• Nenhum resultado encontrado

Município de Sul Brasil - SC Processo Seletivo 004/2018 Prova objetiva escrita para o cargo de: PROFESSOR DE ARTES ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Município de Sul Brasil - SC Processo Seletivo 004/2018 Prova objetiva escrita para o cargo de: PROFESSOR DE ARTES ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Município de Sul Brasil - SC Processo Seletivo 004/2018

Prova objetiva escrita para o cargo de:

PROFESSOR DE ARTES

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término às 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 20 (vinte) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

Questão Alternativa correta

01 A B C D

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Processo Seletivo 004/2018.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 11h00min.

... Processo Seletivo Município de Sul Brasil - SC

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

01- Com a promulgação da Constituição de 1988 e a entrada em vigor da Lei n. 9394/96, podemos observar o surgimento de um significativo número de normas e dispositivos legais que proporcionaram um novo impulso à legislação educacional nacional. Em relação à educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.

1ª coluna:

1- Ensino Fundamental. 2- Ensino Médio.

3- Educação Infantil. 2ª coluna:

( )Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento sem o objetivo de promoção.

( )Obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade.

( )O currículo deverá considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida.

( )No controle de frequência escolar é exigida a frequência mínima de sessenta por cento do total de horas.

A sequência correta de cima para baixo é: a) 2- 1- 3- 2.

b) 3- 1- 2- 3. c) 1- 2- 3- 1. d) 3- 2- 2- 1.

02- A formação comum indispensável para o exercício da cidadania é assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, que contempla na Educação Básica.

I- A reclassificação dos alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior,

II- A obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar.

III- O aumento da carga horária mínima anual para novecentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos e cinquenta dias de efetivo trabalho escolar,

Estão corretas: a) I e II apenas b) I, II e III. c) II e III apenas. d) III apenas.

03- A Constituição Federal do Brasil, aprovada no ano de 1988, consolida a gestão democrática nos sistemas públicos de ensino. De acordo com a LDB 9.394/96, atualizada, a gestão democrática na educação básica envolve a participação dos (as):

I- Diretoria Municipal e Estadual na nomeação dos gestores escolares. II- Comunidades, escolar e local, em conselhos escolares ou equivalentes.

III- Secretarias Municipais de Ensino na implementação do projeto pedagógico da escola. IV- Profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

(4)

Estão corretas apenas: a) I, II e III.

b) I, II e IV. c) II e IV. d) I, III e IV.

04- De acordo com a meta do Plano Nacional de Educação, o Brasil deve universalizar o acesso à Educação Básica e ao atendimento educacional especializado preferencialmente na rede regular de ensino, crianças e adolescentes de:

a) Quatro a dezessete anos com deficiência.

b) Sete a dezoito anos com transtornos globais do desenvolvimento. c) Seis a dezessete anos com deficiência.

d) Quatro a dezessete anos com deficiência transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

05- Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma substituição radical do que existe por uma nova ordenação curricular. Constituindo-se como uma referência curricular para todo o país, é correto afirmar que, os PCNs apresentam:

a) Um conjunto de regras, valores e concepções determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

b) Uma abordagem curricular impositiva e essencial para os professores.

c) Um conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania.

d) Um conjunto de medidas obrigatórias a serem desenvolvidas no currículo escolar.

06- O ensino tradicional fundamentou-se na filosofia da essência, de Rousseau, e o construtivismo fundamentou-se no iluminismo, não contemplando:

a) A transmissão de conteúdos e a formação social individualista.

b) O conhecimento como resultado da interação do indivíduo com o ambiente. c) A construção do conhecimento humano pelo uso da razão.

d) A interação do indivíduo com o meio físico e social.

