• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA. EDITAL N o 001/2010 ANEXO II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA. EDITAL N o 001/2010 ANEXO II"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA EDITAL No 001/2010 ANEXO II PETRÓPOLIS TURISMO BANCA

Presidente: André Barcelos Damasceno Daibert

Membros: Cláudia Fragelli

Gheysa Lemes Gonçalves Gama

Suplente: Aixa Terezinha Melo de Oliveira

Fábio Sampaio de Almeida

PROGRAMA

FUNDAMENTOS E DIMENSÕES DO TURISMO, HOSPITALIDADE E HOTELARIA: Fundamentos do Turismo, Hospitalidade e Hotelaria: aspectos históricos, científicos e conceituais; A atividade turística e a estrutura do mercado turístico; Tipo e classificação de serviços hoteleiros; Tendências e perspectivas do turismo e da

hospitalidade para o século XXI; PLANEJAMENTO, GESTÃO E

OPERACIONALIZAÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM: Planejamento estratégico e tático dos Meios de Hospedagem; Recursos humanos em Meios de Hospedagem: cargos, competências e habilidades; Gestão da qualidade em hotelaria; Organização hoteleira: setores e serviços; Segmentação do mercado de hospedagem; GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO EM ALIMENTOS E BEBIDAS: Alimentos e Bebidas: terminologia, higiene e segurança na produção de alimentos; Meios de restauração: conceitos, tipologia, organograma e organização física; Gestão de serviços em alimentos e bebidas nos diversos tipos de empreendimentos.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO. Lei Geral do Turismo n.º 11.771/08. Brasília, MTur, 2008.

CAMARGO, Luiz Otávio de Lima. Hospitalidade. São Paulo: Aleph, 2004.

CANDIDO, Índio; VIEIRA, Elenara Vieira de. Gestão de Hotéis: Técnicas, Operações e Serviços. 1. ed., Caxias do Sul: Educs, 2003.

(2)

CASTELLI, Geraldo. Administração Hoteleira. Caxias do Sul: EDUCS, 2001.

______. Excelência em Hotelaria: uma Abordagem Prática. São Paulo: Qualitymark, 1994.

DAVIES, Carlos Alberto. Cargos em Hotelaria. Caxias do Sul: EDUCS, 2004. ______. Alimentos e Bebidas. Caxias do Sul: EDUCS, 2007.

FREUND, Francisco Tommy. Alimentos e Bebidas – uma visão gerencial. Senac Nacional, 2008.

LOHMANN, G., PANOSSO NETTO, A. Teoria do Turismo: Conceitos, Modelos e Sistemas. São Paulo: Aleph, 2008.

MONTEJANO, Jordi Montaner. Estrutura do mercado turístico. 2 ed. São Paulo: Roca, 2001.

PETROCCHI, Mario. Hotelaria: planejamento e gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

YÁZIGI, Eduardo. A pequena hotelaria e o entorno municipal: guia de montagem e administração. São Paulo: Contexto, 2003.

Obs.: Além dos títulos citados abaixo, o candidato deverá fundamentar-se em bibliografia pertinente, tomando como parâmetro os itens do Programa e as reflexões mais recentes nesta área do conhecimento.

(3)

FISICA PERFIL 1

BANCA

Presidente: Rodrigo Fernandes Nascimento

Membros: Simone Coutinho Cardoso

Marcília Barcellos

Suplente: Wagner de Souza

PROGRAMA

MECÂNICA: Cinemática no plano e no espaço; Leis de Newton; Sistema de partículas; Leis de conservação: momento linear e energia; Leis de Kepler e Gravitação Universal; TERMODINÂMICA: Temperatura: lei zero da termodinâmica; Trabalho, calor e energia; Primeira lei da termodinâmica; Entropia e segunda lei da termodinâmica; Eletromagnetismo; Campos elétrico e magnético: Lei de Coulomb e Lei de Biot-Savart; Força de Lorentz; Equações de Maxwell: Lei de Gauss, Lei de Ampère-Maxwell e Lei de Faraday; ÓTICA E FÍSICA MODERNA: Ótica geométrica: leis de reflexão e refração; Transformações de Lorentz; Cinemática Relativística; Efeito fotoelétrico; Efeito Compton; Princípio da incerteza; Equação de Schrodinger; TÓPICOS ESPECÍFICOS: Interação de fótons e partículas carregadas com a matéria; Aplicações das radiações ionizante.

BIBLIOGRAFIA

ALONSO, Marcelo e FINN, Edward; Física: Um Curso Universitário, 2 volumes, Editora Edgard Blucher, 1972.

ATTIX, F.H. Introduction to radiological physics and radiation dosimetry. John Wiley & Sons, New York, 1986.

JOHNS, H.N.; CUNNIGHAN, J.R. The physics of radiology. Charles C. Thomaz Pu-blisher, Illinois, USA, 1983.4. EVANS, R. D. The atomic nucleus. Krieger, Malabar, FL, 1982.

