91

Macapá-AP, 29 de Junho de 2020.

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS

BINACIONAL

Ao vigésimo quinto dia do mês de junho de 2020, às 15:00 horas, por videoconferência, iniciou-se a Reunião do Colegiado do Curso de Direito da UNIFAP CAMPUS BINACIONAL com a presença da coordenadora do curso ROSA MARIA VILHENA FARIAS e dos professores ALEXANDRE MARCONDYS RIBEIRO, DANIELE CRISTINE SILVA BARRETO, FRANCINE PINTO DA SILVA JOSEPH, CINDI VERIDIANA DE ALMEIDA PINHEIRO, NEWTON TORRES DOS SANTOS CRUZ, OTAVIO LUIS SIQUEIRA COUTO, GLEYCE KELLY MOURA e TANCREDO CASTELO BRANCO NETO, BESALIEL RODRIGUES e WANDILSON RANIERI além dos representantes de turma ADRIANO CHAGAS E JOEL GONÇALVES.

Foram colocadas as seguintes pautas de discussão: 1 - Projetos de Pesquisa e Extensão

A professora Francine Pinto da Silva Joseph solicitou a prorrogação do projeto de pesquisa intitulado “Casamento, etnicidade e migração: relações matrimoniais entre brasileiras e franceses na Fronteira Franco-Brasileira (Guiana Francesa e Amapá)" em 12 meses, devido aos impasses que a pandemia causou no andamento dos trabalhos e foi aprovado por unanimidade pelo Colegiado. A Professora Cindi Veridiana de Almeida solicitou aprovação dos projetos de pesquisa intitulados “Os impactos da Covid-19 nas relações trabalhistas” e “O mercado de trabalho informal na orla urbana da cidade de Macapá”, como também do projeto de extensão “O Direito do Trabalho em

(2)

tempos de pandemia”, os quais foram aprovados por unanimidade pelo Colegiado. O Professor Alexandre Marcondys Ribeiro Portilho comunicou a participação no Grupo de Pesquisa Observatório da Justiça Amapaense intitulado “O acesso à justiça de grupos excluídos no estado do Amapá”. 2 - Escolher um professor Consultor dos Projetos de Pesquisa

O Colegiado, por unanimidade, aprovou para Consultor dos Projetos de Pesquisa o professor Besaliel Rodrigues.

3 - Prorrogação da Portaria de ACC

Por unanimidade, o Colegiado aprovou a prorrogação da portaria da professora Gleyce Kelly Moura para continuar nas análises de ACC do curso de direito até 10 de setembro de 2020.

4 - Prorrogação dos contratos de Professor Substituto

O Colegiado do Curso de Direito aprovou, por maioria de votos, a prorrogação do contrato dos professores substitutos, Gleyce Kelly Moura e Wandilson Ranieri, com exceção da Professora Cindi Veridiana de Almeida que se absteve da votação.

5 - Propor Estratégias Pedagógicas e Metodologias alternativas para o planejamento do retorno remoto das atividades acadêmicas (Plano Setorial)

Considerando a manifestação categórica deste Colegiado, consubstanciada em ata, quando de sua última reunião ordinária, na data de 22/06/2020, no sentido de somente concordar com o retorno das atividades acadêmicas e administrativas presenciais após o desenvolvimento e disponibilização para comunidade acadêmica de vacina contra a COVID-19, faz-se necessário o planejamento e proposição de estratégias pedagógicas e metodologias alternativas para o retorno remoto das atividades acadêmicas ou, como designou a PROGRAD, do chamado Plano Setorial.

Não obstante toda fundamentação construída por este Colegiado em sua última reunião, no sentido da impossibilidade sequer de se cogitar um retorno presencial diante do panorama vivenciado pelo estado do Amapá e, sobretudo, pelo município de Oiapoque no que se refere a COVID-19, este Colegiado compreende ser fundamental que novas metodologias sejam pensadas para viabilizar o retorno das atividades acadêmicas de ensino de forma remota. Neste sentido, acompanhando a explanação promovida pela PROGRAD em seu Memorando N° 55/2020, este Colegiado concorda que diante do cenário imprevisível imposto pela pandemia, principalmente quando levado em conta a