07- Os Conselhos Escolares contribuem decisivamente para a criação de um novo cotidiano escolar, no qual a escola e a comunidade se identificam. Assinale a alternativa incorreta em relação ao Conselho Escolar.

a) A direção da escola, a representação dos estudantes, dos pais, dos professores, dos trabalhadores em educação não-docentes e da comunidade local fazem parte do Conselho escolar.

b) Convocar assembleias-gerais da comunidade escolar ou de seus segmentos constitui-se em uma atribuição do Conselho Escolar.

c) O diretor atua no Conselho Escolar como coordenador na execução das deliberações e como o articulador das ações de todos os segmentos.

d) Os trabalhadores em educação não-docentes e pais de alunos não fazem parte da composição do Conselho Escolar.

08- A implantação do projeto político pedagógico nas escolas contribui para, exceto:

a) O impedimento de ações improvisadas, reduzindo a perda de dinheiro e de recursos. b) A fragmentação do conhecimento escolar em disciplinas optativas.

c) O princípio da coletividade, da democracia e da autonomia da escola.

d) A construção da identidade da escola levando em consideração suas práticas e necessidades.

(5)

09- Resultado de intensa mobilização social e debates no Congresso, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº. 8.069/90, asseguram:

I- As crianças e aos adolescentes a posição de sujeitos de diretos e deveres. II- A assistência, proteção e vigilância aos menores de até dezesseis anos.

III- Aos pais o dever de sustento, guarda e de matricular seus filhos na rede regular de ensino. IV- A punição do menor que se encontra abandonado materialmente ou em situação irregular. Estão corretas apenas:

a) I e III. b) I, II e III. c) II, III e IV. d) I, II e IV.

10- Jean Piaget procurou entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo e investigou o processo de construção do conhecimento, com base na evolução do pensamento até a adolescência. Na sua teoria, o professor é quem cria os espaços, disponibiliza materiais e faz a mediação da construção do conhecimento, refutando assim a teoria: a) Interacionista. b) Socioconstrutivista. c) Comportamentalista. d) Integracionista.

Conhecimentos Específicos

11- Observe a obra abaixo:

Emigrantes 1936 Lasar Segall.

Assinale a alternativa que não apresenta uma característica da obra de Lasar Segall. a) Preocupação com os problemas sociais.

b) O exagero, o conflito e o rebuscamento do Barroco.

c) Uso das cores como expressão lírica das emoções humanas. d) O jogo entre linha e o vazio em suas produções gráficas.

12- O teatro sempre esteve presente na história da humanidade. De acordo com a história do Teatro, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.

1ª coluna: 1- Pré-história. 2- Antiguidade. 3- Idade Média.

(6)

2ª coluna:

( )Eram realizadas encenações e imitações, nas quais os homens se faziam de deuses ou de animais que tinham poderes de trazer boa caça e boa colheita.

( )Criação do teatro ambulante muito popular, os saltimbancos.

( )Desenvolveu o uso de máscaras para representar, pois, em razão do grande número de participantes.

( )O teatro foi utilizado pela Igreja Católica como forma de difundir a religião.

( )Surgiu das cerimônias e rituais gregos como as Dionisíacas que eram celebrações de caráter religioso ao deus Dionísio.

A sequência correta de cima para baixo é: a) 1- 3- 2- 3- 2.

b) 1- 2- 2- 2- 3. c) 2- 3- 1- 3- 2. d) 1- 3- 3- 2- 2.

13- Bertold Brecht (1898-1956), de nacionalidade alemã, foi um dos autores mais importantes do século XX. Seu teatro apresenta como característica, exceto:

a) Um teatro narrativo que desperta uma atitude crítica. b) Apresentar à sociedade os fatos cotidianos.

c) Um espectador passivo perante a arte apresentada no palco. d) A intenção de entreter e ao mesmo tempo fazer refletir.

14- De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de arte, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( )Os conteúdos são organizados por modalidade artística, e não por ciclo.

( )A arte envolve o exercício conjunto do pensamento, da intuição, da sensibilidade e da imaginação.

( )O papel da escola é ensinar a produção histórica e social da arte. ( )O ensino da arte deve acontecer de forma homogênea e impositiva. ( )A arte é contemplada como tema transversal nas diversas disciplinas.