NUSSENZVEIG, H. Moysés; Curso de Física Básica, 4 volumes, Editora Edgard Blucher.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert e WALKER, Jearl; Fundamentos da Física, 4 volumes, LTC Editora S.A., 4a edição, Rio de Janeiro, 1996.

(4)

FISICA PERFIL 2

BANCA

Presidente: Marcos Corrêa

Membros: Fernanda Guarani Mendonça Leite

Andreia Guerra Silvana Bezerra

Suplente: Marco Braga

PROGRAMA

MECÂNICA: Análise de movimentos retilíneos e curvilíneos; Dinâmica da partícula; Quantidade de movimento (momento linear) e sua conservação; As Leis de Newton; Forças de atrito; Forças em trajetórias curvilíneas; Momento angular e sua conservação; Trabalho e energia; Trabalho de forças constantes; Trabalho de forças variáveis; Potência; Conservação de energia; Dinâmica de um Sistema de partículas; Estática do corpo rígido; Dinâmica do corpo rígido; Momento angular de um corpo rígido; Cálculo do momento de inércia; Equação de movimento para a rotação de um corpo rígido; Leis de Kepler e Gravitação Universal; Hidrostática; TERMODINÂMICA: Temperatura: lei zero da termodinâmica; Trabalho, calor e energia; Primeira lei da termodinâmica; Entropia e segunda lei da termodinâmica; ELETROMAGNETISMO: Campos elétrico e magnético; Lei de Coulomb; Lei de Biot-Savart; Força de Lorentz; Equações de Maxwell: Lei de Gauss, Lei de Ampère-Maxwell e Lei de Faraday; Eletrodinâmica; Corrente elétrica; Leis de Ohm; Potência elétrica; Geradores elétricos; Receptores elétricos; Capacitância; Indutância; Circuitos elétricos; ONDULATÓRIA: Equação Fundamental de uma onda; Fenômenos ondulatórios; Óptica Geométrica; Princípios da óptica geométrica; Leis da Reflexão: espelhos planos e esféricos; Leis da refração: dioptro plano, lentes esféricas e instrumentos ópticos; FÍSICA MODERNA: Relatividade Especial e Geral; Efeito fotoelétrico; Princípio da incerteza; Equação de Schrodinger; Física Nuclear; ENSINO DE FÍSICA: Ensino-Aprendizagem de Física; Formação e prática profissional de professores de Física; Filosofia, História e Sociologia da Ciência e o Ensino de Física; Didática, currículo e avaliação no Ensino de Física; Física e divulgação científica em espaços educativos formais e não formais; Tecnologias e novas abordagens no Ensino da Física; Políticas públicas e o Ensino de Física; Questões teórico-metodológicas da pesquisa em Ensino de Física; CTS e o Ensino de Física; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- Lei n. 9394/96.

BIBLIOGRAFIA

ALONSO & FINN, Física um curso universitário, vol. 1 – Ed. Edgard Blucher LTDA. ALVES, N. e VILLARDI, R. (orgs.); Múltiplas leituras da nova LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dunya Ed., 3a edição, Rio de Janeiro, 1999.

ASSIS, A. K., Uma Nova Física. Ed. Perspectiva.

ASTOLFI, J. P., DEVELAY, M., A Didática das Ciências. Ed. Papirus BACHELARD, G., A Formação do Espírito Científico. Ed. Contraponto.

BRZEZINSKI, I. (org.); LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam, Cortez, São Paulo, 1997.

DELIZOICOV, Demétrio. Metodologia do Ensino de Ciências. Editora: CORTEZ

FREIRE, P.; Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, Paz e Terra, São Paulo, 2002.

(5)

GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA – GREF. Física 1, 2 e 3. São Paulo, EDUSP, 2000.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R. e WALKER, J.; Fundamentos da Física, 4 volumes, LTC Editora.

HEWITT, P.G., Física Conceitual. Ed. Bookman.

KUHN, T., A Estrutura das Revoluções Científicas. Ed. Perspectiva.

MARTINS, A., F. Física Ainda é Cultura?. 1 ed. São Paulo. Livraria da Física, 2009. MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a Tendência Atual de Reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física 12 (3): 164-214, Dezembro, 1995.

MENEZES, L. C. A Matéria uma aventura do espírito. 1 ed. São Paulo. Livraria da Física, 2005.

MORTIMER, E. F., Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. Ed. UFMG

NUSSENZVEIG, H. M.; Curso de Física Básica, 4 volumes, Editora Edgard Blucher. Parâmetros Curriculares Nacionais.

SANTOS, Flávia Maria Teixeira; GRECA, Ileana Maria. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Editora: UNIJUÍ

SAVIANI, D., A Nova Lei da Educação: trajetória, limites e perspectivas. Ed. Autores Associados.