(3)

realidade de Oiapoque, município aonde localiza-se o Campus Binacional, e toda a problemática oriunda deste contexto (detalhada na reunião de 22/06/2020), é preciso inovar metodologicamente para que o prejuízo na relação ensino-aprendizagem seja o menor possível. É neste intuito que novas estratégias em âmbito nacional estão sendo traçadas em muitas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Justamente por tratar-se de um Plano Setorial, é necessário que este leve em conta as peculiaridades do Campus Binacional, o qual, por suas flagrantes precariedades (as quais somam-se aquelas oriundas do próprio município aonde se localiza, potencializado pelo contexto do isolamento geográfico), torna-se ainda mais imperioso que estas novas metodologias sejam desenvolvidas para, somente assim, resguardar o direito constitucional à vida de docentes, técnicos administrativos e alunos.

Desse modo, partindo da premissa central destas novas metodologias alternativas que serão propostas - o ensino remoto - é importante que preliminarmente seja abordada a questão da internet. Para que as atividades acadêmicas sejam realizadas remotamente o primeiro aspecto que deve ser avaliado é o acesso à internet. É notório que a internet em Oiapoque é precária e não equitativa. Embora hoje existam muitas pessoas que possuem acesso a ela, inclusive de suas residências, muitas outras não possuem esta mesma condição, o que problematiza a alternativa de aulas “online ao vivo”, que seria uma hipótese interessante caso o panorama fosse diferente.

Neste sentido e, deste modo, respondendo ao Memorando Nº 50/2020 enviado pela equipe PROGRAD/COEG, referente à indagação “Quais as adequações estruturais necessárias?” para oportunizar a retomada das atividades de ensino, no âmbito do Campus Binacional, seria o investimento em novos computadores, melhoria do acesso à internet no campus e/ou disponibilizar pacotes de internet para os alunos que necessitarem, através de edital de bolsas pela pró-reitoria de Extensão. Dessa forma, permitiria que os acadêmicos que não possuem acesso à internet em sua residência ou, mesmo que tenham, que não seja de qualidade suficiente pois, nestes casos, poderiam ir até o campus, organizados em grupos escalonados, e assim acessar materiais (textos, vídeos, questionários, banco de questões e etc.) que seriam disponibilizados na internet. Além disso, a instituição poderá financiar material impresso (tinta e papel), que será importante para os acadêmicos que não tem acesso a internet.

É importante ressaltar que outras IFES, à exemplo da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (que inclusive desenvolve neste momento a principal pesquisa no cenário brasileiro sobre a COVID-19) - está adotando com sucesso uma metodologia que é composta de atividades síncronas e assíncronas. Assim, para cada disciplina, à título de exemplificação, é agendado com os alunos um encontro semanal síncrono (online “ao vivo”) de duração de 60min para

(4)

interação, o que pode envolver explanação do conteúdo, plantão de dúvidas, orientações de atividades, leitura e discussão de textos, participação de convidados em formato de webnário, dentre outras e, os outros 90min assíncronos são compostos de atividades planejadas pelo docente. A presença não é obrigatória no encontro síncrono, por conta da imprevisibilidade da questão da internet, mas os encontros são gravados e disponibilizados para os alunos fazerem o download posteriormente. Os alunos são avaliados em presença e nota através das atividades assíncronas que serão desenvolvidas na disciplina, as quais podem conter, por exemplo, estudo dirigido através de livros, artigos, apostilas e vídeos; debates e fóruns em ambientes virtuais (o SIGAA é uma possibilidade); gravação de apresentações por parte dos alunos referentes ao conteúdo da disciplina, oportunizando deste modo, inclusive, a organização de webnários e provas orais. O acompanhamento, grupos de discussão e orientação dos acadêmicos também é possível através de aplicativos como WhatsApp e Telegram, tal qual inúmeros cursos online vêm adotando, o que viabiliza a relação professor-aluno na construção de um ambiente acadêmico saudável.

Deste modo, respondendo à outra indagação presente no Memorando Nº 50/2020, “Qual o aporte tecnológico necessário aos Professores e Alunos”, de suma importância seria a construção de um ambiente virtual especializado para este contexto de ensino remoto, tal qual outras IFES também estão desenvolvendo (à exemplo da UFPEL), o que pode ser inclusive uma melhoria e especialização do próprio SIGAA, para facilitar e dinamizar estas novas metodologias e práticas pedagógicas.