A sequência correta de cima para baixo é: a) V- V- V- V- F.

b) V- F- V- F- V. c) V- V- V- F- F. d) F- V- V- V- F.

15- A Música, modalidade artística proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Arte, tem como objetivo:

I- A expressão musical de vários povos em diferentes épocas.

II- A comunicação e a expressão através da interpretação, improvisação e composição. III- A valorização de alguns tipos musicais em detrimento de outros.

IV- A apreciação através da escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical. Estão corretas apenas:

a) I e IV. b) II, III e IV c) I, II e III. d) I, II e IV.

(7)

16- Observe as obras abaixo:

Camille Monet e uma criança no Jardim Impressão, Nascer do Sol São características das obras de Claude Monet, exceto:

a) Pinturas ao ar livre.

b) Valorização da iluminação natural. c) Geometrização das formas e volumes. d) Sombras luminosas e coloridas.

17- Com a obrigatoriedade do ensino da arte na educação básica, foi proposto uma renovação teórico metodológica pautada na Abordagem Triangular, que contempla:

a) A representação fiel da criação artística. b) A leitura de imagem e o fazer artístico.

c) A obra como modelo para os alunos copiarem. d) A arte reduzindo-a ao certo ou errado.

18- A leitura da obra de arte no contexto escolar merece um lugar privilegiado nas práticas educativas em Arte Visuais, pois possibilita:

a) O questionamento, a busca, a descoberta e o despertar da capacidade crítica dos alunos.

b) A interpretação do artista e não a interpretação da obra.

c) A utilização de processos adivinhatórios na tentativa de descobrir as intenções do artista.

d) O contato exclusivo do aluno com as reproduções de obras de artistas. 19- Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.

Nascida no início do século XX, a dança _________ é um estilo que concentra na própria interpretação de um dançarino em vez de passos estruturados, como na dança tradicional de balé. As técnicas empregadas enfatizam os movimentos naturais do corpo assim como a expressividade da linguagem corporal.

a) Contemporânea. b) De Salão.

c) Moderna. d) Clássica.

(8)

20- Ao longo do século XX, diversos artistas de teatro escreveram textos em que discutiram diferentes aspectos de suas práticas em cena. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna. 1ª coluna: 1- Meyerhold. 2- Stanislavski. 3- Copeau. 2ª coluna:

( )É na memória emotiva que o ator usa duas experiências pessoais para viver determinada circunstância em cena.

( )O ator expressava fisicamente a emoção, uma conexão entre os processos psicológicos e fisiológicos.

( )Considerava que ao pronunciar seu texto o ator devia dar atenção às pausas.

( )Realçava a espontaneidade e a naturalidade da atuação, ao mesmo tempo que buscava um ator com domínio do seu corpo e mente.

( )Propôs uma metodologia para que a atuação fosse mais orgânica. A sequência correta de cima para baixo é:

a) 3- 2- 1- 3- 2. b) 2- 1- 2- 3- 2. c) 1- 2- 3- 2- 3. d) 2- 1- 3- 2- 2.

Referências

Documentos relacionados

Constitui-se critério de exclusão para o grupo percutâneo os pacientes com persistência do canal arte rial de anatomia desfavorável para tratamento percutâneo, definido

Os vários modelos analisados mostram consistência entre as diferenças de precipitação do experimento do século vinte e os experimentos com cenários futuros, no período de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Na edição seguinte das Paralimpíadas, em Londres (2012), obteve mais três medalhas de ouro, nas provas individual, estilo livre e por equipe.. Atualmente, afirma a

Cartografar não significa ausência de orientações, mas sim, deixar que o caminho do processo de pesquisar tenha a primazia sobre os objetivos e metas do estudo

O quinto texto Coletivos de arte: notas sobre memória, política e autoria constitui o espaço que a autora Ana Carolina Freire Accorsi Miranda dedica a questões que

Evolução da resistência de Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii em unidades de terapia intensiva Drug resistance evolution of Pseudomonas aeruginosa and