(6)

LÍNGUAS DE SINAIS

BANCA

Presidente: Sandra Alonso de Oliveira Pinto

Membros: Márcia Christina Campos de Albuquerque

Jurema Santos Souza Suplente:

PROGRAMA

Visão histórica da educação de pessoas surdas; Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva; Políticas públicas educacionais brasileiras na área de educação de surdos; A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Acessibilidade e Legislação; A pesquisa em educação de pessoas surdas; enfoque em quem questões emergentes; A inclusão de pessoa surda ou com deficiência auditiva; o ensino e a aprendizagem de Libras; a oralização; o bilingüismo; a escrita na língua portuguesa como segunda língua; Aspectos gramaticais da linguagem brasileira de sinais;

BIBLIOGRAFIA

AMARAL, L.A. Diferenças, Estigma e Preconceito: o Desafio da Inclusão. In:

OLIVEIRA, M.K. de; SOUZA, D.T.R.; REGO, T.C. (orgs) . Psicologia, educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação. O Tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Ronice M. Quadros (org), Brasilia: Ministério de Educação, 2006. BRITO, L. F. Por uma gramática da Língua de Sinais. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro/ Departamento de Lingüística e Filosofia - UFRJ, 1995.

_______, Integração social & educação de surdos, 1. Rio de Janeiro, Babel Editora, 1993.

CAPOVILLA, F. C., & RAPHAEL, W. D. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüe da língua de sinais brasileira. São Paulo, SP: Edusp, 2001.

DICIONÁRIO DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS, disponível em

http://www.acessobrasil.org.br/libras/.

FERNANDES, E. Problemas lingüísticos e cognitivos do surdo. Rio de Janeiro Ed. Agir. 1990

FERNANDES, E. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Ed. Artmed, ROCHA, S. O INES e a educação de surdos no Brasil. Edição INES, Rio de Janeiro. MEC/SEESP/INES, 2007

INES, Série audiologia. Edição revisada, Rio de Janeiro, MEC/INES, 2002

LEITE, E. M C. Os papéis do intérprete de Libras na sala de aula inclusiva. Petrópolis:

Editora Arara Azul, 2004 (Disponível em

http://www.editora-arara-azul.com.br/pdf/livro3.pdf)

QUADROS, R. M. Educação de Surdos: A Aquisição da Linguagem. Artmed, 1997. QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B.. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Lingüísticos. Porto Alegre. Artmed, 2004.

SALLES, H. et. al. (FAULSTICH, Enilde; CARVALHO, Orlene L.; RAMOS, Ana A. L.) Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília, MEC, 2002 (vol. 1 e 2). (Disponíveis em formato pdf no site: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12625&Itemid =860)

(7)

Silva, M. P. M. A construção de sentidos na escrita do aluno surdo. São Paulo: Plexus Editora, 2001

SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2001.

SOUZA, R. M. e GÓES, M. C. R. O ensino para surdos na escola inclusiva:considerações sobre o excludente contexto da inclusão. In: SKLIAR, C. (org.) Atualidade da Educação Bilingüe para Surdos. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1999, VIGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. VIGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Brasil, Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais: orientações gerais e marcos legais, organização e coordenação Marlene de Oliveira Gotti...[et. al.]. ....Brasília: MEC/SEESP, 2004.

BRASIL, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Acessibilidade – Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2005. BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial/MEC: SEESP, 2001.

_____. Decreto Nº 5.626. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diário Oficial da União em 22/12/2005.

_____. Educação especial no Brasil. Brasília: SEESP, 1994. (Série Institucional, 2). http://portal.mj.gov.br/corde/

http://portal.mj.gov.br/conade/

OBS: A bibliografia sugerida serve de guia para o estudo do candidato, não excluindo outras possíveis fontes de referências afins.

Referências

Documentos relacionados

Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) é o termo utilizado para descrever diversos sinais e sintomas causados pela compressão de estruturas neurovasculares, sendo

Nos casos de SDCT do tipo neurológico verdadeiro e também no tipo vascular, o diagnóstico e as indicações são mais precisas e os resultados são mais previsíveis e

Baseado no texto do Harrison, não é possível tirar a conclusão de que apenas estes doentes têm prognostico reservado, porque o que está escrito é que “ doentes com

Marcos Paulo Campos Cavalcanti de Mello, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Brasil Maria Anezilany Gomes do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Brasil..

daqui dessa casa com o resto da família a gente brigou muito por conta do processo de cuidado com meu avô que as outras pessoas se abdicaram e a gente tinha que ficar

Além do sistema semi-hidropônico uma alternativa utilizada para minimizar os efeitos deletérios da salinidade sobre o solo e as plantas, é o uso de biofertilizante bovino que tem

Utilizar as estratégias de afinidade e de flexibilidade, além da antevisão, permitiu explorar características específicas de cada problema e reduzir o atraso médio geral em

Pelagem cinzento-acastanhada no dorso e mais clara e cinzenta centralmente; Tem o focinho muito curto e a cabeça muito redonda, de pêlo muito curto; As orelhas são triangulares