Assim, respondendo finalmente à última indagação do Memorando Nº 50/2020, “Quais alternativas emergenciais podemos adotar para restabelecer o ensino? ”, seria justamente o desenvolvimento das ferramentas necessárias para oportunizar o retorno remoto das atividades de ensino no âmbito do Campus Binacional e, quem sabe, estender essa mesma metodologia a todos os demais campi, diante do cenário de incerteza e imprevisibilidade quando à possibilidade do retorno das aulas presenciais.

6 - Informe do Professor Besaliel Rodrigues

O professor Besaliel informou ao Colegiado que se aposentou da Justiça Federal e que agora irá se dedicar mais as atividades de Magistério desenvolvidas nesse colegiado e a advocacia.

(Assinado digitalmente em 30/06/2020 05:29 )

ALEXANDRE MARCONDYS RIBEIRO PORTILHO

PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR Matrícula: 2286122

(Assinado digitalmente em 30/06/2020 23:03 )

BESALIEL DE OLIVEIRA RODRIGUES

PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR Matrícula: 2064087

(5)

(Assinado digitalmente em 30/06/2020 10:41 )

CINDI VERIDIANA DE ALMEIDA PINHEIRO

PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR Matrícula: 2077662

(Assinado digitalmente em 30/06/2020 16:17 )

DANIELE CRISTINE SILVA BARRETO

PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR Matrícula: 2405805

(Assinado digitalmente em 01/07/2020 11:19 )

FRANCINE PINTO DA SILVA JOSEPH PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR

Matrícula: 1921378

(Assinado digitalmente em 29/06/2020 22:23 )

GLEYCE KELLY MOURA DOS SANTOS

PROFESSOR MAGISTERIO SUPERIOR-SUBSTITUTO

Matrícula: 3148882

(Assinado digitalmente em 30/06/2020 16:39 )

NEWTON TORRES DOS SANTOS CRUZ PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR

Matrícula: 1434855

(Assinado digitalmente em 30/06/2020 15:25 )

OTAVIO LUIS SIQUEIRA COUTO PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR

Matrícula: 2389055

(Assinado digitalmente em 29/06/2020 20:42 )

ROSA MARIA VILHENA FARIAS COORDENADOR DE CURSO

Matrícula: 3072798

(Assinado digitalmente em 01/07/2020 12:09 )

TANCREDO CASTELO BRANCO NETO

PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR Matrícula: 2270483

(Assinado digitalmente em 30/06/2020 09:24 )

WANDILSON PEREIRA RANIERI PROFESSOR MAGISTERIO SUPERIOR-SUBSTITUTO

Matrícula: 1477956

ADRIANO CHAGAS REPRESENTANTE DE TURMA

JOEL GONÇALVES REPRESENTANTE DE TURMA Para verificar a autenticidade deste documento entre

em https://sipac.unifap.br/documentos/ informando seu número, ano, tipo, data de emissão e o código de

Referências

Documentos relacionados

Brito Preventório: Irmã Antonia,Helen Carvalho,Rosana - Literatura: Poetas: Kátia Pino, Sergio Gerônimo Delgado, Mozart Carvalho, Flávio Dórea, Marcia Agrau, Maria Luiza

Anexo conforme alínea f) do n.º1 do art.º 1.º da Portaria n.º 105/2011 de 14 de Março Mapa de Controlo do(s) Subsídio(s) para Investimento(s). Mapa de

Caso as ordens de investimento apresentadas pelos Investidores Institucionais excedam o total de Novas Cotas remanescentes após o atendimento da Oferta Não

Regular o número de pontos para a contagem de pontos da linha da canela mediante o parâmetro 036, ou ao utilizar um painel de comando V820 mediante as teclas +/- depois de pressionar

O pagamento será efetuado 08 (oito) parcelas de acordo com o cronograma físico financeiro , devendo ser apresentando à CONTRATANTE, mensalmente , cópias autenticadas (em cartório ou

14. Responder pelos danos, de qualquer natureza, que venham a sofrer seus empregados, terceiros ou a CONTRATANTE, em razão de acidentes ou de ação, ou de omissão, dolosa ou culposa,

Expedir solicitações mensais necessárias à execução dos serviços previstos no presente contrato, onde conste a lista dos beneficiá rios, a quantidade de créditos para cada um,

ATA DA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - CAMPUS